Sei sulla pagina 1di 44

gama

Construimos o seu Futuro

climatizao

Lder indiscutvel na rea da climatizao, Isover apresenta solues adaptadas s diferentes necessidades, garantindo a qualidade e a segurana exigidas neste tipo de instalaes que, dia a dia, se revestem de cada vez maior importncia.

A IMPORTNCIA DA CLIMATIZAO
Na sociedade actual existem duas circunstncias que, em conjunto, fazem com que a climatizao seja cada vez mais necessria: por um lado, a procura de mais conforto em todos os aspectos da nossa vida diria e, por outro, o elevado nmero de horas que passamos em recintos fechados, sem ventilao natural. Para dar soluo a estas novas exigncias, os sistemas de climatizao devem proporcionar um ar com as caractersticas fsicas adequadas em termos de temperatura, grau de humidade e velocidade. Alm disso, as instalaes devem ser silenciosas e fornecer apenas ar tratado e limpo que ajude a garantir uma qualidade excelente do ar interior dos espaos fechados. Para tal, essencial ter como ponto de partida um bom projecto, que todos os elementos que compem o sistema sejam os adequados e que, uma vez em funcionamento, seja feita uma manuteno correcta de toda a instalao. De todos os elementos que compem o sistema de ar condicionado, o papel desempenhado pelas condutas de ar , em muitos aspectos, vital.

AS CONDUTAS NAS INSTALAES DE AR CONDICIONADO


No funcionamento das instalaes de ar condicionado, as condutas tm um papel passivo, apesar de nem por isso serem menos importantes. De facto, so elas que asseguram que o ar chega ao local a climatizar no s nas condies de temperatura e humidade projectadas mas tambm com o caudal adequado. Assim, devem minimizar as perdas de calor antes de o ar chegar zona a climatizar e quaisquer filtraes que possam ocorrer atravs das prprias condutas. Outro aspecto importante o conforto acstico dos locais climatizados e o cumprimento da legislao em vigor. Neste sentido, as condutas podem desempenhar um papel decisivo na atenuao do rudo emitido pelos ventiladores e compressores dos equipamentos de refrigerao.

TABELA DE SELECO DE PRODUTOS


Produto
CLIMAVER PLUS R CLIMAVER A2 CLIMAVER NETO CLIMAVER A2 NETO SISTEMA CLIMAVER METAL(1)

Absoro Comportamento Isolamento acstica ao fogo trmico Condutas autoportantes


** ** ** ** * * *** *** ** *** ** ***

Limpeza
** ** ** ** ***

Velocidade
*** *** ** ** ***

Apresentao
Painel Painel Painel Painel Sistema

(1) Passvel de instalao com qualquer painel Climaver excepto Climaver Plata.

Conduta metlica. Isolamento pelo exterior


ISOAIR 30 ARENA ISOAIR 40 ARENA ISOAIR 30 ISOAIR 40 ISOAIR A2 30 ISOAIR A2 40 IBR ALUMINIO INTRAVER NETO -25 FLEXIVER D FLEXIVER CLIMA *** Excelente ** Muito bom comportamento * Bom comportamento ** *** ** *** ** *** *** ** *** ** ** ** ** *** *** ** *** *** *** *** *** *** *** ** ** *** *** *** *** *** *** *** ** * * Manta Manta Manta Manta Manta Manta Manta Manta Tubo Tubo

Conduta metlica. Isolamento pelo interior Conduta flexvel


** *

CONCEITOS GERAIS SOBRE CONDUTAS DE AR


Numa instalao de climatizao, as condutas de ar condicionado desempenham um papel muito importante, pois so elas que transportam o ar desde a mquina at aos locais de sada. De um modo geral, de entre os requisitos tcnicos que qualquer rede de condutas deve respeitar para manter o ar nas condies de temperatura e humidade requeridas, com a maior eficincia energtica e o maior conforto acstico possveis, devem garantir-se: resistncia mecnica; perdas de carga mnimas; isolamento trmico; controlo acstico; segurana contra fogo e capacidade de limpeza. Este documento contm informaes sobre estes e outros aspectos tcnicos das condutas de ar, apresentando a gama de condutas autoportantes Climaver e de isolamentos Isover para condutas metlicas. Para informaes mais detalhadas, dever consultar o Manual de Condutas Climaver.

CLIMAVER; A SOLUO ISOVER


Atendendo s necessidades de um sistema de climatizao, Isover apresenta a Gama Climaver: painis em l de vidro de alta densidade, para construo de condutas de ar condicionado. Cada produto da Gama destina-se a um pblico com uma necessidade especfica. O Sistema Climaver Metal, fruto do incessante trabalho de I&D de Isover, permite a melhor qualidade possvel de limpeza da rede de condutas. Este sistema combina os painis Climaver (de todas as gamas excepo da Climaver Plata) com perfis interiores em alumnio, Perfiver, que conferem rigidez conduta, assegurando a sua capacidade de limpeza e manuteno correcta. O processo de limpeza est homologado pelas principais empresas do pas. Climaver Plus R lder indiscutvel no mercado do ar condicionado, graas sua polivalncia e excelentes resultados alcanados em reas to distintas como a do isolamento acstico, a manuteno ou a sua vasta gama de utilizaes. Climaver A2, Climaver NETO e Climaver A2 NETO so os novos produtos da Saint-Gobain Cristalera. Climaver A2 NETO e Climaver NETO dispem de um revestimento interior exclusivo, que assegura melhor comportamento acstico e permite limpeza, tornando estes produtos os mais adequados para responder s mximas exigncias em termos de manuteno e limpeza. Climaver A2 e A2 NETO possuem a melhor classificao do mercado em termos de resistncia ao fogo e, portanto, esto especialmente indicados para instalaes com requisitos especficos nessa matria. Por ltimo, Isover tambm conta com solues para condutas metlicas, como os produtos Isoair e IBR Aluminio, para revestimento exterior, ou Intraver NETO, para revestimento interior.

Construmos o seu Futuro

Garantia de silncio e higiene. A nova referncia em condutas de climatizao

Acstica das instalaes


As condutas de ar desempenham um papel fundamental em qualquer instalao de climatizao, uma vez que podem atenuar o rudo da mquina de ar condicionado e, assim, melhorar a qualidade acstica do ambiente interior. Por isso, recomenda-se a utilizao de materiais absorventes, como o caso da l de vidro que proporciona nveis de atenuao bastante elevados.

Mxima absoro acstica. Limpveis. Sem perfuraes que originem depsitos de sujidade.

Limpeza de condutas
Isover produz condutas especialmente concebidas para poderem ser correctamente limpas, com revestimentos interiores contnuos que resistem sem problemas aos testes de limpeza mais agressivos; sem perfuraes que possam servir para acumular sujidade ou provocar rupturas aquando do contacto com as escovas de limpeza.

Descrio de CLIMAVER neto


As condutas autoportantes, usadas na distribuio de ar condicionado, so fabricadas a partir de painis de l mineral arena, concebidos especialmente para permitir uma elevada atenuao acstica e facilitar a limpeza.

Revestimento interior neto


Malha txtil feita de fios de vidro reforados, unida estruturalmente ao painel de l mineral arena durante o processo de fabrico por prensagem trmica. Resistncia mecnica: Impossibilidade de ruptura e desencaixe na construo das condutas. Estrutura txtil: Permeabilidade total s ondas sonoras e inexistncia de perfuraes susceptveis de acumular sujidade. Superfcie deslizante e resistente eroso dos sistemas de limpeza. Tratamento do canto macho: Resistncia contnua escovagem. Incombustibilidade.

Revestimento exterior com marcao MTR


Constitudo por alumnio, malha de fibra de vidro e kraft, unido ao revestimento do ncleo do painel. Alta resistncia a ruptura e perfurao. Barreira de vapor. Marcao MTR: referncia para a construo de figuras de rede de condutas, usando o Mtodo do Troo Recto.

Dimenses do painel
Espessura (mm) 25 Comprimento (m) 3 Largura (m) 1,19

Absoro acstica
As condutas Climaver NETO associam uma excelente absoro acstica com um revestimento de alta resistncia mecnica. A absoro acstica a, a relao entre a energia acstica absorvida e incidente.
Coeficientes de absoro acstica de CLIMAVER NETO(*): Frequncia (Hz) Coeficiente a Sabine 125 0,25 250 0,60 500 0,65 1.000 0,95 2.000 1,00

Valores mdios: aw = 0,75; NRC=0,8 (*) Segundo ensaio do I.A. Torres Quevedo, AC3-D6-03-VIII

A absoro acstica de CLIMAVER neto a mxima num painel de ar condicionado: aw=0,75


Atenuao acstica (*) num troo recto (dB/m) de 40x50 cm para condutas individuais. Frequncia (Hz) Conduta Chapa (sem isolar) Climaver Plus R CLIMAVER NETO 125 0,07 1,26 1,67 250 0,07 1,26 4,99 500 0,19 1,26 5,52 1.000 0,19 4,99 8,86 2.000 0,1 3,97 9,45
Atenuao global (dB/m)

Atenuao acstica global (dB/m) Conduta de 40x50 cm


5 4 3 2 1 0
Seco (mm) 200x200 300x400 400x500 400x700 125 3,71 2,17 1,67 1,46 1,11 250 11,09 6,47 4,99 4,36 3,33

0,10 1,86 4,55

CLIMAVER neto proporciona a mxima atenuao acstica.


Atenuao acstica (*) num troo recto (dB/m) CLIMAVER NETO. Frequncia (Hz) 500 12,26 7,15 5,52 4,81 3,68 1.000 19,70 11,49 8,86 7,74 5,91 2.000 21,00 12,25 9,45 8,25 6,30
Atenuao global (dB/m)

8,45 5,63 4,55 4,05 3,19

CLIMAVER Neto

Chapa

Conduta Perfurada

500x1000

(*) Atenuao acstica (DL, em dB/m) estimada por: DL=1,05.a1.4.P (a:coeficiente de absoro Sabine, P e S: permetro e seco da conduta) S Para a potncia sonora de um ventilador com um caudal de 20.000 m3/h, perda de carga 15 mm.c.a. (frmula de Madison-Graham)

Isolamento trmico
A l de mineral arena actua como isolante, reduzindo as perdas trmicas:
Condutividade trmica Resistncia trmica (Propriedades aos 10 C) l90/90 0,032 W/m . K RD 0,75 m2 . K/W

Permeabilidade ao vapor de gua


Valor aproximado 0,013 g/m2 . dia mm Hg (correspondente ao revestimento exterior).

Reaco ao fogo
CLIMAVER Neto: Euroclasse B - s1, d0 (equivalente ou melhor do que a antiga classificao M1).

Rigidez mecnica
Classe R5 (segundo a UNE-EN 13403, Norma Europeia para condutas no metlicas). As condutas CLIMAVER NETO podem funcionar, sem problemas de fissuras ou deformaes, a presses estticas inferiores a 800 Pa (ensaio conforme a EN 13403).

Sistema de montagem
A rede de condutas, composta por troos rectos e figuras, pode ser fabricada com painis CLIMAVER, utilizando diversos mtodos. A utilizao de um troo recto, como base para a criao de figuras, proporciona mltiplas vantagens relativamente a outros mtodos que usam recortes. (Menos desperdcios, maior resistncia e qualidade, melhor acabamento interior... .) A Saint-Gobain Cristalera, S.A., edita e distribui manuais para a construo de redes de condutas utilizando, como recomendao mas sem carcter restritivo, o MTR (Mtodo do Troo Recto).

Perdas de carga
Utiliza-se o valor definido para a perda de carga em condutas Climaver NETO, obtido segundo o grfico psicromtrico do ASHRAE para condutas cilndricas de chapa galvanizada, com a necessria correlao de dimetro equivalente (condutas de seco rectangular).

Limpeza de condutas
Depois de realizados os ensaios de limpeza mais exigentes (ar comprimido e escovagem), a AELSA (Associao Espanhola de Empresas de Limpeza de Condutas), certifica que as condutas CLIMAVER NETO passaram nos ensaios sem apresentar danos ou rupturas no revestimento interior
Ensaio I.A.Q.

Recomendaes de montagem para a limpeza de condutas. Para facilitar a limpeza das redes de condutas, deve-se instalar portas de acesso a intervalos que no ultrapassem os 10 metros. Para que essas portas de acesso fiquem bem vedadas, concebeuse a sua montagem com perfilaria PERFIVER H, com vedao do recorte com cinta Climaver Trs das mais reconhecidas empresas a nvel nacional, que presentemente realizam este tipo de verificaes, confirmaram a idoneidade de CLIMAVER NETO relativamente sua limpeza: BMS TECHNOLOGIES tel. 91 662 57 53 www.bmstechnologies.com INDOOR AIR QUALITY tel. 91 767 22 44 www.iaq.es SERVIMIL tel. 91 559 39 26 www.servimil.com

Ensaio Servimil.

Sistema CLIMAVER METAL


Ensaio B.M.S.

Este sistema combina os painis CLIMAVER com a perfilaria PERFIVER L, que se incorpora nas arestas longitudinais da conduta.
SISTEMA CLIMAVER METAL + CLIMAVER NETO Resistncia e estanquicidade Limpeza e durabilidade Absoro acstica

Certificados
Excelente resistncia

CLIMAVER metal

Marca CE e marca N da AENOR.

Condies de funcionamento
Conforme a EN-13403, o uso de condutas Climaver no recomendado nos seguintes casos: Circulao de ar a temperaturas > 90oC. Transporte de slidos ou lquidos corrosivos.  Tubagens verticais de altura superior a dois andares, sem perfilaria de suporte; tubagens exteriores sem revestimento adequado e tubagens enterradas.

CLIMAVER PLUS R
Condutas para distribuio de ar

Construmos o seu Futuro

CLIMAVER PLUS R
Descrio de CLIMAVER PLUS R
Condutas autoportantes para a distribuio de ar em instalaes de climatizao, fabricadas em painis de l de vidro e com caractersticas isolantes trmicas e acsticas. Os painis tm um sistema de revestimento duplo que aumenta a sua rigidez

Revestimento interior PLUS R


Complexo de alumnio e kraft, aplicado sobre um dos revestimentos que conferem alta resistncia ao painel, incorporado no ncleo do painel.  Revestimento exclusivo do canto macho: permite uma unio fcil de limpar entre os troos, sem interrupo do revestimento interior. Superfcie deslizante e resistente eroso dos sistemas de limpeza. Tratamento do canto macho: Resistncia contnua escovagem.

Superfcie interior da conduta

Superfcie exterior da conduta

Revestimento exterior com marcao MTR


Constitudo por alumnio, malha de fibra de vidro e kraft, unido ao revestimento do ncleo do painel. Alta resistncia a ruptura e perfurao. Barreira de vapor. Marcao MTR: referncia para a construo de figuras de rede de condutas, usando o Mtodo do Troo Recto.

Dimenses do painel
Espessura (mm) 25 Comprimento (m) 3 Largura (m) 1,19

Isolamento trmico
A l de vidro actua como isolante, reduzindo as perdas trmicas:
Condutividade trmica Resistncia trmica (Propriedades aos 10 C) l90/90 0,032 W/m . K RD 0,75 m2 . K/W

Permeabilidade ao vapor de gua


Valor aproximado 0,013 g/m2 . dia mm Hg (correspondente ao revestimento exterior).

Reaco ao fogo
CLIMAVER PLUS R: Euroclasse B - s1, d0 (equivalente ou melhor do que a antiga classificao M1).

Rigidez mecnica
Classe R5 (segundo a UNE-EN 13403, Norma Europeia para condutas no metlicas). As condutas CLIMAVER NETO podem funcionar, sem problemas de fissuras ou deformaes, a presses estticas inferiores a 800 Pa (ensaio conforme a EN 13403).

Perdas de carga
Utiliza-se o valor definido para a perda de carga em condutas Climaver NETO, obtido segundo o grfico psicromtrico do ASHRAE para condutas cilndricas de chapa galvanizada, com a necessria correlao de dimetro equivalente (condutas de seco rectangular), devido ao facto de as perdas de carga numa conduta CLIMAVER PLUS R serem equivalentes s produzidas numa conduta de chapa.

CLIMAVER PLUS R

CLIMAVER PLUS R
Absoro acstica
A l de vidro um excelente absorvente acstico, pelo que reduz as leses causadas pelos rudos gerados na instalao. A capacidade de absoro do painel -lhe conferida pelos seus coeficientes de absoro: a relao entre a energia acstica absorvida e incidente.
a= Energia absorvida Energia incidente

Coeficientes de absoro acstica de PLUS R(*): Frequncia (Hz) Coeficiente a Sabine 125 0,20 250 0,20 500 0,20 aw = 0,4; NRC = 0,37 1.000 0,60 2.000 0,50

Valores mdios:

(*) Segundo ensaio do I.A. Torres Quevedo, AC3-D6-03-VIII

Ex.: Um metro de Climaver Plus R de 40 cm x 30 cm atenua 6,4 dB a 1.000 Hz.


Com base no coeficiente de absoro acstica e na seco da conduta possvel calcular a atenuao sonora por metro linear de conduta:
Atenuao acstica num troo recto (dB/m) Frequncia (Hz) Seco (mm) 200x200 300x400 400x500 400x700 500x1000 125 2,81 1,64 1,26 1,10 0,84 250 2,81 1,64 1,26 1,10 0,84 500 2,81 1,64 1,26 1,10 0,84 1.000 11,09 6,47 4,99 4,36 3,33
Atenuao global (dB/m)

8,33 5,15 3,97 3,47 2,65

(*) Atenuao acstica (DL, em dB/m) estimada por: DL=1,05.a1.4.P (a:coeficiente de absoro Sabine, P e S: permetro e seco da conduta) S Para potncia sonora de um ventilador com um caudal de 20.000 m3/h, perda de carga 15 mm.c.a. (frmula de Madison-Graham)

Sistema de montagem
A rede de condutas, composta por troos rectos e figuras, pode ser fabricada com painis CLIMAVER, utilizando diversos mtodos. A utilizao de um troo recto, como base para a criao de figuras, proporciona mltiplas vantagens relativamente a outros mtodos que usam recortes. (Menos desperdcios, maior resistncia e qualidade, melhor acabamento interior... .) A Saint-Gobain Cristalera, S.A., edita e distribui manuais para a construo de redes de condutas utilizando, como recomendao mas sem carcter restritivo, o MTR (Mtodo do Troo Recto). Acessrios necessrios para a montagem de condutas Climaver: - Ferramentas Climaver. Existem dois tipos de ferramentas Climaver: Rgua esquadro Climaver MM e Ferramentas Climaver MM, utilizadas para fazer ranhuras no painel, de modo a que este possa ser dobrado de acordo com uma determinada seco da conduta; e as ferramentas MTR, utilizadas para cortar um troo recto e obter os elementos que permitem construir figuras. - Cola e cinta (fita) Climaver. So utilizadas para unir e vedar as juntas dos diversos elementos e, assim, criarem-se as figuras necessrias. A cola Climaver foi concebida para permitir uma unio perfeita da l de vidro; a cinta Climaver de alumnio puro, tem uma espessura de 50 micra e 65 mm de largura.

MTR, Mtodo do Troo Recto. Vantagens Preciso. Resistncia e qualidade. Menores perdas de carga. Desperdcios mnimos.
As instrues para a montagem de condutas segundo o Mtodo do Troo Recto esto disponveis no Manual de Montagem Climaver e no Guia MTR, tanto em formato impresso como na pgina de internet www.isover.net

CLIMAVER PLUS R

CLIMAVER PLUS R
Limpeza de condutas
Os painis CLIMAVER PLUS R podem ser limpos, uma vez que foram submetidos com xito a ensaios realizados utilizando ar comprimido e escovagem e no apresentaram danos ou rupturas no revestimento interior. Deve-se providenciar a existncia de portas de acesso nas redes de condutas, a intervalos que no ultrapassem os 10 metros, para facilitar a limpeza. Para que essas portas de acesso vedem bem, utilizada perfilaria PERFIVER H na sua montagem e o recorte ainda vedado com cinta CLIMAVER.

Sistema CLIMAVER METAL


Os painis CLIMAVER PLUS R podem ser utilizados na montagem do SISTEMA CLIMAVER METAL. Este sistema combina os painis CLIMAVER com a perfilaria PERFIVER L, que se incorpora nas arestas longitudinais internas do equipamento.

SISTEMA CLIMAVER METAL + CLIMAVER PLUS R: Sistema de montagem estanque. Limpeza. Resistncia. Montagem de alta qualidade.

Certificados
Marca CE. Marca de qualidade N de AENOR.

Condies de funcionamento
Conforme a EN-13403, o uso de condutas Climaver no recomendado nos seguintes casos: Circulao de ar a temperaturas > 90C. Transporte de slidos ou lquidos corrosivos. Tubagens verticais de altura superior a dois andares, sem perfilaria de suporte; tubagens exteriores sem revestimento adequado e tubagens enterradas.

CLIMAVER A2
Resistncia mxima ao fogo

Euroclasse A2

Sistema de classificao europeu. Segurana em caso de incndio. ptima classificao de resistncia ao fogo para condutas autoportantes.

MXIMA RIGIDEZ Facilidade de corte e manuseamento MTR, Mtodo do Troo Recto


Preciso. Resistncia e qualidade. Menores perdas de carga. Desperdcios mnimos.

COMPATVEL COM O SISTEMA CLIMAVER METAL


Construmos o seu Futuro

As Euroclasses
Para garantir a livre circulao de produtos no seio da Unio Europeia, preciso harmonizar os respectivos mtodos de caracterizao. As Euroclasses fazem referncia classificao dos produtos em termos do seu comportamento ao fogo. Substituem a antiga classificao e normativa de classificao de reao ao fogo (M0,M1,....) A Directiva Europeia 89/106/CEE estabelece seis requisitos essenciais para a edificao, que afectam todos os produtos de construo e, entre eles, os materiais isolantes. As Euroclasses, um sistema nico europeu para avaliar o comportamento ao fogo Um desses requisitos essenciais a segurana em caso de incndio (avaliada de acordo com a capacidade dos produtos para iniciar ou propagar um incndio). As Euroclasses constituem um sistema europeu nico de medio e classificao de resistncia ao fogo. As Euroclasses so um conjunto de mtodos, parmetros de ensaio e classificao (unificados para toda a Europa), para os produtos usados na construo, relativamente contribuio desses produtos para iniciar ou propagar um fogo, gerar fumos, partculas ou gotas incandescentes, etc. Esto definidos sete nveis de classificao: A1, A2, B, C, D, E, F, consoante o comportamento ao fogo (A corresponde situao mais segura, E mais perigosa, na presena de um possvel incndio; F significa "no classificado"). Estes nveis so complementados com os parmetros s e d, que informam sobre a densidade e velocidade dos fumos (s1-sem libertao de fumo denso, s3-elevada quantidade e velocidade de fumo) e sobre a possvel queda de gotas ou partculas incandescentes (d0-sem produo de gotas, at d3). A Euroclasse A2 representa a classificao ptima e a melhor possvel de um painel para construo de condutas autoportantes e para uma conduta metlica isolada.

Climaver A2 o produto que est conforme com os mais elevados requisitos de resistncia ao fogo em condutas

ISOVER E AS EUROCLASSES
desenvolve produtos que, para alm de facilitarem uma montagem simples e de qualidade, renem as mximas prestaes, tanto trmicas como acsticas, e de proteco contra fogo.

CLIMAVER A2
Resistncia mxima ao fogo

Condutas autoportantes para distribuio de ar, em instalaes de climatizao; concebidas para oferecer elevada resistncia ao fogo.

Descrio
Climaver A2 um painel de l de vidro de alta densidade, revestido em ambas as faces por alumnio e malha de fibra de vidro. O alumnio actua como revestimento incombustvel, que proporciona uma excelente barreira de vapor e estanquicidade. Confere um acabamento liso e protege as superfcies interior e exterior da conduta. A malha de fibra de vidro aumenta a resistncia a rupturas e perfurao do alumnio, para alm de aumentar a rigidez do painel.

4 Revestimento exclusivo do canto macho.


O painel possui cantos para facilitar e melhorar a unio entre os troos. O canto macho revestido com o revestimento interior, para que a unio entre os troos seja fcil de limpar e no haja interrupes no revestimento.

Superfcie interior da conduta

4 Revestimento exterior exclusivo com marcao MTR.


Marcao: linhas de referncia para a construo de figuras na rede de condutas, atravs do Mtodo do Troo Recto. Este mtodo de montagem proporciona importantes vantagens: preciso, resistncia e qualidade, ptimo acabamento interior e desperdcios mnimos.
Superfcie exterior da conduta

Climaver A2 fornecido na forma de painis para a construo de condutas.


Espessura (mm) 25 Comprimento (m) 3 Largura (m) 1,19


ISOLAMENTO TRMICO

CLIMAVER A2
Resistncia mxima ao fogo
l90/90 0,032 W/m . K RD 0,75 m2 . K/W (Propriedades aos 10 C)

A l de vidro actua como isolante, reduzindo as perdas trmicas:


Condutividade trmica Resistncia trmica

PERMEABILIDADE AO VAPOR DE GUA


Valor aproximado: 0,013 g/m2 dia mm Hg (correspondente ao revestimento exterior).

Absoro acstica
A l de vidro um excelente absorvente acstico, pelo que reduz as leses causadas pelos rudos gerados na instalao. A absoro acstica de um painel depende dos seus coeficientes de absoroa (relao entre a energia acstica absorvida e incidente).
Frequncia (Hz) Coeficiente a Sabine Coeficientes de absoro acstica de CLIMAVER A2 (1): 125 250 500 1.000 0,20 0,20 0,20 0,60 2.000 0,50

Valores mdios: aw = 0,3; NRC=0,375 (1) Ensaio do I.A. Torres Quevedo, AC3-D6-03-VIII A atenuao acstica (DL, em dB/m) pode ser avaliada por meio do algoritmo: DL=1,05.a1.4.P (a:coeficiente de absoro Sabine, P e S: permetro e seco da conduta) S Com a:coeficiente de absoro Sabine, P e S: permetro e seco da conduta.

O que implica as seguintes atenuaes acsticas por metro linear:


Atenuao acstica(2) num troo recto (dB/m) CLIMAVER A2 Frequncia (Hz) Seco (mm) 200 x 200 300 x 400 400 x 500 400 x 700 500 x 1000 125 2,81 1,64 1,26 1,10 0,84 250 2,81 1,64 1,26 1,10 0,84 500 2,91 1,64 1,26 1,10 0,84 1.000 11,09 6,47 4,99 4,36 3,33 2.000 8,83 5,15 3,97 3,47 2,65 Amortecimento global (dB/m) 3,77 2,35 1,86 1,64 1,28

(2) Para a potncia sonora de um ventilador com um caudal de 20.000 m3/h, perda de carga 15 mm.c.a. (frmula de Madison-Graham)


REACO AO FOGO

CLIMAVER A2
Resistncia mxima ao fogo

Os painis CLIMAVER A2 possuem a melhor classificao ao fogo para condutas no metlicas e metlicas isoladas: Euroclasse A2 - s1, d0. Comprovado por ensaio em laboratrio atravs de: n Forno de no combustibilidade (A2). n Ensaio SBI (s1, d0) - s1: libertao nula de fumo. - d0: no se regista queda de gotas ou partculas inflamadas.

A Euroclasse A2 significa:
Produto seguro perante o fogo. No liberta fumos densos. Sem queda de partculas e gotas incandescentes. Velocidade de combusto muito limitada. Poder calorfico mnimo.

RIGIDEZ MECNICA
Os painis CLIMAVER A2 possuem rigidez de classe R5, segundo a norma UNE-EN13403 (Norma Europeia para condutas no metlicas). Esta rigidez corresponde ao nvel mximo possvel definido por esta norma. No que respeita anterior norma UNE-100-105-84, os painis CLIMAVER A2 possuem rigidez de classe III (a mxima dos nveis que a norma estabelece). Os painis CLIMAVER A2 resistem sem problemas de fissuras ou deformaes a presses estticas inferiores a 800 Pa (ensaio segundo a EN 13403).

Perdas de carga
Perdas de carga por metro linear de conduta Devido ao revestimento interior liso, as perdas de carga so equivalentes s produzidas no interior de uma conduta metlica. Para avaliar as perdas de carga numa conduta CLIMAVER, pode-se utilizar os clculos de ASHRAE para condutas metlicas. Perdas de carga nas figuras As perdas de carga nas figuras realizadas segundo o Mtodo do Troo Recto so semelhantes s das figuras realizadas com curvas. Nesse clculo, podem utilizar-se as tabelas do ASHRAE para figuras de condutas metlicas.
Bomba calorimtrica (A2)

Ensaio SBI, (s1, d0)


Limpeza de condutas

CLIMAVER A2
Resistncia mxima ao fogo

As condutas CLIMAVER A2 podem ser limpas, uma vez que foram submetidas com xito a ensaios realizados utilizando ar comprimido "skeeper" e ar comprimido com escovagem, e no apresentaram danos ou rupturas no revestimento interior. Deve-se providenciar a existncia de portas de acesso nas redes de condutas, a intervalos que no ultrapassem os 10 metros, para facilitar a limpeza. Para que essas portas de acesso vedem bem, utilizada, na sua montagem, perfilaria PERFIVER H, com vedao do recorte com cinta Climaver.

SISTEMA CLIMAVER METAL


Os painis CLIMAVER A2 podem ser utilizados na montagem do sistema CLIMAVER METAL. Este sistema combina os painis CLIMAVER com a perfilaria PERFIVER L, que se incorpora nas arestas longitudinais da conduta.

sistema CLIMAVER METAL + CLIMAVER A2 Limpeza e durabilidade. Resistncia e estanquicidade. Elevada resistncia ao fogo.

certificados
Marca CE e marca N da AENOR.

Condies de funcionamento
Conforme a norma UNE-EN-13403, o uso de condutas Climaver no recomendado nos seguintes casos Circulao de ar a temperaturas > 90C. Transporte de slidos ou lquidos corrosivos. Tubagens verticais de altura superior a dois andares, sem perfilaria de suporte; tubagens exteriores sem revestimento adequado e tubagens enterradas.

CLIMAVER A2
Euroclasse A2
Sistema de classificao europeu. Segurana em caso de incndio. ptima classificao de resistncia ao fogo para condutas autoportantes.

MXIMA absoro acstica POSSIBILIDADE DE LIMPEZA Facilidade de corte e manuseamento MTR, Mtodo do Troo Recto
Preciso. Resistncia e qualidade. Menores perdas de carga. Desperdcios mnimos.

COMPATVEL COM O SISTEMA CLIMAVER METAL

Construmos o seu Futuro

As Euroclasses
Para garantir a livre circulao de produtos no seio da Unio Europeia, preciso harmonizar os respectivos mtodos de caracterizao. As Euroclasses fazem referncia classificao dos produtos em termos do seu comportamento ao fogo. Substituem a antiga classificao e normativa de classificao de reaco ao fogo (M0,M1,....) As Euroclasses constituem um sistema europeu nico de medio e classificao de resistncia ao fogo. As Euroclasses, um sistema nico europeu para avaliar o comportamento ao fogo As Euroclasses so um conjunto de mtodos, parmetros de ensaio e classificao (unificados para toda a Europa), para os produtos usados na construo, relativamente contribuio desses produtos para iniciar ou propagar um fogo, gerar fumos, partculas ou gotas incandescentes, etc. Esto definidos sete nveis de classificao: A1, A2, B, C, D, E, F, consoante o comportamento ao fogo (A corresponde situao mais segura, E mais perigosa, na presena de um possvel incndio; F significa "no classificado"). Estes nveis so complementados com os parmetros s e d, que informam sobre a densidade e velocidade dos fumos (s1-sem libertao de fumo denso, s3-elevada quantidade e velocidade de fumo) e sobre a possvel queda de gotas ou partculas incandescentes (d0-sem produo de gotas, at d3). A Euroclasse A2 representa a classificao ptima e a melhor possvel de um painel para construo de condutas autoportantes e para uma conduta metlica isolada.

o produto que est conforme com as mais elevadas exigncias em termos de fogo em condutas autoportantes

Climaver A2 neto

Acstica das instalaes


recomendvel numa instalao de climatizao, deve-se limitar, em condies normais de utilizao, o risco de leses ou doenas causadas pelo rudo e vibraes das instalaes trmicas. As condutas de ar desempenham um papel fundamental em qualquer instalao de climatizao, uma vez que podem atenuar o rudo da mquina de ar condicionado e, assim, melhorar a qualidade acstica do ambiente interior. Climaver A2 neto proporciona atenuaes significativas.

Limpeza de condutas
Isover produz condutas especialmente concebidas para poderem ser correctamente limpas, com revestimentos interiores contnuos que resistem sem problemas aos testes de limpeza mais agressivos; sem perfuraes que possam servir para acumular sujidade ou provocar rupturas aquando do contacto com as escovas de limpeza.

CLIMAVER A2

Absoro acstica e resistncia ao fogo

Condutas autoportantes para distribuio de ar em instalaes de climatizao, concebidas para oferecer elevada resistncia ao fogo, elevada atenuao acstica e revestimento interior que permite limpeza.

Descrio
As condutas so fabricadas em painis de l mineral arena de alta densidade CLIMAVER A2 NETO, revestidos em ambas as faces.

4 Revestimento interior NETO.


Malha txtil feita de fios de vidro reforados, unida estruturalmente ao painel de l mineral arena durante o processo de fabrico por prensagem trmica. Incombustvel. Estrutura txtil: Permeabilidade s ondas sonoras, proteco do suporte e inexistncia de perfuraes susceptveis de acumular sujidade. Resistncia mecnica: Impossibilidade de ruptura. Superfcie deslizante e resistente eroso dos sistemas de limpeza

4 Revestimento exterior de alumnio reforado.


Constitudo por alumnio e malha de fibra de vido, unido ao revestimento do ncleo do painel. Incombustibilidade. Reforo e rigidez, com elevada resistncia a rupturas e perfurao. Barreira de vapor. Marcao MTR: que facilita a utilizao do Mtodo do Troo Recto, que proporciona preciso, resistncia e qualidade, ptimo acabamento interior e desperdcios mnimos.

Elevada resistncia do tecido NETO

DIMENSES
Espessura (mm) 25 Comprimento (m) 3 Largura (m) 1,19


Absoro acstica

CLIMAVER A2

Absoro acstica e resistncia ao fogo

As condutas Climaver A2 NETO associam um excelente comportamento acstico a um revestimento de elevada resistncia. A absoro acstica, a, a relao entre a energia acstica absorvida e incidente.
Coeficientes de absoro acstica de CLIMAVER A2 NETO(1): Frequncia (Hz) Coeficiente a Sabine 125 0,05 250 0,20 500 0,65 1.000 0,95 2.000 0,95

Atenuao acstica (dB/m) global Conduta de 40x50 cm

Valores mdios: aw = 0,75; NRC=0,8 (1)Ensaio do I.A. Torres Quevedo, AC3-D6-03-VIII

A atenuao acstica (DL, em dB/m) pode ser avaliada por meio do algoritmo: P (a: coeficiente de absoro Sabine, P e S: permetro e seco da conduta) DL=105.a1/4.S Com a: coeficiente de absoro Sabine, P e S: permetro e seco da conduta.

O que implica as seguintes atenuaes acsticas por metro linear


Atenuao acstica(2D) num troo recto (dB/m) CLIMAVER A2 NETO Frequncia (Hz) Seco (mm) 200x200 300x400 400x500 400x700 500x1000 125 2,81 1,64 1,26 1,10 0,84 250 2,81 1,64 1,26 1,10 0,84 500 2,91 1,64 1,26 1,10 0,84 1.000 11,09 6,47 4,99 4,36 3,33 2.000 8,83 5,15 3,97 3,47 2,65
Atenuao global (dB/m)

3,77 2,35 1,86 1,64 1,28

(2) Para a potncia sonora de un ventilador com um caudal de 20.000 m3/h, perda de carga 15 mm.c.a. (frmula de Madison-Graham)

ISOLAMENTO TRMICO
A l mineral arena actua como isolante, reduzindo as perdas trmicas:
Condutividade trmica Resistncia trmica (Propriedades aos 10 C) l90/90 0,032 W/m K RD 0,75 m2 K/W

Permeabilidade ao vapor de gua


Valor aproximado: 0,013 g/m2 dia mm Hg (correspondente ao revestimento exterior).

Conduta Perfurada

A absoro acstica de Climaver A2 NETO a mxima de um painel de ar condicionado: aw=0,75


REACO AO FOGO

CLIMAVER A2

Absoro acstica e resistncia ao fogo

Climaver A2 NETO possui a melhor classificao ao fogo para condutas no metlicas e metlicas isoladas: Euroclasse A2 - s1, d0. Comprovado por ensaio em laboratrio atravs de: n Forno de no combustibilidade (A2). n Ensaio SBI (s1, d0) - s1: libertao nula de fumo. - d0: no se regista queda de gotas ou partculas inflamadas.

A Euroclasse A2 significa:
Produto seguro perante o fogo. No liberta fumos densos. Sem queda de partculas e gotas incandescentes. Velocidade de combusto muito limitada. Poder calorfico mnimo.

RIGIDEZ MECNICA
Os painis Climaver A2 NETO possuem rigidez de classe R5, segundo a norma UNE-EN13403 (Norma Europeia para condutas no metlicas). Os painis CLIMAVER A2 resistem sem problemas de fissuras ou deformaes a presses estticas inferiores a 800 Pa (ensaio segundo a EN 13403).

Perdas de carga
Aplica-se -se o valor definido segundo o grfico psicromtrico do ASHRAE para a perda de carga em condutas, s condutas cilndricas de chapa galvanizada, com a necessria correlao de dimetro equivalente (condutas de seco rectangular).
Bomba calorimtrica (A2)

Ensaio SBI, (s1, d0)


Limpeza de condutas

CLIMAVER A2

Absoro acstica e resistncia ao fogo

Elevada resistncia do revestimento interior que permite a sua limpeza por escovagem. As condutas CLIMAVER A2 NETO podem ser limpas, uma vez que foram submetidas com xito a ensaios realizados utilizando ar comprimido "skeeper" e ar comprimido com escovagem. O revestimento interior, de elevada resistncia mecnica, passou nestes ensaios sem apresentar danos ou rupturas.
Recomendaes de montagem: Devem-se instalar portas de acesso. Para facilitar a limpeza das redes de condutas, a intervalos que no ultrapassem os 10 metros. Para que essas portas de acesso vedem bem, utilizada perfilaria PERFIVER H na sua montagem, com vedao do recorte com cinta Climaver.
Elevada resistncia do tecido NETO

SISTEMA CLIMAVER METAL


Os painis CLIMAVER A2 NETO podem ser utilizados na montagem do sistema CLIMAVER METAL. Este sistema combina os painis CLIMAVER com a perfilaria PERFIVER L , que se incorpora nas arestas longitudinais da conduta. sistema CLIMAVER METAL + CLIMAVER A2 NETO Absoro acstica. Elevada resistncia ao fogo. Limpeza e durabilidade. Resistncia e estanquicidade.

SISTEMA CLIMAVER METAL


Marca CE e marca N da AENOR.

Condies de funcionamento
Conforme a norma UNE-EN-13403, o uso de condutas Climaver no recomendado nos seguintes casos: Circulao de ar a temperaturas > 90C. Transporte de slidos ou lquidos corrosivos. Tubagens verticais de altura superior a dois andares, sem perfilaria de suporte; tubagens exteriores sem revestimento adequado e tubagens enterradas.

CLIMAVER
MTODO DO TROO RECTO
PRECISO RESISTNCIA E QUALIDADE MENORES PERDAS DE CARGA DESPERDCIOS MNIMOS

MTODO DE MONTAGEM APROPRIADO PARA TODAS AS CONDUTAS CLIMAVER

Construmos o seu Futuro

MTODO DO TROO RECTO


PRECISO RESISTNCIA E QUALIDADE MENORES PERDAS DE CARGA DESPERDCIOS MNIMOS

Vantagens

CLIMAVER

Montagem

Para o fabrico de uma rede de condutas, existem vrios mtodos que podem ser utilizados. Existem dois mtodos nitidamente diferentes na forma como se constroem as figuras: o Mtodo de Recorte e o Mtodo do Troo Recto. Este ltimo baseia a construo da rede de condutas na unio de elementos obtidos a partir de condutas rectas, e apresenta claras vantagens relativamente ao mtodo tradicional de construo por recorte. (Os dois mtodos podem ser complementares)

MENORES DESPERDCIOS NA OBRA


O Mtodo do Troo Recto pressupe o melhor aproveitamento possvel dos painis para construo de condutas e minimiza os desperdcios na obra.

Ex: Recortes feitos num painel utilizado para fabricar dois cotovelos a 90, de 30 x 35 cm (aprox.):

Construo por Recorte Mtodo do Troo Recto

1,5 0

m2 m2

1,5

m2 de recortes

m2 de recortes

Mtodo de Recorte

Mtodo del Tramo Recto

Soluciona-se assim um dos problemas mais frequentes na construo: os desperdcios.

MENORES PERDAS DE CARGA


O Mtodo do Troo Recto assegura um acabamento perfeito, minimizando as perdas de carga e as unies interiores. Construdo por recortes (curvo): Construdo pelo MTR (trs elementos):

Perda de carga num cotovelo de 30 x 30 cm, velocidade do ar 7 m/s:

8 5

Pa Pa

Os ensaios realizados com diferentes tipos de cotovelos, mostram como as perdas de carga num cotovelo construdo pelo Mtodo do Troo Recto, (2 ngulos de 22,5) so menores (ou, no mximo, semelhantes) s de um cotovelo curvo, construdo por recortes.
(Ensaio realizado nos laboratrios de Qualidade da Saint-Gobain Cristalera S.A.)

No mtodo tradicional de construo com recortes, para construir um cotovelo ou uma derivao, fazem-se cortes na face do painel interior da conduta, uma vez que esta a nica forma de poder dobr-lo com a curvatura desejada). Isto pressupe um acabamento interior com irregularidades (mesmo que se aplique cinta nesses cortes). Estas irregularidades obrigam o ar que passa pela conduta a mltiplas mudanas de direco e remoinhos e, por Interior de um cotovelo curvo realizado com recortes (maiores perdas de carga) isso, originam perdas de carga. Com o Mtodo do Troo Recto, eliminam-se as irregularidades: reduzem-se as perdas de carga ao longo da conduta e evitam-se depsitos de p, sujidade, etc.
Interior de um cotovelo realizado segundo o Mtodo do Troo Recto. (menores perdas de carga)

QUALIDADE E RESISTNCIA
O Mtodo do Troo Recto proporciona um melhor acabamento interno das figuras
Com o Mtodo do Troo Recto a rigidez das figuras maior do que com o Mtodo de Recorte, uma vez que se usa como base uma conduta recta, o elemento mais resistente de qualquer rede de condutas. Alm disso, com o Mtodo do Troo Recto, todas as curvas so feitas com troos rectos, pelo que as unies conservam sempre o encaixe original do painel Climaver de dupla densidade e o revestimento exclusivo do canto macho. As novas ferramentas MTR asseguram um corte limpo e preciso, com a inclinao adequada para a formao de figuras, permitindo uma unio perfeita entre os elementos cortados para formar essas formas geomtricas. Estes elementos ficam bem unidos por meio da cola Climaver, que assegura uma unio equivalente existente entre dois troos rectos. Com o Mtodo do Troo Recto, deixam de existir os cortes interiores na conduta (necessrios para a construo de cotovelos curvos pelo mtodo de recorte), pelo que o acabamento interior da instalao melhor.

(Saint-Gobain Cristalera, S.A., rene as indicaes para a construo de condutas segundo o Mtodo do Troo Recto no Manual de Montagem Climaver, disponvel tanto em formato electrnico, na pgina de internet www.isover.net, como em formato impresso, normal ou de bolso, de forma totalmente gratuita).

MARCAO MTR CLIMAVER - FERRAMENTAS MTR


Para facilitar o mtodo de montagem, Isover fez inovaes quer no painel quer mas ferramentas de trabalho, que reduzem o risco de erros e melhoram a qualidade final do produto instalado: - Marcao: Sem impedir ou dificultar a utilizao de outros mtodos de montagem, serve de referncia para o corte das condutas CLIMAVER e a formao de figuras - Ferramentas MTR: Ferramentas para realizar os cortes nas condutas rectas segundo as marcaes, utilizando um sistema de lmina dupla com a inclinao adequada (90 ou 22,5). As instrues de montagem de condutas segundo o Mtodo do Troo Recto esto descritas no "Manual de Montagem Climaver" em formato impresso e na pgina de internet: www.isover.net De forma esquemtica, as figuras da rede de condutas podem ser realizadas segundo o MTR, da seguinte forma:
COTOVELO 45: Rodar 180

DESVIO o INFLEXO:

Rodar 180

Vedar con cola e Cinta (fita) Climaver


Separao A (cm) Separao D (cm) 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 14,1 17,1 21,2 24,7 28,3 31,8 35,4 38,9 42,4 46 49,5 53 56,6

Vedar com Cola e Cinta (fita) Climaver

RAMIFICAO LATERAL: Soco


(O ramal tem menor altura do que a conduta principal)

COTOVELO 45:

Rodar 180

COTOVELO 90:

Rodar 180

Vedar con cola e Cinta Vedar (fita) Climaver com cola

Rodar 180

75 80

e Cinta (fita) Climaver


Vedar con Cola e Cinta (fita) Climaver

D
RAMIFICAO SIMPLES ou em R:
(Todas as condutas tm a mesma altura)

RAMIFICAO DUPLA ou em T Pantaln:


(Todas as condutas tm a mesma altura)

r1= A

r2= B

Principal (de seco diminuda)

Principal
Ampliao extremidade conduta principal

Ramal
b

Principal
B

COTOVELO 90:

Rodar 180

Rodar 180

45

Rodar 180
d b

Ramal

Separao A (cm) Separao D (cm) 20 14,1 17,7 21,2 24,7 28,3 31,8 35,4 38,9 42,4 25 30 35 40 45 50 55 60

Vedar con Cola e Cinta (fita) Climaver


Sellar con Cola y Cinta Climaver
45
Esquadria fmea

Principal

Vedar com cola e Cinta (fita) Climaver

Principal (de seco diminuda)

Principal

acessrios

Sistema Climaver Metal

Jogo completo de ferramentas Climaver

Para permitir a limpeza frequente e, consequentemente, a manuteno das condutas Climaver, Isover concebeu o Sistema Climaver Metal. Este sistema usa como base os painis Climaver Plus R e Climaver Neto, A2 ou A2 Neto, nos quais so incorporados os perfis de alumnio Perfiver L mas arestas longitudinais da conduta. Deste modo, protegem-se as arestas longitudinais e as zonas de interrupo do complexo interior da conduta, e assegura-se a no deteriorao do painel pelas escovas de limpeza. O revestimento e proteco do canto macho destes painis permite que, aquando da limpeza das condutas, as escovas no entrem em contacto com a l de vidro e, assim, no provoquem eroses nas condutas devido limpeza. Para facilitar a execuo de registos, crimos os perfis Perfiver H, que garantem a estanquicidade e qualidade das condutas.

EXECUO DE CONDUTAS CLIMAVER.


Jogo de cinco ferramentas, com mala de transporte, para corte de painis Climaver. Executam o corte em meia madeira que aumenta a rigidez e qualidade das condutas construdas, e cortes nos troos rectos, para a construo de figuras segundo o Mtodo do Troo Recto. Especialmente desenhadas para serem utilizadas em conjunto com a Rgua esquadro Climaver MM, uma vez que, usando estas ferramentas em conjunto, possvel fazer directamente as medies, sem que seja necessrio fazer clculos para cada corte. Extraem, de forma limpa e fcil, a tira de l de vidro. Ferramenta vermelha: cortes longitudinais no painel, para dobragem posterior. Ferramenta azul: executa um corte como o anterior mas deixa uma aba para a grafagem e ajuste final da conduta. Ferramenta preta: executa o canto no painel para permitir a unio das figuras. Contm uma pea em polietileno para o ajuste das lminas. MTR: Especialmente concebidas para facilitar um corte limpo e rpido dos troos rectos e construir as figuras de uma rede de condutas. Executam o corte com a inclinao adequada. Apresentao Mala em plstico rgido com as cinco ferramentas.

Perfiver L

EXECUO DE CONDUTAS DO SISTEMA CLIMAVER METAL. COLOCAM-SE NAS ARESTAS LONGITUDINAIS DAS CONDUTAS, ASSEGURANDO A SUA RIGIDEZ E POSSIBILIDADE DE LIMPEZA.
Perfil de alumnio extrusionado com 1,165 m de comprimento. Concebido para o corte em meia madeira do painel, para posterior dobragem. Espessura aproximada: 1 mm. Apresentao Embalagem com 80 perfis (93,2 m por embalagem). Perfil com 1,165 m de comprimento.

Cola Climaver

VEDAO DAS UNIES INTERIORES EM FIGURAS CLIMAVER, QUANDO SE UTILIZA O MTODO DO TROO RECTO.
Cola vinlica em soluo aquosa. Especialmente concebida para a unio de l de vidro. Sem odor, no txica e no inflamvel. Apresentao Frasco de 1 litro. Em caixas de 12 frascos. Os frascos esto com a tampa para baixo para evitar que o produto seque.

Perfiver H

EXECUO DE PORTAS DE ACESSO OU REGISTOS, CONEXES COM A MQUINA E/OU ABERTURAS OU DIFUSORES.
Perfil de alumnio extrusionado em forma de h minsculo e com 2,00 m de comprimento. Espessura aproximada: 1,1 mm. Apresentao Embalagem com 20 perfis (40 m por embalagem). Perfil com 2 m de comprimento.

Lminas Climaver MM
LMINAS DE SUBSTITUIO PARA OS TRS PUNHOS DAS FERRAMENTAS CLIMAVER MM.
Jogo de 20 lminas de substituio para ferramentas Climaver MM. As 20 lminas necessrias para os trs punhos que compem o jogo de ferramentas Climaver MM. Fornecidas em caixas de 20 unidades. Cada caixa contm as 20 lminas de substituio para os trs punhos.

Grafadora Climaver

Grafas Climaver

Grafadora para montagem de condutas Climaver


Grafamento de condutas Climaver. Apresentao Caixa com uma grafadora Climaver.

Grafas de 14mm para utilizao com a Grafadora Climaver.


Grafamento de abas e juntas, nas condutas Climaver. Apresentao Caixa com 5.000 grafas de 14mm.

Esptulas Climaver Cinta Climaver


EXECUO DE CONDUTAS CLIMAVER.
Cinta de alumnio puro com 50 micra de espessura e 65 mm de largura base de resinas acrlicas. Assegura a estanquicidade da conduta. Aplicar a temperaturas superiores a 0 C. Apresentao Rolo de alumnio puro com 50 micra de espessura, 65 mm de largura e 50 m de comprimento. Em caixas de 12 rolos.

Esptulas de plstico semiflexible.


Utilizam-se para rematar a colagem da cinta Climaver s condutas. Apresentao Embalagem em caixa de carto com 18 unidades.

Marcadores Climaver

Cinta Climaver Neto

Marcador permanente de ponta branca.


Para fazer marcaes a branco no tecido Neto, para construo de figuras. Apresentao Em caixas de 12 rolos. Embalagem em caixa de carto com 18 marcadores.

Cinta preta com 63 mm de largura, com cola base de resinas acrlicas


Vedao de condutas Climaver Neto Apresentao Rolo com 63 mm de largura e 50 m de comprimento. Em caixas de 12 rolos.

Rgua esquadro Climaver MM


EXECUO DE CONDUTAS CLIMAVER.
Rgua esquadro em alumnio com os ngulos mais utilizados predefinidos (90 e 45). Simplifica as operaes de medio e corte das condutas. Juntamente com as ferramentas Climaver MM, permite executar directamente as condutas, sem necessidade de fazer clculos de adio e subtraco em cada medio. Apresentao Embalagem unitria em caixa cilndrica de carto, com pega para transporte.

Construmos o seu Futuro

CLIMAVER
acstica e limpeza

Garantia de silncio. A nova referncia em condutas de Climatizao.

ACSTICA

LIMPEZA

MTODO DO TROO RECTO

901 33 22 11

www.isover.net

isolamento para condutas metlicas

Isoair (30/40)
RE
CO

RECOMENDADO PARA LA APLICACIN

Isoair A2 (30/40)
RE RE
CO

RECOMENDADO PARA LA APLICACIN

M E N DA
D

M E N DA
D

RE

CO

M E N DA
D

CO

M E N DA
D

CI

A PLIC

LA

A P LIC

A PLIC

LA

A P LIC

ISOLAMENTO TRMICO PARA O EXTERIOR DE CONDUTAS METLICAS PARA A DISTRIBUIO DE AR EM INSTALAES DE CLIMATIZAO.
Manta de l de vidro, com revestimento de kraft + alumnio reforado que actua como suporte e barreira de vapor. Euroclasse B-s1, d0. Potncia calorfica baixa. Sem emisso de fumo ou queda de partculas ou gotas incandescentes. M1 (no inflamvel). UNE 23.727.

ISOLAMENTO TRMICO PARA O EXTERIOR DE CONDUTAS METLICAS PARA A DISTRIBUIO DE AR EM INSTALAES DE CLIMATIZAO.
Manta de l de vidro, com revestimento de kraft + alumnio reforado que actua como suporte e barreira de vapor. Euroclasse A2 - s1, d0. Potncia calorfica mnima. Sem emisso de fumo ou queda de partculas ou gotas incandescentes. (A melhor classificao possvel para condutas metlicas isoladas.)

Reaco ao fogo

Reaco ao fogo

Dimenses
Espessura (mm) Comprimento (m) Largura (m) Isoair 30 Isoair 40 17,50 17,50 1,20 1,20

Dimenses
Espessura (mm) Comprimento (m) Largura (m) Isoair A2 30 Isoair A2 40 17,50 17,50 1,20 1,20

Resistncia ao vapor de gua

360 mmHgm2 dia/g (4.130 MNs/g).

Resistncia ao vapor de gua

Condies de funcionamento

360 mmHgm2 dia/g (4.130 MNs/g).

Condutividade trmica lD

Isoair 30: 0,036 W/(m.K) a 10 C. Isoair 40: 0,038 W/(m.K) a 10 C.

No se recomenda a utilizao deste material para temperaturas do ar distribudo superiores a 120 C.

Condies de funcionamento

Condutividade trmica lD

Isoair A2 30: 0,036 W/(m.K) a 10 C. Isoair A2 40: 0,038 W/(m.K) a 10 C.

No se recomenda a utilizao deste material para temperaturas do ar distribudo superiores a 120 C.

Isoair (30/40) Arena


ISOLAMENTO TRMICO PARA O EXTERIOR DE CONDUTAS METLICAS PARA A DISTRIBUIO DE AR EM INSTALAES DE CLIMATIZAO. Manta de l mineral, com revestimento Reaco ao fogo
de kraft + alumnio reforado que actua como suporte e barreira de vapor.

Intraver Neto - 25
RE
CO

RECOMENDADO PARA LA APLICACIN

Espessura (mm) Comprimento (m) Largura (m) Isoair 30 Isoair 40 16,20 14,00 1,20 1,20

Resistncia ao vapor de gua


2

A PLIC

LA

A P LIC

360 mmHgm dia/g (4.130 MNs/g).

Condies de funcionamento

Condutividade trmica lD

Isoair 30: 0,036 W/(m.K) a 10 C. Isoair 40: 0,038 W/(m.K) a 10 C.

No se recomenda a utilizao deste material para temperaturas do ar distribudo superiores a 120 C.

ISOLAMENTO TRMICO E ACSTICO, PARA O INTERIOR DE CONDUTAS METLICAS PARA A DISTRIBUIO DE AR.

IBR Aluminio
RE
CO

RECOMENDADO PARA LA APLICACIN

Manta de l de vidro, revestida com tecido NETO, tecido de fibra vidro preto.

Absoro acstica

Coeficiente a Sabine. Frequncia Hz 125 250 500 1000 2000 Intraver Neto 25 0,06 0,26 0,53 0,79 0,93

Dimenses
M E N DA

RE

CO

M E N DA
D

Espessura (mm) Comprimento (m) Largura (m) 25 20,00 1,20

A PLIC

LA

A P LIC

CI

Condutividade trmica lD
0,034 W/(m.K) a 10 C.

Condies de funcionamento

Reaco ao fogo ISOLAMENTO TRMICO PARA O EXTERIOR DE CONDUTAS METLICAS PARA A DISTRIBUIO DE AR EM INSTALAES DE CLIMATIZAO.
Manta de l de vidro, com revestimento de kraft + alumnio que actua como suporte e barreira de vapor. M0 (no combustvel). UNE 23.727. Euroclasse: B-s1, d0.

No se recomenda a utilizao deste material para temperaturas do ar distribudo superiores a 120 C.

Euroclasse A2-s1, d0. Potncia calorfica mnima. Sem emisso de fumo ou queda de partculas ou gotas incandescentes. (A melhor classificao possvel para isolamento de condutas.)

Reaco ao fogo

Dimenses
Espessura (mm) Comprimento (m) Largura (m) 55 14,00 1,20

Resistncia ao vapor de gua

2,5 mmHgm2 dia/g (28,8 MNs/g).

Condies de funcionamento

Condutividade trmica lD
0,044 W/(mK) a 10 C.

No se recomenda a utilizao deste material para temperaturas do ar distribudo superiores a 120 C.

CI

Dimenses

Euroclasse B-s1, d0. Potncia calorfica baixa. Sem emisso de fumo ou queda de partculas ou gotas incandescentes. M1 (no inflamvel). UNE 23.727.

M E N DA

RE

CO

M E N DA
D

CI

PA R

PA R

PA R
A

PA R

PA R

PA R
A

PA R

PA R
A

outros produtos

Mangas (Coquillas) Isover

Cobertura para tubagens Isover

ISOLAMENTO TRMICO PARA TUBAGENS


Elementos moldados de l de vidro com forma cilndrica e estrutura concntrica. Fornecidos de fbrica com um corte na generatriz para permitir a abertura e, assim, a sua colocao sobre a tubagem.

ISOLAMENTO TRMICO PARA TUBAGENS EM LOCAIS E ZONAS COBERTAS


Elementos moldados de l de vidro com forma cilndrica e estrutura concntrica. Fornecidos de fbrica com um corte na generatriz para permitir a abertura e, assim, a sua colocao sobre a tubagem, e revestimento em alumnio reforado com lingueta autocolante que permite o fecho fcil. Classificao M0 (no combustvel).

Dimenses
Dimetro CompriInterior Espessura mento Polegadas da manga (mm) (mm) (mm) 1/2 21 30 e 40 1,2 3/4 27 1 34 1 1/4 42 1 1/2 48 30, 40 1,2 2 60 e 50 2 1/2 76 3 89 114 4 5 140 30, 40 1,2 6 169 50 e 60 8 219

Reaco ao fogo

Temperatura limite de utilizao

Reaco ao fogo
Classificao M0.

120 C em regime contnuo (a temperatura do revestimento no deve exceder 80 C.

Comportamento gua
No hidrfilo.

Temperatura limite de utilizao Comportamento gua


No hidrfilo.

Dimenses
Dimetro Espessura (mm) Interior Comprimento (mm) da Polegadas manga 40 a 65 66 a 101 a (mm) C 101 C 120 C 1/2 21 25 25 25 3/4 27 1 34 1 1/4 42 1 1/2 48 2 60 25 25 35 2 1/2 76 3 89 114 4 5 140 25 35 45 169 6 8 219 Comprimento (m) 1,2

Entre 30 C e 250 C em regime contnuo.

Dilatao e contraco Corroso

Material totalmente estvel. No corrosivo. Conforme ASTMC-795 e C-871. Exp. 1-7/87 do Instituto de Cermica y Vidrio. 1790 mmHg.m2.dia/g (20600 MN s/g) Conforme informao da AINIA n 04-A000923.

Dilatao e contraco Corroso

Material totalmente estvel. No corrosivo. Conforme ASTMC-795 e C-871. Exp. 1-7/88 do Instituto de Cermica y Vidrio.

Resistncia ao vapor de gua

Condutividade trmica lD
TEMPERATURA DA FACE QUENTE (C) TEMPERATURA DA FACE FRIA (C)

1,2

1,2

Condutividade trmica lD
TEMPERATURA DA FACE FRIA (C) TEMPERATURA DA FACE QUENTE (C)

Condutividade trmica em W/m.K) Exemplo: Temperatura da face quente= 80 C Temperatura da face fria= 20 C (l) W/(m.K) = 0,034

Condutividade trmica em W/m.K) Exemplo: Temperatura da face quente= 80 C Temperatura da face fria= 20 C (l) W/(m.K) = 0,034

Flexiver D

Painel Neto

DISTRIBUIO E VENTILAO DE AR CONDICIONADO


Conduta flexvel obtida por enrolamento helicoidal de arame, tiras de alumnio e polister. Os dimetros fabricados vo de 80 mm a 630 mm, sendo os mais utilizados: 102, 127, 152, 203, 254 e 305 mm.

ACSTICA EM MAQUINARIA INDUSTRIAL E EQUIPAMENTOS Descrio


Painel rgido em l de vidro com tecido preto numa das faces. Numa das faces, incorpora um tecido de fibra de vidro txtil que lhe confere grande resistncia perfurao e abraso. Classificao M0 (no combustvel). A2-s1, d0. Conforme UNE 23.727.

Dimetros

Reaco ao fogo

Apresentao

Caixas cartonadas com 10 metros teis de tubo flexvel, comprimido em 55 cm.

Temperatura limite de utilizao Dilatao e contraco

Classificao ao fogo

M1. PV-C.S.T.B. 91/32-529.

Aplicaes

Entre 30 C e +200 C em regime contnuo. Material totalmente estvel.

Flexiver Clima

Isolamento trmico e acstica em: Cobertura de motores. Compressores. Salas de mquinas. Silenciadores industriais. Absoro industrial.

absoro

Resistncia s vibraes

Dimensiones
Espessura Comprimento (mm) (m) 30,40,50
(1)

Aps duas horas de ensaio em que o produto foi submetido a vibraes verticais de 900 ciclos/minuto e com 6,3 mm de amplitude, no foi detectado desprendimento de partculas nem sedimento. Largura (m) 0,60(1)

1,35(1)

Outras dimenses por consulta e a pedido

CONDUTA DESTINADA DISTRIBUIO E VENTILAO DE AR NAS INSTALAES DE AR CONDICIONADO E CALEFACO.


Conduta flexvel formada por um tubo interior de FLEXIVER D isolado com feltro de l de vidro e revestida no exterior por uma manga resistente de polister e alumnio reforado. mais utilizados: 102, 127, 152, 203, 254 e 305 mm.

Absoro acstica
Coeficiente de absoro a Sabine Frequncia (Hz) 30 Espessura (mm)
(*)

125 0,08 0,13 0,15

250 0,30 0,45 0,60

500 0,57 0,75 0,95

1.000 0,75 0,92 1,00

2.000 0,85 0,95 1,00

4.000 0,93 0,93 1,00

Classificao ao fogo Isolamento

M1. PV-C.S.T.B. 91/32-529. PV-L.C.P.P.152/92. Feltro de l de vidro com 20 mm de espessura.

40 50(*)

Apresentao Dimetros

Caixas de carto com 10 metros teis de tubo flexvel, comprimido em 1,25 m. Os dimetros interiores fabricados vo de 80 mm a 630 mm, sendo os

Conforme ensaio realizado no Instituto de Acstica. Informao AC3-D6-03-II.

Manguito Corona

Unies de chapa galvanizada para fixao de tubos flexveis a condutas de l de vidro.

Apresentao Dimetros

Caixas de carto com 10 unies Os dimetros interiores fabricados vo de 80 mm a 630 mm, sendo os mais utilizados: 102, 127, 152, 203, 254 e 305 mm.

Caractersticas

A unio tem vrias pestanas (para a fixao conduta), que se dobram facilmente depois de a unio estar instalada. Um apoio permite assegurar a fixao do tubo flexvel com cinta de alumnio o abraadeira de nylon.

Construmos o seu Futuro

NOTAS
.............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. ..............................................................................................................................................................
Construmos o seu Futuro

..............................................................................................................................................................

NOTAS
.............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................. ..............................................................................................................................................................
Construmos o seu Futuro

TABELA DE SELECO DE PRODUTOS


Produto
CLIMAVER PLUS R CLIMAVER A2 CLIMAVER NETO CLIMAVER A2 NETO SISTEMA CLIMAVER METAL(1)

Absoro Comportamento Isolamento acstica ao fogo trmico Condutas autoportantes


** ** ** ** * * *** *** ** *** ** ***

Limpeza
** ** ** ** ***

Velocidade
*** *** ** ** ***

Apresentao
Painel Painel Painel Painel Sistema

(1) Passvel de instalao com qualquer painel Climaver excepto Climaver Plata.

Conduta metlica. Isolamento pelo exterior


ISOAIR 30 ARENA ISOAIR 40 ARENA ISOAIR 30 ISOAIR 40 ISOAIR A2 30 ISOAIR A2 40 IBR ALUMINIO INTRAVER NETO -25 FLEXIVER D FLEXIVER CLIMA *** Excelente ** Muito bom comportamento * Bom comportamento ** *** ** *** ** *** *** ** *** ** ** ** ** *** *** ** *** *** *** *** *** *** *** ** ** *** *** *** *** *** *** *** ** * * Manta Manta Manta Manta Manta Manta Manta Manta Tubo Tubo
SG-C/DPP/10/GC/2008
comunicacin y desarrollo, s.l. - Depsito Legal: M-7836-2005

Conduta metlica. Isolamento pelo interior Conduta flexvel


** *

NTE

37 com

ER

A P O I O T C N I C O +34 901 33 22 11 isover.pt@saint-gobain.com w w w . i s o v e r. p t

Construimos o seu Futuro

Potrebbero piacerti anche