Sei sulla pagina 1di 5

A ao do Esprito Santo na vida da igreja

Seg, 23 de Maio de 2011 10:53 Hernandes Dias Lopes

/* */ "No se pode restringir a ao do Esprtio Santo aos dons" Referncia: Zacarias 4.6 Sem a ao do Esprito Santo no haveria nenhum crente e nenhuma igreja existiria. O Esprito Santo quem aplica a obra de Cristo em nosso corao. Ele quem gera vida: biolgica e espiritual. I. A NECESSIDADE DE SE ESTUDAR SOBRE O ESPRITO SANTO O Credo Apostlico d pouca nfase ao Esprito Santo. Diz apenas: Creio no Esprito Santo, mas nada fala de seus atributos nem de suas obras. No perodo dos pais da igreja e durante a Idade Mdia nenhum obra de vulto foi escrita sobre o Esprito Santo. Joo Calvino foi chamado o telogo do Esprito Santo. Ele teve uma viso orgnica da Pessoa e Obra do Esprito Santo, embora no tenha escrito nenhuma obra especfica. O puritano ingls, John Owen, maior telogo da Inglaterra, escreveu uma obra clssica sobre o Esprito Santo. Abraham Kuiper, telogo, poltico e educador holades, escreveu uma obra de grande vulto sobre o Esprito Santo e disse: Se os ministros no derem crdito obra do Esprito Santo, daro pedra em vez de po ao seu rebanho. John Stott diz que o maior problema da igreja hoje a polarizao. Uns distocem a doutrina do Esprito Santo; outros s falam dela. Outros, ainda, apagam o Esprito. J. I. Packer, no seu livro Na Dinmica do Esprito, falou que o Esprito Santo tem o ministrio do holofote. Disse ele: O Esprito age como um holofote oculto que focaliza a sua luz no Salvador, fazendo-o resplandecer. A mensagem do Esprito para ns nunca : olhe para mim; escute-me; venha a mim; conhea-me; mas sempre : olhe para Jesus e veja a sua glria; oua-o e escute as suas palavras; v a ele e tenha vida. Conhea-o e prove o seu dom de alegria e paz. O Esprito o aplicador da obra de Cristo. Sem o Esprito Santo a obra de Cristo no poderia nos valer. Ilustrao: Uma pessoa pode morrer dentro de uma farmcia se o remdio eficaz para a sua cura no lhe for aplicado. A obra do Esprito Santo to importante como a obra de Cristo. Hoje, quando se fala no Esprito Santo, quase s se pensa em dons, especialmente os dons de sinais. No se pode restringir a ao do Esprtio Santo aos dons. No somos apenas carismticos, somos pneumticos.

II. A NECESSIDADE DE SE REINFATIZAR A AUTORIDADE DO ESPRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA 1. No sculo XVII surgiu um grande conflito: um grupo que depois foi cognominado de QUAKES afirmava que nada importava a no ser a autoridade do Esprito; nada importava seno a luz interior, a experincia ntima. As Escrituras no eram necessrias. Isso um engano. O Esprito Santo dir tudo o que tiver ouvido (Jo 16:13). O Esprito Santo nos guia pela Palavra. 2. Mas h um outro extremo: negligncia acintosa autoridade do Esprito Santo na vida da igreja. Na Igreja apostlica, eles diziam: Pois parecebeu bem ao Esprito Santo e a ns (At 15:28). Hoje, as eleies conciliares, com algumas excees, j so decididas na vspera. Cada voto disputasdo, computadorizado. A orao pedindo a direo do Esprito uma afronta soberania do Esprito. 3. Quais as razes dessa negligncia? a) Nos meados do sculo XIX aconteceram grandes reavivamentos na Inglaterra, Pas de Gales, Esccia, Irlanda e Estados Unidos. As pessoas eram sensveis ao Esprito Santo. As pessoas no estavam preocupadas consigo mesmas, ou com posio ou dignidade. A idia do culto solene Logo depois, introduziu-se outra idia e as pessoas comearam a falar acerca de um culto solene a nfase era a capacidade intelectual do pastor, mais importante do que sua consagrao e enchimento do Esprito. O medo do entusiasmo O medo de cairmos no exagero e excesso de alguns segmentos evanglicos, levaram-nos ao medo das emoes. No h cristianismo sem emoo. Vemos na Bblia o choro pelo pecado. A alegria indizvel e cheia de glria. Quem compreende a verdade e no se emociona nunca entendeu a verdade. J. I. Packer no seu livro Na Dinmica do Esprito fala que no h nada mais solene do que um cadver. Mas, ele est morto. O medo do Esprito Santo NO SPS quando os seminaristas se reuniam para orar eram vigiados com medo que se tornassem pentecostais. Dr. Oto Guanes Dourado disse que recebemos uma herana anti-pentecostal, anti-espiritual e anti-Esprito Santo. S o conhecimento da teologia no basta Temos uma doutrina maravilhosa, mas se no for banhada pelo leo do Esprito, tornamo-nos com a igreja de feso, ortodoxa, operosa, mas sem amor. 4. Os esforos da igreja para recuperar a autoridade A igreja tem conscincia de que lhe falta algo. Essa falta no est em Deus, na Palavra, mas em ns. A igreja fala de poder, mas no tem poder. a) A Palavra de Deus era a verdade na boca de Elias. Na boca de muita gente a Palavra de Deus no tem o poder da verdade. b) O bordo proftico na mo do Geazi no teve poder para ressuscitar o menino morto,

mas na mo de Eliseu sim. 4.1. No final do sculo XVII e comeo do sculo XVIII a igreja comeou a sentir que estava perdendo sua autoridade: Decidiram ento FUNDAR UMA NOVA SRIE DE PRELEES. O objetivo dessas conferncias era: defender a f crist e produzir um sistema de argumentos e apologtica em defesa da f. Mas, no foram as prelees de BOYLE, nem as obras de BUTLER que restabeleceram a posio da igreja e restauraram a sua antiga autoridade. Foi atravs do Esprito Santo na vida de George Whitefield e John Wesley na Inglaterra e Jonathan Edwards, nos Estados Unidos. O que as prelees no puderam fazer o Esprito Santo fez. 4.2. No incio do sculo XIX, a igreja sentiu mais uma vez a perda do poder. O que fazer? Conferir mais autoridade ao pregador. Afast-lo mais das pessoas. Precisa invest-lo de uma aura de autoridade. O pregador dever vestir-se de uma maneria diferente. Puxaram-no para um lugar mais alto, o altar. Assim as pessoas o escutariam. Mas o poder no veio por este canal. Veio quando o Esprito Santo foi derramado em 1857 na Amrica. Foi Deus intervindo com o seu Esprito e no as tentativas dos homens que reergueram a igreja. Hoje estamos a perguntar: como podemos atingir as massas que esto l fora? Como causar impacto? Publicidade? Propaganda? Preocupao social mais ativa? Fazer mais uso do rdio e TV. O mtodo de Deus o mesmo: atravs do poder do seu Esprito. III. A NECESIDADE DE SE CONHECER O MINISTRIO DO ESPRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA 1. O Esprito Santo quem nos convence de pecado (Jo 16:9) No h arrependimento sem a ao do Esprito Santo. Tem havido pouca convico de pecado em nosso meio. Falta lgrimas de arrependimento. Falta tristeza pelo pecado. H muito ajuntamento e pouco quebrantamento. As pessoas no gostam de ser confrontadas. Exemplo: Prega sobre os judeus, no h nenhum aqui. Evan Roberts: Senhor, dobra a minha vida. 2. O Esprito Santo quem nos regenera (Jo 3:5,8; Tt 3:5; Ez 37) O Esprito Santo livre Ele sopra aonde quer. O Esprito Santo onde jamais sopraramos. Ele apanha as coisas loucas para envergonhar as fortes. Exemplo: O colportor do Rio que foi convertido em Bangu I lendo um dos meus livros.

O Esprito Santo soberano Ningum pode deter o vento. Ele chama e chama irresistivelmente. O Esprito Santo dirige, fala, escolhe, separa. O Esprito Santo incompreensvel No sabes de onde vem nem para onde vai. Ele no pode ser domesticado, controlado. O Esprito Santo sobrenatural O homem no pode sopr-lo nem produz-lo. O que nascido da carne carne. O homem no pode mudar a si mesmo. 3. O Esprito Santo quem nos santifica (Lc 3:3-6; 2 Ts 2:13; 1 Co 6:11; Ef 1:4). O Esprito Santo nos transforma. No reforma, apenas uma caiao, um verniz. Stanley Jones diz que o maior inimigo do cristianismo o subcristianismo. Maratma Gandi disse: No vosso Cristo eu creio, eu s no creio no vosso cristianismo. Estamos desesperadamente precisando de santificao. Os crentes esto vivendo como aqueles que no conhecem a Deus: no lar, nos negcios, no lazer. 4. O Esprito Santo transforma o nosso corpo em santurio e habitao de Deus (1 Co 6:19). xodo 25:8 diz que Deus fez um santurio para habitar no meio do povo. Esse santurio foi feito de accia. Depois corpo de ouro. L estava a arca da aliana onde a glria de Deus se manifestava. Onde ia o santurio, ia transportando a presena de Deus. Deus habita em ns. Onde voc vai, voc vai transportando a presena de Deus. Seu corpo um templo. Sua vida um culto. Suas aes uma liturgia. 5. O Esprito Santo o nosso intercessor espiritual (Rm 8:26-27) O Esprito Santo nos assiste em nossa fraqueza. Temos fraquezas. A fora no vem de dentro, mas do alto. Ele no nos escorraa porque somos fracos, mas nos assiste. O Esprito intercede por ns: 1) Intensamente; 2) Agonicamente; 3) Eficazmente. 6. O Esprito Santo quem nos d vitria sobre o pecado (Gl 5:16,24) S mediante a fora, o poder do Esprito Santo pode crucificar a carne com suas paixes e desejos. S quando somos cheios do Esprito Santo podemos vencer o pecado que tenazmente nos assedia. Se alimentamos o Esprito, vencemos. Exemplo: o co preto e o co branco. 7. O Esprito Santo a fonte da vida abundante (Jo 7:37-39)

Deus tem para ns uma fonte que jorra para a vida eterna. Jesus falou de rios de gua viva que fluem do nosso interior. Dwight Limman Moody e sua experincia de plenitude. Os crentes que foram cheios do Esprito Santo no Pentecoste viveram uma vida superlativa, abundante: orao, Palavra, comunho, testemunho. 8. O Esprito Santo a garantia da nossa Salvao (Ef 1:13-14) O Esprito o selo: Propriedade + Inviolabilidade + Autenticidade. O Esprito o penhor: garantia + anel de noivado. 9. O Esprito Santo quem nos d poder (Lc 3:16; 3:21-22; 4:1; 4:14; 4:17-18; 24:49; At 1:3-5,8; 2:4; 4:8; 4:31; 1 Co 2:3-5; 1 Ts 1:5) Jesus no abriu mo do poder. A igreja apostlica no abriu mo do poder. Os discpulos j eram regenerados. Eles j possuam o Esprito Santo, mas eles no estavam cheios do Esprito Santo. Eles precisavam ser revestidos com o poder do Esprito Santo. Ns, que cremos, tambm temos o Esprito Santo, mas precisamos do revestimento do poder para testemunhar, para viver, para morrer, para perdoar, para fazer a obra (Zc 4:6). A ordem de Deus : enchei-vos do Esprito: Imperativo + Plural + Voz Passiva + Presente Contnuo. CONCLUSO Conclamo a nossa igreja a honrarmos o Esprito Santo. Temos pecado contra o Esprito: a) Temos entristecido o Esprito quando o desobedecemos, quando no seguimos sua direo, quando quebramos a comunho, quando proferimos palavras torpes. b) Temos apagado o Esprito quando tiramos o combustvel que o alimenta: Palavra, orao. Conclamo a igreja a vivermos no Esprito, a andarmos no Esprito, a seguirmos a direo do Esprito, a exercermos os dons do Esprito, a produzirmos o fruto do Esprito, a sermos cheios do Esprito, a sermos reavivados pelo poder do Esprito! Amm!

Potrebbero piacerti anche