Sei sulla pagina 1di 7

GRAVIDEZ

Adapatao do Recm nascido ao meio extrauterino

Fase que antecede ao parto Gravidez planejada/desejada? Unio estvel? Pr-natal?

Aparecida Veloso PUC Minas

GPA? Atores: mulher/homem/famlia

Adapatao do Recm nascido


Adaptao o processo pelo qual um organismo se ajusta condies do meio ambiente em que rodeia.
Dicionrio aurlio

Ambiente Intra-Uterino

Silencioso

Caractersticas fsicas de conteno

Escuro Lquido Superfcies macias Denso

Termoneutro

Processo do nascimento
Pararabns pelo nascimento do seu filho Esta uma expresso comum ouvida por muitos genitores depois que termina a experincia do nascimento. Ouvir o primeiro choro do recm nascido desperta quase sempre sentimento de alvio e realizao para o pai e me. Embora a exausto e o estresse do trabalho de parto tenham terminado para os genitores, o neonato nesse momento tem de comear o trabalho de, em termos fisiolgicos e comportamentais, adapatar-se ao novo ambiente.

Processo do nascimento
Ao nascimento, com o clampeamento do cordo umbilical, a placenta retirada do circuito materno-fetal, no havendo mais comunicao circulatria entre estas duas vidas. A partir de ento o beb precisar modificar seu sistema circulatrio, trocar seu stio de trocas gasosas e depender unicamente dos seus recursos metablicos para a sua sobrevivncia.

(RICCI, 2007, pag.)

(SEITZ & FIORI, 2002)

Adapatao do Recm nascido


A nica conexo entre o feto e o meio externo a placenta, que o serve nas funes de intestinos (suprimento de nutrientes), rins (retirada dos produtos de degradao) e pulmes (trocas gasosas).
Placenta

Circulao Fetal
Artrias umbilicais Atravs do Forame Oval parte desviado para o AE VE e direcionado pela a. aorta para crebro e os MMSS. Atrio Direito ventrulo direito (deste para a artria pulmonar e aps para o ducto arterioso e aorta p/ suprir o restante do organismo)

Veia umbilical

Ducto venoso (fgado)

(MATTOS, 1997, p. 205)

Veia Cava Inferior

Adaptao do sistema respiratrio


Segundo Seitz & Fiori (2002), o beb ao nascer, perde o contato com a placenta e precisa estabelecer um novo sistema de trocas gasosas. Para isso, os pulmes que tinham fluxo bastante reduzido precisam ser bem perfundidos (perfuso pulmonar aumenta em 8 a 10 vezes) e os movimentos respiratrios que antes eram intermitentes e mantinham fluxo de lquido, agora precisam ser regulares e manter um fluxo de ar.

Adaptao do sistema respiratrio


CONTRAES UTERINAS

Fluxo sangneo do tero perfuso placentria Trocas gasosas

CO2 hipercapnia O2-hipxia PH - Acidose

Estmulo de quimiorreceptores e ativao dos movimentos respiratrios.

Adaptao do sistema respiratrio


Fatores que facilitam a troca do lquido pelo ar pulmonar

Adaptao do sistema respiratrio


Fatores que facilitam a troca do lquido pelo o ar pulmonar

Alguns dias antes do parto espontneo a produo de lquido pulmonar diminui e o incio do trabalho de parto estimula a retirada do lquido atravs do aumento de catecolaminas endgenas. O processo predominantemente por transporte ativo, sendo o lquido retirado para o interstcio, para a circulao pulmonar e para a drenagem linftica. Aps o nascimento este mecanismo se intensifica; A passagem pelo canal de parto

Outro fator de suma importncia a produo e liberao de surfactante. Esta substncia tem a capacidade de diminuir a tenso superficial dos alvolos, facilitando a sua abertura e evitando seu colabamento. produzido pelos pneumcitos tipo II a partir da vigsima oitava semana de gestao e tem sua liberao mais estimulada quando o pulmo expandido.

A primeira afada de vida que um engasgo gera um aumento da presso transpulmonar. Os primeiros movimentos respiratrios;

APARELHO CIRCULATORIO
Diferenciao do parto Vaginal X parto Cesrio
????

APARELHO CIRCULATRIO
Alteraes circulatrias
Aps o nascimento o Forame Oval, o ducto arterioso, o ducto venoso e os vasos umbilicais no so mais necessrios, que por sua vez resulta, em uma alteraao imensa no padro circulatrio fetal:

Padro adulto de circulao

Frequncia respiratria: irregular, superficial, variando entre 30 e 60mrpm. Pode apresentar TTRN (taquipnia transitria do RN) nas primeiras 12 horas, com os sinais: batimento de asas de nariz, gemncia, tiragem, sudorese

Fluxo sanguineo pulmonar Presso no trio esquerdo Separao dos dois trios O duto arterioso fecha funcionalmente. Em resposata ao aumento de o2 nas artrias.Este fechamento causa separao das circulaes pulmonar e sistmica.

O ducto venoso fecha-se com clampeamento do cordo umbilical e com interrupo do fluxo sanguineo atravs da veia umbilical.

(RICCI, 2007)

APARELHO CIRCULATORIO

SISTEMA HEPTICO
Funes: Armazenamento de ferro: do nascimento dura de 4 a 6 meses.

Frequncia Cardaca: ocorre o aumento de cerca de 50bpm. 120 a 160 bpm Presena de sopro???

Metabolismo de carboidrato: o fgado libera a glicose das reservas de glicognio nas primeiras 24h para estabelecer a alimentao oral. Coagulao do sangue: Vitamina K

Volemia: 80 a 85 mL/kg do peso do RN a termo devido o clampeamento do cordo podemos ter reduo desse valor, alem disso, pode ocorrer anemia fisiolgica.

Conjugao de bilirrubina: quebra de hemcias convertida em bilirrubina no conjugada, lipossolvel. No fgado esta bilirrubina processada e convertida em conjugada e dever ser excretada nas fezes.

SISTEMA HEPTICO
Ictercia Neonatal: Caracterizada pelo aparecimento de uma cor amareloalaranjada na pele, nas mucosas e na conjuntiva. Comumente desaparece ao final do stimo dia de vida (fisiolgica). Afeta cerca de 80% dos recmnascidos, sendo mais frequente e intensa naqueles bebs nascidos prematuramente. Deve ser bem monitorada pela possibilidade de complicaes graves.

SISTEMA HEPTICO
O aumento da frequncia das amamentaes e do nmero de evacuaes ao dia ajuda na eliminao da bilirrubina acumulada.

SISTEMA IMUNOLGICO
O desenvolvimento do sistema imunolgico do RN inicia-se no comeo da gestao Respostas imunolgicas: defesa: proteo contra microorganismos invasores homeostase: manter o corpo em equilbrio vigilncia: invasores. cuidados com

SISTEMA IMUNOLGICO

SISTEMA IMUNOLGICO
Pele: funo de barreira protetora Limita a perda de gua, evita a absoro de agentes nocivos e protege contra traumatismo fsico PH neutro no nascimento e no 3 ou 4 dia manto cido

SISTEMA NEUROLGICO
Principais capacidades sensoriais: Audio: bem desenvolvido, responde a rudos virandose para o som Paladar: em 72h distingue o azedo do doce Olfato: distingue entre o leite da me e de outras mes Toque: sensibilidade a dor, responde estmulos Viso: capacidade de focalizar objeto a 25-30cm, acompanha da linha mdia.

SISTEMA NEUROLGICO
Reflexos primitivos: Busca (Pontos Cardeais) Moro Preenso palmar Preenso plantar Babinsk Marcha Teste Ortolani-Barlow Medidas Antropomtricas: Estatura, PC, PT, PA e estatura. Peso: varivel de acordo com idade gestacional.

REGULAO DA TEMPERATURA CORPORAL


O RN possui uma considervel labilidade trmica, comandada pelo eixo hipotlamo-hipofisrio que incide diretamente na termorregulao que estabelece com o meio.

REGULAO DA TEMPERATURA CORPORAL


Caractersticas que predispem o RN perda de calor Pele fina, Circulao perifrica mais superficial Tecido subcutneo escasso; Pouca capacidade de conservar o calor pela mudana de postura; A Grande perda de calor atravs da superfcie da cabea que corresponde a um quarto da superfcie corporal; Reservas limitadas de substratos metablicos; Reduzida atividade muscular voluntria Massa muscular de tamanho reduzido que atua como reservatrio de calor .

REGULAO DA TEMPERATURA CORPORAL


Mecanismo de perda de calor:

Conduo: a transferncia de calor da superfcie corporal do RN para superfcie slida fria que est em contato. Ex: Balana, colcho e mo;

Mecanismo de perda de calor:

Mecanismo de perda de calor:

Conveco: a transferncia de calor da superfcie corporal para o ar circundante mais frio ou para o ar circulante sobre uma superfcie corporal;

Evaporao: envolve a perda de calor quando um lquido convertido a vapor. Por ex: quando o Beb nasce o corpo est coberto por lquido amnitico, o lquido evapora-se no ar ocasionando a perda de calor do RN;

Mecanismo de perda de calor:

Apgar
Este ndice foi criado por uma anestesista inglesa, Dra. Virgnia Apgar, na dcada de 50. o mtodo mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recm-nascido vida extra-uterina, avaliando suas condies de vitalidade.

Radiao: a transferncia de calor corporal do RN para superfcies slidas frias que esto prximas, mas no em contato direto com o RN. Por ex: os beros prximos de parede provoca a perda de calor por radiao.

Apgar
Parmetro avaliados no ndice de Apgar:

Avaliao do ndice de Apgar


PARMETROS

O PONTOS
Ausente

1 PONTOS
<100/bpm

2 PONTOS
>100/bpm

FC A = aspecto ( cor) P = Pulso (freqncia cardaca) G = Gesto (careta) (Irratabilidade reflexa) A = atividade (tnus muscular) R = respirao (esforo respiratrio)
ESFORO RESPIRATRIOS

Apnico

Lento, irregular e superficicial Alguma flexo, resistncia limitada a extenso.

Movimentosregulares (30 a 60 Irpm) fortes e bom choro Flexo retesada, boa resistncia extenso c/ rpido retorno posio flexionada aps a extenso Espirro, tosse ou choro vigoroso Clolorao totalmente aprorpiada(rosada no tronco e nos membros) (RICCI, 2007,P 394)

TNUS MUSCULAR

Flcido

IRRITABILIDADE REFLEXA

Ausente de resposta

Careta ou franzimento das sobrancelhas quando irritado Cor apropriada do corpo de acordo com a etnia;membros azulados(acrocianose)

COR DA PELE

Ciantico ou plido

Apgar
Avaliao do ndice de Apgar: A avaliao feita em 1, 5 e 10 minutos de vida. Para cada um dos 5 itens atribuda uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada e o total so interpretados da seguinte maneira: De 0 a 3 pontos ( Estado Geral Grave): Representa intenso sofrimento no ajuste a vida extra-uterina; De 4 a 7 (Estado Geral Regular): Traduz uma dificuldade de grau moderado; De 8 a 10 (Estado Geral timo): Acontece em cerca de 90% dos recm-nascidos significa que o beb nasceu em timas condies.

OBRIGADA!

Referncia Bibliogrfica
1) RICCI, Susam Scott. Enfermagem Materno-Neonatal e sade da mulher. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2008.p. 1-712. 2) MATTOS, Sandra S. Fisiologia da Circulao Fetal e Diagnstico das Alteraes Funcionais do Corao do Feto. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. So Paulo, v. 69, n. 3, 1997, p. 205-207. 3) SITZ, Elizabeth Eckert; FIORI, Renato Machado. Transio da circulao fetal para a neonatal. 2002. P. 1-21 (TESE - Mestrado em Pediatria). Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUCRS. 4) ALVES, N. F. Manual de Perinatologia; Ed. Medsi; 2 ed., Rio de Janeiro, 1995. 5) GUYTON, A. C. e HALL, J. E.; Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenas; Ed. Guanabara/Koogan; 6 ed. Rio de Janeiro, 1998.

Potrebbero piacerti anche