Sei sulla pagina 1di 9

EBS Dr.

Ferreira da Silva
Nome do aluno: ___________________________________ N __Ano: ______ Turma: ___Data: _________________

Guio de leitura
Nome da obra: _________________________ Autor: _________________________________

1 Sesso
1. L, individualmente, a primeira parte da obra. Sublinha, a lpis, as palavras que no compreenderes. 2. Regista essas mesmas palavras no teu caderno dirio. Discute o seu significado com os teus colegas de grupo e se ningum o souber, procurem-no no dicionrio e passem-no para o caderno. 3. Localiza a aco no tempo e no espao. 4. Diz quem a personagem que intervm nesta parte da histria. 5. Descreve: . a casa do menino . a praia 6. Nas descries anteriores usaste, certamente, adjectivos. Indica seis dos que escreveste e os graus em que se encontram.

7. O menino adorava o mar e tinha, por essa razo, um desejo. Transcreveo. 8. Um dia, em Setembro, veio o equincio. Com a ajuda do dicionrio explica o sentido desta frase. 9. Faz uma listagem dos verbos acabados em Er (d cinco exemplos). Indica em que modo, tempo e pessoa se encontra cada um deles. 10. Explica a expresso:

J no se ouviam os gemidos do vento, nem os gritos do mar, mas s um doce murmrio de ondas pequeninas.
10.1. Escreve esta mesma ideia de um modo mais simples. 10.2. Refere os recursos expressivos utilizados na transcrio anterior. 11. No pargrafo seguinte aparece outro recurso expressivo. Transcreve a frase em que se encontra e identifica-o.

12. De manh quando acordou estava tudo calmo.


Diz o que que o menino passou a manh a fazer.

2 Sesso
1. L o texto. 2. Diz o que fez o menino, quando acordou, na manh seguinte a ter estado na praia. 3. Explica o que que a menina pensava que o rapaz lhe queria dizer. 4. Essa ideia que a menina tinha no correspondia verdade. Transcreve do texto a parte que corresponde verdadeira pretenso do menino. 5. Escreve um resumo da conversa entre os dois meninos. 6. Do excerto de hoje, indica dois adjectivos que apaream no grau superlativo sinttico.

7. A raia detesta os homens. 7.1. Divide a frase nos seus blocos constituintes. 7.2. Indica: . o sujeito . o predicado . o complemento directo. 7.3. 7.4. Classifica morfologicamente cada palavra da frase. Rescreve a frase com o verbo no pretrito perfeito do indicativo.

3 Sesso
1. L o texto. 2. Depois do banho, o menino tinha que regressar a casa. Mas, como estava com preguia deitou-se um bocadinho na areia e... aconteceu de repente uma coisa extraordinria. Explica por palavras tuas que coisa extraordinria foi essa. 3. Caracteriza com um adjectivo do texto . a primeira gargalhada . a segunda gargalhada . a terceira gargalhada . a quarta gargalhada 4. Diz quem deu cada uma delas. 5. A gua, o vidro, os polvos, os peixes... no riem de verdade, embora o texto assim o refira. 5.1. Indica qual o recurso expressivo aqui utilizado. 5.2. Transcreve duas frases de outros pargrafos do texto, em que seja utilizado o mesmo recurso.

6. Indica as personagens que intervm nesta parte da obra. 7. Descreve a menina.

8. ... o polvo, o caranguejo e o peixe transformaram-se numa orquestra.


8.1. Desta frase indica: . o tipo . a forma 8.2. Rescreve-a transformando-a numa frase do tipo exclamativo e forma negativa.

9. Explica o que que a menina, o polvo, o caranguejo e o peixe faziam na praia.

10. Diz quando que eles foram embora.

11. O menino seguiu-os. Onde os viu entrar?

12. Indica a razo pela qual ele no pde ficar com eles.

13. No sabemos o que se passou dentro da gruta. Imagina uma histria, escreve-a e prepara a sua leitura para a turma. Pode ser em coro, dialogada, dramatizada...

14. Ilustra a histria que imaginaste.

4 Sesso
1. L o texto. 2. Neste captulo o menino leva trs objectos da terra amiga. Preenche o esquema: 1 objecto: Primeira reaco da menina: Explicao do rapaz: Comentrio da menina depois de ouvir o rapaz:

2 objecto: Primeira reaco da menina: Explicao do rapaz: Comentrio da menina depois de ouvir o rapaz:

3 objecto: Primeira reaco da menina: Explicao do rapaz: Comentrio da menina depois de ouvir o rapaz:

3. Indica que trs objectos terias escolhido se estivesses no lugar dele. Justifica 4. Quando a menina ouviu a palavra saudade mostrou-se admirada. 4.1. Porqu?

4. 2. Transcreve a definio que o rapaz deu para essa palavra. 4. 3. Procura a palavra saudade no dicionrio e regista o significado que encontrares. 4. 4. Compara as duas interpretaes da palavra (a do texto e a do dicionrio), dizendo de qual gostas mais e porqu.

4. 5. Escreve um poema a partir das letras da palavra saudade:

S A U D A D E

5. No mar o tempo no morre. Explica esta afirmao da menina.

6. Quanto mais falava com o rapaz, mais curiosidade tinha a garota de conhecer a terra. Que plano que eles traaram para satisfazer esta curiosidade.

5 Sesso
1. L o texto. 2. Os projectos que todos tinham feito na vspera no puderam concretizar. Porqu?

3. Explica como que os polvos impediram o rapaz de levar a menina.

4. ... e foi apertando lentamente. Classifica a palavra lentamente quanto sua formao.

5. O mar est sempre presente na histria. 5. 1. Indica trs palavras da mesma famlia de MAR. 5. 2. Escreve um pequeno texto cujo ttulo seja: O MAR.

6 Sesso
1. L o texto. 2. Passaram-se dias e dias. Localiza a aco no tempo.

3. Numa manh de nevoeiro, uma gaivota traz um objecto, no bico, que deixa cair perto do menino. De que se tratava?

4. Explica por que razo a menina j sabia o que era a saudade.

5. Ento viu tudo sua roda tornar-se mais vivo e brilhante. Sentiuse alegre, feliz, contente como um peixe.
5.1. Que recurso ou recursos expressivos so aqui utilizados?

5.2. Regista os adjectivos que encontras nestas frases. 5.3. Classifica cada um deles quanto ao gnero e ao nmero. 5.4. Indica o grau em que se encontra cada adjectivo.

6. Descreve a viagem do garoto.

7 Sesso
1. L o texto. 2. Localiza a aco no espao. 3. A chegada do rapaz alterou a disposio da menina e dos seus amigos? Porqu?

4. Como que a menina achava o mar quando o rapaz no estava quando o rapaz estava

Justifica.

5. Explica como que a menina conseguiu que o amigo viesse para junto dela. 6. Como que acaba a histria? 7. Certamente j sabes (se no sabes investiga) como se chama esta histria e quem a sua autora. Depois de investigares, responde s seguintes questes: Nome da autora: Nome da histria: Trs outras obras da mesma autora: Alguns dados biogrficos sobre esta autora.

Ainda com base na Menina do Mar...

8 Sesso
1. Cada grupo vai contar um captulo da Menina do Mar aos outros colegas da turma, dramatizando-o. Distribuam papis, inventem ou no personagens, faam ou no cenrios, acompanhem ou no com imagens ou msica. Podem escrever os dilogos ou improvisarem.

9 Sesso
2. Cada grupo vai contar um captulo da Menina do Mar aos outros colegas, atravs de um cartaz. Tm de conseguir uma forma atraente de mostrar a histria. Utilizem mais imagens do que texto e procurem transmitir o essencial da parte da histria que vos calhou.

Potrebbero piacerti anche