Sei sulla pagina 1di 14

Conceitos de Incidncias Radiolgicas Posio anatmica Todo posicionamento relacionado ao corpo humano tem como base a posio padro

de descrio anatmica, denominada posio anatmica. Tal posio corresponde a um corpo humano em posio ereta (ortosttica), com os membros superiores pendentes com as palmas das mos voltadas para frente, e membros inferiores unidos com os ps paralelos, com as suas pontas dirigidas para a frente. A cabea deve estar orientada com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, de forma que a margem inferior das rbitas e a margem superior dos poros acsticos externos fiquem no mesmo plano horizontal.

Posio do corpo e termos de relao

Principais planos do corpo Plano uma superfcie em linha reta que conecta dois pontos. Na radiologia os planos imaginrios que atravessam o corpo na posio anatmica, so referncia para os ngulos do raio central do feixe de raios X.

Sagital - plano vertical que passa longitudinalmente atravs do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda Coronal ou frontal - so plano verticais que passam atravs do corpo em ngulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trs). Transversal ou axial - so planos que passam atravs do corpo em ngulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partesus

superior e inferior.

Superfcies e partes do corpo

Termos relacionados a movimento

Flexo - Corresponde a um movimento angular que aproxima duas partes de uma articulao. Resulta em diminuio do ngulo entre o segmento que se desloca e o que permanece fixo; Extenso - Corresponde a um movimento angular que afasta as partes de uma articulao. Resulta em aumento do ngulo entre o segmento que se desloca e o que permanece fixo; Abduo - Um movimento de afastamento do brao ou da perna em relao ao corpo, ou seja , um movimento em direo oposta ao plano sagital mediano; Aduo - Um movimento de brao ou de perna em direo ao corpo, movimentar em direo a uma linha central ou medial, ou seja , um movimento em direo ao plano sagital mediano;

Supinao - Um movimento de rotao lateral da mo e antebrao para a posio anatmica; Pronao - Uma movimento de rotao medial da mo e antebrao para a posio oposta anatmica; Everso - Um movimento lateral da regio plantar, ou seja, se afasta do plano sagital mediano; Inverso - Um movimento medial da regio plantar, ou seja, se aproxima do plano sagital mediano.

Termos de relao

Medial - Em direo ao centro, ou em direo ao plano mediano ou linha mdia. Exemplo: a face medial do brao a mais prxima do plano mediano. Lateral - o oposto de medial. Exemplo: Na posio anatmica, o polegar esta na face lateral da mo. Proximal: Parte mais prxima do tronco, a origem ou o incio daquele membro. Exemplo: o cotovelo proximal ao punho. Distal - Distante da origem ou distante do tronco. Exemplo: O punho distal ao cotovelo. Ceflico ou superior - Em direo a cabea. Um ngulo ceflico um ngulo em direo a cabea. Caudal ou inferior - Distante da cabea, em direo aos ps.

O exame radiogrfico O objetivo de todo tecnlogo no deve ser apenas fazer uma radiografia d para passar mas produzir uma imagem com qualidade diagnstica. Para isso imperativo que sejam utilizados corretamente os fatores de exposio radiogrfica e o posicionamento da regio anatmica determinado para cada incidncia, associados correta identificao da radiografia.

Fatores de exposio radiogrfica Os fatores de exposio radiogrfica so um grupo de fatores que determinam as caractersticas do feixe de raios X. So eles: o miliampere, o tempo de exposio, o quilovolt e a distncia foco-filme.

Miliampere (mA) - representado pela sigla mA. Proporcional a intensidade do fluxo de eltrons no interior do tubo de raios X. A variao da miliamperagem influencia na taxa de produo dos raios X (quantidade), e no na energia dos ftons; Tempo (s) - representado pela sigla s e corresponde ao tempo de irradiao. Em radiologia diagnstica medido em segundos; Miliampere-segundo (mAs) - representado pela sigla mAs. Determina a quantidade de raios X produzidos em um determinado tempo. determinado por mAs = mA x t (s); Quilovolt (kV) - representado pela sigla kV, e determina a energia (qualidade) do feixe de radiao. O quilovolt (kV) pode ser obtido por kV = 2e + Q, sendo (e) a espessura em cm e (Q) a constante do aparelho;

Incidncia ou projeo Incidncia corresponde relao entre o posicionamento do paciente e a incidncia do raio central (RC). Descreve a direo dos raios X quando este atravessa o paciente, projetando uma

imagem no filme radiogrfico ou em outros receptores de imagem. (O feixe de raios X pode ser descrito como o raio central ou RC).

Tipos de incidncias

Incidncias de rotina - Coresponde ao nmero mnimo de incidncias necessrias para o estudo de uma determinada regio anatmica do corpo humano. Incidncias complementares - So incidncias que podem ser acrescentadas s incidncias de rotina para esclarecer uma hiptese diagnstica. Incidncias panormicas - So incidncias que resultam em radiografias da totalidade da regio anatmica em estudo. Incidncias localizadas - So incidncias complementares que resultam em radiografias de parte de uma regio anatmica do corpo que, pela grande colimao, produzem uma imagem com mais detalhe.

Descrio de algumas incidncias Incidncia pstero-anterior (PA) - O RC entra na superfcie posterior e sai na anterior. No h rotao intencional, o que requer que o RC seja perpendicular ao plano coronal do corpo e paralela ao plano sagital;

Incidncia ntero-posterior (AP) - O RC entra em uma superfcie anterior e sai em uma posterior;

Incidncias Oblquas - Deve incluir um termo de qualificao descrevendo a posio do corpo como OAD etc.; as incidncias oblquas de partes dos membros superiores e inferiores so mais precisamente descritas como incidncias oblquas AP ou PA com rotao lateral ou medial;

Incidncia lateral - Deve incluir um termo de qualificao da posio como uma posio lateral direita ou esquerda;

Incidncia Axial - Descrever qualquer ngulo do RC acima de um determinado nmero de graus ao longo do eixo longitudinal do corpo;

Incidncia tangencial - Significa tocar uma curva ou superfcie apenas em um ponto; Exemplos: Incidncia do arco zigomtico; incidncia do crnio para demonstrao de fratura impactada.

Identificao das radiografias

A identificao dever estar impressa e legvel na radiografia, sem superpor estruturas importantes do exame radiogrfico. Pode ser feita usando um numerador alfa numrico, ou cmaras identificadoras. Deve ser evitada a identificao escrita (com caneta) ou com etiqueta colada diretamente na radiografia. A identificao de uma radiografia deve conter, no mnimo, os seguintes dados:

Nome ou logotipo da instituio onde foi realizado o exame; Data (dia/ ms/ ano) da realizao do exame; Iniciais do paciente; Nmero de registro do exame no servio de radiologia.

Nos exames de estruturas pares do corpo (mos, ps, etc), deve ser acrescentada obrigatoriamente identificao a letra D ou E. Uma numerao sequencial ou o tempo devem ser acrescentados identificao nos exames seriados. Nos exames realizados no leito, devem ser acrescentadas a localizao do paciente e a hora da realizao do exame. Exemplo: quarto 11 23:30h = Q 11 23 30, enfermaria 3A 11:30h = E3A 11 30 etc.

Posicionamento da identificao na radiografia A identificao deve estar sempre posicionada na radiografia em correspondncia com o lado direito do paciente. Uma radiografia ao ser analisada deve estar com a identificao legvel e posicionada de maneira que corresponda ao paciente em posio anatmica de frente para o observador, ou seja, a identificao da radiografia deve sempre estar legvel e esquerda do observador, com a borda superior em correspondncia com a extremidade superior da regio a ser radiografada, exceto para as extremidades (mos / carpos e ps). As radiografias das extremidades (mos / carpos e ps) constituem exceo a essa regra e devem ser posicionadas para anlise com os dedos voltados para cima, e o numerador posicionado do lado direito da regio anatmica em estudo, com a sua borda inferior em correspondncia com a extremidade distal dessa regio. O posicionamento da identificao na radiografia deve tambm obedecer seguinte regra:

Paciente em p - A identificao dever estar na parte superior do chassi; Paciente em decbito - A identificao dever estar na parte inferior do chassi.

Aparelhos emissores de raios X O processo de produo de uma imagem radiolgica composto basicamente por uma fonte geradora de radiao, o objeto de irradiao (corpo do paciente) e um sistema de registro do resultado da interao do feixe de ftons com o corpo, normalmente, o filme radiogrfico sensvel radiao X ou luz. Associados fonte e ao sistema de registro, temos dispositivos que servem para atuar sobre a emisso e forma do feixe de radiao, de maneira a trat-lo convenientemente para produzir imagens que possuam validade diagnstica. Desta forma, podemos dividir os equipamentos radiogrficos em trs grupos: Fixos

Mveis

Portteis

Realizao do exame radiogrfico Os fatores de exposio radiogrfica (mAs, kV e distncia) devem ser escolhidos de acordo com o tipo de exame a ser realizado e em funo do tipo de paciente a ser examinado, tendo em vista dois objetivos primordiais: uma radiografia com qualidade diagnstica, associada a otimizao da proteo radiolgica para o operador e paciente. Para tal, deve ser observado o seguinte:

A distncia foco-filme (DFOFI) utilizada deve ser de no mnimo 1m; A distncia objeto-filme (DOFI) deve ser a menor possvel; O paciente deve se manter imvel durante a realizao do exame; O tempo de exposio utilizado deve ser sempre o mais curto possvel; O quilovolt (kV) utilizado deve sempre ser calculada em funo da espessura (e) da regio a ser estudada, e da constante (Q) do aparelho de raios X para a incidncia (regio anatmica) a ser realizada: kV = 2e + Q; Sempre que possvel, desde que no comprometa a qualidade do exame radiogrfico, deve ser usada uma miliamperagem-segundo (mAs) mais baixa possvel.

O tamanho do filme radiogrfico a ser utilizado ir depender do tipo de exame e da regio anatmica a ser radiografada, sendo o tamanho ideal aquele que enquadre com folga a regio anatmica em estudo e a identificao correspondente. Em alguns casos, o filme radiogrfico pode ser dividido em partes, atravs de colimao e/ou placas de chumbo, sem prejuzo do exame.

Em nenhuma hiptese o tamanho do filme radiogrfico deve ser menor que a regio anatmica a ser radiografada. A colimao em todas as radiografia deve ser precisa, limitando o campo de radiao regio anatmica em estudo, nunca excedendo o tamanho do filme radiogrfico. Sempre que possvel, as quatro bordas da colimao devem estar visveis na radiografia, sem prejuzo da regio examinada. Todo paciente submetido a um exame radiogrfico deve estar cadastrado no Servio de Radiologia (livro de registro ou sistema informatizado). Esse cadastro deve conter no mnimo os seguintes dados: nmero de ordem do Servio de Radiologia, nome completo do paciente, data (dia / ms / ano) e hora da realizao do exame radiogrfico, o nome do exame realizado e o filme utilizado (tamanho e quantidade) para a sua realizao. Qualquer exame radiogrfico poder ser realizado somente mediantesolicitao mdica.

Posicionamento radiolgico

Definio: o estudo radiolgico das projees e posies das estruturas para obteno da imagem padro que auxilia ao diagnostico Objetivo do tcnico: Produzir imagens com menor tempo de exposio possvel e o mximo de proteo possvel.

Terminologia Radiolgica. Incidencia : a entrada e sada do Raio Central ( Incidencia = Projeo )

Potrebbero piacerti anche