Sei sulla pagina 1di 12

Foucault: a loucura como figura histrica e sua delimitao nas prticas psiquitricas e psicanalticas

Srgio Bacchi Machado

Psiclogo e mestre pelo Instituto de Psicologia da USP

Resumo: Percorrem-se algumas linhas do pensamento de Michel

Foucault. Tematiza-se o percurso histrico da loucura e a insero desta em um campo de oposio entre a razo e a desrazo. Destacase a desapropriao, sofrida pela loucura, da possibilidade de falar a verdade de si. Neste sentido, a criao da psiquiatria, nos primrdios do sculo XIX, caracteriza-se pelo silenciamento moral da loucura; silenciamento este com o qual a psicanlise mais tarde compactua. Em um segundo momento, aborda-se o desenvolvimento histrico da relao mdico-paciente enfatizando as prticas psiquitricas e a contestao destas pela antipsiquiatria. Palavras-chave: Loucura, histria, psiquiatria, psicanlise, Foucault.
Abstract: Foucault: madness as a historic figure and its delimitation in psychiatric and psychoanalytical practices. The aim of this article is to explore Michel Foucaults thoughts through the historic course of madness and its insertion in a field of opposition between reason and non-reason. The deprivation that affected madness in relation to its possibility of expressing the truth about itself is highlighted here. In that sense, the creation of psychiatry in the early XIX century is featured by the moral silence of madness which psychoanalysis will be in agreement with later on. Then, the historic development of the relationship between the doctor and the patient emphasizing the psychiatric practices and their contestation by anti-psychiatry is approached. Keywords: Madness, history, psychiatry, psychoanalysis, Foucault.

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

218

Srgio Bacchi Machado

Loucura e psicanlise

Em A histria da loucura na idade clssica, obra originalmente publicada em 1961, Foucault (2002) aborda a transfigurao histrica da loucura em doena mental. Para tanto, ele demonstra como a concepo de alienao mental de cunho psiquitrico pode ser revista por uma arqueologia da loucura no Ocidente do Renascimento modernidade. A loucura constrangida ao domnio mdico e identificada enfermidade mental descortinada pela arqueologia foucaultiana como fenmeno recente. A constituio de um espao teraputico especfico, os asilos, para curar os agora denominados doentes, o correlato do processo histrico que criou a alienao mental. A formao da psiquiatria nos primrdios do sculo XIX marcada em sua base de sustentao por estes eventos que, mesmo sendo uma ruptura com outras prticas a loucura jamais teve at ento o estatuto de enfermidade mental , s podem ser compreendidos do ponto de vista histrico. Um longo percurso foi necessrio para que a disciplina psiquitrica detivesse o saber sobre a loucura. A bem dizer, a psiquiatria nasce no incio do sculo XIX, justamente no momento em que passa a deter o conhecimento da loucura, emitindo enunciados sobre a doena mental, exercendo domnio e incidindo sobre novas prticas sociais. Foucault evidencia este trajeto desde os primrdios da Idade Clssica e demonstra de que maneira foram dadas as condies de possibilidade para o surgimento da disciplina psiquitrica no Ocidente. Ele faz com que nos debrucemos sobre a trajetria histrica da loucura desde a Renascena a fim de compreender a transformao que se operou. Para o autor, a loucura atravessa, na tradio ocidental, um processo de desqualificao de sua potencialidade de dizer a verdade. Tal depreciao da loucura est articulada a um processo amplo na histria do Ocidente, marcado pela oposio radical dos registros da razo e da desrazo. Neste sentido, a desqualificao da loucura a qual ocupava posio estratgica neste embate (BIRMAN, 2000) marca incontestvel do triunfo da razo sobre a desrazo que se operou no Ocidente.1 Uma vez expulsa a loucura do registro da razo, o nico reconhecido como detentor da verdade na modernidade, aquela perde, instantaneamente, a possibilidade de ser escutada. Com efeito, o campo da razo passa a ser o nico qualificado a dizer qualquer coisa. Dessa forma, sendo a histria da loucura o processo de produo da doena mental, ela ao mesmo tempo a histria da suspenso da loucura como linguagem proscrita (FOUCAULT, 1972, p.579). Este movimento
Foucault nos demonstra que a constituio da loucura como outro da razo ou ausncia da razo deve ser remontada filosofia do sujeito inaugurada por Descartes. Efetivamente a metafsica cartesiana funda o sujeito no autocentramento da substncia pensante, destacando assim o eixo da razo como base exclusiva para a positivao do sujeito.
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228
1

Foucault: a loucura como figura histrica e sua delimitao nas prticas psiquitricas e psicanalticas

219

corresponderia a uma alterao drstica da cena social que compe a loucura. Efetivamente, nos primrdios do sculo XVII a loucura passa por uma restrio/ excluso da cena social, sendo confinada junto a outras figuras da marginalidade nos hospitais gerais. Este processo de tentativa de expulso da loucura no s do registro razo-verdade como tambm de toda cena social possvel, culmina na criao, pela nascente psiquiatria do sculo XIX, dos asilos para os alienados. O asilo torna-se um espao diferenciado para o trato exclusivo do doente mental, em oposio circulao mais livre e trgica da loucura no Renascimento. Segundo Birman:
() foi no espao dessa oposio axial, isto , no campo imantado entre razo e desrazo, que Foucault inscreveu a sua leitura arqueolgica sobre a loucura, segundo a qual a transformao recente desta enfermidade mental seria, na modernidade, o apogeu desse longo percurso na cultura ocidental. (BIRMAN, 2000, p.36)

Histria da loucura na idade clssica rompe com uma tradio de pensamento consagrada por historiadores da psiquiatria (e de outras reas tambm). A doena mental passa a ser uma entidade produzida e no uma verdade descoberta. Com Foucault, a histria no segue mais uma linha contnua em direo a um conhecimento cada vez mais perfeito e independente dos elementos sociais que o circunscrevem. Ela no animada por um princpio de coeso ou por uma teleologia a que sempre deve retornar.2 Pelo contrrio,
quis o destino, infelizmente, que as coisas fossem mais complicadas. E, de um modo geral, que a histria da loucura no pudesse servir, em caso algum, como justificativa e cincia auxiliar na patologia das doenas mentais. A loucura, do devir de sua realidade histrica, torna possvel, em um dado momento, um conhecimento da alienao num estilo de positividade que a delimita como doena mental, mas
2 Saindo um pouco do mbito especfico da loucura, o seguinte trecho de A arqueologia do saber exemplar da crtica foucaultiana histria como continuidade e sua outra face, a filosofia do sujeito: Se a histria do pensamento pudesse permanecer como o lugar das continuidades ininterruptas, se ela unisse, continuamente, encadeamentos que nenhuma anlise poderia desfazer sem abstrao, se ela tramasse, em torno do que os homens dizem e fazem, obscuras snteses que a isso se antecipam, o preparam e o conduzem, indefinidamente, para seu futuro, ela seria, para a soberania da conscincia, um abrigo privilegiado. A histria contnua o correlato indispensvel funo fundadora do sujeito: a garantia de que tudo que lhe escapou poder ser devolvido; a certeza de que o tempo nada dispersar sem reconstitu-lo em uma unidade recomposta; a promessa de que o sujeito poder, um dia sob a forma da conscincia histrica , se apropriar, novamente, de todas essas coisas mantidas distncia pela diferena, restaurar seu domnio sobre elas e encontrar o que se pode chamar sua morada. (FOUCAULT, 2004, p.14.)

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

220

Srgio Bacchi Machado

no este conhecimento que forma a verdade desta histria, animando-a secretamente desde sua origem. (FOUCAULT, 2002, p.119)

Assim, a objetividade no pode ser uma transparncia que fala, de forma assptica e desinteressada, a verdade da loucura:
na realidade, ela [a objetividade] s se oferece exatamente quele que est protegido dela. O conhecimento da loucura pressupe, naquele que a apresenta, uma certa maneira de desprender-se dela, de antecipadamente isolar-se de seus perigos e de seus prestgios, um certo modo de no ser louco. E o advento histrico do positivismo psiquitrico s est ligado promoo do conhecimento de uma maneira secundria; originalmente, ele a fixao de um modo particular de estar fora da loucura: uma certa conscincia de no-loucura que se torna, para o sujeito do saber, situao concreta, base slida a partir da qual possvel conhecer a loucura. (FOUCAULT, 2002, p.445)

Dessa forma, Foucault v a gnese da doena mental como uma tentativa da razo de conjurar o perigo que lhe interior, de reduzir a alteridade que a observa de dentro. Cabe ressaltar que o autor estava prximo ainda de uma orientao fenomenolgica e de uma concepo de experincia original da loucura: De maneira geral, Histoire de la folie dedicava uma parte bastante considervel, e alis bem enigmtica, ao que se designava como experincia, mostrando, assim, o quanto permanecamos prximos de admitir um sujeito annimo e geral da histria (FOUCAULT, 2004, p.18). Sem dvida, a orientao metodolgica seguida em sua obra sobre a loucura ser criticada por ele em um momento posterior. o que verificamos no seguinte trecho de 1969:
No se procura reconstituir o que podia ser a prpria loucura, tal como se apresentaria inicialmente em alguma experincia primitiva, fundamental, surda, apenas articulada, e tal como teria sido organizada em seguida (traduzida, deformada, deturpada, reprimida talvez) pelos discursos e pelo jogo oblquo, frequentemente retorcido, de suas operaes. Sem dvida, semelhante histria do referente possvel; no se exclui de imediato o esforo para desenterrar e libertar do texto essas experincias pr-discursivas. Mas no se trata, aqui, de neutralizar o discurso, transform-lo em signo de outra coisa e atravessar-lhe a espessura para encontrar o que permanece silencioso aqum dele, e sim, pelo contrrio, de mant-lo em sua consistncia, faz-lo surgir na complexidade que lhe prpria. Em uma palavra, quer-se, na verdade, renunciar s coisas, despresentific-las; conjurar sua rica, relevante e imediata plenitude, que costumamos considerar como a lei primitiva de um discurso que dela s se afastaria pelo erro, esquecimento, iluso, ignorncia
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

Foucault: a loucura como figura histrica e sua delimitao nas prticas psiquitricas e psicanalticas

221

ou inrcia das crenas e das tradies ou, ainda, desejo inconsciente, talvez, de no ver e de no dizer; substituir o tesouro enigmtico das coisas anteriores ao discurso pela formao regular dos objetos que s nele se delineiam (...) (FOUCAULT, 2004, p.53)

Com efeito, Foucault se distanciar a partir de Arqueologia do saber das proposies metodolgicas contidas em sua obra sobre a loucura. Ele abandonar sua concepo primeira de experincia original a qual seria abafada e deturpada pelas diversas coeres para enfatizar a produo dos objetos no interior da ordem do discurso. Isso no impede, porm, que ele demonstre j em Histria da loucura como o conhecimento objetivo jamais orientado por uma suposta neutralidade do saber. Foucault, pensador que posteriormente afirmar com todas as letras a intencionalidade no subjetivista do poder, faz ver que a cincia da loucura almeja sobretudo uma demarcao de dois campos que s podem existir em uma mtua determinao. O primeiro, caracterizado pela razo e legitimado por sua oposio loucura. O segundo, marcado pela desrazo e deslegitimado pela razo que a exclui. Um campo s se configura com referncia ao outro e, no entanto ou talvez por isso mesmo , so ao mesmo tempo estrategicamente autoexcludentes. Por este vis, falar cientificamente sobre a loucura equivale a, em essncia, situar-se em sua exterioridade. justamente a problemtica do conhecimento que aparece como moldura a um questionamento subjacente arqueologia foucaultiana da loucura. Mais tarde, quando Foucault abordar a analtica do poder, a controversa tenso conhecimento-loucura ser colocada em xeque outra vez. O que se aventar ento a possibilidade de vnculos com a loucura que ultrapassem a vontade de saber que tende a domestic-la:
E, no mesmo instante se encontra aberto o problema da eventual libertao da loucura em relao a esta forma singular de poder-saber que o conhecimento. possvel que a produo da verdade da loucura possa se efetuar em formas que no sejam as da relao de conhecimento? Problema fictcio, diro, pergunta que s tem seu lugar numa utopia. De fato ela se coloca concretamente todos os dias a propsito do papel do mdico, do sujeito depositrio do estatuto do conhecimento, no trabalho de despsiquiatrizao. (FOUCAULT, 2001, p.128)

Nesse sentido, nem mesmo a psicanlise, segundo Foucault, consegue relacionar-se simetricamente com a loucura, uma vez que:
ela [a psicanlise] revestiu o olhar absoluto do vigilante com a palavra indefinidamente monologada do vigiado conservando assim a velha estrutura asilar do olhar
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

222

Srgio Bacchi Machado

no recproco, porm equilibrando-o, numa reciprocidade no simtrica, atravs da nova estrutura da linguagem sem resposta. (FOUCAULT, 2002, p.482)

A crtica foucaultiana, assim, no se restringe ingenuamente ao autoritarismo ostentado pelo psicanalista. Caso fosse isso, bastaria que os psicanalistas se tornassem pessoas melhores e uma correo tcnica fosse empreendida para que esta crtica fosse desarmada e o problema, resolvido. Pelo contrrio, o que est na mira precisa de Foucault a adequao da produo da verdade a uma relao de poder marcada em seu fundamento pela assimetria. isto que est em questo quando nos deparamos com sua apreciao custica da regra fundamental da psicanlise. Utilizando-se da ironia como procedimento retrico, Foucault chama de liberdade discursiva ao efeito de anulao do analisando levado a cabo pelo dispositivo psicanaltico:
Regra da liberdade discursiva voc no vai poder mais se gabar de enganar o mdico, pois voc no vai responder a perguntas; voc dir tudo o que lhe vem cabea sem que tente mesmo me perguntar o que penso disto, e se voc quiser me enganar infringindo esta regra, no serei enganado realmente. E voc ter cado no ardil j que ter perturbado a produo da verdade e s ter acrescentado algumas sesses soma que me deve. (FOUCAULT, 2001, p.125).

Loucura e (anti)psiquiatria

Em A casa dos loucos, texto publicado originalmente em 1975, Foucault se detm no exame do surgimento da antipsiquiatria. Para tanto, retoma o processo histrico que configurou a relao de poder mdico-paciente a partir dos hospitais do sculo XVIII. Refaamos, ento, em linhas sucintas, esse percurso foulcaultiano. Antes, contudo, uma ressalva que, de to fundamental, talvez seja desnecessria: nosso olhar sobre este texto deslocado para pontos especficos, ou seja, nossa leitura interessada. Com efeito, privilegiamos alguns encadeamentos histricos especficos que culminaram na criao da antipsiquiatria em detrimento de outros aspectos tambm centrais da casa dos loucos. O hospital no sculo XVIII era um lugar de manifestao da doena. Ao mdico cabia o exerccio de uma ao direta sobre ela de tal forma que permitisse a ecloso de sua verdade. Ele deveria invocar e criar as condies para a doena desenvolver todas as suas potencialidades intrnsecas e libertar-se de formas confusas e misturadas a outras doenas. Para isso, era necessrio atocai-la e surpreend-la em rituais e ocasies privilegiados. Portanto, a relao mdicopaciente de ento era pautada por procedimentos de apreenso e produo tratava-se de apanhar a verdade da doena em uma situao especfica ocasionada
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

Foucault: a loucura como figura histrica e sua delimitao nas prticas psiquitricas e psicanalticas

223

pelo mdico. A ao teraputica encontraria a sua possibilidade de exerccio. A concepo de crise, noo mdica presente at o final do sculo XVIII, exemplar dessa dimenso:
A crise, tal como era concebida e exercida, precisamente o momento em que a natureza profunda da doena sobe superfcie e se deixa ver. o momento em que o processo doentio, por sua prpria energia, se desfaz de seus entraves, se liberta de tudo aquilo que o impedia de completar-se e, de alguma forma, se decide a ser isto e no aquilo, decide o seu futuro favorvel ou desfavorvel. Movimento em certo sentido autnomo, mas do qual o mdico pode e deve participar. Este deve reunir em torno dela todas as conjunes que lhe so favorveis e prepar-la, ou seja, invoc-la e suscit-la. Mas deve tambm colh-la como se fosse uma ocasio, nela inserir sua ao teraputica e combat-la no dia mais propcio. Sem dvida, a crise pode ocorrer sem o mdico, mas se este quiser intervir, que seja segundo uma estratgia que se imponha crise como momento de verdade, pronta a subrepticiamente conduzir o momento a uma data que seja favorvel ao terapeuta. No pensamento e na prtica mdica, a crise era ao mesmo tempo momento fatal, efeito de um ritual e ocasio estratgica. (FOUCAULT, 2001, p.114)

No entanto, o hospital era tambm o local por excelncia da ambiguidade. Uma outra figura protagonizava alianas e duelos imprecisos na noite das prticas hospitalares. De fato, junto dimenso produtiva, outra perspectiva atravessava a relao mdico-paciente: o conhecimento. Ao mdico cabia conhecer a doena, para coagi-la a apresentar-se. A doena era suscitada para que pudesse ser desvelada em sua verdade. As espcies de doenas precisavam ser contempladas pelo olhar mdico que as categorizava.
As grandes estruturas hospitalares instauradas no sculo XIX tomaram para si durante muito tempo esta dupla funo. E durante um sculo (1760-1860) a prtica e a teoria da hospitalizao, e de uma forma geral a concepo de doena, foram dominadas por esse equvoco: o hospital, estrutura de acolhimento da doena, deve ser um lugar de conhecimento ou um lugar de prova.3 (FOUCAULT, 2001, p.119)

Coero mtua que envolvia a produo da verdade nos hospitais at o final do sculo XVIII. Prticas de constatao da verdade, que deveria ser desvelada ao olhar atento do mdico conhecedor; e, ao mesmo tempo, rituais do aconte3 O termo prova aqui empregado por Foucault em aluso a rituais jurdicos marcados pelo desafio entre acusador e acusado. Em tais rituais, a verdade era o efeito produzido pela determinao do vencedor. Assim, prova, no trecho citado, refere-se a ocasies de manipulao da produo da verdade.

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

224

Srgio Bacchi Machado

cimento-verdade que deveria ser suscitado pelo mdico astucioso. No hospital, a determinao dupla dessas prticas no era uma contradio, era seu modo possvel de ser. No se trata de uma etapa do conhecimento que, orientado pela razo, pde superar-se em direo a uma forma em que a cincia atual pudesse enfim se reconhecer. O que est em pauta antes um outro equilbrio na distribuio entre poderes e saberes. A relao de poder mdico-paciente envolvia, ento, modos de sujeio que no mais podemos reconhecer integralmente em ns; e isso no equivale a afirmar de forma peremptria que estamos diante do progresso da objetividade cientfica. Assim, por meio de um saber crtico, Foucault se esquiva de cometer essa iluso retrospectiva to frequente nos historiadores da medicina. Circunscritos a este duplo constrangimento, uma srie de questionamentos e debates acalorados foram suscitados e, de repente, recolheram-se para a sombra. Questionamentos que envolviam o curso de uma doena normal deveria levar morte ou cura ao trmino de sua evoluo? Debates abrangendo a natureza pura ou complexa da doena haveria apenas uma doena fundamental que se ramificaria em vrias outras impuras ou, ao contrrio, categorias irredutveis de doenas? Enfim, um regime discursivo que ruiu com a imposio de um novo personagem na cena hospitalar. Curiosamente, toda comoo causada por sua apario abrupta e imprevista foi na mesma hora abafada pelo silncio de seus gestos precisos e econmicos:
Sabemos bem que a biologia de Pasteur simplificou prodigiosamente todos estes problemas. Determinando o agente do mal e fixando-o como organismo singular, permitiu que o hospital se tornasse um lugar de observao, de diagnstico, de localizao clnica e experimental, mas tambm de interveno imediata, ataque voltado para a invaso microbiana. (FOUCAULT, 2001, p.119)

E ainda:
O lugar onde se produzir a doena ser o laboratrio, o tubo de ensaio. Mas a a doena no se efetua numa crise. Reduz-se seu processo a um mecanismo que pode ser aumentado, e se a coloca como fenmeno verificvel e controlvel. O meio hospitalar no tem mais que ser para a doena o lugar favorvel para um acontecimento decisivo. Ele permite simplesmente uma reduo, uma transferncia, um aumento, uma constatao. A prova se transforma em teste na estrutura tcnica do laboratrio (FOUCAULT, 2001, p.119-120)

Com isso, toda uma tecnologia da verdade foi expulsa das prticas hospitalares e deu lugar a novas formas de sujeio e a novos esquemas de conhecimento.
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

Foucault: a loucura como figura histrica e sua delimitao nas prticas psiquitricas e psicanalticas

225

A verdade passou a ser conhecida pela mediao de instrumentos e no mais foi atrada e apanhada por armadilhas engenhosas. Desarmado de seus antigos poderes, o mdico viu a esfera do conhecimento cientfico ganhar fora em suas prticas. Dentre seus mritos, imps de repente a competncia em detrimento da astcia. De certo modo, em consonncia com suas mos, que passaram a ser acusadas de transmissoras do mal, a verdade antes suscitada e invocada precisou ser esterilizada. Justamente l onde os mdicos se viam como argutos produtores da verdade crtica da doena, l onde sua presena era mais fundamental do que em qualquer outro lugar, justamente l eles foram colocados contra a parede e feridos de morte: suas mos, longe de salvarem, traziam a prpria doena em sua forma invisvel ao paciente. Uma nova assepsia na produo da verdade tornou-se necessria a partir da, e os prprios mdicos foram encarregados de levar a cabo esse projeto. Foucault faz ento um corte rpido em sua escritura e desloca seu foco para a problemtica da loucura:
Antes do sculo XVIII, a loucura no era sistematicamente internada, e era essencialmente considerada como uma forma de erro ou de iluso. Ainda no comeo da idade clssica, a loucura era vista como pertencendo s quimeras do mundo; podia viver no meio delas e s seria separada no caso de tomar formas extremas ou perigosas. Nestas condies compreende-se a impossibilidade do espao artificial do hospital em ser um lugar privilegiado, onde a loucura podia e devia explodir sua verdade. Os lugares reconhecidos como teraputicos eram primeiramente a natureza, pois que era a forma visvel da verdade; tinha nela mesma o poder de dissipar o erro, de fazer sumir as quimeras. As prescries dadas pelo mdico eram de preferncia a viagem, o repouso, o passeio, o retiro, o corte com o mundo vo e artificial da cidade. Esquirol ainda considerou isto quando, ao fazer os planos de um hospital psiquitrico, recomendava que cada cela fosse aberta para a vista de um jardim. (FOUCAULT, 2001, p.120-121)

Com o internamento do doente mental no sculo XIX, a loucura passou a ser distinguida como desordem na maneira de agir, de querer, de sentir paixes, de tomar decises, de ser livre (2001, p.121). O que estava em questo era menos o julgamento perturbado do que uma conduta irregular; menos o erro da razo concepo esta que nos remete diretamente Idade Clssica, que unia a loucura a outras figuras da marginalidade (FOUCAULT, 2002) do que um descontrole das paixes. Neste cenrio, o asilo se aproximou do hospital do sculo XVIII, ou seja, nele a loucura deveria se desenvolver em toda a sua plenitude. Mas no bastava desmascarar a doena mental, era preciso que o asilo fosse o local de confrontao de duas vontades. De um lado, o doente, cuja vontade e
gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

226

Srgio Bacchi Machado

conduta se (des)caracterizavam pela perturbao e pela irregularidade; por outro, o mdico, cuja retido da ndole deveria prevalecer ao trmino do embate. Tratava-se de sobrepujar os arroubos loucos e colocar no devido lugar o carter do paciente. Imposio de uma vontade sobre a outra num embate travado no solo da ordem moral.4
Assim se estabelece a funo muito curiosa do hospital psiquitrico do sculo XIX: lugar de diagnstico e de classificao, retngulo botnico onde as espcies de doenas so divididas em compartimentos cuja disposio lembra uma vasta horta. Mas tambm espao fechado para um confronto, lugar de uma disputa, campo institucional onde se trata de vitria e submisso. O grande mdico do asilo seja ele Leuret, Charcot ou Kraepelin ao mesmo tempo aquele que pode dizer a verdade da doena pelo saber que dela tem, e aquele que pode produzir a doena em sua verdade e submet-la, na realidade, pelo poder que sua vontade exerce sobre o prprio doente. (FOUCAULT, 2001, p.122)

Em oposio ao hospital, no qual a funo do mdico como produtor da verdade dilua-se numa estrutura de conhecimento, no asilo essa funo se intensificava ao extremo. Mas isto ocorreu em uma poca em que o saber mdico precisava se inscrever em um registro que destacasse o conhecimento e a constatao de fenmenos. O psiquiatra, como mdico que era, deveria fundamentar suas prticas em seu conhecimento. A condio de mdico do psiquiatra o pressionava a se enquadrar nos limites de ao praticados pela medicina ps-pasteuriana. Em outras palavras, o poder que o asilo proporcionava ao psiquiatra deveria ser inscrito em um discurso integrado linguagem e ao saber mdico exigidos ento.5 A cumplicidade entre essas duas prerrogativas se fez de forma curiosa, de modo que a relao psiquiatra-paciente veio a ser estratgica na criao de uma nova sensibilidade:
O ponto de perfeio, miraculosa em demasia, foi atingido quando as doentes do servio de Charcot, a pedido do poder-saber mdico, se puseram a reproduzir uma
A esse respeito, ver tambm Foucault (2002) e Birman (1978). Como se sabe, a psiquiatria sempre se encontrou em posio incmoda no campo da medicina, pois pretendendo ser uma especialidade mdica nunca conseguiu se fundamentar com os saberes advindos da racionalidade mdica. O discurso da anatomoclnica, base epistemolgica da dita medicina cientfica, no encontrava legitimidade no campo da psiquiatria. A psiquiatria buscava as causas fsicas dos distrbios mentais e apenas encontrava, desde Pinel e Esquirol, as causas morais. Em contrapartida, o tratamento moral era a base da teraputica psiquitrica em nveis individual e institucional , que se afastava ento de maneira decisiva dos cnones do saber mdico. Enfim, a psiquiatria era uma falsa medicina, uma pseudomedicina, j que no se fundamentava nos saberes que fundavam a medicina. (BIRMAN, 2003, p.180-181)
5 4

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

Foucault: a loucura como figura histrica e sua delimitao nas prticas psiquitricas e psicanalticas

227

sintomatologia calcada na epilepsia, isto , suscetvel de decifrao, conhecida e reconhecida nos termos de uma doena orgnica. (FOUCAULT, 2001, p.123)

Para Foucault, a primeira enunciao incipiente do movimento que viria a se instaurar como antipsiquiatria6 surgiu com a crtica de que Charcot produzia abusivamente a prpria realidade da doena, e no sua verdade crtica. Tratava-se de questionar o poder mdico em si, mais at do que o conhecimento e a cincia mdica. Se a tenso verdade invocada-produzida/descoberta-conhecida precisou ser diluda com a insero do discurso mdico no registro da cientificidade, tratava-se agora de ocasionar abalos na psiquiatria com o questionamento dos fundamentos da relao de poder mdico-paciente. A partir da creio que se pode compreender o que est em jogo na antipsiquiatria, e que no absolutamente o valor da verdade da psiquiatria em termos de conhecimento, de preciso do diagnstico ou de eficcia teraputica (FOUCAULT, 2001, p.126). Desse modo:
As relaes de poder constituam o a priori da prtica psiquitrica. Elas condicionavam o funcionamento da instituio asilar, a distribuam as relaes entre os indivduos, regiam as formas de interveno mdica. A inverso caracterstica da antipsiquiatria consiste ao contrrio em coloc-las no centro do campo problemtico e question-las de maneira primordial. (FOUCAULT, 2001, p.127)

Arremate

A polmica figura da loucura ocupa uma posio estratgica na obra de Foucault. Por meio de sucessivos deslocamentos e deslizamentos, ele incide sobre a questo da loucura por ngulos inusitados e sempre surpreendentes. Mais do que proporcionar um novo conhecimento acerca da loucura, Foucault empreende, por meio de sua arqueologia, um rico dilogo com a Psicanlise e a Histria. Atravs de seu mtodo arqueogenealgico, a histria passa a ser compreendida por Foucault no mais como uma srie de evolues e contratempos rumo a um saber que, em ltima instncia, estaria destinado plenitude de uma iluminao total. Assim, a histria deixa de ser tomada como a personificao de uma verdade que, por meio de um golpe de fora da conscincia, seria descortinada e apreendida. Pelo contrrio, ela torna-se o campo material no qual uma densa rede de relaes de poder configura o solo instvel sobre o qual o ser humano se ergue e se constitui.
6 Foucault inclui no movimento da antipsiquiatria uma gama de autores tais como Bernheim,

Laing, Basaglia e Cooper.

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

228

Srgio Bacchi Machado

A psicanlise, por sua vez, encontra-se irremediavelmente imersa nesse campo de estratgias beligerantes. Fazendo alianas, rupturas, cumplicidades e deseres, a psicanlise se cria em um territrio histrico que a ultrapassa. Sem dvida, ela uma interlocutora preciosa do inquieto pensamento foucaultiano (BIRMAN, 2000). Como, de que modo e que papel a psicanlise exerceu na epopeia da vontade de verdade que presidiu a constituio histrica da psiquiatria e a domesticao da loucura? uma questo que qualquer psicanlise orientada por princpios ticos no pode se furtar a enfrentar. Gostaramos de pensar que o presente artigo coloca alguns elementos para a meditao desta questo.
Recebido em 13/8/2007. Aprovado em 15/8/2008.

Referncias
BIRMAN, J. (1978) A psiquiatria como discurso da moralidade. Rio de Janeiro: Graal. . (2000) Entre o cuidado e o saber de si: sobre Foucault e a psicanlise. Rio de Janeiro: Relume Dumar. . (2003) Mal-estar na atualidade. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. FOUCAULT, M. (1972) Histoire de la folie lge classique. Paris: Gallimard. . (2001) A casa dos loucos. In: . Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal. . (2002) Histria da loucura na idade clssica. So Paulo: Perspectiva. . (2004) A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense.

Srgio Bacchi Machado bacchimachado@gmail.com

gora (Rio de Janeiro) v. XII n. 2 jul/dez 2009 217-228

Potrebbero piacerti anche