Sei sulla pagina 1di 75

2

OS CRISTAIS
RENUNCIAI A VOSSA PRETENSA CULTURA, E TODOS OS PROBLEMAS SE RESOLVEM.

AFORISMO - LAO-TS
1997 -3350

T E M A 0.6 4 5

temos visto crescer de forma vertiginosa o interesse pelos cristais. Muitos acreditam tratar-se de um conhecimento novo, e rudimentar, quando na realidade esse conhecimento multimilenar, pois era um dos principais ramos da cincia da Atlntida, e altamente sofisticado quanto a sua utilizao. o desconhecimento a respeito do potencial contido nos cristais leva muitos curiosos a manipular foras que esto distante de ter devidamente entendida a suar real magnitude. tcnicos que trabalham em determinadas reas j se aperceberam do imenso e praticamente inesgotvel potencial dos cristais. Poucos so aqueles que sabem que os cristais encerram o maior potencial energtico de que se tem conhecimento. lembrar que os transmissores de rdio, de televiso e de telefonia, dependem basicamente de cristais. Os chips e outros muitos componentes dos aparelhos de telecomunicaes so basicamente cristais. Desta forma podemos dizer que naves que circulam no espao sideral, algumas j praticamente deixando para trs o sistema solar, ainda continuam comunicando-se com a terra graas a cristais.

Recentemente

Naturalmente Mesmo

Queremos

O uso dos cristais atualmente cada dia cresce mais, hoje no se pode nem ao menos pensar que
a tecnologia de ponta possa prescindir deles. Basta que vejamos o quanto tem sido utilizado o laser. O que um laser?- Simplesmente um cristal, geralmente de rubi, atravs do qual se faz passar um raio de luz comum. Algo, que podemos dizer, de uma simplicidade desapontante, mas cuja eficincia algo incomensurvel. Atualmente existe um nmero imenso de aplicaes para raios laser e estas vm se multiplicando cada dia nos mais variados campos, que vo desde a micro-cirurgia indstria pesada.

Atualmente a indstria blica j percebeu as possibilidades de utilizao do laser como arma de


guerra. Inmeras armas laser j existem e outras esto sendo estudadas. Armas que vai desde sistemas de orientao de bombas, canhes laser, algo muitssimo mais destruidor que os convencionais. em se tratando de uma fora muito poderosa, bom que se tenha em mente ser preciso ter um slido conhecimento dos cristais para manipul-los devidamente. dizer que na Atlntica a cincia dos cristais teve um altssimo nvel de desenvolvimento, mas por outro lado foi esta cincia que determinou a destruio daquele continente.

Porm,

Podemos

A cincia atual vive embevecida com a energia nuclear, usando-a quer visando o sentido blico quer o sentido industrial, como fonte de energia eltrica, por exemplo. Na realidade a energia nuclear, da maneira comum como tem sido usada, pode ser considerada uma fonte de energia suja, enquanto isto a energia dos cristais pode ser considerada limpa por no deixar resduos danosos aos seres vivos. Como tudo tem duas faces, a energia dos cristais, mesmo sendo uma energia no contaminante, ela muito mais destruidora que a energia nuclear, evidentemente. Basta que se tenha conhecimento do que aconteceu na Atlntida para se possa sentir o enorme respeito o que a manipulao de cristais pode causar.
nome de viril. Trata-se de uma forma de energia bem diferente da energia nuclear. Enquanto esta diz respeito s interaes entre partculas, o viril, por sua vez, permeia toda a matria, esto em todos os espaos vazios, independentemente de ter ou no partculas. Est presente nos vazios espaciais quer seja isto a nvel sideral quer seja a nvel material. Podemos dizer que, num certo sentido, o viril corresponde aquela essncia da qual tudo teve origem e que os Egpcios ( mencionado por nos em vrios temas ) denominaram de RA e MA ( dupla polaridade ).

Naquele continente a energia dos cristais recebia o

De uma forma lata, podemos poderamos dizer que as partculas, como que flutua num meio constitudo exatamente pelo viril. Os habitantes da Atlntida usavam os cristais com as mais diversas finalidades. Na realidade
era a fonte de quase toda a energia utilizada naquele Continente, desde a fora motriz utilizada em atividades gerais, como tambm para fins curativos, e mesmo espirituais, como vemos depois. cristais, atualmente, constituem a base dos sistemas de comunicaes, tais como, rdio, televiso e inmeras outras formas. Todos os instrumentos de comunicao modernos dependem basicamente de chips que na realidade nada mais so que estruturas compostas de cristais. que as comunicaes atuais dependem, podemos dizer, totalmente dos cristais, queremos dizer que na Atlntida havia diversos outras usos, tais como a comunicao teleptica que se estendiam at a um tipo de comunicao com pessoas falecidas e com outros planos de existncias. Mas, usavam-se tambm os cristais em atividades de ordem fsica e mesmo militar. O uso excessivo e indevido do poder dos cristais parece ter sido, ao nvel metafsico, o motivo mais forte da destruio daquele povo, tanto assim que no houve qualquer guerra quando do afundamento da Atlntida. O grande cataclismo ocorreu em decorrncia de uma experincia fsica em que era tentado uma canalizao de energia de plano hiperfsico. levaram o conhecimento da cincia dos cristais especialmente para o Egito, Amrica Central e do Sul e Tibet. Povos que construram pirmides com estruturas cristalinas atravs das quais canalizavam a energia para a terra.

Os

Mesmo

Os sobreviventes da Atlntida

Na Grcia e em Roma os cristais eram usados como meio de tratamento e de manuteno de


sade, e ainda com a finalidade de desenvolvimento de certas capacidades.

Os Maias e ndios americanos tambm se utilizavam de cristais a fim de diagnosticar e tratar de


enfermidades. Os cristais eram usados como objetos de poder pessoal e de cura, pata os xams da Amrica do Norte e do Sul, da Austrlia, e Sibria. Eram empregados em rituais como instrumentos que permitiam ver alm do nvel sensorial comum. se falam que os antigos usavam cristais como instrumentos de tratamento mdico, primeira vista, como se tivssemos falando de simples fantasias, pois parece ser isto impossvel, algo totalmente destitudo de respaldo cientfico. Mas na verdade no assim, basta que vejamos que a medicina moderna est utilizando, cada vez em maior nmero, instrumentos base de cristais. Nesse

Quando

sentido podemos citar os bisturis laser de alta preciso, aparelhos de foto coagulao para corrigir descolamentos de retina e outras tantas intervenes delicadssimas a nvel neurolgico, etc..

As mais avanadas tcnicas no campo da medicina no dispensam, portanto, o uso de inmeros instrumentos com as mais diversas finalidades construdos base de cristais,.
mesmo tcnicas tradicionais, como, por exemplo, a acupuntura, atualmente est substituindo o uso de agulhas por raios laser.

At

Alm do campo mdico comum, o laser est presente desde as micro indstrias at as indstrias pesadas, desde microscpios a serras, perfuratrizes, maaricos de aplicao em soldagens e seccionamento de grossas lminas de ao. Os laboratrios modernos esto, portanto, repletos de instrumentos laser e de outros baseados tambm em cristais, tais como balanas de preciso, osciladores, ressonadores, etc..
o advento da Nova Era o nmero de pessoas que se tm voltado para especulaes esotricas tem sido imenso. Antigos conhecimentos tm vindo tona motivado pelo interesse das pessoas e tambm porque chegado o momento em que espritos bem mais desenvolvidos viro encarnar na terra e como tais com mais condies de fazer bom uso de conhecimentos e milenares. Esta uma das razes pelas quais algumas Ordens e confrarias guardis de certos conhecimentos elevados vm liberando um tanto deles nos anos recentes.

Com

Por outro lado, tambm tem surgido grande nmero de especulaes sem base alguma quanto
s aplicaes dos cristais e sobre tais especulaes muitas pessoas vm fazendo uso sem que obtenham quaisquer resultados reais. Outras vezes so pessoas que usam poderosos princpios antigos sem que tenham o mnimo de qualificaes para isto. Neste grupo, enquadram-se muitos curiosos que vm utilizando princpios da cincia esotrica para os mais diversos fins sem que tenham a mnima qualificao para assim procederem desde que ignoram os mais rudimentares conhecimentos para isto, sem que nem ao menos tenham conscincia a respeito do potencial que eles encerram e consequentemente de srios problemas passveis de ocorrerem.

Tantas vezes tem acontecido pessoas fazerem usos de objetos sem que tenham um mnimo de
conhecimentos a respeito daquilo que esto manipulando, baseadas apenas em informaes incompletas, ou mesmo deformadas, fornecidas por comerciantes vidos de dinheiro, por pseudomestres ou outras vezes por seitas, tanto aquelas que simplesmente ignoram o real sentido de determinados objetos, quanto aquelas quem tm um alvo premeditadamente negativo. muitas vezes com a finalidade de se fazerem passar por mestres, estabelecendo uma srie de informaes erradas ou ineficazes. Isto tem acontecido amide no que diz respeito ao uso dos cristais.

Existem pessoas movidas simplesmente por crenas e fantasias prprias,

Atualmente usam-se cristais de modos inadequados, visando estimular funes do organismo,


em especial os chacras. Um chacra pode ser trabalhado desta maneira mas nunca por pessoa que no tenha real conhecimento sobre essa arte, do contrrio acabam prejudicando mais do que auxiliando. ensinar quanto ao uso dos cristais, at mesmo porque no esto qualificados devidamente para isto. Pretendemos sim ensinar quanto aos cuidados bsicos e quanto a modos simples que tornem a pessoa preparada para no se deixar levar por simples iluses ou mesmo por propsitos dbios.

Nestas palestras no visamos

A ENERGIA DOS CRISTAIS


AS PROLAS N O SE DESFAZEM NA LAMA

VICTOR HUGO
1997 - 3350

T E M A 0.6 4 6

palestra anterior fizemos alguns comentrios sucintos a respeito dos cristais, quando dissemos que eles foram bem estudados por povos de civilizaes remotssimas. Mostramos o quanto a tecnologia de ponta atual depende dos cristais e que eles detm uma tremenda carga de energia, que os atlantas denominavam de vrill.

Na

Quimicamente define-se como cristal: Uma substncia slida, de forma geomtrica definida, apresentando certo nmero de faces planas, que podem ser comparadas com as de um poliedro. A disposio tridimensional descontinua peridica das partculas que constituem o cristal uma caracterstica das substncias cristalinas. Em outras palavras, uma substncia cristalina considera da como uma formao de partculas que no esto em contacto umas com as outras, mas situadas a intervalos regulares nas trs direes do espao, de tal maneira que em torno de cada partcula exista uma mesma distribuio de pontos materiais. O arranjo interno , pois, a propriedade essencial dos cristais, sendo o aspecto macroscpico apenas uma conseqncia.
disposio ordenada das partculas no espao que distingue os cristais das substancias amorfas, nas quais a disposio das partculas anrquica. A estrutura interna descontnua e tridimensional tem como conseqncia a anisotropia dos cristais, que faz com quem as suas propriedades vetoriais ( direcionamentos ), assim tambm a condutibilidade eltrica, a coeso e dilatao trmica no variem.

Ilustrao 1

Fizemos essa introduo tcnica afim de que se possa entender, ainda que de uma forma singela, o porqu do comportamento energtico das estruturas cristalinas; para mostrar que um cristal no absolutamente algo inerte, que ele antes de tudo o mais perfeito acumulador de energia que

existe no mundo material. Na realidade a constituio interna de um cristal organizada em forma de malha, age como uma estrutura capaz de reter a energia vrill.

Numa estrutura material amorfa h a energia no consegue ficar retida a no ser na intimidade dos tomos. As irregularidades da estruturao da matria no cristalina, isto , da matria amorfa, comporta-se como se houvessem pontos de vazamento, a distribuio irregular da matria no consegue reter a energia, o que no acontece numa malha cristalina. Num cristal a energia retida e cujo acmulo condiciona a formao de um campo em torno do
cristal que vem a ser responsvel por uma imensa quantidade de fenomenos. Assim como acontece com a eletricidade em que em torno de um fio eletrificado estabelece-se um campo, o mesmo ocorrendo com um metal magntico, tambm no cristal existe um campo , embora que a cincia atual ainda o ignore como decorrncia da dela ainda no dispor de algum meio de deteco. raio de luz quando atravessa um cristal ele modificaes, o faixe luminoso torna-se coerente. O que significa isto? - Normalmente um raio de luz vai se abrindo em leque e se dispersando medida em que ele vai se propagando pelo espao. Os raios de um feixe de luz abrem-se em leque por isto a cincia diz tratar-se de uma propagao no coerente. Porm quando um feixe de luz atravessa um cristal os seus raios tornam-se paralelos, por isto trata-se de um feixe de luz corrente.

Um

Na realidade, no passado, especialmente na Atlntida, houve um grande desenvolvimento quanto a manipulao contida nos cristais bem como meios de liberao da energia contida. Isto se constitua uma fonte de energia muito abundante e barata. prprio da natureza humana, pela curiosidade se expor a peritos, e foi exatamente o que isto o que aconteceu na Atlntida, a cincia chegou a insensatez de promover a liberao uma quantidade incontrolvel de energia, havendo ocorrido algo como uma reao em cadeia, o que foi suficiente para destruir todo um continente na mais terrvel das noites.
cientistas j haviam previsto as conseqncias daquele tipo de experincias que estavam sendo levadas a efeito, alertaram muitas vezes, mas interesses diversos fizeram com que elas no fossem interrompidas. Certos de que uma calamidade adviria, j muitos anos antes do cataclismo ocorram, estabeleceram-se correntes migratrias, conforme j mencionamos em outras palestras.

Muitos

O vrill uma forma de energia que permeia as partculas, ou seja preenche o espao existente
entre os tomos, mas que tambm permeia o espao existente dentro dos prprio tomos. Um cristal, portanto, comporta-se como se fosse uma priso para a energia, um acumulador, no deixando que ela normalmente extravase como acontece com nas substancias amorfas. Em outras palavras, um cristal um acumulador de energia csmica. j dissemos, permeia tudo, onde no existir matria, nos espaos vazios que fora quer dentro dos tomos, entre uma subpartcula e outra, l existe o viril, ele permeia toda o mundo material.

O vril, como

A cincia ainda no descobriu isto; antes do big beng houve uma fase em que ainda no se
manifestara a energia que conhecemos normalmente, mas j existia o vrill. O vril como que se condensa gerando a energia comum. Desta forma ele deve ser consdierado como uma espcie de energia especial; um estado intermedirio entre o NADA e a energia comum.

O misticismo oriental sempre falou dessa energia usando o termo fohat, como um elo existente
entre todas as formas de existncias.

Os cristais agem em trs nveis distintos:


1 - Fonte direta de energia; 2 - Sintonizador de energia csmica, energia do mundo hiperfsico; 3 - Campo energtico. FONTE DIRETA DE ENERGIA:

Como afirmamos antes, os cristais so acumuladores de enormes reservas de energia. Segundo


a Teoria da Relatividade a matria pode ser transformada em energia e vice-versa. Essa converso processa-se nas reaes nucleares, mas mesmo assim o percentual de energia liberado mmico mesmo considerando-se uma exploso nuclear. Se toda a energia contida numa pequena poro de matria fosse totalmente liberada, alguns gramos de materia seria suficientes para destruir uma grande cidade. Isto aconteceria, por exemplo, se aquela pequena poro de matria entrasse em contacto com um outra constituda de antimatria. Em tal situao haveria converso das duas pores em energia numa exploso colossal.

O ganho de energia, mediante reaes nucleares clssicas, relativamente muito pequeno, no


chega 5% nos processos mais eficientes usados at o presente, enquanto que numa reao matria/antimatria ele atingiria 100%. de energia produzido pela aniquilao da matria muito pequeno se comparado com a liberao da energia vrill. A energia desprendida num processo de aniquilao da matria uma frao insignificante da energia vril nela contida. desastre da Atlntida ocorreu uma liberao de energia vril a partir de uma poro de cristal. Muitos cientistas julgaram temerria esse tipo de experincia e ela opuseram-se veementemente. Enquanto isto outros cientistas continuaram a levar avante a experincia, com certezas por no aquilatarem sequer o tremendo potencial que seria liberado, mesmo utilizando apenas uma frao cristalina mnima. Eles acreditavam que poderiam controlar aquela experincia desde que para isto manipulassem apenas uma quantidade mnima de matria, mas jamais supuseram que mesmo assim a energia que seria liberada iria destruir o continente inteiro. a cincia quis liber-la em maior quantidade de uma s vez, a maneira de uma hiper-exploso. Uma das indagaes que persiste sem resposta at hoje diz respeito ao porqu disto, desde a Atlntida no tinha na terra rival algum que a ameaasse. Como ainda no se sabe a resposta, o assunto torna-se um campo frtil para hipteses e devaneios.

Contudo, esse colosso No

Na Atlntida j se conhecia como liberar energia dos cristais de forma perene, porm

Uma das hipteses mais aceitas diz que estava havendo uma terrvel ameaa vinda de fora da terra, isto , a humanidade estava sendo ameaada por seres aliengenas poderosssimos, portanto, que havia uma ameaa no da terra mas vinda do espao exterior. Alguns dos defensores desta hiptese citam o que diz o Rmyana, poema pico hindu que fala de uma grande guerra com armas inconcebivelmente devastadoras. Naquele poema descrito uma avassaladora guerra que correra entre os filhos de Deus e os filhos da negra sabedoria. Assim sendo, mesmo que o nome Atlntida no seja mencionado no poema que foi escrito h 5.000 anos AC, poderia se referir ainda a algo acontecido num lugar que poderia ser o Continente da Atlntida. Ou, por outro lado, a guerra citada no Rmyana ocorreu em poca bem anterior, mas quando a civilizao Atlanta floresceu uma nova ameaa espacial se fez sentir levando os atlantas a precisarem de uma arma de tal magnitude para defenderem-se de um ataque aliengena.

Existe uma outra hiptese. Esta diz que no havia emaa aliengenas mas os atlantas, a par da curiosidade cientfica, estavam precavendo-se para na eventualidade de possvel coliso de um grande meteoro contra a terra, como j acontecera muitas e muitas vezes antes, os terrestres disporem de um engenho de poder destrutivo colossal para explodir tal tipo de corpo antes dele entrar no campo gravitacional da terra. Estas so as duas hipteses que melhor justificam o porqu dos atlantas quererem dispor de uma arma de to inconcebvel poder de destruio. H, hipteses de que no final dada civilizao da Atlntida haviam muitas lutas internas, muitas dissenes polticas entre diferentes regies e que o interesse era uma frao ter maior poder de destruio para subjugar a outra. Isto verdade no tem cabimento porque eles sabiam que um tamanho poder de destruio transcenderia o nvel do utilizvel. Ora, se com apenas o poder de bombas atmicas as naes chegaram a um consenso de no darem inicio a uma nova guerra na atualidade, desde que numa guerra nuclear no haveria vencidos e nem vencedores, restaria apenas as cinzas da catstrofe atmica. O que dizer, ento, de uma arma ante qual uma bomba atmica mais parece uma brincadeira de criana? - Os cientistas sabiam do tremendo poder de uma bomba vril e no tentariam us-la numa guerra interna. Assim sendo, o motivo, por certo foi outro, mas que ainda desconhecemos. Eles no iriam fazer uma guerra com uma arma de tal porte dentro do prprio continente. Mesmo que no aquilatassem o poder destrutivo de uma bomba vril mesmo assim sabiam que ela tinha um poder tal que a tornava inaplicvel numa guerra local.

O PODER DOS CRISTAIS


QUEM DESPERTA EM SI AS FORAS CREADORAS DA VIDA, REALIZA A SUA NTIMA ESSNCIA, E NELA PERMANECE, INTANGVEL .

LAO-TS
1997 - 3350

T E M A 0.6 4 7

do que aconteceu na Atlntica apenas com a liberao do vril retido numa pequena poro de material cristalino, pode-se entender que os cristais encerram um potencial imenso que em certas condies podem ser utilizados positivamente. Vimos que mesmo aquela diminuta poro de cristal encerrava energia vril suficiente para destruir todo o continente.

Em decorrncia

Os sacerdotes atlantas sabiam do poder do vril, os cientistas tambm sabiam, porm duvidavam do nvel de magnitude afirmado pelos sacerdotes e pelos cientistas iniciados. Podemos mesmo dizer que os cientistas ainda estavam longe de aquilatar o verdadeiro poder do vril. Quando os sacerdotes e iniciados falavam que o homem no tinha a menor condio para tentar manipular o vril, os cientistas e polticos achavam que se tratava de exageros sem base cientfica. Quando os sacerdotes afirmaram no ter o homem o poder de controlar a fora do vril por se
tratar da mais potente expresso de energia existente dentro da criao, e, at mesmo, num certo sentido, tambm fora dele, portanto, tratando-se de algo que transcendia o universo criado.

Os Iniciados sabiam que o vril era uma expresso do prprio fohat. Eles tinham perfeita idia
do que os orientais tm na atualidade a respeito dessa energia criadora e destruidora. Transcrevemos como atualmente o Fohat descrito: Fohat eqivale a fora ativa, a potncia ativa ( masculina) que condicionou a criao da natureza. a essncia da eletricidade csmica - Termo oculto tibetano utilizado para expressar a Luz Primordial - Fohat , no universo de manifestao, a sempre presente energia do poder destruidor e formador. a fora ativa da vida universal, o princpio que anima e eletriza cada tomo, fazendo-o vibrar e ter vida Trata-se da eminente unidade que enlaa todas as energia csmicas, tanto nos planos invisveis como nos manifestados. Alem de criar ele penetrando no seio da substancia inerte, impulsionando-a a atividade e guia suas diferenciaes. o lao misterioso que une o Esprito com a Matria, o Sujeito com o Objeto, a ponte atravs da qual as idias existentes no Pensamento Csmico so impressas na criao como Substancia Csmica, como Leis da Natureza. Assim, pois, Forah a energia dinmica da Ideao Csmica, ou, considerado de outro ponto de vista, o Meio Inteligente, a potncia diretora de toda manifestao, o Pensamento do Poder Superior transmitido atravs dos Arqutipos do mundo visvel. que na realidade nem se pode definir o vril ( um dos aspectos do Fohat ) como sendo uma energia conforme a conceituao da fsica. Na realidade o termo que mais se aproxima poder. Na realidade trata-se daquilo mesmo que os antigos Egpcios, descendentes diretos dos Atlantas, chamavam de RA. O atributo masculino, ativo, que faz MA entrar em vibrao, portanto trata-se do Poder Impulsionador de toda a Criao, substncia primordial integrante do

Pode-se entender

10

NADA. a Mente Csmica e todas as coisas existentes existe um elo de unio, um vnculo integrador, um meio atravs do qual a o comando da mente constitui e rege todas as coisas existentes e isto Fohat, do qual o vril um dos seus aspectos.

Entre

Para que melhor possa ser entendido o que representa Fohat, vamos estabelecer uma analogia
simples, ainda que muito distante situem-se os dois conceitos, mas mesmo assim d para que se possa, de forma bem sucinta, entender um dos aspectos do Fohat. Suponhamos uma idia transformada em palavra, a palavra transmitida a uma outra pessoa. Nesse processo tem que ser usado algum meio. Quando a pessoa fala prximo a uma outra esta escuta, mas tem que existir um meio atravs do qual o som transmitido, geralmente o ar. Fala-se por telefone, tem que existir uma energia, um fio; se fala pelo rdio, tem que as ondas hertezianas como elo; e assim por diante. Pois bem, o comando do Poder Superior sobre toda a creao veiculado por Fohat. Sintamos o quanto imenso o meio atravs do qual foi veiculado o comando da criao de tudo quanto h.

Na realidade o vril no exatamente fohat, o vril apenas um dos seus aspectos, exatamente
aquele que integra o comando da criao no estabelecimento primordial da energia, esta, que por sua vez, cria as partculas primordiais da constituio da matria.

Algumas das doutrinas que falam da Creao dizem que tudo quanto h veio da Luz e falam da Luz Primordial criadora das coisas existentes. Na realidade no se trata da luz que costumamos perceber visualmente como claridade. Esta j faz parte da prpria creao, tanto isto verdade que desde que ela pode inclusive ser medida. A Luz que as Doutrinas falam uma que transcende creao, esta que usamos chamar de Luz Primordial, que corresponde exatamente Fohat. A luz que vemos como claridade algo que vibra ocupando a 49 oitava da escala das vibraes, correspondente a 562.949.953.421.312 c/s., portanto, algo que se situa at mesmo abaixo da freqncia dos Raios X, por exemplo. Tudo aquilo que vibra faz parte do universo creado, este um dos Princpios Hermticos, logo, se a luz claridade vibrao, sendo assim ela no estaria no nvel do Poder Superior. Consequentemente as coisas no poderiam ser originrias da luz claridade desde que ela mesma j uma forma de criao, algo que tem vibrao e que, portanto, s existe em funo da existncia do Universo creado.
sua vez, Fohat no vibra mas faz tudo vibrar, existindo simultaneamente como algo intrnseco e extrnseco ao Universo Creado. Na realidade quando as Doutrinas ligadas Tradio falam da Luz na realidade os atributos que lhes so dados referem-se Fohat.

Por

Feito essas consideraes queremos dizer que o vril no representa Fohat como um todo, mas
sim, de um dos seus aspectos, o de energia criad ora.

Na Atlntida conhecia-se um modo atravs do qual era possvel a liberao parcial e contnua
da energia vril mas, por motivo ignorado, os dirigentes e cientistas quiseram liber-la alm daquele limite que normalmente eles j estavam acostumados a faz-lo. Para isto vinham tentando um mtodo diferente que despenderia uma bem maior quantidade de energia do que era obtido da maneira tradicional. Assim foi tentado uma experincia fatdica cujos motivos ainda tem sido motivo de controvrsias. H os que dizem: Os atlantas quiseram igualar-se a Deus controlando Fohat e isto hes causou a destruio; desde que a energia atmica, mesmo ao nvel de uma reao do tipo matria/antimatria chega a se parecer com um simples brinquinho de criana, se for comparado com o poder do vril.

Os atlantas conheciam bem mais que a cincia atual sobre a capacidade dos cristais como meio
de sintonia, de transmisso e de recepo de mensagens. Tambm tinha grandes conhecimentos no que diz respeito s manifestaes do campo gerado pelos cristais; sabiam bem como aplic-los. Conheciam

11

o uso de blocos de estrutura cristalina visando interferir no fluxo energtico das linhas de fora telrica. Sabiam ainda que fizer uso, alm dessas duas qualidades inerentes aos cristais mas desconheciam como liberar o vril contido neles. Acreditaram que poderiam conseguir um meio de liberao brusca, porm controlada para isto, porm enganaram-se, malgrado hajam sido mais que suficientemente advertidos quantos as desastrosos resultados possveis. estavam bem perto do resultado esperado os responsveis pela experincia foram advertidos por muitos pensadores, sacerdotes e cientistas, mas o interesse pela experincia superou todas as advertncias ainda dizer que os que tentaram a experincia no manipularam um volume aprecivel de matria cristalina, foram apenas fraes de gramos, mas a liberao do vril contido naquele mnimo foi suficiente para extinguir o continente da Atlntida. Vale, ento, a pergunta: - O que seria da terra se houvesse sido utilizado um volume maior?

Quando

Queremos

12

OS CRISTAIS E A ENERGIA VRIL


AQUELE QUE CONHECE A SUA IGNORNCIA REVELA A MAIS ALTA SAPINCIA. AQUELE QUE IGNORA A SUA IGNORNCIA, VIVE NA MAIS PROFUNDA ILUSO

LAO TS
1997 - 3350

T E M A 0.6 4 8

Na palestra anterior falamos da energia vril que uma frao mnima de cristal capaz de reter e
que existe a possibilidade dessa energia ser liberada bruscamente; mesmo que no atual ciclo de civilizao ainda no se conhea um meio de faz-lo, como ocorreu na Atlntida.

A quantidade disponvel de energia vril contida em um miligramo de cristal incomensurvel,


por isto no se pode conceber a razo pela qual a cincia atual tenha que tentar o estabelecimento dessa fonte energtica. humanidade no necessita de tamanho volume de energia quanto a que um nfimo fragmento de cristal pode conter e liberar. Por maior que for um trabalho em nvel da terra a energia vril liberada diretamente excessiva. Somente em se tratando de mobilizar sistemas estrelares, modificar o posicionamento de sistemas planetrios e coisas desse porte que seria preciso tamanho manancial de energia, mas isto ainda no cabe ao homem faz-lo. Sendo assim o vril deve ser mantido longe do uso da humanidade egocentrismo e irresponsvel. De certa forma poderamos dizer que isto faz parte das cincias dos desuses...

Na realidade a

Por maior que seja o dispndio de energia, por maior que seja o consumo de energia no planeta, agora e no prximo milnio, de forma alguma preciso fazer uso da liberao do vril represado em determinados cristais. Por maior que seja a necessidade de energia que a terra venha precisar no prximo milnio evidentemente os cristais sero a base, porm no por desagregao em nvel de vril e sim por captao.
tema passado falamos da energia cambiada a partir de nveis que chamamos de hiperfsicos. H outros planos alm deste plano fsico existente dentro de lacunas da faixa de vibrao ( Vide grfico no final). Se for observado a faixa de vibrao vemos que este mundo que chamamos fsico ocupa apenas algumas oitavas do Teclado Csmico das Vibraes e que nos aparentes v azios existem outras realidades que no tomamos contacto direto, mas que neles podem existir outros mundos. So de tais mundos que possvel transferir energia e tambm de mundos de outras dimenses. At falamos que no fenmeno parapsicolgico denominado de poltergeister a energia trazida por sintonia mental de um outro plano para o ambiente fsico.

Num

Na realidade existe um incomensurvel manancial de energia no universo. Os antigos chamam de energia csmica, mas na essncia trata-se da energia vrill que a tudo permeia. possvel captur-la

13

e canaliz-la de forma perene e suave e isto pode ser feito a partir de dispositivo base de cristais. energia vrill inunda tudo quanto h e os cristais do a possibilidade de canalizao, de mobilizao desta energia para um ponto a outro tal como, por analogia podemos dizer ser semelhante ao que acontece com relao energia Chi que, por alguns processos especiais como a acupuntura, pode ser intensificada, diminuda, desviada ou mesmo acumulada.

No se tente liberar o vril contido na matria, especialmente nos cristais, pois a desproporo tremenda; uma mnima quantidade de matria encerra uma carga de vril de to ampla magnitude que nenhuma fora, nenhuma tecnologia existente capaz de control-la.
vril existente numa frao de matria como se querer tirar a carga de um imenso e inconcebvel acumulador de energia de uma s vez, quando na realidade pode-se retir-la progressivamente de conformidade com as necessidades usuais na terra. Mas, em se tratando do vril no absolutamente preciso, o homem graas aos cristais pode canalizar o quanto necessrio de energia de forma suave a partir no somente a partir do vril livre mas tambm de outras naturezas existente no meio ambiente e do mundo hiperfsico que nos permeia. vril um nvel de energia, por assim dizer, reservado s grandes transformaes siderais, csmica, e no a um simples planeta. Querer usar o vril na terra como querer, por exemplo, aquecer uma xcara de gua atravs da exploso de uma bomba de hidrognio. Ele destina-se, pois, aos imensos processos construtivos e transformadores dos incomensurveis sistemas siderais que requerem um volume inconcebvel de energia.

Querer liberar o

Os atlantas sabiam como usar os cristais afim de canalizarem o quanto de energia precisavam para suas atividades habituais. Tinham uma fonte perene e inesgotvel de energia, de forma alguma eles careciam de mais energia para o consumo comum. Por isto que alguns estudiosos dizem que ao tentarem a liberao do vril contido na matria eles sentiam-se ameaado que tal ameaa no se tratava apenas exrcitos ou de simples naves. A ameaa que eles sentiam dizia respeito a possibilidade de um inimigo capaz de destruir um planeta inteiro, por isto que para defenderem-se os atlantas precisavam da arma vril. Para defenderem-se de armas de inconcebvel pode destruidor, apenas a energia captada por sintonia no era suficiente, por isto careciam de uma exploso vril.
defensores dessa hiptese chegam a dizer que antes j um planeta havia sido destrudo, tratando-se de um planeta que havia existido entre Marte e Jpiter, e cujos fragmentos formaram um anel de asterides, que ainda hoje gravitam em orbita entre Jpiter e Marte, sem contar um volume ainda maior de destroos que se abateram sobre dos demais corpos constitutivos do Sistema Solar formando milhes de crateras. do mencionado planeta teria sido uma ocorrncia bem anterior destruio da Atlntida ignorando-se se foi fruto de uma guerra ou do impacto de uma imenso meteoro. Os Atlantas sabendo disto, e que somente com a energia vril eles poderiam defender a terra em quaisquer das mencionadas situaes, tentaram obter aquela incomensurvel arma. que estamos dizendo no momento so apenas hipteses, que no deixam de ter algum sentido mas que tambm no possam ser descartadas como simples especulaes. Trata-se de uma lenda, mas por detrs de uma lenda ou de um mito sempre reside um tanto de verdade. Possivelmente os arquivos secretos da Tradio deve ter registro disto, mas trata-se de um nvel top secret, algo que normalmente nenhuma sociedade, mesmo as mais elevadas, possam ter livre acesso.

Os

A destruio

Na verdade nem tudo o que diz respeito histria da humanidade por milhes de anos no tem
sido revelada. Podemos dizer que h registro de tudo o que at hoje aconteceu mas que somente uma mnima parte tem sido dado ao homem saber, uma outra parte um tanto maior tem sido leva ao conhecimentos dos iniciados e adeptos. Mas, mesmo os referidos conhecimentos so como um iceberg

14

em que somente uma parte mnima torna-se visvel. os cristais tm imensa importncia nas transferncias de energia, o raio laser um exemplo disso. No passado existiu uma tecnologia que permitia ao homem captar energia do hiperfsico atravs dos cristais, ou melhor de dispositivos base de cristais. A energia usada na construo doas pirmides e de todos as obras megalticas foram usado energia de cristais. Era liberao por sintonia, por captao controlada e no por meio de uma exploso com liberao do acumulo de vril. A energia veiculada no representava desagregao da matria para liberao de vril e sim como sintonizadores, como antenas captadores. Os obeliscos, e as pirmides tinham essa finalidade, mas no s so somente eles, existiam outros dispositivos com a mesma finalidade. Mas como j dissemos antes, somente os iniciados nas Escolas Iniciticas tinham acesso, em conseqncia do que j havia ocorrido tantas vezes. O poder dado e colocado em mos imprprias pode se tornar em algo devastador.

Na realidade sabemos que

Como sintonizador de energia csmica os cristais atuavam de uma forma similar esta como eles sal usados atualmente nos sistemas de comunicao. Os cristais atuam nos receptores como instrumentos de sintonia de ondas, nisto se baseia o rdio, a televiso, o radar, etc. Mas a cincia atual ainda no redescobriu meios de utilizar alm do simples nvel de sintonia de energia no nvel do mundo fsico. Na verdade eles podem estabelecer a sintonia entre fsico e o mundo hiperfsico ( vide temas 162 e 163 ). Isto era uma das funes das pirmides, trazer energia de uma outra dimenso para esta. Na verdade somente h algumas dcadas foi que o homem redescobriu o poder inerente s formas geomtricas, especialmente piramidal, mesmo que isto foi usados pelos descendentes dos atlantas, mediante o uso de obeliscos e pirmides ( Vide o tema Energia das Formas - tema 267 ).
captao de energia por sintonia atravs de cristais com formas geomtricas no envolve grandes perigos. Mesmo que o uso inadequado de pirmides e de obeliscos possa levar algum tipo de perigo, mesmo assim jamais ele de forma to catastrfica quanto a liberao da energia vril contida num cristal.

TABELA DAS VIBRAES


CUJOS EFEITOS SO RECONHECIDAS E ESTUDADOS PELA CINCIA
1 OITAVA ..................................................................................................... 2 2 ............................................................................................ .......... 4 3 ...................................................................................................... 8 4 ..................................................................................................... 16 5 ....................................................................................................... 32 6 ....................................................................................................... 64 7 ....................................................................................................... 128 SONS 8 ....................................................................................................... 256 9 ....................................................................................................... 512 10 ..................................................................................................... 1.024 15 .................................................................................................... 32.728 20 25 .............................................................................................. 1.048.576 .............................................................................................. 33.554.432 DESCONHECIDO

15 30 35 40 45 46 47 48 49 50 51 57 58 59 60 61 62 ......................................................................................... 1.073.741.284 ...................................................................................... 34.359.738.368 ................................................................................... 1.099.511.627.776 .................................................................................. 35.184.372.088.832 .................................................................................. 70.368.744.177.664 ............................................................................... 140.737.488.355.328 ............................................................................... 281.474.979.710.656 ............................................................................... 562.949.953.421.312 ............................................................................. 1.125.899.906.842.624 ............................................................................. 2.251.799.813.685.248 ........................................................................... 144.115.188.075.855.812 ........................................................................... 288.230.376.151.711.744 ........................................................................... 576.460.752.303.423.488 ........................................................................ 1.152.921.504.606.846.976 ........................................................................ 2.305.843.009.213.693.952 ........................................................................ 4.611.686.018.427.387.904 ELETRICIDADE

DESCONHECIDO

CALOR LUZ ( CLARIDADE) RAIOS CSMICOS DESCONHECIDO

RAIOS X

DESCONHECIDO

Obs.: TABELA DO PROFESSOR WILLIAM CROOKS APRESENTADO ASSOCIAO BRITNICA PARA O PROGRESSO DA CINCIA.1

Nota: Alem das faixas assinaladas DESCONHECIDO pode-se ver que no esto assinaladas muitas oitavas. Tudo o que nelas possa existir totalmente desconhecida e a podem situarem-se mundos que denominamos hiperfsicos. Por outro lado a cincia fala de OUTRAS DIMENSES o que significa uma outra coisa.

A Tradio afirma que a vibrao da energia vril, situa-se acima da 80 oitava.

16

O CAMPO ENERGTICO DOS CRISTAIS


RENUNCIAI VOSSA PRETENSA CULTURA E TODOS OS PROBLEMAS SE RESOLVEM.

LAO-TS
1997 - 3350

T E M A 0.6 4 9

Todos os corpos tm em volta de si um campo energtico, algo que lembra um campo magntico e os cristais no so exceo. Podemos dizer que quase todas as aplicaes dos cristais decorrem da ao do campo energtico inerente a eles. Na realidade o campo energtico relativo aos cristais ainda no foi detectado na fase atual do desenvolvimento cientfico. Existem aparelhos para detectar vrios tipos de campo, como, por exemplo, o campo magntico de determinados metais, o campo energticos dos seres vivos ( campo bioplasmtico ), mas ainda no se redescobriu um meio de deteco instrumental eficaz no que respeito aos cristais, contudo, existem pessoas sensitivas que percebem um halo energtico em volta dos cristais, e outras pessoas que sentem alguma forma de energia quando aproxima de si um cristal. Falamos a existncia de trs propriedade nveis de ao dos cristais, que so: Acumulador de
vril, Sintonizador de energia deste e de outros planos; e uma terceira capacidade que diz respeito ao do campo energtico. realidade a ao de campo dos cristais tem inmeras aplicaes, mas, nestas palestras visamos mais mostrar que geralmente as pessoas so sensveis a esse campo e que por isto um cristal exerce uma influncia sobre os seres vivos, contudo tal ao pode ser num sentido negativo ou positivo.

Na

Atualmente encontramos muitas pessoas que se dizem terapeutas especialistas na aplicao da


energia dos cristais para diversos fins, especialmente no campo da sade fsica e do desenvolvimento de capacidades psquicas e espirituais. Inegavelmente os cristais podem ser magnficos instrumentos de cura quer fsica quer espiritual, contudo a fim de us-los bem preciso que a pessoa tenha um mnimo de conhecimentos a respeito da natureza deles afim de que possa manipul-los eficientemente e de forma construtiva. preciso que se tenha conhecimentos a respeito de algumas caractersticas bsicas dos cristais, e que podem ser distribudas em duas categorias bsicas. Uma, a que diz respeito natureza mineral do cristal, qual a sua constituio qumica, ou seja, que tipo de material cristalino deve ser usado para o atendimento de um determinado tipo de ao. Outra, diz respeito forma do cristal. Isto importante porque nem todos os cristais exercem o mesmo tipo de ao. Cada estado psquico e cada grupo de doenas requer um tipo apropriado de cristal. vamos falar sobre a aquisio de um cristal. Comearemos transcrevendo o que diz um bom estudioso de cristais Antnio Duncar: s vezes ele nos presenteado, s vezes o encontramos por acaso, s vezes o adquirimos. comum dizer-se que no escolhemos o nosso cristal, ele que nos escolhe. de a pessoa fazer uso prtico de um cristal preciso que ela estabelea um vnculo energtico entre si o campo energtico do cristal. Disto decorre um principio bsico da cincia dos

De inicio

De incio

Antes

17

cristais e que deve merecer toda a ateno. Um cristal de uso pessoal no deve ser tocado por uma outra pessoa afim de que no ocorra interferncia do campo bioplasmtico ( aura) da pessoa. Ao ser tocado o cristal fica impregnado com o padro da pessoa com a qual entrou em contacto e isto, por certo, estabelece uma desarmonizao entre a aura da pessoa e o campo do cristal, em outras palavras, h perda da eficincia. de quartzo por ser mais simples e maior leque de atuao; desde que os cristais coloridos tm atuaes especficas, cada qual adequada a uma rea de energia de cura. Por exemplo, a Ametista atua sobre o sono, indicado em casos de insnia. Quartzo rseo: O melhor cristal para o tratamento da enxaqueca. Promove paz interior. Conhecido como pedra do amor, ele promove positividade emocional. A gua Marinha, de cor verde azulada, ( quimicamente alumnio berlio) est relacionado com pensamentos puros. Fisicamente aplicado nos processos congestivos, tais como problemas de garganta, auxiliar no tratamento de dores, de nevralgias, e de distrbios glandulares, alm de ser um bom estabilizador fsico e emocional.

O cristal com o qual a pessoa deve primeiramente se familiarizar o cristal

No visamos aqui fazer um estudo quanto s indicaes dos diferentes tipos de cristal, pois no estamos visando promover um curso sobre cristais, apenas estamos mencionando algumas indicaes para mostrar ser cada cristal detentor de uma indicao especifica. Quando um tratamento atravs de cristais indicado no basta ser levado em conta o tipo de cristal, mas tambm as formas como devem ser aplicados. Via de regra o cristal colocado sobre as partes afetadas, mas especialmente sobre os centros psquicos, sobre os chacras, sobre os pontos de acupuntura e inmeras outras reas de energizao do corpo. Desta forma ele age como se fosse uma agulha de acupuntura ou estimulador da reflexologia, contudo bem mais eficiente.
que ser considerado o posicionamento, friccionar ou no, diretamente ou no sobre o local, ser interposto ou no um pano entre o cristal e o corpo. Tambm o tempo de durao de cada aplicao e a freqncia diria, semanal, ou mensal. Tudo isto depende do processo visado.

Tem

O campo dos cristais quem responsvel por quase todas as aplicaes que tem sido dado a
essas estruturas, desde que existe uma forte interferncia neste o campo individual ( aura e o campo dos cristais, como vermos na palestra seguinte. eles vm sendo utilizados para diagnostico e cura de doenas, e tambm, como auxiliares do processo de transformao da conscincia pessoal e meditao em geral. Podemos coloc-los debaixo do travesseiro durante o sono para induzir sonhos e transformao de energias. Podemos us-los, tambm, durante o parto para harmonizar e dar fora parturiente.

Na rea esotrica,

Tambm do timos resultados quando usados em plantas e animais para cura, crescimento e
inmeras outras finalidades. intuitivamente para os cristais devem us-los, pois atravs dessa dimenso que nos podemos comunicar com essa formas do Divino. Devem ser usados como uma ferramenta de amor na conscientizao das pessoas para uma nova era da humanidade. tomos e molculas se organizam de forma totalmente de acordo com as mais altas e especificas leis da ordem e da harmonia universal. Ao que parece, os cristais so a matria slida onde encontramos a maior distncia entre os tomos, deixando, portanto um espao vazio no qual a energia circula.

S aqueles que se sintam atrado Os

18

Quando entramos em verdadeiro contato com um cristal ele funciona como se fosse um espelho no qual se reflete a luz intensa da conscincia. Cada cristal possui um universo particular, e embora apresentando as caractersticas comuns de
todos, mostra tambm as particularidades de si prprio.

19

PRESENA DOS CRISTAIS NA HISTRIA


OS CRISTAIS SO EXEMPLOS DA CAPACIDADE DE AUTO-ORGANIZAO DA MATRIA

Dr. RANDALL N. BAER.


1997 - 3350

T E M A 0.6 5 0

de energia vril, portanto, como fontes de energia. Agora vamos iniciar um estudo do lado esotrico, ou seja, da natureza espiritual deles. com uma viso histrica desde que eles esto ligados ao homem desde o seu aparecimento na terra, pois o mais primitivo dos humanos j usavam cristais visando obteno do fogo. cristais em geral e o de quartzo em especial sempre se fizeram presentes na atividades espirituais do ser humano, independentemente da poca ou da civilizao. Desde os feiticeiros tribais, aos xams, at os Patriarcas Bblicos, at os videntes atuais que usam bolas de cristal como meio de preverem o futuro e descobrirem sobre a vida das pessoas.

Em temas anteriores falamos dos cristais em termo

Iniciaremos Os

Os cristais, especialmente os de quartzo, esto associados s mais diversas e afastadas culturas;


desde as mais primitivas at as mais avanadas, desde a Austrlia, a Amrica do Norte e do Sul, a frica, sem falar dos continentes desaparecidos da Atlntida e de Ur. historia da humanidade prdiga em mitos a respeito do poder mstico dos cristais. No Continente Perdido de Um, assim como na Atlntida os cristais eram usados mais ou menos da mesma forma como hoje usada a eletricidade.

Em algumas culturas nativas o cristal de quartzo era normalmente chamado de pedra de Luz e
acreditava-se que elas funcionavam como ponte de arco-ris ligando a terra aos reinos celestiais.

Na cosmologia xam, desde tempos imemoriais os sacerdotes usam cristais com diversas finalidades, entre elas, efetivar tratamentos e curas, proteger a pessoa contra influncias indesejveis, como instrumento medinico, etc. Consideram os cristais como Luz solidificada originrios dos reinos divinos. Por este motivo eles usam-nos como meio de contacto entre o mundo material e o Mundo Divino. Desta forma os cristais de quartzo so de maior importncia que qualquer outro objeto de poder. So considerados como sendo uma pedra viva, um ser vivo. Como tal os cristais so considerados como os espritos auxiliares mais poderosos dos xams. Afirmam que espritos que os auxiliam vivem nos cristais. A maioria dos povos antigos acreditava que as pedras e rochas eram habitadas por espritos e
por isto elas eram consideradas sagradas.

Os xams procuram conhecer as chaves que ativam esta forma solidificada de luz viva, pois
todo aquele que atinge esse objetivo torna-se um homem poderoso, tornam-se dotados de habilidades incomuns, tem amplificado a viso ao ponto de poder ver atravs das coisas solidas e independentemente de espao e tempo ( cronolgico).

20

Todas as grandes religies do passado, como as da Babilnia que falavam de rvores que produziam pedras preciosas. Pode-se ler nas puranas hindus a descrio do lugar onde Krishna vive como sendo uma cidade com abobadas constitudas de cristais, rubis e diamantes, com pilares de esmeraldas. Muitos povos nativos acreditam que as pedras, especialmente os cristais, eram entidades vivas
e que at precisam de alimento. Os ndios cherokee consideram o cristal como sendo a pedra mais sagrada e a mais propcia para a cura de muitos males. Os feiticeiros apaches que os cristais podiam produzir vises e assim ajud-los a encontrar cavalos roubados.

Muitas culturas aceitavam que as pedras tinham um poder revitalizante por isto eram capazes
de dar fora quele que a usasse ou as carregasse consigo. Isto levou ao uso de pedras para tratamento de diversas doenas, pratica que se transformou numa cincia altamente desenvolvida. Disto a existncia de uma elevada gama de amuletos e fetiches preparados com pedras e especialmente cristais, dento destaque bem especial o cristal de quartzo. todas os sculos o quartzo tem sido usado de vrias maneiras valorizado por suas propriedades msticas e mticas. Uma das mais antigas provas deste fato encontra-se numa inscrio de um braso em um cilindro babilnico de 2.000 anos a.C. ( Braso de Du-Shi-A gravado em um cristal de quartzo). Nele est inscrito que aquele cristal capaz de ampliar as posses de um homem e tornar o seu nome auspicioso. de uma pirmide um antigo papiro denominado Papiro de Ebers, datando de 1500 anos a.C. no qual h detalhe s quanto ao uso teraputico de pedras preciosas. tambm Paracelso descreveu o poder curativo das pedras. Atualmente um dos magnficos medicamentos homeopticos denominado Silicea preparado a partir de cristais de slica. Nesta medicina existem muitos outros tipos de preparados de substancias cristalinas e que so usados com grande sucesso.

Em

No Egito foi encontrado numa de escavao

No antigo Tibet, acreditava-se que a regio leste do cu constitudo por de cristais brancos.
No Japo o quartzo considerado smbolo de pureza, do infinito do espao e, tambm, da pacincia e da perseverana.

No mundo h muitas coisas curiosas a respeito do poder de determinadas pedras. No Tema 092
quando falamos de sons, mencionamos que no Templo de Shivapur da ndia, dizem existir uma pedra em frente porta de entrada. Afirma-se que ela tem a peculiaridade de ao ser tocada com um dedo por onze pessoas simultaneamente, ao mesmo tempo em que as elas pronunciam as palavras "QMAR ALI DERVIXE " a pedra torna-se sem peso e flutua, embora ela pese 41 kg das pessoas at uma altura de dois metros e em seguida ela cai aps um segundo. Tema 0.092

A adivinhao atravs do cristal, tambm conhecida como cristalomancia, tem sido usado por
muito videntes, psquicos, e lideres polticos atravs das eras. Por esta razo podemos dizer que o cristal de quartzo tem desempenhado um papel importante nas decises de muitos dos mais poderosos lideres da histria.

Diversas doutrinas tm dado nfase ao uso de vestes e outros ornamentos de pedras de estrutura
cristalina. Por um lado temos que considerar que muitas vezes isto acontece pelo lado pecunirio, outro por ostentao, mas queremos dizer que nem sempre so apenas estas as razes. Na realidade em muitos casos no o valor pecunirio que torna presente nas indumentrias e ornamentos de autoridades polticas e religiosas, pois h um simbolismo ligado s pedras, quanto natureza qumica e especialmente quanto cor. A cor na realidade reflete a capacidade de absorver e de refletir energia, alm de um sentido puramente simblico. Por isto a cor violeta sempre simbolizou a realeza e

21

respeitado por ajudar o desenvolvimento espiritual e consequentemente a capacidade de conceder poderes espirituais.

A ametista ( quartzo violeta ) geralmente utilizado em coroas, anis, cetros e outras jias usadas pelos mais altos dignitrios da hierarquia religiosa. Na igreja catlica ela a pedra presente no anel dos bispos e do Papa. Tanto no bculo episcopal, quanto na cruz peitoral, nas pedras do altar, nos candelabros, e em algumas cruzes, h sete pedras principais. So elas: o quartzo, o diamante ( quartzo transparente ), a safira, o jaspe, a esmeralda, o topzio, o rubi e a ametista. Na cruz episcopal a ametista fica no centro com a safira abaixo dela, o diamante acima e a ametista nas extremidades. Acredita-se que as radiaes deste grupo de pedras preciosas atraiam um espectro completo de energias espirituais assim como ativar esse tipo de energia latente no interior do ser humano.
que acabamos de dizer mostra que nas jias usadas pelas religies, em especial pelo catolicismo, tm algo mais do que simples valor ornamental. Na realidade os confecionadores das jias conheciam certos princpios ou foram influenciados por quem os conhecia bem. Este foram alquimistas conhecedores da cincia antiga dos cristais. O que poucas pessoas sabem que isto tinha um propsito bem definido; o de atenuar e de desenvolver espiritualmente a prpria igreja e seus dirigentes. Os dignitrios apenas acreditavam que o motivo era a ornamentao, ou mesmo a ostentao de riquezas, mas na realidade um poder oculto agia junto aos joalheiros visando dotar os ornamentos pessoais e ritualsticos de poderes benficos, de poderes especiais cujo objectivo era capacitar e despertar nos dirigentes religiosos e administrativos nveis elevados de conscincia, guarnecendo-os contra influncias esprias, defendendo-os dos ataques do lado negativo da natureza.

A Hierarquia, diante do tremendo desvio que o Cristianismo havia tomada, da materializao


de quase todos os valores dos ensinamentos de Jesus, sentindo que no podia modificar diretamente o estado de coisas dominantes ( haja visto o Conclio de Nicia de 325 ) agiu sorrateiramente dotando os dirigentes de meios, que os prprios padres da igreja ignoravam, capazes de despertar estados de conscincia de maior nvel de clareza. Ordens iniciticas superiores, responsveis pelo desenvolvimento espiritual da humanidade, procuraram, ento, dotar a Igreja de meios especiais ocultos atravs dos quais, mesmo sem o saberem, as autoridades religiosas pudessem reassumir a misso essencialmente de natureza espiritual positiva que lhe fora conferida.

Temos dito que as autnticas Ordens iniciticas superiores no so aquelas que se anunciam em
jornais e revistas num trabalhos de proselitismo. Tambm j dissemos que h pessoas que pertencem Ordens legtimas sem que elas mesmas o saibam e que atravs destas pessoas ( pesquisadores, cientistas, dirigentes de grupos, etc.) que executado um preciso trabalho no desenvolvimento material e espiritual da humanidade. Assim sendo, ao lado de alguns alquimistas conscientes do papel que desempenhavam, tambm houveram os que, mesmo sem o saberem, executavam trabalhos direcionados pelas fraternidades. Isto tambm aconteceu com referncia fabricao de jias, indumentrias e outros objetos litrgicos destinadas ao uso da igreja catlica.

Na construo dos objetos de uso religioso os fabricantes dotavam-nos de determinadas pedras


e cristais, colocando-as em determinadas posies e capacitando-os de poderes sutis porm altamente precisos. Aquilo que o joalheiro, por exemplo, acreditava ser apenas uma expresso artstica pessoal na realidade tratava-se de um instrumento bem especial em cuja confeco lhe fora inspirado.

Mas, com geralmente aconteceu por muitas vezes, o outro lado da moeda tambm agiu no caso que estamos analisando interesse esprios operaram, usando pedras indevidas e invertidas, fazendo assim com que fosse tambm invertido a sentido das vibraes das pedras visando um fim oposto. Isto foi em parte responsvel pelo terrvel rumo tomado pela igreja catlica, especialmente no negro no mais negro perodo de sua histria manifestado pela inquisio.

22

PODER ESOTRICO DOS CRISTAIS


A VERDADEIRA TRAGDIA DA VIDA AQUILO QUE MORRE DENTRO DE UM HOMEM ENQUANTO ELE VIVE

ALBERT SCHWEITZER.
1997 - 3350

T E M A 0.6 5 1

As pedras desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de algumas religies mundiais. Jesus disse a Pedro ( nome que significa pedra ) Tu s Pedro e sobre esta pedra edificars a minha Igreja. O Islamismo baseado no que aconteceu a Maom quando as pedras falaram com ele. Maom estava voltando
do deserto para a sua aldeia quando ouviu vozes vindo das pedras dizendo-lhe que ele estava prestes a receber o Alcoro de Al. Um dos cinco pilares do Islamismo estabelece que todo muulmano deva tentar visitar Meca pelo menos uma vez na vida a fim de visitar a Kaaba, uma pedra negra cada do cu, ponto de comunho entre o homem e Al.

Moiss recebeu os Dez Mandamentos em tbuas de pedra e alguns textos sugerem que essas pedras eram safiras. Por sua vez os ensinamentos de Hermes foram gravados numa laje de esmeralda (Tbua das Esmeraldas ) O historiador Josephus escreveu que as pedras da armadura peitoral que o sumo sacerdote usava era cravejado de jias e que das pedras emanava uma luz sempre que Deus estava presente. Este peitoral era composto por doze pedras preciosas diferentes, dispostas numa placa de prata, em trs fileiras verticais de quatro pedras: srdio, gata, crisolita, granada, ametista, jaspe, nix, berilo, esmeralda, topzio, safira e diamante ( destas, a ametista, o jaspe, o nix e a gata so da famlia do quartzo). O arranjo especifico destes minerais criavam um complexo padro codificado de vibraes, que o sumo sacerdote poderia usar, eletivamente, para sintonizar sua mente com uma vibrao especfica que o auxiliavam na execuo das vrias funes sacerdotais. Da mesma forma funcionam os bastes de poder dos alquimistas, as coroas e cetros dos monarcas. Tudo isto, portanto, so aplicaes superiores da cincia dos cristais, embora que apenas pode ser considerados resqucios da avanada tecnologia dos cristais de algumas civilizaes. Nos sculos XII e XIII, a Igreja desenvolveu um ritual santificado para livrar de pecados as pedras preciosas. Depois de envolv-las num pano de linho, o sacerdote dizia uma orao que terminava assim: Santificados sejam as virtudes que conferiste a cada uma delas ( as pedras) de acordo com a sua qualidade, e que todo aquele que a use possa sentir a presena de seu poder e seja digno de receber a sua proteo. Agradecemos a Deus. Um dos grandes enigmas da atualidade diz respeito aos chamados crnios de cristal. So escultura de crnios construdo do mais puro cristal e que envolvem grande perfeio tcnica. J foram encantados vrios deles, existem um no Museu Britnico e um outro no Museu de Paris. O mais perfeito denominado de crnio de cristal de Mitchell-Hedges que foi encontrado nas runas de um antiqussimo templo situado na Amrica Central e cuja datao mostra que sua Antigidade avaliada entre. Estudos tm demonstrado tratar-se de um objeto construdo entre h mais de 20 mil anos podendo at mesmo ter sido h 50 mil anos. Frank Dorland, reconhecida autoridade em cristais, aps haver empreendido experincias com o famoso crnio de
cristal Mitchell-Hodges disse: Se pnhamos as mos perto do crnio, podamos sentir um formigamento semelhante a uma corrente eltrica. Vamos formas e sombras movendo-se dentro dele; ouvamos vozes e msicas e, s vezes, sentamos o cheiro de flores Ele concluiu que o cr nio, havia sido esculpido a partir de um s bloco de cristal de modo a produzir diversas iluses de tica com o uso da luz.

Os ndios cherokee reverenciam seus crnios de cristal conhecido como crnios falantes porque eles comunicam-

23 se com as pessoas sensitivas. Sensitivos tm afirmado que eles so imensos armazenados de informaes, imensos e incrveis bancos de dados, da mesma maneira como o fazem hoje em dia os computadores. para cuja fabricao preciso uma tecnologia imensamente avanada, a par do que dizem os sensitivos: eles guardam arquivos de grande parte da histria da humanidade. Se assim for vale ento notar que a tecnologia usada trata-se de algo totalmente desconhecido para o nvel da cincia atual. Quase todos os ensinamentos espirituais ministrados atravs dos sculos contm informaes a respeito do uso dos cristais. Quer seja pelos povos mais primitivos muito ligados cor e forma das pedras, quer pelos sacerdotes, magos, xams e praticantes do ocultismo, ou mesmo por sbios que os usam como meios de cura, os cristais sempre exerceram grande influncia sobre a humanidade. Durante muitos milhares de anos os minerais, as rochas e as pedras preciosas foram fonte de admirao e reverncia. Lentes de cristal foram descobertas em runas datando 3.800 anos a.C. e o quarto usado hoje na produo de lentes especiais. Os nativos da Austrlia e da Nova Guin usam cristais para provocar chuva.

Muitos cientistas tm estudado os crnios de cristal, mas at hoje o que se sabe deles que so objetos

Vemos, por esta e outras informaes, que os cristais no significam apenas fonte de energia fsica, mas que eles tambm detm poderes especiais. Que poder esse, em que est ele baseado? Permanece bem viva na memria dos ndios cherokee conhecimentos da antiga Atlntida, e que estiveram presentes na cultura cltica, de que os cristais comportam-se em relao terra como o fazem as clulas nervosas em relao com o corpo biolgico. Em outras palavras, os cristais so as clulas nervosas da Me Terra. Escreveu o gnio cientifico Nikola Tesla, inventor do primeiro gerador de corrente alternada, portanto no se trata de um imbecil como poderiam dizer aqueles que crticos que lem o que ele escreveu: Num cristal temos uma ntida prova da existncia de um principio formativo da vida, e, embora no possamos compreender a vida de um cristal, ele , no obstante, um ser vivo . Nosso objetivo tem sido sempre tornar racional o que aparentemente seria apenas mgico e ao mesmo tempo desmistificar muitas coisas e concomitantemente defender as pessoas incautas de srios perigos que muitas vezes se expem opor ignorncia de princpios desconhecidos para elas. Assim no vamos no deter no pensamento de que o poder dos cristais trata-se de uma fico sem suporte das leis
da fsica. Vejamos, ento, concluses a que chegou um eminente pesquisador da IBM Marcel Vogel. Durante 27 anos ele foi responsvel por certos aperfeioamentos em tecnologia de ponta, como, por exemplo, a criao do cdigo magntico para as fitas de computadores e o uso de fsforos em vidros possibilitando a criao das telas de televisores coloridos. Vemos que neste caso tambm no se trata de um visionrio qualquer. El e prprio afirmou: Estava observando cristais lquidos quando descobri que, se projetasse um pensamento para um cristal antes de sua solidificao, o mineral tomava a forma do meu pensamento. Se projetava a idia de uma rvore, por exemplo, o cristal assumia essa forma. Este fato levoume como cientista pesquisa espiritual e dedicar o restante de minha vida a compreender, quantificar e compreender a energia dos cristais. todas as estaes transmissoras de rdio usado um cristal como o principal meio de comunicao, ou seja, como um oscilador. Uma placa de quarto tem a capacidade de vibrar ( os relgios de quartzo se baseiam nessa propriedade ) e a freqncia vibratria produzida depende do tamanho e da espessura do cristal. Assim sendo a lmina pode ser cortada em um determinado tamanho e esmerilhada at um nvel de produzir a freqncia deseja. Se voc quiser uma freqncia de 650 quilociclos, basta desbastar o cristal at obter os 650 quilociclos desejados. Tambm certo que o pensamento uma manifestao vibratria, que eles, portanto podem provocar efeitos fsicos evidentes. Desta forma um pensamento oscila como um campo magntico, e sendo assim facilmente pode ocorrer um efeito vibratrio de ressonncia entre um pensamento e um cristal, bastando que haja uma freqncia ressonante. Quando se pensa emite-se um padro de vibraes ante as quais os cristais respondem quando h ressonncia.

Vejamos em que se baseia a interao entre a mente da pessoa e o cristal. Vale salientar que

A tecnologia atual em nvel de cristais, num certo sentido, j est muito avanada, mas praticamente os avanos
so ainda a nvel mecnico. As reaes dos cristais so a presses (efeito piezoelctrico) e a estmulos eltricos, como acontece nos chips, base de todos os computadores. Mas, no que dizem respeito a respostas ressonncia com as ondas mentais a cincia atual est dando apenas os primeiros passos, embora isto haja atingido um altssimo nvel de desenvolvimento na Atlntida. A construo de aparelhos mentalmente comandados, portanto, apenas questo de pouco tempo, pois o efeito no miraculoso, trata-se apenas de uma interao ressonante entre o pensamento e os cristais.

Desde que os cristais respondem por ressonncia aos pensamentos, num futuro bem prximo. Como j aconteceu no passado, sero criados aparelhos que no requerero comandos mecnicos e sim mentais.

24

Estamos nos referindo a conhecimentos que foram muito desenvolvidos na Atlntida e que infelizmente levou a liberao da poderosssima energia vril que ocasionou a tremenda destruio daquele continente. Dael Walder, diretor do Crystal Awareness Institue, nos Estados Unidos, num artigo escrito para o Crystal Source Book, em l987: O cristal reage aos pensamentos e s emoes e com eles interage normalmente, por isto aumentam a energia do pensamento e o poder emocional. A reduo da fadiga e da dor e a acelerao da cura so conseqncias comuns dessa interao energtica. Por isto podem ser usados como meio simples e eficaz para reduzir o tempo de cura, pelo menos, metade do que estabelecerem os padres aceitos atualmente. Mas, vale notar que os cristais no fazem as coisas acontecerem sozinhas, como algumas pessoas acreditam. Eles trazem lucidez e, alem disso, tambm estimulam nossos recursos interiores para nos ajudar a enfrentar os problemas. Leva a pessoa a viver em harmonia consigo mesma e com tudo o que se passa sua volta. Cada pessoa tem uma padro vibratrio prpria por isto cada uma delas estabelece sintonia melhor com um tipo ou com outro de cristal. Esotericamente isto tem grande significao, pois faz com que cada pessoa reaja melhor a uma determinada qualidade de cristal. Em outras palavras, existe qualidades e formas com as quais uma determinada pessoa melhor se harmoniza, ou seja, entra em sintonia vibratria. Disto resulta que na busca de um cristal pessoal a pessoal normalmente sente-se atrada exatamente pelo cristal que melhor lhe serve. Na realidade nisto no existe milagre algum, na realidade segundo a forma, tamanho e espessura que o cristal tem estabelecido fisicamente a sua vibrao prpria. Desde que a pessoa tambm tem sua vibrao prpria no existe dificuldade alguma na afinidade entre o indivduo e algum tipo de cristal. Os estados patolgicos (doenas) determinam alteraes vibratria na pessoa, quer a nvel fsico quer a nvel mental, sito sobejamente conhecido da medicina alternativa. Assim determinadas doenas determinam vibraes especificas o que leva a possibilidade de afinidade com dos cristais com as doenas e da a indicao teraputica deles como meios de tratamento mdico.

25

CLASSIFICAO DOS CRISTAIS


OS CRISTAIS SO OS OLHOS DO ESPRITO OLHANDO PARA A MATRIA E CHAMANDO-NOS DE VOLTA FONTE

RANDALL N. BAER
1997 - 3350

T E M A 0.6 5 2

Atualmente o uso dos cristais de forma esotrica est se generalizando, e como tudo tem duas polaridades,
preciso que a pessoa tenha um mnimo de conhecimentos afim de que no venha a ser prejudicada por ignorncia daquilo que usa ou manipula. Esta razo pela qual estamos escrevendo um tanto sobre esse assunto, baseado em conhecimentos publicados na literatura especializada atual e especialmente em ensinamentos de algumas ordens iniciticas guardies de conhecimentos milenares. Chegou o momento em que parte dos conhecimentos velados por muitos sculos esto sendo liberados, desde que estamos no limiar de uma Nova Era quando novamente a humanidade vir a fazer uso desses conhecimentos. As Ordens guardaram esses conhecimentos para liber-los quando a humanidade deste atual ciclo de desenvolvimento estivesse suficientemente preparada para novamente tomar conhecimento deles.

A cincia chegou a um ponto crtico no nvel do conhecimento dos cristais e sendo assim se faz necessrio que o homem seja conscientizado a respeito de muitas coisas afim de que no venha mais uma vez a ser vitimado por elas. A fim de se fazer bom uso dos cristais a nvel esotrico no bastar adquirir um deles e passar a us-lo aleatoriamente. Algumas condies bsicas tm que ser observadas visando uma atuao positiva. No raro se ver pessoas portando cristais de maneira inadequada e por isto elas que muitas vezes elas ou no obtm resultado algum ou simplesmente so prejudicadas por eles sem que o saibam dos motivos. Um cristal tanto pode provocar doenas quanto curar, tudo depende do tipo, da formas e de outras caractersticas, e de forma essencial do estabelecimento de uma precisa sintonia positiva pessoa versus cristal. No uso dos cristais a nvel pessoal importante que a pessoa tenha alguns conhecimentos quanto natureza, formas, e outras qualidades prprias. Por isso bom se ter alguns conhecimentos bsicos a respeito deles. Os cristais so classificados segundo vrias caractersticas estruturais que determinam suas formas. Segundo essas caratersticas so classificadas em 7 categorias bsicas e podem ser agrupados ou isolados. A classificao abaixo diz respeito, portanto, s formas como eles apresentam-se na natureza, e isto se reveste de grande importncia, pois so de conformidade com a forma que muitas funes de suas funes e so determinadas.
Cbico ou isomtrico ( cubo fluorita) Tetragonal (Quadrtico ou prisma reto de base quadrado = Wulfenita Hexagonal ( Prisma reto de base losangular = Esmeralda berilo Ortorrmbico ( Paraleleppedo = retngulo = topzio ) Monoclnico ou Clinorrmbico ( Prisma oblquo de base losangular - Azurita ) Triclnico ( Paraleleppedo de base losangular - Amazonita ) Rombodrico ou triogonal ( de trs faces = quartzo)

26

Tanto a natureza qumica quanto a forma tm significao na escolha de um cristal para uma determinada finalidade. Os cristais so utilizados para uso pessoal como protetor energtico, como meio de meditaes e interiorizaes, como energizadores de ambientes, meios de curas de doenas fsicas e mentais, estimuladores de chacras, energizao e tratamento de plantas e animais, etc. Para cada finalidade existe um tipo mais adequado de cristal. Cada categoria de cristal tem uma maneira caracterstica de receber, processar e transmitir energia, tornando assim
cada grupo mais adequado a uma determinada finalidade. Na realidade a maioria deles capaz de servir a um amplo espectro de propsitos, mesmo que alguns sejam mais adequados do que outros para atuar em determinado campo.

Um cristal de quartzo composto de uma inconcebvel quantidade de molculas que formam uma grade tridimensional bem regular. Ela reage de modo preciso e previsvel a diversas modalidades de energia, tais como calor, luz, presso, som, eletricidade, raios X, raios gama, microondas, biomagnetismo, campo bioplasmtico, ondas de pensamento, etc. Em resposta a cada tipo de estmulo as molculas oscilam em altssima velocidade, criando especificas freqncias vibratrias que se difundem como pulsos por toda a estrutura. Esses pulsos so ento transmitidos do cristal para o ambiente em que se assim muitas coisas podem entrar em ressonncia, incluindo-se tambm as pessoas. So incontveis as formas como a energia pode ser processada nos cristais, condicionando diversas funes, tais
como: funo de focalizao, transformao, transferencia, armazenamento, capacitncia, estabilizao, modulaao, equlibrio, trnsmissao e outras. Assim, um cristal pode ser visualizado como uma grande central de processamento energtico. Ele recebe energia, processa-a de diversas maneiras, e ento trasmite-a para fora em oscilaes de padroes vibratorios exatos. De acordo com as oscilaes do momento decorrem as diferentes qualidades de um determinado cristal. Cada cristal, portanto, tem uma maneira especfica de transmitir energia o que determina ento a sua utilizao.

Assim sendo, entre os tipos mais comuns de cristais constam: Basto de Poder, Cristais de Cura, Cristais Dvicos, Cristais de Energia, Cristais Sintonizadores, Cristais Transmissores, Cristais Moduladores, Bastes de Energia, Cristais Arquivistas, Cristais de Viso, Cristais Cantores, e outros. De conformidade com o objetivo visado a pessoa escolhe o cristal especfico. Por exemplo, se tratar-se de transferncia de energia, deve ser usado transmissor; se o objetivo a captao, um cristal sintonizador; se visa tratamento de sade, um cristal curador, e assim por diante. Quando se pretende fazer alguma incurso pelo mundo dos elementais, o cristal adequado o dvico. Com ele a mente pode mais facilmente perceber o mundo dos elementais, por isto um tipo de cristal bem usado pelos xams. Estes cristais tm a capacidade de estabelecer uma passagem para que os Devas possam melhor entrar em contacto com o plano fsico em geral e com uma pessoa, ou grupo de pessoas em particular. Os Devas trabalham ampliando a intuio, e desenvolvendo idias atravs de sonhos. Muitas vezes eles apresentam incrustaes internas e um sensitivo fixando a viso nelas pode perceber outros planos, outros mundos, templos, faces, silhuetas de seres, e mais. So cristais bem raros que somente se apresentam para as

27 pessoas que tm um papel no desenvolvimento espiritual do ser humano.

Os Cristais de Energia so os mais usados como fornecedor as centrais de energia. Foram, sem dvidas, um dos mais usados na Atlntida onde constituam centrais de energia para os mais diversos fins. Bem interessantes so os chamados Cristais Diapaso. Tm a capacidade de emitir diversos nveis de vibrao
sonora cada uma delas podendo ativar e direcionar a mente para certo plano. Tambm so chamados de cristais sonantes ou cantores.

Quanto forma tem que ser levado em considerao o a forma geomtrica. Temos que considerar trs elementos
que so a base, o corpo e terminao ( ponta). A ponta muito importante, se apresentam, sob diversas formas e isto praticamente o que responde por 80% das qualidades inerentes a um cristal.

Os tipos mais comuns so os biterminados, tabulares, aglomerados ( drusas), Cristal Janela, gmeos (tm uma base comum, mas e duas pontas, duas terminaes diferentes no pice). De um modo geral podemos dizer que existem muitas outras formas, mas que em essncia so apenas variedades das mencionadas. Nesta fase de transio est comeando a aparecer um tipo de cristal gmeo que tem recebido o nome de Cristal Tntrico ( Tantric Twins Crystal ). Os celtas j falavam que no incio do terceiro milnio iria surgir um tipo de cristal cujo campo de atuao seria no relacionamento do homem consigo e com o mundo. Este topo de cristal age como um indutor e amplificaro do relacionamento entre as pessoas auxiliando-as na verdadeira unio; no relacionamento da pessoa com a Essncia Divina, quer com as outras pessoas, ou com ela prpria. Sobre ele diz Anton Duncan: Para trabalhar o relacionamento interno, qualquer tipo de gemeo aconselhvel. Porm para o relacionamento com outra pessoa, os melhores so os que tm ambas as terminaes da mesma altura e para o relacionamento com todas as pessoas e coisas, os que tm terminaes com alturas diferentes. Se houver um arco-ris na juno das duas terminaes o poder ainda maior. Vide fig. 1

********************

28

CRISTAIS GERADORES E CANALIZADORES


A DVIDA BEM DIRECIONADA LEVA CERTEZA. 1997 - 3350

T E M A 0.6 5 3

Os que trabalham com cristais devem conhecer algumas caractersticas bsicas a fim de que possam us-los adequadamente. Entre as caractersticas, fundamental que a pessoa tenha noes das formas cristalinas, pois disto dependem suas propriedades.
cristais so classificados segundo vrias caractersticas estruturais que determinam suas formas. Segundo essas caratersticas os cristais so classificados em 7 categorias. Eles podem ser agrupados ou isolados. A fig. 2 mostra as formas como eles apresentam-se na natureza, e isto se reveste de grande importncia, pois de conformidade com a forma que as suas funes esotricas so determinadas. Os cristais podem ser dos mais diversos tamanhos e apresentar aspectos lmpidos, opacos, leitosos e transparentes, ou apresentar desenhos internos. Podem conter incrustaes das mais diversas formas e naturezas e tudo isto tem peso no que diz respeito sua capacidade especfica, portanto aquele que quiser de aperfeioar o uso dos cristais deve conhecer bem tudo isto. preciso se estudar em livros de autores honestos a fim de que no acontea passar a fazer usos inadequados ou at mesmo prejudiciais. Quanto ao uso os cristais podem ter funes energticas e msticas. A pessoa que visa fazer uso de cristais deve conhecer pelo menos algumas se suas qualidades especficas, desde que eles tm dons que chegam a levar mu itas pessoas a consider-los como se fossem seres vivos. Assim podemos considerar os tipos mais comuns de talentos cristalinos: Cristais Geradores. Trata-se do tipo mais comum de todos, geralmente o tipo mais utilizado pela cincia na confeco dos mais variados tipos de instrumentos. Possuem uma base achatada e uma ponta. No campo mstico so os que tm maior capacidade de canalizao de energia csmica, por isto usado para carregar o ambiente e tambm tem a capacidade de ativar outros cristais. Carregam a vida orgnica de energia, portanto quando uma pessoa se sente desenergizada pode us-lo a fim de repor a energia esvada. Para ser eficiente tem que ser geometricamente perfeito e quando em uso deve ser usado em posio vertical (de p). Com a devida mentalizao, atravs deles, pode-se captar energia sutil de diversas fontes. So cristais que trazem energia csmica, que fazem surgir energia praticamente de um plano indefinido. A fsica fala do efeito piezeltrico que se trata da capacidade que tm os cristais de quartzo de gerar um efeito mecnico quando neles aplicada uma carga eltrica. Nisto baseiam muitos instrumentos utilizados no dia a dia. Os primeiros toca disco usavam uma agulha de cristal para transformar as vibraes mecnicas do impostas pelos sulcos dos discos em corrente eltrica. Os relgios digitais baseiam-se nessa propriedade do quartzo, pois ele apresenta oscilaes regulares.

Os

29

Por sua vez, o cristal de silcio a base dos chips, usados em computadores e outros aparelhos
de alta preciso, pois ele capta, grava, processa e transmite energia. Dispe da capacidade de reflexo, refrao, amplificao, transduo, focalizao, transmutao, transferncia, harmonizao, estabilizao, modulapo, e calibrao. O cristal de quarto, portanto, apresenta-se com capacidades em diversos campos energticos, como, por exemplo, luz, eletricidade, magnetismo e outros ainda mais sutis que a cincia atual ainda desconhece. Aquele que pretende trabalhar com cristais, utilizando-os como veculo de desenvolvimento psquico, ou como meios de cura, devem conhec-los assim, apenas como exemplo, vamos mostrar alguns tipos segundo a classificao de Katrina Raphaell. Cristais canalizadores: So os que tm a capacidade de transferir energia de um plano para outro. Apresenta em sua face Heptagonal (sete lados) ladeado por dois tringulos e na face oposta um tringulo (Fig. 1). Deve ser usado em meditaes pessoais, para obteno de informaes e resposta a perguntas internas. Deve-se usa-lo com luz branca ou violeta para se ter certeza d que a informaes recebidas procedem de uma fonte positiva de luz. O sete simboliza a pessoa em busca da verdade, a intuio, aquele que mergulha para dentro de si a fim de encontrar a sabedoria. O Heptgono, diz Duncan: "Representa o portal atravs do qual a verdade interna pode ser revelada atravs do cristal e o tringulo oposto permite que esta verdade seja transmitida verbalmente. Cada lado do heptgono representa um sephirah da rvore da Vida. Este o tipo mais usado em meditaes visando a obteno de informaes e respostas a questionamentos pessoais. Deve ser usado em meditaes pessoais, para obteno de informaes e respostas a perguntas internas. Deve-se us-lo com luz branca ou violeta para se ter a certeza de que a informaes recebidas procedem de uma fonte positiva de Luz.

Fig. 1

Fig. 2

30

CRISTAL TRANSMISSOR
OS CRISTAIS ACENDEM NA NOSSA VIDA UMA LUZ QUE TORNA TUDO CLARO.

SOOZI HOLBECHE
1997 - 3350

T E M A 0.6 5 4

A gama de especificaes dos cristais muito elevada, por isto, como nosso trabalho no visa ensinar a cincia dos cristais mas sim dar uma viso ampla sobre eles, mostrando como OS conhecer e utiliz-los de uma forma sucinta, vamos continuar mostrando algumas caractersticas dos mais usualmente utilizados.
Cristais transmissores: So utilizados especificamente com a finalidade de transmitir mensagens mentais, emisses de paz, de sade, enfim, uma gama imensa de condies que podem ser transmitidas mentalmente atravs desse tipo de cristal. ( Fig. 2 ), portanto, no campo de atuao espiritual so eles bem importantes. Trata-se de um grupo de cristais que transmitem projees de Luz com clareza e integridade. So excelentes para projetar formas de pensamentos de um lugar para outro. Um cristal transmissor facilmente pode ser reconhecido pela sua forma. constitudo por faces heptagonais ( dois heptgonos ) que representam portais atravs dos quais a verdade interna pode ser revelada. Essas faces so ladeadas por dois tringulos opostos. Deve ser usado em meditaes pessoais que visem a obteno de informaes e respostas a questionamentos pessoais, ou para transmitir uma impresso, um sentimento qualquer. Tem uma configurao cabalstica bem significativa desde que sua face principal apresenta um tringulo ladeado por dois heptgonos. Combinao 7:3:7 indicando que a trade superior - tringulo representativa da pessoa so mantidos em equilibro pelos par de 7. Cada 7 representa uma rvore da Vida, a do mundo existencial e a do Mundo Superior. O sentido claro, o tringulo tem pice superior indicando o homem em ascenso. O tringulo central o ponto de conexo, a ponte entre a identificao pessoal e a universal. Em se tratando de um cristal com capacidade de canalizao de energia, porm passvel de canalizar de dois planos, o seu uso merece passar por um rigoroso crivo. Trabalhar com esse tipo de cristal envolve uma grande responsabilidade desde que colocado invertido a canalizao de energia est sujeito a se fazer dos mundos inferiores para o mundo existencial pessoal. Usando-se invertido a pessoa est sujeita a entrar em sintonia com planos inferiores e efetivar transferencia de energia e de impresses sensoriais. Mas trata-se de uma mo dupla, isto , tanto a pessoa pode canalizar deste plano para o inferior quanto o inverso, o que de forma alguma pode ser tido como algo desejvel. O contedo de tudo aquilo que se fizer presente poder ser intercambiado entre este plano e os mundos inferiores e sendo assim a pessoa incauto, que desconhece essa possibilidade passa a acreditar que est recebendo mensagens positivas quando o que est recebendo tem como origem o lado negativo. No preciso descrever as situaes dramticas que podem advir do mal uso de um cristal transmissor, por esta razo trata-se de um tipo de cristal que os magos negros costumam fazer uso para comunicarem-se com as formas inferiores de conscincia.

31

mais sobre as qualidades deste tipo de cristal porque j temos visto pessoas inadvertidamente us-los como pingente com o vrtice voltado para baixo. Por esta e outras razes a pessoa para fazer uso de um cristal, especialmente para conduzi-lo consigo, deve conhecer o essencial afim de que inadvertidamente torne-se uma vtima daquilo que poderia ser-lhe benfico se devidamente utilizado. Usando de forma correta, com o vrtice para cima no tem como canalizar foras inferiores. Um mago branco, uma pessoa que no apenas conhece mas que tenha domnio sobre a magia pode usar esse tipo de cristal de forma invertida com um fim positivo. Isto acontece quando o mago quer canalizar fora deste plano para um plano inferior a fim de auxiliar um espirito, a fim de libert-lo do domnio dos palcios da impureza. Pelo merecimento um espiro pode ser confortado, ou at mesmo libertado. Para isto muitas vezes h necessidade de energia sutil e exatamente quando esta pode ser canalizada. Mas lembrem-se que preciso ter um preciso domnio, desta pratica, ser uma pessoa detentora do conhecimento preciso e altamente competente, pois se ela perder o controle sobre a situao, em vez de transmitir energia ela estar sujeita a receber comandos satnicos, e at mesmo ser dominados por aquelas foras. Sobre este tipo de cristal apoiavam-se os terrveis magos negros da Atlntida e posteriormente os do Antigo Egito. Poucos sabem o poder que os manipuladores desses cristais adquiriam, quantos males praticaram. Quando a civilizao de Yucat degenerou os sacerdotes de seitas nefandas usavam esse tipo de cristal, chegando ao requinte de sacrificar vitimas humanas usando como instrumentos variedades deste tipo de cristal para arrancar o corao das vitima e assim haver uma canalizao mais intensa e direta da energia sutil desprendida para os plano inferiores. Eis a razo pela qual em muitas culturas os sacrifcios eram praticados com lminas de cristal. Por este informaes podemos ver o quanto de perigo muitas pessoas correm quando manipulam ou usam cristais sem os devidos conhecimentos.

Estamos nos estendendo

Fig.2

Mesmo em se tratando de um cristal perigoso ele e o cristal gerador so os de maior valia de uma forma geral, exatamente pela capacidade respectiva de produo e de transmisso de energia. Por este lado so maravilhosos quando a inteno reconfortar uma pessoa, como, por exemplo, transferir para ela energia curadora, fortalece-la, transmitir-lhe sentimentos positivos de paz, de pacincia, de carinho, de amor. Vale dizer que tudo de bom pode ser transmitido atravs deles. O efeito acentuadamente maior do que aquele que partem de um conselho direto, ou de uma mensagem diretamente veiculada por palavras. As palavras, como regra dizer, muitas vezes entram por um ouvido e saem pelo outro. Porm, em se tratando de uma transmisso por cristal a coisa bem melhor desde que toca diretamente no sentimento de quem estiver recebendo. Esta sente como uma impresso pessoal, como algo que brota de dentro de si mesmo, por isto no comportando julgamento algum. Quando se recebe um conselho, um conforto, normalmente esta sujeito acontecer que a pessoa no receba bem, at mesmo que fique contrariado, ou julgando as intenes daquele que tenta confort-la, e indaga-se: o que esta pessoa est querendo de mim? - No caso do uso do cristal a mensagem pode ser annima, pode normalmente chega de uma forma que a pessoa normalmente no percebe que se trata de algo que est vindo de fora, julga ser um sentimento pessoal e isto facilita muito a eficcia da mensagem. Como
o transmissor este tipo de cristal funciona em dois sentidos ele positivamente pode ser usado como

32 acabamos de descrever e de vrias outras maneiras, mas tambm pode ser usado como um portal de entrada de energia dos mundos superiores, como uma porta de entrada das mensagens construtivas de todos os valores superiores.

33

OS CRISTAIS E AS PIRMIDES
COMO A APARIO DE UMA NOVA ESTRELA O NOVO DESPERTAR DA HUMANIDADE APENAS TORNA VISVEL UMA LUZ QUE SEMPRE ESTEVE PRESENTE MAS NO ERA VISTA

MARILYN FERGUNSON.
1997 - 3350

T E M A 0.6 5 5

Meditar com o auxlio desse tipo de cristal torna-se muito mais fcil a sintonia com os mundos superiores e receber eflvios mais diretos e menos atenuados da Mente Csmica. A PERCEPO torna-se mais clara e intensa. Esse efeito ser altamente potencializado se a meditao for efetivada dentro de uma pirmide. Era este o tipo que no Antigo Egito a pessoa fazia uso dentro da Cmara do Rei da Grande Pirmide ( tambm de inmeras outras ) nas iniciaes aos Grandes Mistrios. Sabe-se que o pice da Grande Pirmide era constitudo por um grande cristal, mas poucos so os que sabem que se tratava de um cristal do tipo transmissor, desde que a funo das pirmides eram basicamente captar e transferir emergia. A pirmide no gera energia ela apenas a capta, ou seja, ela canaliza energia de planos superiores para a terra e vice-versa.

Fig. 2

Fig. 1

Na realidade a Grande Pirmide pode ser considerada dupla, duas pirmides unidas pelas bases em que a superior material e a inferior virtual. A superior, construda de pedra, tem sido muito estudada por pesquisadores de inmeros campos por muitos sculos. Verdades tm sido ditas a respeito dela, mas tambm muitas lendas, mitos, fantasias e at mesmo insensatez. Vamos falar de um conhecimento que somente agora est sendo divulgada pela Tradio, e que diz respeito a um estrutura material/virtual da Grande Pirmide. A virtual sobpe-se material e situa-se a nvel subterrneo. No se trata de uma pirmide mas sim de uma pirmide virtual, uma estrutura energtica, um campo der fora. Embora no exista uma parede fsica mesmo assim existe uma parede energtica que partindo da base da pirmide superior direciona-se para a profundeza da superfcie da terra e em cujo pice ainda existe um poderoso cristal do tipo transmissor. Como o cristal interior ainda permanece l o sistema ainda permanece ativado configurando assim pirmide virtual. ( Fig. 2 ). A figura um mostra graficamente as duas pirmides justapostas.

34

H muito tempo foi descoberta uma cmara subterrnea na Grande pirmide. Esta cmara j fica no interior da pirmide virtual. Quando aquela cmara foi aberta nela continha apenas entulhos. Muito embora existam muitas explicaes no que diz respeito finalidade daquela cmara, contudo, nenhum delas corresponde verdade. Somente algumas Ordens ligadas G F B por muitos sculos sabiam que aquela cmara tinha por objetivo a realizao de cerimonias visando os mundos inferiores. Na cmara superior, chamada cmara do rei, procediam-se vrios tipos de atividades, especialmente iniciaes, ligadas aos planos superiores, enquanto que a cmara subterrnea aquelas que diziam respeito aos mundos inferiores. As pirmides funcionavam tal qual descrevemos a respeito dos cristais transmissores no que diz respeito ao seu posicionamento. Pelo tamanho da pirmide, e tambm certamente do cristal que ainda se encontra l nas profundezas, pode-se pensar no tremendo potencial energtico que envolve as atividades ali realizadas. Diz V O H que aquela cmara funcionava de forma positiva, ou seja, era o local a partir de onde era direcionado energia e transmitido mensagens destinadas aos mundos inferiores com a finalidade de auxiliar aos espritos aprisionados nos palcios da impureza, a fim de resgat-los. Mas, no transcorrer dos sculos muitas vezes tambm foi utilizado com fins negativos, especialmente depois do declino do Imprio Egpcio. Com a desestruturao das Grandes Escolas Iniciticas aquela cmara passou a ser usada para os mais perversos fins por sacerdotes e magos da mo esquerda, at quando a Pirmide foi lacrada tal como permaneceu por muito e muitos sculos. No sem razo que a cmara subterrnea chamada cmara do caos. Entre as diversas categorias de cristais destaquemos os chamados Cristais Arqutipos. So cristais registradores
armazenados de informaes. No nenhum absurdo se afirmar que os cristais tambm funcionam como registradores de eventos, desde que a prpria cincia reconhece essa capacidade que eles tm. Veja-se que grande parte da memria dos computadores constitui-se de chips. A memria RAM fundamental nos registros e processamento de dados baseias exatamente em chips construdo com cristais de silcio. Os cristais registram e guardam informaes sob forma de pulsos piezoelctricos, alem de outras maneiras.

Cristal Arqutipo aquele que tem a capacidade de guardar informaes por isto existindo muitos deles que detm registros da histria da terra desde quando ela foi criadas. J existe a tecnologia inicial para isto, somente falta o desenvolvimento preciso parra que os conhecimentos pretritos sejam lidos a partir de cristais arqutipos. Esse tipo de cristal existe em muitos lugares e por meio deles que a Tradio mantm grande parte dos seus registros. No passado era preferido fazer certos registros em cristais por serem eles muito mais duradouros e seguros que os registro em papel e em outros meios mais frgeis e vulnerveis. Os Arqutipos, tambm chamados de Arquivista so cristais bem especiais, eles trazem smbolos gravados ou
riscados em uma ou mais de suas faces; em geral pequenos tringulos ou espirais. Eles registram informaes transmitidas energeticamente e, quando so sintonizados, eles podem revelar sabedoria antiga e profundos segredos do universo.

So ideais para meditao, e no devem ser vistos e nem tocados por outras pessoas desde que registram as sensaes dela dificultando a sintonia com a do seu possuidor. Na verdade todo o passado da terra encontra-se registrado em cristais e podemos dizer que existem muitos locais onde essa biblioteca mineral acha-se devidamente guardada e protegida. Tambm existem os chamados Cristais Biblioteca. So similares aos arqutipos, porm dotados de maior capacidade de armazenamento de informaes e bem mais facilmente programveis. Por esta razo que enquanto os registros naturais, a histria evolutiva do planeta assim como muitos dos eventos nela ocorridos constam nos cristais arqutipos, por sua vez os registros deixados por civilizaes extintas foram feitos em cristais arquivistas. Vamos falar de um sentido prtico. Discute-se se a extino do dinossauros foi uma decorrncia do impacto de um meteorito com a terra h cerca de 65 milhes de anos ou se a causa foi outra. Por certo isto est registrado no cristais arqutipos, faltando somente o desenvolvimento de uma tcnica adequada para assessar os registros daquele evento. Por sua vez, os cristais arquivistas so mais usados quando se quer programar um registro, uma mensagem e coisas assim. Desta forma criaram-se bibliotecas inteiras com eles. A Grande Pirmide, e inmeras outras construes
feitas por civilizaes hoje desaparecidas em quase todos os continentes contm verdadeiras cristalotecas onde esto guardados tanto a historia quanto os conhecimentos da humanidade. A Biblioteca de Alexandria, assim como vrias outras foram destrudas, queimadas por serem de papiro ou de papel, mas os registros em cristal so bem mais duradouros por serem menos vulnerveis.

35

Enorme quantidade de conhecimentos esto preservados nas cristalotecas esperando o m omento exato para que pessoas capacitadas tragam-nos tona. Na Grande Pirmide existem outras cmaras ainda no descobertas e onde esto depositados cristais arquivistas nos quais est registrado com a histria autntica da humanidade. Mas no so apenas nas pirmides, existem milhares de bibliotecas de cristal esperando o momento certo para serem dado ao conhecimento da humanidade. Na realidade um cristal pode ser desprogramado, tal como acontece num computador que os registros podem ser
deletados e as unidades de gravao formatados, para que possam ser novamente gravados. Por isto um cristal quando adquirido ele deve ser purificado, limpo (desprogramado) para receber uma nova programao. Por esta razo a pessoa deve, se quiser um cristal para determinados uso, program-lo devidamente. Quando se adquire um cristal para algumas finalidade pode acontecer que aquilo que interessa pessoa sejam os registros aleatrios preexistentes, mas sim os que forem feitos por ela.

36

TIPOS BSICOS DE CRISTAL


QUEM MEDITA TEM DIA MAS NO TEM NOITE 1997 - 3350

T E M A 0.6 5 6

Iremos sumariamente mostrar caractersticas bsicas de certos cristais, os chamados cristais mestres, afim de que possamos ter um mnimo de condies para no sermos atingidos pelo uso indiscriminado deles. Muitas pessoa manipulam e usam cristais porque os acham atraentes ou porque ouviram dizer que so instrumentos esotricos benficos sem, contudo, saberem que eles encerram poderes e que estes se manifestam segundo o Principio da Polaridade. Por esta razo que, antes de us-los, se faz preciso conhecer determinadas qualificaes e especificaes.
que se faa uso dos Preceitos ensinados pelo Mestre Salomo: Percepo - saber com o mximo de detalhes as qualidades do cristal, conhecer as implicaes inerente manipulao e uso. Somente assim a pessoa pode us-los devidamente, aps estar devidamente qualificado para isto, ou seja estar pronto ( Prontido ) a atuar com os cristais. Deve ter em mente que o uso deve ser criterioso, cuidado, para isto deve precaver-se e ter a devida prudncia quanto ao uso.

Aqui tambm se torna imperioso

Foi exatamente a falta de prudncia que ocasionou a destruio da Atlntida, houve a no observncia de pelo menos trs dos preceitos2. Lidar com o vrill requeria o mximo de percepo, de prontido e de prudncia, exatamente o que faltou naquela srie de malfadas experincias levadas a efeito. Em se tratando da energia dos cristais todo cuidado pouco, deve-se ativar aquilo que j se conhecem os resultados. Qualquer experincia nova requer o mximo de prudncia desde que eles encerram poderes imensos muitas vezes insuspeitas. Os cristais, como j dissemos, podem servir de porta de comunicao entres as unidades de um plano, e mesmo
entre distintos planos. Assim, funcionam como veiculadores de mensagens, portais de transferncia de mensagens. Podem ser usados para os mais diversos fins e cada um encera uma especialidade prpria. preciso que se tenha conhecimento disto pois no adianta querer transmitir mensagens por meio de cristal gerador, ou curar com um arquivista, e assim por diante.

Em palestra anterior falamos do Cristal Arqutipo e do Cristal Biblioteca e vamos dar prosseguimento apresentando um sumrios dos tipos mais usuais ( arquivista) . Nesta palestra m veremos mais alguns tipos bem usuais de cristais.
Cristais registradores: Tambm conhecido pelo nome de Cristal Bibliotecrio, ou Cristal Memria, por funcionarem como verdadeiro arquivos. Neles podem ser gravados mensagens. Embora todos os materiais possam servir como meio de gravao, evidentemente isto se torna muito bem mais fcil e perfeito num cristal, por isto num certo sentido eles devem ser considerados perigos. Os magos negros3 preferem esse tipo de cristal para construir amuletos e outros objetos exatamente por ser o tipo mais facilmente programvel, onde com facilidade so gravadas mensagens
2

Evidentemente Salomo s muito depois que esteve na Terra e ensinou, entre muitas outras verdades, os Seis Preceitos, contudo essa verdade sempre existiu. Na realidade na Atlntida j se tinha conhecimento delas.
3

Temos usado a expresso mago negro, mas no gostamos dela porque pode indicar que tem a ver com as pessoas da raa negra, quando na realidade no disto que se trata. o nome que secularmente foi dado ao caminho da mo esquerda, portanto uma magia praticada, quem sabe, por maior numero de pessoas da raa branca.

37

falsas, informaes, ordens e comandos, negativos. Na antiga civilizao egpcia e em algumas outros cristais devidamente preparados eram usados com fins malficos e muitos deles ainda existem hoje, especialmente em monumentos em runas dos tmulos dos faras, de reis, sacerdotes, bruxos etc. Cristal Catedral/Bibliotecas - Trata-se de uma das variedade de cristal registrador bem especial e desejvel. Quanto ao aspecto um Cristal Catedral parece constitudo de vrias partes que se juntam ligando-se a um cristal-me maior que os outros, formando uma terminao nica. (No confundir com o tipo Drusa ) Normalmente neste tipo esto contidos conhecimentos sagrados universais e sendo assim ele pode nos dar acesso aos registros aksicos. Representam ao mesmo tempo um lugar onde Deus reconhecido (catedral) bem corno um lugar de conhecimento e aprendizado (biblioteca). Normalmente atravs deste tipo de cristal que mais comumente os Grandes Mestres tm transmitido informaes especificas referentes a Nova Era. Quando se encontra um cristal desse tipo se a pessoa estiver devidamente capacitada ela pode sentir o que nele est registrado e conforme a mensagem guarda-lo intacto ou se o registro contido no interessar, ento, ento deve ser apagado a mensagem contida.
TIPOS ESPECIAIS DE CRISTAL

CRISTAL JANELA

CRISTAL ELO DO TEMPO

CRISTAL ISIS

CRISTAL JANELA: Neste tipo pode-se evidenciar a presena de um losango perfeito que funciona como uma portal de acesso..

So cristais que permitem ver as regies mais profundas do ser. Com esse tipo de cristal, muitas vezes, pode-se ver a prpria imagem refletida no losango e nela se salientado as qualidades pessoais. Assim, podemos dizer, um cristal que reflete o relacionamento da pessoa com ela prpria permitindo assim a pessoa estimular o seu lado positivo e corrigir o negativo. Ao contrrio dos registradores esse tipo de cristal pode ser considerado vazio, pois no so guardam mensagens, impresses pois no so programveis. CRISTAL ELO DO TEMPO: Muitas vezes eles so confundidos com o cristal janela. Este apresenta um losango perfeito, enquanto o Elo do Tempo apresenta um paralelogramo (Vide figuras). O paralelogramo o portal atravs do qual a conscincia pode adentar espao e tempo diferente. O que se percebe no est registrado nele mas sim so projees a outros planos de existncia, ou a lugares distantes. O funcionamento deste tipo muito parecido com o dos espelhos mgicos, j estudados em temas anteriores pode levar a mente ao passado e ao futuro. A pessoa menos avisada pode usar um deste tipo a fim de ler mensagens gravadas passado e certamente tudo que vier a dizer no se tratar de mensagens preexistentes. Qualquer percepo ser obviamente ou um artifcio qualquer da prpria mente, ou uma percepo de outros planos de

38

existncia. Tambm no tem sentido querer gravar alguma mensagem nele, us-lo como meio de tratamento ou algo semelhante, porem timo quando se quer penetrar no futuro ou no passado. Quando se penetra no passado no se trata de um registro fsico contido nele e sim uma leitura do registro aksico. Quando o paralelogramo inclinado para a direita, a ligao feita com o futuro, e para a esquerda, a ligao ser com o passado4. Assim a posio da janela direciona a mente num ou nutro sentido.

H os que tm mais de um paralelogramo, estes so mais potentes.

39

INFLUNCIA BIOENERGTICA DOS CRIST AIS.


S OS MEDOCRES QUE SO POPULARES

OSCAR WILDE
1997 - 3350

T E M A 0.6 5 7

utilizao dos cristais e das pedras preciosas e semipreciosas, conforme j dissemos anteriormente, tm sido as mais diversas ao longo da histria da humanidade. Atualmente comum se ver cristais usados como objetos decorativos, tais como cinzeiros, bibels, estatuetas, etc. que so facilmente encontrveis em lojas de "souvenirs". A maioria deles a fim de atender as formas desejadas para a configurao dos objetos, cortada e polida, alterando-lhe, consequentemente a organizao estrutural natural, com prejuzo do potencial energtico, razo pela qual suas virtudes no so to notadas quanto deveriam s-lo se estivessem ntegros. Nos objetos manufaturados as capacidades dos cristais tornam-se atenuadas a ponto de praticamente no se fazerem sentir, contudo, quando usados de uma forma que a energia ainda esteja preservada, como acontece nas formas como encontradas na natureza, eles podem ser de grande valia at mesmo quando usado como mero objeto decorativo; podem dar energia ao ambiente e purificar a energia do local. Quando programados, poderem emitir ondas vibratrias relacionadas com a programao. Nas civilizaes antigas as jias eram feitas com conhecimentos precisos resguardando-lhes determinadas capacidades e usadas em pontos estratgicos do corpo. O uso de cristais, pedras preciosas e sernipreciosas como jias antiqussimo e por milnios forram utilizadas como meio de proteo do indivduo, quer fsica quer mentalmente, como instrumentos capazes de ocasionar maior claridade mental, estabilidade emocional, harmonia energtico-fisica, abertura de poderes paranormais, etc. No atendimento a esses fins os cristais podem ser usados em cima dos chacras, ou em forma de colares, gargantilhas, cintos, e anis, por exemplo. Os ndios norte-americanos freqentemente os usavam dentro de bolsinhas penduradas no pescoo, ou em forma de colares. Como jias os cristais podem ser programados tendo em vista os mais diversos fins; desde emitir amor, harmonia, paz, e outras emoes ou como instrumentos de cura, envolvendo a pessoa no campo vibratrio correspondente programao feita. Ao se fazer uma jia de cristal, pedra preciosa ou semipreciosa, nunca se deve introduzir qualquer coisa dentro da pedra para que no seja alterada a estrutura molecular, o que acarreta alteraes nas finalidades previstas. Sabemos que se trata de um material muito sensvel s vibraes e mesmo presso mecnica ( efeito piezoelctrico). Perfurar um cristal a fim de coloc-lo num suporte

40

com certeza as suas propriedades so bastante alteradas, por isso, como forma de sustentao de uma jia, deve ser usado um sistema envolvendo-o pelo lado de fora e que no acarrete presso sobre ele. Os cristais podem ser usados como proteo em bolsos, bolsas, carteiras; tambm no carro, em casa, etc. Carregar cristais diretamente sobre o corpo ou em bolsas, bolsos, etc., pode servir para estabilizar e balancear todo o sistema energtico individual. O cristal de quartzo, por exemplo, responde bem ao bioeletrornagnetisrno e outros aspectos de energia da aura humana. Se se deixar um cristal em ntimo contacto com uma pessoa de duas a quatro semanas, ele entra em ressonncia com o padro energtico daquela pessoa. A programao eventualmente feita no cristal fica ento direcionada por aquele padro de vibrao e vem a atuar como se fosse uma extenso da pessoa. Isto facilmente constatvel atravs de uma fotografia Kirlian, em torno do cristal forma-se um campo energtico semelhante aura da pessoa. Por esta razo que no se deve permitir que uma outra pessoa manipule um cristal pessoal, muitas vezes basta um simples toque para estabelecer uma dissintonizao. Assim como as placas de cristal mantm estvel a carga energtica nos osciladores eletrnicos, o cristal de quartzo ajuda a estabilizar a dinmica energtica de toda a aura. Por esta e outras razes que o cristal tende a proteger a pessoa contra influncias energticas negativas que possam chegar at ela, atraindo aquelas vibraes antes que elas atinjam e danifiquem a aura. Sabe-se que em determinadas condies a carga negativa to intensa que chega a rebentar o cristal. Assim sendo quando um cristal quebra-se espontaneamente significa que ele atraiu a sobrecarga de energia negativa para si evitando assim que a pessoa fosse atingida. Quando isso acontece de boa normal enterr-lo, devolvendo terra o que pertence terra. Um dos locais bons para ser usado um cristal na regio esternal ( Centro de Peito) na altura da glndula timo, pois ali ele no s vai fortalecer o chacra cardaco como tambm proteger a pessoa, j que o timo como centro psquico, se relaciona com as defesas de energias negativas e fisicamente com as a reaes do stress e as defesas orgnicas em geral desde que nele onde so produzidos os glbulos brancos, elementos sangneos bsicos responsveis por grande parte do sistema defensivo do organismo. Quando se usa cristais de quartzo como jia, geralmente no se escolhem cristais de agrupados ( drusas), mas sim de uma nica formao cristalina. Os cristais tambm podem ser de uma ou de duas pontas. Estes so conhecidos como Cristal Biterminado. So mais freqentes cristais apresentando apenas urna ponta; enquanto que os de duas pontas, sobretudo os maiores, so mais difceis de serem encontrados.

CRISTAL BITERMINADOS

cristais de uma ponta, quando pendurados no pescoo com a ponta para baixo, so calmantes, energizando o corpo fsico, e tendem a levar a energia em direo descendente. Quando usados com a ponta para cima, a energia segue em direo ascendente, energizando o crebro e aquietando a mente. Por sua vez, usando-se um cristal de duas pontas os dois processos ocorrem

Os

41

simultaneamente. Os cristais, pedras preciosas e sernipreciosas so muito fceis de quebrarem, ou perderem com relativa facilidade a finura de suas arestas e pontas, por isto preciso ter o maior cuidado com eles, devendo, no seu transporte, serem acondicionados em bolsinhas de l, algodo grosso, flanela, ou feltro. Os cristais tambm podem ser usados para energizar gua, que funcionar como remdio. Para se preparar um remdio com cristal primeiramente deve ser purificado e depois programado devidamente de acordo com o objetivo visado. Com essa finalidade no deve conter impregnaes energticas por isto ele deve ser submetido uma limpeza, processo que informtica denominado de formatao. Vejamos como proceder a fim de limpar e reprogramar um cristal de quartzo. Primeiramente deixar o cristal durante um dia e uma noite em gua com sal. A seguir durante uma semana deix-lo colocado em gua natural limpa expondo o recipiente diretamente ao sol diariamente durante 3 horas. Aps esse tempo a pessoa esfrega as mos uma na outra fortemente e depois passa a mo direita espalmada acima da vasilha no sentido do giro da terra, por trs vezes consecutivas e concentrando-se na inteno desejada. Est ponta a gua e a pessoa doente deve beber 3 gotas dela trs vezes ao dia ou de acordo com a prpria intuio. Dois cristais no devem nunca ser colocados na mesma gua, se necessrio deve-se usar recipientes diferentes para cada cristal. Cristais Curadores: Podemos dizer que a maioria das doenas podem ser tratadas atravs dos cristais. Na Atlntida praticamente a medicina tinham por base os cristais, mesmo que a fitoterapia fosse bem usada. Os cristais por serem estrutura altamente vibratrias, desempenham um papel inestimvel sobre cada aspecto da personalidade, seja mental, fsico, emocional ou espiritual. No organismo existem linhas de conduo de energia - os meridianos de acupuntura entre outras-. Se as linhas de fluxo de energia sofrem interrupes ou interferncias esprias, ou os depsitos se esgotam, a energia no pode fluir e disto est sujeito a pessoa ser atingida por alguma forma de doena. a que a energia dos cristais consegue recarregar as baterias orgnicas e romper os bloqueios energticos restabelecendo o fluxo integrador dos diferentes rgos e sistemas. No existe um tipo especfico de cristal que a rigor possa ser catalogado como cristal de cura. Este se trata de diversos tipos de cristal apenas que programados para o exerccio desse tipo de funo Como a cura algo que depende muito da interao a nvel mental, emocional e energtico entre o terapeuta e o paciente, obviamente o terapeuta tendo um preciso conhecimento dos potenciais dos cristais pode, assim, ampliar bem as suas qualidades pessoais nessa rea.

42

INICIAO AOS CRISTAIS


AQUELE QUE TEM MEDO NO ATINGE O CUME 1997 - 3350

T E M A 0.6 5 8

Todo aquele que se dispuser a trabalhar com os cristais tem que ter em mente que estar lidando com algo muito poderoso, quer no campo material quer no campo esotrico, considerando-se que eles agem como condutores e amplificadores de energia. Graas a tais propriedade eles podem ser usados para meditaes, energizao, de ambiente e pessoas, curas, transmisso de mensagens, e conheam com o passado e o futuro, etc. Os cristais tem vida, eles so parte de um todo maior formado de energia pura tudo o que energia vida e tem
vida. O nvel da energia pura o nvel do Divino.

Dentro do contexto que apresentamos, em essncia os cristais so seres especiais que podem tornar-se amigos
imprescindveis de uma pessoa, ajudando-a no seu desenvolvimento espiritual, ampliando o auto-conhecimento, e ensinando mil formas de utilizar positivamente a energia deles em consonncia com a individual.

cristais so usados na meditao, no desenvolvimento da intuio e na aprendizagens atravs dos sentidos mais elevados, podendo ser colocados embaixo do travesseiro durante o sono, com o objetivo de receber a inspirao em sonhos profticos. Na prtica tambm so usados em processos de cura, na estabilizao das emoes acalmando mentes perturbadas e no reequilibrio corporal. No processo de parto aconselhvel a gestante segur-lo para atenuao das dores e conseguir fora adicional. Podem ser ainda, utilizados em rituais ou colocados ao redor de plantas, aninhais ou crianas que necessitem de cura.

Os

Por tudo isto fundamental a pessoa saber escolher os seus cristais, preciso aprender a se relacionar com eles da melhor forma possvel, pois a partir do relacionamento ntimo com o cristal ela certo melhorar o relacionamento com os seus semelhantes, com o planeta, com o universo, com o Eu Superior, e com o Poder Superior.
a cincia os cristais no so remdios nem mquinas; no so inteligentes e no produzem energias por si mesmos. Segundo os cientistas cartesianos no existem evidncias concretas, cientificas, mdicas ou psicolgicas, mediante as quais os cristais aumentam a percepo consciente, as faculdades intuitivas ou os poderes psquicos, mesmo assim existem dezenas de experincias pessoais que atestam essa capacidade. Por outro lado segundo o que foi legado a algumas civilizaes antigas pelos Atlantas, sabe-se que a cincia de ento se utilizava da energia dos cristais tal como a atual utiliza a eletricidade. A Ordem Cltica, e tambm outras confrarias, nos vm ensinando usos prticos dos cristais que comprovam a eficincia deles e que certificam de que aquilo que os cientistas ortodoxos negam,

Segundo

43

na realidade trata-se de simples opinio emitida sem qualquer tentativa de comprovao experimental. Mesmo que a cincia atual negue, temos que considerar tambm que ela no a dona da verdade absoluta e nem ao menos ainda dispe de todo o instrumental que necessrio para a anlise profunda dos fenmenos que escapam a seus mtodos experimentais. Assim sendo deixarmos a critrio de cada pessoa acreditar ou no nas propriedades esotricas dos cristais, das pedras semi-preciosas e preciosas, mas tenha-se em mente que desde h muito tempo os cristais so utilizados de diversos modos e para variados fins comprovando em todas as latitudes e em todas as pocas que so capazes de desempenhar diversas funes. H menos de um sculo que seria dito algum que dissesse que por meio de cristais o homem vira em breve ser capaz de instantaneamente se comunicar com qualquer ponto da terra? Mas, hoje isto faz parte do dia a dia de cada um, pois a base das transmisses de rdio, televiso, etc. Os aparelhos transmissores e receptores hoje existentes em quase todos os lares baseiam-se na tecnologia e nas propriedades oscilatrias dos cristais. O que diria a maioria dos cientistas do incio deste sculo se lhe fossem dito que bilhes de informaes podiam ser guardados, arquivados, em registros nos cristais? - Por certo diriam tratar-se de uma iluso, fantasias de alguma mente frtil. Mas, na realidade, hoje uma realidade a quase inconcebvel capacidade de registros efetivados pelos chamados chips dos computadores a qual existe em decorrncia das estruturas cristalinas. O que diriam se algum dissesse que seria possvel num futuro prximo secionar placas espessas dos mais resistentes metais com se fossem simples fatias de queijo atravs de um raio de luz? - Impossvel... no pois o laser faz isto e trata-se de um raio de luz emanado aps atravessar cristal de rubi. O que diriam se algum falasse da existncia de instrumentos cortantes capazes de efetivarem incises de altssima preciso, algo muitssimo mais preciso que aqueles cortes produzidos pela mais afiadas lminas? - Hoje a medicina dispe de bisturis de altssima preciso, capazes de efetivar um inciso com a espessura de apenas alguns microns o laser que faz isto e que, naturalmente, trata-se de um cristal. Tudo isso e muito mais a incipiente de h um sculo negaria por certo, mas tal negativa no representaria a verdade, pois hoje tudo isto est devidamente comprovado. O mesmo podemos dizer por outras capacidades inusitadas dos cristais que a cincia nega existir mas que num futuro bem prximo ser de uso corriqueiro. A ordenao cristalina a matiz de toda a existncia material. Num cristal a matria est organizada de forma bem especial. Num cristal os tomos e molcula se alinham, se arrumam e se organizam em sucessivas fileiras, camadas e trelias, de acordo com leis altamente especificas determinantes de uma ordenao harmnica. Esta essncia dos cristais - criao e manuteno da organizao. A esse respeito diz o Dr. Randall: Os slidos ordenados - desde a rocha, a madeira e a gua at os msculos, os ossos, e os gens - das galxias at o homem e ao tomo - podem ser vistos como Inteligncias organizadas que so altamente cristalinas em sua natureza. Cada nvel de manifestao possui sua prpria ordem e no processo evolutivo a recristalizao ocorre numa ordem maior de Inteligncia. Portanto, a ordem do Cosmos reflete as limitadas faces cristalina da Mente Universal. Sabemos no ser fcil a aceitao do que tem sido ensinado detalhadamente nos graus superiores de algumas confrarias que sob diversas formas, e em outras palavras dizem: O caminho evolutivo espiral do reino do quartzo confunde-se, em energia dinmica, com o da Terra. Considerando-se a Terra um ser vivo de uma especfica ordem, comumente conhecida como a hiptese gaia, seus componente constituintes podem ser percebidos como partes de uma unidade

44

holstica corpo-mente. Segundo o pensamento oficial da hiptese gaia so os cristais de quartzo, especificamente, as estruturas que no organismo Terra atuam como clulas nervosas constituindo um crebro apto atravs do qual a Inteligncia Universal pode manter continuidade e comunicao ininterruptas com a unidade coletiva da terra como um ser de certa forma consciente. O quartzo, tanto dissipa a Luz Branca nos sete raios da criao, ou seja, nas sete cores do arco-ris quanto as rene num nico raio que se manifesta como Luz Branca por toda a Vida Terrestre. As Sete Cores Divinas esto presentes em diversas gemas da a especificidade de ao que cada uma delas apresenta. Causa espcie a muitas pessoas o se dizer que os cristais guardam toda a programao da terra e quias do universo. Hoje a cincia sabe que so as unidades biolgicas guardam todas as suas programaes, todas as capacidades, caractersticas fsicas e mentais, devidamente programas nos gens, e que estes so combinaes de quatro bases orgnicas ( Citosina - Adenina - Guanina e Timina que constituem a espiral da vida existente nos gens ) estruturando o DNA. Os retculos de um cristal combinam-se como o fazem as os gens na espiral da Vida no DNA, conferindo-lhe uma caracterstica que at bem pouco tempo era atributo da matria viva , a auto reproduo. Isto pode ser comportvel experimentalmente com certa facilidade. Basta usar um fragmento mnimo de um cristal como semente colocando -o num meio favorvel e ele crescer com preciso constante reproduzindo a mesma estrutura cristalina, medida que se desenvolvem. Isto mostra a existncia nele de um cdigo que permite a auto reproduo. At bem pouco tempo dizia-se que a capacidade de se autoproduz servia de referencial para definir o que era e o que no era um ser vivo. Hoje isto caiu por terra exatamente porque muitos cristais apresentam essa capacidade; eles se auto reproduzem. Alem do mais se sabe que a maioria dos vrus podem ser cristalizados e depois retornados condio de vida biolgica ativa. A liofilizao baseia-se exatamente nesta propriedade. Em outras palavras, vrus e formas de vida biolgicas podem ser cristalizadas e novamente retornadas condio de ser biolgico. J nos referimos em outra palestra ao caso do vrus do mosaico do tabaco que facilmente cristalizvel ( ser mineral ) e novamente trazido a condio biolgica. Foi exatamente a partir desta caracterstica de tal vrus que a cincia voltou a ter dificuldades em definir o que um ser vivo. Tudo isto nos mostra que mesmo num estado definido como mineral todas as qualidades inerentes s atividades biolgicas podem ser guardadas e conservadas. Estudos recentes vm demonstrando que a capacidade dos gens de conferir as caractersticas dos seres biolgicos reside no apenas nas bases de citosina, guanina, adenina e timina, mas tambm nas trelias cristalinas neles contidas ). Em um aparelho transmissor os cristais so estimulados por pulsos eltricos produzidos mecanicamente. Essas pulsaes so, ento, amplificadas, convertidas em ondas e irradiadas. No lado esotrico a mesma coisa, a diferena reside apenas no fato de que os pulsos, em vez de terem origem eltrica e manifestados como sinais de natureza eltrica, so vibraes de ondas mentais 5. So estas vibraes mentais que so sintonizadas por um determinado cristal segundo s leis da ressonncia vibratria, quando, ento, so processadas e transmitidas. Uma vibrao mental chega at um cristal e este responde com uma vibrao ressonante, e da por diante o processo praticamente idntico quele
5

Hoje os trabalhos de parapsicologia esto recheados de informaes quanto a capacidade mental de desencadearem efeitos fsicos de ampla magnitude. Ondas mentais que chegam a levantar objetos pesados , entortarem metais e coisas assim, naturalmente afastados os truques de ilusionismo.

45

que ocorre numa radioemiso clssica. A recproca tambm verdadeira, diferindo apenas que na recepo a mente que entra em ressonncia com as emisses oriundas de um cristal quer ele esteja prximo ou muito distante. A cincia oficial ainda nega isto porque ela somente tem condies de detectar os nveis mais grosseiros das emisses, mas podemos dizer que em se tratando de transmisses do mundo dos cristais o que ela conhece pode ser representado como um iceberg, a cincia conhece apenas uma pequena parte. Os Lemurianos e os Atlantas foram muitssimo mais longe que este atual ciclo de civilizao, mas, mesmo assim eles ainda estavam muito distantes de conhecerem tudo a respeito. Em decorrncia da capacidade de sintonia entre a mente e os cristais, no sem razo que cada pessoa tem mais afinidade com uma determinada pedra, que goste mais de uma delas com a qual que se sinta melhor quando em contacto. Isto no mistrio algum, simplesmente uma conseqncia da harmonizao entre a freqncia daquele tipo de pedra e da pessoa. Por isto fala-se das pedras relacionadas com determinadas pessoas, e at mesmo com determinadas signos zodiacais. No vamos nos aprofundar nisto, seria um captulo muito longo que foge ao propsito do nosso trabalho mstico. ( Para os interessados existe um grande acervo de livros e artigos especializados ). Por tudo que temos dito e que tem sido escrito a respeito do assunto vemos o porqu algumas religies falam de templos de cristal, do porqu de muitos grupos quer em corpo fsico quer em corpo energtico reunirem-se em cavernas de cristal, e at mesmo do porqu de certas lendas como a do sapatinho de cristal de Cinderela...

46

A ESCOLHA DE UM CRISTAL
A NOSSA ESCOLHA ERRADA, QUANDO A VIRTUDE NOS NO GUIA

WILLIAM PENN
1997 - 3350

T E M A 0.6 5 9

Aos quem pretendem fazer uso de cristais a nvel esotrico, de incio precisa dispor de alguns conhecimentos essenciais, no que diz respeito aos procedimentos bsicos que devem ser obedecidos antes que seja tentado utiliza-los e que so:
1- ESCOLHA 2 - LIMPEZA 3 - CONSAGRAO 4 - LIMPEZA 5 - PURIFICAO
Nesta palestra vamos falar sobre o essencial no que tange ao primeiro item. ESCOLHA DO CRISTAL: pessoa deve conhecer o poder dos cristais, o que eles significam e assim ter condies de escolher os cristais de que necessita de acordo com a finalidade pretendida.

Primeiramente a

Depois de se conhecer as classificaes mais comuns com as respectivas funes


adquiri-lo.

a pessoa deve saber como

Existe no meio esotrico o seguinte ditado: No a pessoa que escolhe o cristal e sim este quem escolhe a
pessoa. Isto parece tratar-se de uma quimera, mas se atentarmos para o fato de quer os cristais quer a pessoa so estruturas ressonantes, indubitavelmente cumpre-se a lei da ressonncia. Uma pessoa, portanto, diante de um cristal pode entrar ou no em ressonncia com ele e sendo assim no h nada de estranho que ela sinta-se atrada por um deles.

Esse processo de atrao se efetiva por etapas. De incio a pessoa antes de ser atrada diretamente sem que o saiba ao ver um livro ou o anuncio de uma palestra sobre o assunto, sente vontade de ver do que se trata. A partir da ocorre numa segunda etapa que compreende o desejo de conhecer um cristal mais de perto, de manipular um deles, de efetivar algumas experincia e mesmo de possuir um. Ao iniciando na magia dos cristais ensinado que no se deve ter pressa em adquirir uma dessas pedras,
e que quanto menor for a pressa e mais intenso o desejo de saber, mais facilmente um cristal chegar s suas mos. Isto pode acontecer por meio de um presente que a pessoa recebe, ou o contacto aparentemente casual com um vendedor, uma loja, ou mesmo acha-lo jogado em algum lugar. Diz S. Holbeche: As vezes ele nos presenteado, s vezes o encontramos por acaso, s vezes o adquirimos. No escolhemos o nosso primeiro cristal ele que nos escolhe . Continua assim falando o Iniciado: Os cristais cantam e falam. Quando um deles quer vir at voc ele brilha e cintila. Dizem: olhe para mim, estou aqui. Pegue-me, pegue-me, pegue-me.

47

Fala a Tradio herdada da Atlntida e ensinada pela Ordem Cltica, atravs do Dr. Randalll N. Baer e Vichi
Vittitow Baer, em linguagem atualizada: Os cristais so sementes de totalidade, contendo vibrantes cpias de perfeio, que as pessoas podem usar para descobrir seus prprios e singulares caminhos espirais de totalidade.

So

como caminhos vibrantes de Luz espraiada, conectando as muitas Manses da Casa do Pai. Atravs da a velocidades quase infinitas

totalidade de criao descobrimos nosso prprio Eu refletido nas infinitas faces do Cristal-Luz Vivo. Esta Luz realidade nada mais existe. Quando foi proclamado: Faa-se a Luz, a Luz Viva projetou-se evidenciando uma Sntese de Luz Total nas ilimitadas dimenses do Cosmos. Os cristais, como mensageiros de Luz, detm as chaves para recuperar a nossa individual e coletiva Cano dos Cus , nosso caminho evolutivo es piral de ascenso aos mais elevados reinos de nossa herana divina. A Mente Universal. O eu Sou o Que Sou, impregna cada partcula de criao, inspirando assim cada nvel de existncia com a Divina Inteligncia. O universo, de cada tomo unidade coletiva do Todo, pode ser perfeitamente visto como uma Grande Mente, cada parte sendo um todo em si mesma e, ao mesmo tempo, cada aspecto participando da sntese de Luz-Total do Todo. O reflexo da Divina Inteligncia pode ser visto desde os magnficos padres espirais das supergalxias complexa dinmica da evoluo humana e harmonia matematicamente exata do mundo subatmico. O micro e o macrocosmo so um nica, todos os nveis exprimem a Mente Universal atravs do reflexo cristalino da totalidade pelas infinitas camadas de manifestao. Realmente, vivemos num Universo mltiplo e nico O.C. Os cristais entram em sua vida de maneias mgicas e misteriosas. Fazem as suas prprias leis. Quando a pessoa escolhe um deles e correspondida, normalmente ela sente um impulso interior que quase irresistvel. Se, ento, tocar o cristal, ir sentir-se ligado a ele e ter muita dificuldade em resistir tentao de lev-lo para casa. Este pode ser o incio de um relacionamento que vai tornar a sua vida mais feliz e saudvel.

Se

algo inusitado no acontecer que leve a pessoa a reencontrar um cristal, ou seja, se ela adquire numa loja

especializada, ento o primeiro cristal a ser adquirido deve ser de quartzo simples, de um ponto, de terminao nica, pois prefervel comear com o cristal de quartzo do que com pedras coloridas, pois, como analogia, podemos dizer que elas atuam como especialistas, cada qual dominando uma determinada funo. Por exemplo, na rea de cura cada tipo de pedra tem energias mais especificas. Reportando-nos ao cristal de quartzo podemos dizer que exerce a funo como a de um clnico geral, aquele mdico da famlia, que sabe de tudo um pouco, enquanto uma pedra colorida ou de forma complexa exerce a funo de especialista.

o primeiro cristal, deve-se procurar revendedor honesto, lojas de jias e pedras preciosas para turistas, ou de produtos esotricos, facilmente encontradas nas grandes capitais, ou at mesmo que atendem por reembolso postal. No livro A Magia dos Cristais, Gary Richman recomenda que a compra do nosso primeiro cristal seja um cristal de quartzo com um ponto, dando-se preferencia a um que caiba na mo e que no seja pesado. A escolha de um cristal fundamentalmente intuitivo e a partir do qual se pode iniciar uma fascinante jornada na explorao dos aspectos sutis do reinado dos cristais. Deve-se neste processo obedecer aos seis preceitos, especialmente no ter pressa e ter perseverana pois o cristal pessoal pode no estar presente naquele lugar exatamente. Evidentemente no se deve ter pressa na hora de escolher um cristal; devendo-se proceder com ateno e prudncia para que a partir disto possa ser estabelecido um elevado grau de objetividade visando necessria ligao energtica. Afim de que se possa sentir qual o cristal que mais tem afinidade conosco alm da forma mais

Para adquirir

48

atraente, primeiramente deve-se observar o brilho caracterstico de cada um. Depois, passar as palmas das mos sobre eles movimentando-as vagarosamente e seguindo o sentido do movimento de rotao da terra e, ao mesmo tempo, procurando sentir a vibrao que emite. Neste processo um dos cristais, mais intensamente que outros, dever se destacar graas a energia que emitem e a ressonncia que se estabelece com a energia pessoal, o que percebido como uma espcie de formigamento, uma mudana de temperatura nas mos, ou de algum tipo sutil de percepo ttil ou mesmo o aparecimento de uma intuio. Quando se empreende uma busca sincera normal os cristais vibrarem e aquele que adequado uma pessoa haver por certo ressonncia permitindo que haja a identificao. Vemos que as maneiras de busca so bem peculiares e prpria de cada um mas, em linhas gerais, pode ser feito tambm da seguinte forma: Fechar os olhos e meditar em silncio por alguns momentos sobre o nosso propsito e pegar a primeira das pedras pela qual mais tenha se sentido atrado. Com este propsito diz Geoffrey Gayte: Deslize a mo sobre todas as pedras sua disposio. Voc vai descobrir aquela que gruda em sua mo como se ela fosse melada ou coberta de cola. Esta a pedra..

Olhando para um grupo de cristais a pessoa poder perceber que eles emitem um brilho caracterstico e por ela j nessa primeira observao sente-se atrada por um deles. O processo de escolha bem mais fcil para uma pessoa que tenha alguns tipos de sensibilidade, como um rabdomante, por exemplo. O sensitivo percebe bem mais facilmente as vibraes dos ambientes e das coisas e assim com muito mais clareza a de um cristal. O cristal certo emite uma vibrao mais afinada com a pessoa adequada, uma energia que ela sente como um formigamento, um calor nas mos, ou alguma forma de percepo ttil, ou ainda um sentimento intuitivo de que aquele o cristal e no outra o que deve possuir. Algumas vezes o cristal chega at pessoa de forma to inusitadas que parece confirmar o que dito a respeito da escolha: No a pessoa que escolhe o cristal mas sim o cristal quem escolhe a pessoa. Uma pessoa bem intuitiva pode simples e diretamente perguntar aos cristais sobre aquele que quer ir consigo, e imediatamente obter a resposta.

49

LIMPEZA E PURIFICAO DE CRISTAIS.


SE O VASO NO ESTIVER LIMPO TUDO QUANTO NELE PUSERES AZEDAR.

HORCIO
1997 - 3350

T E M A 0.6 6 0

Depois do estudo preliminar e superficial que fizemos a respeito dos cristais vamos continuar trazendo algumas
informaes no que diz respeito limpeza que devemos dispensar-lhes.

Os cristais por natureza so as estruturas materiais mais aptas conservao de registros. Numa palestra bem
anterior dissemos que todas as ocorrncias ficam gravadas no ambiente, nas coisas que estejam suficientemente prximas, e tambm no tempo, processo este que tambm chamado de Registro Aksico.

Um objeto qualquer que estiver num ambiente ou em contacto com uma pessoa tende a reter em si, em menor ou maior grau, os registros daquelas ocorrncias. Um objeto pessoal retm registros das caractersticas da pessoa com que haja estado em contacto, muitas das vezes no sendo sequer preciso um contacto direto. Naturalmente a capacidade de registro varia de coisa para coisa, de material para material; h substancias que so altamente eficientes nesse sentido e outras menos, embora todas elas registrem. Nisto se baseia a psicometria, tambm chamada de vibroturgia, captulo estudado em parapsicologia e j por nos comentado. Podemos dizer que entre todos, a matria slida, sem duvidas, so os cristais aqueles que mais efetivamente registram eventos a que estejam prximos. Sendo assim ao se adquirir um cristal h grande possibilidade de que eles esteja muito impregnado de registros pretritos; na realidade uns mais e outros menos. nesta capacidade que se baseia um dos sistemas de classificao que denomina os cristais de registradores, biblioteca, arquivistas, guardies do tempo, etc. Alguns cristais praticamente no mantm registros, mas mesmo assim no esto totalmente isentos de conterem algumas informaes. Um cristal pode reter informaes desde remotas eras, por isso temos que trat-lo como se fosse um gigantesco banco de dados. Normalmente quando a pessoa adquire um cristal ela tem em mira uma finalidade esotrica, ou seja, a efetivao de algum tipo de trabalho. Sendo assim necessrio limp-lo previamente visando deix-lo totalmente apto a reter com preciso a programao a ser nele infundida. Portanto, de incio deve-se proceder a limpeza e depois a programao pretendida.6 Por outro lado, um cristal , mesmo que inicialmente haja sido limpo, ainda assim com o passar do tempo ele acaba por acumular energia e programaes negativas. Isto se deve sensibilidade que tm s influncias energticas, tais como poluio eletrnica, formas pensamento, sentimentos, emoes e assim por diante. Por este motivo um cristal pode conter muita negatividade. Os registros comuns no chegam a ser feitos nas camadas mais profundas do cristal, somente as camadas mais
superficiais so afetadas pelas citadas poluies naturais e ambientais. Mas, na realidade o nvel atingido pela gravao em um cristal depende muito da capacidade mental da pessoa. Na natureza as gravaes no chegam a afetar as camada profundas do cristal, e assim tambm o simples contacto de uma pessoa, mas quando trabalhado intencionalmente a programao pode atingir nveis mais profundos chegando at mesmo a invalid-lo. Num caso assim o simples limpar por meio dos procedimentos simples que veremos nesta palestra no basta, sendo, ento, preciso a atuao que veremos nesta palestra, mas sim uma desprogramao efetivada por um a pessoa hbil, ou seja, que tenha acentuada capacidade de atuar.
6

Em Informtico isto eqivale a apagar - formatar - regravar.

50 Usemos uma analogia, em informtica, em alguns casos basta apagar ( deletar ) os arquivos suprfluos ou indesejveis, mas h casos em que se faz imperioso a formatao, isto , apagar totalmente os vestgios de gravaes anteriores em nveis no apenas superficial, no apenas em nvel de formatao lgica e sim de formatao fsica.

disso, devemos proceder a limpeza do cristal no apenas ao adquiri-lo mas tambm depois de algum tempo de uso. Na realidade em decorrncia da capacidade que ele tem de registrar inmeras coisas de bom alvitre limp-lo com relativa freqncia. TCNICAS DE LIMPEZA

Sabendo

A limpeza de um cristal pode ser feito num recipiente ou no. Quando for usado um recipiente
este deve ser de porcelana ou de qualquer outro material, exceto alumnio, cobre e chumbo. Preparar uma soluo de gua com sal grosso, de sal marinho natural, ou quando se desejar uma limpeza mais intensa usar de preferncia gua do mar. Eis os meios mais usuais de limpeza dos cristais, segundo vrios estudiosos. Pode ser usado um dos seguintes. 1) Colocar em gua com sal grosso, por 24 horas 48 h. em gua do mar 2) Mergulhar em sal grosso, por 24 a 48 h.; 3) Enterrar no cho, por 2 a 7 dias; 4) Enterrar em barro, por 3 a 5 dias; 5) Mergulhar em gua corrente - rios, riachos, ( no poludos) especialmente em cachoeiras de 5 a 7 dias; 7) Defumar com certas plantas, como slvia, alecrim, arruda e outros se sabendo que entre todos, o mais importante a artemsia. 7 Citam-se diversos tipos de incensos que tm a capacidade de limpeza. Depois da defumao o cristal deve ser lavado em gua corrente limpa. Acende-se o incenso preferido soprando-o sobre ele de modo a defurnar todas as suas faces Na escolha de um incenso deve-se ter em vista que ao mesmo tempo em que a limpeza procedida o cristal pode ser sensibilizado mais intensamente para uma determinada finalidade e sendo assim pesa o tipo de incenso a ser usado. Os incensos tm propriedades prprias, capacidades especficas, e exatamente isto que deve ser considerado. Existem muitos incensos negativos vendidos em casas especializadas no ramo. Vemos muitas pessoas usarem incensos sem o devido conhecimento e disto est sujeito advir algum resultado inverso ao esperado.

8)

Cachoeira, mar, rio - A gua corrente de uma cachoeira, de um rio no poludo e do mar libera o cristal de

impurezas energticas

9) Colocao em contacto direto com outros cristais, especialmente do tipo aglomerado, conhecidos pelo nome de drusa ( Vide fig. ). Esse tipo de cristal o mais eficiente quando se pretende proceder a limpeza de energia negativas, quer da pessoa, quer de um ambiente. Um drusa tem grande capacidade de limpar outros cristais. A arte de limpeza dos cristais e pedras em geral compe um captulo importante e extenso da cincia dos cristais. No passado viveram na terra grandes mestres nesta arte. Sem falar em alguns deles que viveram na Atlntida queremos apenas lembrar, no atual Ciclo de Civilizao, o Mestre San
7

Nos temas referentes aos espelhos falamos da artemsia. Trata-se de um vegetal com poderes bem conhecidos, contudo ele ainda reserva propriedades ainda desconhecidas.

51

Germain. Trata-se, sem dvidas de um Mestre altamente conhecedor das pedras preciosas em geral, entre muitas outras coisas. Normalmente ele fazia limpeza de defeitos em diamantes e em outros tipos de pedras, retirava delas manchas ( jaas ). Mas na realidade o seu conhecimento era to elevado que no somente os limpava fisicamente mas tambm os energisaval a um inconcebvel nvel de positividade. Agora vejamos um recomendao bem importante. Depois da limpeza, um cristal ao ser retirada da gua ou da terra onde se procedeu a purificao no deve ser enxugado com pano, u algo semelhante, deve-se deixar que seque naturalmente. prefervel deix-lo secar ao Sol durante alguns minutos. Alm desses meios afirmam ser possvel a limpeza a partir de mentalizaes. Ento a pessoa deve manter a mente livre de qualquer tipo de pensamento negativo e assim visualizar um raio de luz branca atravessando o cristal, podendo neste momento pronunciar uma pedido sincero, e at mesmo emitir um comando do tipo Desejo e ordeno que esta pedra se autolimpe e procurar visualizar a energia negativa saindo da pedra e permanecendo o que for puro. Mas este tipo de procedimento muito usado tambm na energizao. Via de regra os autores no falam de um processo fundamental em tudo o compete ao mundo dos cristais. Trata-se da interao dos cristais com os elementais, com aquelas formas de conscincias ligadas terra, os simpticos gnomos. Eles tm uma dedicao imensa aos cristais e podemos dizer que sabendo lidar com essas foras da natureza facilmente se potencial muitas vezes os resultados. Existem cristais que pertencem uma categoria bem especial chamada de Cristais Dvicos ( Crystal Temple Devic ). Funcionam como um dos portais atravs dos quais os Devas podem mais facilmente entrar em contacto com o plano fsico. O que interessante, trata-se de um tipo incomum de cristal que s chegam s mos de pessoas que tenham o devido merecimento. Isto lgico porque sendo altamente poderosos no haveria sentido algum uma pessoa negativa possu-los e muito menos ainda entrar em contacto com um Devas. Este comentrio complementar visa dizer que uma pessoa que haja desenvolvido em si a capacidade de contactar com o mundo dos elementais da terra, ao lidar com os cristais, contar o auxlio altamente eficiente de um Elemental da Terra quando pretender limpar, energizar, programar, e especialmente atuar com um cristal.

DRUSA

52

ENERGIZAO DOS CRISTAIS


A MENTE UNIVERSAL, O SOU O QUEM SOU, IMPREGNA CADA PARTCULA DE CRIAO, INSPIRANDO ASSIM CADA NVEL DE EXISTNCIA COM A DIVINA INTELIGNCIA .

RANDAL N. BAER.
1997 - 3350

T E M A 0.6 6 1

Depois de devidamente limpo o cristal para ser usado com eficincia deve ser
processo de supri-lo energeticamente afim de que ele possa melhor vir a ser programado.

energizado, que consiste num

Enquanto os espelhos, conforme vimos em temas anteriores, so mais relacionados com a Lua, os cristais o so
com o Sol, mas no existe a ausncia de uma das polaridades respectivamente, apenas um predomnio ( vide o Tei-Gi ) de uma delas. Em outras palavras, embora as duas polaridades sempre estejam presentes em tudo, conforme nos mostra a Lei do TAO, na utilizao dos cristais predomina a poderosa energia masculina do sol, muito embora tambm, em menor grau, a energia mais intuitiva e feminina Lua, ocorrendo exatamente o inverso no que diz respeito aos espelhos, j estudados em outras palestras.

Segundo o que dissemos, quer os espelhos, quer os cristais podem ser usados numa operao de natureza masculina ou feminina, mas evidentemente bem mais fcil operar com os cristais quando o objectivo que se pretende chegar situa-se a nvel masculino. Mas isto no quer dizer que numa atividade de polaridade feminina, passiva, no se possa usar cristais. Isto perfeitamente vivel desde que nele esto presentes as duas polaridades. Agora chegamos num ponto que fcil se entender o seguinte: Quando se pretende usar um espelho mgico numa
atuao a nvel masculino, a sua consagrao e energizao deve ser direciona ao Sol, obedecer, por assim dizer, a uma energizao e consagrao segundo um ritual solar.

Agora convenhamos, bem mais simples usar nua atividade a nvel masculino um cristal do que um espelho,
acontecendo, exatamente o inverso em se tratando de uma ao feminina. O cristal responde melhor energia do Sol, enquanto o espelho a da Lua. Quando um mago necessita de um instrumento ambivalente deve, ento, usar um espelho mgico de cristal, pois assim pois ele encerra em equilbrio as duas capacidades e assim sendo atende melhor a trabalho pretendido.

Feito estas consideraes preliminares vamos dizer, fundamental que um cristal, aps uma devida limpeza, seja energeticamente carregado. Parece at uma insensatez se falar em carregar energeticamente um cristal e uma pessoa menos preparada poderia at se expressar assim: Isto no existe, pura fantasia estes queremos lembrar que os dispositivos - chips e outros - usados em computadores, so basicamente cristais e afim de que possam funcionar eles devem ser engrazados e depois devidamente programados. Sem isto de forma alguma cumprem a misso funcional a que se nos destinam diversos aparelhos. Vejamos, ento os processos mais simples citado pelos autores:
Enterrar o cristal de 3 a 24 h. O contacto com a terra energizante, sendo este o tipo de energizao mais particularmente indicado nos trabalhos que utilizam a energia telrica. O local deve ser de preferencia um bosque, uma floresta, ou mesmo um jardim. muito importante a escolha do local onde o cristal deve ser enterrado a fim de ser energizado. Deve ser escolhido um lugar o mais natural possvel pois na terra existem miriades de pequenos cristais, cada um deles tendo uma programao prpria cuja natureza se desconhece. possvel eles conterem programas adquiridos atravs dos anos, portanto carregados, programados mesmo que no intencionalmente, com cargas altamente negativas. Mesmo em se tratando

53 de um jardim, possvel ali no ser um local ideal, est sujeito a no ser um bom local desde que ali hajam existido casas antigas onde no est livre de haverem ocorridos os mais diferentes tipos de dramas existenciais; presdios, cemitrios, hospitais, e uma serie enorme de eventos que impregnaram aquele ambiente. Desta forma o cristal posto para ser energizado, alm da energia, certamente incorpora tambm as mensagens contidas. Em outras palavras, se contagiar com tudo aquilo que estiver gravado nos minsculos cristais contidos naquele lugar. Expor o cristal aos elementos da natureza, uma tempestade com bastante vento, chuva, relmpagos e nevascas. Os elementos da natureza tm uma enorme quantidade disponvel de energia que o cristal assimila perfeitamente; Energizao manual - Segurar o cristal entre as mos e gir-lo at esquent-lo, mentalizando a passem da energia de si para o cristal. Energizao pelo sopro - Soprar sobre o cristal. Deve-se inspirar profundamente o ar retendo-o pelo mximo de tempo que no lhe seja incmodo a fim de reter o mximo possvel de Prana, , Mentalizar a captao do prana, sobrar sobre o cristal visualizando o fluxo de energia branca e pura direcionando-se e sendo fixada pelo cristal. Exposio ao Sol: expor o cristal diretamente na luz do Sol, por algumas horas. Bem importante que seja nas trs primeiras horas aps o nascer do Sol. O cristal estar preparado para receber uma programao masculina, ativa. Exposio Lua: Expor o cristal durante toda noite aos raios de Luz da Lua, especialmente da fase crescente at a cheia. Energisa o cristal com energia mais feminina, mais intuitiva. Sol/Lua: Um energizao polivalente. Expor o cristal aos raios da lua durante a noite e na manh seguinte aos raios do Sol nas primeiras horas da manh. Uso de Drusas: Colocar cristal sobre uma drusa por no mnimo trs horas. A drusa, alm de limp-lo, simultaneamente carrega-o. Exposio s cores. Colocar o cristal sob um feixe de raios coloridos, ou seja, a um espectro de cores. Isto pode ser feito com o auxlio de um prisma para decomposio da luz branca num espectro de sete cores ( Arco ris ). No se dispondo de um prisma para essa finalidade, pode ser usado tambm, mesmo que menos eficientemente, a projeo sobre o cristal a ser energizado um feixe de cores transmitidas por uma parelho qualquer, como um projetor de slides ou pela passagem por ou vidros coloridos.

No basta apenas a energizao para que o cristal venha a exercer a sua melhor atividade; preciso, tambm,
ativ-lo devidamente. A ativao consiste em estimular reas do cristal que esto sujeita a permanecerem silenciosas.

Na maioria dos cristais, a dinmica energtica no completamente operacional, ou seja, o cristal pode estar
parcialmente inativado, menos apto, portanto, para receber e a processar as programaes a que lhes forem direcionadas. Em tais casos tornam-se preciosos determinados estmulos para torn-los susceptveis a um funcionamento o mais eficiente possvel

Enquanto a energizao envolve o armazenamento de uma carga energtica ( como se fosse uma bateria ) a ativao refere-se ativao de reas inativas do espectro energtico do cristal. Entre os mtodos mais usais podemos destacar:
Exposio a outros cristais: colocar o cristal em torno de um crculo formado por vrios outros cristais devidamente energizados com as pontas voltadas para o centro onde deve estar localizado o cristal a ser ativado. Prefervel ser feito isto num ambiente livre, tanto ou quanto natural afim de que seja evitado as impregnaes ambientais. Manter por 24 a 48 horas. H grande vantagem que isto seja feito expondo o cristal a luz do Sol e da Lua durante 48 h. Em mdia. Locais de Poder. J falamos muitos nos locais de fora, em pontos de poder, quando falamos das foras telricas. Assim o cristal pode ser colocado nesse pontos energticos onde ao mesmo tempo ser

54 energizado e ativado ao mesmo tempo. Estrutura geomtricas: Tem grande importncia colocar o cristal dentro de um slido geomtrico de poder, tais como um cone, ou especialmente uma pirmide e ainda mais o situando no ponto especial de energizao.

Neste item podemos utilizar uma gama bastante grande de meios conhecidos por todos aqueles que costumam
lidar com energia. Assim sendo, tudo o que dissemos nas palestras sobre energia telrica, sobre Energia Chi aplicvel aos cristais. Na realidade no se pode separar as duas coisas desde que existe uma imensa interdependncia. As foras telricas tm muito haver com os cristais e vice-versa. Por esta e outras razes tudo isto faz parte dos ensinamentos de algumas Escolas Iniciticas srias, de Confrarias e Ordens idneas, especialmente aquelas baseadas na cultura da Atlntida.

55

CONSAGRAO DE CRISTAIS
PELA INDECISO QUE SE PERDEM AS OPORTUNIDADES.

PUBLLIO SIRO
1997 - 3350

T E M A 0.6 6 2

cristais podem servir como auxiliares e ferramentas da mxima importncia em diversas atividades mentais e esotricas, tais como meditao, limpeza da aura, abertura de conscincia e visualizao do passado, contacto com outras formas de conscincia, tais como Avatares e normalmente com os Devas e demais Elementais da natureza. Mas, para que um cristal possa funcionar com eficincia preciso o atendimento de algumas condies, como sejam, a limpeza, energizao, consagrao e programao. J falamos dos mtodos de limpeza e de energizao mais usuais, nesta palestra vamos falar da programao e consagrao. Sabendo-se que o cristal uma estrutura material da mais alta susceptibilidade para interagir com vibraes podemos sentir que antes de uma nova gravao eles possam ser devidamente preparados, adequados, para especializ-lo de alguma forma, do contrario pegariam muitas coisas desnecessrias. Quando falamos em temas bem anteriores sobre corpos intermedirios e sobre as doenas, mostramos a importncia de se proteger o corpo energtico contra as impregnaes por energias esprias. O que dissemos ento vale tambm em se tratando de um cristal. Por ser altamente responsivo s vibraes preciso bloque-lo contra registros esprios. Assim sendo quando se dispe de um cristal preciso, alm de limp-lo tambm adequ-lo para uma determinada finalidade. Este processo constitui-se aquilo que conhecido pelo nome de consagrao do cristal. Consagrar um cristal significa proteg-lo contra registros indesejados, que consiste em dot-lo de algo como se fosse uma couraa protetora. possvel, atravs de processo me ntal, ser feito um registro energtico que funcione como uma aura protetora. Vale salientar que essa aura constituda pela energia do prprio cristal e no algo direcionado pela mente. Esta apenas comanda o processo, que em alguns casos requer certo ritual. Sem uma aura protetora o cristal, dependendo do tipo, est sujeito a registar uma gama elevada de dados que, em sua maioria, no interessam ou at mesmo sejam inoportunos. Agora vejamos em que consiste o ato da consagrao. Inicialmente a pessoa deve saber o que est pretendendo obter, e a seguir imaginar a finalidade a que ele destina. Com este fim deve visualizar o cristal emitindo raios que cumprem o objetivo almejado. Por exemplo, se estiver sendo consagrado

Os

56

para curar deve-se visualiz-lo irradiando somente energia de cura e simultaneamente refletindo irradiaes que cheguem at ele como se fosse um espelho. O outro passo apresent-lo a uma determinada fora da natureza, isto constitui precisamente a consagrao. Usemos alguns exemplos de consagrao. Suponhamos que pretendemos um cristal para ser usado como meio de percepo. Neste caso ele deve ser consagrado Lua, e assim sendo deve ser submetido ao da Luz da Lua. Se for para exercer atividades irradiativas ele pode, por exemplo, ser consagrado ao Sol. Para isto deve receber os raios de Luz do Sol da manh. Deix-lo exposto aos raios solares durante cerca de 3 horas enquanto a pessoa faz a mentalizao do cristal sendo envolvido pela energia de polaridade ativa, masculina, caracterstica do Sol. O processo mencionado parece idntico ao da energizao, mas no exatamente igual, pois aqui h a visualizao de um escudo protetor. A energizao tem por objectivo carregar energeticamente o cristal (carregar a bateria) enquanto a consagrao consiste em dotar de um direcionamento para a atividade especifica na qual ele ser usado. Por exemplo, se um cristal for consagrado para a cura deve-se visualiz-lo recebendo energia e fixando-a como se fosse um acumulador capaz de descarregar essa energia quando for devidamente comandado num tratamento. Um cristal a ser usado para visualizaes normalmente deve ser consagrado a uma fonte natural de luz como, por exemplo, o Sol. Portanto, para isto ele deve ser submetido ao dos raios solares, ou outra fonte de Luz natural e nesse processo a pessoa deve visualiz-lo sendo banhado por luz. V-lo como uma superfcie refletora da absorvendo os pensamentos da pessoa e imagens formando-se em sua superfcie. Agora vejamos o seguinte; basicamente os cristais pertencem ao Elemento Terra e por isto neles atuam os Elementais da Terra comandados pelo seu rei conhecido pelo nome de Ghob. J descrevemos uma iniciao ao nvel do Elemento Terra. Este elemento est diretamente ligado ao mundo dos cristais, por isto numa Iniciao ao Elemento Terra pode se apresentar Ghob. Numa das etapas dessa iniciao o iniciando v-se diante do Rei do Elemento Terra quando Ghob levanta-se e manda que o iniciando tambm o faa. Fecha uma esmeralda na mo e com a outra mo pega a do iniciando com a palma voltada para cima. Ghob abre a mo em que estava contido a esmeralda e em vez desta apresenta-se uma esfera de cristal. Olhando para a esfera o iniciando percebe impressas nela as metas para o planeta Terra. Em decorrncia dessa ligao entre os cristais e os Elementais Terra quando se pretende consagrar um cristal seja para que finalidade for bom que, alem de outras visualizaes faa-se uma consagrao a Ghob. Pea a esse Devas que d poderes ao cristal e prometa-lhe que s o usar para o bem. Sendo o cristal o nvel mais alto da matria densa naturalmente de uma formar mais genrica ele deve ser consagrado ao Devas especifico. Numa fase seguinte pode-se tambm consagr-lo a um outro Devas. Como os Elementais da terra so de vrias naturezas, conforme o uso que se pretenda fazer de um cristal deve-se no ato da consagrao invocar os tipos de Elementais mais adequados funo pretendida. Quando se pretende a contribuio de um elemental na consagrao de um cristal deve-se efetivar o ritual em um local relativamente isolado onde mais fcil o estabelecimento da comunicao com os Seres da Natureza Terra, pedindo-lhes que se encarreguem do processo de energizao e efetivao. Isto importante porque os Elementais conhecem muito melhor o processo de manipulao

57

da energia do elemento terra do que as pessoas humanas. Aps a pessoa ter estabelecido um lao de amizade com os Elementais eles por certo, em se tratando de gnios, passveis de serem comandados, efetivaro o processo de consagrao. Mas, afim de que esse comando seja efetivado, preciso que a pessoa tenha afinidade com o gnio, que j tenha uma ligao com os Elementais. Uma pessoa que no acredite neles, que desdenhe deles, que os ignore, que os ridicularize, e coisas assim, no fcil poder contar com a colaborao, especialmente na consagrao de um espelho ou de um cristal, pois, mesmo que os Elementais possam ser comandados, mesmo que no tenham um querer individualizado, eles em primeiro nvel obedecem ao querer do Devas do elemento, do Rei do elemento. Num certo sentido um gnio atua como uma fora cega, com certo nvel de automatismo. Por exemplo, estabelecendo-se as devidas condies o elemento age, sendo assim uma pessoa pode provocar um incndio desde que o fogo indepentemente da inteno da pessoa. Mas vale ento a seguinte indagao: Se, para que os Elementais obedeam a uma pessoa, tem que existir certo nvel de reciprocidade, ento como pode ocorrer um incndio indesejado? Os Elementais de um elemento so obedientes ao Devas correspondente e um Devas no uma fora cega, tem discernimento e querer mentis, portanto como comandam uma ao negativa? Havendo os Elementais do Fogo, e mesmo o Devas do Fogo, como possvel isto acontecer se o Devas no inconsciente e nem uma fora negativa? - Afim de que isto possa ser devidamente esclarecido preciso que nos lembremos de que toda manifestao stupla. Por esta razo vivel provocar intencionalmente um incndio criminoso desde que a atuao seja um dos nveis mais inferiores do fogo, mas jamais a partir dos nveis superiores, ou seja, a partir de onde atuam os Devas e mesmo os Elementais correspondentes. Para dirrimir dvidas a respeito do que dissemos, vejamos que Deus por certo comanda todo o Universo, mas nem por isto deixam de ocorrer aes e manifestaes negativas neste. exatamente nisto que reside a negatividade das coisas, por isto que parte da criao naturalmente negativa, por ser ali possvel manifestaes negativas mesmo que o universo haja sido construirei por Deus. Isto vlido para quaisquer situaes, por existirem sete nveis que as coisas negativas esto sujeitas a ocorrerem onde as foras inferiores tm chance de agir. Podemos at dizer que a negatividade que determina a existncia do lado inferior das coisas. possvel provocar um incndio a partir dos 4 nveis inferiores do fogo, mas no a partir dos nveis superiores. Atuar nos planos elevados no fcil, pois se tem que contar com a ativao dos respectivos Elementais ou mesmo dos Devas. Por isto fcil provocar um incndio, mas no to fcil apag-lo. Ainda mais difcil comandar os nveis elevados do fogo, por isto os elementais por no serem de natureza material podem atender ao pedido, mas no obedecer s imposies das pessoas. Por isto no processo de consagrao de algo se pode pedir o auxilio dos elementais ou do Devas que sabem melhor que ns como trabalhar o elemento. Contudo, como todas as coisas tm o seu oposto a magia negra consagra objetos ao lado negativo da natureza. Isso feito atravs de foras satnicas. Em se tratando das coisas materiais a consagrao negativa mais fcil de ser efetivada do que a positiva, pois o mundo material predominantemente negativo, onde as coisas negativas so mais laveis que as positivas. No processo de consagrao importante que pessoa coloque o cristal num local adequado, na presena dos elementos da natureza que corresponda fora que se pretende. Por exemplo, quando se pretende consagr-lo ao Sol, ou Lua ou a um outro gnio da natureza. O cristal deve ser posto na presena do elemento. Por isto importante a pessoa conhecer as caractersticas esotricas do elemento

58

considerado. No caso particular da consagrao de um cristal deve-se segur-lo entre os dedos da mo direita apontando-o em direo ao terceiro olho (situa-se no centro da testa entre as sobrancelhas) visualizando a transmisso do pedido segundo a natureza daquilo que se pretende fazer com ele. Por exemplo, dizer mentalmente este um cristal que est sendo consagrado elemento (citar o nome), destinado tal funo e que deve registrar apenas o meu comando. Num processo de hipnose existe aquilo que conhecido como ordem ps hipntica que consiste no hipnotizador dar um comando para a pessoa que est sendo hipnotizada aps sair do transe execute automaticamente uma determinada ao. Por exemplo: Quando acorda sentir vontade de beber gua e pedira um colo de gua a tal pessoa. Tambm poderia o comando ser assim: Sempre que eu pronunciar tal palavra voc pedir um copo de gua algum. So muitos os tipos possveis de comandos ps hipnticos. Isto lembra o que consiste a consagrao esotrica de algo. Assim podemos dizer que o mesmo acontece com o cristal, ele pode ser preparado, induzido a executar um tipo especifico de ao, a atuar segundo uma fora da natureza, um elemento da natureza, ou mesmo a obedecer ao comando da pessoa. Um cristal consagrado a Lua passar a registrar praticamente s vibraes lunares; se ao Sol, basicamente as vibraes solares, e assim por diante. Um cristal consagrado Luz por certo ser um cristal para ser usado em operaes relativas ao lado feminino da natureza, aos processos dessa polaridade. Quando se intenta um objetivo ativo, Yang, masculino, a consagrao deve ser ao Sol, ou na expresso Dele, o fogo. Consagra-se o cristal diretamente ao Sol, ou aos Elementais do Fogo ou ao Devas do Fogo cujo nome Djinn, ou ao gnio do fogo Xang. No processo de consagrao ao Rei do Elemento Fogo, Djinn. Deve-se expor o cristal diante do fogo e invocar trs vezes o nome Djinn e trs vezes o nome Fohat. Quando se pretende um cristal com capacidade muito intensa e de dupla polaridade pode-se invocar Fohat e a seguir Zakti, visualizando o cristal como um Sol. Se a pessoa for mais experiente pode visualizar a imagem do Grande Sol de Abraxas. No tenham dvidas de que o cristal registrar poderes inerentes a essas foras, tornando-se bem mais adequado s atividades ativas que se pretenda iniciar. Por outro lado queremos dizer que qualquer cristal pode ser consagrado uma determinada finalidade, mas o cristal tanto mais eficiente quando a sua estrutura e forma foz especifica para o objetivo que se pretende. Por exemplo, quando se intenta visualizaes deve-se escolher um cristal de viso e consagr-lo Lua. Na realidade qualquer cristal pode ser consagrado e programado visando aes lunares, contudo funcionar com menor eficincia se no for do tipo adequado. 8

Tudo o que afirmamos com relao consagrao dos cristais vlido para os espelhos mgicos.

59

PROGRAMAO DE CRISTAIS
A MENTE O PODER SUPREM O, ORIGEM E COMANDO DE TUDO QUANTO H. 1997 - 3350

T E M A 0.6 6 3

consagrao, contudo existem diferenas. Com a consagrao o intento mais genrico, enquanto que na programao ele mais especfico, mais direcionado para um determinado fim. Cumprida as etapas de limpeza, de energizao e de consagrao, o cristal deve ser programado visando operacionalidade desejada. O uso esotrico dos cristais faz parte de antiqussimas tradies da humanidade. J eram utilizados pelas civilizaes grega, romana, egpcia, persa, hindu, chinesa, pelos sbios tibetanos, ndios, xams, vikings, celtas, fencios e, inclusive, toda a magia ocidental. As pessoas que mantm estreita relao com os cristais melhoram sua energia, brilho e fora pessoal, atingem um equilbrio energtico, pois esto sempre em sintonia com a natureza. Os astros em sua movimentao interceptam feixes de energia sideral e isto de certa forma afeta a Terra, desde o movimento das mars at a personalidade dos seres. Isto traz implicaes, a posio de um planeta no momento do nascimento de uma pessoa e isto fazem com que os corpos recm-nascidos recebam distintamente ondas e vibraes assim que comeam a respirar e como tal constitui a primeira aspirao da corrente csmica. Naquele momento a pessoa recebe o registro de um tipo de vibrao particular. Mas no so somente as pessoas que recebem essas ondas, as pedras preciosas e os minerais em estado mais evoludo na escala stupla do Elemento Terra so bons receptores desses raios planetrios especficos. A estrutura geomtrica das pedras preciosas permite a passagem de certos raios ou ondas atravs delas, enquanto outros raios so absorvidos e ou retidos no seu interior. Isso faz com que as molculas das pedras vibrem numa intensidade que pode entrar em ressonncia com diversas fontes de energia incluindo as ondas mentais das pessoas. Todos os cristais respondem instantaneamente ao intento da vontade da pessoa 9 que os usa, mas h sempre a possibilidade de que a capacidade da energia possa vir ser mal utilizada, ou mal dirigida, por isto um cristal jamais deve ser usado sem que a pessoa haja feito a devida limpeza, mas bom que esteja devidamente consagrado e programado para uma funo. Da mesma maneira da consagrao a pessoa deve programar o cristal para um operar segundo uma determinada finalidade. Consagrar e programar parece se tratar de uma mesma coisa, mas h diferenas bsicas. A consagrao um processo genrico atravs do qual o cristal torna-se no responsivo a determinadas
9

Num certo sentido o processo de programao assemelha-se

Registra o intento da pessoa, mas nem sempre nesse processo se pode contar com a participao dos elementais e Devas, conforme ficou explcito na palestra anterior.

60

categorias de programao e responsivo a outras. Por exemplo, um cristal consagrado Lua torna-se especializado em responder s atividades lunares. No poder, sem que novamente haja sido limpo, usado num processo mgico do tipo solar. Pela consagrao ele no impregnado com outros tipos de vibrao, estabelece-se, por assim, dizer um filtro especial visando uma classe de aes. Por sua vez, a programao especifica as capacidades do cristal. Por exemplo, um cristal consagrado cura pode ser programado visando curar uma determinada doena especfica. Como se v, a programao envolve uma especificidade bem maior, podendo chegar a ser especifico para uma finalidade bem precisa. A importncia disto que o cristal torna-se muito mais potente, pois os seus poderes estaro focalizados num nico objetivo. Agora vejamos de uma maneira singela como programar um cristal. Mentaliza-se o intento sobre o cristal, de preferencia colocando-o diante do terceiro olho. Quando a visualizao mental estiver bem efetivada ento deve ser mentalmente ordenado, ao cristal qual deve ser a sua finalidade. Pode-se mesmo verbalizar o intento pronunciando algo assim: Este o meu cristal para ( nome da finalidade ). Isto pode ser pronunciado diretamente ou ordenado aos elementais do cristal, este o um cristal que quero usar sua energia em tal funo ( nome da funo ). Na palestra anterior dissemos que bom que o processo de consagrao seja repetido algumas vezes, porm a programao requer um nmero bem maior de vezes afim de que o processo se efetive com bastante intensidade. No mnimo o processo deve ser repetido todos os dias durante uma semana. Quanto mais claro, objetivo e simples for o intento programado, melhores os efeitos atingidos. Um cristal para uso pessoal, isto um cristal que se pretende usar como adorno ou algo semelhante, no precisa ser programado, mas apenas consagrado, pois o que se espera dele uma ao genrica. Visando esta finalidade ele deve ser consagrado ao Sol e a Lua simultaneamente a fim de atender as duas polaridades da natureza. Para uso pessoal aconselhvel escolher um cristal de terminao nica. Pode ser usado como pingente, mas tambm carreg-lo num saquinho de couro, algodo, seda ou veludo. Pode ser usado em meditaes, quando se quer resolver algum problema pessoal e neste caso pode ser noite colocado debaixo do travesseiro ou bem prximo cabea. Se um cristal de uso pessoal quebra significa que houve uma intensa carga negativa que o atingiu e que possvel que tenha quebrado para proteger a pessoa substituindo-a. Assim sendo o que deve ser feito quanto ao cristal devolv-lo natureza, enterrando-o ou colocando-o dentro de um rio, lago ou mar, fazendo-o assim voltar ao seu mundo natural. Isto normalmente acontece quando uma carga negativa muito intensa tenta atingir a pessoa. Quando inexplicadamente ele simplesmente pode ser uma advertncia para algo que est energeticamente incidindo a pessoa, algo que aconteceu ou que est para acontecer. Ento mister se faz certa vigilncia e se necessrio uma mudana pessoal de posicionamento. No processo de visualizao na programao deve-se mentalizar o cristal refletindo as vibraes negativas e absorvendo as positivas. importante se visualizar a prpria imagem refletida no espelho e cercada por uma aureola de luz; uma imagem sadia, onde pensamentos negativos esto sendo refletidos de volta e as vibraes positivas penetrando-a. Tanto no processo da consagrao quanto no da programao bem importante mentalizar a presena da energia de Deus, mesmo vocalizar um dos Sagrados Nomes de Deus e pedir que a energia positiva se faa presente no cristal veiculado pelo elementar do mineral que estiver sendo consagrado. Na programao visualize um raio de energia indo do terceiro olho para o cristal, siga a energia e sinta como ela interage com o cristal. Siga o raio dentro do cristal at que se sinta como se

61

estivesse dentro dele, vendo trelias, ngulos, cores e sons. Expanda sua conscincia at que ela preencha todo o cristal e agora, visualize a energia sendo emitida num raio direcionado ao intento, quilo sobre o que deseja atuar com aquele tipo de cristal. Todos os eventos da natureza por serem vibratrios tm ressonncia com uma cor. Isto pode ser aproveitado visualizando-se o raio projetado do terceiro olho para o cristal exatamente com a cor correspondente ao intento. Pela prpria natureza j preexiste uma programao natural nos cristais, ou melhor, uma capacitao especfica. Isto quer dizer, conforme a natureza mineral do cristal ele antes de ser programado j traz certo grau de especificidade de atuao. Exemplos: A gata equilibra, estabiliza, e protege e acalma a mente; o mbar absorve a negatividade e equilibra as polaridades Yin e Yang10; a ametista tem poder curativo, estimula a intuio e a conscincia espiritual; a gua marinha est bem ligada ao Elemento gua e assim sendo estimula na pessoa as qualidades da personalidade gua ( descrito em temas anteriores ). A lista grande, pois cada mineral em sua forma cristalina encerra pr-qualidades. Isto torna mais fcil a programao, e consequentemente obtendo-se melhores e mais intensos resultados quando estabelecida uma correspondncia entre o intento e a prpria natureza do cristal.

10

Num caso de homossexualismo incipiente este o tipo de cristal ideal, pois equilibra as polaridades naturais da pessoa, permitindo que ocorra uma definio.

62

USO ESOTRICO DE CRISTAIS


TODO SER HUMANO O PRODUTO DA TOTALIDADE DO PASSADO DO MICROCOSMOS

NUCTEMERON - APOLNIO DE TIANA


1997 - 3350

T E M A 0.6 6 4

Nesta palestra apenas falaremos do uso de alguns cristais, pois falar detalhadamente sobre muitos deles seria preciso um imenso tratado ao objetivo de nossas palestras, e at mesmo porque aqueles que desejarem ampliar esse tipo de conhecimento quanto ao uso dessa maravilhosa fora da natureza podem dispor de vrios livros especializados. Mas, em se tratando de livros, deve-se ter certo cuidado porque existem livros que descrevem inverdades, fantasias; e tambm os que intencionalmente encerram intenes negativas, procurando levar a pessoa para caminhos indesejados. Por isto quando se for usar um cristal para um determinado fim preciso que se consulte mais de um autor para evitar que a orientao seja comum a vrios deles evitando-se assim a possibilidade de intencionalidade escusas. Segundo a cincia oficial, os cristais no so remdios, nem mquinas; no so inteligentes e no produzem
energias por si mesmo. Segundo alguns autores, no existem evidncias concretas, cientficas, mdicas ou psicolgicas, de que os eles aumentem a percepo, as faculdades intuitivas ou os poderes psquicos. Porm, existem dezenas de experincias pessoais que atestam essa capacidade. Por outro lado temos que levar em conta aquele pensamento mstico que diz o seguinte: A cincia no a dona da verdade absoluta nem dispe de todo o instrumental que seria necessrio para a anlise profunda de eventos que escapam a seus mtodos racionais.

Por isto deixamos a critrio de cada pessoa acreditar ou no nas propriedades esotricas dos cristais, das pedras semipreciosas ou preciosas. Desde pocas imemoriais os cristais so utilizados de diversos modos visando diversos fins. Atualmente esto redescobrindo os poderes quase ilimitados dos cristais e sendo assim vale considerar tais propriedades e cada pessoa testlas o quanto necessrio afim de que chegue a uma concluso prpria. Basicamente um cristal usado com um determinado fim, para atender a uma necessidade qualquer, ou seja, h um intento no uso que se pretende fazer de um cristal. Assim, no uso esotrico dos cristais deve-se ter em mira trs condies que so: A natureza do cristal, a preparao do cristal e o intento ( indicao). A natureza do cristal dita a capacitao, a sua menor ou maior efetividade para um determinado fim. Nisto tem
que ser considerado diversos fatores como caractersticas fsicas, forma, cor, brilho; e a natureza qumica do mineral ( tipo de mineral), a pureza, presena de impregnaes Este fatore correspondem programao, ou seja, relativa especificidade do cristal.

A preparao envolve as etapas de limpeza, consagrao e programao, conforme j descrevemos nos temas
anteriores.

O intento, por sua vez, significa a finalidade que se pretende objetivar com o uso do cristal. Isto envolve conhecer as indicaes, o como e para que eles possam ser teis. Saber se a finalidade diz respeito ao desenvolvimento de capacidades interiores, ou registros de eventos, ou tratamentos de sade e assim por diante. Vejamos as mais comuns indicaes de alguns cristais no que diz respeito sua natureza qumica. De incio queremos dizer que o cristal atualmente est sendo usado como adornos. Isto bom, mas deve-se ter em
mente a utilizao do tipo adequado ao intento e que no processo da lapidao as formas naturais no hajam sido

63 modificadas. QUARTZO:

Quando o quartzo se apresenta bem claro ele est mais ligado Elemento Fogo, mais Yang, masculino, portanto.
Isto quer dizer que nas operaes pode ser usado em todas s atividades ligadas ao Elemento Fogo, que j estudamos em temas anteriores quando tratamos dos Elementos da Natureza.

Nesta forma ele ativo, gerador e ativador de energia. o tipo mais indicado para tratamento de sade a distancia. Atravs dele visualiza-se a pessoa onde quer que ela esteja e direciona-se mentalmente o raio curador. No campo mdico pode ser usado em problemas de ouvido, dificuldades auditivas; e no lado psicolgico especialmente indicado para pessoas melindrosas, que so facilmente afetadas por crticas, que se fecham em si mesmas que se ofendem e afligem-se com injustias reais ou imaginarias. Assim como as placas de cristal em osciladores eletrnicos mantm estvel determinada freqncia energtica, o cristal de quartzo ajuda a estabilizar a dinmica energtica de toda a aura, por isto serve de canalizao da energia pessoal com os planos elevados da existncia, pode facilitar a ligao com o Eu Superior. por isto que tende a proteger a pessoa contra influencias energticas negativas que posam chegar at ela, Um dos locais bom para o uso do cristal ao nvel da glndula Timo situado altura do meio do esterno, do meio do trax ( centro do peito), pois ali ele vai atuar sobre o chacra cardaco como protetor energtico, e sobre o timo estimulando as defesas orgnicas desde que esta glndula tem papel relevante nas transformaes dos glbulos brancos responsveis pela defesa imunolgica do organismo. O Timo a glndula onde os glbulos brancos, especialmente os linfocitos, so preparados para cumprirem a misso de defensores imunolgicos do organismo. Pode-se preparar como remdio gua energizada pelos cristais. Esta gua energizada pode ser bebida e funcionar como remdio ( naturalmente imprescindvel a limpeza previa do cristal ). No deve ser colocado na mesma gua dois tipos de cristais diferentes, cada um deve ser usado separadamente. Os cristais do tipo de uma ponta, quando pendurados no pescoo com a ponta para baixo, agem energizando o corpo fsico, e tendem a levar a energia em direo descendente, e quando usada com a ponta para cima, a energia levada em direo ascendente, energizando o campo psquico. Por sua vez os de duas pontas, os dois processos ocorrem simultaneamente. O quartzo opaco, leitoso, tem natureza passiva, feminino, portanto estimula as qualidades femininas de uma pessoa. 11 o tipo mais usado para com a finalidade de energizar a aura. O quartzo fum tem muita ligao com a temtica da Atlntida, por isto comum apresentarem desenhos piramidais em sua superfcie. Aquele que estiver querendo estabelecer algum vnculo com aquela civilizao pode fazer uso desse tipo de cristal.
feminino, considerado como a me dos cristais. Sua ao calmante, relaxante, compassiva, acolhedora. Exerce grande atrao pelo sentimento de amor que irradia, pela energia relaxante, acalmadora. um pipo bem usado quando se pretende corrigir sentimentos de medo, de fobias, e mesmo dores. Diz respeito ao amor incondicional, ao perdo, a alegria. Organicamente tem a propriedade de aclamar e equilibrar o corao, bem como revitalizar a pele. Citamse casos de rejuvenescimentos aps alguns anos de uso do cristal rosa.

O quartzo rosa

Podemos dizer que


quartzo.

uma pessoa do sexo feminino sempre se beneficiara em usar um adereo com este tipo de

O quartzo cinza ou preto confere estabilidade, e auxilia a pessoa a enfrentar a sua prpria sombra ou negatividade. Quando a pessoa est lutando contra as sombras que a envolve, quando na obstinao, ela como que est impedido de ver a Luz e neste caso o quartzo cinza limpa aquele estado. O quartzo rutilado ( avermelhado ). Esta variedade encerra um grande manancial de energia, chegando muitas pessoas sensveis a afirmarem que ele zumbe, ou seja, emite um ceroto som que se assemelha a um zumbido de abelhas.
11

Diante de uma incipiente homossexualidade numa criana do sexo feminino de valia o uso do quartzo leitoso, pois estimular nela o seu lado Yin, feminino.

64

Este tipo de quartzo tem a capacidade de arrancar coisas ocultas da personalidade fazendo com que a pessoa se abra e se expresse com clareza. Bem usado em meditaes quando deve ser colocado ao nvel do terceiro olho, pois acentua grandemente a viso espiritual e clareia a mente confusa, aumentando acentuadamente o poder de concentrao para um determinado problema.
cristais de quartzo, segundo alguns estudiosos, podem ser classificados em quatro categorias: de cura; bibliotecrio; de meditao e reza; e professores. Nesta Era de Aqurios os cristais de cura por certo ocuparo um lugar de destaque no tratamento de muitas enfermidades, especialmente a nvel psquico, pois que a indicao dos cristais no diz respeito somente o lado fsico da pessoa, mas tambm o equilbrio da mente. Por sua vez os cristais bibliotecrios, chamados de cristais de memria so especiais no armazenamento de informaes ( bancos de dados. Selecionam e guardam registros sobre determinada poca ou rea do conhecimento, at mesmo de antes do surgimento do homem na Terra. Transmitem comunicao sonora e visual, alm de outras formas de vibraes e ondas de alta freqncia. Os cristais de meditao e reza destinam-se expanso da conscincia e at mesmo autocura. Ampliam energeticamente a aura abrindo a percepo s vibraes sutis criando assim condies propcias concentrao. Finalmente, temos os cristais professores, tambm chamados de xamnicos que tm propriedade de estimular as percepes extrasensoriais. Assim auxiliam a pessoa a alcanar revelaes pessoais, funcionando como guias no aprendizado inicitico. So os mais indicados nos momentos cruciais da vida, quando se fazem precisas mudanas radicais de vida, mas que a pessoa sente-se incapaz de procede-las. Clareia intuitivamente o discernimento pessoal. no aprendizado inicitico. Ainda, de acordo com Richman e Barbosa, pela combinao das caractersticas mencionadas um cristal professor pode ser tambm ser biblioteca e de cura, ou seja, ter mais de uma funo ao mesmo tempo.

Os

65

CRISTAIS BSICOS
NO PENSEIS QUE OS INICIADOS VO CORRER ATRS DE VS PARA VOS SERVIR COM SUAS FORAS E POSSIBILIDADES EM VOSSO ESTADO DIALTICO .

JANVAN RIJCKENBORGH.
1997 - 3350

T E M A 0.6 6 5

Todas as pedras, especialmente as de estrutura cristalina, alm do quartzo, todas as precisos e semipreciosas
encerram um forte poder esotrico.

Nesta palestra vamos mencionar algumas das mais usuais, e dizer que existem muitas publicaes a respeito de
uma grande quantidade de cristais das mais diversas naturezas qumicas. TURMALINA:

Trata-se de um cristal de grande ressonncia razo pela qual dizem ser capaz de resolver qualquer problema, pois
limpa, bloqueia, protege o corpo etrico ( corpo bioplasmtico ). Tambm refora a energia dos chacras e realinha a energia em todos os nveis do ser.

Dizem ser auto-reativa, isto , tem o poder de ir direto ao foco do problema mesmo que este aparentemente parea
no ter relao nenhuma com os sintomas apresentados.

uma pedra de cor mista, sendo a mais popular a combinao verde e rosa. Devido a capacidade de produzir
cargas negativas e positivas em qualquer extremidade, a turmalina uma pedra extraordinria para promover o equilbrio, e por isto pode estimular a comunicao e a cooperao entre foras opostas.

Muito verstil ela atua sobre mente e copo, embora no absorva ou conserve qualquer negatividade. A turmalina verde e rosa atuam como um equilibrador de polaridade e redirecionador das energias que possam estar congestionadas ou obstrudas. Tranqiliza o emocional e somaticamente atua sobre o sistema linftico e aparelho digestivo. Devido a atual transio pela qual a Terra est passando ela ser de grande importncia especialmente no que diz respeito ao equilbrio entre o lado feminino e masculino. Por seu poder equilibrador, esta pedra preciosa elimina incompreenses, fanatismos intolerncias, e coisas assim. Por tudo isto e ainda mais uma pedra valiosa para os prximos anos. Auxilia a pessoa a perdoar a si mesma, e aos outros, particularmente quando a pessoa demasiada sensvel s criticas e opinies dos outros, pois fortalece a personalidade sem incrementar o egosmo. o cristal de maior poder de equilibrar o fluxo entre mente/espirito e o corpo/sentimento. Turmalina preta especialmente indicada como protetor espiritual.
Turmalina azul acalma a mente, aumenta a intuio. Estabiliza o chacra laringeo, por isto facilita uma expresso verbal mais clara. Quando usado no chacra frontal ela d paz uma mente conturbada e no chacra cardaco acalma um corao irado ou entristecido. TURQUESA.

Na Atlntida era um cristal muito usado, pois simbolizava o cu, lembrando que o homem um ser espiritual e no apenas carnal. Essa mesma tradio conserva-se at hoje entre os ndios americanos, que consideram a pedra portadora da vida, razo pela qual usada no momento do nascimento de uma criana. Na tradio dos ndios Pueblo do Novo Mxico tida como sagrada e somente permitido ser usada pelos homens.

66

A turquesa aumenta a autoconfiana, portanto bom para ser usada por pessoas que tm falta de confiana em si mesmas. Pode ser usada como colar quando se tem medo de falar em pblico. No lado fsico excelente para dor de cabea, no importando se a dor de origem somtica, ou relacionada a stress, ou mesmo resultante de algum traumatismo. Tambm indicada em problemas dos olhos, garganta, pulmes, respirao, reumatismo e artrites.
DIAMANTE HERKIMER

Cristais dos Sonhos. So cristais encontrados unicamente nas minas de Herkimer, no Estado de Nova York. Tem nome de diamante embora no o seja. Este nome decorre da aparncia de diamante por sua clareza
excepcional. Limpa os corpos intermedirios e equilibra a energia dentro do corpo e da mente.

Vale salientar por ter uma grande capacidade de aumentar a percepo dos sonhos e por isto que so chamados cristais dos sonhos Guardam informaes e amplificam os pensamento positivos. Trata-se de um meio valioso quando nos processos de desdobramento, pois clareia as percepes fora do corpo; amplia o nvel de expanso da conscincia. Nesses sentidos normalmente colocado sob o travesseiro. Tambm limpa e dissolve bloqueios em areas emocionais Fisicamente benfico do tratamento de tumores, cnceres, todas as doenas relacionadas ao sistema muscular. Limpa o organismo de poluies artificiais tais como irradiaes, Raios X, etc. Age favoravelmente em situaes de ansiedade e de stress. Tem a peculiaridade de desenvolver o altrusmo e especialmente de reativa talentos de vidas passadas.
AMETISTA:

Depois do quartzo possivelmente o cristal mais utilizado. Tem a capacidade de fazer a pessoa transpor o limiar das manifestaes fsicas e superar seus problemas, levando at a prpria causa do problema. Talvez seja o melhor cristal no sentido de regularizar os padres de sono, eliminando a insnia crnica, pois auxiliam a destravar bloqueios, aliviar sertes, medos, fobias, ansiedades, e livra a pessoa de crises de raiva. Possivelmente um dos usos mais comuns da ametista diz respeito meditao. Fisicamente indicado como alvio para todas as formas de dor; impurezas do sangue; enxaqueca e dores de cabea em geral. Nas dores de cabea este cristal deve ser colocado ao nvel do terceiro olho e assim tambm quando se visa a meditao. Estimula o interesse da pessoa em dar-se altruisticamente aos seres da natureza em geral e aos humanos em particular. a pedra de meditao por excelncia e mostra como se for mais humilde ao mesmo tempo estimulando a intuio e ampliando a conscincia espiritual. Purifica e eleva as qualidades pessoais, auxiliando a pessoa a ter controle sobre si mesma evitando agir precipitadamente, a no ser impetuosa e impulsiva, afastando-a das atitudes de violncia. o cristal timo para a pessoa comear a se desenvolver no estudo e aplicao dos cristais.
GUA MARINHA.

a pedra que mais limpa a mente quanto a pensamentos negativos.


Neste incio da Nova Era a humanidade est passando por uma mudana de identidade e a gua Marinha pode contribuir neste processo tornando mais fcil atravessar esse perodo de transio, pois tem a capacidade de ajudar a expresso da verdade tal como a pessoa a v e sente. Em outras palavras, desperta a sinceridade pessoal. Tambm torna o intelecto mais agudo, aumentando, consequentemente, o autoconhecimento. Tem o poder de promover o pensamento claro e lgico e, por isto, freqentemente usado como amuleto de boa sorte para aqueles que vo fazer exames ou se submeter entrevistas de empregos. Traz inspirao e novas idias.

67

Fisicamente usam-na visando acalmar a febre, depurar o organismo e limpar as glndulas e eliminar o excesso de fluidos. Tambm utilizada para enjos, seja de natureza somtica ou de viagem.
OLHO DE TIGRE

Evita os estados hipocondracos, ou seja, usado contra doenas psicossomticas, pois tem a capacidade de ativar a
autoconfiana. Usado quando os pensamentos esto confusos ou quando a pessoa est emocionantemente afetada. CORAL:

Tem sido usado como auxiliar da resistncia fsica para o trabalho fsico. Protege durante viagens. Diziam os antigos que tem capacidade de estancar hemorragias, auxiliar a digesto e a assimilao dos alimentos e evita estados de negatividade. Particularmente til para a pessoa que se preocupam muito com o que os outros pensam dela, levando-a seguinte concluso: Os que os outros pensam de mim no de minha conta e nem me atinge... til a pessoas que cuidam de outras pessoas, como por exemplo, mdicos, enfermeiras, psiclogos assistentes sociais, etc. Bem indicado para as crianas, pois as protege contra quedas sem, contudo prejudicar-lhes o esprito de aventura. ********** Nesta palestra no continuaremos com outras pedras, pois nas livrarias e casas especializadas existem lista e mais
lista referente a inmeros tipos de cristais e as respectivas indicaes. Neste trabalho estamos apenas visando falar das pedras mais usuais no campo esotrico.

Tambm queremos dizer que existem Confrarias e Ordens Iniciticas que incluem em acentuado volume seus ensinamentos direcionadas ao estudo e utilizao dos cristais no que tange aos seus aspectos ocultos. Vista de regra trata-se de organizaes que de alguma forma est ligada Cultura Atlanta. Existem ainda vrias organizaes que cultivam os ensinamentos deixados pelos atlantas. So Ordens que guardam conhecimentos maravilhosos sobre o uso das pedras, muitas delas originrias do druidismo e do celtismo. 12

12

Nestas palestra sobre cristais mencionamos como fonte de informaes: Conhecimentos transmitidos por Confrarias ligadas cincia dos cristais e que nesta Nova Era esto sendo divulgadas. Percepes pessoais em estado ampliado de conscincia. Bibliografia. The Mystical Crystal - Expanding your Crystal Consciousnes - Geoffrey Keyte ABC dos cristais - Antnio Duncan The Power of Gems and Crystals - Soozi Holbeche. How Crystal Can Transforme Your Life - Soozi Holbeche Iniciao Magia dos Cristais - Gary Richman e Gustavo Barbosa.

68

MEDITAO PELOS CRISTAIS


O MUNDO CRIADO NO PASSA DE UM PARNTESES NA ETERNIDADE.

THOM BROWNE
1997 - 3350

T E M A 0.6 6 6

Uma das principais aplicaes dos cristais diz respeito meditao. Em decorrncia de o grande poder energtico a eles inerentes so valiosos auxiliares nos processos mentais inerentes aos estados modificados de conscincia em geral e na meditao em particular. As estruturas cristalinas respondem facilmente ao comandos mentais. A mente pode determinar efeitos fsicos diversos ( Vide temas sobre Parapsicologia ). Por sua vez, os cristais respondem a impulso de microwolts, haja visto os mostradores de cristal liquido existente em relgios, mostradores de aparelhos de preciso e especialmente nas telas de monitores de televiso e de computadores. Com impulsos energticos nfimos as telas de cristal liquido exibem facilmente desenhos coloridos, mostrando isto o quanto o cristal sensvel a estmulos energticos.
altos estados de transcendncia. Como veremos depois, eles interferem intensamente nos Chacras e isto faz com que haja um alinhamento energtico favorecendo o processo de meditao.

Os cristais promovem um relaxamento ideal, rpido e intenso, levando a pessoa a

Meditar com cristais simples, como veremos. A finalidade da meditao o estabelecimento de uma forma de sintonia da mente com o lado transcendental da natureza, o estabelecimento de um canal entre a pessoa e o seu Eu Superior. Durante a meditao comum se ter vises de inmeras naturezas, inclusive do futuro. Quando a pessoa consegue o atingir um estado de harmonia e de silncio interior, a energia flui sem obstculos. Nesse estado podemos nos integrar com o Todo e perceber passado, presente e futuro como uma nica manifestao. Assim, durante as meditaes so comuns vises do futuro ou insights esclarecedores a respeito de problemas atuais ou d o passado que sejam origem de determinadas situaes. A meditao com os cristais faz com que este estado de harmonia e integrao no durem apenas aqueles instantes, e assim auxilia a pessoa manter a conscincia alerta ao longo de nosso dia dia. Normalmente na meditao torna-se muito mais eficiente quando a pessoa sabe trabalhar a energia dos Chacras.
Conforme as especificaes dos Chacras fcil se entender como usa-los a fim de atingir determinados estados que se esteja pretendendo chegar.

Vejamos uma relao sumria dos 7 Chacras principais. Sabemos que cada Chacra est associado uma cor,
uma glndula e tambm a determinados tipos de cristais.

Os cristais captam a energia csmica com certa facilidade desde que so foras a forma material mais sensvel
sintonia com as foras, assim torna mais fcil se harmonizar os Chacras e assim se reequilibrar a energia do corpo inteiro. 1 Chacra: Bsico ( Muladhara ) - Chacra da Vitalidade, situado na base da espinha dorsal. Sua cor o vermelho e a pedra (cristal) correspondente a granada. 2 Chacra: Esplnico ( Svaddhisthana ) - Responsvel pela energia sexual, situado aproximadamente a 3 cm. Abaixo do umbigo. Sua cor o laranja e a pedra correspondente a Calcita. 3 Chacra: Umbilical, Gstrico ou Plexo Solar ( Manipura ) - Este Chacra se relaciona com as emoes, situa-se entre 4 e 6 cm. acima do umbigo. Sua cor o amarelo e a pedra correspondente o topzio citrino. 4 Chacra: Cardaco ( Anahata ) - Chacra da concentrao de energia do Amor e da Devoo, situado entre os dois mamilos, na direo do corao. Sua cor o verde e o rosa e as pedras correspondentes so o quartzo verde e o rosa. 5 Chacra - Laringeo ( Vishuddha ) - Relacionado com o entendimento, com a voz e a criatividade, situado na base da garganta. Sua cor o azul e a pedra correspondente o Lpis Lazuli. 6 Chacra: Frontal ( Ajna ) - Conhecido como o Terceiro Olho na tradio hinduista. Relaciona-se com a capacidade intuitiva e a percepo sutil. Situa-se entre as sobrancelhas. Sua cor o violeta ou azul ndigo e a pedra correspondente a Ametista ( Dodalita ).

69 7 Chacra: Coronrio ( Sahashara ) - Relacionado com o padro energtico global das pessoas, permitindo-lhes o recebimento da Luz Divina, portanto diz respeito natureza espiritual e a conscincia superior. Situado no lado da cabea. A cor correspondente o branco ou dourado e a pedra correspondente o quartzo branco.

Conhecendo-se as funes dos chacras pode-se estimul-los com cristais correspondentes visando a intensificao
da ao daquele centro de energia.

No necessrio na meditao se usar sistematicamente cristais nos Chacras, normalmente basta a pessoa relaxar
num local calmo e fixar sua mente no cristal para que percepes venham a ocorrer. Quando se estimula o Chacra o cristal deve ser colocado diretamente no ponto correspondente, mas normalmente ele pode ser colocado nas mo mentalizar o intento e direcionar a meditao no cristal. Quando se deseja direcionar a meditao.

Como j descrevemos existe uma especificidade de ao dos cristais, quando o intento corresponde ao tipo adequado logicamente que o resultado ser mais aprecivel, contudo, se no dispusermos do cristal mais especfico poderemos usar um outro qualquer desde que todos eles podem servir bem em meditaes. Por exemplo, se quisermos obter informaes poderemos usar um cristal registrador, um cristal de cura quando visarmos um tratamento, mas se no dispormos deste tipo de cristal poderemos usar um outro embora o resultado no seja igual em ambos os casos. Um cristal tem vrios tipos de correspondncias conforme a sua ressonncia, por isto existem cristais que so
mais adequados no apenas a determinados intentos, mas tambm a diversos parmetros como, por exemplo, ao sexo, a idade, a hora do dia, ms e estaes do ano, signo zodiacal etc. Nem sempre essa especificidade obedecida, pois os cristais sempre atuam, contudo se essas especificidade forem obedecidas os resultados sero bem mais precisos. Por isto, uma pessoa que se dedica ao trabalho esotrico com cristais deve ter um nmero suficientemente deles afim de que possa atender s necessidades segundo o caso e a preciso que se fizer necessrio. Via de regra no preciso obedecer a isto rigorosamente, a no ser em processos que seja preciso uma alta preciso.

Vrias vezes a simples contemplao de um cristal, ou pedra preciosa, pode determinar uma experincia meditativa efetiva. Para isto basta preparar o ambiente de maneira que se sinta confortvel e protegido, visualizar a luz branca de proteo, usar o seu mtodo preferido de relaxamento e ter nas mos a pedra adequada. Agora podemos citar o bsico na prtica da meditao, e de outros processos, com cristais. Primeiramente a pessoa tem que ter em mente tratar-se de um processo em que imprescindvel o estabelecimento de uma harmonizao entre ela e o cristal. Sendo assim ela deve segurar o cristal com ambas as mos, mesmo acarici-lo, at sentir a frieza natural do contacto fsico com a pedra e notar que esta lentamente vem apresentando certo nvel de calor agradvel. Procurar sentir a superfcie da pedra e ento comear a gir-la vagarosamente e parando m pouco em cada posio observando ento e observando as nuanas de forma, de cor, de luminosidade, tanto na superfcie quanto internamente se a pedra evidentemente for de tipo transparente. Atente a todos os detalhes procurando sentir o intercmbio de energia entre voc e o cristal. Ento deve fechar os olhos por alguns minutos permitindo que aflorem pensamentos, visualizaes, smbolos, sensaes e outros tipos de percepo. Torne-se receptivo, passivo, no procure sentir, nem ouvir e nem ver coisa alguma, deixe que essas sensaes aflorem naturalmente em sua mente. Assuma uma posio meditativa relaxante, coloque-se numa posio confortvel, libertando-se das tenses... feche os olhos... relaxe e deixe sua mente espontaneamente penetrar na natureza que surgirem. Quando sentir um vrtice de energia deixe-se ser conduzido, no tenha medo e nem se distraia com outras coisas. Deixe-se penetrar no cristal, s observe, no desvie o pensamento para outras coisas. Procure sintonizar qualquer som, imagem, odor, ou outras sensaes e tente passivamente vivenci-las sem, contudo analis-las. Se se sentir dentro do cristal no tenha medo, ento atente em todos os detalhes, veja seus ngulos, o fluxos de energia, reflexos, formas, nuanas de brilhos, e assim por diante. Quando se deseja trabalhar sobre os Chacras a pessoa deve deitar-se e colocar cada pedra ao nvel do Chacra correspondente. No caso do Chacra coronrio, o cristal pode ser colocado na testa, ou mesmo no cho com a ponta direcionada ao seu stimo Chacra. Nesse caso, depois da pedra haver sido devidamente posicionada com relao ao chacra a pessoa deve mentalizar uma luz envolvendo todo o seu corpo e relaxar. Iniciar a sesso visualizando a pedra colocada sobre o bsico ( primeiro) e emitindo uma luz vermelha. A seguir
visualizar a pedra colocada sobre o Chacra sexual ( segundo) emitindo uma cor laranja brilhante, uma luz de cor alaranjada girando e formando um crculo sobre este Chacra. Respirar profundamente e durante alguns minutos visualizar um fluxo de energia dessa cor penetrando no corpo e preenchendo e ativando as clulas. Repetir o processo usando o amarelo para o terceiro chacra, o verde para o quarto, o azul para o quito, o ndigo para o sexto e o violeta para o stimo. Aps agir sobre cada Chacra visualizai-lo girando em sincronia com os anteriores at que ao finalizar sejam visualizados os sete Chacras girando em harmonia em sincronia e de forma harmnica, cada um em sua cor correspondente.

70

USO PRTICO DOS CRISTAIS


ERRO SE CONFUNDIR A EXCITAO COM O FLUIR VITAL DA ILUMINAO

TAO TE CHING - LAO TS


1997 - 3350

T E M A 0.6 6 7

CRISTAL OLHO DE TIGRE

Na metodologia de trabalho com cristais existem muitos modos de us-los, quer em contacto com o corpo, quer colocados nas mos, ou com outras partes do corpo, como, por exemplo, na parte afetada, ou ao nvel de um rgo qualquer. deveras importante comum us-los ao nvel dos chakras conforme citamos na palestra anterior.
contacto direto com o cristal, neste caso eles podem ser distribudos formando vrias configuraes. Na escolha da configurao tem que ser levado em conta aquilo que se pretende obter.

Existe o trabalho sem

H vezes em que o trabalho individual, neste caso pode ser usado um nmero varivel de cristais conforme a
necessidade, sendo o mais simples este que mostramos na fig. 1.

Neste padro a pessoa deve ficar no centro e colocar 4 cristais direcionado para ela e situado nos pontos cardeais ( Norte - Sul - Este - Oeste ). Quanto posio, a pessoa pode permanecer deitada, ou sentada, mas sempre numa posio que lhe seja confortvel e relaxante, e a ponta de cada cristal deve estar direcionada pessoa. Quando deitada a cabea deve estar voltada para o Este, embora existam casos em que preciso assumir uma das outras direes, estas em freqncia so: Este - Norte - Sul - Oeste. Quando for escolhida a posio sentada, a pessoa deve permanecer de frente para o ponto escolhido. Consideramos importante a pessoa se posicionar de forma o mais confortvel possvel e se tiver prtica em Ioga, ou de outras formas de meditao oriental bem significativa a colocar-se em Posio de Lotus. Nem sempre se usam apenas 4 cristais, mas de conformidade com necessidade esse nmero pode ser
varivel. bastante

Em certas ocasies o trabalho pode ser realizado em grupo e em cada caso varia quer o nmero de participantes
quanto o nmero de cristais. Tanto o nmero de cristais quanto o de participantes varia de caso a caso. Existem, por esta razo, vrios padres clssicos, destes iremos descrever alguns mais usuais.

Se a pessoa tiver conhecimentos dos esquemas cabalsticos devera significativo escolher as configuraes baseada nos princpios desta cincia, quer em seu aspecto geomtrico quer numerolgico. Por isto as configuraes mais usuais so tringulos, pentagramas, hexagramas e hexageramas. ( Estrela de Salomo e Estrela de David )

71

Vamos iniciar com a figura mais simples, mas nem por isto a menos poderosa, o Tringulo.

O crculo em azul indica a posio que a pessoa deve se situar. Vale tambm salientar que a posio espacial do
tringulo depende do intento. Quando se visa um objetivo a nvel material, graficamente o tringulo deve ser situado de tal forma que uma das pontas esteja direcionada para baixo e geograficamente voltada no oeste. Por outro lado, em se tratando de um objetivo espiritual a posio deve ser a inversa.

Todos os conhecimentos relacionados com a rvore da Vida podem ser aplicados quanto s colocaes e direcionamentos do tringulo. O trabalho em grupo freqente, especialmente em se tratando de tratamento de sade. Na prtica podem-se estabelecer diversos padres de configuraes a fim de criar energticos adequados. Os trabalhos com cristais tanto podem variam em nmero de participantes quanto em nmero de cristais. Vamos agora considerar um trabalho com duas pessoas. Esta configurao propcia para a harmonizao entre duas pessoas quando h a necessidade de compresso recproca. Um timo modelo para meditao de casais, irmos, e sempre e onde houver desentendimento entre duas pessoas ele pode ser utilizado. Tambm valioso para ser usado entre mestre e discpulo; entre duas pessoas mesmo em no se tratando de desfazer desentendimentos, mas sim de uniformizar o nvel de compreenso entre elas, como estudo ou trabalho em conjunto e coisas assim.

FIG. 2

Os crculos em roxo e azul assinalam a localizao que os dois participantes devem ocupar e a postura deve ser
sentada.

Configuraes poderosas, alm das triangulares so as estrelares, quer a de cinco pontas quer as de seis.

72 FIG.

Nesta configurao a pessoa pode se situar no centro do polgono estrelado em se tratando de uma s pessoa, mas tambm pode ser com cinco pessoas e neste caso d disposio segundo a fig. 4. Cada pessoa situa-se num ponto correspondente uma das pontas tendo diante de si um cristal direcionado para o centro onde deve estar uma pessoa que esteja sendo tratada. Fig. 3 O mesmo esquema refere-se ao hexgono, Estrela de David. Fig. 4

FIG.

Agora vejamos quando se trata de um grupo de pessoas. Neste caso estas devem permanecer formando um circulo e mantendo-se eqidistantes entre si. No centro pode ser colocado uma pessoa a ser examinada ou tratada, tal como descrito antes. Mas, essa configurao pode ser usada para os mais diversos fins. No centro os cristais podem ser dispostos em tringulo, em estrelas, etc. Fig. 5.

FIG. 5

Segundo essa configurao uma pessoa a ser examinada ou tratada (representado no desenho em vermelho ) pode
se situar em qualquer ponto do prprio circulo. Neste caso o pice do tringulo deve estar direcionado ela, conforme mostra a fig. 6. Esta configurao para l2 pessoas e encerra intenso poder energtico, pois corresponde as l2 horas e aos l2 signos zodiacais. Melhor resultado ainda se as 12 pessoas cada uma for de um signo. Em segundo lugar pode ser usado no que diz respeito hora do nascimento. Na fig. 6 seria uma pessoa de do Signo de Capricrnio, quando essa configurao for aplicada no sentido zodiacal e nascida em torno de 12 horas ( meio dia ou meia noite ) na configurao horria. Na fig. 7 temos a configurao representativa de uma pessoa de Leo na configurao zodiacal, ou nascida s 08 ou 20 h. Na configurao horria.

73

FIG. 6

FIG. 7

Segundo a configurao zodiacal bom que o cristal da ponta corresponda a um dos relacionados com o signo da pessoa. Por exemplo, na fig. 6 (Capricrnio), os cristais mais especficos so: mbar, Ametista, Opala de Fogo, Granada, Turmalina Verde, Rubi, Safira e alguns outros. Na configurao 7 Fig. ( Leo) mbar, Cornalina, Opala de Fogo, Granada, Rubelita, Topzio, Esmeralda, Enxofre.
levar em conta outros tipos de afinidades. Os cristais tm afinidade com diversas qualidades alem da zodiacais. Por exemplo, pode relaciona-se com afinidades planetrias, com os meses, com as Profisses, e assim por diante. 13

Tambm se pode

Isto que acabamos de dizer pode parecer algo emprico, mas temos que levar em conta que, por exemplo, uma
profisso, tem um egrgora, a pessoa de certa forma tem um padro vibratrio ele relacionado, e sendo assim haver ressonncia com algum tipo de cristal.

Uma pessoa versada em cabala pode usar todos os esquemas inerentes rvore da Vida nas configuraes e aplicaes dos cristais.

13

Existem listas que identificam os diferentes cristais com vrias especificaes pessoais. No descrevemos essas relaes com detalhes, pois isto foge a finalidade do nosso trabalho, que no ensinar a cincia dos cristais, mas apenas situ-la dentro do contexto mstico.

74

NO MUNDO DOS CRISTAIS


NADA NESTE MUNDO EST ISOLADO,TUDO TEM UM SEM-NMERO DE AFINIDADES.

RALPH WALDO EMERSON.


1997 - 3350

T E M A 0.6 6 8

Depois de a pessoa haver estabelecido certo nvel de afinidade com os cristais, atravs da meditao ela pode ser psiquicamente transportada a mundos maravilhosos, a planos nunca antes julgado ser possvel conhec-los. Penetra-se em mundos que podem ser considerados mgicos onde despontam vises, intuies, memorizaes, raciocnios e imaginaes. Como diz Dr. Rondall N. Baer: Um dia, talvez, os cristais sejam codificados com seqncias halogrficas em realidades interdimensionais e, quanto projetada em volta dos participantes, com certeza iro agilizar a transferncia direta de conscincia para este planos dimensionais. Na meditao a pessoa deve esvaziar a mente de pensamentos, no deve direcionar o pensamentos para coisa alguma; apenas respirar lento, profundo, e ritmicamente, deixando que a sua mente flutue livremente. Quando se sentir bem relaxado, ento focalizar a mente no terceiro olho e simultaneamente no cristal. No estamos dizendo que o nvel que vamos descrever seja facilmente atingido, tudo depende do merecimento de
cada um, da inteno, do grau de interao com o cristal, da afinidade e respeito com a natureza, e coisas assim.

A partir deste momento seu foco de conscincia poder como que penetrar no cristal e a pessoa sentir-se dentro
do cristal. Tambm pode sentir-se transportada no espao at um lugar que denominado por alguns de Palcio de Cristal por outros de Cidade de Cristal e ainda Mundo de Cri stal. Variam as imagens que inunda a mente do meditador, mas via de regra ele pode ver uma linda cidade toda de cristal onde tudo est inundado por uma Luz Branca, faiscando em prata e ouro. Cada construo constituda de cristal, e ilumina com energia interior. Trata-se de uma percepo que pode ser muito real para a nossa conscincia.

Naquele ambiente notam-se cristais de todas as naturezas, formatos e tamanhos. Neste estado de conscincia a pessoa pode interrogar os cristais e receber respostas sob varias formas de percepes. Ali se encontra o Palcio do Rei do Elemento Terra, o Palcio de Ghob. Estamos no Reino dos Devas e Elementais da Terra. Trata-se de um plano vibratrio de onde emanam todos os comandos que regem as coisas materiais, tudo o que for ligado diretamente ao Elemento Terra. o plano vibratrio chamado de mundo de Ghob. No tema 461 falamos de iniciao no Elemento Terra, onde descrevemos uma das iniciaes a esse Elemento que
se processa neste plano por ns vivenciado. De uma forma lata podemos dizer que evidentemente trata-se de uma iniciao que requer o estabelecimento de um estado modificado de conscincia mas se processo no nosso mundo. Por outro lado o que estamos dizendo agora se d no plano que no este. No fcil descrever a diferenciao em palavras, mas fcil se perceber o que estamos querendo dizer. De um modo simples poderamos dizer assim: Conforme o est descrito no tema 461 o Devas projeta-se neste plano que vivenciados enquanto que o que estamos agora descrevendo a pessoa quem se projeta no prprio mundo do Devas do Elemento Terra. denominado de Ghob.

uma condio ideal para se conhecer sobre tudo aquilo que existe no plano material, tudo aquilo que a terra

75 produz, todas as leis da fsica inerentes matria. Sobre as doenas fsicas, sobre os medicamentos, etc.

Em se tratando de um reino amplo, onde se situam os elementais da matria densa, dos minerais e dos vegetais, constitui-se um imenso arquivo das propriedades da matria, que seja mineral quer seja orgnica. Assim pode-se conhecer as propriedade de tudo isto, podem-se descobrir as qualidades curativas inerente aos minerais, vegetais e animais. Tambm as propriedade de quaisquer cristais, as indicaes precisas de cada um deles, ou seja ao uso que se pode fazer de cada um deles visando os mais diversos fins. Agora, vale dizer que tudo o que mencionamos existem como registros, como o acervo pleno de todos os conhecimentos sobre a natureza material da criao, mas no estamos dizendo que todos eles esto a merc de uma pessoa que esteja tendo o merecimento de chegar ao mundo dos cristais. Claro que no estamos dizendo que todas as leis, todos os registros esto plenamente e indistintamente disponveis. Na realidade existe uma imensa sucesso filtros restritivos que fazem com que os conhecimentos ali existentes somente possam ser colhidos conforme o intento, segundo o merecimento de cada um, segundo a necessidade daquele conhecimento ser trazido aos humanos. Num tema anterior citamos o pesquisador Burbansk, quando dissemos que ele efetivou um trabalho aparentemente impossivel de ser feito por uma nica pessoa. Mesmo trabalhando sozinho ele fez um fantstico nmero de descobertas que somente uma grande equipe com pelo menos uma centena de colaboradores poderia efetivar. Certa vez, ao ser interrogado como ele conseguia aquela proeza ele simplesmente respondeu: Pergunto ao vegetal e ele me respo nde. Tratava-se, pois, de um contacto dele com a conscincia do vegetal, mas isto poderia ser tambm obtido nos arquivos do Mundo dos Cristais. Por certo ele ali teria obtido as informaes diretamente. Da maneira como o fez as recebeu dos elementais dos vegetais, mas temos que levar em conta que estes apenas refletem conhecimentos constantes nos registros superiores. Se Burbansk trouxe conhecimentos necessrios humanidade, se teve o merecimento de receb-los dos prprios vegetais pesquisados, por certo se houvesse feito uso da cincia dos cristais ele teria o mesmo merecimento atravs de acesso aos registros, pois o que ele descobriu foi uma misso de trazer para a humanidade conhecimentos que ela estava precisando. Na maneira como recebeu foi intermediado pelos ementais dos vegetais mas bem poderia haver sido feito diretamente da fonte. Pelo que dissemos o processo no apenas o acessar um cristal e ter e ter diante de si todo o manancial de
conhecimentos sobre todo o mundo material. Evidentemente J envolve certo nvel de merecimento o visualizar o mundo dos cristais, a oportunidade de chegar at ele. Mas, ali estando, a escalada bem longa; a pessoa pode ser apenas um espectador, apenas ver aquele maravilhoso mundo, ou conforme o caso ela pode ter o direito de perguntar e receber respostas, e coisas assim,. Pode chegar a um nvel de obter conhecimentos elevadssimos, tudo vem depender, como j dissemos, do merecimento da pessoa e da oportunidade de tal conhecimento ser revelado ou trazido ao conhecimento da humanidade.

So incontveis as oportunidades que a pessoa pode desfrutar estando no reino dos cristais. Cada um ter sua experincia pessoal, pelo merecimento poder ver coisas, acessar os mais diversos tipos de registros que ele diga respeito ao presente ou ao passado, e assim saber partes da verdadeira historia humanidade e at mesmo alm desta. um mundo encantador cheio de surpresas e de solues para a maioria dos problemas que as pessoas vivenciam. Num tema bem anterior dissemos que um mstico em meditao, num lugar aparentemente solitrio pode ter mais
vivncias do que uma pessoa hiperativa do mundo das estruturas densas, no mundo do cotidiano. Neste ponto dos ensinamentos j se pode perceber o quanto pode ser vivenciado por um mstico.

Na concluso dessa srie preliminar sobre cristais queremos dizer que durante o desenvolvimento espiritual, pelo respeito e pela interao que a pessoa tenha o Devas do Elemento Terra ela pode receber o dom de poder contar com cristais virtuais. Isto quer dizer, nem sempre preciso a presena do cristal estruturado fisicamente para uma meditao. uma pessoa pode ser concedido do dom de pela mentalizao contar com modelos energticos de cristais, portanto no estruturalmente reais, mas sim virtuais. Estes funcionam to bem, ou mesmo at melhor, que os estruturados, porque um estruturado est sujeito a estar ou a ser contaminado. Um cristal estruturado est sujeito a no haver sido devidamente purificado, desprogramado; possvel, pode estar contaminado, no haver sido purificado, e mesmo assim a cada momento ele pode ser impregnado com vibraes ambientais, tornar-se contaminado, o e isto jamais acontece com um cristal virtual.

Potrebbero piacerti anche