Sei sulla pagina 1di 6

Usurio Curso Teste Iniciado Enviado Status Resultado da tentativa Tempo decorrido Instrues

EDUARDO DA SILVA FREITAS EDUARDO DA SILVA FREITAS EDUARDO DA SILVA FREITAS Comunicaao Empresarial Questionrio Unidade III 25/04/13 09:20 25/04/13 09:21 Completada 2,5 em 2,5 pontos 0 minuto.

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Leia o texto a seguir: A comunicao empresarial (organizacional, corporativa ou institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, aes, estratgias, produtos e processos desenvolvidos para reforar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, rgos governamentais, ONGs, associaes, universidades etc.) junto aos seus pblicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinio, classe poltica ou empresarial, acionistas, comunidade acadmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto opinio pblica. (Fonte: Comtexto Comunicao e Pesquisa, consultoria/assessoria em Comunicao). Considerando o trecho anterior em relao funo da linguagem, podemos afirmar que:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: d.


A funo referencial, a inteno do emissor transmitir informao sobre algum aspecto da realidade, exterior ou interior.

d.
A funo referencial, a inteno do emissor transmitir informao sobre algum aspecto da realidade, exterior ou interior. Letra D Comentrio: a explicao diz exatamente o que significa a funo referencial.

Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

Nesse texto sempre deve existir um fato vivido por personagens em determinado tempo e espao e que contado por um narrador presente ou no na histria. Este pode participar da histria contada, como narrador-personagem, ou pode cont-la de fora, como narradorobservador. Esse tipo de texto a:

Resposta Resposta Selecionada: e.


Narra

o.

Resposta Correta:

e.
Narra o.

Feedback da resposta:

Letra E Comentrio: o enunciado mostra a definio da narrao.

Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

Nesta funo no h a inteno de persuadir o leitor, apenas se transmite a informao. Os textos, geralmente, comunicam de modo bem objetivo, sem adjetivaes e sempre prevalece a terceira pessoa do singular ou do plural, pois transmite impessoalidade. Essa a funo da linguagem:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: a.


Referenci al.

a.
Referenci al. Letra A Comentrio: a funo de linguagem correta a referencial.

Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

Observe as afirmativas: I. Documentos que contm informaes, fatos, estatsticas ou recomendaes coletadas por uma pessoa ou grupo, com o objetivo de melhorar processos ou servios. II. Descrevem fatos, registram observaes, pesquisas, investigaes, fatos ou relatam a execuo de servios ou experincias. III. Eles(as) podem ser de vrios tipos: individual ou coletivo, simples ou complexo, parcial ou completo, peridico ou eventual. IV. Conforme a necessidade da empresa possvel que tenham muitos modelos desses documentos. Por exemplo, a rea de vendas e de atendimento ao cliente possui diversas formas deles, com vrios tipos de informaes diferentes. Nessas afirmaes, estamos falando de:

Resposta Resposta d.

Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta:

Relatri os.

d.
Relatri os. Letra D Comentrio: todas as afirmativas apontam informaes sobre relatrios.

Pergunta 5

0,25 em 0,25 pontos

Observe as afirmativas: I. Para escrever bem preciso observar pontuao e ortografia corretas e correo gramatical, entre outros. Comunicao escrita requer rigor gramatical e os estrangeirismos devem ser evitados. II. Comunicaes informais so normais dentro de uma empresa e no trazem dificuldades para ela. III. A comunicao escrita tambm informal e no prima pela clareza, pela coeso e pela coerncia, independente do contedo e do pblico a que se dirige. IV. Os resumos tm como principal objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos em um texto e as resenhas so textos, geralmente, com opinio crtica sobre determinado assunto e a partir de um material anterior (livro, filme etc.). Assinale a correta:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: c.


Apenas I e IV so verdadeiras.

c.
Apenas I e IV so verdadeiras.

Feedback da Letra C Comentrio: comunicaes informais, geralmente, do origem aos boatos, resposta:
que trazem problemas para a empresa e a comunicao escrita sempre formal e no informal.

Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Para se fazer um bom resumo, deve-se: I. No se preocupar com as ideias centrais. II. Levantar o esquema e preparar as anotaes de leitura. III. Usar frases longas, j que o objetivo reescrever o texto de forma expandida. IV. Ler e reler o texto. Assinale a correta:

Resposta

Resposta Selecionada: Resposta Correta:

c.
Apenas II e IV so verdadeiras.

c.
Apenas II e IV so verdadeiras.

Letra C Feedback da resposta: Comentrio: para fazer um bom resumo, devem-se extrair as ideias centrais no s do texto, como de cada pargrafo. A ideia escrever um texto menor, as frases curtas ajudam nisso.

Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
Pela definio da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), resumo apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto em sequncia de frases articuladas. Eles podem ser de quatro tipos: indicativo, informativo, informativo/indicativo ou, ainda, crtico. Observe as afirmativas: I. Indicativo: resume apenas os pontos principais e usado em prospectos e catlogos. II. Informativo: ressalta, de modo conciso, finalidades, metodologia, resultados e concluses. Evidencia ao leitor se ele deve ler o texto todo ou no. III. O informativo nunca utilizado nos relatrios acadmicos. IV. Crtico: faz anlise interpretativa de um texto e tambm se chama recenso ou resenha. Assinale a correta:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: b.


Apenas I, II e IV so verdadeiras.

b.
Apenas I, II e IV so verdadeiras. Letra B Comentrio: o resumo informativo utilizado nos relatrios acadmicos.

Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Quanto aos veculos da redao administrativa, podemos dizer que:

Resposta Resposta Selecionada: a.


Carta comercial e carta de apresentao so correspondncias com inmeras funes e servem para informar vrias situaes ao cliente, fazer solicitaes, agradecimentos etc.

Resposta Correta:

a.
Carta comercial e carta de apresentao so correspondncias com inmeras funes e servem para informar vrias situaes ao cliente,

fazer solicitaes, agradecimentos etc.

Feedback da resposta:

Letra A Comentrio: a nica definio correta a da letra A, as outras esto erradas.

Pergunta 9

0,25 em 0,25 pontos

Segundo Machado (2003, p.6), a comunicao organizacional escrita ainda praticada com inmeras deficincias, tanto operacionais quanto de qualidade. Para o autor, algumas das principais delas so: I. Excesso de detalhes e perodos longos demais. II. Uso de jarges que no pertencem ao ambiente profissional, mas que se acredita serem smbolos de intelectualidade e conhecimento superior. III. Textos bem revisados. Assinale a correta:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: b.


Apenas I e II so verdadeiras.

b.
Apenas I e II so verdadeiras. Letra B Comentrio: a alegao do professor que no h reviso bem feita nos textos de comunicao empresarial.

Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
Dentre os tipos mais comuns de redao administrativa (veculos), temos: carta, circular, memorando, relatrio, boletim, manual, jornal e revista. Alguns veculos so mais utilizados no cotidiano: cartas, memorandos (nas empresas informatizadas: o e-mail) e tm destinatrio definido; outros so utilizados em situaes especficas (peridicas ou no) e destinam-se a um pblico mais amplo: manuais, boletins, folders, jornais, revistas. Os relatrios enquadram-se nos dois casos. (Comunicao Empresarial. PIMENTA, Maria Alzira) Observe as afirmativas: I. A circular uma correspondncia produzida em vrias vias, que trata de interesse amplo e dirigida a multidestinatrios. Cada via deve ser assinada ou autenticada, para ter um carter original. Seu contedo, em geral, composto por orientaes e recomendaes. II. As cartas so correspondncias utilizadas para tratar de assuntos gerais com variadas instituies, solicitar ou agradecer colaborao, justificar atos ou atitudes, homenagear, censurar, advertir etc. Deve-se usar vocabulrio simples, primando pela exatido, pela clareza e evitando chaves. III. O requerimento serve para fazer solicitaes a uma autoridade e tambm pode ser chamado de petio. O ofcio uma comunicao oficial expedida por autoridades da administrao.

IV. Os editais empresariais mais frequentes so os de tomada de preos, escolha de empresas para realizao de obras por rgos do governo, assembleia geral, inscrio e pessoa no localizada. Assinale a correta:

Resposta Resposta Selecionada: e.


I, II, III e IV so verdadeiras.

Resposta Correta:

e.
I, II, III e IV so verdadeiras.

Feedback da resposta:

Letra E Comentrio: todos os documentos da comunicao escrita esto definidos corretamente nas afirmativas.

Potrebbero piacerti anche