Sei sulla pagina 1di 7

Exegese do Salmo 1 SL-1:3 Este foi um trabalho que apresentei no primeiro semestre da faculdade, uma exegese do salmo 1, ficou

u bem legal, a foto postada acima para identificar o ponto chave da minha interpretao, leia que voc ir entender. Mais do que um trabalho acadmico tive como objetivo tirar algo relevante para os nossos dias. Espero que goste. Que Deus ilumine nossas mentes.

INTRODUO

Escolhi o salmo 1, por ser porta de entrada para todo o livro dos salmos, ele serve como introduo, ele contrasta dois tipos de pessoas do ponto de vista de Deus. Estes dois tipos de pessoas so: os justos e os injustos, tendo cada tipo um conjunto distintivo de princpios de vida. Os justos so caracterizados, pelo amor, pela retido, pela obedincia a lei do Senhor e pela separao do mundo, ou seja, do sistema mundial, Os injustos, que representam o modo de ser e as ideias do mundo, que no permanece na palavra de Deus, que o salmo em questo identifica como a lei do Senhor, e por isso no tem parte na assembleia do povo de Deus. Deus conhece e abenoa o justo, mas o injusto no tem parte no reino de Deus, e isso me chama muito a ateno, porque a separao entre estes dois grupos existir no decurso da histria e da redeno e isto me leva a uma profunda reflexo, fao um exame de conscincia, revejo meus conceitos, meus princpios, para ver se os meus atos, meus caminhos, esto me levando para o grupo dos justos ou dos injustos e dependendo para onde estou indo, ou seja, para que grupo estou caminhando, sou forado a tomar uma deciso. Este trabalho pretende ser uma interpretao bblica sobre o salmo 1, para tais propsitos irei utilizar ferramentas exegticas, elas nos ajudam a conhecer o texto na sua forma e contedo. Abordarei os seguintes itens: traduo do texto, data, lugar, autoria, gnero literrio, forma e poesia, finalmente assunto de interpretao. Alm do mais fornecerei uma concluso que possa ter relevncia em nossa atualidade.

SALMO 1

1. Texto:

Feliz o homem Que no vai ao conselho dos injustos, no para no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores.

Pelo contrrio: Seu prazer est na lei de Jav, E medita sua lei dia e noite.

Ele como rvore Plantada junto dgua corrente: d fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo que ele faz bem-sucedido.

No so assim os injustos! No so assim! Pelo contrrio: So como a palha que o vento arrebata...

Por isso os injustos no ficaro de p no julgamento, Nem os pecadores na assembleia dos jutos.

Porque Jav conhece o caminho dos justos, Enquanto o caminho dos injustos perece.

2. Data, lugar e autoria: a) Data: O (v.5) fala na congregao dos justos, que pode ser uma referncia ao templo de Jerusalm, com base nesta referncia pode-se datar este salmo na poca pr-exlica, pois o templo ainda no havia sido destrudo pelos babilnios em 586 a.C. b) Lugar: [1]Parece haver neste salmo um conflito por causa da terra, aquilo que costumamos chamar de conflito cidade x campo. De fato as duas imagens usadas so tiradas da roa; rvore plantada junto ao crrego e que produz, e palha que o vento arrebata para fora da eira. O

criador do Salmo 1 era, provavelmente, algum ligado luta dos camponeses contra a explorao dos grandes. Ou, ainda, esse salmo nasceu em ambiente campons em tempos de latifundirios gananciosos. c) Autoria: Desconhecida, pois o texto no d informaes sobre seu autor.

3. Gnero literrio: O Salmo 1 do tipo sapiencial. Pois ele fala do sentido da vida, questes existenciais, felicidade, iluso das coisas terrenas, nos leva a refletir e a dar um sentido a tudo que fazemos, temos e somos.

4. Forma e poesia: Cabealho A felicidade dos justos e o castigo dos injustos Frase principal: (v.1a) Feliz o homem. 1 Estrofe: (v.1b - v.3) A felicidade dos justos. 2 Estrofe: (v.4 - v.6) O castigo dos injustos. Assuntos da 1 estrofe: no vai, no para, nem se assenta, seu prazer, lei, nela medita dia e noite, rvore plantada, gua, fruto, folha, bem-sucedido. Assuntos da 2 estrofe: palha, vento, arrebata, injustos no ficaro de p, julgamento, pecadores, assembleia dos justos, Jav conhece, justos e injustos.

5. Assuntos de interpretao:

5.1- Feliz o homem: (v.1). Tambm pode ser traduzido por bem-aventurado ou ditoso, o termo no original hebraico (ashrey), Aqui o salmista mostra algo muito importante, que feliz ou bemaventurado ser aquele que cumprir as trs coisas enumeradas pelo salmista; que so trs no: a) No vai: no hebraico o verbo usado (halakh), caminhar, ir, andar, passear. Este verbo est no passado e pode ser traduzido assim: feliz aquele que no andou, isso d um sentido mais profundo frase, pois a idia do salmista enfocar no s aquilo que est acontecendo, mas tambm aquilo que j aconteceu, tornando a delimitao mais abrangente.

O conselho, aqui o vocbulo hebraico (atsat) que significa conselho parecer, e a palavra usada para injusto (reshaim) que tambm pode ser traduzido por mpio vem do radical (rashea) que d a idia de: condenar-se, ser mal, por tanto o salmista quer dizer, que o injusto ou mpio aquele que condena a si mesmo em algo, mesmo sabendo que aquilo que ele est fazendo errado. O conselho dos injustos ou mpios para o salmista a comunho com o sistema mundial, com as trevas, com aqueles que conscientemente caminham para a destruio. b) No pra: O verbo usado aqui pelo salmista (amad) tambm est no pretrito e significa: parar, estacionar, e leva a uma ao consumada. A traduo ficaria no parou, aqui o salmista faz um paralelismo com a frase no andou dando o mesmo sentido daquilo que j foi consumado. O caminho dos pecadores no hebraico o vocbulo (hat),que vem do verbo de mesma grafia, que quer dizer: errar. Quando o salmista refere-se ao caminho dos pecadores ele tem em mente o caminho daqueles que esto em erros ou errados, esto em pecados, esto desviados do alvo que o termo teolgico para a definio de pecado. O alerta do salmista aqui para o justo tomar o cuidado para estacionar, ou parar neste caminho. c) Nem se assenta: aqui o verbo hebraico (yashav), que significa: sentar-se, permanecer, habitar. O salmista usa o mesmo tempo do verbo, ou seja, no passado e a traduo ficaria assim: no se assentou, transmitindo a mesma idia daquilo que j aconteceu. A roda dos zombadores, no original os vocbulos so os seguintes: roda (moshav), que quer dizer: assentamento, vila e para zombadores temos (letsym), que significa: fteis, volveis, palhaos, perversos, escarnecedores, no original da seguinte idia: esto escarnecendo, esto sendo fteis, esto sendo volveis. 5.2- Caractersticas do justo: (v.2). Aqui o salmista mostra duas caractersticas do justo, que so: o seu prazer e o seu meditar. a) O seu prazer: a palavra usada aqui (hefts), que significa desejo, anelo. O verso diz: o seu prazer est na lei de Jav, o salmista aqui faz uma aluso lei dada ao povo judeu atravs de Moiss, pois o maior prazer que o judeu fiel tinha, era estar junto da sua torh. Uma das primeiras coisas que uma criana judia aprendia ara o shem. SHEM ISRAEL ADONAI ELOHEINU ADONAI ACHAD (Dt-6:4) OUVE ISRAEL O SENHOR NOSSO DEUS NICO SENHOR (Dt-6:4)

Os pais quando estavam ensinando a torh para seus filhos e eles aprendiam, os pais davam mel para eles. Desse modo, eles associavam que a palavra de deus era doce como o mel (Sl-119:103). Assim eles tinham prazer em aprender a lei de Jav.

b) O meditar: o verbo hebraico usado aqui (hagah), que significa: falar, expressar, pensar meditar. O texto diz e medita sua lei dia e noite, notvel percebermos o amplo sentido deste verbo. O salmista est afirmando que Jav abenoa o servo que medita (exame interior) , fala, pensa, estuda a sua palavra de dia e de noite. A expresso dia e noite alm de especificar um perodo de tempo, pode caracterizar tipologicamente, luta e vitria (Sl30:5b). O choro pode durar uma noite, mas, a alegria vem pela manh, neste caso a ficaria assim: o choro pode durar uma noite (luta), mas a alegria vem pela manh (vitria). O salmista est dizendo que tem vitria aquele que medita na lei de Jav quando est bem (dia), mas tambm medita quando tudo est mal(noite). [2]O justo sofre assdio, cerco e zombaria por parte dos injustos. Mas se mantm firme na escuta e meditao da lei de Jav.

5.3- O justo como uma rvore: (v.3). O salmista compara o justo com uma rvore e d a esta rvore quatro caractersticas, que so: a) Plantada: o verbo est no particpio e dar-se a entender que Jav quem plantou, e que Jav o responsvel pelo cuidado desta rvore dando-lhe todo nutriente necessrio, para a sua existncia. b) Junto dgua corrente: a palavra hebraica usada aqui para corrente (peleg), que tambm pode significar faco ou parte. Plantada junto dgua corrente parece que o salmista est fazendo uma aluso s escrituras, ou est se referindo literalmente a um rio, mas na verdade ele est se referindo ao mundo (sistema), os injustos, e est rvore (homem ou mulher) foi plantada numa faco (peleg) parte, separada das guas(aluso ao mundo, sistema), ou seja, a obra de Deus constitui-se numa faco, uma parte de homens e mulheres que tomaram outro rumo a seguir, o salmista desvincula totalmente o justo do injusto. c) D fruto no tempo devido: no original o verbo (Natan), que significa: dar, colocar. O salmista parece ser um homem do campo e est sendo oprimido por algum que ele chama de injusto, e faz um retrato perfeito do justo, que dirigido por Jav, no d fruto fora da hora, mas no tempo determinado, na estao prpria, ou seja, o salmista est tranqilo porque no momento certo ele, isto , sua terra dar seus frutos. d) Suas folhas nunca murcham: o verbo usado aqui (navel), que significa: murchar, fenecer, secar. Alm de ser uma rvore que s d fruto na estao prpria, o justo tambm tipo de uma rvore cuja folha no murcha ou seca, o salmista est dizendo que esta rvore no sente mudana de tempo. Tem pocas do ano que as rvores perdem suas folhas, em Israel isso acontecia no incio do inverno, a figueira, ficava totalmente sem folhas, o salmista d entender que o justo no sente essa mudana de tempo e ainda tudo o que ele faz bem-sucedido, o verbo usado para bem-sucedido (tsalakh), que significa: prosperar, triunfar, atravessar. O salmista est dizendo que o justo ter xito, triunfar e atravessar por qualquer adversidade.

5.4- No so assim os injustos: (v.4). Injustos que pode ser traduzido por mpios, quer dizer: que no tem f, incrdulo, que pratica impiedade, que no pratica a justia. O salmista aqui d dois exemplos de como so os injustos. a) So como a palha: esta palavra no hebraico (mots), que significa: palha cortada em pedaos, escria de cereais. Joo Ferreira de Almeida edio RC. 1995; traduziu esta palavra por moinha. Se o injusto como a palha, o salmista est dizendo que um ser leve, sem conscincia espiritual, vazio, verdadeiro dejeto humano, largado as suas prprias sortes, a moinha, segundo o dicionrio Aurlio , fragmentos midos de palha que ficam depois da debulha de cereais, (cascas de gros vazias). b) Que o vento arrebata: o verbo usado aqui (nadaf), que significa: dispersar, espalhar. O verbo est no futuro, indicando uma ao que ainda ocorrer, o salmista est dizendo que o vento ir soprar nestas cascas de gros vazias (os injustos) e os espalhar. A palavra vento no hebraico a mesma usada para o Esprito (ruach), que quer dizer: vento, sopro, esprito, aqui o salmista d a entender que o prprio Deus quem os espalhar.

5.5- Dois futuros: (v.5). Aqui o salmista faz uma analogia a dois futuros, um para os injustos e outro para os pecadores fazendo um paralelismo entre si. a) O futuro dos injustos: no ficaro de p no julgamento no orinal hebraico o verbo (kum), que quer dizer: levantar-se, rebelar-se, resistir. Aqui o salmista d a entender que o injusto no poder ao menos se levantar no dia do juzo, pois Jav no os permitir. b) O futuro dos pecadores: no subsistiro na assemblia dos justos a palavra para assemblia no hebraico (odat), e oriunda do verbo que significa adornar. O salmista est dizendo que os pecadores no iro compor o adorno, jia dos justos (figura da salvao, promessas, dons, etc). Sendo assim o salmista diz que no sero reconhecidos por Jav e sero espalhados pelo horizonte a fora.

5.6- Dois caminhos: (v.6). Semelhante ao versculo anterior, o salmista faz o mesmo jogo de palavras usando sendo que agora para dois caminhos, fazendo paralelismos semelhantes. a) O caminho dos justos: este caminho conhecido por jav, o salmista est dizendo que por onde o justo passa Jav tem cuidado dele, que conhecedor de cada passo, de cada atitude tomada e este caminho conduz paz, a alegria e a salvao.

b) O caminho dos injustos: conduz runa, o verbo usado no original (avad), que quer dizer: perder-se, errar, perecer, sumir, deste verbo deriva-se apalavra abadom que quer dizer: destruio. Nisto o salmista est dizendo que o caminho do injusto conduz a perdio e a destruio.

BBLIOGRAFIA

BORTOLINI, Jos. Conhecer e rezar os salmos. So Paulo, Paulus 2000. CALVINO, Joo. Comentrio de salmos. Editora Fiel. KIDNER, Derek. Comentrio de salmos. Edies Vida Nova.

[1] BORTOLINI, Jos. Conhecer e rezar os salmos, So Paulo, Paulus 2000 pg. 20. [2] BORTOLINI, Jos. Conhecer e rezar os salmos, So Paulo, Paulus, 2000 pg. 21.

Potrebbero piacerti anche