Sei sulla pagina 1di 5

38 ARRECADAO E CUSTDIA DE BENS E PEDIDO DE RESTITUIO.

. REVOGAO DOS ATOS PRATICADOS ANTES DA FALNCIA Arrecadao e custdia de bens : no procedimento falimentar, o ato pelo qual o administrador judicial, representando a massa, entra na posse de todos os bens, livros fiscais e documentos da empresa falida. O art. 103 da LRE dispe que, com a decretao da falncia, o devedor perde o direito de administrar seus bens e deles dispor. Os livros fiscais e demais documentos serviro para: a) avaliar a real situao da empresa, b) para o procedimento de verificao e habilitao de crditos e c) comprovao de crimes falimentares. Se o falido for empresrio individual, so arrecadados todos os seus bens; se for sociedade empresria, so arrecadados os bens da pessoa jurdica e dos scios com responsabilidade ilimitada. Se a sociedade no possuir scios dessa categoria (resp. ilimitada), como, p. e,. as S/A, no haver arrecadao dos bens dos scios ou acionistas, mas apenas da empresa, ainda que o capital no esteja totalmente integralizado. Procedimento: Art. 108. Ato contnuo assinatura do termo de compromisso, o administrador judicial efetuar a arrecadao dos bens e documentos e a avaliao dos bens, separadamente ou em bloco, no local em que se encontrem, requerendo ao juiz, para esses fins, as medidas necessrias. Administrador judicial pode pedir autorizao judicial para contratao de profissional especializado m avaliao de bens de determinada natureza 1. Os bens arrecadados ficaro sob a guarda do administrador judicial ou de pessoa por ele escolhida, sob a responsabilidade daquele, podendo o falido ou qualquer de seu representantes ser nomeado depositrio dos bens. 2. O falido poder acompanhar a arrecadao e a avaliao. 3. O produto dos bens penhorados ou por outra forma apreendidos entrar para a massa, cumprindo ao juiz deprecar, a requerimento do administrador judicial, s autoridades competentes, determinando sua entrega. 4. No sero arrecadados os bens absolutamente impenhorveis. 5. Ainda que haja avaliao em bloco, o bem objeto de garantia real ser tambm avaliado separadamente, para os fins do 1 do art. 83 desta Lei. (para efeito de valor dos crditos com garantia real bens, a avaliao do bem ser individualmente). Art. 109. O estabelecimento ser lacrado sempre que houver risco para a execuo da etapa de arrecadao ou para a preservao dos bens da massa falida ou dos interesses dos credores. Art. 112. Os bens arrecadados podero ser removidos, desde que haja necessidade de sua melhor guarda e conservao, hiptese em que permanecero em depsito sob responsabilidade dos administrador judicial, mediante compormisso.

Auto de arrecadao Art. 110. O auto de arrecadao, composto pelo inventrio e pelo respectivo laudo de avaliao dos bens, ser assinado pelo administrador judicial, pelo falido ou seus representantes e por outras pessoas que auxiliarem ou presenciarem o ato. 1. No sendo possvel a avaliao dos bens no ato da arrecadao, o administrador judicial requerer ao juiz a concesso de prazo para apresentao do aludo de avaliao, que no poder exceder 30 (trinta) dias, contados da apresentao do auto de arrecadao. 2. Sero referidos no inventrio: I-Os livros obrigatrios e os auxiliares ou facultativos do devedor, designandose o estado em que se acham, nmero e denominao de cada um, pginas escrituradas, data do incio da escriturao e do ltimo lanamento, e se os livros obrigatrios esto revestidos das formalidades legais; II-dinheiro, papis, ttulos de crdito, documentos e outros bens da massa falida; III-os bens da massa falida em poder de terceiro, a ttulo de guarda, depsito, penhor ou reteno; IV-os bens indicados como propriedade de terceiros ou reclamados por estes, mencionando-se essa circunstncia. 3. Quando possvel, o bens referidos no 2 deste artigo sero individualizados. 4. Em relao aos bens imveis, o administrador judicial, no prazo de 15 (quinze) dias aps a sua arrecadao, exibir as certides de registro, extradas posteriormente decretao da falncia, com todas as indicaes que nele constarem. Art. 111. O juiz poder autorizar os credores, de forma individualizada ou coletiva, em razo dos custos e no interesse da massa falida, a adquirir ou adjudicar, de imediato, os bens arrecadados, pelo valor da avaliao, atendida a regra de classificao e preferncia entre eles, ouvido o Comit Art. 113. Os bens perecveis, deteriorveis, sujeitos considervel desvalorizao ou que sejam de conservao arriscada ou dispendiosa, podero ser vendidos antecipadamente, aps a arrecadao e a avaliao, mediante autorizao judicial, ouvidos o Comit e o falido no prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Art. 114. O administrador judicial poder alugar ou celebrar outro contrato referente aos bens da massa falida, com o objetivo de produzir renda para a massa falida, mediante autorizao do Comit. 1. O contrato disposto no caput deste artigo no gera direito de preferncia na compra e no pode importar disposio total ou parcial dos bens. 2. O bem objeto da contratao poder ser alienado a qualquer tempo, independentemente do prazo contratado, rescindindo-se, sem direito a multa, o contrato realizado, salvo se houver anuncia do adquirente.

Pedido de restituio: arts. 85 a 93 da LRE. Sabe-se que, decretada a falncia, o administrador judicial comparece no estabelecimento da empresa e arrecada os bens, contudo, nem todos podem ser arrecadados por no integrarem o patrimnio da empresa, mas sim alie esto por fora de contrato ou de direito real de garantia, como por exemplo, mquinas alugadas empresa, veculos pertencentes a instituies financeiras (alienao fiduciria), bens entregues em penhor. Arrecadado bem alheio, cabe ao proprietrio requerer a restituio ao juiz (o administrador nunca pode deferir esse pedido). Restituio do bem arrecadado: duas hipteses: a) quando o bem pertence a terceiro; b) quando a coisa tiver sido vendida a prazo e entregue ao devedor nos 15 dias anteriores ao requerimento de sua falncia. O pedido de restituio suspende a disponibilidade da coisa at o julgamento definitivo (art. 91), ou seja, o bem no pode ser vendido. A devoluo deve ser feita em 48 (quarenta e oito) horas a contar do trnsito em julgado (art. 88). O requerente que tenha xito em seu pedido de restituio dever indenizar a massa por eventuais despesas feitas para a conservao do bem (art. 92). Restituies em dinheiro: com 3 (trs) hipteses, descritas no art. 86. Art. 86. Proceder-se- restituio em dinheiro: I-se a coisa no mais existir ao tempo do pedido de restituio, hiptese em que o requerente receber o valor da avaliao do bem, ou, no caso de ter ocorrido sua venda, o respectivo preo, em ambos os casos no valor atualizado; II-da importncia entregue ao devedor, em moeda corrente nacional, decorrente de adiantamento a contrato de cmbio para exportao, na forma do art. 75, 3 e 4, da Lei n. 4.728, de 14 de julho de 1965, desde que o prazo total da operao, inclusive eventuais prorrogaes, no exceda o previsto nas normas especficas da autoridade competente; III-dos valores entregues ao devedor pelo contratante de boa-f na hiptese de revogao ou ineficcia do contrato, conforme disposto no art. 136 desta lei. ( o caso daquele que contrata de boa-f com a empresa falida e o negcio jurdico acaba sendo declarado ineficaz pelo juiz, nos autos de falncia). Os titulares de direito de restituio no integram o quadro-geral e as restituies precedem os crditos concursais e extraconcursais, mas no podem ocorrer antes do pagamento dos salrios dos trabalhadores vencidos no 3 meses anteriores falncia e limitados a 5 salrios mnimos, nos termos do art. 151 desta Lei. Caso haja vrios pedidos de restituio em dinheiro e no exista saldo suficiente para pagamento integral a todos, ser feito rateio proporcional (art. 91, pargrafo nico). Procedimento do pedido: arts. 87 a 93.

O juiz autuar o pedido em separado e conceder prazo de 5 (cinco) dias sucessivos para que o falido, o Comit, os credores e o administrador judicial apresentem manifestao (art. 87, 1). Contestado o pedido, ocorrer instruo ( 2 do art. 87). A sentena determinar a entrega da coisa em 48 (quarenta e oito) horas. Sem contestao, a massa no ser condenada a pagar honorrios advocatcios (art. 88 e pargrafo nico). Caso seja negada a restituio, o requerente ser includo no quadro-geral de credores (art. 89). Da sentena que julga a restituio caber apelao sem efeito suspensivo e o autor que pretender receber o bem antes do trnsito ter que prestar cauo (art. 90 e pargrafo nico). Embargos de terceiros: quando no couber pedido de restituio, fica resguardado o direito dos credores de propor embargos de terceiros, observada a legislao processual civil (arts. 1.046 a 1.057 do CPC). Revogao dos atos praticados antes da falncia : decretada, o juiz, na sentena, fixara o termo legal da falncia, que o chamado suspensivo. Art. 99. A sentena que decretar a falncia do devedor, dentre outras determinaes: II-fixar o termo legal da falncia, sem poder retrotra-lo por mais de 90 (noventa) dias contados do pedido de falncia, do pedido de recuperao judicial ou do 1 (primeiro) protesto por falta de pagamento, excluindo-se, para esta finalidade, os protestos que tenham sido cancelados. Arts. 129 e 130 Ao revocatria

38 Questes de concursos responder e apontar fundamentao legal


1)(BACEN Procurador/2006) A sociedadeTopa-tudo Transportes de Mquinas Ltda. adquiriu veculos para o exerccio de sua atividade, garantidos por alienao fiduciria. Dez dias depois, teve sua falncia decretada. O credor, nesse caso, poder a)Efetuar o pedido de restituio dos veculos. b)Requerer a priso civil do responsvel legal da devedora. c)Mover ao de busca e apreenso dos veculos. d)Mover ao de reintegrao de posse dos veculos. e)Executar o saldo devedor do contrato de alienao fiduciria. 2)(OAB-SP/2008) No est previsto, expressamente, na atual Lei de Falncias, o procedimento de a)pedido de restituio. b)embargos de terceiros. c)habilitao de crdito. d)recuperao extrajudicial. 3)(OAB/2007.2) Com respeito ao revocatria prevista na legislao falimentar, assinale a opo incorreta. a)Entre os legitimados ao ajuizamento da ao revocatria, encontra-se o Ministrio Pblico. b)Na sistemtica da revocatria, consideram-se inexistentes os atos praticados com a inteno de prejudicar credores, desde que se prove o conluio fraudulento entre o devedor (falido) e o terceiro que com ele contratar. c)A ao revocatria correr perante o juzo da falncia e obedecer ao rito ordinrio previsto no Cdigo de Processo Civil. d)A ao revocatria pode ser promovida contra todos os que figuraram no ato ou que por efeito dele foram garantidos ou beneficiados.

Potrebbero piacerti anche