Sei sulla pagina 1di 8

INTRODUO E ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para

pastores e mestres, com vistas ao aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio, para a edificao do corpo de Cristo, at que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef. 4: 11-14).

Atualmente vive-se uma realidade que aponta para uma rotina com muitos acessos, porm de maneira isolada, solitria. O homem pode ir longe sem sair de sua casa, ou seja, atravs do computador, pela internet. A igreja local precisa quebrar essas barreiras que o mundo virtual impe sobre o homem atual, impedindo relacionamentos verdadeiros, reais. Para fortalecer uma verdadeira rede de relacionamentos dentro da igreja mister agrup-la em determinado nmero de participantes de modo que tenham um objetivo comum, comunho, interao e um dinamismo especfico. Assim, a proposta de pequenos grupos vem de encontro a esse anseio, onde as pessoas da igreja interligam-se umas s outras. Pequenos Grupos, Igreja em Clulas, NEB (Ncleo de Estudos Bblicos), Grupos Familiares, enfim, a terminologia no importa, mas sim sua proposta: A edificao do corpo de Cristo. Um ministrio voltado para o desenvolvimento de relacionamentos significativos, para o fortalecimento de laos de amizade e amor; um ministrio que tem o objetivo do pastoreio mtuo. Fazendo uma analogia com a menor poro do ser vivo, a clula, que a principal responsvel pelo seu desenvolvimento, os pequenos grupos, assim como as clulas orgnicas, so capazes de sintetizar conhecimento, crescer e se multiplicar, formando um organismo saudvel e pronto para reproduzir tambm. Pequenos grupos uma proposta vivel para reaproximar crentes em Jesus com o intuito de crescerem juntos no evangelho, fortalecendo laos de amizade, interagindo nos momentos difceis da vida, como tambm compartilhando a felicidade nos momentos de vitrias e alegrias.

O QUE UM PEQUENO GRUPO? O que chamamos aqui de pequeno grupo uma modalidade de grupo que congrega uma pequena quantidade de pessoas, tendo como motivao um objetivo comum a seus participantes. Alm da busca de um objetivo comum, existem outras caractersticas que definem um grupo como tal, a saber: a interao entre os membros, o dinamismo especfico de cada grupo e a comunho. Os pequenos grupos, segundo socilogos e psiclogos sociais, por viabilizarem relacionamentos mais prximos, so facilitadores das redes de comunho, interao e comunicao entre os participantes, permitindo maior funcionalidade e uma dinmica mais eficaz e criadora em suas atividades. Por essa razo, o pequeno grupo passou a ser utilizado em vrios setores sociais, dentre eles, o religioso. No campo religioso, especialmente entre os evanglicos, a estratgia de pequenos grupos vem sendo adotada, principalmente, na edificao espiritual de cristos e na evangelizao dos no crentes. Nesse contexto, podemos definir pequeno grupo como sendo uma pequena quantidade de pessoas que se renem regularmente, em ambiente de comunho, com propsitos diversos, como os de estudar a Palavra de Deus, compartilhar experincias de vida e orar, tendo em vista a formao de verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Na tentativa de entender com mais profundidade a definio de pequeno grupo, podemos elencar cinco caractersticas comuns a essa estratgia, citadas no livro Implantando Grupos Familiares, de David Kornfield e Gedimar Arajo. 1. Reunies regulares A regularidade das reunies em grupos pequenos um instrumento pelo qual a mutualidade e a afinidade entre os membros so desenvolvidas dentro de um ambiente informal. 2. Comunho Os pequenos grupos propiciam a comunho entre seus membros, uma vez que enfatiza o compromisso do cuidado mtuo, ordenana expressa no Novo Testamento atravs dos mandamentos recprocos, a exemplo de amai-vos uns aos outros, servi uns aos outros, sujeitai-vos uns aos outros. 3. Tamanho do grupo O grupo, enquanto pequeno, viabilizador da rede de relacionamentos interpessoais, suprindo, dessa forma, as lacunas caractersticas das grandes reunies.

4. Discipulado O pequeno grupo o lugar propcio para o discipulado de seus membros, entendendo discipular como ensinar a guardar todas as coisas que o Senhor Jesus ordenou (Mt 28.20), pois o compartilhamento da Palavra de Deus atravs de relacionamentos ntimos gera novos discpulos. 5. Evangelizao O pequeno grupo contribui para a evangelizao dos no crentes, medida que oferece oportunidade de no apenas ouvirem o evangelho, mas tambm de o testemunharem em ao na vida dos cristos. O grupo o ambiente em que cada membro nascido de novo encorajado a ter uma atitude de servo, proporcionando, assim, ao descrente a oportunidade de tambm se tornar servo de Jesus Cristo.

SEIS DIFERENTES TIPOS DE GRUPOS NA IGREJA

No existe apenas um tipo de pequeno grupo. Os que se opem a estes grupos, muitas vezes tiveram uma experincia negativa com um ou outro tipo de grupo. Quando entendermos os seis tipos principais, veremos que quase impossvel uma igreja funcionar bem sem pequenos grupos. 1 GRUPO DE DISCIPULADO: Tem como funo a formao de liderana, desenvolvimento de carter cristo, relacionamentos cristos, disciplinas espirituais e habilidades ministeriais. 2 GRUPO (EQUIPE) DE MINISTRIO: Cumprem funes dentro da igreja, como: grupos de professores da escola dominical, equipes de louvor, grupos de liderana, equipes de visitao evangelstica, visitao aos enfermos, ao social, ministrio com casais, etc. 3 GRUPO FAMILIAR EVANGELSTICO: Tem como funo dar uma cobertura espiritual aos membros da igreja e ganhar novas pessoas para Cristo. 4 GRUPO FAMILIAR PARA CRENTES: Cumpre a funo de dar cobertura espiritual aos membros da igreja, nutrindo-os na Palavra, orao e louvor.

5 GRUPO PARA NOVOS CONVERTIDOS: Orientao espiritual ao novo convertido no que diz respeito s disciplinas bsicas de um discpulo e preparao para o batismo. 6 GRUPO DE APOIO PARA PESSOAS FERIDAS: Procura auxiliar as pessoas feridas internamente, como os divorciados, viciadas, vtimas de incesto ou abuso sexual, etc.

OITO RAZES PARA A IMPLANTAO DE PEQUENOS GRUPOS 1 O pequeno grupo gera envolvimento pessoal Os pequenos grupos atraem pessoas, justamente por possibilitarem que cada um, independentemente de sua cultura ou capacidade, possa ter uma participao significativa. 2 O pequeno grupo gera comunho Atravs dos pequenos grupos as pessoas se aproximam mais uma das outras. H oportunidade para um conhecimento mais ntimo dos irmos, que passam a se conhecer pelo nome, onde nascem laos ntimos de amizade e a comunho fica mais forte. 3 O pequeno grupo gera evangelizao Cada crente torna-se um missionrio e cada lar uma agncia missionria. A evangelizao mais completa e concreta atravs de relacionamentos pessoais. 4 O pequeno grupo gera integrao A integrao de novos convertidos se dar mais facilmente atravs dos pequenos grupos, onde sentem melhor apoio e encorajamento pessoal atravs das amizades. 5 O pequeno grupo gera pastoreamento O grupo possibilita um pastoreio mais eficaz. 6 O pequeno grupo gera novos lderes Os grupos ajudam a formar e descobrir lderes que, certamente, no teriam oportunidade num grupo maior.

7 O pequeno grupo gera ajuda (diaconato) As necessidades pessoais podem ser facilmente identificadas e atendidas. 8 O pequeno grupo gera ensino prtico O ensino passa a ser mais eficaz e a prtica facilitada, pois todos compartilham suas dvidas.

PONTOS QUE DEVEM SER OBSEVADOS QUANDO DA IMPLANTAO DE PEQUENOS GRUPOS.

1 - Investir bastante tempo em orao e estudo, buscando orientao em Deus. O crescimento de uma igreja no um evento, um processo que requer planejamento, estabelecimento de alvos, gerenciamento de recursos e avaliao regular dos resultados e da eficincia. Decretar simplesmente que sua igreja adotou pequenos grupos, sem mais nem menos, no a melhor estratgia, pois preciso tempo para amadurecer a ideia e conhecer o novo paradigma. Hoje, existem lderes que esto implantando pequenos grupos logo aps um fim de semana de treinamento, no levando em considerao a necessidade de assimilao de novos valores.

2 - necessrio investir tempo para uma mudana de valores, com a devida assimilao do novo paradigma pela igreja. A mudana deve comear de cima para baixo. Deve partir da liderana, na pessoa do pastor. Jesus trabalhou e orou muito quando da implantao de seu ministrio. Tambm foi o exemplo vivo de seus ensinamentos. Assim, a liderana deve copiar o exemplo de Jesus, como orando diariamente, pedindo a Deus foras e orientao para fazer a sua vontade. Deve-se planejar antes de iniciar o programa. Nada de mudanas radicais sem planejamento estratgico. Quem falha em planejar, planeja falhar. O lder, cnscio de sua nova misso, agora deve recrutar novos valores, novas mentalidades, que sero os lderes desses pequenos grupos. Assim como Jesus, o lder deve comear pela reafirmao de valores como amor, bondade, humildade, mansido, servios, fidelidade, etc. Deve-se primeiro reafirmar esses

valores antes de comunicar a nova viso, do trabalho em pequenos grupos, pois o sucesso da proposta depende da prtica desses valores, sem os quais pode haver frustaes. Deve-se ter o cuidado para no mudar as estruturas antes do devido amadurecimento do novo paradigma. Jesus ensinou, demonstrou e viveu. Somente depois fez a mudana. Muitos pastores e lderes entusiasmados com algo novo se apressam por novas mudanas. Agindo assim, minam com o programa e frustram a todos. Somente quando a estrutura dos pequenos grupos estiver delineada e implantada que o medo do desaparecimento dos demais ministrios passar. preciso ter o cuidado para no desprezar quem no entendeu o novo paradigma. Alguns lderes, erradamente, menosprezam aqueles que no entendem seus pressupostos, isso no justo, nem bblico. No por fora, nem por violncia. O Esprito Santo convence por meio do amor e no por meio da arrogncia presunosa.

OITO RAZES PELAS QUAIS OS PEQUENOS GRUPOS FALHAM 1 Falta de viso e participao do pastor. Os pequenos grupos muitas vezes so novidade e operam mudanas. As antigas estruturas so ameaadas. necessria a mo do pastor, pelo menos no primeiro ano, para que todo um movimento se desenvolva. Quando o pastor no est envolvido diretamente, ele pode, muitas vezes ser a causa da falha destes grupos. 2 No iniciar com um grupo experimental. Este grupo deve ser composto pelo pastor e cerca de trs lderes chaves. Esses lderes devem reproduzir-se depois de adquirirem uma boa experincia de como um grupo saudvel funciona. 3 Falta de superviso eficaz e treinamento de lderes. Os grupos falham quando a liderana fica isolada, sem acompanhamento. Esses lderes precisam periodicamente de reciclagem e treinamento.

4 Falta de um relacionamento estreito entre o pastor e os lderes. Em muitos casos o pastor no abraa a viso porque tem medo de descentralizar seu poder. Teme que no possa controlar o que acontece nos grupos. O pastor e seus lderes precisam de um bom relacionamento e um esprito de companheirismo, amizade e confiana. 5 Falta de um sentido de misso. Quando o grupo focaliza apenas a si mesmo, perdendo o sentido de misso, acaba cometendo suicdio. Os pequenos grupos tm como objetivo central estabelecer relacionamentos redentores, com Cristo, uns com os outros, e estendendo-se para os que ainda esto fora do grupo. A amizade a chave para isso. 6 Pessoas supercarentes podem destruir um grupo As necessidades de tais pessoas podem ultrapassar a capacidade de resposta do grupo. Muitas vezes pessoas feridas emocionalmente se tornam dominadoras e controladoras. Essas pessoas, ou seus problemas, podem acabar dominando o grupo. O segredo criar grupos de apoio que atendam especificamente a estes casos. 7 Falta do desenvolvimento de novas estruturas. preciso desenvolver estruturas para que os grupos familiares sejam parte central da vida da igreja. preciso descobrir novos lderes para aliviar a liderana j sobrecarregada. 8 M seleo dos lderes preciso selecionar os lderes certos atravs de uma rigorosa seleo.

CONCLUSO:
Nos ltimos 20 anos, no Brasil, passamos de 16 milhes para 40 milhes de evanglicos. Recentes pesquisas afirmam que somos atualmente 30% da populao brasileira. Esse crescimento no nmero dos evanglicos, chamado de explosivo, infelizmente no tem surtido efeito na sociedade. Antigamente, algum que professasse a f crist fazia a diferena. Ser cristo evanglico sempre repercutia como sinnimo de honestidade, fidelidade, idoneidade. Hoje ser evanglico tornou-se moda. J no h um compromisso verdadeiro com a Palavra de Deus. Pessoas agora se dizem evanglicas no praticantes, mas existe isso? As igrejas que se denominam de evanglicas vivem cheias, mas cheias de pessoas vazias! Sem o conhecimento, nem aprofundamento da Palavra de Deus. Neste contexto dada a devida importncia de se viver a Palavra de Deus nos pequenos grupos, onde esta Palavra lida, explicada e vivenciada na vida de seus participantes. preciso levar em conta a realidade do outro, a vida, a pessoa, as experincias. O evangelho a comunicao de uma boa notcia, que deve ser transmitida de maneira que o ouvinte o entenda em seu contexto. A proposta dos pequenos grupos vem de encontro a esse anseio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, Paulo Felipe Teixeira. Revista Batista Pioneira On Line. CRUZ, Valberto da; RAMOS, Fabiana. Pequenos Grupos, para a igreja crescer integralmente. Minas Gerais. Editora Ultimato, 2007. KORNFIELD, David; ARAJO, Gedimar. Implantando Grupos Familiares. So Paulo. Editora Sepal, 1995. LARANJEIRA, Priscila Rodrigues Aguiar. Como Implantar, Desenvolver e Manter Grupos Pequenos Fortes e Saudveis. Curitiba. A D. Santos Editora, 2011.

Potrebbero piacerti anche