Sei sulla pagina 1di 23

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas

(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

A CONSTRUO POTICA DO ESPAO URBANO DA CAPITAL ALAGOANA: UMA ANLISE DO ROMANCE NINHO DE COBRAS, DE LDO IVO1 Jairo Jos Campos da COSTA2

RESUMO O presente trabalho objetiva mostrar os resultados parciais da pesquisa Narrativas alagoanas em foco: oficinas de leitura/anlise literria das obras O Anjo, de Jorge de Lima, Angstia, de Graciliano Ramos, Ninho de Cobras, de Ldo Ivo, Dunas, de Breno Accioly e Ls ao Vento, de Arriete Vilela, sob o olhar dos estudos de Literatura e Sociedade, vinculada ao Ncleo de Pesquisa em Literatura NUPEL/Campus V Unio dos Palmares/Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Neste sentido, feita uma anlise do Romance Ninho de Cobras, de Ldo Ivo, a partir da categoria espao, cruzando teoricamente com a vertente da crtica literria denominada, nas palavras de Terry Eagleton (2006), de crtica poltica. Trocando isso em midos, observa-se que o romance em discusso, a partir de sua estrutura interna, dos elementos que lhe conferem literariedade, consegue fazer uma feliz transferncia da realidade para o espao simblico da arte literria, na medida em que (re)constri, esteticamente, o espao urbano da capital alagoana, Macei. Nesse espao so pintados personagens que, em suas diferenas scio-econmicas, reproduzem a histria de misria, patriarcalismo, conservadorismo, hipocrisia e explorao desse Estado brasileiro marcado, historicamente, pelas distores scioeconmicas que, h muito vem gerando problemas como: explorao sexual de mulheres, preconceito contra os homossexuais, tortura e a indstria do crime de mando, para melhor definir isso, trazemos uma expresso muito recorrente no romance: Sindicato da Morte, espcie de grupo o qual congrega capangas que fornecem proteo e segurana elite, alm de ser usado, tambm, para eliminar pessoas que a ameaa, como no caso do Homem do balco. Essas e outras questes, oriundas das contradies sociais do Nordeste brasileiro, reduzidas estruturalmente em solo das Alagoas, fazem de Ninho de Cobras um dos textos mais lidos, discutidos e criticados da nossa tradio literria. Para a construo desse trabalho, fizemos uso de uma metodologia qualitativa e de procedimentos indutivos e descritivointerpretativos alm de, nos entremeios do texto, emergirem algumas categorias propostos por Antonio Candido (2004) e (2006), sobremaneira, explicitadas nas discusses em torno da relao Literatura e Subdesenvolvimento.Quanto categoria espao, partimos de algumas consideraes j sinalizadas a partir do romance em discusso, em pesquisa realizada por Mrcio Ferreira da Silva (2002).

PALAVRAS-CHAVE: NINHO DE COBRAS; ROMANCE; ESPAO URBANO; LITERATURA E SOCIEDADE.


1

O presente trabalho foi escrito em co-autoria com meus orientandos de Iniciao Cientfica, iniciantes nas Letras do Campus V da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL, bolsistas pela Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Alagoas FAPEAL: Jaciane Nogueira Cavalcante, Gileno Alves de Lima, Jaiane Silva de Lima e Misleide da Silva Medeiros.
2

Professor Assistente de Literatura Luso-Brasileira e Teoria da Literatura da Universidade Estadual de Alagoas UNEAL/Campus V Unio dos Palmares/Departamento de Letras/www.uneal.edu.br, Lder do NUPEL Ncleo de Pesquisa em Literatura, cadastrado pelo CNPq. Endereo para Correspondncia: Rua Comendador Luiz Jardim, 27, Bloco I, Apartamento 202, Bairro Gruta de Lourdes, CEP 57052-760, Macei, Alagoas, Brasil. Endereo Eletrnico: jairo.potiguar@hotmail.com

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Introduo

O presente texto apresenta os resultados parciais de uma experincia com iniciao cientfica junto ao Ncleo de Pesquisa em Literatura NUPEL/CAMPUS V/UNEAL, a partir de um projeto que estamos desenvolvendo h um ano e meio, com oficinas coletivas de leituras literrias, realizadas semanalmente, cujo objetivo reside na necessidade de tentar (re)construir momentos de vivncia com a arte literria, a partir do recorte de cinco romances de autoria alagoana. Justificamos que a escolha do corpora se deu no pelo fato de querermos criar o chamado bairrismo literrio, todavia pelo desejo de aproximar o/a alagoano/a de sua literatura, visto que, com a experincia de professor universitrio em Alagoas h quase seis anos, pudemos perceber o distanciamento da literatura que o/a aluno/a de Letras tem apresentado, sobremaneira, da literatura produzida em solo Caet. Como to bem frisou o escritor Ldo Ivo, hoje residente no Rio de Janeiro, em carta datilografada em papel timbrado da Academia Brasileira de Letras - ABL e destinada ao nosso Ncleo, logo no incio da pesquisa, h [...]a necessidade de os estudantes universitrios estudarem a formao cultural de Alagoas, especialmente na rea da criao potica e literria, e seus autores e obras[...], nessa medida, acreditamos estar contribuindo com a disseminao cultural e literria, com vistas ao processo global de formao humana. A nossa reflexo neste ensaio de escrita est dividida em trs partes: 1- Uma reflexo panormica acerca da relao literatura e ensino, destacando a necessidade de formao de leitores proficientes, sensveis e capazes de interagir, dialeticamente, com a obra que foi
2

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

produzida por outrem, elucidando o princpio da literatura como sistema, proposto por CANDIDO (2000). 2- Recuperaremos a fbula do romance situando o leitor dentro da estrutura do enredo de Ninho de Cobras. 3- Mostraremos o espao alagoano, reduzido estruturalmente dentro da capital Macei, a partir da viso do narrador de Ldo Ivo, onde o autor (re)constri, esteticamente, um aguado olhar acerca das contradies socioeconmicas da Macei de dcadas atrs, na qual imperava a lei do salve-se quem puder, fruto, tambm, da lgica perversa do capitalismo selvagem a que estamos submetidos.

Oficinas de leitura literria: possibilidades concretas de (re)construir o ato de ler

Hoje estou mais do que convencido de que o ler, por si s, no resolve e nem muda nada. preciso ler e fazer ler a realidade e fazer o acontecimento, mudar as circunstncias: plantar aes que deixem resduos na histria e na vida das pessoas. Ezequiel Theodoro da Silva (1997, pg. 24).

Antes de comearmos a abordar o tema desta parte de nossa reflexo, acreditamos ser prudente trazer o posicionamento do professor Antonio Candido, em entrevista dada Revista Agitao, Ano X, nmero 33, set./out. de 2003, publicao do CIEE Centro de Integrao Empresa-Escola, quando questionado sobre a dificuldade de acesso leitura pelo jovem estudante brasileiro:
Para um homem da minha gerao, o livro condio de cultura, por isso inquietante a perda do hbito da leitura. desagradvel saber que s na cidade de Buenos Aires h mais livrarias do que em todo o Brasil, cuja populao cinco vezes maior do que da Argentina. Quanto aos livros, bom distinguir entre os que podem ser chamados informativos, ou informadores, e os formativos, ou formadores. Os primeiros so, por exemplo, os didticos, de uso obrigatrio na escola, e a grande maioria no vai alm deles. Formativos so os que lemos por gosto ou para aprofundar o saber. Quando so de literatura, a sua ao nem sempre definida, porque podem atuar sobretudo nas camadas profundas da mente, de modo que no sabemos avaliar com preciso o seu efeito, que no entanto muito grande. (Pg.47-48).

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Pois bem, h muito se discute o papel do Estado, da escola e da famlia na formao do leitor brasileiro. O fato que ainda no possumos uma poltica de disseminao da leitura e, tal realidade, nos parece ser intencional por parte daqueles que tm planejado o nosso destino. A nossa realidade que as escolas no possuem bibliotecas pblicas e quando possuem no h um profissional de biblioteconomia, devidamente preparado, para organizar o acervo, disponibilizar os livros, facilitar a vida do leitor, sacudir a biblioteca com projetos alternativos de leitura e escrita, enfim, viabilizar o funcionamento harmnico da biblioteca com vistas formao do leitor que o mundo moderno espera. Por outro lado, os professores de lngua materna da educao bsica, quase sempre, mesmo diante dos avanos e discusses empreendidas em torno da linguagem e do ensino de lngua verncula, esto demasiadamente apegados a velhos modelos de ensino, ainda calcado no uso de regras gramaticais desconexas da harmonia da lngua, cujo resultado o que tem se observado por a, em algumas regies do Brasil o problema torna-se ainda mais complexo: o verdadeiro distanciamento do aluno da educao bsica dos livros. Portanto, h uma necessidade emergencial de se comear a formar o olhar proficiente do leitor, capaz de interagir, criticamente/conscientemente, com o produtor do texto.3

Os textos seguintes, frutos de pesquisas realizadas por ns, trazem reflexes contundentes acerca desta questo: O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA EM ESCOLAS PBLICAS DE ENSINO MDIO DOS MUNICPIOS DE UNIO DOS PALMARES E SO JOS DA LAJE ALAGOAS: RELATO DE EXPERINCIA DA PRIMEIRA ETAPA DA PESQUISA, publicado nos Anais da V SELLP Semana de Estudos Lingsticos e Literrios de Pau dos Ferros RN, Mossor-RN : Queima Bucha, 2006. O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA EM ESCOLAS PBLICAS DE ENSINO MDIO DOS MUNICPIOS DE UNIO DOS PALMARES E SO JOS DA LAJE ALAGOAS: OLHARES DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, publicado nos Anais do 18. EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Macei : Editora da UFAL, 2007 e UMA EXPERINCIA DE LEITURA LITERRIA NO ENSINO MDIO: RELATO DE EXPERINCIA, publicado nos Anais do XVIII Frum Acadmico de Letras. Queima Bucha : Mossor-RN, 2007.

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Ainda neste sentido, recordamo-nos da discusso literatura como sistema, proposta por Candido (2000), onde ele estabelece o princpio de que a literatura de um pas somente poder ser tratada como tal, caso se concretize a harmonia produtor X obra X leitor. Como pensar nisso, no caso do Brasil, se possumos excelentes autores, grandes obras, algumas j consideradas universais, entretanto, salvo as excees, o leitor/apreciador ainda est em formao, alm de, a todo momento, estarmos sendo bombardeados com a indstria imagem e do visual que tambm tem ajudado a colocar em xeque a formao desse leitor. nesse dilogo permanente do trip j referido que
[...]a atividade dos escritores de um dado perodo se integra em tal sistema, ocorre outro elemento decisivo: a formao da continuidade literria, - espcie de transmisso da tocha entre corredores, que assegura no tempo o movimento conjunto, definindo os lineamentos de um todo. uma tradio, no sentido completo do termo, isto , transmisso de algo entre os homens, e o conjunto de elementos transmitidos, formando padres que se impem ao pensamento ou ao comportamento, e aos quais somos obrigados a nos referir, para aceitar ou rejeitar. Sem esta tradio no h literatura, como fenmeno de civilizao. (Grifo nosso) (CANDIDO, 2000, pg. 24).

Nessa medida, talvez seja interessante destacar que um dos elementos que podem corroborar a lgica distanciadora do estudante brasileiro do ato de ler, tambm e em certo ponto, seja a figura do professor. Quem o professor brasileiro de Lngua Materna? Qual a sua formao inicial? H uma poltica de desenvolvimento de sua formao continuada? O professor pode investir na assinatura de um peridico, na aquisio de livros, de msicas, de filmes? Em tendo, no geral, est se privilegiando a aquisio desse material? H uma poltica de disseminao cultural no Brasil, de formao inicial de leitores dentro das famlias? O livro encontrado com facilidade e por um preo compatvel mdia salarial de nosso professor? Respondendo a esses questionamentos, observamos que a formao do hbito de ler do brasileiro est indo na contramo do que deveria ser feito. como se houvesse posto em nosso inconsciente coletivo, ao longo da nossa formao, que a atividade de ler uma coisa desnecessria, sem serventia, por conseguinte, deixada para segundo plano. Por que investir
5

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

na leitura e na formao cultural do povo brasileiro se ainda encontramos pessoas desdentadas, com impinge, sem ter o que comer, sem ter casa pra morar, sem ter saneamento bsico, onde a mortalidade infantil e a violncia continuam a dizimar, em grande quantidade, uma significativa parte de nossa populao pobre? Assim o sendo, em plexo sculo XXI, na chamada sociedade do conhecimento, milhes de trabalhadores brasileiros continuam vendo seus filhos dizimados pela indstria da violncia, do crime, das drogas e ainda distantes da escola, da formao bsica (apesar do ensino fundamental ser obrigatrio), do ato de ler, reproduzindo a idia marcante do capitalismo: a cada dia, o rico acumula mais riqueza e o pobre mais pobreza. Urge a necessidade da escola brasileira rever sua posio, romper paradigmas, sair do arcasmo, acompanhar o bonde da histria e comear a estabelecer uma nova lgica. Em sendo assim e com o desejo de driblar os problemas no tocante formao do prazer de ler no ambiente universitrio que temos desenvolvido, h quase dois anos, com o objetivo, entre outros, de suprir uma necessidade de leitura que a educao bsica no conseguiu d conta, um projeto de oficinas de leitura literria cujo recorte, no presente momento, delimitou-se a partir de cinco romances de autoria alagoana, a fim de comearmos a desenvolver um projeto de leitura de fico com vistas formao de um leitor crtico no ambiente acadmico. A experincia tem sido muito agradvel e proveitosa na medida em que, a cada romance lido, percebe-se o crescimento intelectual, a maturidade do olhar dos alunos no que diz respeito, por exemplo, a observao das artimanhas do narrador, da construo dos personagens, estabelecendo relaes do todo com as partes e das partes com o todo dos romances. Os participantes do projeto tm sido estimulados a ler outros textos desses e de

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

outros autores da tradio literria luso-brasileira e j comeam a se interessar por livros sem, necessariamente, ter a exigncia ou a orientao dos professores. Outro fator de suma importncia que no podemos deixar passar despercebido que a expresso escrita, paralela s atividades de leitura, tambm tm sido exercitada, visto que, logo depois de concluda a leitura de cada romance, realizamos o levantamento da fortuna crtica j produzida acerca das obras em evidncia, seguindo da concretizao de um ensaio de escrita, at ento produzido em co-autoria, seguido da (re)escrita do texto a ser submetido a um evento acadmico-cientfico.4 Somos sabedores de que uma ao acadmica desse nvel no resolver o problema do acesso leitura literria em Alagoas e no Brasil. Precisamos de mais profissionais da educao empenhados e comprometidos com essa causa para que, num futuro prximo, as coisas comecem a mudar o rumo. Precisamos de um maior empenho do Governo Federal brasileiro no sentido de viabilizar projetos alternativos de leitura e escrita, precisamos reeducar as nossas famlias no sentido de, ao invs de presentearem os seus filhos com um revolver de brinquedo, poder oferecer um livro presente e, assim, como a personagem de Clarice Lispector, no conto Felicidade Clandestina, possamos nos enamorar com livro, dormir com o livro, transformar o livro em algo gostoso, prazeroso, rico, capaz de mudar a histria de vida de milhes de brasileiros espalhados por esse pas de dimenso continental.

O resultado da leitura de O Anjo, de Jorge de Lima, foi apresentado e publicado nos Anais do I SIMELP Simpsio Mundial de Estudos da Lngua Portuguesa, realizado na USP Universidade de So Paulo, no final de 2008. O nosso texto sobre Angstia, de Graciliano Ramos, ser publicado pelos anais do I CONLID Colquio Nacional de Linguagem e Discurso, sediado pela Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Estamos em fase de concluso do texto de anlise do romance Ls ao Vento, de Arriete Vilela, para concluirmos a nossa pesquisa com o trabalho de leitura do romance Dunas, de Breno Accioly, seguindo da construo do texto de analise do romance.

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Caso a sociedade brasileira no compreenda a necessidade da mudana, certamente, ainda teremos, por anos a fio, a disseminao da misria, do analfabetismo, da falta de conhecimento, cuja lgica exerce papel preponderante na escolha de nossos representantes polticos que, a cada ano, aumenta a leva de polticos desonestos e faz eclodir nos quatro cantos do mundo, a nossa histria de crime poltico, desmando e desrespeito coisa pblica, cuja ao parece ser estimulada pelo poder judicirio que tambm no tem sido sinnimo de credibilidade junto sociedade brasileira. Tambm atravs do saber, do conhecimento da lngua, da relao harmoniosa leitor X livro, da funo humanizadora do texto literrio em nossa vida que teremos uma sociedade melhor, mais humana, mais igual, mais justa. Uma verdadeira sociedade do conhecimento. No mnimo, acreditamos no poder da escola e do professor, pensamos que, apesar de tudo, ainda possvel sonhar e implantar, com alunos e professores reais, a escola que gostaramos de ter. (ALVES, 2006, pg. 123-124).

Bem-vindos trama de Ninho de Cobras

[...]embora filha do mundo, a obra um mundo[...] (CANDIDO, 2004, pg. 105).

O romance comea narrando a historia de uma raposa, que vinda das matas, percorria, desnorteada, durante a madrugada, as ruas do centro de Macei. E como se estivesse atrada pelo forte cheiro do mar, permanecia vagando na paisagem urbana da capital alagoana, marcada por um cenrio histrico, at atingir a imensido das guas esverdeadas, fazendo com que suas patas pudessem tocar, pela primeira vez, a areia da praia, alm de provar, com a pontinha da lngua, a gua salgada do mar.
8

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

medida que a raposa vai andando, o narrador em terceira pessoa vai realizando a descrio do centro da cidade, dando nfase aos cemitrios do Trapiche, a Ladeira dos Martrios que d acesso ao Palcio Floriando Peixoto, a Rua do Comrcio... Interessante destacar que o narrador, a partir daqui, procura fazer referncia ao cheiro doce que a brisa levanta, dada a aproximao do centro com os armazns do Jaragu, local usado, por muitos anos, para armazenar o acar que seria transportado pelos navios que saam, cotidianamente, levando a riqueza produzida por Alagoas. [...]Os homens e mulheres dormiam. Cheirando a suor, a esperma, ao acar que h sculos escorria da paisagem,[...] (pg.12)5 A presena daquele animal vagando pelo centro da cidade soou mal a um guarda noturno, quando, sentindo-se ameaado, surpreendentemente, com instrumentos de ferro, acabou por desfigur-la com violentos golpes.
E, num fiapo de tempo, bem menor do que aquele em que um estilhao de estrela resvala no cu escuro e cego, a raposa conheceu a morte, [...] Era a morte que, incandescente e perversa, a alcanava, alterando a sua inconfundvel beleza animal, tumultuando-lhe o sangue, destruindo a sua ardente harmonia de movimentos, tornando vtrea a sua viso da manh cristalina e fantasmagrica. (Pg. 20).

O dia j estava claro por completo quando seu cadver foi colocado em uma carroa de lixo, boatos se espalhavam sobre o surgimento e abatimento daquele animal indefeso. Momento em que entra em cena Alexandre Viana, personagem de grande nfase no desenrolar do enredo, que morrera naquela mesma madrugada. O captulo seguinte abordar o professor Serafim Gonalves, grande advogado das Alagoas, casado com moa de famlia chamada Ligia Tavares, filha do velho senhor de engenho coronel Tavares. Serafim tinha o status de advogado mais gordo do Estado. Formou-

Todas as referncias da obra em tela foram retiradas da seguinte referncia: IVO, Ldo. Ninho de Cobras. 3 ed. Rio de Janeiro : Topbooks, 1997. Doravante, informaremos, apenas, o nmero da pgina.

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

se em direito na Faculdade do Recife, logo aps, voltou para Macei, que no era sua cidade natal, pois, nascera em Penedo, trouxe consigo a deciso de ingressar na carreira poltica, mas depois de um novo regime imposto por Vargas, seus planos foram adiados. Foi convidado a ensinar na Faculdade de Direito de Alagoas, tornava-se cada vez mais notvel por dois motivos: a sua profisso e a sua gordura. Em uma de suas idas a faculdade onde trabalhava, mostrou-se explcito o deslumbramento do professor ao ver um marinheiro loiro, norte-americano, que cruzou seu caminho. A imagem daquele homem fazia com que ele se sentisse perturbado e distrado ao tentar dar sua aula.
[...] o professor Serafim Gonalves voltou a cabea. Pela calada passava um marinheiro louro. Parou para v-lo, e depois no saberia dizer quanto tempo durara a contemplao. Um aluno arrancou-o do devaneio inconfessvel: - um navio de guerra norte-americano que est no porto. Durante a aula inteira, o professor Serafim Gonalves mostrou-se distrado. As palavras fugiam-lhe. E seu pensamento desinquieto seguia o marinheiro desconhecido que, vindo de longes terras, se atravessara em seu caminho, perturbando-o. (pg. 35).

Desse momento em diante, o autor, atravs dos elementos estruturantes da narrativa, comea a fazer referncia morte de Alexandre Viana, que tirou a sua prpria vida com um nico disparo, por no mais suportar uma situao-problema que o absorvera. Era um homem pblico e vivia um casamento de aparncias com Alice, sua namorada de infncia, com quem teve um filho chamado Otavio. Arrumara tambm uma amante de nome Enaura, que conheceu na agncia area que ele gerenciava. A sua esposa descobrira a traio aps receber uma carta annima. Em uma das noites, ao sair da casa de sua amante, caminhou at chegar agncia e, ao abrir a gaveta, deu de cara com uma pistola que havia comprado h anos. Naquele momento, uma cena de sua infncia veio mente, lembrou-se de quando caiu da escada do orfanato que estudava na euforia de ver o novo circo que acabara de chegar
10

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

cidade, onde viu animais enjaulados o que o levou a perceber que era assim que se sentia: como um animal preso. Aps voltar de seu transe, estava disposto a pagar qualquer preo para se sentir livre, foi ento que um barulho de tiro ecoou naquele lugar que se tornava mais vazio do que nunca. Um clima de medo e insegurana passou a existir dentro da verdade da obra aps a morte de Alexandre, pois as pessoas no sabiam ao certo se fora realmente suicdio ou mais uma ao realizada pelo Sindicato da Morte, espcie de grupo de extermnio, formado por homens, instrumentalizados por seus patres, que tinha o objetivo tirar a vida das presas que, por alguma ordem, afetaram ou colocaram em risco o poder de uns poucos. Nessa trama, ganha enlevo, tambm, um personagem que morava sozinho em um quarto alugado no Palcio Velho, trabalhava como balconista de um armazm, onde seus olhos enxergavam navios e seus ouvidos escutavam os apitos anunciando partidas e chegadas. Quando criana estudou em um orfanato, onde aprendera algumas regras gramaticais, podendo desempenhar melhor o seu verdadeiro oficio: escrever cartas annimas, revelando segredos, denunciando tudo o que se fazia s escondidas na cidade. Mas no era no balco do armazm que ele escrevia suas cartas, ali, limitava-se apenas a escutar as conversas e tentava imaginar como ficariam as frases que haveria de escrever noite, sentado mesinha de seu quarto. Durante as suas andanas pela cidade, buscava prestar ateno em cada passo, gesto ou conversa que lhe pudesse ser til s suas denncias escritas. No cemitrio, onde vrias pessoas conduziam o corpo de Viana, o homem do balco se fazia presente, pois no perderia a oportunidade de adquirir mote e escrever novas cartas annimas. Enquanto alguns homens lamentavam e questionavam o suicdio do falecido, outros narravam histrias que envolviam jovens meninas iludidas, usadas como objeto de prazer sexual pelos privilegiados economicamente.
11

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Prximo cova que estava sendo fechada, o professor Serafim Gonalves cumprimentava Hortncio, um ano comerciante e banqueiro do jogo do bicho, apontado como um dos chefes do Sindicato da morte, que estava acompanhado por seu capanga, um pistoleiro ruivo chamado de Botelho Ferro, que, em certo momento, parecia incomodar o bacharel, sabe l porque, uma vez que se sentia intimidado por aquele olhar enigmtico. Aps sair do cemitrio, Hortncio se deparou com o homem do balco, passou a olh-lo da mesma forma como a dos policiais, quando encontraram a raposa cujo triste fim j fora detalhado. Em seguida, o banqueiro se encaminhou penso da Dina, famosa casa de prostituio da cidade, onde ocorria uma grande festa e reunia figuras notveis de Alagoas, que estavam na companhia de caloteiros de alto calibre, marinheiros de um navio norte-americano, prostitutas, poetas, polticos, representantes da lei, grandes empresrios, entre outros. Todos ali se divertiam, bebiam e comiam, ouviam msicas e danavam, falavam da vida alheia, enfim, parecia no mais se importarem com a morte do amigo. Interessante destacar que nesse espao, encontravam-se pessoas de todos os nveis e camadas sociais, possivelmente, o autor quis mimetizar que, nessas horas, ricos e pobres, prostitutas e homens casados, turistas e alagoanos, ordem e desordem, os representantes da lei e os fora da lei se juntam, dialogam.
[...] a festa s terminou ao pintar da aurora, quando um grupo alugou automveis e foi tomar banho no Catol homens e mulheres nus, de acordo com a melhor tradio alagoana, ciosa da nostalgia do paraso terrestre.[...] a festa acabara mesmo na penso da Dina, quase claro. Algum gritara, de repente, [...] Todo mundo nu! E homens e mulheres bem comidos e bebidos tiraram as roupas e, no ambiente protegido pela presena de Piolho de Ona, que no permitia a entrada de estranhos alegando que a penso da Dina fora alugada, naquela noite, a um grupo seleto da sociedade alagoana, [...] O salo se esvaziava. Os galos anunciavam que o dia iniciara a sua mancha nas trevas. [...]E, nus, homens e mulheres patinhavam na gua fria e envolvente, e quase verde, ou sumiam pelos matos, pagos, entre risos e gritos. E a suruba, transformando os homens em stiros, e o mulherio em ninfas, dava a Alagoas, naquela silvestre e matinal aurora de rseos dedos, uma dignidade mitolgica. (Pg. 114-115).

12

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

O homem do balco tinha agora o seu destino traado, cara nas garras do Sindicato da Morte, fora descoberto autor das cartas secretas e o seu nome constava, agora, em um livro negro, de onde dificilmente seria retirado. Clareava o dia quando o seu sono fora interrompido por passos cautelosos, imaginara ser seu pai que retornava depois de tanto tempo de rejeio, mas percebeu o engano quando foi surpreendido por homens, que o conduziram at uma sala, onde foi humilhado e torturado, passou a se sentir abandonado e sozinho, convivendo apenas com as lembranas de seus pais e de sua infncia. Inexplicavelmente, regressou ao quarto do Palcio Velho, o medo mais uma vez apoderou-se de si, quando recebeu um visitante misterioso que o fez sentir-se como a raposa, perseguida e encurralada. No se sabe ao certo a verdade onde ocorrera a morte da personagem em discusso, visto que como se ele vivesse duas mortes, uma em seu quarto no Palcio Velho e outra nas grades de uma delegacia, tamanho o estado de transe que o narrador deixa no ar. Sabe-se que uma cena de tortura que o conduz morte. Vejamos um excerto, extrado do final do romance onde ilustra o que estamos falando:
Num intervalo entre a claridade e a escurido, sentiu-se de cabea para baixo. [...] Ele estava suspenso no teto, como uma luminria. [...] E debaixo de todas as camas havia lacraias. Macei era um grande cemitrio. (Grifo nosso) O mundo rodopiava. O mundo era um pio rodando numa calada.[...] [...] [...]O medo apoderou-se dele, no queria gritar nem interpelar o visitante misterioso. [...] Coberto de suor, encolheu-se na cama. [...] Tinha vontade de urinar. Eminente conterrneo... Alexandre Viana no se suicidou. Foi assassinado pelo Sindicato da Morte. A polcia sabe mais no... [...] Fechou os olhos mesmo que quisesse gritar, agora, as palavras no saam mais de sua boca. [...]. O seu insensato amor vida transformou-o num bicho, talvez numa raposa. [...] E era o dia do caador que emergia das trevas. Entre o pnico e a dor [...] ele se foi afastando vertiginosamente de si mesmo, e a prpria dor calcinante se distanciava, levando-o com ela ou deixando-o abandonado na escurido absoluta. (Pg. 163-l64). 13

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Ninho de Cobras: uma (re)criao espacial da capital das Alagoas

No fundo somos gente-sururu e por isso trazemos nos olhos as imagens de todas as guas. Edson Bezerra (2008, pg. 26).

Tentar-se-, aqui, ao longo desta parte do presente texto, aplicar o conceito de (CANDIDO, 2004, pg. 09) chamado de reduo estrutural, apresentado no prefcio do livro O discurso e a cidade, momento em que o crtico realiza a anlise de alguns textos onde h
[...] alguns casos [...] de reduo estrutural isto , o processo por cujo intermdio a realidade do mundo e do ser se torna, na narrativa ficcional, componente de uma estrutura literria, permitindo com que esta seja estudada em si mesma, como algo autnomo. [...] fazer uma crtica integradora, capaz de mostrar (no apenas enunciar teoricamente, como o hbito) de que maneira a narrativa se constitui a partir de materiais no literrios, manipulados a fim de se tornarem aspectos de uma organizao esttica regida pelas suas prprias leis, no as da natureza, da sociedade ou do ser. No entanto, natureza, sociedade e ser parecem presentes [...] tanto assim que o leitor tem a impresso de estar em contacto com realidades vitais, de estar aprendendo, participando, aceitando ou negando, como se estivesse envolvido nos problemas que eles suscitam. [...]

Pois bem, a categoria espao, dentro da estrutura da narrativa, j fora estudado por vrios olhares e pintado com vrias cores. Na verdade, essa categoria, como as outras estruturantes da narrativa, somente ganha enlevo dentro do texto literrio, momento em que o leitor passa a ver essa construo dentro da verdade criada pelo artista, a partir do resultado de sua criao. nesse lugar que as personagens so criadas, andam, falam, comportam-se, vivem, morrem, recebem influncias e/ou influenciam o meio. nesse lugar, antes de mais nada ideolgico, onde as personagens sonham, acreditam na construo de dias melhores ou so ceifadas desse direito e, simplesmente, so levadas por uma lgica estabelecida, comumente planejada por aqueles privilegiados que detm a estrutura do poder em suas mos.

14

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Em (SILVA, 2002, pg. 18), encontramos a palavra desfigurao, usada pelo crtico, para caracterizar a cidade de Macei, (re)criada esteticamente em Ninho de Cobras:
O termo desfigurao, que tomamos por apropriao, pode ser relacionado ao ato de alterar, adulterar, deturpar a figura [...] uma vez que em Ninho de Cobras h uma relao entre os objetos representados e a desarticulao e composio da paisagem e dos personagens. [...] Na verdade, a desfigurao do espao constitui na obra de Ldo Ivo, uma forma esttica de desarticulao e deslocamento dos objetos representados, que perdem sua composio harmnica e adquirem um corte que deforma e enfeia [...]

Como SILVA(2002), tambm tivemos essa mesma impresso ao invadir o terreno literrio do romance em discusso. Ldo Ivo, com muita conscincia de onde queria chegar, (des)constri/(re)constri determinados paradigmas, deslocando elementos e criando, em certa medida, algo meio que surreal, a exemplo da raposa que deveria estar na mata e encontrar-se, logo no primeiro captulo, perdida em um centro urbano. Segundo SILVA, (2002), personagens estranhos como a raposa d um tnus de desfigurao e deslocamento narrativa, como se quisesse mostrar uma face quebrada, disforme de Macei. Nessa compreenso, o romance Ninho de Cobras nos leva a embarcar numa viagem ao longo da histria do Estado de Alagoas, do seu espao fsico at fatos importantes ocorridos nesse cenrio, como a morte do Bispo Sardinha, devorado por ndios Caets, a visita de Dom Pedro II, a histria dos marechais... O romance, escrito numa poca de ditadura, do Estado Novo de Getlio Vargas, materializa-se, tambm, a partir do deslocamento de um animal, que ao chegar em outro lugar, o centro de Macei, morto a pauladas por policias, o que poderia metaforizar uma afronta liberdade. O narrador impessoal, onisciente e acompanha os passos das personagens. Nesse bordado literrio, o autor foge, em certa medida, s regras de que um texto deva agradar aos

15

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

seus leitores, uma vez que ele denunciou o que havia por trs da mscara de uma sociedade que h muito se intitula como sendo sinnimo de integridade moral e outras coisas mais.6 No entanto, uma sociedade onde a riqueza material comprava (e ainda compra) tudo, desde o respeito e admirao ao poder sobre os demais, uma sociedade em que, ainda, prevalece a lei do mais forte, a demonstrao disso est no fato de homens serem pagos para matar, sendo a vtima culpada ou no e, ainda assim, sarem impunes perante a lei; uma sociedade, cujos assassinos e juzes, pescadores e banqueiros, engraxates e prostitutas, em determinados momentos, so postos no mesmo patamar de igualdade, onde homens fazem questo de ostentar falas acerca da explorao feminina, para demonstrarem sua virilidade, embora s escondidas, eles tambm faam uso de outras formas, consideradas em seus discursos, como sendo feias e pecaminosas ao status do universo do homem. Para denunciar o comportamento de tal sociedade7, Ldo Ivo faz uso de personagens a exemplo do homem do balco, o mesmo pode ter sido assassinado pelo Sindicato da Morte, como uma espcie de queima de arquivo. Comparando sua morte com a da raposa, ambos tm

Nesse pequeno intervalo em que estamos residindo em Alagoas, j deu para entender o porqu da obra em discusso no ter sido bem vinda em algumas esferas da classe mdia e alta alagoana. Algumas pessoas no gostaram, por exemplo, da metfora que intitula o romance, alm de desgostarem, tambm, da crtica-denncia que Ldo Ivo faz a seu Estado de origem. Todavia, h muito se sabe, que o contedo literrio um resultado simblico e deformador da realidade. (CANDIDO, 2006).
7

Essa relao do que produzido/idealizado por um determinado artista e como recebido pelo pblico leitor, talvez seja melhor esclarecida a partir dessa compreenso de Antonio Candido (2006, pg. 83-84): [...] o escritor, numa determinada sociedade, no apenas o indivduo capaz de exprimir a sua originalidade (que o delimita e especifica entre todos) mas algum desempenhando um papel social, ocupando uma posio relativa ao seu grupo profissional e correspondendo a certas expectativas dos leitores ou auditores. A matria e a forma de sua obra dependero em parte da tenso entre as veleidades profundas e a consonncia ao meio, caracterizando um dilogo mais ou menos vivo entre criador e pblico. Nesse sentido, imaginamos que exatamente esse dilogo que Ldo Ivo realiza, nem sempre agradando a todos os leitores, mas simplesmente proporcionando essa tenso necessria entre o escritor, a obra e o leitor.

16

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

suas vidas ceifadas por desafiarem o controle existente na cidade, so perseguidos, acuados e ameaados, homem e animal iguais perante a violncia da cidade. Como a grande parte dos autores nordestinos, Ldo enfoca a desigualdade social, o capitalismo que divide uma nica nao em duas: a dos ricos e a dos pobres. O autor denuncia o casamento por interesse, a partir do personagem Serafim Gonalves, que casa-se com Lgia Tavares, filha de um influente coronel, simplesmente para ter o apoio de seu sogro e facilitar a sua projeo eleitoral, alm de tal situao poder conferir-lhe status de homem comedor de mulheres, aquilo que, exatamente, a sociedade patriarcal brasileira, preconceituosa por excelncia, determinou como certo. Nos entremeios do romance feita, ainda, uma crtica ao servio se sade pblica, ao citar que o enfermeiro era um servente do hospital, que de tanto olhar o verdadeiro enfermeiro prtico, que tambm havia sido servente, aprendeu os requisitos bsicos de tal funo, o que nos leva a crer que, nesse retrato alagoano de sociedade, qualquer um poderia exercer tal posto, pondo em risco a vida dos pacientes pobres, isso porque os ricos sempre puderam, em casos como esses, sarem at Recife, So Paulo, entre outros centros e buscarem tratamento para as suas chagas. Tal discusso entra em cena com alguns flashbacks que servem para resgatar as memrias dos personagens, entre elas, a de uma prostituta interna nesse mesmo hospital para tratar de uma DST. Ela recorda-se de sua vida sofrida quando fugiu da seca junto com sua famlia na esperana de encontrar melhores condies de vida na cidade e, aos poucos, foi ingressando numa vida de prostituio, comea ento a vagar mundo a fora, se amiga com homens e os abandona. Tal mulher traz consigo o sonho de melhorar de vida e obter status social, sonho esse apresentado atravs da referncia feita a um roupo que havia ganhado de
17

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

um de seus amantes, essa pea lhe trazia a sensao de qualificao social, uma vez que acreditava que as madames da alta sociedade usavam peas como aquela. Quantos rapazes e moas das cidades provincianas desse pas, por no possurem uma boa condio financeira, acabam entregando-se a prostituio para sobreviver ou deixam-se iludir facilmente por terceiros? Alm de encararem a barreira do preconceito, ainda tm que enfrentar os riscos da vida, o que no so poucos. Quantos de nossos conterrneos no se atiram mundo a fora na busca por melhores condies de sobrevivncia, homens e mulheres, mulheres e homens, rumo Europa, por exemplo, para venderem o corpo e se prostiturem? Por outro lado, ao fazer referncia ao navio de guerra norte-americano atracado no porto de Macei, o autor pode mimetizar o Brasil como uma nao invadida e ocupada, perifrica e dependente, podendo assim, representar as empresas multinacionais que, aos poucos, vo tomando o nosso espao. A metfora acerca do ttulo da obra pode ser entendida como uma referncia aos alagoanos que amam sua terra, assim como as cobras amam seus ninhos, uma vez que, Ldo Ivo revelou-se, atravs de sua literatura, um assduo defensor de sua terra-natal, e faz uso da imagem da mesma para denunciar o abuso cometido pela elite sobre os menos favorecidos. No entanto, ao observarmos a seguinte passagem - Macei um grande cemitrio. No fundo, todos ns j estamos enterrados. [...] E amavam o calor daquela paisagem como as cobras amam seus ninhos de pedra. (Pg. 94). Podemos depreender que o ninho dos alagoanos vitimados pela indstria do crime e pelo sistema opressor, seria o cemitrio, no caso das cobras, so as pedras, para os alagoanos, as pedras seriam os concretos das lpides onde eram enterradas vitimas de suicdio, como o caso de Alexandre Viana ou de homicdios

18

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

proporcionados pela indstria do crime atravs do Sindicato da Morte, como ainda hoje uma realidade que a segurana e o poder constitudo ainda no souberam exterminar. Toda essa lgica desenvolvida ao longo da obra lediana, mais especificamente em Ninho de Cobras, publicada pela primeira vez em 1973, constitui-se uma verdadeira demonstrao da compreenso de nossos intelectuais brasileiros que, depois de sarem daquela fase de um nacionalismo ufanista cujo enfoque era terra bela-ptria grande (CANDIDO, 2006, Pag. 171), do incio da nossa formao, se envolveram numa atmosfera de reconhecer o nosso processo de debilidade, de atrofia, de misria, transformando em forma, todo esse contedo que, com muita propriedade, fora muito bem mimetizado por nossos artistas a partir de 1930, manifestando-se, ainda mais s claras, a partir da dcada de 1950, ps a segunda Guerra Mundial, com todos os seus desdobramentos. Dessa maneira, a
[...] conscincia do subdesenvolvimento como mudana de perspectiva, que evidenciou a realidade dos solos pobres, das tcnicas arcaicas, da misria pasmosa das populaes, da sua incultura paralisante. A viso que resulta pessimista quanto ao presente e problemtica quanto ao futuro [...] o traumatismo causado na conscincia pela verificao de quanto o atraso catastrfico suscita reformulaes polticas. [...] Da a disposio de combate que se alastra pelo continente, tornando a idia de subdesenvolvimento uma fora propulsora, que d novo cunho ao tradicional empenho poltico dos nossos intelectuais. (CANDIDO, 2006, Pag. 171).

Uma genuna demonstrao dessa conscincia do atraso e da grande discrepncia scio-econmica reinante em Alagoas, representadas nas linhas do romance, se ainda no conseguimos deixar clara nessa parte de nossa reflexo, seria a sena a seguir:
[...] Nesse tempo, j morava na Avenida da Paz, defronte ao mar, numa casa apalacetada. Na sala de entrada, instalara o escritrio. Nos dias e noites de muito calor, abria as quatro janelas do escritrio, que olhava para o mar, e os passantes poderiam ver a sua biblioteca jurdica, uma das melhores do Estado, o que representava mais um fator de segurana para os seus constituintes, que apreciavam a diligncia e erudio de seu defensor. [...] (Pg. 31).

19

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Nesse excerto, evidencia-se o poder concentrado nas mos de poucos em detrimento da maioria que vive das migalhas e sobras. Sem falar na representao da disseminao da lgica do olho gordo, metaforizada na cena do exibicionismo da biblioteca do professor. Ora, se hoje, em pleno sculo XXI, com todo o processo de melhorias implantadas pelo Governo Federal, alm da evoluo natural viabilizada pela indstria do conhecimento e da conseqente transformao das coisas, intensificada pelos meios de comunicao, Alagoas continua sendo recordista em analfabetismo, violncia, pobreza generalizada, corrupo, entre outras tantas mazelas sociais, imaginemos na dcada de 70, momento em que o texto foi publicado sob a influncia deste contexto, como esse processo era ainda mais forte e criador de mais injustias. Consideraes finais Distante de ns a idia de querermos encerrar o assunto ora posto em discusso. Aqui, caro leitor, voc entrou em contato com algumas reflexes oriundas do nosso processo de leitura/discusso realizadas em nossas oficinas de leitura literria sob a contribuio dos estudos Literatura e Sociedade, verticalizado, basicamente, atravs das grandes contribuies de Antonio Candido de Melo e Souza. Em outro momento e luz de outras teorias, certamente, iramos encaminhar a nossa anlise por outro vis. Podem at que as reflexes aqui registradas possam ser rotuladas, posteriormente, de amadoras, iniciantes ou outros adjetivos mais, todavia, resultado, primeiramente, do esforo de ler, procurar compreender e comear a estabelecer um cruzamento terico dentro daquilo que consideramos importante.

20

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

Pensamos que, independente de qualquer coisa, o nosso objetivo com essa experincia de iniciao cientfica dentro dos muros da UNEAL tem sido alcanado, gradativamente, na medida em que ousamos aproximar o estudante alagoano, egresso da escola pblica tambm alagoana, da literatura produzida por grandes nomes de nossa tradio literria. incrvel como atravs da arte, da magia do simblico, conseguimos nos identificar com as personagens, compreender as artimanhas do narrador, entrar em contato com um tempo histrico, neste caso, relativamente distante de ns, nos envolvermos com a magia do enredo a ponto de ora sorrirmos, ora nos emocionarmos, ora nos revoltarmos e o melhor, pisar, atravs do simblico, do cenrio do romance, o mesmo cho que j pisamos cotidianamente e, muitas vezes, no despertamos para tais problemas e reflexes. Todavia, queremos crer que, no mnimo, atravs de nossa aproximao com a arte, poderemos, de agora em diante, percorrer o terreno das Alagoas, de forma mais consciente e ousada, conhecedora dessa realidade, comprometida com a minoria e transpondo, atravs do magistrio, o desejo de fazer com que as possas possam iniciar a construo de suas histrias de sucesso. Isso porque compreendemos, tambm, que atravs do simblico, do esttico, fortalecemos o nosso conhecimento sobre a cultura e os costumes de um povo, nesse caso especfico, a formao da identidade scio-cultural alagoana. Ldo Ivo, com maestria, atravs do uso consciente da palavra, recheada de metforas e da conseqente riqueza de sentidos, nos fez entender a formao do Estado alagoano, sendo isso de forma artstica, simblica, sem criar o chamado romance panfletrio, ou seja, aquele autor que usa a literatura, com carga ideolgica fortemente marcada, cujo contedo sobrepese forma.

21

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

O desafio est lanado para que, a partir da nossa literatura, galguemos outros degraus e busquemos nos apropriar da riqueza que a arte pode proporcionar na vida das pessoas. No mais, fica a satisfao de termos dado a nossa contribuio para construo de um ambiente intelectualizado, envolvido com as letras e a conseqente capacidade de acreditar que a linguagem, em todas as suas acepes, um poderoso instrumento de ascenso social. Por fim, o Romance Ninhos de Cobras, que aqui ousamos analisar, se materializou, primeiramente, a partir da profunda observao da realidade, momento em que o escritor no somente delimitou a capital alagoana, mas referenciou praticamente todo o Estado e a surge uma outra grande caracterstica lediana: o profundo conhecimento de seu Estado de origem. Tal construo, muito bem recepcionada pela crtica brasileira, nada mais do que a harmonia do conhecimento social, histrico, geogrfico, antropolgico e, certamente, do principal poder que o uso consciente da linguagem literria, proporcionada pela sensibilidade do artista. REFERNCIAS ACCIOLY, Breno. Obras Reunidas. So Paulo: Escrituras, 2000. ALVES, Jos Hlder Pinheiro. Teoria da Literatura, Crtica literria e Ensino. In: Literatura: da crtica sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2006. AGITAO, Ano X, No. 53, Set./Out. de 2003. BEZERRA, Edson. Manifesto Sururu. In: GRACILIANO. Macei: CEPAL/Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Ano I, No. 2, Nov. 2008. CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. ______. A Educao pela noite. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. ______. O discurso e a cidade. So Paulo: Ouro sobre Azul, 2004. ______. Formao da Literatura Brasileira. 6 ed. Belo Horizonte, Vila Rica Editoras Reunidas LTDA, 2000. V. I. EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introduo. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. IVO, Ldo. Ninho de Cobras. 3 ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
22

Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas


(Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLT 62 Geografias poticas: figuraes do espao na literatura lusfona.

LIMA, Jorge de. O Anjo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo & outros contos. 4 ed. So Paulo: tica, 1991. RAMOS, Graciliano Ramos. Angstia. Rio de Janeiro: Record, 1995. SILVA, Mrcio Ferreira da. A cidade desfigurada: uma anlise do romance Ninho de Cobras, de Ldo Ivo. Macei: Edies Catavento, 2002. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura e Realidade Brasileira. 5 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997. VILELA, Arriete. Ls ao Vento. Rio de Janeiro: Gryphus; Penedo: Fundao Educacional do Baixo So Francisco Dr. Raimundo Marinho, 2005.

23

Potrebbero piacerti anche