Sei sulla pagina 1di 3

Introduo As obrigaes devem ser cumpridas; o devedor est obrigado a efetuar a prestao devida de modo completo, no tempo e lugar

determinados na obrigao, assistindo ao credor o direito de exigir o seu cumprimento na forma convencionada. O adimplemento da obrigao a regra, e o inadimplemento, a exceo, por ser uma patologia no direito obrigacional, que representa um rompimento da harmonia social, capaz de provocar a reao do credor, que poder lanar mo de certos meios para satisfazer o seu crdito visto que, pelo art. 391, os bens do devedor respondem pelo inadimplemento das obrigaes.

Inadimplemento Inadimplemento o descumprimento das obrigaes assumidas ou seu cumprimento de forma incompleta; a quebra do dever jurdico criado entre aqueles que se comprometeram a dar, fazer ou se omitir de fazer algo ou alguma coisa. O devedor est obrigado a efetuar a prestao devida de um modo completo, e no tempo e lugar determinado. O inadimplemento ocorre quando o devedor no cumpre a obrigao, voluntria ou involuntariamente, podendo resultar de fato imputvel ao devedor ou de fato estranho sua vontade, mas que determine a impossibilidade de seu cumprimento. Se o descumprimento da obrigao resultar de fato imputvel ao devedor, haver inexecuo voluntria, pois o obrigado deixa de cumprir a prestao devida sem a dirimente do caso fortuito ou fora maior. Pelo art. 390, o devedor que se obrigar a no praticar dado ato (obrigao negativa) ser tido como inadimplente a partir da data em que veio a executar, culposamente, o ato de que devia abster-se, violando o dever de nonfacere. Desse dia, ento, surgiro os efeitos (p. ex., perdas e danos e mora) do descumprimento da obrigao de no fazer. A infrao do dever de cumprir a obrigao poder ser intencional, caso em que se ter dolo, ou resultar de negligncia, imprudncia ou impercia do devedor, hiptese em que haver culpa. O inadimplemento voluntrio consiste no descumprimento do dever jurdico, pois a indenizao tem por escopo substituir o cumprimento, acarretando ao devedor a responsabilidade pelas perdas e danos. Se o descumprimento decorrer de evento estranho vontade do devedor, ser involuntrio, por configurar-se caso fortuito ou fora maior, no originando, em regra, a sua responsabilidade. Inadimplemento Absoluto O Cdigo Civil, art. 389, ao prescrever que, "no cumprida a obrigao, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, e honorrios de advogado"2 8 1 A , est admitindo o modo de inadimplemento voluntrio absoluto que se d se a obrigao no foi cumprida nem poder s-lo, e o credor no mais ter possibilidade de receber aquilo a que o devedor se obrigou, como, p. ex., no caso de ter havido perecimento, perda ou destruio do objeto devido por culpa deste.

O inadimplemento absoluto se caracteriza por criar uma impossibilidade ao credor de receber a prestao devida, convertendo-se a obrigao principal em obrigao de indenizar. A partir do descumprimento da obrigao, a prestao se torna intil para o credor, de modo que, se prestada, no mais satisfar as necessidades do mesmo. Ser total, se a obrigao deixou de ser cumprida em sua totalidade, e ser parcial, se a obrigao compreender, p. ex., vrios objetos, sendo apenas um deles entregue, porque os demais pereceram por culpa do devedor. Havendo descumprimento total ou parcial, impossibilitando a prestao, a obrigao principal converter-se- em dever de indenizar, na falta de tutela jurdica especfica. Podemos citar como exemplo um contrato de prestao de servios, em que o objeto da referida obrigao seja a gesto e o preparo de um evento. Neste mesmo caso, se o objeto da obrigao incluir a preparao do local, as acomodaes para os convidados e a alimentao e, na data convencionada, os contratantes no comparecerem ao local, teremos um caso de inadimplemento absoluto, em razo da impossibilidade da prestao do servio em outra data que no a aprazada pelos sujeitos.

Inadimplemento Relativo O inadimplemento relativo se d quando a obrigao no for cumprida no tempo, lugar e forma devidos, porm poder s-lo, com proveito para o credor, hiptese em que se ter a mora (CC, art. 394). Ou seja, consiste no descumprimento da obrigao que, ainda interessa ao credor. A obrigao, neste caso, ainda pode ser cumprida mesmo aps a data acordada para o seu adimplemento, por possuir, ainda, utilidade. Em ambas as situaes de inadimplemento a sano ser a mesma, devendo o inadimplente responder por perdas e danos, para recompor o patrimnio do credor, lesado pelo descumprimento da obrigao. O devedor ter, ento, a obrigao de indenizar, e o credor o direito de exigir o pagamento dessa indenizao. Esse pagamento restringir-se- ao equivalente pecunirio; se a inexecuo foi completa, ter-se- o ressarcimento total; se incompleta, parcial ser a indenizao, pois esta dever ser proporcional ao prejuzo causado ao credor.

Fundamento da responsabilidade contratual do inadimplente Havendo liame obrigacional, a responsabilidade do infrator decorrente de contrato ou de declarao unilateral de vontade, ser contratual, fundando-se na ocorrncia da culpa em sentido amplo, que abrange o dolo e a culpa em sentido estrito, de tal forma que o dever de indenizar s surgir quando o inadimplemento for causado por ato imputvel ao devedor. Nosso Cdigo Civil no trata diferenciadamente o transgressor que agiu por dolo do que agiu por culpa; apenas excepcionalmente, no art. 392, 1a alnea, distingue entre inadimplemento doloso e culposo para definir a responsabilidade do inadimplente. OBS: Estou com dvida se coloco essa parte ou coloco logo a concluso direta, seguindo o inadimplemento relativo sem colocar o nome concluso.

Concluso de Inadimplemento. Conclui-se, ento, que de um dever jurdico importa em uma consequncia direta, isso porque o comportamento humano em sociedade deve ser regrado para evitar excessos e para a manuteno da paz social. Assim, esta ordem objetiva que seus entes omitam-se de determinadas aes consideradas prejudiciais ou impe uma conduta socialmente aceitvel. Para determinados tipos de comportamento, a ordem social pode estabelecer, em casos de no observncia da regra imposta, uma penalidade ao autor, ou por vezes uma recompensa, quando a regra for observada. Assim, ocorrendo o inadimplemento, responde o devedor pelas perdas e danos de sua conduta. As relaes entre as pessoas criam um vnculo que deve ser respeitado. No caso de inadimplemento de obrigao aplica-se a sano relativa em forma de perdas e danos ou de clusula penal, geralmente consistente em multa, ou ainda que seja o devedor compelido a cumprir pelas vias judiciais a obrigao. Todavia, nem todo inadimplemento resultado de conduta culposa do devedor e deve ser recepcionado pelo direito com outra soluo. Quando o cumprimento no se d por fato alheio vontade do devedor, no responder este pela obrigao que se extinguir.

Mora e inadimplemento absoluto A mora requer, na seara da inexecuo da obrigao, um exame mais demorado, por ser mais frequente que o inadimplemento absoluto, do qual se distingue nitidamente, pois: a) haver mora quando o devedor ainda puder cumprir a obrigao, possibilitando ao credor receber a prestao que lhe interessa, e inadimplemento absoluto se no houver tal possibilidade, ou porque a coisa devida pereceu, ou porque j se tornou intil ao credor; b) a mora poder ser purgada, o mesmo no acontecendo com o inadimplemento absoluto. Apesar disso, h semelhana entre esses dois institutos, j que geram a mesma consequncia, pois, pelo Cdigo Civil, arts. 389 e 394, o contratante moroso e o devedor absolutamente inadimplente respondero, havendo culpa, pela reparao do prejuzo causado ao credor pelo descumprimento da obrigao, pagando indenizao por perdas e danos.

Potrebbero piacerti anche