Sei sulla pagina 1di 9

CONSULPLAN Concurso para professores- MG Questes de Histria 1) A Histria guiada por um racionalismo utilitrio e pragmtico, conhecida como Positivista,

encontrou nos currculos escolares e nos manuais didticos um campo frtil de sentimentos patriticos... Segundo Laville (1999), durante muito tempo a Histria teve como aparelho de ensino peas de uma narrativa cuidadosamente selecionada, quais fossem fatos seletos, momentos fortes, etapas decisivas, grandes personagens, acontecimentos simblicos e, de vez em quando, alguns mitos gratificantes. Relacionando o contexto dos dois trechos com a evoluo recente da historiografia correto afirmar: a) O carter poltico e social dos processos de elaborao dos currculos e programas escolares se mantm desde a dcada de 1930 perpetuando suas finalidades na construo dos indivduos, pois a narrao cronolgica e a reconstituio de fatos encadeados compem a histria definitiva da humanidade. b) Na perspectiva de orientar pedagogicamente os currculos e programas de Histria os aspectos tericos e conceituais do presente devem obedecer uma lgica realista do passado no sentido de passado, pois as geraes passadas construram a histria do presente. c) Considerando a concepo da Nova Historiografia, os dois trechos confirmam a necessidade de manter as orientaes pedaggicas voltadas para o passado como tal, para o presente como processo a ser vivenciado gradualmente e o futuro desvinculado das preocupaes da atualidade. d) Diferentemente da histria tradicional, a recente historiografia visa um exame analtico de questes atravs de diferentes perodo histricos, para buscar respostas (nunca definitivas) na concepo de construo de conhecimentos pelo sujeito da aprendizagem a fim de desenvolver a capacidade de identificar permanncias e mudanas entre o passado, presente e futuro. e) As diferentes dimenses da vida social no alteram o carter poltico-econmico nas organizaes dos povos, pois cada um possui suas peculiaridades. Currculos e programas devem orientar-se pelos fatores condicionantes de mudanas nos diversos grupos sociais, porm sem questionar as razes dos conflitos para no construir conhecimentos preconceituosos.
FONTE: CBC (Contedos Bsicos Curriculares) HTTP://crv.educao.mg.gov.br/sistemacrv

2) O absolutismo e o mercantilismo constituam, pois a dupla face do Antigo Regime. O mercantilismo foi a poltica econmica dos Estados Modernos em sua fase de transio para o capitalismo (por esse motivo, tambm chamado pr-capitalismo ou capitalismo comercial). Na definio de Edward Mac Nall Burns, o mercantilismo foi um sistema de interveno governamental para promover a prosperidade nacional e aumentar o poder do Estado. (...) O mercantilismo no foi uma espcie de capitalismo, de preparao para o capitalismo. Ao contrrio ele tinha a ver com a mentalidade feudal. Conforme o historiador ingls Perry Anderson, os Estados absolutistas eram mquinas construdas predominantemente para o campo de batalha(...). Parece evidente que esta caracterstica do Estado no corresponde racionalidade capitalista: representa uma reminiscncia formidvel das funes medievais de guerra. Analisando as consideraes a respeito do Mercantilismo X Capitalismo nos dois textos correto afirmar:

a) Os textos se complementam, pois ambos apresentam os meios de persuaso, justificados em funo da lgica inerente ao absolutismo que se relacionam fabricao da imagem pblica do rei e manuteno da segurana do povo. b) Os textos so anlogos ao apresentarem o exerccio do mercantilismo como nica fora capaz de realizar a prtica da plenificao do poder dos reis absolutistas e da consolidao dos direitos dos cidados. c) Os textos se contradizem no que se refere s finalidades polticas, pois apresentam uma evidente separao dos aspectos socioeconmicos. O poder de um Estado forte garante o poder de uma economia forte voltada para os interesses de toda a sociedade. d) H controvrsias em relao ao exerccio do mercantilismo. Como expresso econmica da aliana poltica realeza-burguesia, visava o enriquecimento desta classe e o fortalecimento do Estado baseado no intervencionismo estatal e no protecionismo alfandegrio, sendo, portanto a base das origens do capitalismo. e) Ambos consideram a soberania da populao porque apresentam um rgido controle da produo distante da era do capitalismo, quando quase tudo tem que ser calculado em termos de lucros e perdas, para reforar o intervencionismo estatal (dirigismo econmico popular).
Fonte: MELLO, Leonel Itaussu. Histria Moderna e Contempornea. So Paulo. Scipione.

3) Os encontros, desencontros ou confrontos que ocorreram h centenas de anos deixaram marcas profundas em nosso continente. A desestruturao das comunidades amerndias tornou-se instrumento de manuteno da supremacia de certos grupos, que surgiram como dominadores da conquista. Ainda mais grave, os povos nativos foram violentados e morreram em propores gigantescas.
(MOTA, Murian B. e BRAICK, Patrcia R. Histria das cavernas ao terceiro milnio. So Paulo. Moderna).

De acordo com a nova historiografia correto afirmar sobre os ENCONTROS, DESENCONTROS ENTRE EUROPEUS E AMERNDIOS: a) O encontro dos indgenas com os europeus foi um simples oportunismo de conquistas cruis, sangrentas e injustas. b) Houve violncia, mas foi uma conquista herica dos europeus, pois suas expedies construram culturas preciosas. c) A conquista do Novo Mundo no passou de uma expedio sdica na qual os nativos foram torturados por serem bons selvagens. d) A conquista foi justa porque toda grande fortuna est baseada num crime. (Honor de Balzac). e) Houve uma desestruturao das comunidades amerndias, mas no se pode atribuir exclusivamente a uma perversidade dos europeus contra uma populao ingnua e sem resistncia.
Fonte: BARBEIRO, Herdoto. Panorama da Histria. So Paulo. IBEP

4) Somos obrigados a conquistar por polegadas as terras que Vossa Majestade nos fez merc por Lguas. (Duarte Coelho). O Brasil no somente no rendeu nada de vinte anos at agora o que possua, mas tem custado a defender e povoar mais de 80.000 cruzados. (Relatrio de um dos burocratas da Corte em
1544)

Sobre os sucessos e fracassos do sistema de Capitanias Hereditrias no Brasil, assinale a alternativa correta: a) Apesar do balano desfavorvel e de todos os vcios que legaram estrutura fundiria do Brasil, as Capitanias Hereditrias representam a primeira e decisiva incurso dos portugueses no trpico e definem o embrio da futura ocupao do Brasil. b) A saga dos donatrios lhes foi incrivelmente vantajosa, pois antes de produzirem na colnia, o rei lhes havia garantido a formao de uma enorme fortuna.

c) Os problemas esmagadores enfrentados pelos donatrios comoveram os burocratas da Corte que lhes retiraram da saga terrivelmente pesada, comprometendo a ocupao do Brasil. d) Os donatrios grosseiros e fortes, vivendo a lei da selva, no incio promoveram o enfrentamento com a cultura do ndio para garantir a pureza racial dos descendentes portugueses no Brasil sem se preocupar com as questes econmicas. e) A percepo do Brasil brbaro promove a dignificao do homem rude, que aqui se torna proprietrio das terras, engenhos e escravos para o desenvolvimento de uma campanha civilizatria sem se direcionar para as questes econmicas.
FONTE: BUENO, Eduardo Brasil: A incrvel saga de um pas. So Paulo. tica.

5) O avano da industrializao, aliada ao rpido aumento da populao mundial, colocou em perigo o equilbrio ecolgico em nosso planeta. A situao se agravou no final do sculo XX, com a acelerao da globalizao. Persistir nesse caminho pode colocar em risco a prpria sobrevivncia da humanidade. Sobre os efeitos da globalizao correto: a) Apesar de causar alguns problemas o crescimento econmico tornou-se a melhor forma de gerar mais empregos e melhorar o padro de vida dos habitantes de todos os pases. H um exagero dos ecologistas ao falarem de desequilbrio ecolgico. b) O crescimento econmico resolve alguns problemas, mas causa de vrios outros. Uma das maiores vtimas o meio ambiente (risco de esgotamento de recursos no renovveis, ampliao de reas de devastao, aquecimento global, etc.) c) medida que as pessoas aumentam o consumo torna-se necessrio investir na preservao do ecossistema mundial, por isso todos os pases desenvolvidos querem participar do processo de globalizao. d) A responsabilidade de mudar de um pas e elevar a qualidade de vida do seu povo depende principalmente do equilbrio econmico, cabe portanto aos governantes priorizar a economia atravs da globalizao. e) A globalizao acarretou problemas polticos e econmicos principalmente para os E.U.A. que assumiram no Protocolo de Kyoto, uma participao cidad numa campanha contra todos os poluidores.
FONTE: FIGUEIRA. Divalte Garcia. Para entender a histria. So Paulo. Saraiva.

6) Hoje, parece ter chegado o tempo das incertezas. A reclassificao das disciplinas transforma a paisagem cientfica, questiona as primazias estabelecidas, afeta as vias tradicionais pelas quais circulava a inovao. Os paradigmas dominantes, que se ia buscar nos marxismos ou nos estruturalismos, assim como no uso confiante da quantificao, perdem sua capacidade estruturadora (...).
Histoire et sciences sociales. Um tournant critique? Annales ESC, 1988.

Na tarefa de construir o conhecimento, os historiadores vm trilhando diversos caminhos. Assinale o que confirma o exposto no texto: a) Abordar temas da historiografia tradicional amplia o universo das fontes e desenvolve outras abordagens; utilizando seu prprio objeto a Histria se aproxima das demais Cincias Humanas sem perder a viso histrica (strito senso). b) Estudar os textos de inspirao marxista como os que aliam as anlises da infraestrutura econmica e da luta de classe auxilia na mediao entre elas e amplia a construo de experincias polticas, dispensando outros debates.

c) Estudar documentos, provar a autenticidade sem considerar o status de fonte amplia o levantamento de hipteses para uma construo mais independente de conhecimento. d) Procurar integrar as mltiplas facetas da vida social temporais, sociais, econmicas, culturais e considerar as intenes, finalidades, escolhas, desejos, sonhos, contingncias, etc. possibilita construo de conhecimentos. e) Ampliar as vinculaes tericas em sua pluralidade, reunindo documentos autnticos, sem portanto atingir os interesses mantenedores da ordem a melhor estratgia de construo de conhecimento.
BRAUDEL, Fernand. Histria e Cincias Sociais. Lisboa. Presena. 1986 p.17

7) Para localizar temporalmente os acontecimentos no se pode esquecer que datar sempre uma das tarefas fundamentais do historiador, mas deve-se fazer acompanhar de outra manipulao necessria da durao a periodizao para que a datao se torne historicamente pensvel. Compreender os fenmenos sociais em sua durao temporal e as dimenses de tempo em sua historicidade propicia: a) O exerccio explicativo das periodizaes, identificao das permanncias e mudanas no modo de vida das sociedade, reconhecimento de diferentes ritmos e duraes resultantes de fenmenos sociais e de construes culturais. b) O exerccio de anacronismos das explicaes histricas, desconsiderao da historicidade dos conceitos, explicao dos prprios critrios e sentimentos em relao ao fato histrico. c) A tarefa de contemplar a significncia do fato histrico na sua sequncia linear, evolutiva e homognea. d) A conduo do processo de construo do conhecimento histrico para a autonomia intelectual e exposio dos fatos no seu contexto real e portanto imutvel. e) A considerao das relaes existentes nas diversas sociedades atravs dos acontecimentos histricos que se desenvolvem na simultaneidade.
FONTE: SCHIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar Histria. So Paulo. Scipione, 2004.

8) (...) o maior dos males para a agricultura seria colocar o trabalhador em situao de independncia, isto , permitir-lhe possuir terra e destruir assim as graduaes indispensveis da sociedade. Os fazendeiros como os manufatureiros precisam de trabalhadores regulares, homens sem qualquer outro meio de sustento alm do seu trabalho dirio, homens com os quais possam contar. No havia trabalhadores em nmero suficiente procurando emprego, da a necessidade de utilizao do trabalho forado. Assinale a justificativa adequada para a utilizao do trabalho forado no Brasil colonial: a) Em Portugal, simplesmente no havia um proletariado disponvel para ser levado s colnias. A expanso demogrfica ocorreu na mesma proporo em que se deu o aumento de trabalhadores assalariados. b) Onde a terra muito barata e todos os homens so livres, o trabalho no s muito caro, no que diz respeito participao dos trabalhadores no produto, como a dificuldade est em obter trabalho a qualquer preo. c) Os pobres estavam ligados por diversos direitos, no s as duras obrigaes a que estavam sujeitos, mas tambm para no serem arrancados das terras em que viviam. d) O proletariado que veio para a colnia foi resultado de um longo movimento histrico, pelo qual os camponeses foram expulsos de suas terras, tendo que compr-las em outro territrio. e) A fortuna em pases pouco povoados permite que todos se tornem proprietrios de terras, da a carncia de mo de obra no Brasil colonial.
FONTE: KOSHIBA, Luiz. Histria Geral e do Brasil. So Paulo. Atual. 2006.

9) No Brasil, a NOVA REPBLICA, que ps fim a 21anos de ditadura militar comeou de forma trgica. Eleito pelo Colgio Eleitoral, Tancredo Neves, adoeceu antes da posse, falecendo no dia 21 de abril de 1985. Dessa forma, quem assumiu a Presidncia da repblica em 15de maro foi o vice Jos Sarney. Segundo Mark Curran, Sarney pode ser chamado de presidente acidental. Assinale a alternativa que justifica a expresso de Mark Curran: a) O presidente Sarney cumpriu fielmente o que o povo esperava: seguiu os planos de Tancredo Neves e eventualmente protegia os militares. b) Tancredo deixou seus sonhos e sua herana poltica para um ex-lder oposicionista, de coalizo, mais conhecido pelos empreendimentos literrios do que pelo compromisso com a justia social e com os direitos civis. c) Tancredo embalado pelo plano poltico j havia deixado promulgada a Constituio Cidad que restringia os poderes do acidental presidente. d) Sarney que objetivava a consolidao da democracia foi apontado acidentalmente pelos militares para a presidncia devido a morte de Tancredo Neves. e) Sarney foi denominado presidente acidental porque entre os dispositivos das emendas Constituio no estavam previstas as eleies diretas.
FONTE: LIZNCIAS, Pedro Antnio. Histria do Brasil. So Paulo. FTD, 2005.

10) Uma medida importante na luta contra a degradao do meio ambiente foi adotada pelo Governo de Minas Gerais em meados de 2007. Trata-se de uma rede de escolas voltadas para a educao ambiental. (O Estado de Minas
11/06/2007) http/ www.gabeira.com.br

Sobre o exposto acima correto afirmar: a) A Rede Mineira de Educao Ambiental pretende oferecer a alunos de qualquer idade empregos nas instituies responsveis pela preservao do meio ambiente como EMATER, CEMIG e COPASA. b) A idia teve o apoio de 400 cientistas dos centros de educao em meio ambiente das localidades mais prximas s diferentes bacias hidrogrficas de Minas. c) O subsecretrio estadual de Cincia e Tecnologia, Otvio Elzio explicou que a idia recebeu o apoio da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincias e a Cultura e do Conselho Mundial das guas lanando a Campanha: gua para a paz e para a vida. d) O subsecretrio estadual de Cincia e Tecnologia, Otvio Elzio, defende que a experincia de Minas pioneira no mundo e que o novo ciclo de defesa das guas investimento mineiro. e) O Projeto de escolas ambientais no saiu da fase de implantao, pois no utilizou a rede de universidades federais contrariando a Constituio Federal em vigor.
FONTE: ARUDA, Jos Jobson. Toda a histria. So Paulo. Editora tica.

11) O desemprego nas reas metropolitanas cresce, impulsionado por um selvagem poltica de reduo de custos e de modernizao tecnolgica posta no setor industrial (...)
(Fernando Novais e Joo M Cardoso de Melo).

Assinale o trecho que confirma o contexto histrico do Brasil, na dcada de 1990: a) O Ministrio da Economia iniciou uma poltica de privatizao das empresas estatais. Com o objetivo de cortar gastos pblicos foram fechadas estatais ligadas cultura, demitindo-se os funcionrios, houve estagnao na produo aumentando a taxa de desemprego. b) Com o confisco da parte substancial do dinheiro dos investimento bancrios, o governo iniciou uma poltica de estatizao, esperando atrair investimentos estrangeiros. As empresas ligadas ao setor industrial foram incorporadas ao esquema de soberania nacional. c) A poltica de privatizao foi incrementada, os trabalhadores das empresas pblicas correram para as empresas privadas gerando um desemprego generalizado por questes de capacitao de pessoal e de lutas por melhores salrios.

d) Houve uma estagnao da economia. Para resolver o problema do desemprego, o pacote econmico adotado garantia emprstimos facilitados populao carente, porm no houve investimentos na capacitao dos trabalhadores para se ingressarem nas reas emergentes. e) Com o sucesso do plano de estabilidade econmica, o governo federal fez investimentos na capacitao dos trabalhadores e solucionou o problema crnico do desemprego que o pais vivenciava h muitas dcadas.
FONTE: BERUTTI, Flvio. Tempo e Espao. So Paulo. Saraiva.

12) Ainda que tentasse passar uma imagem de seriedade, o governo de Itamar Franco no conseguia contornar a crise herdada do governo anterior e pela preparao das eleies de 1994. Sobre esse contexto correto afirmar: a) Apoiado pelo mundo das finanas internacionais e nacionais Itamar viabilizou a poltica das privatizaes e eliminou as investigaes e processos contra os envolvidos em escndalos de corrupo. b) A presidncia de Itamar no mudou o panorama anterior, houve estagnao da economia obrigando-o a desistir da sua poltica de privatizao. A estagnao atingiu os setores de produo. c) O caminho para a presidncia passava, necessariamente, por um projeto econmico que oferecesse ao povo brasileiro, a idia de estabilidade e tranquilidade financeira. Com o apoio do FHC foi lanado o Plano Real. d) O crescimento interno era a nica salvao para moralizar a questo poltica do pas. O presidente adotou uma poltica de interveno estatal na economia, o que significou a desvalorizao da nossa moeda. e) Fazendo um balano geral, o Brasil cresceu em 10% a renda per capita, graas segurana que foi dada aos investidores brasileiros ou estrangeiros.
FONTE: LIZNIAS, Antonio Pedro. Histria da Civilizao Ocidental. So Paulo. FTD

13) A dialtica, desenvolvida por Hegel, afirma: ... cada conceito possui em si o seu contrrio, cada afirmao a sua negao. O mundo no um conjunto de coisas prontas e acabadas, mas sim o resultado do movimento gerado pelo choque desses antagonismos e dessas contradies. A afirmao traz em si o germe da sua prpria negao, depois de se desenvolver, essa gerao entra em choque com a afirmao e este choque vai gerar um terceiro elemento mais evoludo, que Hegel chamou de sntese, ou negao da negao.
(SPINDEL, Arnaldo. O que socialismo. So Paulo. Brasiliense).

Marx, no entanto, virou do avesso a teoria de Hegel, ao afirmar que no eram as idias que criaram a realidade e sim as circunstncias materiais. A partir do conceito de materialismo dialtico, Marx e Engels criaram uma nova teoria da histria: o materialismo histrico. Sobre o materialismo histrico de Marx e Engels correto afirmar: a) Para eles, a histria se desenvolve dialeticamente, a partir das relaes de produo existentes em cada momento. Essas relaes seriam a infraestrutura sobre a qual se sustenta a superestrutura poltica, jurdica e ideolgica. b) Para ambos, a histria se desenvolve como uma confirmao do individualismo liberal, corporifica-se como uma resposta aos conflitos criados pela industrializao e s crises geradas dentro do sistema capitalista. c) Para eles, somente a associao e o corporativismo dariam condies aos homens de se desenvolver plenamente desde que o consumo aumentasse na mesma proporo da produo mantendo uma harmonia entre infraestrutura e superestrutura. d) Para ambos, a crise de superproduo s aconteceria se a superestrutura poltica no encontrasse nos conflitos sociais uma infraestrutura ideolgica plena de influncias revolucionrias.

e) Para eles, o novo caminho da Histria estava no equilbrio entre a superestrutura jurdica e a infraestrutura dialtica. A superao do modo de produo existente por outro s se daria quando cessassem as lutas de classes. FONTE: BERUTTI, Flvio. Tempo e espao. So Paulo. Saraiva.. 14) Esta marginalizao dos pobres, evidentemente, engendra a desmoralizao, o aumento vertical do alcoolismo, da criminalidade e em menor escala, do uso de drogas (...). Alcolatras e criminosos no se recrutam apenas entre os pobres marginais. Eles so tambm fruto de uma desmoralizao mais ampla entre as camadas melhor remuneradas da populao, resultado do sentimento de frustrao, de insatisfao pessoal, da falta de perspectiva, largamente espalhada e que a ausncia de sinceridade, a mentira e o cinismo generalizados que caracterizaram a vida social s podem alimentar mais. (MANDEL, Ernest. Alm da Perestroika a era Gorbatchev e o despertar do povo sovitico. So Paulo: Busca Vida). Assinale a alternativa que apresenta corretamente outros dados relevantes para se compreender as razes da Perestroika: a) O acordo com os operrios e a garantia de formao de novos sindicatos garante o direito de greve e a reduo da interveno da cultura. Assim a abertura poltica promovida pela Perestroika ampliava o nvel de contentamento nas classes marginalizadas. b) As taxas de juros diminudas, uma maior ateno do governo s classes marginalizadas eram reformas que garantiam o desenvolvimento e o prosseguimento em direo ao pluralismo poltico, (pluralidade de partidos, eleies livres, diretas e secretas para o Parlamento). c) O deterioramento das condies mdico - sanitrias: as taxas de mortalidade infantil, a excessiva burocratizao da Medicina, as condies de higiene nos hospitais levaram os intelectuais, cientistas, as nacionalidade no russas, a tomarem atitudes de resistncia. Para evitar que o pior acontecesse o prprio Gorbatchev reconheceu a necessidade da Perestroika. d) As facilidades para a implementao de novas reformas levou a Perestroika a um avano considervel em relao Glasnost. O apoio da cpula militar foi extremamente significativo, pois os militares aceitaram a proposta de diminuio de gastos como parte fundamental do plano. e) A herana principal da Perestroika certamente positiva, pois associada abertura econmica promovida pela Glasnost alcanou pleno apoio popular, superando as dificuldades da vida social e do descontentamento das classes marginalizadas. O prprio Gorbatchev reconheceu o sucesso e a rapidez de sua aceitao.
FONTE: BERUTI, Flvio. As configuraes do mundo contemporneo. So Paulo. Editora Saraiva.

15) Como se fosse uma hidra, a desigualdade racial (no Brasil) recupera-se a cada golpe que sofre. Onde os interesses e os liames das classes sociais poderiam unir as pessoas ou os grupos de pessoas, fora e acima das diferenas de raa, ela divide e ope, condenando o negro a um ostracismo invisvel, e destruindo, pela base, a consolidao da ordem social competitiva como democracia racial.
(FERNANDES, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes).

O texto acima denuncia: a) A explorao capitalista do trabalho como um mecanismo pelo qual as discriminaes econmicas sero eliminadas. b) A chamada democracia social brasileira surgida como um meio para perpetuar a desigualdade econmica de maneira disfarada. c) A discriminao racial que atua como meio para desmobilizar os setores subalternos da sociedade em sua luta contra a espoliao capitalista mesmo aps a abolio da escravido. d) A discriminao racial eliminada como meio de diminuir o espao de oposio das classes subalternas, garantindo o plano institucional de igualdade sociopoltico. e) A chamada democracia racial surgida como um mito onde o preconceito eliminado radicalmente atravs da implantao de leis abolicionistas.
FONTE: VICENTINO, Cludio. Histria Geral e do Brasil. So Paulo : Scipione.

16) Samuel Huntington afirma: Quando o Conselho de Segurana da ONU ou o FMI tomam decises que refletem os interesses ocidentais elas so anunciadas ao mundo como resultado das aspiraes de toda a comunidade mundial. A prpria frase comunidade mundial passou a ser coletivo eufemstico (em substituio a mundo livre) usado para conferir legitimidade global a aes que promovem os interesses dos Estados Unidos e de outras potncias ocidentais. Assinale a alternativa que confirma o exposto no fragmento do artigo: a) Por intermdio do FMI e de outras instituies internacionais, o Ocidente defende seus interesses econmicos e impe a outras naes as polticas econmicas que julga apropriadas. b) O FMI, sem dvida, tem aprovao apenas superficial pois seus interesses diferem fundamentalmente dos que prevalecem em outras naes. c) Com a caracterizao dos interesses representados pelos executivos do FMI fica claro que tero o apoio universal, principalmente por questes polticas. d) A prpria noo de que pode existir uma civilizao universal e ocidental confirma o xito do liberalismo desconsiderando o particularismo da maioria das naes asiticas. e) Os esforos do Ocidente para maximizar os seus interesses produzem uma reao favorvel universalidade dos direitos e salientam a unio entre os povos.
FONTE: Huntington, S. Choque do futuro. In: Veja 25 anos: Reflexos para o futuro. So Paulo. Abril. 1993.

17) O texto abaixo escrito pelo cientista poltico Bolvar Lamounier (1996) permite uma reflexo sobre a situao que precedeu o Plano Real no Brasil. Trs demnios aproveitaram-se da crise dos anos 80 para alojar-se profundamente no subconsciente dos brasileiros. O primeiro foi a crescente sensao de impotncia no combate inflao, fruto de sucessivos fracassos. O segundo foi a nossa alegada incapacidade de formular um projeto nacional um novo modelo de desenvolvimento. O terceiro, filho dos dois anteriores foi a suposio generalizada de que teramos de passar por um processo sucessrio presidencial fortemente polarizado em 1994 e sofrer por um tempo as conseqncias desse antagonismo, para s depois retomarmos o caminho da efetiva recuperao da governabilidade. Nem preciso dizer que os trs demnios trabalhavam juntos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente que o trabalho dos demnios era em conjunto. a) As mudanas polticas e psicolgicas impulsionadas pelo plano de implantao do Real permite afirmar que um projeto nacional estava distante da realidade e os trs demnios foram golpeados de uma s vez. b) Uma sada para esse crculo infernal estava no fato de esperar que a prpria sociedade alcanasse um novo modelo de desenvolvimento: desmantelar o edifcio ideolgico da globalizao para construir um novo rumo para a poltica nacional. c) Sem estabilidade monetria, a discusso sobre um novo projeto nacional mal ultrapassava os limites da lamria; a poucos meses do processo sucessrio antevisto como traumtico, parecia impossvel conferir credibilidade a qualquer plano de controle da inflao e a o crculo se fechava, reforando sombrios prognsticos de tenso social e at de possvel instabilidade poltica. d) A reforma da sociedade em um regime que se queira democrtico requer um projeto coerente, cuja realizao supe o abandono da estratgia da unio. Isso no desculpa para renunciar ao combate. A adoo de um gradualismo sistmico garantia a ao dos trs numa conjuntura. e) A luta poltica ter que apresentar solues imediatas, dentro dos modelos tradicionais para que o projeto assuma a sua forma definitiva; porm para corrigir a espinha dorsal econmica do pas precisava-se de uma conscincia nacional bem estruturada politicamente.
FONTE: VICENTINO, Cludio. Histria Geral e do Brasil. So Paulo : Scipione.

18) Essa cova em que ests Com palmos medida, a conta menor Que tiraste em vida. de bom tamanho, Nem largo nem fundo, a parte que te cabe Deste latifndio. No cova grande cova medida, a terra que querias ver dividida...
(MELO NETO, Joo Cabral de. Morte e vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro. Jos Olympio.)

O poema Joo Cabral de Melo Neto, da chamada gerao modernista de 45, marcou profundamente a poesia brasileira, ao recuperar, na temtica nordestina, a universalidade humana. Na cena de enterro do campons, o autor faz referncia : a) Fatalidade do destino porque o campons morreu antes de adquirir suas terras O homem da terra volta terra! b) Marca da desiluso porque o campons morreu antes de atingir a idade mdia estimada para esse tipo de trabalhador. c) Reforma Agrria, incorporando as marcas da explorao onde o campons preso ao ciclo da vida sem o estatuto da liberdade. d) Reforma Agrria, demonstrando a conquista dos camponeses aps sucessivos anos de luta. e) Reforma Agrria de forma alegrica porque no coincide com a realidade na questo da diviso das terras, no perodo republicano brasileiro.
FONTE: MARQUES, Adhemar. Pelos caminhos da histria. Paran : Editora Positivo.

Potrebbero piacerti anche