Sei sulla pagina 1di 14

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS IPOR CURSO: LICENCIATURA EM QUMICA

ELINGELA CRISTINA CNDIDA COSTA JOSIANE MOREIRA CARDOSO LUILA PAULA FARIA NERES MARCOS RIBEIRO SARDINHA OLIVEIRA NATLIA CRISTINA PEREIRA SILVA

RELATRIO

ESPECTROSCOPIA NO IV E NO UV-VIS: IDENTIFICAO DE COMPOSTOS ORGNICOS

Professora Dr.: Cristiane Cazal

Ipor 2013

1. INTRODUO

O espectro de radiao eletromagntica (figura 01) o conjunto de ondas eletromagnticas em vrias frequncias. As ondas eletromagnticas so ondas caractersticas pela oscilao de campos eltricos e magnticos, e as diversas faixas do espectro so diferenciadas, no vcuo, apenas por suas frequncias (ou comprimentos de onda) (PRADO & LEITE, 2012).

Figura 01- Espectro eletromagntico.

Vrias tcnicas espectroscpicas podem ser utilizadas para uma srie de finalidades como, por exemplo identificar substncias presentes na cena de um crime, determinar a concentrao de substncias em alimentos e medicamentos, melhor compreender as propriedades microscpicas responsveis pelas caractersticas macroscpicas, procurar descobrir elementos e substncias que constituem a matria de estrelas e planetas. Essas tcnicas espectroscpicas fornem informaes sobre os tipos de ligao entre tomo, a vizinhana atmica desses tomos e ligaes, a presena e a concentrao de substncias em amostras, entre outras (PRADO & LEITE, 2012). A radiao infravermelha (IR) corresponde aproximadamente parte do espectro eletromagntico situada entre as regies do visvel e microondas. A poro de maior utilidade na anlise e identificao de materiais est situada entre 4000cm-1 e 400 cm-1 chamado de infavermelho mdio, no entanto existem outras pores chamadas de infravermelho prximo (14.290-4000 cm-1) e o infravermelho distante (700-200 cm-1) (SILVERSTEIN, 2010).

A espectroscopia no infravermelho fornece informaes sobre a presena de vrios grupos funcionais na estrutura orgnica (figura 02) devido interao das molculas ou tomos com a radiao eletromagntica em um processo de vibrao molecular.

Figura 02 - Resumo da principais absores em espectroscopia IV.

A espectoscopia de infravermelho (IV) uma tcnica bastante utilizada nas reas de qumica de produtos naturais, sntese, transformaes orgnicas, em linhas de produo e no controle de processos industrias (LOPES & FASCIO, 2004). Uma das vantagens desta tcnica que grande parte das amostras, em praticamente qualquer estado fsico pode ser estudada (HAACK, 2010). Os modos de movimento vibracional mais simples em uma molcula, ativos no infravermelho so de estiramento e deformao ou dobramento (PAVIA et. al., 2012) (figura 03). As vibraes moleculares podem ser classificadas em: Estiramentos axiais: um movimento rtmico ao longo do eixo da ligao que faz com que a distncia interatmica aumente e diminua alternadamente. Dobramento angular: So variaes ritmadas de ligaes que tm um tomo em comum ou o movimento de um grupo de tomos em relao ao resto da molcula sem que as posies relativas dos tomos do grupo alterem. As ligaes podem vibrar de seis modos (HAACK, 2010):

Figura 03 - Modos de estiramentos e dobramentos.

Os espectrofotmetros de infravermelho podem ser de disperso (figura 04) ou com transformada de Fourier (figura 05): Espectrofotmetro de disperso: O instrumento produz um feixe de radiao no infravermelho a partir de um resistor aquecido e, atravs de espelhos, divide-o em dois feixes paralelos de igual intensidade de radiao (PAVIA et. al., 2012). Nos instrumentos dispersivos com feixe duplo, a radiao emitida pela fonte dividida em dois feixes, um dos quais passa atravs da clula que contm a amostra enquanto o outro passa por uma cela de referncia. Os feixes so ento recombinados em um nico feixe alternado, atravs da rotao de um espelho, sendo as intensidades das absores balanceadas atravs de um atenuador colocado no feixe de referncia. Desta forma, as absores do solvente da clula de referncia e da clula da amostra so balanceadas e o espectro registrado contm somente as bandas de absoro da amostra (HAACK, 2010).

Figura 04 - Representao um espectrofotmetro de disperso.

Espectrofotmetro de Fourier ou IV-FT: A introduo de espectrmetros de infravermelho com transformada de Fourier melhorou drasticamente a qualidade dos espectros no infravermelho e minimizou o tempo necessrio para obteno de dados (PAVIA et. al., 2012).

Espectrofotmetro de Fourier ou IV-FT

1. Coleta luz infravermelha em todos comprimentos de onda que guiada atravs de um interfermetro. Todo o domnio espectral analisados simultaneamente. 2. Depois de passar pela amostra o sinal medido um interferograma. 3. Realizando-se uma Transformada de Fourier no sinal, este resulta em um espectro idntico ao da espectroscopia IV convencional (dispersiva).

Figura 05 - Representao um espectrofotmetro de Fourier.

A espectroscopia no Ultravioleta-Visvel (UV-VIS) envolve a absoro de radiao eletromagntica por tomos e molculas na faixa de comprimento de onda () de 190 nm a 800 nm, causando a transio eletrnica do estado de energia mais baixa (estado fundamental) para o estado de energia maior (estado excitado). Quando uma molcula absorve energia, um eltron promovido de um orbital ocupado para um orbital desocupado de mais alta energia. A transio mais provvel do orbital ocupado de maior energia (HOMO) para o orbital desocupado de menor energia (LUMO). As diferenas entre nveis eletrnicos na maioria das molculas variam entre 125 e 650 KJ/mol (PAVIA et. al., 2012) . Algumas das mais importantes transies so: * (alcanos); * (carbonilas e grupos carbonlicos; * (compostos alquenos, compostos carbonlicos, alquinos, nitro); * (compostos com oxignio, nitrognio, enxofre, halognios);

* (compostos carbonlicos). As transies que envolvem uma alterao do nmero quntico de spin de um eltron durante a transio no tm permisso de ocorrer, sendo assim chamadas de transies proibidas. A transio n * o tipo mais comum de transio proibida. (PAVIA et. al., 2012) A lei de absoro, tambm conhecida como lei de Beer-Lambert, diz que quanto maior for a eficincia e o nmero de molculas capazes de absorver luz de um dado comprimento de onda, maior ser a extenso dessa absoro (UFPE, 2013): A = log (I/I0) = cl .

O espectrofotmetro ultravioleta um instrumento capaz de produzir luz monocromtica e de detectar de uma forma sensvel a quantidade de luz absorvida por uma amostra a um dado comprimento de onda. Em geral composto de uma fonte de luz, monocromador e detectores (UFSM, 2013). A fonte de luz composta por uma lmpada de deutrio e uma lmpada de tungstnio. A lmpada de deutrio emite radiao UV e a de tungstnio emite luz visvel. O monocromador uma rede de difrao e sua funo separar o feixe de luz nos comprimentos de onda componentes. Na cela da amostra um sistema de fendas focaliza o comprimento de onda desejado. O detector, que geralmente um tubo fotomultiplicador, registra a intensidade da luz transmitida I (PAVIA et. al., 2012). A escolha do solvente a ser usado na espectroscopia de ultravioleta muito importante. O primeiro critrio para um bom solvente que ele no deve absorver radiao ultravioleta na mesma regio que a substncia cujo espectro est sendo determinado. O segundo seu efeito na estrutura fina de uma banda de absoro. Por ltimo, sua capacidade de influenciar o comprimento de onda da luz ultravioleta. Dentre os solventes mais usados esto a gua, o etanol 95% e o hexano (PAVIA et. al., 2012).

2. OBJETIVOS

Realizar uma visita tcnica com o intuito conhecer um espectrmetro no infravermelho e no UV-Visvel e o funcionamento de ambos. Analisar espectros no infravermelho de amostras desconhecidas, visando obter o maior nmero de informaes para posterior identificao.

3. METODOLOGIA

Realizou-se uma visita tcnica no Laboratrio do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde, com a turma do 5 perodo do curso de Licenciatura em Qumica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Goiano Campus Ipor. Para realizar as anlises, os alunos foram distribudos em grupos. Materiais e equipamentos:

Espectrmetro de UV-Visvel; Espectrmetro de Infravermelho; Trs amostras "desconhecidas" a serem analisadas; lcool etlico; Cubetas; Bquer; Funil; Esptula.

O laboratrio era especfico para anlises, onde o espectrmetro de infravermelho estava numa bancada e o espectrmetro de UV-Visvel estava isolado em uma parte do laboratrio, bem fechado e sem ar condicionado, para evitar o mximo de umidade. Primeiramente, foram analisadas as amostras no UV-Visvel, estando elas no estado slido, e posteriormente no infravermelho, utilizando como solvente o lcool etlico.

Procedimento Experimental:

Com o auxlio de uma esptula, colocou-se uma pequena quantidade da amostra do frasco A no espectrmetro de UV-visvel. A amostra foi colocada em seu estado slido, por se tratar de um equipamento mais moderno. Esperaram-se alguns minutos e os espectros foram obtidos num processador de dados (computador). Realizou-se a anlise em triplicata para cada amostra, uma vez j que o local era pequeno e bem fechado e apenas alguns alunos observariam a prtica.

Aps realizar as anlises no UV-Visvel, uma pequena quantidade da mesma amostra foi diluda em lcool etlico, colocada em cubeta e introduzida no equipamento de infravermelho. Os espectros tambm foram obtidos num detector de dados, para anlises posteriores e identificaes de substncia.

4. RESULTADOS E DISCUSSO

As molculas, ao absorverem radiao eletromagntica no UV-visvel, passam por um processo de transio eletrnica. Essas radiaes so provenientes de lmpadas no equipamento. Aps a radiao, passa por um detector que registra a intensidade da luz transmitida, mandando informaes para um dispositivo de processamento de dados. No equipamento, a amostra colocada em uma placa com sensor, nela h cristais que refletem ao interagirem com a amostra. Foram realizadas 32 varreduras para preciso de dados, contudo um nmero maior de varreduras implica num melhor resultado, ou seja, as varreduras otimizam os dados. O UV-visvel seleciona radiaes monocromticas que enfatizam nas insaturaes conjugadas. Ele registra dados de absorbncia em funo do comprimento de onda (). Devido suas determinadas absores, a cor do composto pode variar. A absoro nada mais que a funo do nmero de molculas que absorvem (concentrao). O espectro de absoro caracterstico para cada espcie qumica, sendo possvel a identificao de uma espcie qumica atravs do seu espectro de absoro. O espectrmetro pode ser observado na figura 06.

Figura 06 - Espectrmetro para obteno de espectros no Infravermelho.

As amostras tambm foram analisadas no infravermelho. Nela houve a diluio da amostra em lcool etlico. Vale ressaltar que o solvente no deve absorver radiao na mesma regio que a substncia cujo espectro est sendo determinado. Em geral, solventes que no contm sistemas conjugados so mais adequados. uma tcnica instrumental simples e rpida que pode distinguir diferentes funes orgnicas. Nelas as molculas se comportam de maneira vibracional, pois a radiao infravermelha causa o aumento da amplitude de vibrao das ligaes covalentes entre os tomos e grupos de tomos de compostos orgnicos. No equipamento, consegue-se maior o intervalo do comprimento de onda; no experimento abordado utilizou de 800- 250 nm. Consegue-se tambm modificar o tamanho da fenda, referente a quantidade de luz que passar na amostra. Dependendo da concentrao da substncia, pode-se aumentar ou diminuir o tamanho da fenda. Se a substncia estiver absorvendo muito, pode-se aumentar o comprimento da fenda, o que consequentemente manda mais energia. No equipamento, mede transmitncia e absorbncia. J quando a amostra est muito diluda, pode-se diminuir o tamanho do feixe. Porm, com um feixe muito fino, a luz comea a refratar. As luzes de tungtnio e deutrio passam por vrios espelhos. Esses espelhos so mveis para mudar o monocromador. A luz passa pela amostra, vai para o detector e faz as varreduras. O equipamento comporta duas cubetas, pois nem sempre a soluo ser gua. Com substncias muito concentradas, pode-se tambm diminuir o caminho percorrido. O equipamento pode ser observado na figura 07. Na amostra B, consta-se que estourou, ou seja, estava muito concentrada e no se obteve espectros significativos.

Figura 07 - Espectrmetro de infravermelho.

Para a amostra A (C7H6O2), o alcano correspondente C7H16, com IDH=5, o que evidencia um composto aromtico com outra insaturao.

Figura 07 - Espectro da amostra A.

Analisando o espectro e os picos caractersticos, obteve-se as seguintes informaes: Banda de OH na faixa de 3250-2500 cm-1 (sobrepe as absores C-H); Estiramento C-H sp2 na faixa de 3340 cm-1; Estiramento C-H sp3 na faixa de 2800-2750 cm-1; Estiramento C=O na faixa de 1750-1250 cm-1; Estiramento C=C de aromticos na faixa de 1700-1660 cm-1.

Sendo um composto aromtico com C=O, que a outra insaturao, e a presena de banda de OH, analisando sua frmula molecular, conclui-se que um cido carboxlico, especificadamente o cido benzoico (figura 08).

Figura 08 - Estrutura do

cido benzoico.

Para a amostra B (C8H8O3), o alcano correspondente C8H18, com IDH=5, o que evidencia um composto aromtico com outra insaturao.

Figura 09 - Espectro da amostra B.

Analisando o espectro e os picos caractersticos obtiveram-se as seguintes informaes: Banda de OH na faixa de 3400-3000 cm-1; Estiramento C-H sp3 na faixa de 2970 cm-1; Estiramento C=O na faixa de 1670 cm-1; Estiramento C=C de aromticos na faixa de 1610-1400 cm-1; Estiramento C-O na faixa de 1300 cm-1.

Trata-se de um composto aromtico, com C=O que a outra insaturao e mais a banda de OH. Realizando a frmula estrutural, o espectro no indica especificamente o composto, pois no possvel determinar onde o metxi est ligado: no anel benznico ou na carbonila formando um ster. Sendo assim, no so dadas informaes suficientes para indicar o composto, podendo haver duas possibilidades: o salicato de metila e a vanilina (figura 10).

Figura 10 - Estruturas de 2-hidroxibenzoato de metila (Salicato de metila) ( esquerda) e 3-metoxi-2hidroxibenzaldedo (Vanilina) ( direita).

Para a amostra C (C5H13N), o alcano correspondente C5H18, com IDH=0, o que evidencia um composto que no possui insaturao.

Figura 11 - Espectro da amostra C.

Analisando o espectro e os picos caractersticos obtiveram-se as seguintes informaes: Estiramento N-H na faixa de 3450-3200 cm-1, possuindo duas bandas que caracterizam aminas primrias; Estiramento C-H na faixa de 3000-2750 cm-1; Dobramento N-H na faixa de 1600 cm-1; Dobramento CH2 sp3 na faixa de 1500 cm-1; Dobramento CH3 sp3 na faixa de 1410-1370 cm-1; Estiramento C-N na faixa de 1270-1000 cm-1; Estiramento N-H fora do plano na faixa de 890-750 cm-1.

Pelo o IDH, observa-se a ausncia de insaturaes, e como o pico do estiramento N-H possui duas bandas, indica que uma amina primria. Sendo assim, os outros picos confirmam a presena de CH2 e CH3 dentro outros dobramentos citados. Contudo, identificouse o composto como pentanoamina, cuja frmula estrutural : CH3-CH2- CH2- CH2- CH2-NH2. Na amostra A e B continha anel aromtico, alm de insaturaes, que so o alvo para as anlises por espectroscopia e presena de oxignio. Na amostra C havia nitrognio. Nesse caso, por serem molculas grandes e com outros elementos qumicos, utilizaram-se as anlises no infravermelho, pois poderia haver distino nas funes orgnicas, j que no UVVisvel as duplas conjugadas possuem um enfoque maior.

5. CONCLUSO

Conclui-se que, a visita tcnica e a realizao com xito do experimento, possibilitaram um aprimoramento na compreenso de conceitos de prticas espectromtricas, como o UV-Visvel e o Infravermelho. Com a anlise dos espectros obtidos foi possvel a identificao dos compostos orgnicos cido benzico (amostra A) e pentanoamina (amostra C). Porm, o espectro da amostra B apresentou informaes suficientes para indicar o composto, podendo haver duas possibilidades: o salicato de metila e a vanilina.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HAACK, M. de S. Anlise de materiais por espectroscopia no infravermelho dentro do sistema de gesto de qualidade conforme ABNT NBR ISSO/IEC 17025. Porto Alegre: UFRGS, 2010. LOPES, W. A.; FASCIO, M. Esquema para interpretao de espectros de substncias orgnicas na regio do infravermelho. Qumica Nova, 2004. PAVIA, D. L.; LAMPMAN, G. M.; KRIZ, G. S.; VYVYAN, J. R. Introduo Espectroscopia. So Paulo: Cengage Learning, 2012. PRADO, R. J.; LEITE, D. de O. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentao para o Ensino Mdio. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v.34, 2012. SILVERSTEIN, R. M. Identificao Espectromtrica de Compostos Orgnicos. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

UFPE. Disponvel em : <http www.ufpe.br lev images downloads lei de beer.pdf.>. Acesso em: 02 jun. 2013. UFSM. Disponvel em:

<http://www3.ufsm.br/piquini/biomol09/espectroscopia_UV_Visivel.doc>. Acesso em: 05 jun. 2013.

Potrebbero piacerti anche