Sei sulla pagina 1di 4

1.

Introduo
Cada tipo de solo composto por diferentes tipos de partculas minerais ou orgnicas, cujos tamanhos e quantidades variam amplamente. No estudo dos solos, a determinao dessas informaes muito importante, pois atravs delas possvel se traar sua curva granulomtrica e classific-lo. Essas informaes podem ser obtidas atravs do ensaio de granulometria e sedimentao, onde possvel determinar o tamanho e a quantidade das partculas presentes no solo.

2. Fundamentao terica
Para a realizao do ensaio, seguiram-se os procedimentos estipulados pela NBR 7181/84 para anlise granulomtrica de amostras de solo. Para se definir os tamanhos e a quantidade das partculas presentes em um determinado solo, necessrio se realizar sua anlise granulomtrica, que dividida em duas etapas: peneiramento e sedimentao. De uma amostra inicial de solo, necessria a separao das partculas grossas das partculas finas. Para isso, realiza-se o peneiramento da amostra, utilizando a peneira n10 (2 mm), abertura cujo dimetro delimita as classificaes de partculas grossas e finas, onde as partculas que possurem dimetro superior a 2mm sero retidas e utilizadas para a realizao do peneiramento grosso e as partculas que possurem dimetro inferior a 2mm passaro pela malha e sero utilizadas para o peneiramento fino e sedimentao. Posteriormente, realiza-se a lavagem da parte da amostra retida na peneira n10, secando-a em estufa e realizando, em seguida, o peneiramento grosso. O peneiramento realizado atravs da sequencia de peneiras de aberturas 50, 38, 25, 19, 9.5 e 4.8 mm. Aps o procedimento, obtm-se as massas retidas em cada peneira. As partculas ficam retidas, pois seus dimetros so inferiores abertura da malha da peneira. Para a obteno das porcentagens de material passante nas peneiras, necessrio se obter a massa seca da amostra. Essa massa obtida pela frmula:
Equao 1

( ( Onde: Ms= massa total da amostra seca Mt= massa da amostra seca ao ar

) )

Mg= massa do material seco retida na peneira n 10 H= umidade higroscpica do material passado na peneira n 10

Aps a obteno do valor dessa massa, podem-se realizar os clculos para a obteno das porcentagens de material passante em cada peneira. Esses valores podem ser obtidos pela frmula:
Equao 2

( Onde:

Qg= porcentagem de material passante em cada peneira Ms= massa total da amostra seca (obtido anteriormente) Mi= massa do material retido acumulado em cada peneira

Em seguida, retiram-se duas amostras de 100g do material passante na peneira n10, uma para o peneiramento fino e outra para o ensaio de sedimentao. Para o peneiramento fino, lava-se a amostra na peneira de abertura de 0,075mm, secando-a em seguida. O peneiramento fino realizado na sequncia de peneiras de aberturas 1.2, 0.6, 0.42, 0.25, 0.15 e 0.075mm. Anotam-se as massas retidas em cada peneira. Para a obteno das porcentagens passantes, utiliza-se a frmula:
Equao 3

( Onde: Qf= porcentagem de material passado em cada peneira

Mh= massa do material mido submetido ao peneiramento fino ou sedimentao. h= umidade higroscpica do material passado na peneira de 2mm Mi= massa de material retido acumulado em cada peneira N= porcentagem de material que passa na peneira de 2mm O ensaio de sedimentao realizado para se determinar o tamanho e a quantidade das partculas que possuem dimetros inferiores a 0.075mm, muito finas, como as argilas. Esse ensaio se baseia na Lei de Stokes, que relaciona o tamanho da partcula com a velocidade que ela sedimenta em um meio lquido. Dessa forma, quanto maior a partcula, maior a velocidade com que ela sedimenta no fundo da proveta. Para a realizao do ensaio, a amostra introduzida em um bquer de 250 ml e acrescida de 125 ml de defloculante hexametafosfato de sdio e, em seguida, o bquer agitado at que todo o material fique imerso e posto em repouso por, no mnimo, 12 horas.
3

Posteriormente, a mistura vertida no copo de disperso, tomando cuidado para retirar o material aderido ao bquer com gua destilada. Ento, a mistura submetida ao do aparelho dispersor, a fim de separar as partculas e deix-las em suspenso. A disperso transferida para a proveta e seu volume completado at 1L. Em seguida, a proveta deve ser agitada, tapando-lhe a boca e realizando movimentos de rotao. Aps a realizao desses processos, a proveta deixada em repouso e o horrio de incio da sedimentao marcado. A partir desse momento, sero realizadas leituras da densidade da mistura, utilizando um densmetro, correspondentes aos tempos de 0.5, 1, 2, 4, 8, 15 e 30 minutos e 1, 2, 3, 4, 8 e 24 horas, a partir do incio do processo de sedimentao. A variao nos valores das densidades se deve sedimentao das partculas no fundo da proveta, que reduz a o nmero de partculas em suspenso e, consequentemente, a densidade. A partir dos valores de densidade obtidos, pode-se obter as porcentagens de material em suspenso atravs da frmula:
Equao 4

( ( Onde: ) ( )

Qs= porcentagem de solo em suspenso no instante da leitura do densmetro N= porcentagem de material que passa na peneira de 2,0mm = massa especfica dos gros do solo, em g/cm d= massa especfica do meio dispersor, temperatura do ensaio, em g/cm V= volume da suspenso, em cm c= massa especfica da gua, temperatura de calibrao do densmetro L= leitura do densmetro na suspenso Ld= leitura do densmetro no meio dispersor, temperatura da suspenso Mh= massa do material mido submetido sedimentao, em g h= umidade higroscpica do material passado na peneira de 2mm Para o dimetro mximo das partculas em cada medio, tem-se:
Equao 5

Onde:
4

d= dimetro mximo das partculas, em mm = coeficiente de viscosidade do meio dispersor, temperatura de ensaio, em g.s/cm a= altura de queda das partculas, com resoluo de 0,1cm, correspondente leitura do densmetro, em cm

Figura 1 Curva de variao das leituras do densmetro Grfico 2 (Ld), no meio dispersor, em funo da temperatura

curva a (para as 3 primeiras leituras)

curva a (para as leituras subsequentes)

Figura 2 Curvas de variao da altura de queda das Grfico 1 partculas (a) em funo da leitura do densmetro (L)

O grfico 1 utilizado para saber-se a leitura do densmetro no meio de dispersao de acordo com a temperatura do ensaio, sendo esse mico para cada densmetro, assim como o grfico 2 , sendo o ltimo utlizado para saber-se a altura de queda referida a cada leitura do densmetro, a curva mais acima utilizada para as trs primeiras leituras, em que o densmetro no retirado da proveta, e a segunda para as demis leituras. A partir dos dados obtidos, traa-se a curva granulomtrica, correspondente ao solo analisado, realizando-se as anlises desejadas.

Potrebbero piacerti anche