Sei sulla pagina 1di 14

1

OBJETIVOS, EMENTAS, E BIBLIOGRAFIA DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAO - UFRRJ

DISCIPLINA CRDITOS: 03 CONTABILIDADE GERAL I CARGA HORRIA: 45 H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Fornecer os elementos bsicos do mecanismo contbil, suas prticas e seus fundamentos tericos. Mostrar a importncia da contabilidade como subsistema de informao e motivar a dedicao futura a esta rea de estudo. EMENTA: Conceitos, definies e terminologia bsica. Patrimnio. Relatrios Contbeis. Ajustes. Demonstraes Financeiras e Econmicas (BP e DRE).

DISCIPLINA CRDITOS: 03 CONTABILIDADE GERAL II CARGA HORRIA: 45 H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Fornecer conceitos mais aprofundados sobre Balano Patrimonial e Demonstrao do Resultado do Exerccio. Proporcionar ao aluno, conhecimentos para subsidiar o Processo de tomada de deciso. EMENTA: Balano Patrimonial, disponibilidades, inventrios. Contas Retificadas do Ativo. Critrios de Avaliao de Estoques. Mtodos de Avaliao de Investimentos. Provises de Passivo. Variao Monetria e Cambial. Resultado do Exerccio Futuro e Reservas. Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados. Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido.

DISCIPLINA CRDITOS:03 ANLISE DAS DEMONSTRAES CONTBEIS CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Propiciar uma viso Global dos demonstrativos, objetivando uma anlise crtica que viabilize decises futuras nas empresas. EMENTA: Padronizao de Balano e demonstrativos contbeis de acordo com a Lei 6.404. Mtodos de Anlise. Objetivos de Anlise. Objetivo de Anlise Contbil. Adequao das disponibilidades financeiras para anlise, de acordo com a Lei 6.404 das S. A . Mtodos e instrumentos de anlise e estudo de caso.

DISCIPLINA CRDITOS: 03 MATEMTICA FINANCEIRA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: O Propsito deste curso transmitir ao aluno os conceitos bsicos de matemtica financeira, ao lado de problemas encontrados na vida prtica. Objetiva se desenvolver no aluno a capacidade de generalizar conceitos de modo que esteja habilitado a identificar novos problemas. O curso ser baseado na calculadora HP- 12C. Quanto utilizao de tabelas de juros de frmulas financeiras no sero ignorados, embora sejam obsoletas. EMENTA: Juros Simples. Descontos Simples. Juros Compostos. Equivalncia de Capitais. Modelo Bsico de Anuidades. Modelo Genrico de Anuidades. Emprstimos. Inflao. DISCIPLINA CRDITOS: 06 HISTRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CARGAHORRIA: 90H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Analisar a evoluo do pensamento administrativo em seus primrdios at o incio do sculo XX, com o surgimento dos primeiros estudos clssicos da administrao. Analisar as contribuies tericas mais recentes no mbito dos estudos sobre a dinmica e o funcionamento das organizaes e, as tendncias e perspectivas da administrao contempornea EMENTA: A Escola Clssica e seus seguidores. O Taylorismo e o Fordismo. Os estudos de Fayol e Gullick. A Pesquisa de Hawtorne. Os experimentos da pesquisa. A Escola das Relaes Humanas. A Escola Comportamentalista. A abordagem de D. O. As teorias sistmicas: Teoria Geral dos Sistemas e Contingencial. A abordagem holstica. A gesto contempornea: novas teorias e modelos DISCIPLINA CRDITOS: 03 ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Apresentar aos participantes do curso as modernas Tcnicas de anlise e Mudanas organizacionais. EMENTA: A funo de O & M. As estruturas organizacionais. Anlise Administrativa. Anlise da Distribuio do Trabalho. Fluxogramas Administrativo e Global. Layout. Manuais administrativos. Aproveitamento racional de espao fsico. Formulrios. PERT/ COM.

DISCIPLINA

CRDITOS: 03 COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAES CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Ao final do curso o aluno dever ser capaz de identificar as diversas contribuies da Psicologia ao Exerccio da Administrao. EMENTA: Origem, objetivo e ramos da Psicologia. Evoluo das teorias da personalidade. As teorias da personalidade e a motivao humana. A importncia da motivao humana no trabalho. Liderana: Conceito e Estilo. Os estilos de liderana e as estruturas organizacionais. Comunicao: Conceito, Processos, Fatores determinantes da sua qualidade. A importncia da comunicao na Empresa. A Psicologia no marketing. A psicologia na produo. Clima organizacional. DISCIPLINA CRDITOS: 06 CONTABILIDADE GERENCIAL CARGA HORRIA: 90H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Os alunos devem ao final do curso ser capazes de diferenciar os diversos aspectos decustos, bem como decidir sobre a melhor maneira para apura-los, visando gerar informaes. Relevantes para tomada de deciso Projetar planejamento de resultados atravs de conceitos e Tcnicas EMENTA: Contabilidade de Custos: Objetivos, Princpios, Classificao dos custos; Estrutura Bsica; Sistema de Custeio por Processo: Relao Custo Volume - Lucro: Ponto de Equilbrio; Margem de Contribuio; Novas Tecnologias de Produo e de Gerenciamento; Custeio e Gerenciamento de Custos Baseados em Atividades (ABC/ADM). Conceituao. Mecanismos Oramentrios. Demonstraes Financeiras Estimadas DISCIPLINA CRDITOS: 03 GESTO DE MARKETING I CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: O conceito de marketing. A evoluo das relaes entre empresas e clientes. O meio ambiente dos negcios e a natureza e caractersticas dos mercados. O comportamento do consumidor. Sistemas de informao de marketing e pesquisa de marketing. Modelos de avaliao e previso de demanda. Introduo ao composto de produto e servio. EMENTA: Um panorama de Marketing. O Marketing e a Sociedade. Fundamentos Sociais do Marketing. As tarefas de Marketing. O papel do Marketing na Organizao. Anlise das Oportunidades do Mercado. Seleo dos mercados-alvo.

DISCIPLINA CRDITOS: 03 FUNDAMENTOS DE FINANAS CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Permitir a compreenso do conceito de alavancagem, seus tipos e riscos associados. Demonstrar a relao entre as variveis risco e retorno, e o impacto que estas causam na avaliao de ativos. EMENTA: Ao Preferencial e Ordinria. Arrendamento Mercantil. Risco, Retorno e Valor. Alavancagem: Operacional, Financeira e Combinada. DISCIPLINA CRDITOS: 03 SISTEMA FINANCEIRO CARGA HORARIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Fazer com que o aluno entenda os fundamentos do mercado financeiro, bem como, seus instrumentos. EMENTA: Intermedirios e Mercados Financeiros a Longo Prazo. DISCIPLINA CRDITOS: 03 GESTO DE MARKETING II CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Explorar o composto de produtos e servios, Explorar estratgias e polticas de preo. Explorar estratgias e polticas de distribuio e ponto de venda. Explorar estratgias e polticas de venda pessoal. Explorar estratgias e polticas de composto promocional. Integrar as polticas do composto de marketing: estratgia competitiva. EMENTA: Desenvolvimento do Mix de Marketing. Programao do Composto de Marketing. Administrao do Esforo de Marketing. Ampliando o Marketing ( MKT Internacional, Marketing Verde. DISCIPLINA CRDITOS: 03 GESTO DE PESSOAS I CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Ao final do curso, o aluno deve ser capaz de identificar a influncia das instncias do simblico, poltico e do processo de trabalho na vivncia das polticas de recursos humanos.

EMENTA: Gerncia de Relao de Trabalho em suas diversas instncias X gerncia de Pessoal enquanto funo e conjunto de polticas. A Gerncia de Pessoal sob a tica das teorias da organizao. A evoluo das polticas de gerncia de pessoal no Brasil. A influncia da instncia do smbolo e do poltico nos valores associados ao empregado ideal e a sua influncia de pessoal. As polticas de gerncia de Processo de Trabalho e suas conseqncias na poltica de cargo. As influncias das instncias do poltico, do simblico e de processo de trabalho nas polticas de recrutamento, desenvolvimento humano, avaliao de desemprego, premiao, administrao do espao, benefcios, medicina, higiene e segurana do trabalho. DISCIPLINA CRDITOS: 06 GESTO DA PRODUO CARGA HORRIA: 90H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Levar os alunos a conhecerem os conceitos bsicos, papel estratgico, fatores de competitividade, metodologia e objetivos da produo. Propiciar um contato com atividades de projeto em gesto de produo, produtos e redes de operaes produtivas. Apresentar natureza, caractersticas e procedimentos de escolha, envolvendo os tipos bsicos de layout. Fornecer elementos relacionados a tecnologia de processo e tendncias atuais. O aluno ao final do curso dever estar apto a desenvolver uma anlise sobre os principais aspectos do planejamento e controle da produo EMENTA: Importncia e elementos organizacionais bsicos do Planejamento e Programao e Controle de Produo. Planejamento Industrial. Produtividade e Eficincia. Localizao Industrial. Projeto, capacidade e layout de instalaes. Decises sobre o Projeto e o Composto de Produtos (Programao Linear). Projeto e medida do trabalho (dimensionamento de amostra estatstica) e Planejamento agregado e programao

DISCIPLINA CRDITOS: 06 LOGSTICA EMPRESARIAL CARGA HORRIA: 90H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Apresentar os elementos bsicos de logstica e estabelecer a sua integrao com as demais reas da Organizao em diferentes ambientes de atuao. Dar conhecimentos gerais do Sistema de Administrao de Material, Patrimnio e Conhecimentos Bsicos de Compras Levar os alunos a compreenderem a relao da administrao de materiais no processo de distribuio e transporte e a importncia da armazenagem no processo logstico da empresa EMENTA: Conceito, evoluo e perspectiva da Logstica. Componentes do Sistema Logstico. Fundamentos da Logstica: Poltica e Controle. As interfaces da Logstica. Logstica

Internacional. Conceitos bsicos. Terminologia e definies. Determinao da necessidade de material, administrao, compras e controle de patrimnio Abordagem sobre os elementos do sistema de materiais e gesto de suprimentos. Classificao de materiais. Polticas de materiais. Modelos matemticos determinsticos e estocsticos para otimizar tomadas de decises. Elementos bsicos da logstica empresarial DISCIPLINA CRDITOS: 03 ORAMENTO, ESTRUTURA E CUSTO DE CAPITAL CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Fornecer aos participantes o ferramental necessrio para a anlise de viabilidade financeira de projetos, demonstrando o inter-relacionamento destes com o custo e a estrutura de capital da empresa. Capacitar os participantes na utilizao das ferramentas financeiras necessrias a processos de reorganizao empresarial, bem como, na poltica de dividendos. EMENTA: Fundamentos de Administrao do Ativo Permanente e Investimento de Capital. Tcnica de Investimento de Capital. Custo de Capital. Estrutura de Capital. Fuses, Incorporaes e Companhias Holding. Polticas de dividendo.

DISCIPLINA CRDITOS: 03 GESTO FINANCEIRA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Capacitar o participante a entender a influncia da administrao de capital de giro na lucratividade e no perfil de risco da empresa. Avaliar o impacto na empresa de modificaes na gesto do disponvel, estoques e contas a receber, bem como, na utilizao de fontes de recursos em curto prazo. Permitir uma melhor utilizao da DOAR e DFC, principalmente na gesto de crdito. EMENTA: Administrao de Capital de Giro. Administrao de Caixa e Ttulos Negociveis. Administrao de Contas a Receber e Estoques. Fontes de Financiamento em Curto Prazo no Garantido e com Garantia. Demonstrao de Origem e Aplicao de Recursos. Demonstrao de Fluxo de Caixa.

DISCIPLINA

CRDITOS: 03 GERNCIA DE VENDAS CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Capacitar os discentes quanto ao domnio dos aspectos bsicos; oferecer mecanismos tcnicos atravs de informaes da rea de Gerncia de Vendas EMENTA: Recursos Humanos de Vendas. Administrao de Vendas. Tcnicas de Vendas. Gerncia e previso de vendas. Planejamento e controle de vendas. Merchandising. O crdito e anlise financeira. Administrao de preos. Comunicao de vendas.

DISCIPLINA CRDITOS: 03 GESTO DE PESSOAS II CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Ao final do Curso o aluno dever ser capaz de estabelecer a relao entre a gerncia de pessoal e o planejamento estratgico da Organizao, bem como identificar os objetivos, funes e processos de cada um dos subsistemas. EMENTA: Os diversos tipos de relaes formais - empresrio x empresa, autnomos, vnculo empregatcio - e a abrangncia das polticas de gerncia de pessoal. Turnover: conceito. Causas e alternativas de administrao. Planejamento estratgico de recursos humanos: objetivos e conceitos. Recrutamento e seleo: conceitos e polticas. Pesquisa de remunerao: tipos, conceitos e principais polticas. Pesquisa de remunerao: objetivos e tcnicas. Treinamento e Desenvolvimento: objetivo e conceito. Auditoria de Recursos Humanos. A importncia do banco de dados. DISCIPLINA CRDITOS: 03 PLANEJAMENTO E GESTO ESTRATGICOS CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Analisar os diversos conceitos da Administrao Estratgica e as vias e aplicaes de tcnicas, instrumentos e relaes do Planejamento Estratgico. EMENTA: Os fundamentos da Administrao Estratgica Conceito de Estratgia. Os tipos de estratgia. Os modelos do processo estratgico. O Modelo de Paster. As vantagens competitivas. O processo de Planejamento Estratgico. As etapas do processo. A Metodologia. Os nveis de Planejamento: Estratgico, Ttico e Operacional. Estudos de casos. DISCIPLINA

CRDITOS: 03 ESTADO E ADMINISTRAO PBLICA CARGA HORARIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Ao final do ensino da disciplina o aluno ser capaz de citar conceitos e instrumentos bsicos de administrao pblica e; avaliar as experincias recentes de introduo de novas formas de gesto da administrao governamental. EMENTA: Conceito de Administrao Pblica. Administrao de Pessoal. Patrimnio Pblico. Organizaes da Administrao Pblica. Planejamento Governamental. DISCIPLINA CRDITOS: 03 ADMINISTRAO DE SISTEMAS DE INFORMAO CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Capacitar o Discente na administrao de sistemas ou informao, utilizao de novas tecnologia e novas medidas. EMENTA: A empresa como um sistema, conceitos bsicos de sistemas, sistemas de informao e processo de gerncia, polticas da empresa e sua influencia nos sistemas de informao, estruturas organizacionais e sistemas de informao, impacto do processamento eletrnico de dados nos sistemas de informao, plano diretor de sistemas, aspectos comportamentais no desenvolvimento de sistemas.

DISCIPLINA CRDITOS: 03 DESENVOLVIMENTO GERENCIAL CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Proporcionar ao participante a compreenso das bases da ao gerencial, baseada em uma viso crtica da lgica de organizao e administrao das organizaes no contexto capitalista de produo, aprimorando, assim, sua capacitao para o exerccio de um papel ativo, no processo de transformao por que passam estas organizaes, com o avano sistemtico da telemtica EMENTA: Economia & Sociedade: anlise do contexto econmico e social, espao de desenvolvimento das teorias organizacionais e prticas gerenciais, a partir da discusso da lgica capitalista de organizao da produo; da conseqente estruturao e reproduo de relaes sociais de dominao. Teorias Organizacionais: anlise do processo de construo dos paradigmas bsicos de interpretao da realidade social e formulao de teorias sociais; anlise da teoria organizacional tradicional enquanto instrumento ideolgico de organizao do Trabalho; apresentao das idias fundamentais da Teoria Social Crtica (Escola de Frankfurt) como base de construo de

uma "Teoria Crtica da Organizao" e; desenvolvimento de uma metodologia crtica de anlise. Ao Gerencial: anlise crtica de prticas gerenciais correntes e das perspectivas de desenvolvimento no campo da organizao e administrao do Trabalho para o incio do sculo e; proposio de uma metodologia integrada de diagnstico organizacional (estrutural & funcional - institucional & cultural - crtica & dialtica). DISCIPLINA CRDITOS: 06 INFORMTICA BSICA CARGA HORRIA: 90H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Disciplina a ser ministrada atravs da conjugao da Horria em Sala de Aula (aulas expositivas de orientao terica) e o desenvolvimento de Trabalhos Prticos EMENTA: Introduo ao uso de microcomputadores. Lgica dos Sistemas Operacionais. Noes sobre utilizao dos principais Aplicativos: Editores de Texto, Planilhas Eletrnicas e Bancos de Dados. Noes gerais sobre acesso Internet

DISCIPLINA CRDITOS: 03 ANLISE MICROECONMICA CARGA HORRIA: 45 OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Possibilitar aos estudantes a realizao de uma anlise consistente das principais decises de ordem microeconmica desenvolvidas pelas organizaes, bem como a elaborao de anlise de viabilidade de desenvolvimento de Projetos EMENTA: Teoria do consumidor (utilidade, equilbrio do consumidor, curvas de demanda, elasticidade da demanda, crtica da teoria da demanda) e da firma (mercado e determinao de preos - maximizao dos lucros, equilbrio da empresa em condies de concorrncia perfeita e imperfeita. Prticas oligopolstas). Teoria da produtividade marginal DISCIPLINA CRDITOS: 03 DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Desenvolver nos estudantes a capacidade de elaborao de Projetos de Pesquisa de Opinio e sua realizao, bem como sua capacidade de anlise e interpretao dos resultados (como instrumento de tomada de decises) EMENTA: Natureza da Pesquisa: descrio e anlise do processo de pesquisa e seus tipos, tratando principalmente das questes relativas ao risco de obteno e tratamento de informaes

10

pouco fidedignas. Gerncia da Pesquisa: fornecimento de informaes bsicas sobre a organizao e conduo das atividades relativas investigao social. Definio do Processo de Pesquisa: definio dos parmetros bsicos, objetivos e limites das investigaes, levando elaborao do Projeto Conceitual da Pesquisa. Estruturao da Pesquisa: transformao do Projeto Conceitual em Projeto Tcnico da Pesquisa operacionalizao das definies estabelecidas anteriormente (hipteses, amostragem, estruturao da tcnica de coleta de dados, etc.). Realizao da Pesquisa: organizao do trabalho de campo e realizao das anlises e concluses - tendo como consequncia, o Relatrio Final da Pesquisa DISCIPLINA CRDITOS: 06 MTODOS DETERMINSTICOS CARGA HORRIA: 90H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Promover um estudo mais aprofundado da matria, de modo a permitir sua aplicao ao campo administrativo como um todo EMENTA: Noes de Limite e Continuidade. Derivadas. Interpretao Geomtrica e Fsica. Noes de Integrao: reas sob curvas. Diferenciais simples DISCIPLINA CRDITOS: 06 MTODOS ESTATSTICOS CARGA HORARIA: 90H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Fornecer conhecimentos bsicos sobre o clculo estatstico voltado para a tomada de decises na rea administrativa EMENTA: Distribuio de freqncias. Medidas de tendncia central, variabilidade e concentrao. Introduo Teoria da Probabilidade. Aplicaes. Valores Mdios. Introduo Teoria dos Erros: erros sistemticos, absolutos e relativos. Amostragem e distribuies amostrais. Estimao. Critrios de estimao. Intervalos de confiana. Erros. Nvel de significncia. Anlise de correlao, varincia e de regresso

DISCIPLINA CRDITOS: 03 LEGISLAO COMERCIAL CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Possibilitar aos estudantes o conhecimento bsico dos principais aspectos jurdicos que envolvem as aes empresariais do setor privado (Contratos, Legislao, etc.). EMENTA: A empresa, a economia capitalista moderna e o direito. Tipos societrios. Registro de

11

comrcio. Sociedades comerciais: espcies, noes legais, scios, rgos, etc. Sociedade annima: noes gerais e caractersticas. Mercado de capitais. Capital social. Direitos e deveres dos acionistas. Fuses, incorporaes, etc. Cdigo de Defesa do Consumidor. Microempresas

DISCIPLINA CRDITOS: 03 FORMAO ECONMICA BRASILEIRA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Permitir aos estudantes o conhecimento detalhado do processo histrico desenvolvimento econmico brasileiro, com nfase no desenvolvimento regional

de

EMENTA: Economia colonial. Economia mercantil escravista. O trabalho assalariado. Formao do Capital Industrial. Poltica e crise cafeeira e industrializao. Crise dos anos 30 e a industrializao no perodo 1930/45. Substituio de importaes. Retomada do desenvolvimento industrial no ps-guerra. Nacionalismo desenvolvimentista e capitalismo dependente. A crise e a transio em 1964. Modelo poltico-econmico ps 1964. Divida externa. Planos de estabilizao e ajuste econmico

DISCIPLINA CRDITOS: 03 ANLISE MACROECONMICA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Possibilitar aos estudantes a realizao de uma anlise consistente das principais polticas de ordem macroeconmica desenvolvidas pelas instncias governamentais brasileiras e internacionais EMENTA: Modelos macroeconmicos e sua fundamentao doutrinria. Teorias da renda e do emprego. Poltica Monetria: moeda, investimentos e inflao. Economia Internacional e o neo-liberalismo. Globalizao e poltica econmica DISCIPLINA CRDITOS: 03 LEGISLAO TRIBUTRIA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Levar aos estudantes informaes fundamentais para compreenso da lgica tributria e as prticas tributaristas brasileiras e internacionais (em termos comparativos), possibilitando-lhes uma compreenso crtica da Poltica Tributria Nacional EMENTA: Poltica fiscal e tributria. Noes gerais de tributao. Fontes do direito tributrio. Sistema tributrio nacional. Impostos federais, estaduais e municipais. Autuaes fiscais

12

DISCIPLINA CRDITOS: 03 ADMINISTRAO BRASILEIRA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Estudar o "jeito brasileiro de administrar" buscando uma mais ampla compreenso de nossos valores sobre o trabalho societariado, seus modos de organizao e diviso, nossas fortalezas e fraquezas como organizadores e gestores do esforo humano associado, e as riquezas de noso thos organizacional EMENTA: O espao organizacional, suas dimenses clssicas de anlise e sua historicidade. Poder, organizao e gesto na sociedade brasileira em formao: A contrtibuio da literatura interpretativa da cultura brasileira. Desafios da administrao governamental; da organizao dos negcios e dos movimentos sociais brasileiros

DISCIPLINA CRDITOS: 03 SOCIEDADE E ORGANIZAES CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Levar aos estudantes os conhecimentos fundamentais relativos organizao e administrao do Trabalho, atravs da compreenso do funcionamento da burocracia pblica e/ou privada e do exerccio do poder na sociedade e nas organizaes em particular EMENTA: Evoluo do pensamento sobre o trabalho. Formas de organizao do trabalho. Burocracia. Inovao tecnolgica e trabalho. Poder e dominao na sociedade e no trabalho

DISCIPLINA CRDITOS: 03 MTODO, IDEOLOGIA E TICA NA ADMINISTRAO CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Fornecer aos estudantes informaes bsicas sobre o processo de formao do conhecimento EMENTA: Introduo Filosofia. Estudo do Conhecimento. Principais Escolas filosficas. Conceitos de tica

13

DISCIPLINA CRDITOS: 03 ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORNEA CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Permitir uma avaliao da fase que vai do fim da era Vargas o que se d no Governo Collor, com o pas em moratria (decretada no governo Sarney), at nossos dias, quando o pas, apesar de exercendo uma democracia poltica, encontra-se efetivamente governado pelos credores internacionais, representados pelo Fundo Monetrio Internacional, enquanto gestores da massa falida. EMENTA: Temas relacionados com os ajustes da economia brasileira para atender o processo de privatizao, a questo da dvida interna e externa, a reforma fiscal, a reforma das sociedades annimas, a pol[tica de estabilizao da moeda do Plano Real, a insero da economia brasileira na globalizao pelo lado da demanda, a formao de reas de comrcio regionais, entre outros temas da atualidade. DISCIPLINA CRDITOS: 03 INSTITUIES DE DIREITO PBLICO E PRIVADO CARGA HORRIA: 45H OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Fornecer aos estudantes informaes bsicas sobre o processo de construo do Direito, bem como de seus princpios filosficos e lgicos. EMENTA: Dimenso histrica do Direito. Direito e estrutura econmica. Direito e sociedade. Direito e moral. Direito subjetivo. Atos e fatos jurdicos. A lei e o tempo. Analogia. Jurisprudncia. Conceitos jurdicos fundamentais. Mtodos Estatsticos I(45 horas) Representao tabular e grfica de dados. Medidas de tendncia central e variabilidade.Probabilidade: definies bsicas e axiomtica;probabilidade condicional; regra da multiplicao;teorema de Bayes;independncia de eventos. Variveis aleatrias discretas;distribuies de Bernoulli, binomial e hipergeomtrica.Variveis aleatrias contnuas. A distribuio normal. Mtodos Estatsticos II (45 horas) Estimadores e distribuies mostrai. Intervalos de confiana para mdias e propores. Testes de hipteses sobre mdias e propores. Anlise de regresso simples Mtodos Determinsticos I (45 horas) Conjuntos.Os Conjuntos dos Nmeros Naturais, Inteiros e Racionais. Tabelas Verdade, Quantificadores.Representao Decimal de Nmeros Racionais, Porcentagens e Nmeros Irracionais. Nmeros Reais: Relao de Ordem,

14

Intervalos e Inequaes.Mdulo de um Nmero Real e Inequaes Modulares. Sistemas de Coordenadas no Plano. Introduo s Funes. Grficos de Funes. Funes Polinomiais e Grficos de Regies do Plano. Funes Compostas e Inversas. Mtodos Determinsticos II (45 horas) As Funes Exponenciais e Logaritmo. Limites de Funes. Funes Reais e Continuidade. O Conceito de Derivada. Interpretao Geomtrica e derivadas das Funes Usuais. Mximos e Mnimos. Integral Indefinida. Integral definida. rea e Aplicaes

Potrebbero piacerti anche