Sei sulla pagina 1di 19

O VCIO DA VIRTUDE

Autoconstruo e acumulao capitalista no Brasil


Francisco de Oliveira
1

RESUMO

Esta conferncia problematiza o papel dos mutires no contexto das estratgias para a habitao no Brasil. Argumenta-se que o processo de autoconstruo no deve ser estimulado ou transformado em poltica pblica, pois depende de trabalhadores desempregados e no contribui para a criao de um mercado imobilirio. PALAVRAS-CHAVE: mutiro; autoconstruo; habitao popular; poltica pblica.
SUMMARY

This conference puts into question the role of collaborative building to the improvement of habitation conditions in Brazil. It is suggested that this method should neither be estimulated nor be transformed into public policy, for it depends on unemployed workers and does not contribute to create a real-estate market. KEYWORDS: collaborative building; self-construction; popular habitation; public policy.

[1] Conferncia apresentada no seminrio de pesquisa Polticas Habitacionais, Produo de Moradia por Mutiro e Processos Autogestionrios: Balano Crtico de Experincias em So Paulo,Belo Horizonte e Fortaleza, realizado na FAU-USP em outubro de 2004. A organizao do ciclo de debates coube Usina - Centro de Trabalho para o Ambiente Habitado, ao Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e ao Ncleo de Apoio Pesquisa, Produo e Linguagem do Ambiente Construdo (NAP-PLAC). Novos Estudos agradece a Jorge Oseki e Jos Paulo Gouva pela colaborao.

Fui convidado pelos amigos da ONG Usina para discutir os processos de autoconstruo,esse calcanhar-de-aquiles do movimento habitacional. Vou, portanto, provocar vocs. Minha abordagem sobre as relaes entre a autoconstruo urbana e os processos de acumulao de capital no Brasil conhecida.Pelo menos por aqueles que tiveram o custo de pagar pelo livro Crtica razo dualista.No surpreende que tenha sido resultado do contato com arquitetos,por isso vocs so os culpados.Esse contato surgiu ainda quando estvamos numa fase missionria:comeamos um grupo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e mais alguns socilogos a fundar escolas de arquitetura e urbanismo por todo o Estado de So Paulo.Santos foi objeto dessa investida.
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 67

Havia um grupo muito interessante, com Srgio Ferro, Rodrigo Lefvre,Srgio e Mayumi Souza Lima e dois socilogos intrometidos como eu e Gabriel Bolaffi, que logo depois saiu, e Danielle Ardaillon ficou como minha assistente. Na ocasio os arquitetos haviam realizado uma pesquisa em Cubato e Santos sobre habitao popular, a eterna dor-de-cotovelo desse grupo.Uma pesquisa bem feita;no sei se tinha representatividade estatstica, mas isso no era muito importante. O fato que eles me deram os resultados tabulados para ler e comentar. A caiu a ficha: a maior parte das habitaes era prpria. No quesito casa prpria, alugada ou cedida, casa prpria era a enorme maioria. Pensei:Esse treco no bate,alguma coisa est errada.Isso no um pas socialista,ento deve ter alguma coisa errada. Fui em busca dos outros dados e, como a pesquisa havia sido feita por arquitetos,interessados em habitao popular,com mania pela preservao das aptides culturais e produtivas dos trabalhadores, havia um quesito bastante interessante sobre a forma como as casas tinham sido construdas.Eram construdas em mutires,ou autoconstruo de forma mais geral.No como esses de hoje,mas os mutires da tradio: voc chama o compadre no fim de semana,toma uma cerveja,come uma lingia frita e vai fazendo a casa aos pouquinhos. Caiu a ficha. Crtica razo dualista partiu dessa constatao. Quer dizer, a primeira pergunta ficava sem resposta, mas a segunda resposta fechava o quadro: a industrializao estava se fazendo, com base na autoconstruo, como um modo de rebaixar o custo de reproduo da fora de trabalho. Eu diria que a industrializao brasileira foi sustentada por duas fortes vertentes. A primeira foi a vertente estatal, pela qual o Estado transferia renda de certos setores e subsidiava a implantao industrial. E a segunda eram os recursos da prpria classe trabalhadora,que autoconstrua sua habitao e com isso rebaixava o custo de reproduo. Isso no um argumento s terico. um argumento que se encontra e se ancora na prtica com a qual se fazem os inquritos e as pesquisas sobre o custo de vida. Nas pesquisas sobre custo de vida, hoje bastante amplas (naquele tempo j eram suficientemente sofisticadas, feitas em diversos nveis e graus de abrangncia diferentes),o item habitao quase desaparece. Isso vai se refletir diretamente na avaliao do custo de sobrevivncia. assim que a lei define:salrio mnimo a cesta de bens necessria para a reproduo de uma famlia clssica, de tipo nuclear.Quando os governos,para orientar a poltica econmica,calculam o salrio mnimo, o custo da habitao desaparece e influencia na fixao do valor. isso que tem o efeito de rebaixar o salrio. O crculo se fechava. O capital se reproduz com o rebaixamento do custo da fora de trabalho ou, em outras palavras, com o rebaixamento do salrio. Desse ponto de vista, a autoconstruo era estranhamente um mecanismo de acumulao primitiva,pois a casa construda daquela forma no se transformava em capital.
68 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

De incio,o fenmeno era mais claro na economia agrria.No binmio latifndio e minifndio,a habitao era um bem autoconstrudo.S no caso das grandes culturas comerciais nos engenhos e usinas de acar do Nordeste agrrio e do Nordeste aucareiro, nas fazendas de caf ,a habitao era um custo para o empresrio,um custo do capital. Na larga formao semicamponesa do Brasil, porm, a habitao era autoconstruda, portanto seu custo jamais esteve presente no produto do semicampesinato brasileiro. Essa forma como a economia rural resolvia o problema da habitao transportou-se para a cidade. Vejam bem que, a partir dos anos 1970, quando isso que se conhece hoje como agronegcio comeou a crescer, uma das primeiras coisas a ocorrer foi justamente a expulso dos moradores de dentro das propriedades. Esse processo foi se intensificando e hoje no sobra nada dele.Nas grandes exploraes do agronegcio,no h moradia interna s propriedades.Sobre esse assunto h um livro que talvez devesse voltar a ser lido: Bia-fria:acumulao e misria,da Maria da Conceio dIncao.A obra desatou uma literatura sobre essa figura nova, o operrio rural. Mas foi uma das primeiras coisas: o agronegcio expulsou o trabalhador da propriedade. Algum poderia pensar que era para aproveitar mais terras,mas a quantidade de terra ocupada pela construo dos trabalhadores rurais era insignificante.A questo outra:expulsar do custo de produo aquele custo da habitao que existia na formao do preo e na formao do lucro do agronegcio.Alm,claro,de livrar o empresrio das outras obrigaes que era obrigado a assumir por tradio, no velho sistema do dom, isto , da troca, ou em registro brasileiro e buarqueano, com a troca de favores que cimenta uma espcie de consentimento entre o campesinato e os proprietrios rurais. A pergunta a fazer agora se esses processos continuam vigentes,se tm alguma significao,se a acumulao de capital no Brasil continua a repousar uma de suas pernas sobre a autoconstruo. No preciso falar de corda em casa de enforcado. No vou ensinar a arquitetos e urbanistas que as nossas periferias so um atestado de que a acumulao continua a apoiar-se sobre essas formas. A enorme expanso das cidades e das periferias prova que algo do processo de acumulao no ele totalmente j ,sobretudo,um processo de reproduo do prprio capital.Mas em alguma medida ele continua a fundar-se nesse p,como se extrasse (o termo inadequado,mas s para usar a analogia) sobreproduto dos trabalhadores urbanos,de forma a baratear uma outra coisa muito cara a vocs todos:a cidade.Isso quando no barateia diretamente o custo de reproduo da fora de trabalho,o que ele tambm faz e continua a fazer. Ns sabemos a conseqncia desse barateamento.A conseqncia que isso no mais uma cidade. um acampamento.Essa forma de barateamento resultou nas nossas periferias,que so feissimas,horrorosas. Inviabilizam a prpria vida das pessoas.Em certa medida,portanto,esse processo continua a sustentar-se na autoconstruo.
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 69

Mas isso no mais a mesma coisa.Apesar de as aparncias serem as mesmas as aparncias so as casas autoconstrudas,essas aglomeraes infernais,onde a promiscuidade e a vida privada no tm fronteiras (h quem goste disso, h certa antropologia que faz elogio disso, mas a mim horroriza e creio que deve horrorizar a quem mora l tambm) , so habitaes precrias, a virao como norma. Mas ento surge a pergunta:isso serve como processo de enriquecimento? De acumulao e produo do capital no Brasil? De que maneira ainda pode ter significao? importante saber onde a autoconstruo incide com mais fora. Metade da fora de trabalho da Populao Economicamente Ativa vive nessa situao, que a literatura dos anos 1970 chamava de setor informal. Se no passado a gente podia dizer que a cidade ia se construindo dessa maneira e resolvendo a questo da habitao por meio de uma espcie de insuficincia de capital insuficincia da acumulao capitalista e aquilo pavimentava o cho da transformao de tudo em mercadoria, hoje o processo inverso. Estamos diante de uma situao em que esse trabalho informal potencializado pela revoluo tecnolgica. Algum pode pensar que estou delirando. Mas todos os processos so comandados hoje por esse trabalho virtual. Vejam o que vendido nas ruas.So produtos industrializados.O mximo que se aproxima da natureza laranja, quando h excedente no Ceagesp. Portanto esto todos comandados pela reproduo do capital.Ento,como lhe servem? Eu diria que,ao contrrio do paradigma anterior,estamos diante de um trabalho que agora comandado pela superacumulao de capital. Se eu fosse neoclssico,diria que comandado por excesso de capital, como no sou,digo pela superacumulao de capital. Superacumulao no significa s (embora signifique tambm) que h mquinas,equipamentos, processos em excesso. Superacumulao, em Marx, quer dizer excesso de trabalho desempregado.E motivado pela enorme acelerao das foras produtivas. D-se ento essa esdrxula combinao,em que a revoluo tecnolgica desemprega do ponto de vista formal,mas no desocupa diferena essencial e importante. H um autor latino-americano (quase um clssico latino-americano), Jos Nun, que props uma tese interessantssima:a massa marginal,baseada numa discusso que comeou entre ele e ningum menos do que Fernando Henrique Cardoso. Nun assumiu a tese de que o crescente excesso de populao disfuncional em relao acumulao de capital.Ele dizia:o capital no precisa mais dessas massas, portanto uma massa marginal.FHC retrucou com pompa e circunstncia e respondeu com Marx:disse que Nun no havia aprendido direito o que era exrcito industrial de reserva.A deu-lhe uma lio de marxismo. Imaginem ento,nos anos 70,FHC dando lio de marxismo! Temos uma espcie de superacumulao, mas isso no significa desocupao.Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do SeadeDieese, a maioria dos desempregados no est desocupada. E a ocupa70 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

o uma espcie de fora de trabalho virtual, potencializada pela revoluo tecnolgica. Ento se d esta estranha relao: h superacumulao de capital no sentido de uma massa informal sem relaes trabalhistas ,mas que est ocupada,no est inteiramente desocupada.Os desempregados so a frao que as pesquisas mostraro como pessoas que no tm emprego formal. Cruzamos com o que eles fazem no cotidiano, e vemos que a maior parte dos desempregados est ocupada, vendendo bagulhos na rua,fazendo qualquer coisa. E isso serve,sim,aos processos de acumulao de capital.Quem vai ao estdio de futebol tem de se perguntar se aqueles que esto ali vendendo Coca-Cola,guaran,cerveja,gua mineral,tm alguma coisa a ver com o que a Brahma,a Coca-Cola e a Antrtica vendem no Brasil todo.Se vocs disserem que no tm nada a ver, ento, como no Ir, eu dou meu brao para vocs cortarem.Para alguns setores produtivos,esse enorme exrcito informal tem funcionalidade para reproduzir o capital. O capital tem uma fora de trabalho virtual que s acionada no ato da comercializao,no momento em que a circulao se faz presente.No outro momento, essa fora de trabalho est desocupada, e isso no tem mais custos para o capital.A grande questo que o trabalho informal no custa ao capital.Enquanto o outro,formal,custa.O informal no custa nada e realiza funes basicamente de circulao da mercadoria.A produo pelos meios do capital e de reproduo do capital,mas a circulao vastamente irrigada por esse enorme exrcito informal. Como,ao longo da histria brasileira,se tentou sair dessa situao? A primeira coisa a notar (e isso vocs sabem de sobra) que nunca houve poltica pblica sistemtica que atacasse o problema da habitao,salvo na ditadura militar,o que paradoxal.Por duas necessidades: a primeira, uma necessidade exatamente de ocupar mo-de-obra, pois se tratava de uma estratgia de emprego, e no de habitao; a segunda, uma estratgia de legitimao do regime. A casa popular, segundo os marqueteiros, o sonho de todos os brasileiros, ento vamos lhes dar sonhos na forma de casas. Saiu ento o Banco Nacional da Habitao (BNH),que se dividia em duas vertentes.A primeira,alimentada pela caderneta de poupana,deu no mercado de habitao para as vastas classes mdias.Foi a que comeou a se desatar o novo ritmo da construo civil.Servia aos objetivos da ditadura porque dava emprego.Na maior parte dos casos,emprego no formalizado, mas dava emprego quase permanente, porque o operrio pulava de obra em obra.Aqui na FAU muita gente estudou o enigma:por que no se industrializa a construo civil? Vocs sabem que no por impossibilidade tecnolgica,mas porque o custo da mo-de-obra baixssimo. Vemos na rua, em prdios em construo, levas e levas de operrios dos mais desqualificados, a transportar tijolo com as mos. A segunda soluo, popular, deu na Cohab, nas companhias de habitao da vida, que o regime estimulou por todos os estados e municpios. E produziram esses milhares de conjuntos feios, montonos, tristes.
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 71

Ento foram essas as duas solues. A experincia do BNH acabou. O Sarney, num momento de extrema criatividade, extinguiu o BNH, jogando a criana junto com a gua do banho.Depois disso,tirou-se da agenda poltica qualquer soluo de habitao popular. At chegarem as ONGs e a economia solidria e se descobrir que o mutiro tem virtudes.De retomada de uma tradio popular,o mutiro virou poltica oficial. O mutiro uma espcie de dialtica negativa em operao.A dialtica negativa age assim: ao invs de elevar o nvel da contradio, ela o rebaixa. Elevar o nvel da contradio significaria atacar o problema da habitao pelos meios do capital.Rebaixar o nvel da contradio significa atacar o problema da habitao por meio dos pobres trabalhadores. E a se chega ao seguinte paradoxo: no se cria um mercado imobilirio. Mercado imobilirio no Brasil s existe da classe mdia para cima. Nas classes populares, no existe. impossvel existir, porque voc est de posse exatamente daquilo que no mercadoria.A casa no pode ser trocada,no tem valor de troca,tem apenas valor de uso,a finalidade de habitar. A habitao popular no tem valor de troca porque impedida por dois processos.Impedida,em primeiro lugar,pelo prprio rebaixamento. Se decompusermos o custo de uma habitao popular,ele basicamente fora de trabalho do prprio futuro e feliz proprietrio. A chegamos ao paradoxo de que isso no cria valor,no se constitui em mercadoria. O outro obstculo que a renda baixssima em todo o conjunto das populaes pobres.Portanto,no h mercado imobilirio.Os dados que esto em exposio na Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) mostram como a distribuio de renda no Brasil. Alm disso, temos os dados das pesquisas que a Usina est realizando.Esses dados mostram que a maior parte dos muturios desses mutires est abaixo da linha de pobreza,ou seja,ganha menos de dois reais por dia.E a maior parte est desempregada. No h renda para criar um mercado imobilirio.Mas nessas condies que o Estado adota o mutiro como poltica oficial de habitao. Vocs tm todo o direito de discordar das minhas agresses,mas,se a soluo do mutiro se generalizasse,ns estaramos caminhando para um inferno urbano.Se ela se universalizar,ser a negao da soluo da habitao.Como fez a Catarina da Rssia,seria pintar de verde e amarelo todas as favelas do Brasil. nisso que o mutiro vai dar quando for transformado em poltica oficial.Por enquanto,e felizmente,ele s a vitrine da virtude. Generalizar-se seria rumar no sentido contrrio. Mesmo porque o paradoxo que,para o mutiro transformar-se em soluo universal de poltica pblica,supe que todos estejam desempregados.O que um formidvel tiro pela culatra.Ou como diz o ttulo inicial,o mutiro o vcio da virtude. Portanto, cuidado. A universalizao dessa proposta supe que a maior parte da fora de trabalho esteja desempregada e possa, portanto, utilizar as horas de folga para construir a prpria habitao. E
72 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

isso o oposto do que pensam ou desejam todos que esto fazendo essa experincia. Em outras palavras, pr a contradio em outro lugar. preciso enderear a construo da habitao decididamente para seu carter de mercadoria.Isso fala o velho e jurssico socialista,porque a pior coisa no mundo da mercadoria quando voc no mercadoria. No estamos tratando do anticapital. Se se tratasse de uma soluo no sentido de um sistema alternativo, tudo bem. Mas no. Isso funcionaliza a pobreza,tornando-a plstica e capaz de ser adaptada,cooptada, usada em cada momento e depois abandonada. Para que essas solues virtuosas funcionem (estou trabalhando com as informaes de relatrios, evidentemente parciais, do trabalho da Usina), preciso um altssimo grau de coero. Essa coero uma espcie de iluso necessria. preciso criar uma comunidade,uma identidade que no existe,e essa criao vai na direo oposta dos processos de mercantilizao da sociedade. Esse tipo de virao que a populao vive no plasma nenhuma experincia, no sentido thompsoniano. Plasma apenas a experincia da carncia. Ento vem a violncia como recurso para fundar a comunidade. Uma liderana de Santa Maria Gorete, mutiro em Fortaleza, diz o seguinte: Hitler no estava errado, preciso coagir para manter a unidade da comunidade.No exageremos,ela no est falando de cmaras de gs,est falando da iluso do povo. preciso que exista um ente mstico chamado povo para o mutiro funcionar,e esse povo a comunidade. Cria-se aquela comunidade ilusria, que no resiste um dia depois de concludas as casas,para obrigar cada um a doar o prprio trabalho:isso no formao de cidadania.Sinto muito,est no plo oposto. E,ainda que seja exagerado chamar essa senhora de adepta de Hitler, ela trabalha com o mesmo mtodo.O mtodo da iluso necessria para forjar uma identidade que no real, que no subsiste seno pelo lado das carncias.Quando essa iluso desaparece,assim que a casa foi enfim conseguida,desaparece a coeso,desaparece a identidade com aquele projeto. So formas, portanto, que esto na linha limtrofe, s vezes aparecendo como exerccio de cidadania,s vezes como forma de violncia. Refiro-me aqui no aos processos desses mutires virtuosos,no faria essa ofensa a quem faz esse enorme esforo, mas generalizao dessas solues,que uma espcie de estado de exceo,caracterizado por aquilo que Giorgio Agamben chama de a vida nua:voc inclui pela excluso.Em geral quando dizemos esto excludos da sociedade,h um erro.Temos uma operao de incluso medida que eles so excludos. Quais so os critrios para participar de um mutiro desses? Como ele no uma soluo universal, tem de selecionar. E quais so os critrios para a seleo? So os da excluso. a necessidade,o primeiro deles. O segundo quantas horas voc pode dar para o trabalho chamado comunitrio ateno s aspas.Isso significa que se privilegia quem est desempregado. um territrio extremamente ambguo,escorregaNOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 73

dio. Um descuido e patina-se para a violncia. Esses so processos que estaro em curso se essas solues forem universalizadas. O mutiro uma espcie de apelo aos nufragos:salvem-se pendurando-se nos prprios cabelos.Como imagem, tima.Como soluo, pssima.
SESSO DE DEBATES

Joo Marcos Lopes (Usina) Se voc estiver disposto,gostaria de passar a palavra para quem quiser salvar alguma coisa do que restou... Francisco de Oliveira Estou aqui para perturbar. Se for para dizer amm,chame o Duda Mendona. Carlos (Geografia, FFLCH-USP) O senhor poderia estabelecer uma comparao entre esse problema e o surgimento do antivalor? Valentina Denizo (CDHU) Uma coisa fazer mutiro apesar do Estado, outra fazer o mutiro pelo Estado. So duas coisas totalmente diferentes.A forma de acesso ao mutiro um conjunto de processos de clientelismo e cooptao. uma guerra para disputar quem chega primeiro a essa alternativa de acesso moradia. Outra questo: o mutiro serve a quem? Como moradia, apesar de ser muito barata, ela ainda bastante inacessvel aos estratos mais baixos de renda. Como se tem uma poltica de cobrar 20% a 30% do salrio por vinte anos, quem faz mutiro e quem no faz mutiro acaba pagando a mesma coisa. Quem est internalizando esse benefcio o poder pblico,e no a populao.Nos casos em que no existe autogesto ou formas que possibilitam uma organizao social maior, s uma modalidade de execuo da moradia. Regina Barbosa (NEPP/Unicamp) J que o mutiro no uma alternativa de poltica pblica adequada, gostaria de alguma especulao ou comentrio sobre o que seria o uso do Estatuto da Cidade fazendo regularizao fundiria nas favelas. Paulo (no anunciou vnculo acadmico ou profissional) O mutiro difere muito em todo o pas. Houve em So Paulo uma experincia de mutiro e autogesto.Foi um avano,na medida em que o movimento conseguia se apropriar de recursos do poder pblico e ter participao popular.O mutiro uma estratgia de luta.Consegue-se uma contrapartida da comunidade e uma apropriao pela comunidade do projeto que est sendo realizado. Gostaria de saber, sob essa tica, como o senhor v a questo da autogesto, dos mutires autogeridos pela prpria comunidade. Francisco de Oliveira Bom, vamos por partes. Se me lembro bem, a primeira pergunta diz respeito ao antivalor. So duas coisas opostas: o antivalor sustenta-se na centralidade do trabalho. por isso que ele antivalor e essas formas de autoconstruo no so antivalor, elas so, em linguagem marxista, no-valor. Em outras palavras, a autoconstruo no agrega valor para a casa construda.
74 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

Portanto, o que o antivalor fez no percurso do desenvolvimento capitalista dos anos 30 at os anos 80? Foi uma forma de redistribuir renda no interior do capitalismo mediante a negao da mercadoria. O mutiro no uma forma de redistribuio de renda no interior do capitalismo. O mutiro come as foras do prprio trabalho. O estatuto conceitual das duas coisas radicalmente diferente. No antivalor, voc passa necessariamente pela mercadoria e cria a forma de distribuio que se ope a ela.A autoconstruo no se ope a nada essa a questo. No capitalismo, ou se criam obstculos ao capital, ou no se faz transformao alguma. E no por outra razo que todas as reformas neoliberais apontam exatamente para isso. Eu disse que o mutiro singulariza um estado de exceo, no qual se includo por excluso.Se est includo,a renda baixa.Porque no mutiro voc est disposto a doar um maior nmero de horas que seu vizinho. Ento outro processo, diferente do que eu chamei de antivalor, porque no antivalor voc no cede nada, usa um instrumento para capturar riqueza e renda da sociedade e, diga-se logo em poucas palavras, capturar parte do lucro produzido pelo sistema e redistribuir esse lucro no interior da classe trabalhadora.So dois processos bem diferentes. Eu no quero entrar nos captulos de conscincia porque antigamente quem cuidava disso era padre e hoje psicanalista.Estou tentando objetivar as foras sobre as quais repousa o processo de acumulao. A outra forma de proviso habitacional tem de ser radical,ou no se distribui renda no Brasil. E esse tema decisivo. Trata-se do seguinte: todo crdito ou emprstimo um adiantamento sobre a renda futura.Se voc faz um emprstimo,supe que o muturio ter renda futura para pagar. Qual a outra forma de proviso? uma forma clssica: emprstimo a custo zero. Trata-se de redistribuir renda no Brasil, e o mutiro no redistribui renda, porque suga foras do prprio trabalhador. preciso tirar renda de outros setores da sociedade. o que esse governo no quer enfrentar, tampouco os outros que o antecederam. Ou voc arranca renda de outras partes da sociedade e opera a redistribuio ou esses enormes esforos dos mutires que eu no quero desconsiderar daro em nada,porque no redistribuem renda. disso que trata um sistema como esse. A outra forma, portanto, uma proviso mediante fundos pblicos, direta e com juro zero. Lula no est fazendo o Fome Zero? Pois seria muito melhor tomar todo esse dinheiro e entregar Caixa Econmica Federal,para no haver apadrinhamento.Com o dinheiro do Fome Zero daria para subsidiar o custo da Caixa Econmica e entregar a habitao ao muturio com juro zero,porque isso no supe necessariamente que ele ter renda futura.Muda em primeiro lugar a relao,alimenta a cadeia produtiva de outra maneira e pode ter efeitos virtuosos. Nada assegurado,mas pode ter efeitos virtuosos. Os mutires no se universalizam porque supem que todas as pessoas estejam desempregadas.E isso no s suposio, real.Dados da
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 75

pesquisa feita pela Usina esto a para mostrar.A maior parte dos mutirantes composta de desempregados, que podem doar horas de trabalho. Para quem no est desempregado essa soluo no vale, no se torna universal.A outra,sim, a soluo que pode se universalizar.No sejamos cnicos nem achemos que estamos no pas das maravilhas: com essa distribuio de renda, no h como pagar. Tem de ser a custo zero. dessa radicalidade que o Brasil precisa.E no uma radicalidade no-capitalista. Eu falei em geral da autoconstruo.O mutiro de hoje um caso particular de autoconstruo. A autoconstruo em geral o que vigora na favelizao,que tomou conta das cidades.E o mutiro uma forma particular que resgata uma experincia popular e pretende transform-la em soluo.Essa soluo vem de duas constataes inteiramente falsas. A primeira de que no h recursos estatais para resolver o problema da habitao. Como no h recursos ( o mote de todas as reformas que esto por a:vamos reformar a universidade porque no h recursos para a educao superior), ao invs de ampliar, vamos encolher. o mesmo mote presente em todos os recursos neoliberais: salvemos a habitao com base no resgate de uma experincia popular do passado. falso. falso porque no ano passado foram pagos 150 bilhes de reais em juros da dvida pblica. No foi em pagamento da dvida pblica, foram juros da dvida.Ento falso que no h recursos. Isso est sendo transformado em poltica pblica. A a autoconstruo ganha formas mais organizadas, essas que vocs esto chamando de mutiro autogerido. Em benefcio de quem se d a autogesto? Eu no tenho dvida nenhuma em dizer que o primeiro beneficiado o prprio muturio. claro.Mas isso no pode ser pensado como soluo universalizvel, porque seus pressupostos s valem para alguns nichos bem especficos.S valem exatamente porque ficou impossvel criar um mercado imobilirio nos estratos mais pobres do Brasil. impossvel at nas classes mdias. Cad o instituto da hipoteca? Quase no existe devido s restries que a distribuio de renda impe. Nos Estados Unidos voc compra uma casa com o sistema hipotecrio.Quem experimentou pagar hipoteca no Brasil danou-se.Os que tiveram essa experincia quase morreram sufocados, porque no existe um mercado secundrio de hipotecas, por exemplo. S existe um mercado primrio ligado ao sistema bancrio. Imaginem isso nos estratos mais pobres da populao.Ento a soluo s virtuosa porque excepcional. Jorge Oseki (NAP-PLAC) Havia uma pergunta, se no me engano, sobre a regularizao de terrenos em favelas. Francisco de Oliveira Vejam bem.Evidente que depois dessa fala vocs precisam tomar um banho de pipoca, porque isto aqui um banho de pessimismo. Mas isso tratar a cidade como exceo. Quer dizer: voc tem um urbanismo desse tipo, que foi construdo pelas carncias, pelo desrespeito ao Estatuto do Trabalho, pela burla e fraude permanente (e
76 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

no estou falando de questes morais) que o sistema de trabalho no Brasil.A cidade foi construda dessa maneira.Mas da a regularizar essa situao,a sancionar essa situao regularizando o problema fundirio, vai uma grande distncia.De novo, adotar a exceo como regra. Vocs tm todo o direito de dizer:Tudo o que ele diz muito radical e eu no tenho condies de realizar. Na verdade, trata-se de expropriar terra urbana e redistribu-la,e no de regularizao fundiria em favelas. Ali o mundo do no. Digo isso com base nas pesquisas que meus colegas e minhas colegas da sociologia fazem.Ali no passa uma relao mercantil:o que existe a relao privada.A maior parte das relaes no pactuada num contrato. Em Pernambuco se diz que bainha de peixeira barriga dos outros. Isto : quando no h contrato, o que se impe a violncia privada. Isso d na violncia que campeia nossas cidades. Ns, da classe mdia, temos muito medo, mas a violncia campeia entre os pobres. Eles se matam todos os dias para resolver conflitos que no tm contrato, conflitos que s podem ser resolvidos com violncia privada. E ns vamos regularizar essa situao? Eu sou contra,definitivamente contra. preciso atacar noutra frente. Desfazer esse n por outro lugar. Claro que essa postura de tornar o excepcional regular no capaz de deter a expanso desse campo de conflito, numa sociedade em expanso. Se for numa sociedade que vai estagnar,permanecer na mesma,tudo bem, d para resolver.Mas esse no o objetivo de todos que lutam por mais emprego, por melhor distribuio de renda, enfim, pela expanso da sociedade e da economia.O objetivo crescimento.E se isso verdade, essa forma de regularizao tem tudo para no dar certo. Ela vai aquietar durante algum tempo e logo depois o ciclo satnico recomear. E sem piedade. Eu no preciso falar disso. Vocs esto aqui assistindo a quantas ondas de expanso da periferia? Vide a memria, os estudos, as pesquisas feitas aqui. E ela vai continuar se expandindo, se persistirem as condies de desigualdade da sociedade brasileira. A regularizao um procedimento piedoso e virtuoso. Ou vocs todos entram num convento para salvar as almas ou ento salvem apenas os corpos. Pedro Fiori Arantes (Usina) Foi uma bela provocao, creio que a esquerda precisa deste debate, no qual as idias e o conhecimento possam ser trocados com toda a franqueza.Sem dvida,o que voc apresentou aqui vai exigir reflexo. Vo surgir diversas disposies de responder ao Chico,no bom sentido.J estamos ali nos juntando para escrever um artigo para esclarecer algumas coisas. A princpio,gostaria de fazer duas perguntas. Como voc entende o livro A questo da habitao,de Engels? Nessa obra, ele no trata especificamente da autoconstruo, apesar de falar dos grupos mutualistas de trabalhadores.Mas fala do problema da habitao como um todo a partir de 1870, na Inglaterra. Parece que voc s
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 77

vezes isola a autoconstruo da discusso do problema da habitao como um todo. H um pargrafo de Engels muito parecido com a Crtica razo dualista, no qual ele fala que o rebaixamento dos salrios em uma sociedade capitalista (ou a reduo do custo da reproduo da fora de trabalho) se d em qualquer circunstncia em que o trabalhador reduza seus gastos, entre eles o da habitao e,no caso,do aluguel.Qualquer circunstncia significa a produo pelo Estado, a produo pelo capitalista ou a autoconstruo pelas sociedades mutualistas. Nesse sentido, gostaria de compreender por que voc no expande sua interpretao para todas essas dimenses, como Engels. Voc centra na autoconstruo como se fosse um fenmeno da periferia do capitalismo,e Engels aborda o centro do capitalismo,como foi feito na produo macia de habitao no Welfare State,no qual se tratava da reduo do custo da fora de trabalho. Por que voc receita a crtica de Engels apenas autoconstruo e no a toda a habitao no capitalismo? Engels tenta mostrar como os burgueses querem resolver o problema da habitao fazendo com que os trabalhadores se tornem proprietrios mas continuem assalariados. A outra pergunta :por que voc no considera a relao entre o mutiro e o restante da construo civil,as empreiteiras? Quando voc chega no plano da revoluo, que o da expropriao macia da propriedade, provavelmente ningum aqui est em desacordo. Nosso objetivo no fazer mutiro por toda a vida, mas poder chegar a um momento em que se faa justia social, distribuio de renda. Em Cuba a reforma urbana foi muito simples. Primeiro decretou-se o fim dos aluguis, depois o fim dos despejos e a expropriao das demais propriedades em que o ncleo familiar no residisse. No estou em desacordo sobre o que voc apresentou.Mas isso se d numa outra sociedade. Aqui no Brasil, mexer na propriedade da terra bastante incendirio. Portanto, por que em sua interpretao no aparecem as questes do capital ligado construo civil, s empreiteiras? E por que no aparecem as aes dos movimentos populares? De certa maneira, a poltica desaparece em sua interpretao. Pois o mutiro foi politizado. Estamos aqui discutindo as diferenas entre os anos 80,90 e agora.Nos anos 80 o mutiro foi um caminho para a disputa pelo fundo pblico, um caminho para publicizar o problema da falta de moradia.E isso tudo se deu atravs do mutiro,da autogesto,na ao dos movimentos populares. De certa maneira estranho,e creio que voc se baseia em algumas informaes equivocadas. Por exemplo: dizer que no mutiro h apenas o valor do trabalho na mo-de-obra.Hoje essa mo-de-obra est em torno de 20% do total do trabalho.J temos 50% a 70% do valor da mo-deobra contratada por empresas que trabalham no mutiro durante a semana, j que o mutiro se d no fim de semana (lgico que h a o sobretrabalho,que ser debatido mais adiante).
78 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

Tambm me parecem estranhas as informaes sobre a forma como o movimento seleciona as famlias. Talvez num outro momento possamos visitar um mutiro,conversar e discutir sobre alguns dados da pesquisa com mais cuidado. Vale dizer que o mutiro no uma poltica hegemnica, nunca foi. A justificativa para isso no ter ocorrido,muitas vezes apontada pela professora Ermnia Maricato, o poder das empreiteiras.Isso tambm tem de ser enfrentado.Temos de discutir o mutiro inserido no problema da habitao,o mutiro dentro do problema da construo civil,dentro das lutas dos movimentos populares e do poder das empreiteiras.Creio que, fazendo essa contextualizao,diversas das questes que voc apresentou no se sustentam. Jorge Oseki (NAP-PLAC) Vou fazer algumas questes,mas antes gostaria de dizer que sou leitor seu,aluno,ex-aluno,j trabalhamos juntos. Para ns,arquitetos,como para Rodrigo Lefvre e Srgio Ferro,a cidade mais-valia.No existe arquitetura como produto necessrio na cidade, a cidade mesmo mais-valia pura. Ns, arquitetos, somos mediao dessa mais-valia,de sua extrao. Porm, desde os anos 70, a autoconstruo a lei. o processo genrico de acumulao primitiva no estamos questionando isso. Na dcada de 80, no processo do mutiro, que um processo absolutamente arcaico, localizado em lugares distantes, encontramos mutirantes construindo um espao excepcional,um espao bonito voc que um esteta como eu compreende o que quero dizer.Isso em espaos que em geral so desorganizados e feios. isso que nos causa espanto, que nos inspira: por que ali num processo que furado, que sobretrabalho,com toda essa sobredeterminao se consegue criar uma alternativa? Ela no generalizvel pelo seguinte: autogesto generalizvel socialismo, certo? Estamos bastante longe disso. um processo de autogesto. Isso no residual, autogesto de uma unidade produtora. um canteiro, uma unidade de produo autogerida. gramsciano, romntico, muito bem, mas um fato sociolgico que deve ser analisado. E um fato arquitetnico,porque h um salto qualitativo brutal,no se sabe bem o porqu. Seja pela genialidade dos participantes do processo ou pela boa vontade deles. muito virtuoso, voc precisaria ver. No digo isso por ter participado, mas porque um fato.As relaes de produo nesse canteiro (apesar de inicialmente eu ter considerado o mutiro uma coisa meio boba, meio pr-capitalista) funcionam de maneira consistente e antiestatista,antiEstado,antipoder.No anticapital,realmente,talvez em termos de trabalho,mas antipoder.Por isso ela no pode se generalizar,porque generalizar isso seria generalizar,digamos,os sovietes,ou a comuna de Paris, e no se trata disso. O fato de ser autogesto no irrelevante. Trata-se da produo de um espao de qualidade.H diferenas entre morar numa favela e num prNOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 79

dio de apartamentos que qualquer um de ns gostaria de morar. preciso diferenciar o mutiro, que uma forma completamente arcaica, da autogesto,que uma coisa avanada. A forma que voc acredita ser cannica, na qual o Estado financia a habitao popular, e na qual acreditvamos, no funciona nem nos pases centrais. O subsdio necessrio para construir conjuntos habitacionais to grande no se trata de juro zero,mas juros negativos que poucos pases conseguem manter isso. Tanto que esto deixando essa questo para o mercado. No Primeiro Mundo no se consegue mais habitaes subsidiadas, o que um revs muito grande. E l na Europa acaba por ser ainda mais perverso depois do que eles j tinham conseguido, em comparao com o Brasil, onde no h nada. L havia muitos ganhos: sade subsidiada, educao subsidiada. At os franceses querem saber como ns estamos fazendo essas autogestes. Eu sei que isso no significa nada.No estou dizendo que se trata do sal da terra, que a revoluo chegou, no isso. Apenas no d para nos omitirmos: a luta de classes no espao. O capital tenta desvalorizar o trabalhador (99% das vezes consegue) e,quando um grupo de arquitetos tenta revalorizar a reproduo da fora de trabalho no lugar de moradia,no a revoluo,mas na minha opinio no banal. preciso verificar se h possibilidades emancipatrias nisso. Quando o mutiro vira poltica pblica,perde essa caracterstica antipoder e passa a ser cooptao pura. a tutela total do Estado.Os mutires de fato viram trabalho gratuito,praticamente trabalho escravo. a este momento que devemos ficar atentos.Este um momento para o qual devemos olhar com lupa.Estou falando da continuao do inesquecvel Rodrigo Lefvre e de Srgio Ferro: olhar momentos em que a produo do espao, em que a arquitetura consegue de novo um contedo social forte. o que havia de melhor em arquitetura na dcada de 80,eu no tenho a menor dvida disso.Ento no um fenmeno banal. Imagine dizer que tudo pela autoconstruo e que a gente vai agora fazer carro,comida,tudo em casa.No tem como.Porm,o avano esse tipo de felicidade, que nunca vi numa unidade de produo. Pois o canteiro o contrrio, tipicamente o lugar da explorao na forma mais vil, fora bruta.Voc os obriga a subir com o carrinho,depois descer com o carrinho,depois subir de novo,e desce. uma coisa absurda. Esses momentos virtuosos so pequenos, mas so fundantes. E eles se opem diretamente s empreiteiras. O que as empreiteiras fazem com trabalho pago no chega aos ps do que se faz com mutiro,em relao qualidade.E verdade,sou absolutamente neutro nisso.Voc olha e diz que no parece autoconstruo,parece coisa de holands. isso que estamos analisando: como a forma mutiro, absolutamente arcaica e rural,e a autogesto conseguem alguma realizao,com todas as aspas. um campo de pesquisa, no regra. Por isso creio que no batemos de frente,de lado,nem de nada.Fui um dos primeiros a ler a Crtica razo dualista,sei disso.
80 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

No que o mutiro no seja sobretrabalho.A perversidade das periferias autoconstrudas brutal. Mas de repente surge o que Henri Lefebvre chama,afinal de contas,de nichos de contrapoder,que so interessantes de serem vistos.Talvez seja a nica coisa que temos para ver no momento. Francisco de Oliveira Deixa eu tentar dialogar, seno a memria no ajuda.Primeiro,com Jorge.Voc concordou com o que eu disse:o mutiro s virtuoso porque excepcional,se for transformado em poltica, vai perder toda a virtude. Apesar de Pedro Arantes ter dito que no mais o trabalho dos muturios que constitui o fundamento da autoconstruo no mutiro, sinto muito,Pedro,mas o custo do trabalho na indstria automobilstica no chega a 5%.Voc est falando de um custo de 20% do trabalho no mutiro.Se a quantidade no se transforma em qualidade,ento no entendo nada mais. Esse um custo altssimo. O custo da mo-de-obra numa habitao popular devia ser de 1%. Se 20%, h um sobretrabalho formidvel. um quinto do tempo de trabalho de uma pessoa. O mutiro virtuoso porque excepcional. Para ser generalizvel ele supe que as pessoas sejam capazes de dar 20% de seu tempo de trabalho para a autoconstruo.Isso no pode ser o objetivo de uma poltica de habitao. Eu sinto muito, discordo de frente. Exatamente porque ele excepcional ele pode ser bonito,pode ser uma boa soluo arquitetnica, pode ser urbanisticamente interessante,mas no pode ser generalizvel. Se fosse assim,Pedro,voc teria o seguinte paradoxo,e me d uma soluo,por favor:a melhor economia seria a economia primria,porque ela tem 90% de custo em fora de trabalho. Estou dizendo que 20% de custo de fora de trabalho muito alto. A voc me replica que na construo civil 40%. por isso que este pas uma merda! Isso no uma virtude, um problema. por isso que a construo civil isto que , por isso que a distribuio de renda no Brasil isto que . Ento desculpe,aqui ns vamos bater de frente. Nunca plagiei Engels, nem nunca plagiaria. Mas eu sinto muito agora discordar de Engels. Como o capitalismo abordou a questo da habitao? Pelo aumento da produtividade do trabalho, essa a chave. Nem o mutiro nem a autoconstruo fizeram isso. intrnseca e conceitualmente impossvel.O processo do capital outro, o aumento da produtividade do trabalho,vale dizer,aumento da taxa de explorao. assim que se resolveu,quando resolveu,o problema da habitao.A soluo da mercadoria e a soluo da no-mercadoria no se equivalem. Eu sinto muito,Friedrich Engels,durma em paz no tmulo.Ele sabia que no so solues equivalentes,ele era industrial em Manchester. Manter uma indstria nesses patamares de utilizao de fora de trabalho gera esta sociedade que est a. Ento seria o caso de chamar os ladres da construo civil,os Srgio Naya da vida,para o Ministrio da Fazenda.E fazer prdio de areia,com 40% de custo em fora de trabalho. Vocs sabem que os arquitetos estudam isso h dcadas.O objetivo tem que ser outro.
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 81

No estou combatendo o romantismo.Eu e Jorge Oseki somos freqentadores dos concertos da Sala So Paulo e evidentemente ningum toca mais ao corao do que Chopin.Mas estou dizendo que h uma concepo romntica no projeto da Usina.O romantismo pensar que o operrio e o trabalhador vo recuperar o controle dos meios tcnicos da produo autoproduzindo esses meios tcnicos. Isso o oposto do socialismo.O controle dos meios de produo que o socialismo prega a abolio do capital. outra coisa. O romantismo estava em algumas das melhores cabeas que esta faculdade j produziu, no Srgio Ferro e no Rodrigo Lefvre,que era alm do mais um excelente danarino... Silvio Sawaya (FAU-USP) Mas o romantismo para ser desestimulado? Ou possvel dialeticamente ter conscincia dele e continuar essas aes,visto que tm outras repercusses interessantes? Francisco de Oliveira Acabei de confessar:sou romntico.O que estou tentando dizer outra coisa:o objetivo do socialismo no voltar as foras produtivas ao estgio em que so comandadas pelas mos do trabalhador. O objetivo dar um salto por cima e comandar as foras que comandam esse processo. s nisso que no sou romntico. der Santos (historiador) Como dizer que a obteno da moradia no gera valor, no reorganiza a vida das pessoas? Existe um valor a, e porque isso no contabilizado no existe tcnica para isso, no existe ndice , no posto. Mas inegvel que transforma a vida de pessoas.Como pensar isso? Jorge Oseki (NAP-PLAC) Alis, voc mesmo falou que os pobres investem,acho que na razo dualista... Francisco de Oliveira Mas so valores de uso. disso que se trata,no so valores de troca. Joo Whitaker (LabHab/FAU-USP) O mutiro evoluiu ao longo dos anos para responder a diferentes necessidades.Foi uma soluo s vezes paliativa,s vezes encaminhada como poltica pblica.Hoje esse pressuposto no existe mais. Grande parte das pessoas envolvidas nesse processo no entende o mutiro como poltica que deva se generalizar.A poltica habitacional mais ampla e tem que responder a demandas complexas e variveis.No se resolvem problemas de cortio obrigatoriamente com mutiro,nem problemas de regularizao fundiria em favela. Para surpresa de todos, o mutiro mostrou aspectos positivos como reconstituio do tecido social, autogesto de fundos pblicos e, do ponto de vista da arquitetura,resgate de formas de projeto habitacional de altssima qualidade. A Usina um marco nesta histria, com os projetos da Associao por Moradia de Osasco (Copromo) e da Associao Unio da Juta. So marcos na qualidade arquitetnica na habitao popular, que, por mutiro, conseguiram ser melhores que a poltica generalizada das CDHUs e COHABs ao longo da histria. Mariana Fix (LabHab/FAU-USP) Em toda a sua fala, a questo que estava por trs era: se a gente est fazendo algum projeto, com a perspectiva de que ele v se universalizar.No caso do mutiro,se quem
82 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

est fazendo tem a perspectiva de que ele seja um projeto transformador, a perspectiva est errada, porque ao generalizar se produz um grande desastre. O mutiro no pretende se generalizar como soluo.A principal virtude dele talvez seja questionar como as polticas urbanas e o mercado imobilirio pretendem tratar a questo da habitao.O mercado imobilirio quer generalizar a moradia. As propostas passam por uma forma de financeirizao, por uma forma de explorao da fora de trabalho, por uma forma de relao com os movimentos sociais. isto que os mutires questionam:a forma como se universaliza a moradia pela forma-mercadoria,tal como acontece numa sociedade como a nossa. Se for universalizada como mercadoria para as faixas mais baixas de renda,vai ser tambm um desastre,mas de outra magnitude.No s pela forma como essa universalizao acontece, mas tambm pelo tipo de cidade que produz,segregada,e pelo tipo de soluo habitacional,que da maior precariedade, com o espao mais reduzido possvel. Se voc pensar no mutiro como algo que contesta a forma com que os dois,mercado imobilirio e poltica pblica, tratam a questo da habitao, no veria o mutiro de uma perspectiva diferente? Graa (mestranda na FAU-USP) Gostaria que voc comentasse a teoria do capital morto, de Hernando de Soto, sobre a regularizao como uma possibilidade de gerao de riqueza e renda. Francisco de Oliveira Acho uma cretinice. Jorge Oseki (NAP-PLAC) Pode responder s perguntas. Francisco de Oliveira Vou comear pelo fim. Este Hernando de Soto diz o seguinte desde o primeiro livro:o comrcio informal uma revelao da vocao empresarial das classes pobres,e isso foi obstado devido burocracia estatal. Ento, se a gente tirar a burocracia estatal do meio, essa capacidade empresarial, esse ser weberiano que est escondido na alma de nossos pobres,se revelar e a acontecer o auge da expanso. Esse cretino peruano.Quem conhece Lima pode ver a realizao desse carter empresarial nas ruas.Agora ele vem com a histria de que as casas autoconstrudas so um enorme patrimnio que pode ser convertido em mercadoria.Outro dia,o Elio Gaspari,que de vez em quando tem ataques de cretinice,botou isso nos jornais como se fosse um tremendo ovo de Colombo:se mobilizarmos todo o patrimnio que as classes populares investiram na autoconstruo, d para pagar a dvida externa brasileira,a dvida interna,o escambau.S que ele nunca percebeu que o problema exatamente este: a casa construda como no-mercadoria e por isso que pode ser construda.Se pudesse ser mercadoria a Pedro Arantes tem razo , batia de frente com o sistema construtivo capitalista.Como a premissa do de Soto na verdade neoliberal,quer transformar pobreza em capital. Ento esse cidado devia ganhar o prmio IgNobel de economia. As outras trs questes tm a ver com o estatuto do mutiro. Em primeiro lugar, o Joo Marcos me encomendou a seguinte questo:
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 83

O papel da autoconstruo na acumulao capitalista no Brasil.Apresentei um recorte sobre o caso do mutiro porque o trabalho que a Usina faz.Meu marco maior a autoconstruo,dentro dele,o mutiro. Continuo a insistir: ele no pode ser universalizvel. E vocs que fazem essa pesquisa esto pensando que ele pode e deve. nisso que vocs esto pensando. Esse o pressuposto que est l, exatamente nas palavras de Mariana: o mutiro se coloca como alternativa no confronto com o sistema de construo civil capitalista.No adianta fugir semanticamente da questo.Se ele alternativa,deve ser generalizvel. No duvido uma vrgula do que o Jorge descreveu, no duvido que haja outros valores. Mas eles convivem perigosamente com outras tendncias, com a coero, com a construo ilusria de uma comunidade que se esbate com a prpria casa:quando ela termina de ser construda,acabou a comunidade. Ou se pensa o mutiro como alternativa ou ento como exemplo virtuoso.S isso? isso que vocs esto perseguindo? para isso que fizeram essa pesquisa? No precisava... Todo pressuposto da cincia : algo real esconde-se por trs da aparncia. Ento vocs supem que, por trs dessa aparncia do mutiro, se esconde uma alternativa real.A no ser que mutiro faa parte da cadeira de Esttica aqui da FAU. Se for assim, tudo bem. Mas, se for pensado como soluo produtiva,o pressuposto que possa ser generalizvel. O mutiro se passa num recorte muito especfico, que seleciona pela negatividade.Isso no um atributo do mutiro, um atributo da sociedade que est fora dele e que impe esse constrangimento sob o velho argumento de que no h recursos para todos, as polticas tm de ser focadas. Adotar o mutiro como soluo seguir o mesmo caminho das polticas focadas, no universalizveis, que tm dentro de si um elemento de discriminao. Essa discriminao se d nos termos de Giorgio Agamben: voc seleciona pela excluso. Tenho plena convico de que no esse o objetivo dos que esto realizando essa pesquisa. Falemos das outras coisas que o Jorge abordou.No mundo todo est em regresso o direito do trabalho, o Estado de Bem-Estar Social, para no falarmos nas aposentadorias... Mas, Jorge, por qu? Porque os gastos sociais colidiram de frente com o capital. Gastos sociais que a esquerda sobretudo a esquerda comunista foi incapaz de reconhecer ao longo dos ltimos oitenta anos da histria do capitalismo, porque aquilo era reformismo. Os gastos sociais colidiram de frente com o capital e disputaram a destinao do excedente pblico. E foi a Thatcher, na prtica, e o Hayek, na teoria, que perceberam isso. O Hayek dizia: o inimigo do capitalismo no o comunismo,o inimigo do capitalismo o keynesianismo,essas polticas de bem-estar,essas polticas anticclicas que negam o estatuto de mercadoria da fora de trabalho.Quando bateu de frente,esse ataque do capital se deu exatamente nos direitos, entre eles o da habitao, de subsdio para habitao na maior parte dos pases da Europa ocidental.
84 CONTRA OS MUTIRES Francisco de Oliveira

Recebido para publicao em 05 de dezembro de 2005.


NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

Isso no um modelo, uma constatao real do que est acontecendo. Ainda que no conhea a experincia inteiramente, reconheo as qualidades virtuosas que o mutiro possa ter. Mas s existem porque so excepcionais. Algum falou que isso no est sendo transformado em prtica geral. Est sim. O Ministrio das Cidades e a Caixa Econmica Federal tm programas de mutiro.O que fantstico,no ? Fantstico porque o pressuposto so os 20% de fora de trabalho a que se referiu o Pedro Arantes.O pressuposto que uma larga faixa da populao mantenha-se desempregada. Que gracinha! Se fosse Fernando Henrique Cardoso,com o profundo desprezo que,do alto de Higienpolis,ele tem pelo trabalho... Mas no, isso uma poltica oficial de um governo do Partido dos Trabalhadores,uma poltica que supe que cerca de 20% da fora de trabalho esteja desempregada. Sinto muito, mas como diz o Joo Marcos no texto que me entregou. Ele termina o texto com uma frase minha: Sejamos pragmticos, ora bolas! J tempo de descartarmos as utopias. Se vocs quiserem descartar as utopias,faam mutiro!
Francisco de Oliveira professor titular aposentado no Departamento de Sociologia da USP e coordenador-executivo do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic).

74,maro 2006 pp. 67-85

NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006

85

Potrebbero piacerti anche