Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NCLEO DE AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA GNE 109 Agrometeorologia

GEADA E PLANTAS CULTIVADAS Prof. Luiz Gonsaga de Carvalho Prof. Antnio Augusto Aguilar Dantas Prof. Pedro Castro Neto

1. Geada 1.1. Definies Sob o ponto de vista meteorolgico, geada a passagem da temperatura abaixo de 0oC, ocorrendo a formao de cristais de gelo nas superfcies expostas perda de calor. Sob o ponto de vista agronmico, geada o fenmeno que provoca a morte das plantas ou de parte delas devido ao abaixamento acentuado da temperatura do ar.

1.2. Formas de Geadas So reconhecidas duas formas de geadas: Geadas climticas ou de vento (ou advectivas): so aquelas provocadas diretamente pelo deslocamento de massas de ar frio proveniente das regies polares. Neste caso, as massas de ar frio atingem a lavoura, com temperaturas letais para aquela cultura. Esta forma de geada tem ocorrncia mais freqente em latitudes mais elevadas, ou seja, mais prximas dos plos terrestres, provocando prejuzos principalmente nos terrenos mais altos e naqueles com exposio voltada para o local de origem do vento. A proteo das plantas muito difcil, tendo eficincia somente em ambientes protegidos e quando se fornece calor s plantas, com uso de aquecedores. Geadas microclimticas ou de irradiao noturna: a forma de geada mais comum no Estado de So Paulo e sul do Estado de Minas Gerais. So geadas de formao local, que ocorrem nas chamadas noites de irradiao, ou seja, noites de inverno que se iniciam com baixas temperaturas e que seguem sem vento e sem nuvens. Nestas noites, a baixa umidade do ar favorece a emisso efetiva de radiao de ondas longas pelas superfcies, permitindo que a temperatura do ar atinja valores crticos para a cultura. Neste caso so reconhecidos dois tipos de geadas: Geada branca: a queda de temperatura, associada ao congelamento do orvalho formado, resultando na formao de cristais de gelo sobre as superfcies dos vegetais. Geada negra: provoca danos s plantas, porm, sem haver a formao de orvalho congelado na superfcie dos vegetais.

Geada e plantas cultivadas

Os danos provocados pela geada negra costumam ser maiores que aqueles provocados pela geada branca, devido temperatura final ser mais baixa no caso da geada negra. As geadas climticas ou de vento so muitas vezes denominadas geadas negras, uma vez que a maneira como so formadas no permite a formao de orvalho. Diante do que j foi apresentado e, mais especificamente para a ocorrncia de geadas microclimticas ou de irradiao noturna, os grficos a seguir ajudaro a elucidar o fenmeno da geada. Com base no grfico psicromtrico, conforme a figura seguinte tem-se as condies psicromtricas em dois locais diferentes (1 e 2), sendo que o local 1 possui maior quantidade de vapor d'gua e, inicialmente, a temperatura (Ti) ao incio da noite a mesma para estes locais. Percebe-se que para o local 1, a temperatura do ponto de orvalho (Tpo1) est acima de 0oC. Neste caso, se a temperatura do ar junto folha da planta atingir valores abaixo da Tpo, ocorrer condensao do vapor d'gua (orvalho) e ainda se esta temperatura atingir 0 oC ou menos (Tn1), o orvalho formado se congela, podendo caracterizar o que se chama de geada branca, do ponto de vista agronmico, ou meteorolgica. J para o local 2, a temperatura atinge valores mais baixos, podendo muita das vezes no haver a formao de orvalho, pois a Tpo se encontra abaixo da temperatura mnima (Tn2) atingida pelo ar. Tg representa a temperatura que causa o dano fisiolgico planta, ou seja, a temperatura de geada. Portanto pela ilustrao do grfico no local 1 no est ocorrendo geada, pois a Tn1 maior que Tg, j no local 2 a Tn2 menor que Tg, ocorrendo a geada. Lembre-se que o vapor d'gua na atmosfera, por ser o principal absorvente seletivo de radiao de ondas longas, exerce a funo de ser um regulador da temperatura do ambiente, que por diminuir a taxa de reduo de temperatura, esta permanece em nveis mais elevados.

Presso de vapor d'gua

Orvalho congelado

Orvalho 1

Tpo2 Tn2 TgTn1 0

Tpo1 Temperatura

Ti

Reduo da temperatura do ar em dois locais distintos com diferentes condies psicromtricas. A ilustrao conforme a prxima figura complementa a anterior mostrando a taxa de reduo de temperatura para os locais mencionados. Verifica-se que no local 1 a taxa de reduo da temperatura menor. Ao atingir a Tpo1 esta taxa diminui mais ainda devido ao processo de

Geada e plantas cultivadas

condensao do vapor d'gua (processo este que libera 590 cal g-1 ou 2,45 MJ kg-1). Quando a temperatura chega a 0 oC, o orvalho formado se congela (ainda neste processo so liberados cerca de 80 cal g-1 ou 0,33 MJ kg-1) permanecendo nesta temperatura at o momento em que todo o orvalho se congele, quando a temperatura decresce mais acentuadamente e depois se elevando com o balano positivo de radiao. Para a maioria das plantas, neste momento que ocorre o dano fisiolgico planta, caracterizando a geada. No local 2 a taxa de reduo da temperatura maior e, ainda, no so verificados os processos de condensao e congelamento, chegando a temperatura a nveis bem mais baixos, caracterizando em muitos casos a geada negra em razo da no formao de gelo na parte externa da planta. Novamente, verifica-se pelo exemplo ilustrativo que no local 1 no est ocorrendo geada, pois a temperatura est sempre acima de Tg, j no local 2 a ocorrncia de geada evidente verificando temperaturas abaixo de Tg.

Ti

Temperatura

Tpo1 0 Tg

Condensao 590 cal g-1 Congelamento 80 cal g-1

Incio da geada

Tempo

Taxa de reduo da temperatura do ar em dois locais distintos com diferentes condies psicromtricas. Nota-se que no local 1 o valor mnimo da temperatura maior que para o local 2, em razo da maior quantidade de vapor d'gua.

1.3. Causas do resfriamento noturno a) Nebulosidade: as nuvens promovem o efeito estufa na atmosfera, devolvendo parte da energia radiante (calor) enviada pela superfcie, o que diminui a taxa de reduo da temperatura do ar. Portanto, noite nublada no noite de geada. b) Vento: noite as folhas resfriam mais que o ar. Ocorrendo vento, o ar ceder calor para as folhas, mantendo a temperatura mais elevada evitando a ocorrncia de geadas. Portanto, noite de vento no noite de geada. c) Umidade do ar: O vapor d'gua desempenha papel importante na reteno de calor emitido pelas superfcies, portanto uma baixa umidade do ar favorece a perda de calor. Lembrese que cafezais beira de represas so menos afetados por geadas. d) Durao da noite: as noites de inverno so mais longas, portanto h um maior perodo para as superfcies perderem calor.

Geada e plantas cultivadas

1.4. Efeito da geada na planta A geada nas plantas produz um ou mais dos seguintes efeitos: Desidratao das clulas devido retirada de gua pelos cristais de gelo em crescimento nos espaos intercelulares. O cristal de gelo em crescimento diminui o potencial hdrico (w) nesta regio gerando um gradiente com conseqente sada de gua de dentro das clulas, podendo ser um processo irreversvel. Injria estrutural devido aos cristais de gelo em crescimento nos espaos intercelulares e contrao das clulas pela desidratao, principalmente nas folhas e, posteriormente, pela excessiva e rpida inundao quando o gelo se derrete. Independente da formao ou no de cristais de gelo na parte externa da planta (geada branca ou negra), a ao das geadas se d pela formao de cristais de gelo nos espaos intercelulares. Como o gelo formado por gua pura, haver um aumento na concentrao intercelular, que forar a retirada de gua de dentro das clulas. Se a parede celular for permevel e tiver boa elasticidade, a clula poder perder gua e se recuperar posteriormente, caso contrrio poder haver rompimento da parede, levando a clula morte. Ao contrario do que se possa pensar, a incidncia dos raios solares nas primeiras horas do dia sobre o gelo normalmente formado no tem haver com os danos sofridos pela planta devido a geada.

1.5. Resistncia das plantas geada A resistncia das plantas geada est associada : a) Maior ou menor elasticidade das paredes celulares das clulas das folhas; b) Disponibilidade de nutrientes, principalmente Ca, K e Silcio; c) Concentrao da soluo da planta: aumenta a resistncia por abaixar a temperatura de congelamento da planta. Esta concentrao ser maior se a cultura for bem adubada, bem como logo aps uma produo baixa da cultura, fato este comum na cultura do caf, que apresenta tendncia de produo bianual; d) Dormncia: aumenta a resistncia, uma vez que a planta reduz a sua atividade fisiolgica; e) Estdio de desenvolvimento: a florao e o incio da frutificao so os estdios em que a planta apresenta menor resistncia geada; f) Plantas mais velha apresentam maior resistncia, uma vez que tm maior quantidade de reservas nutritivas e a prpria planta, sendo maior, tem a tendncia de formar uma autoproteo pela prpria copa.

2. Previso de geadas As geadas ocorrem com mais freqncia no inverno, quando as plantas apresentam menor atividade fisiolgica, devido escassez de gua, baixas temperaturas e menores duraes dos dias. As previses de condies favorveis ocorrncia de geadas so feitas normalmente com antecedncia de 48 a 72 horas, o que exige do agricultor medidas antecipadas de combate, dando-se grande importncia principalmente s medidas preventivas contra o fenmeno.

Geada e plantas cultivadas

Portanto, o agricultor que trabalha com lavouras susceptveis geada em regies onde elas podem ocorrer, dever estar atento s previses do tempo, veiculadas atualmente pelos diversos meios de comunicao de fcil acesso por todos. Para aplicao no nvel de agricultor, um mtodo que pode ser indicado o mtodo do Pagoscpio ou Grfico de Belfort de Matos, que consiste em um grfico (figura abaixo) para previso de geadas de origem local, ou seja, microclimticas ou de irradiao, a partir das leituras de um psicrmetro. O psicrmetro um conjunto de dois termmetros: um deles mede a temperatura do ar, o chamado termmetro de bulbo seco, e o outro tem o bulbo envolto por um tecido de algodo sendo que parte deste fica em contato com um recipiente contendo gua mantendo o bulbo mido, o qual chamado de termmetro de bulbo mido.
P A G O S C P IO

11

T e m p e r a t u r a d e B u lb o m id o ( C )

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
o

LIVRE DE GEADA

GEADA PROVVEL

GEADA CERTA

13

14

15

16

17

T e m p e r a t u r a d e B u lb o S e c o ( C )

Pagoscpio ou Grfico de Belfort de Matos

2.1. Utilizao do Pagoscpio Mais ou menos 20 (vinte) minutos aps o pr do sol, instalar um psicrmetro na parte mais fria da lavoura (normalmente nas partes mais baixas), a 0,5 metro acima do solo. No caso da cultura do caf, o local de instalao dever ser entre quatro plantas; Deixar em repouso por mais ou menos 20 minutos, efetuar as leituras e verificar, no pagoscpio, a possibilidade de ocorrncia de geada para aquela lavoura e naquela noite. Os dados da leitura do termmetro de bulbo mido e do termmetro de bulbo seco so cruzados no pagoscpio, sendo que o encontro das duas linhas indicar a rea de probabilidade de geada. Cuidado especial deve ser dado para que no se inverta os dados ao fazer a leitura no grfico, lembrando que a temperatura de bulbo mido ser sempre menor ou igual temperatura do ar (bulbo seco). A inverso dos valores poder levar a uma previso falsa, o que certamente trar grandes prejuzos lavoura. Estando o cruzamento na rea de geada certa, o prximo passo a determinao ou estimativa do momento em que deve ser iniciado o combate geada. Estando o cruzamento na rea de geada provvel, devemos determinar se o fenmeno ocorrer ou no.

Geada e plantas cultivadas

2.2. Acompanhamento da temperatura noturna Consiste em se efetuar leituras da temperatura do ar (bulbo seco) a 0,5 m acima do solo, na parte mais fria da lavoura, em intervalos de uma hora. A primeira leitura a ser considerada poder ser aquela efetuada para a utilizao do pagoscpio (temperatura do bulbo seco). O local de leitura, assim como o equipamento, poder ser o mesmo. Com estes dados, pode-se traar uma curva de Temperatura x Tempo e, aps algumas leituras (mnimo de duas), pode-se extrapolar os dados para se prever a temperatura mnima. Em nvel de campo, fcil para o agricultor determinar o quanto a temperatura est abaixando a cada hora, fazendo-se a previso para o amanhecer. Sabendo-se que o combate geada deve ser iniciado quando a temperatura do ar, a 0,5 m acima do solo, na parte mais fria da lavoura, atingir 2oC (exemplo para o caf), pode-se responder se vai ocorrer geada e, se vai, a partir de qual horrio dever ser iniciado o combate. Como estamos efetuando a previso para a parte mais crtica, normalmente se recomenda no efetuar o combate caso a previso para temperatura de 2oC for para 5:00 horas ou mais tarde.

3. Combate geadas 3.1. Medidas Preventivas Escolha e adequao da rea a) Cultivar em terrenos mais altos, livres da acumulao do ar frio. Com isso, o ar frio formado na prpria lavoura ter a possibilidade de ser drenado para fora desta; b) Evitar os terrenos de baixadas, as encostas baixas, espiges muito extensos e planos e bacias com garganta estreita abaixo. Estes terrenos tm dificuldade de se livrar (drenar) do ar frio formado nele ou acumular o ar frio que desce dos terrenos mais altos; c) Nunca deixar vegetao densa e alta abaixo da lavoura, uma vez que a mesma impedir a drenagem do ar frio. No caso desta vegetao ser composta por capim elefante ou cana de acar, deve-se, logo no incio do perodo favorvel geada, abrir carreadores no sentido do declive do terreno de forma a permitir a drenagem do ar frio; d) Manter vegetao de porte alto acima da lavoura. Este procedimento importante para evitar a entrada na lavoura do ar frio formado acima da mesma, principalmente quando existe uma pastagem logo acima. Se existe a pastagem, uma boa prtica a formao de um renque de rvores altas que impea a penetrao do ar frio na lavoura. Em cafezais jovens, quando h escoamento do ar frio dentro da lavoura costuma ocorrer o que se chama de geada de canela, que provoca danos ao tecido do tronco da planta com idade de at 2 a 3 anos, cujos sintomas na copa somente aparecero no incio da prxima estao de crescimento, ou seja, quando houver disponibilidade hdrica e trmica; e) Sempre que possvel, manter gua represada nas passagens do ar frio. Este procedimento facilita a entrada de ar mido sobre a lavoura, colocando-a em situao de menor risco de geada; f) Arborizao. uma metodologia que est ressurgindo nos ltimos anos, mostrandose bastante promissora. No Estado do Paran e Minas Gerais, tem-se recomendado a arborizao com grevlea, em densidade de 45 a 50 plantas por hectare, plantados na linha do cafeeiro. No caso de plantios superadensados ou adensados com previso de eliminao de linhas de cafeeiro, a grevlea dever ser plantada nas linhas que permanecero na lavoura.

Geada e plantas cultivadas

g) Dar preferncia aos cultivos em terrenos com suas faces expostas de norte a oeste, principalmente a noroeste. Medidas preventivas anuais So geralmente de carter microclimticas, devendo ser repetidas a cada ano, nos perodos que antecedem a ocorrncia de geadas. a) Limpar as baixadas sujas abaixo da lavoura para facilitar o escoamento e drenagem do ar frio. Deve-se lembrar que o ar frio sempre desce se acamando nas baixadas; b) Manter a cultura livre de ervas invasoras nos perodos favorveis ocorrncia de geadas. No perodo frio o solo entre as linhas da lavoura deve estar o mais exposto possvel, facilitando que se aquea e armazene calor durante o dia, possibilitando a emisso de maior quantidade de radiao durante a noite. Porm para esta prtica deve ser utilizada limpeza mecnica, j que o uso de herbicidas de ps-emergncia torna-se mais prejudicial por causa da palhada resultante, sendo que esta considerada como um verdadeiro gerador de ar frio; c) Eliminar o uso de cobertura morta na estao fria; d) Manter a cultura bem adubada e com um bom controle fitossanitrio, pois plantas vigorosas resistem mais e reagem melhor aos efeitos da geada. Uma recomendao que comea a ser feita para a cultura do caf a adubao foliar com sulfato de potssio quando se tem a previso antecipada da ocorrncia de condies favorveis ocorrncia do fenmeno. O objetivo aumentar a concentrao da seiva na planta, diminuindo a temperatura de congelamento no interior das folhas e demais rgos; e) Enterrio das mudas. Consiste em cobrir as mudas totalmente ou deixando partes de folhas para fora. A muda poder inclusive ser vergada para receber a terra, podendo ficar nesta condio por at 30 dias; f) Chegamento de terra. aplicvel a mudas maiores, cuja copa ainda no suficientemente grande para proteger o tronco, mas que impossibilita o processo de enterrio. Este processo visa proteger a planta da geada de canela.

3.2. Combate direto geadas Para pequenas culturas, como no caso de olericultura, a adoo das tcnicas de cultivo protegido (plasticultura), tem sido importante para o combate s geadas. Porm, esta metodologia, no se aplica, por razes econmicas, a culturas extensivas, como fruticultura e cafeicultura, assim como em pastagens, que sofrem bastante o efeito das geadas. As medidas preventivas minimizam os efeitos da geada, mas dependendo das condies climticas, no eliminam totalmente a possibilidade da sua ocorrncia. Neste caso, uma alternativa que poder trazer bons resultados o combate direto, aplicado na noite de ocorrncia da geada. Porm para isso necessrio um planejamento prvio. O mtodo escolhido poder ser aplicado com eficincia, entretanto, os custos normalmente so mais elevados em comparao com as medidas preventivas. Os mtodos de combate direto s geadas so: a) Aquecimento: Consiste em manter pequenas fontes de calor no interior da lavoura com o objetivo de aquecer o ar prximo s plantas; b) Ventilao: Consiste em promover uma turbulncia entre a massa de ar que se encontra acima da cultura e que apresenta temperatura mais elevada com a massa de ar junto das culturas que apresenta temperatura mais baixa.

Geada e plantas cultivadas

c) Irrigao: Esta uma metodologia que merece muitos cuidados tcnicos, caso contrrio o prejuzo poder ser maior. De modo geral os benefcios da irrigao ocorrem pelos seguintes aspectos: Encapsulamento por gelo principalmente nas partes mais sensveis das plantas como em gemas florais. A cpsula de gelo mantm a temperatura do tecido vegetal em 0 oC, sendo que para a maioria das plantas a morte do tecido por geada ocorre em temperaturas mais baixas, pois o ponto de congelamento da soluo celular menor que 0 oC; A gua aplicada se apresenta com temperatura superior ao ambiente, levando certa quantidade de calor; Elevao da umidade do ar; O fornecimento de gua ao solo melhora o fluxo ascendente de calor no solo, aumentando a quantidade de energia emitida pela superfcie do solo. d) Nebulizao: A presena de uma neblina sobre a lavoura retm o calor junto cultura impedindo o abaixamento acentuado da temperatura do ar e das plantas. Este fato motiva a frase Noite nublada no noite de geadas. A princpio parecendo ser simples e eficiente, o mtodo se complica no momento em que desejamos controlar a formao de uma neblina e mant-la estvel em determinado local. Existem dois mtodos para a formao de uma neblina: Neblina artificial a base de leo: Consiste em atomizar leo (diesel, por exemplo), em minsculas partculas lanadas ao ar. Para isso, atualmente existem no mercado modernos termonebulizadores. Neblina a base de partculas higroscpicas: Consiste em lanar na atmosfera substncias higroscpicas, as quais provocaro a formao da neblina pela unio de molculas de gua em torno dessas substncias. Para o caso de cafezais, o mtodo da serragem salitrada foi muito utilizado, apresentando resultados satisfatrios quando aplicado criteriosamente. Porm a formulao atual dos adubos base de nitrato de amnio apresenta-se em componentes que diminui sua inflamabilidade, prejudicando seu uso nas misturas anti-geadas. A serragem salitrada consiste na mistura de: 100 litros de serragem de madeira seca e peneirada; 7 kg de Salitre do Chile; ou 10 kg de Nitrato de Amnio; ou 12 kg de Nitroclcio; 6 litros de leo diesel ou leo queimado.

A mistura bem homogeneizada colocada para queimar em tambores de 200 litros cortados ao meio. A queima dessa mistura libera alcatro que retm as molculas de gua formando a neblina. O adubo tem funo de fornecedor de oxignio (comburente) para que a queima se processe e o leo tem efeito moderador para que a mistura se queime lentamente. Os tambores so colocados na parte mais alta da bacia, pouco abaixo do espigo, distanciados um do outro de 50 a 70 metros, ou em baterias colocadas em locais estrategicamente escolhidos. A rea da bacia a ser coberta pela neblina formada pela mistura de um tambor, depender muito da forma e dimenses dessa bacia. Para se conhecer a rea de recobrimento da neblina devem-se fazer ensaios preliminares verificando o comportamento da neblina dentro da bacia. O mesmo ocorre com os termonebulizadores, porm a rea coberta por um termonebulizador bem maior.

Geada e plantas cultivadas

Os tambores devem ser acesos quando a temperatura do ar, a 0,5 metro acima do solo, na parte mais fria da cultura, atingir no menos que 2oC. Deve-se lembrar que a neblina dever cobrir toda a bacia, o que faz com que algumas delas no apresentem condies favorveis nebulizao. Deve-se deixar a mistura queimar por 4 a 5 minutos e abafar, com a inteno de eliminar as chamas. Conseguindo isso, ser liberada grande quantidade de uma fumaa densa e branca (contendo alcatro), que se deslocar para as partes mais baixas.

4. Referncias Bibliogrficas CAMARGO, A.P. Instrues para o combate geada em cafezais. Campinas, IAC, 1963. 18p. (Boletim Tcnico 130). CAMARGO, A.P. Geada, o remdio prevenir. Campinas, CATI, 1997. 10p. (Boletim Tcnico 227). CARAMORI, P.H.; MANETTI FILHO, J. Proteo dos cafeeiros contra geadas. Londrina, IAPAR, 1993. (Circular n. 79). CASTRO NETO, P. Previso de geadas. Lavras, ESAL, 1994. (Circular n. 15). GUIA RURAL. Geada: Nas baixadas mora o perigo. Ano 3, n.5, 1989. INFORME AGROPECURIO. Geadas em Minas. Belo Horizonte, v.5, n.54, jun. 1979. INFORME AGROPECURIO. O clima e a cafeicultura do Brasil. Belo Horizonte, v.11, n.126, jun. 1985. PEREIRA, A.R.; ANGELOCCI, L.R.; SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicaes prticas. Guaba: Livraria e Editora Agropecuria Ltda., 2002. 478p.

Potrebbero piacerti anche