Sei sulla pagina 1di 3

PF faz buscas para prender deputado dois dias aps deciso do STF

Na quarta tribunal rejeitou recursos e determinou priso de Natan Donadon. Mandado chegou PF na quinta; deputado ainda no foi encontrado. Do G1

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado a 13 anos de priso por desvios (Foto: Leonardo Prado/Agncia Cmara)

A Polcia Federal continua nesta sexta-feira (28) a procura pelo deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que teve priso decretada pelo Supremo Tribunal Federal na quarta. A ordem do STF para prend-lo chegou PF na quinta. Durante todo o dia, a PF realizou buscas e monitorou vrios pontos de Braslia e pessoas ligadas a Donadon, que no foi encontrado. Agentes procuraram o parlamentar tambm em Porto Velho e Vilhena, em Rondnia.

A assessoria de imprensa da Polcia Federal no confirma se Donadon j considerado foragido. A equipe de buscas ainda trabalha com a hiptese de que a probabilidade maior que o deputado esteja em Braslia. Donadon o primeiro parlamentar a ter priso decretada pelo STF no exerccio do cargo desde a Constituio de 1988. Ele foi condenado em 2010 pelo tribunal a 13 anos de priso por peculato e formao de quadrilha, mas recorria em liberdade. Na quarta (26), o Supremo negou o ltimo recurso possvel e expediu o mandado de priso. O advogado do deputado, Nabor Bulhes, afirmou na quarta que discorda da posio tomada pelo STF. Para ele, a pena do deputado no poderia ser diferente da de outros rus condenados pelos fatos em outros tribunais. "No se pode manter uma condenao definitiva de algum que partcipe, de uma pena de 13 anos, quando os autores foram condenados a 4 anos com a converso da pena restritiva de liberdade em restritiva de direitos", disse. A ministra Crmen Lcia, do STF, decidiu que a pena ser cumprida em Braslia. Nesse caso, Donadon ficaria preso no presdio da Papuda. Mesmo com a ordem de priso, Donadon continua deputado federal. Ele alvo de processo na Comisso de Constituio e Justia da Cmara dos Deputados que pode levar cassao de seu mandato. Se for aprovado na comisso, o processo de cassao segue para o plenrio da Cmara, que decide se decreta ou no a perda do mandato. A perda do cargo ser decidida na Cmara, uma vez que, durante o julgamento de Natan Donadon em 2010, os ministros no discutiram a questo. No caso do processo do mensalo, porm, o STF decidiu pelas cassaes dos mandatos dos parlamentares condenados sem necessidade de votao na Cmara. Na noite da quinta, o diretrio do PMDB de Rondnia informou que expulsou o deputado Donadon. Notificao da Cmara A Cmara dos Deputados tenta encontrar Donadon desde a quarta-feira, sem sucesso. A Casa quer notificar o deputado sobre processo de cassao aberto contra ele na Comisso de Constituio e Justia. Nesta quinta e na quarta, dia de abertura do processo, a Donadon no foi encontrado para a notificao. Segundo o relator do caso na comisso, deputado Srgio Zveiter (PSD-RJ), sexta-feira ser feita uma ltima tentativa de notific-lo.

A secretaria da CCJ j deixou avisado que sexta s 10h estaro l no gabinete para consolidar o fato de que ele foi procurado trs vezes e no foi localizado, explicou. Passada a tentativa, a Cmara poder publicar a notificao e ento passa a ser contado um prazo de cinco sesses da CCJ para a defesa do parlamentar. Zveiter apresentar um relatrio e os deputados votaro se Donadon continua como deputado ou se perder o mandato. Se a CCJ votar pela cassao, o caso ainda vai para o plenrio da Casa. Condenao de Donadon Donadon foi considerado culpado pelo Supremo por supostamente liderar uma quadrilha que desviava recursos da Assembleia Legislativa de Rondnia. Os desvios teriam ocorrido entre 1995 e 1998, num total de R$ 8,4 milhes. A condenao foi decidida por 7 votos a 1, com pena de 13 anos, 4 meses e 10 dias de priso em regime fechado, alm de multa. Na poca do julgamento, a defesa do ex-parlamentar negou as acusaes e alegou que Donadon no foi responsvel pelas supostas fraudes em licitaes que teriam possibilitado os desvios. A defesa alegou que, na funo de diretor financeiro da Assembleia Legislativa, Donadon limitou-se a assinar cheques. Natan Donadon foi condenado pelo STF em 28 de outubro de 2010. Um dia antes, no dia 27, ele renunciou ao mandato que exercia. No mesmo ano, porm, ele concorreu novamente a deputado pelo PMDB, foi eleito para um novo mandato e tomou posse em 2011.

Potrebbero piacerti anche