Sei sulla pagina 1di 30

A luta pela

anistia no regime militar brasileiro:


Fabola Brigante Del Porto2

A constituio da sociedade civil e a construo da cidadania1

Este artigo aborda alguns significados da luta pela anistia no regime militar brasileiro na perspectiva dos Movimentos de Anistia3. Essa luta no se definia apenas como oposio ao regime militar, mas foi tambm um marco importante no processo de (re)constituio da sociedade civil no pas. Uma vez que a anistia aprovada pelo regime militar brasileiro no processo de transio democracia no apresentou o carter amplo, geral e irrestrito, tal como defendido no apenas pelos Movimentos de Anistia, mas tambm pelos demais setores e movimentos sociais que combatiam o regime militar, uma primeira questo se coloca: o que explica que ela tenha sido considerada por aqueles movimentos como uma vitria sobre a ditadura?

Capa do primeiro nmero de Maria Quitria, de 1976. (Fundo Comit Brasileiro pela Anistia, Arquivo Edgard Leuenroth / Unicamp)

A procura de subsdios a essa indagao norteou a explorao e anlise de documentos produzidos pelos referidos movimentos em busca de elementos que permitissem visualizar os significados da anistia construdos por suas falas e pela prpria sociedade brasileira, que passava por importantes transformaes nos anos 19704. A hiptese aqui explorada que os discursos dos Movimentos de Anistia foram permeados por elementos significativos no apenas para a conquista da lei da anistia, mas que sua linguagem de direitos contribuiu tambm para o fortalecimento dos vnculos de solidariedade entre os sujeitos sociais emergentes nos anos 1970. No se trata, porm, de afirmar uma relao causal entre a luta pela anistia e a constituio da sociedade civil brasileira, mas entendo que foram dois movimentos que se fortaleceram mutuamente. Embora os discursos dos Movimentos de Anistia sejam o principal tema deste artigo, este no realiza, por outro lado, um estudo de caso dos referidos movimentos e sim apenas visualiza como a luta pela anistia, a partir da ao daqueles movimentos, construiu-se e interagiu com os outros atores emergentes na cena pblica brasileira, que lutavam pelo reconhecimento de seus direitos e pelo prprio direito de serem reconhecidos como sujeitos portadores de direitos5. Ademais, a opo por focalizar os Movimentos de Anistia apresentou-se como uma tarefa instigante, ainda subexplorada pela cincia e histria polticas brasileiras. Em um dilogo com essa lacuna, este artigo procura dar voz aos prprios sujeitos ativos no processo de anistia e demonstrar que a demanda por esta no era apenas uma luta de classes mdias e, nesse sentido, ia alm de um movimento formalmente liberal6. Por tudo isso, mesmo levando em conta que a transio brasileira foi realizada de maneira lenta, segura e gradual, este artigo mostra que a anistia foi tambm uma conquista societal. No se trata de negar os limites que a anistia, estrito senso, teve em sua realizao e efetivao na transio poltica brasileira. No obstante, como j mencionado, os discursos dos Movimentos de Anistia apresentam subsdios que demonstram que sua luta no girava apenas em torno da obteno da lei de anistia, mas tambm se construa com base na elaborao de novos elementos7 e lutas por direitos. Ao articularem-se a outras lutas de movimentos especficos, os Movimentos de Anistia ampliavam o debate sobre o processo de abertura poltico-institucional. De acordo com Napolitano,
Ao mesmo tempo em que a campanha da anistia pedia a reintegrao civil dos banidos e o resgate da memria das vtimas fatais do regime, apontava para um novo tempo histrico e uma nova cultura poltica, onde a abertura do espao pblico, a linguagem dos direitos e a questo democrtica reelaboravam a memria do passado recente da sociedade brasileira8.
N 3, Ano 3, 2009

44

Esta citao vem ao encontro da presente anlise ao defender que a constituio da anistia na cena pblica norteou-se, ao mesmo tempo, por um processo inovador, que representava a sociedade comunicando consigo mesma, atuando paralelamente ao Estado9. Os movimentos e organizaes sociais emergentes a partir da segunda metade dos anos 1970 combatiam no apenas o autoritarismo institucional, mas construam uma nova noo de cidadania, procurando superar tambm o autoritarismo social10. notvel ainda que esses movimentos antiautoritrios, populares e por direitos civis e sociais agregaram s suas reivindicaes especficas a anistia e, dessa forma, contriburam para o processo de ampliao do seu estatuto. Nesta ampliao e redefinio, este artigo explora o exemplo das relaes entre os Movimentos de Anistia, destacando a constituio do Movimento Feminino pela Anistia (MFPA), e os movimentos de mulheres. De acordo com Maria Lgia Moraes,
Uma das dimenses mais importantes do feminismo no Brasil foi ter contribudo para a construo de uma nova experincia de cidadania, forjada na prtica da reivindicao na arena pblica. Sem jamais abdicar de suas questes especficas aborto, direitos da maternidade, igualdade salarial etc. o movimento de mulheres foi o primeiro a levantar a bandeira da anistia poltica, atuando em conjuno com as demais foras e movimentos que compunham a oposio ditadura militar brasileira. Mais do que isso, foi uma das foras que inovaram o campo das lutas sociais e renovaram as prticas polticas11.

Essa anlise aponta ainda para uma ltima, embora fundamental, contribuio da luta pela anistia aqui trabalhada: a percepo e afirmao dos direitos como categoria mediadora das relaes sociais e definidora da noo de um interesse pblico no pas, conforme este foi se constituindo a partir do processo de abertura e descoberta da sociedade civil brasileira em resposta ao terror do Estado nos anos 197012. Essas questes sero examinadas no decorrer deste artigo.

A conquista da anistia
Alm de a anistia ser fruto de mobilizao social, e no simplesmente uma concesso do regime, ela foi interpretada como conquista pelos Movimentos de Anistia e demais atores sociais que lutaram por sua adoo. Para entender o significado dessa conquista, inicialmente, resgato o debate societal sobre o formato da anistia pela qual se lutava. Por questo de espao, descrevo
45

esse processo apenas a partir da segunda metade dos anos 1970. De qualquer modo, foi a partir desse momento que, posto em prtica o projeto distensionista do regime militar, com Geisel na Presidncia, o processo poltico seria marcado por avanos e recuos do regime e dos grupos sociais, definindo as conquistas destes ltimos bem como os limites da abertura.

O debate e a luta pela anistia no regime militar brasileiro


Para introduzir o debate sobre a anistia na perspectiva societal, cabe registrar alguns eventos poltico-institucionais que marcaram o fortalecimento das oposies e a generalizao do repdio ao regime militar. O primeiro destes eventos remonta vitria do MDB nas eleies legislativas de 1974, que mostrava o incio da rearticulao da sociedade civil, e significou a primeira manifestao abertamente poltica de oposio ditadura desde 1968. Certamente, o resultado favorvel oposio s foi possvel no quadro de relativo afrouxamento das regras autoritrias promovido pela poltica de distenso de Geisel, mas demonstrou tambm que as oposies no se acomodavam passivamente aos projetos de abertura do governo, e que sabiam explorar suas possibilidades13. No entanto, o marco da virada na oposio ao regime militar, sobretudo no que tange s lutas pelos direitos humanos, ocorreu com o assassinato do jornalista Vladimir Herzog no DOI-CODI de So Paulo, em 25 de outubro de 1975. Esse acontecimento desnudou o fato de que a represso no discriminava classes e foi importante para que os setores da classe mdia e de elite aderissem s foras de oposio ao regime. A peculiaridade desse momento como ponto de inflexo na luta contra o regime militar foi que o repdio ao regime militar no era mais de cidados que isoladamente depositavam seus votos nas urnas, mas de sujeitos coletivos que lutavam por sua organizao14. A partir da, os cidados comeavam a recorrer ao novo foro pblico para manifestar seu protesto contra a brutalidade governamental15. Ainda por ocasio da morte do jornalista, mais de 8 mil pessoas lotaram a Catedral paulistana para participar do culto ecumnico em inteno de Herzog. No obstante, pouco tempo depois, em janeiro de 1976, o operrio Manoel Fiel Filho foi preso, torturado e morto no mesmo local e condies de Herzog. Esse fato teve um impacto sem precedentes tanto sobre o regime e nos rumos de sua poltica de distenso como sobre os membros da sociedade civil, que passavam a perceber a necessidade de se constiturem em movimentos organizados para exercerem uma presso maior sobre o governo ditatorial.
N 3, Ano 3, 2009

46

Entre as foras que se organizavam contra o regime militar, surgia, em 1975, em So Paulo, o Movimento Feminino pela Anistia (MFPA), sob a liderana da advogada Therezinha Zerbine. O movimento era pioneiro no apenas na luta sistemtica pela anistia, mas era tambm o primeiro movimento legalmente constitudo para o enfrentamento direto do regime militar16. Aos poucos, os ncleos do MFPA se expandiram pelo Brasil17 e, j nesse primeiro ano de atuao, suas militantes reuniriam 16 mil assinaturas para o Manifesto da Mulher Brasileira, que reivindicava a anistia poltica. A partir desse momento, o tema da anistia poltica ganhava a cena pblica como palavra de ordem agregadora da luta de diferentes setores de oposio ao regime militar. Em 14 de fevereiro de 1978, no Rio de Janeiro, era fundado o Comit Brasileiro pela Anistia (CBA). Alm de muitas militantes do MFPA, o CBA tambm reunia estudantes, advogados, artistas, membros da Igreja Catlica e pretendia estabelecer uma articulao com as oposies sindicais e representantes de movimentos de bairros18. A reivindicao de anistia ampliava-se ainda mais19. O dia 18 de abril de 1978, aniversrio da anistia decretada em 1945 com a derrubada do Estado Novo, foi um momento especial para os defensores da anistia no regime militar brasileiro, que rememoraram com atos pblicos e outras manifestaes polticas e culturais aquela anistia. Por exemplo, em Braslia, os estudantes e o setor jovem do MDB marcaram a data distribuindo documento que propunha a organizao de um comit regional pela anistia. Ao defender a anistia, o manifesto lembrava:
Quatorze anos de regime repressivo fizeram com que o povo manifestasse o seu cansao. E comeasse a retomar sua luta contra as mentiras e a falta de liberdade nesse pas. O povo est cansado. Cansado de no votar, cansado de s trabalhar, cansado de produzir e no ter o que comer, cansado de um sistema de transporte coletivo aviltante, cansado de no ter casa nem roupa, cansado de morrer nos acidentes e no ter sade20.

Desse momento em diante, por todo o ano, foram organizadas passeatas que exigiam liberdades e Dias Nacionais de Protesto e Luta pela Anistia. Tais manifestaes reuniam alm dos familiares dos mortos, desaparecidos e demais atingidos pelo regime militar e dos estudantes trabalhadores, sindicalistas, advogados, jornalistas, membros de igrejas e outros ativistas polticos. A partir dessas manifestaes, formaram-se tambm os Comits Primeiro de Maio pela Anistia21. Tambm em maio, juntamente com essa luta, o movimento sindical em ascenso iniciou, a partir dos metalrgicos de So
47

Bernardo do Campo, uma importante greve que, em quatro meses, atingiu 235 mil trabalhadores do estado de So Paulo22. Em novembro seguinte realizou-se, na cidade de So Paulo, o I Congresso Nacional pela Anistia. O Manifesto Nao, documento de encerramento do congresso, recuperava o cenrio poltico de crescimento das oposies ao regime militar:
Hoje a nao reivindica seus direitos. Operrios vo greve a fim de recuperar seu poder aquisitivo arruinado e exigir sua legtima liberdade de organizao e manifestao. Advogados, falando em nome da nao indignada, repudiam firmemente a lei de segurana nacional, instrumento de perpetuao da violncia e do arbtrio. Estudantes exigem o papel construtivo que lhes cabe na conduo dos destinos da nao atravs de suas entidades livres e representativas. Os trabalhadores afirmam seu elementar direito de sindicalizados. Operrios e estudantes; advogados, mdicos e profissionais liberais; [...] religiosos; polticos e servidores pblicos; negros e mulheres, vindos de todo o Brasil atravs de entidades representativas [...] e no carter de vtimas da represso [...][...] repudiam a marginalizao poltica, econmica e social do povo brasileiro, condenam a represso que sobre eles se abate e exigem anistia. [...] O movimento pela anistia cresce nacionalmente. Est presente nas lutas que travam hoje diferentes setores da populao por liberdade de organizao e manifestao do povo oprimido, por liberdade de pensamento e por liberdades democrticas.23

Nesse contexto de crescimento da luta contra o regime militar, a revogao do AI-5, em outubro de 1978, por exemplo ainda que o ato tenha sido substitudo pelas salvaguardas constitucionais foi uma importante vitria daquela e os Movimentos de Anistia tambm a interpretaram como um passo fundamental para o fim do aparato repressivo e para o retorno ao Estado de direito. Em dezembro seguinte, a revogao do decreto de banimento de mais de 120 exilados foi outra importante conquista da luta pela anistia. Porm, no se pode perder de vista que, uma vez que os militares ainda controlavam o processo, foram excludas daquela revogao figuras indesejveis a eles, como Leonel Brizola, Lus Carlos Prestes, Miguel Arraes e Francisco Julio24. O movimento organizado pela anistia reconhecia que todas essas medidas representavam um avano no processo poltico, mas eram ainda insuficientes. Apresentando reformas e medidas de extino e atenuao de penas, o regime objetivava esquivar-se do debate sobre a anistia. No obstante, no ano
N 3, Ano 3, 2009

48

de 1979, a conjuntura desfavorvel ao regime, desenhada sobretudo a partir de 1978, acentuou-se, de forma que este no tinha mais como negar a anistia. A partir de ento, os prprios partidrios da ditadura passaram a falar em anistia25. O debate passaria, assim, a girar em torno de sua amplitude: embora o regime declarasse que ela poderia ser decretada, dizia tambm que no atingiria a todos os punidos. Porm, para os Movimentos de Anistia ela s podia ser ampla, geral e irrestrita por ser a nica que devolveria a todos os cidados todos os seus direitos. Alm disso,
[...] a conquista da Anistia no pode vir s. Ela exige a eliminao dos atos e leis de exceo, o estabelecimento das leis e mecanismos de livre representao e participao popular, alm do fim radical e absoluto das torturas [...] ento, neste sentido, que esta luta beneficia no apenas aqueles que foram diretamente punidos, mas a grande maioria do povo brasileiro, impedido hoje de participar ativamente da vida poltica e econmica do pas, pelos atos e leis de exceo [...] Reafirmamos que Anistia no ddiva, mas sim uma conquista a ser feita por todos os brasileiros.26

As mudanas na dinmica institucional, junto com o crescimento da luta dos movimentos organizados, tambm foram acompanhadas por processos de transio na opinio pblica, demonstrando uma incipiente conscientizao da sociedade brasileira como um todo para essas questes. Assim, os resultados das eleies de 1978 acentuaram a tendncia apresentada em 1974 de progressos eleitorais significativos do MDB. Agora, no entanto, processava-se mais uma mudana de qualidade do que de quantidade no grupo da oposio consentida, sendo eleitos principalmente ativistas polticos diretamente ligados a movimentos populares e a partidos e outros grupos de esquerda e clandestinos27. Estes parlamentares autnticos defenderiam, na arena institucional, a mesma anistia pela qual os movimentos sociais e setores organizados da sociedade lutavam 28. Por exemplo, durante a votao do projeto governista de anistia, em agosto de 1979, o deputado Tidei de Lima (MDB) afirmava que se a presena da ditadura ainda era forte, no s impedindo que se discutisse livremente, mas impondo severos limites anistia enquanto uma aspirao e conquista populares, o fato de estar-se discutindo a anistia no resultava de uma benesse da ditadura:
[...] a Nao aguarda ansiosa a apreciao sobre o projeto de anistia, que h de ser, antes de mais nada, uma conquista do povo brasileiro, jamais uma ddiva
49

dos que detm o poder fora, custa da espada, mantendo em opresso o trabalhador e toda a nao brasileira29.

No entanto, apesar da amplitude da luta, a lei de anistia aprovada pelo regime militar em 22 de agosto de 1979 no atendia plenamente aos objetivos dos movimentos que lutavam por ela: primeiro, no era uma anistia ampla e geral porque no englobava todos os punidos pelo regime militar, eram excludos por volta de 195 terroristas (Art. 1, 2, lei n 6.683/79, Legislao Federal Brasileira), conforme a definio do governo com base na Lei de Segurana Nacional vigente. Alm disso, tambm no era uma medida irrestrita porque o retorno ou reverso s antigas atividades e aos postos ocupados pelos afastados ou aposentados pelo regime militar (civis e militares) dependia de aprovao da administrao competente pelo respectivo cargo, devendo o anistiado requerer oficialmente esse deferimento (Art. 2 e 3, lei n 6.683/79, Legislao Federal Brasileira). A anistia limitada, restrita e recproca correspondia antes aos ideais da descompresso lenta, segura e gradual do regime30. Ela contrariava os discursos dos movimentos que julgavam ainda necessrias a apurao das responsabilidades pelas torturas, mortes e desaparecimentos realizados pelo regime militar e a incluso de todos os punidos, mesmo os envolvidos em luta armada e crimes de sangue, uma vez que eram imbudos tambm de motivao poltica. Especificamente com relao aos direitos civis e polticos, os Movimentos de Anistia consideravam que a anistia deveria significar tambm o fim das cassaes polticas, da violao das liberdades individuais e de associao e reunio e a reintegrao automtica aos postos de trabalho e atividade poltica31. Apesar desses limites, a anistia significou, sim, um avano para a superao do autoritarismo institucional, permitindo o retorno dos polticos cassados, de exilados, foragidos e clandestinos que puderam reassumir suas verdadeiras identidades e recompor as foras polticas oposicionistas, reocupando seu lugar ao lado das lutas do povo brasileiro. Nesse sentido, a anistia foi recebida pelos ativistas e movimentos como sua vitria:
O governo dos generais no pretendia anistia alguma. [...] Entretanto, o crescimento das foras populares exigindo a anistia foi naufragando essas ideias absurdas da ditadura. Do confronto de foras que se deu resultou que o regime foi obrigado a concordar com a anistia, embora tenha conseguido momentaneamente impedir que a mesma tivesse carter amplo, geral e irrestrito. Para o povo foi uma vitria parcial. A anistia h pouco efetivada, no que conseguiu libertar de prisioneiros polticos, no que conseguiu trazer de volta ao pas
N 3, Ano 3, 2009

50

brasileiros exilados e no que restaurou de direitos polticos e civis, refletiu a vontade e a vitria popular; no que impediu que todos os presos polticos fossem libertados, que todos os exilados voltassem ptria e todos os direitos atingidos por instrumentos de exceo fossem refeitos, refletiu o ponto de vista discriminador do poder imperante. O movimento popular deve revigorar-se com a vitria parcial alcanada e perseverar na luta pela anistia ampla, geral e irrestrita.32

No que tange ao significado e ao impacto da adoo da anistia pelo regime militar para o andamento do processo poltico e recomposio das foras entre este e as oposies, Skidmore afirma que estas aceitaram a anistia restrita, fruto de negociaes com o regime, em um processo em que os dois lados cederiam em alguns pontos e avanariam em outros33. Apesar de no terem atingido seus objetivos, os Movimentos de Anistia e outros participantes desse processo consideraram a medida uma conquista importante, um passo para a continuidade da luta, que entraria em uma nova fase34. A interpretao dos participantes do processo rebate, ento, as ideias de anistia como concesso ou fruto de barganha. De acordo com Ana Maria Mller, uma das fundadoras do CBA/RJ e atualmente advogada de familiares de mortos e desaparecidos polticos, no momento de votao da Lei de Anistia pelo regime militar,
Os presos faziam greve de fome e atravs dela protestavam contra a lei discriminatria que a Ditadura pretendia fazer passar. O Movimento de Anistia estava na rua. O povo estava envolvido. A solidariedade crescia... A campanha da anistia [...] desenvolveu-se num clima suprapartidrio onde se demarcaram os objetivos a serem alcanados... A lei que conquistamos no foi a que queramos, e foi aprovada sob veemente protesto da sociedade organizada, que tomou flego e aprendeu com ela a propor e marchar junto para novas conquistas. Atravs dessa experincia, a cada golpe da Ditadura, o movimento respondia com sua forma de organizao espontnea.35

Por outro lado, cabe ainda uma considerao acerca da interpretao sobre a anistia no regime militar brasileiro: at aqui, tentei mostrar, atravs do relato dos eventos e debates sobre a anistia, que os movimentos compreendiam que a anistia tinha que ser (e foi) conquistada. Mas a ideia de conquista no pode ser apreendida a priori 36. Assim, partindo dos discursos dos Movimentos de Anistia, tento ainda resgatar alguns significados da anistia como uma conquista societal. Entendo que esta assume tambm uma acepo dinmica e estratgica, que foi se construindo no prprio desenrolar do pro51

cesso poltico37, e que no pode ser apreendida atravs da anlise institucional e do debate oficial sobre a anistia. Esses, embora fundamentais, no permitem a compreenso daqueles outros significados que dinamizaram a maneira como a ideia de anistia se inseriu, codificou e ressemantizou na cena pblica, atravs das lutas dos diferentes setores sociais por liberdades democrticas e justia social. So essas questes que norteiam a discusso nas prximas sees deste artigo.

A anistia como conquista da sociedade civil no Brasil


Afirmei anteriormente que a anistia resultou de ampla oposio ao regime militar e que esta foi tambm a interpretao dos prprios movimentos em luta por sua adoo:
No difcil para ningum entender que a situao mudou. Qualquer um que tenha vivido os anos que vo de 70 a 76 sabe o quanto era difcil reivindicar alguma coisa. Acabou a censura imprensa, greves eclodem em todo o pas, caiu o AI-5, manifestaes de rua... anistia parcial. Mas porque o regime todo poderoso, que muitas vezes chegamos a julgar inabalvel, deixa transparecer sua incapacidade para calar a todos, e pior, passa ele mesmo a falar da necessidade de democracia [...]? A resposta correta s pode ser dada por quem acreditar que as transformaes que necessita a sociedade brasileira passaro obrigatoriamente pela participao ativa de toda a populao. Para estes a luta empreendida pelos mais diversos setores da sociedade brasileira na defesa de seus interesses e a crescente unidade de toda a nao na luta pelas liberdades democrticas que levou o regime a falar em democracia, ou melhor, em abertura.[...] A anistia mesmo sendo restrita demonstra que a fora da oposio cresceu a ponto do prprio regime ter que lev-la em conta.38

Relaciono agora alguns significados da conquista da anistia ao processo de constituio da sociedade civil no Brasil. O pressuposto desta anlise que a oposio ao regime militar e, dentro dessa, a luta pela anistia foi um marco fundamental para a prpria emergncia da sociedade civil no pas enquanto esfera constituda por sujeitos modernos e autnomos. a partir desse momento que os movimentos sociais, associaes profissionais e outros grupos comunitrios j existentes ou emergentes ento passam a organizar-se de forma diferenciada, reapropriando e reelaborando a ideia de direitos como categoria mediadora das relaes sociais39.
N 3, Ano 3, 2009

52

Embora a referncia aos direitos no tenha sido uma descoberta deste momento de lutas, os Movimentos de Anistia contriburam para sua consolidao na cena pblica, visto que o resgate de direitos era seu objeto de luta, o que colaborou para legitimar a atuao em outros grupos e movimentos reivindicativos, de protesto e luta contra o regime militar40. Esta ideia apresentada, por exemplo, por Alexandre Cunha, que foi integrante da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e presidente do Comit Paraense pela Anistia:
Em Janeiro de 1978 numa ampla assembleia criado o Comit Paraense pela Anistia, [...] que permitiu integrar a luta democrtica com a luta por direitos e bem-estar social. [...] a luta pela Anistia [...] sempre encaminhou a luta por direitos e reivindicaes com a luta poltica geral, mostrando que essa conquista era essencial para todo o conjunto de outras lutas por terra, moradia, trabalho. [...] Dessa forma, a conquista da Anistia h 20 anos foi fundamental para assegurar que no era crime lutar por democracia e liberdade, permitindo a reconquista de direitos individuais, indenizaes, reparaes e outros benefcios que por si justificam a luta. Alm disso, permitiu a ampla liberdade ideolgica e partidria que hoje vivemos, a conquista de uma constituinte, que instituiu uma sociedade de direitos...41

Mas, a ideia de direitos no era inteiramente nova na cultura poltica brasileira. Para mostrar o que a linguagem dos direitos no regime militar brasileiro tinha de novidade, necessrio registrar como ela aparecia na sociedade brasileira no pr-1964. Nesse momento, as massas populares urbanas no podiam ser marginalizadas do jogo poltico, de forma que as prticas associativas e de movimentos tiveram, ento, um campo favorvel para se desenvolver e o fizeram. No obstante, ainda que reivindicassem autonomia e j formulassem suas demandas em termos de direitos bsicos de cidadania, no perodo pr-1964, os movimentos ainda tinham no Estado e nas instituies polticas sua referncia mais importante e prevalecia a ideia de que os direitos eram concedidos42. O regime militar acentuou esse trao autoritrio do Estado brasileiro mas, por outro lado, rompeu com o pacto populista na relao com os grupos sociais, uma vez que prescindia da participao popular como forma de construo de sua legitimidade. Ao mesmo tempo, ao transformar todos em suspeitos em potencial e perseguidos polticos, a ao repressiva continha em si mesma um risco para o prprio Estado, multiplicando os pontos de tenso entre o regime e a sociedade. Com relao a essa ampliao dos pontos de tenso, o CBA/RJ assim se pronunciava:
53

H 14 anos, esta represso cresceu a nveis nunca imaginados. Apesar disto, o movimento do povo brasileiro avana. Como tudo foi proibido, todos foram punidos. E porque todos foram punidos a Anistia uma palavra que, hoje, adquire significado poltico para todos os que defendem o movimento popular.43

No cenrio de resistncia ao regime militar, os anos 1970 foram, ento, um marco na histria dos movimentos e associaes civis, no apenas quanti ta tiva, mas, sobretudo, qualitativamente. A construo das identidades coleti vas a partir daquela linguagem dos direitos definia os movimentos frente ao regime militar, e permitia, por outro lado, a elaborao de um cdigo de referncia no qual os direitos firmavam-se tambm como critrios de reconhecimento e legitimidade, articulando um sentido comum a experincias diferenciadas. Ao mesmo tempo em que os diferentes atores se encontravam na cena pblica e construam suas identidades a partir de uma imagem contra o Estado, suas questes e demandas especficas se desenvolveriam e se expressariam na luta pela anistia, conforme essa se afirmava como resgate de direitos e agregava aquelas lutas especficas e vice-versa44. Dentro dessa perspectiva, ento, possvel dizer que a prpria interpretao, pelos movimentos, de que a anistia havia sido conquistada demonstrava um novo entendimento e elaborao dos direitos e tambm a conscincia da legitimidade de suas lutas e a aspirao de um poder civil e cidado45. Alm da afirmao dos direitos, o depoimento de Gabeira, a seguir, in dica como as lutas pela anistia, pelos direitos humanos e pelas liberdades civis elementares foram capazes de unir setores sociais antes divididos, seja pela natureza diversa dos interesses que defendiam, seja por suas formas diferentes de pensamento:
No conheo em todo o perodo de militncia na denncia da ditadura brasileira no exterior nenhuma palavra de ordem que tenha nos unido tanto quanto a anistia. De repente, e pela primeira vez, sentvamos todos juntos... [...] No sei se vocs perceberam o alcance do que achamos. Ns achamos muito mais do que uma palavra de ordem. Achvamos um modo de convivncia, de ao comum, enfim a maturidade poltica que em certos momentos faltou na nossa histria... ramos gente com opinies diferentes que compreendeu que no se faz nada apenas com as pessoas que pensam de forma idntica e sim que preciso saber organizar as diferenas em torno de uma luta unitria.46

Nesta perspectiva, ento, a contribuio desse momento de lutas deve ser buscada tambm no significado da prpria participao no movimento,
N 3, Ano 3, 2009

54

no despertar da unio entre as pessoas e na solidariedade que o tema da anistia representou47. Vincius Caldeira Brant48 aponta para a importncia da experincia do medo e do terror impostos pelo regime militar para a formao desses vnculos de solidariedade entre as pessoas, o que se colocaria acima de suas divergncias polticoideolgicas. A indignao e a revolta, por um lado, e a conscincia da legitimidade de suas lutas e protestos, por outro, foram, ento, fundamentais para que as oposies ao regime militar acumulassem e articulassem foras, registrando o repdio s arbitrariedades e violncia das foras repressivas do regime autoritrio. Assim, se o aparelho repressivo do regime militar conseguiu, em um primeiro momento, acuar e tolher os segmentos da sociedade brasileira e esvaziar a poltica como construo pblica e reconhecimento mtuo de direitos e identidades coletivas, foi o prprio refgio no cotidiano obrigado pela represso que possibilitou a construo de uma identidade entre as pessoas, o que Weffort chamou de o mnimo denominador comum de seres humanos desprotegidos e amedrontados49. O medo serviria, ento, como base para a disseminao da solidariedade, originando prticas de luta em defesa dos direitos humanos e da anistia. A concretizao do movimento pela anistia representava, dessa forma, a associao de setores que construam sua identidade coletiva a partir da defesa dos seus direitos humanos e de seus familiares. Mas, suas demandas no eram simplesmente carncias ou necessidades materiais imediatas pois, como direitos, eram percebidas como constitutivas de identidades coletivas (e no como interesses)50. Esta concepo aparecia, alis, nos prprios discursos em defesa da anistia:
Estes movimentos evoluram da perspectiva da defesa da minha famlia, dos meus privilgios, para [...] o estabelecimento de uma sociedade mais justa... Nestes termos, [...] a organizao de MOVIMENTOS FEMININOS PELA ANISTIA se justifica como forma especfica de luta por um objetivo comum e est ligada a um perodo histrico determinado. [...]51

Esta citao ilumina tambm questes importantes sobre como a luta pela anistia extrapolava a identificao e defesa restrita, embora fundamental, do direito vida dos familiares atingidos pela represso poltica; nessa luta, seus participantes tambm constituram-se como sujeitos ativos e polticos, (...) lutando por mudanas profundas e significativas no tocante s polticas nacionais52. neste sentido que a luta pela anistia
tem duas faces: uma que defende os que at o momento tm sido atingidos
55

pela represso e pelo arbtrio; outra, que visa defesa e garantia dos que hoje esto lutando. [...] A defesa e a garantia dos que hoje esto lutando pressupe a anistia ampla, geral e irrestrita como objetivo indispensvel e urgente para a efetiva conquista de liberdades polticas pelo povo brasileiro. Mas a defesa e a garantia de todos aqueles que tomam parte nas lutas populares por melhores condies de vida e contra a opresso exigem tambm que se ponha fim a uma situao em que o aparato repressivo do Estado adquiriu um poder absolutamente incontrastvel53.

Certamente, a luta pela liberalizao e democratizao do regime militar assumiu diferentes significados para os vrios setores sociais nela envolvidos, mas essas demandas no eram excludentes e a luta pela anistia, dito mais uma vez, conseguiria, de alguma forma, articul-las. Por exemplo, as questes do novo movimento sindical estavam presentes nos discursos dos Movimentos de Anistia:
A luta pela Anistia se vincula, desde logo, com as lutas de todo o povo brasileiro por melhores condies de vida e de trabalho, por melhores salrios, contra o aumento do custo de vida, por melhores condies de alimentao, habitao, transporte, educao, sade e pela posse da terra para os que nela trabalham. Nestes anos todos, o sofrimento dos presos polticos foi tambm o dos trabalhadores da cidade [...]; dos trabalhadores do campo [...]; dos estudantes [...]. A sucesso interminvel de arbitrariedades e violncias feriu a dignidade [...] do povo brasileiro. A sociedade brasileira est disposta a no tolerar mais a desumana represso que se abateu sobre o pas, nos ltimos 14 anos. [...] Por isso estamos lutando pela ANISTIA. IMEDIATAMENTE. E afirmamos o direito de todos inalienvel liberdade de associao e de reunio, defendendo a livre organizao dos trabalhadores em seus sindicatos, e em seus locais de trabalho e residncia. E proclamamos como justo o direito de greve54.

com base nestes elementos, por exemplo, que se pode dizer, ento, que o discurso sobre a anistia assumia um significado dinmico, estratgico e ampliado. Mas para aprofundar esta interpretao, necessrio fazer referncia ao quadro dos novos movimentos sociais, emergentes nos anos 1970, ao lado das lutas formais institucionais das oposies democrticas, pois a constituio da anistia enquanto movimento organizado coincidiu com o fortalecimento e amadurecimento das lutas daqueles movimentos
N 3, Ano 3, 2009

56

sociais como portadores de direitos. Esses movimentos se organizavam em torno de suas carncias bsicas e de demandas por polticas para educao, sade, moradia e saneamento urbano, e consolidaram outro importante fluxo mobilizador no perodo55. Embora, nos limites deste artigo, no seja possvel afirmar a presena desses setores no cotidiano da luta pela anistia, do lado desta, por sua vez, pode-se afirmar que se buscava uma aproximao e identificao com as lutas concretas e especficas daqueles movimentos:
defendendo o direito de livre organizao e manifestao para todos os setores explorados, garantindo as Comisses de Fbrica, apoiando o movimento do Custo de Vida, lutando pela integridade fsica das lideranas populares que a luta pela Anistia vai ultrapassar os limites estreitos, que at h pouco se encontrava para transformar-se em fora nas mos do movimento popular. [...] necessrio que estes vnculos sejam tais que os movimentos populares participem efetivamente do encaminhamento das lutas. [...] S o movimento popular organizado ser capaz de efetivar a conquista das liberdades para o povo brasileiro e a ANISTIA AMPLA GERAL E IRRESTRITA 56.

Outro objetivo dos Movimentos de Anistia era interpelar a sociedade sobre o significado e a importncia da luta pela anistia, o que no se baseava apenas no fato de esta ter um significado humanitrio e justo; a anistia tambm possibilitaria a reintegrao das lideranas, dos ativistas comprometidos com as lutas pelos direitos humanos e pelo fim da ditadura, pelos direitos trabalhistas e por melhores condies de vida da populao. Esse foi um caminho buscado para estabelecer, mais uma vez, vnculo com os movimentos operrios. Por exemplo, em 1979
no seu panfleto convocatrio para o ato de 1 de maio, o CBA estampava a frase (acompanhada de um desenho vazio no meio): Tem gente de menos neste 1 de maio. Dizia no verso: Tem gente que no est aqui com a gente hoje, justamente porque esteve sempre ao lado do povo participando das mesmas lutas que nos trazem a este 1 de maio [...] a luta pela Anistia a luta de cada trabalhador que quer rever seu irmo, sua mulher, seu filho.57

A tentativa de aprofundamento dos vnculos com o movimento operrio ficaria explcita tambm durante os Congressos de Anistia. O II Congresso de Anistia, alis, que teve lugar em Salvador, em novembro de 1979, estabeleceu como palavra de ordem Todo apoio luta dos trabalhadores contra a re57

presso58. Se, dito mais uma vez, estes setores no estiveram organicamente envolvidos com a organizao de comits de anistia59, suas demandas foram em grande parte agregadas na defesa da anistia60. No obstante, no objetivo deste artigo discorrer sobre o encontro destas duas lutas. Acredito, porm, que estas relaes ajudam a iluminar melhor as dimenses da luta pela anistia aqui destacadas. O II Congresso de Anistia, realizado trs meses depois do estabelecimento da Lei de Anistia, justificava-se justamente pelo agravamento e redirecionamento da represso poltica, pois o crescimento do movimento operrio, campons e popular leva a Ditadura [...] a intensificar sua poltica repressiva especialmente contra esses movimentos61. Mas, se no sentido institucional a anistia significaria uma derrota parcial, esta uma questo relativa e, tal como foi construdo pelo processo, possvel dizer que a anistia ampla, geral e irrestrita foi mais do que uma palavra de ordem que uniu os setores oposicionistas: a importncia da luta pela anistia ia alm de sua presena nas greves, manifestos e atos pblicos contra a ditadura militar, devendo antes ser buscada em sua capacidade de elaborar novas demandas e questes, as quais eram forjadas no mbito da sociedade civil e que, assim, ampliavam o debate poltico institucional sob o signo dos direitos. No processo de construo da anistia estavam presentes, em tenso, duas dinmicas o tempo institucional e a lgica solidarstica, essa ltima prpria do campo tico-poltico movimentalista62. Essas dinmicas so indissociveis para entender a construo da anistia como afirmao da cultura de direitos, tanto em sua face que dialoga com o Estado como quando se pensa nesta noo como parmetro das relaes e prticas de solidariedade social. O fato de a luta pela anistia ter sido encabeada por um movimento de mulheres emblemtico desse processo. Tal movimento se propunha a ser uma frente de combate pela anistia e defensora dos direitos especficos das mulheres, conforme ser abordado na prxima seo deste artigo.

As mulheres e a anistia: o significado do Movimento Feminino Pela Anistia (MPFA)


Enfrento agora a dupla tarefa de resgatar a construo da luta pela anistia do MFPA, demonstrando como seu discurso contribuiu para e foi influenciado pela ampliao do campo da luta contra o regime autoritrio e explorar o significado da constituio de um movimento feminino pela anistia no contexto da proliferao dos movimentos de mulheres no Brasil dos anos 1970. Para tanto, so destacados alguns elementos discursivos do MFPA que contribuiriam para as lutas das mulheres e, por outro lado,
N 3, Ano 3, 2009

58

apresentadas algumas ambiguidades e contradies de sua insero entre os movimentos de mulheres, tendo em vista que a luta pela anistia aparecia antes como uma luta geral63. Origem do Movimento64 Em 13 de abril de 1975, um grupo de seis mulheres de So Paulo, lideradas pela advogada Therezinha Zerbine, lanou o Manifesto da Mulher Brasileira, que reclamava anistia poltica. O documento era, antes de tudo, um chamado organizao poltica dos diferentes setores da sociedade civil, sobretudo as mulheres, para que se engajassem nessa luta. As proponentes do manifesto afirmavam ainda que no descansariam enquanto no conquistassem a anistia:
Ns, mulheres brasileiras, assumimos nossas responsabilidades de cidads no quadro poltico nacional. [...] Conclamamos todas as mulheres no sentido de se unirem a esse movimento, procurando o apoio de todos que se identifiquem com a ideia da necessidade de anistia, tendo em vista um dos objetivos nacionais: a unio da nao.65

Embora o objetivo primeiro de sua luta fosse a derrubada da ditadura militar, a importncia da constituio do MFPA ia alm da proposta de combate ao autoritarismo institucional. De acordo com o discurso do movimento, a luta pela anistia deveria ser pensada tambm como uma forma de mobilizar e organizar as mulheres:
[...] sentimos que era obrigao de todo cidado brasileiro [...] levantar uma das mais nobres bandeiras de luta: a Anistia [...] Decidimos que, inicialmente as mulheres deveriam conduzir essa bandeira [...] porque, historicamente, sempre foram discriminadas por uma legislao que, de forma mais sutil, praticamente alijou-as de uma participao poltica mais efetiva.66

Em agosto do mesmo ano, o grupo j havia reunido 12 mil assinaturas de mulheres brasileiras e foi Braslia estabelecer contatos com os membros da oposio democrtica para que o Congresso Nacional tambm se engajasse na luta. No entanto, sua meta principal no era batalhar para que a anistia se convertesse em uma bandeira dos homens polticos, mas conquistar as conscincias democrticas na sociedade civil. Ainda em agosto, um grupo de mulheres de Londrina (PR) props-se a trabalhar na realizao de um boletim da luta pela anistia, para divulgar e
59

intercambiar os trabalhos das sees do MFPA por todo o pas. Surgia, ento, o jornal Brasil Mulher, em outubro, que assumiu o carter de um veculo semioficial do MFPA67. Em 15 de dezembro, com sede nacional em So Paulo, foi eleito o conselho-diretor do movimento e surgia, assim, legalmente, o Movimento Feminino pela Anistia. A organizao do movimento enquanto entidade civil atendia a dois objetivos bsicos:
a) lutar por todo Homem atingido na sua dignidade de homem e de cidadania; b) promover a mulher cultural, social e civicamente, mostrando-lhe seus deveres e direitos para com a comunidade68.

Mas, em razo do terror do Estado69, segundo o MFPA, a luta pela anistia era seu principal objetivo. Por isso, naquele momento, considerandose as preocupaes do Ano Internacional, voltado para a libertao da mulher, em primeiro lugar ela deve ter sua libertao como cidad70. S depois de superado o autoritarismo poltico faria sentido defender a igualdade de insero e participao poltica dos vrios grupos sociais. Em razo desse e de outros posicionamentos, a insero do MFPA entre as lutas das mulheres seria contraditria e conflitante71. Como constatou Maria Amlia Teles:
No trabalho com as mulheres, muitas vezes aparecia o medo de defender a anistia por causa da represso. Outras vezes havia certo desprezo. Afinal a bandeira da Anistia era geral e no especfica72.

Isso no significa que os demais movimentos de mulheres no estivessem engajados na luta pela anistia. Sua restrio no era com o tema, mas com a forma de luta proposta pelo MFPA, particularmente com alguns pronunciamentos de Therezinha Zerbine. De acordo com ela:
O fundamental a luta pela liberdade do ser humano. [...] No faz sentido lutar como feministas quando o povo no tem po e liberdade.73 A espinha dorsal do movimento foi ns nos assumirmos como cidads perante a nao e perante tudo, porque a mulher fonte de vida que luta contra a fonte da morte.74

Poder-se-ia afirmar, ento, que o MFPA assumia uma postura tradicional, que conclamava as mulheres somente enquanto mes e esposas, para
N 3, Ano 3, 2009

60

lutarem por seus filhos e maridos. Esta , alis, a viso de Singer sobre o movimento:
Este movimento no feminista, pois visa um objetivo de interesse geral, qual seja, a anistia a presos, banidos e perseguidos polticos. Seu carter feminino se explica por ser composto principalmente por esposas, mes e outras parentes de vtimas da represso. A atuao do MFA utiliza a imagem maternal da mulher como pacificadora para legitimar o seu apelo em prol da anistia. O movimento feminista tambm est engajado na luta pela anistia, mas se recusa a lanar mo da imagem tradicional da mulher, a qual combate como smbolo da posio subalterna imposta s pessoas do sexo feminino.75

No entanto, e por outro lado, o depoimento de Helena Grecco, outra ativa militante nas lutas das mulheres e pela anistia, mostra uma interpretao diferente da atuao do MFPA:
[...] as mulheres jogaram papel de vanguarda na histria. Se, num primeiro momento, foram as mes, irms e filhas dos atingidos que se aglutinaram em torno de um objetivo comum a busca de familiares desaparecidos e a defesa dos familiares presos , logo em seguida esse movimento se ampliou, politizou e envolveu os mais diversos setores da sociedade. Alm de feminino, o MFPA teve carter tambm feminista. O seu programa tinha a centralidade na luta pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita e na luta contra a discriminao e a opresso de gnero. Foram os MFPAs que iniciaram no Brasil, a comemorao do 8 de maro, Dia Internacional da Mulher.76

Nessa mesma perspectiva, Moraes afirma que a constituio do MFPA havia significado a construo de um espao importante para mulheres que foram, com o tempo, aproximando-se do feminismo77. O envolvimento com a luta pela anistia havia sido uma forma de despertar as mulheres para o terreno da poltica formal, o que no estava desvinculado de suas lutas especficas e das propostas de mobiliz-las e articul-las. As prprias participantes do jornal Brasil Mulher admitiam que o peridico, embora se pretendesse um jornal destinado mulher, tinha surgido preocupado com a luta em torno da anistia e dos direitos humanos e s depois amadureceu para as questes especificamente femininas. Os depoimentos de Helena Grecco e de Maria Lgia Moraes contrastam, ento, com a anlise do MFPA feita por Singer. Sem querer entrar no mrito das interpretaes, acredito que essas diferentes posturas demonstram a pluralidade de interesses, questes, demandas e posicionamentos sobre as formas de luta e mobilizao no caso das mulheres que
61

estava reunida em torno do movimento pela anistia no regime militar e que ampliava o debate institucional. Por outro lado, o apelo funo maternal muitas vezes imputado ao MFPA pode ser interpretado como uma estratgia discursiva78, uma maneira de abrir brechas e espaos no discurso oficial. Alm disso, conforme props Alvarez, tratava-se de um apelo maternidade enquanto instituio social e no como instinto natural79. Afirmar que a oposio entre os movimentos de mulheres e o posicionamento das militantes pela anistia estava no fato de que estas ltimas assumiam apenas o papel da figura materna em um embate com a figura da feminista, esta tambm frequentemente estereotipada, uma viso simplista. Tambm o MFPA no aceitava ser tomado como um grupo de mulheres subordinadas ao seu destino culturalmente imposto de guardis da famlia. Interpretaes desse tipo reduzem as conquistas propiciadas por esse momento de lutas. Tendo em vista essas questes, acredito ser possvel dizer que a organizao do movimento tenha tambm sido um momento importante na definio da luta pela emancipao das mulheres e na sua reivindicao pelo estabelecimento da legitimidade de seus direitos. De acordo com Moraes,
[...] trata-se do processo de constituio da cidadania para amplas camadas da populao numa repblica que j viveu demasiado tempo sob a tutela das foras armadas e de oligarquias retrgradas. [...] neste sentido, pode-se dizer que os ltimos anos foram de instituio de uma prtica poltica, vale dizer, uma prtica instituinte de novas relaes de poder e no uma prtica instituda, como se d nas democracias europia ou norte-americana.80

De acordo com essas interpretaes, pode-se afirmar que o aprendizado que a participao na luta pela anistia havia significado era o reverso daquela experincia do terror do Estado. Alis, o despertar para a conscincia da poltica formal que a luta pela anistia significou para as mulheres poderia ser tambm visualizado nas experincias de outros setores em luta, como, por exemplo, as classes trabalhadoras. o que sugere, por exemplo, o depoimento de Luiz Incio Lula da Silva:
Quando eu fui procurado pelo Greenhalgh [...] pra gente comear a discutir a questo da Anistia l no Sindicato, eu falei: Anistia no enche barriga de trabalhador. Ns vamos continuar com a nossa bandeira aqui. Essa no a bandeira prioritria nossa. Isso mostrava a minha despolitizao! Mesmo assim, ns fizemos o primeiro grande ato, com o Z Ibraim e o Manoel da Conceio, l em So Bernardo do Campo. [...]
N 3, Ano 3, 2009

62

A anistia foi fundamental para conscientizar politicamente. [...] Eu, por exemplo, quando era despolitizado, saa na rua e passava ali no Largo do So Bento, e tinha aqueles cartazes da represso: Procura-se.... At Z Dirceu tava l. Eu achava que eles eram bandidos mesmo. E foi exatamente depois da presidncia do Sindicato e da luta pela anistia que foi me dando a viso do que tinha acontecido neste pas.81

Consideraes finais
Neste artigo, explorei alguns significados da luta pela anistia durante o regime militar brasileiro para os Movimentos de Anistia. Um elemento que estimulou a presente anlise foi observar como e por que tais movimentos afirmavam que a anistia representava uma vitria sua j que ela no tinha sido a anistia ampla, geral e irrestrita pela qual haviam lutado. A anlise dos documentos e interpretaes dos participantes desse momento de lutas procurou demonstrar, ento, que os sujeitos desse processo, quando afirmam(vam) que a anistia foi sua vitria, no estavam se reportando apenas conquista da lei de anistia. A ideia de vitria estava, antes, relacionada s contribuies tanto pessoais como sociais do envolvimento com a luta pela democratizao do regime militar e da sociedade brasileira. Como props Ana Guedes, ex-membro do MFPA e CBA-BA:
... a anistia foi uma grande vitria do povo brasileiro. Ela representou uma grande lio de democracia que desembocou na derrubada do regime militar, revelando do que capaz uma sociedade organizada.82

So, porm, necessrias algumas ressalvas sobre esse processo de lutas. No quis defender que a perspectiva movimentalista, ao saudar a conquista da anistia como sua vitria, no tenha assumido uma postura crtica com relao aos seus limites polticos formais. No obstante, procurei valorizar as descobertas e o aprendizado sociopoltico que a experincia cotidiana do autoritarismo e da luta contra ele haviam representado. Isso no significa que, para os participantes desta luta e oponentes da ditadura, o aspecto institucional no fosse importante. Porm, ao enfatizar as estratgias discursivas dos Movimentos de Anistia, quis mostrar que os movimentos teceram um debate sobre a anistia que ia alm de seu aspecto legal. Nesse sentido, a luta pela anistia foi tambm marcada pelas transformaes horizontais da sociedade ao mesmo tempo em que contribuiu para elas , no sendo importante apenas para o processo de abertura das instituies polticas da ditadura.
63

Para compreender esse formato ampliado do debate sobre a anistia, foram explorados os significados da emergncia e elaborao de uma nova cultura de direitos na sociedade brasileira nos anos 1970. Helena Grecco estabelece uma ponte entre esses aspectos:
Todos sabemos que a anistia aprovada na Lei 6.683/79 no foi aquela que queramos. Ela foi parcial para os opositores do regime e ampla, geral e irrestrita para os torturadores e membros da represso [...]. Todas as bandeiras do movimento pela anistia continuam valendo; a est a sua importncia. A partir da luta pela anistia, sem dvida, foi estabelecida uma nova gramtica de direitos humanos no Brasil.83

Ao emergirem na cena pblica, os Movimentos de Anistia afirmavam que a anistia era um direito. Tal no significa que o tema dos direitos humanos tenha sido sua criao. Acredito ser correto afirmar, porm, a existncia de uma associao entre a linguagem dos direitos vinculada luta pela anistia e os demais movimentos populares e sociais emergentes nos anos 1970. Quando os Movimentos de Anistia falavam da anistia como um direito, diziam, ao mesmo tempo, que esse no devia ser resgatado apenas pelos punidos pelo regime militar e sim que era uma medida que interessava a todos os brasileiros. Por isso, procurei explorar como os discursos dos Movimentos de Anistia extrapolavam a defesa de uma lei de anistia. possvel dizer que no apenas a conquista da anistia foi pensada como um avano, mas a participao nessa luta foi tratada como oportunidade de participao e descoberta de novas formas de expresso social e poltica, um momento de constituio de sujeitos polticos e de novas formas de solidariedade social. assim que a luta pela anistia, partindo da defesa dos direitos humanos e da reivindicao pelo estabelecimento do estado de direito (elementos constitutivos de seu objeto), contribuiria para a consolidao e disseminao da prpria referncia ao direito enquanto gramtica civil que definia os termos e signos polticos da relao com o Estado e mesmo das relaes e dilogos internos esfera societria. Esse processo se estabeleceu medida que os Movimentos de Anistia se relacionavam com outros movimentos sociais, que traziam suas demandas para a cena pblica e reivindicavam sua construo como sujeitos polticos, afirmando suas identidades coletivas. Neste processo, ampliavam e renovavam os contedos dos direitos e da cidadania, enquanto estratgia poltica84. E, nessa trajetria, o prprio significado da anistia defendida tambm se renovaria. Da o fato de a anistia reivindicada ter sido apresentada como uma anistia do povo brasileiro, uma vez que este era
N 3, Ano 3, 2009

64

[...] o grande e verdadeiro expulso, j h muito tempo [...] especialmente os mais humildes, banidos de suas terras ou massacrados em suas aldeias, obrigados a esmolar ou sujeitos a salrios de fome, morrendo mngua nas periferias das cidades, constantemente expostos represso policial ou violncia dos patres, proibidos de se associarem, ameaados e intimidados quando ousam reivindicar os mais elementares direitos. [...]85

Na direo da confluncia entre diferentes lutas, procurei resgatar alguns aspectos da relao entre os grupos de anistia, os movimentos de mulheres e as questes especificamente femininas. O exemplo do MFPA foi trazido para demonstrar a importncia deste movimento como pioneiro na luta pela anistia, por um lado, e enquanto mobilizador de mulheres, por outro. A anlise do discurso desse movimento ilustra a acepo dinmica e estratgica do tema da anistia atravs de sua capacidade de agregar demandas de outros grupos e movimentos. Parece ser com este sentido, portanto, que Therezinha Zerbine defendia, ao lado da anistia, a [...] liberdade para o povo brasileiro ter arroz e feijo no prato86 e apontava para a luta da mulher como a liberdade, o direito de realizar um planejamento familiar consciente, no imposto87. De fato, essas questes no foram trazidas pelo MFPA nem tampouco originadas na luta pela anistia, mas do algumas pistas da presena do discurso atinente democratizao social, em voga nos debates pblico-societais brasileiros dos anos 1970, tambm no campo dos Movimentos de Anistia.

RESUMO
Este artigo explora os significados da anistia no regime militar brasileiro construdos pelos Movimentos de Anistia e indaga porque ela foi tratada como uma conquista, uma vez que a anistia no foi ampla, geral e irrestrita. A anlise dos significados dessa luta mostra que a anistia reivindicada se definia como anistia do povo brasileiro. Alm de reivindicarem a obteno da anistia, aqueles movimentos participaram da disseminao de uma nova linguagem de direitos, o que se deu pela interao com outras associaes civis e movimentos sociais, que se articulavam na construo do espao pblico nesse momento de questionamento da ordem autoritria. Esse encontro entre as duas lutas buscado na relao entre o movimento de anistia e os movimentos de mulheres.

PALAVRAS-CHAVE
Anistia poltica; Direitos; Sociedade civil; Movimentos de mulheres.

ABSTRACT
This article explores the meanings of the amnesty in the Brazilian military
65

regime constructed by the Movements of Amnesty and inquires why it was considered as a conquest as it was not ample, general and unrestricted as the movement wanted. The analysis of the meanings of that movement shows that the demanded amnesty was defined as amnesty of the Brazilian people. Beyond demanding the attainment of the amnesty, those movements had participated of the dissemination of a new language of rights, through the interaction with other civil associations and social movements, that were articulated in the construction of the public to contend the authoritarian rule. That meeting between the two movements is investigated in the relation among the amnestys movement and the womens movement.

KEYWORDS
Political amnesty; Rights; Civil society; Womens movement.

NOTAS
Este artigo uma verso alterada e resumida da dissertao de mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Cincia Poltica da Universidade Estadual de Campinas, em 27 de fevereiro de 2002, sob a orientao da profa. dra. Evelina Dagnino e financiada pela CAPES (maro de 2000 a fevereiro de 2002).
1 2

Doutoranda do Programa de Cincia Poltica da Universidade Estadual de Campinas e editora assistente da revista Opinio Pblica (CESOP/Unicamp). Contato da autora: fabiolaporto@uol.com.br.

De acordo com a proposta organizativa aprovada pelo II Congresso de Anistia, rea lizado em Salvador em novembro de 1979, so considerados Movimentos de Anistia: os Movimentos Femininos pela Anistia (MFPA), os Comits Brasileiros pela Anistia (CBA) e as Sociedades de Defesa dos Direitos Humanos (SDDHs). A LUTA CONTINUA. Manifesto do II Congresso Nacional de Anistia. Salvador, Bahia, 15 a 18/11/1979. 20 Anos: Anistia no esquecimento. Pgina eletrnica da Fundao Perseu Abramo/Projeto Memria, 1999. Disponvel em: http://www2.fpa.org.br/portal/ modules/news/index.php?storytopic=377. Acesso em abril de 2009. Os depoimentos que fazem parte da pgina eletrnica foram reproduzidos em: MAUS, Flamarion; ABRAMO, Zilah (Orgs.). Pela democracia, contra o arbtrio: A oposio democrtica, do golpe de 1964 campanha das Diretas J. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 207-303.
3

SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experincias, falas e lutas dos trabalhadores da Grande So Paulo (1970-1980). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
4 5 6

SADER, E. , op. cit.

Estas so as interpretaes de CHAUI, Marilena. Conformismo e resistncia: aspectos da cultura popular no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1986 e KUCINSKI, Bernardo. Abertura: a histria de uma crise. So Paulo: Brasil Debates, 1982.
N 3, Ano 3, 2009

66

Ainda no ano de 1975, Amoroso Lima, importante expoente do pensamento democrata cristo, assim se pronunciava sobre a anistia: Se quisermos combater o terrorismo, Anistia. Se quisermos que a condio lamentvel do nosso homem do campo se humanize, Anistia. Se quisermos que o nosso parque industrial, o maior da Amrica Latina, no seja uma colossal usina de poluio, Anistia. Se quisermos, em suma, defender a nossa independncia nacional e preparar a lio de humanismo brasileiro, com que podemos colaborar para a civilizao universal, como potncia que um dia seremos; recomecemos pela Anistia. Brasil Mulher, Ano I, n 1, dezembro de 1975, p. 4.

NAPOLITANO, Marcos. Ns, que amvamos tanto a democracia: protesto de rua contra o regime militar na Grande So Paulo (1977-1984). So Paulo: Dissertao de Mestrado apresentada FFLCH/USP, 1994, grifos meus. NAPOLITANO, M. , op. cit., p. 115. DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergncia de uma nova noo de cidadania. In DAGNINO, E. (org.). Os Anos 90: poltica e sociedade no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1994. Moraes, Maria Lygia Quartim de. Memria Biogrfica e Terrorismo de Estado: Brasil e Chile. Primeira Verso. IFCH, Unicamp, n 96, 2001, p. 28. WEFFORT, Francisco. Porque democracia? So Paulo: Brasiliense, 1984. SADER, E., op.cit.

10

11

12 13 14

Abramo, Las Wendel. O resgate da dignidade: greve metalrgica e subjetividade operria. Campinas: Editora da Unicamp/Imprensa Oficial, 1997, p. 188. Alves, Maria Helena Moreira. Estado e Oposio no Brasil (1964-1984). Petrpolis: Vozes, 1985, p. 223.
15

Depoimento de Helena Grecco, fundadora do MFPA e do CBA de Minas Gerais, para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, da Fundao Perseu Abramo/ Projeto Memria, 1999. Disponvel em: <http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=377>. Acesso em abril de 2009. Os depoimentos que fazem parte da pgina eletrnica foram reproduzidos em: MAUS, Flamarion; ABRAMO, Zilah (Orgs.). Pela democracia, contra o arbtrio: A oposio democrtica, do golpe de 1964 campanha das Diretas J. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2006, p. 207-303.
16

No quatro anos de alguns ncleos estaduais do MFPA luta destacar-se-iam, como, por exemplo: So Paulo, Rio de Janeiro, Paran, Bahia, Cear, Paraba, Rio Grande do Sul, Sergipe e Pernambuco.
17

Como funciona o CBA. Anistia rgo Oficial do Comit Brasileiro pela Anistia, n 3, janeiro/fevereiro de 1979, p. 4.
18 19

No entanto, os estrategistas da poltica distensionista do regime militar ainda recusavam esse debate. Por exemplo, em entrevista a um semanrio de circulao nacional, o general Figueiredo (na poca ainda candidato ao posto de presidente)

67

afirmava: O futuro pode rever a crueldade medieval das penas eternas, devolvendo direitos polticos, com cautelas especiais. At mesmo para que, sem a anistia, possa comear de fato uma conciliao nacional no seu amplo e generoso sentido (O que quer Figueiredo. Isto , 11/1/1978, p. 37).
20 21

Citado em: A lembrana de abril de 1945. Movimento, 24/4/1978, p. 09.

MARTINS, Roberto Ribeiro. Liberdade para os brasileiros: anistia ontem e hoje. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978.
22 23

Abramo, L. , op. cit., p. 209.

Manifesto Nao. Encerramento do I Congresso Nacional pela Anistia. So Paulo, 5 de novembro de 1978. Fundo Comit Brasileiro de Anistia, Acervo do Arquivo Edgard Leuenroth, Unicamp.
24 25

Os caminhos da volta. Veja, 10/1/1979, p. 31.

Por exemplo, em 23 de janeiro o senador Dinarte Mariz (Arena) apresentou um projeto de anistia restrita.

Carta de Salvador. Encontro Nacional de Movimentos pela Anistia. Salvador, 9 de setembro de 1978. Fundo Comit Brasileiro de Anistia, Acervo do Arquivo Edgard Leuenroth, Unicamp, grifos meus.
26

KUCINSKI, B. , op. cit. Moraes demonstra que a partir desse pleito os movimentos de mulheres tambm exerceriam presso maior em torno de suas reivindicaes especficas, procurando lideranas que se comprometessem e representassem na arena institucional suas questes. Ver: MORAES, M. L. A experincia feminista dos anos setenta. Textos. Araraquara: Unesp, Faculdade de Cincias e Letras, Departamento de Sociologia, 1990.
27

Destaquei alguns momentos do debate legislativo sobre a anistia e projetos propostos por parlamentares na monografia A Anistia de 1979, defendida em 1999 junto ao Departamento de Cincias Sociais da Unicamp sob a orientao do prof. dr. Elizer Rizzo de Oliveira (publicada nos Cadernos de Pesquisa do Ncleo de Estudos Estratgicos da mesma universidade).
28

LIMA, Tidei. Anistia: uma conquista. Discurso pronunciado na Sesso do dia 17 de agosto de 1979. Braslia, Cmara dos Deputados, Centro de Documentao e Informao, Coordenao de Publicaes, 1979, p. 11, grifos meus.
29

A discusso sobre o significado da anistia recproca para a estratgia de abertura controlada do regime militar com relao aos motivos internos corporao militar que levaram distenso foge, porm, dos objetivos deste artigo. Recuperei alguns aspectos destas questes na monografia em Cincias Sociais A Anistia de 1979, conforme citao na nota 28.
30

Convocatria para ato pblico pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita do Comando Geral pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita em 08 de agosto de 1979, na praa da S, So Paulo.
31

N 3, Ano 3, 2009

68

LIMA, Haroldo. Itinerrio. Salvador: Comit Brasileiro pela Anistia, 1979, p. 65, grifos meus.
32 33

SKIDMORE, Thomas. Brasil: De Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

34

Ver, por exemplo, A luta continua, manifesto do II Congresso Nacional de Anistia, realizado em Salvador entre os dias 15 e 18 de novembro de 1979. Depoimento para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit.

35 36

Alis, conforme documento do prprio movimento pela anistia: A democracia, a anistia, a liberdade, o direito livre organizao, o direito de uma vida digna, o direito greve, o fim da censura so conquistas e estas tero seu contedo qualitativo e quantitativo em ntima correspondncia ao grau de organizao da Oposio e da sua capacidade de manter-se unida; No se trabalha sobre aquilo que no foi definido. Maria Quitria, Boletim Informativo do MFPA, Ano II, n 3, p. 3, julho de 1978. DOIMO, Ana Maria. A vez e a voz do popular. Rio de Janeiro: Relume Dumar/Anpocs, 1995.
37 38 39

Anistia. Depoimento, revista do DCE UFRJ. Ano I, n 1, agosto de 1979, p. 3-4.

AVRITZER, Leonardo (Org.). Sociedade civil e democratizao. Belo Horizonte: Del Rey, 1994; e TELLES, Vera Silva. A experincia do autoritarismo e prticas instituintes. Dissertao de Mestrado. So Paulo: FFLCH, USP, 1984.

Uma das contribuies da luta pela anistia neste sentido foi a constituio da ideia de que a anistia no era perdo e que no era crime participar das associaes, defender seus interesses e direitos de representao e participao polticas.
40 41

Depoimento para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit., grifos meus.

Kowarick, Lcio e Bonduki, Nabil. Espao urbano e espao poltico: do populismo redemocratizao. In KOWARICK, L. (org.). As lutas sociais e a cidade: So Paulo, passado e presente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 154-55.
42

Anistia: uma luta do povo contra a violncia da ditadura. Anistia rgo Oficial do CBA/RJ, n 2, nov./dez. 1978, p. 1.
43

Isto no significa que a luta pela anistia foi, ento, uma luta de massas mas que o discurso sobre a anistia permitia a constituio de um elo, uma identificao entre os diferentes movimentos justamente por se definir como luta pela afirmao dos direitos e da dignidade humana. E nesse sentido, portanto, ela no poderia ser tomada apenas como uma demanda das classes mdias.
44

Paoli, Maria Clia. Movimentos Sociais no Brasil: em busca de um estatuto poltico. In HELMANN, Michaela (org.). Movimentos sociais e democracia no Brasil. So Paulo: Marco Zero, 1995, p. 27.
45

69

46

Gabeira, Fernando. Carta sobre a anistia; A entrevista do Pasquim; Conversao sobre 1968. Rio de Janeiro: Codecri, 1979, p. 11-12.

A interpretao de que a luta pela anistia foi uma importante experincia de solidariedade transparece em vrios depoimentos de participantes e ativistas deste movimento. O depoimento de Celeste Fon, familiar de preso poltico e participante do CBA/SP, para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit., um exemplo: Para mim, a luta pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita foi sobretudo um grande momento de solidariedade, o maior que jamais vivi. Junto com os companheiros, tantos e tantas, aprendi que nunca estamos sozinhos se justa a nossa causa [...] Eu, que entrei na luta pela vida e pela libertao dos meus dois irmos, vivi a certeza de que eu tenho tantos irmos que no os posso contar.
47

BRANT, Vincius Caldeira. Da resistncia aos movimentos sociais: a emergncia das classes populares em So Paulo. In SINGER, Paul; BRANT, Vincius Caldeira (orgs.). So Paulo: o povo em movimento. Petrpolis/So Paulo: Vozes /Cebrap, 1980.
48 49 50 51

Weffort, F. , op. cit., p. 94. PAOLI, M.C. , op. cit.

Participao poltico-social da mulher no Brasil A experincia de 1964. Documento apresentado pelo MFPA/RJ no I Congresso de Anistia, So Paulo, novembro de 1978. Fundo do Comit Brasileiro pela Anistia, Acervo Arquivo Edgard Leuenroth, Unicamp, grifos no original. DAGNINO et alii. Os movimentos sociais e a construo democrtica: sociedade civil, esfera pblica e gesto participativa. Campinas: Unicamp, mimeo, 1999.
52

CABRAL, Reinaldo e LAPA, Ronaldo. Desaparecidos Polticos. Srie Brasil de Nossos Dias, vol. 2, Rio de Janeiro: Opo, 1979, p. 19.
53 54

Carta de Salvador, Encontro Nacional de Movimentos pela Anistia, 9 de setembro de 1978, grifos no original. KOWARICK, L. e BONDUKI, N. , op. cit.

55 56

Anistia: uma luta do povo contra a violncia da ditadura. Anistia, CBA, n 2, nov./dez. 1978.
57 58

NAPOLITANO, M. , op. cit., p. 140.

Documento do II Congresso Nacional de Anistia. Salvador, Bahia, 15 a 18/11/1979. 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit. Cumpre ressaltar tambm que os operrios e sindicalistas emergiram como fora poltica importante entre as oposies ao regime militar somente aps as greves do fim da dcada, sobretudo em 1979. Este fato permite relativizar sua anterior ausncia macia na luta pela anistia, contra aqueles que pretendem defender que esta luta no interessava s classes populares. Cf. ABRAMO, L., op. cit.; e SADER, E., op. cit.
59

N 3, Ano 3, 2009

70

Do outro lado destas relaes, os sindicatos metalrgicos, por exemplo, durante seu X Congresso Nacional, realizado em 5 de junho de 1979, incluram a anistia ampla, geral e irrestrita entre suas teses polticas.
60

Manifesto do II Congresso Nacional de Anistia. Salvador, Bahia, 15 a 18/11/1979. 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit.
61 62 63

DOIMO, A. M., , op. cit.

Maria Amlia Teles, no depoimento para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit., destacou as dificuldades de penetrao da luta pela anistia entre as militantes feministas. Por outro lado, as participantes do movimento entendiam que o envolvimento com a luta pela anistia podia ser justamente uma oportunidade de participao e organizao das mulheres na luta para a constituio da cidadania feminina.

Esta breve reconstituio histrica do MFPA baseia-se sobretudo nos relatos de ZERBINE, Therezinha. Anistia: semente da liberdade. So Paulo, Edio do Autor, 1979 e em documentos e cronologias publicadas pelos jornais Brasil Mulher, anos 1975-1979 e Maria Quitria, anos 1976-1979, Acervo Arquivo Edgard Leuenroth, Unicamp.
64 65 66

Manifesto da Mulher Brasileira. In ZERBINE, T., op. cit, grifos no original.

A nossa causa e o seu smbolo. Maria Quitria Boletim do Movimento Feminino pela Anistia. Ano I, n 1, julho de 1976, p. 2, grifos meus.

Em maro de 1976, porm, a partir do nmero 2, o Brasil Mulher constituiu uma diretoria e regimento prprios e, assumindo uma postura abertamente feminista, desligou-se do MFPA. Este passa, ento, a produzir um outro boletim informativo, o Maria Quitria. Era uma demonstrao objetiva das dificuldades concretas da interao entre a luta pela anistia, estrito senso, e seu significado entre as lutas de mulheres.
67

Reproduzido em O papel da mulher na conjuntura brasileira: sua atuao na sociedade e suas lutas especficas. Documento apresentado pelo Movimento Feminino Pela Anistia no I Congresso de Anistia, realizado em So Paulo, 2 a 5 de novembro de 1978. Fundo Comit Brasileiro pela Anistia, Acervo Arquivo Edgard Leuenroth, Unicamp.
68

Em 1978, recuperando sua origem, um editorial do Maria Quitria assim se reportava a esse momento: Quando, em 1975, comeamos a falar em anistia, comeamos tambm a afastar o medo que nos tolhia. 1975 foi um ano em que a represso policial atuou fartamente; foi um ano de terror policial. [...] Foram realizadas prises em massa, multiplicaram-se as torturas. bom que no nos esqueamos de Wladimir Herzog; bom que no nos esqueamos de Manoel Fiel Filho. Ver: Maria Quitria, Boletim do MFPA, Ano II, n 3, julho de 1978, p. 3.
69 70

Zerbine, T. , op. cit. , p. 53. O ano de 1975 foi declarado pela ONU como Ano Internacional da Mulher.

71

71

Mas deve-se lembrar, alis, que o prprio MFPA no era homogneo, e sim constitudo por diferentes mulheres, com posies distintas. Entre elas, mes, ex-guerrilheiras, militantes, trabalhadoras e at feministas. Depoimento para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit. Zerbine, T. , op. cit., p. 230. Idem, p. 244.

72 73 74 75

Singer, Paul. O feminino e o feminismo. In SINGER, P.; BRANT, V. C. (Orgs.). So Paulo: o povo em movimento. Petrpolis: Vozes, 1980, p. 124, grifos meus. Depoimento para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit. Moraes, M.L., , op. cit., p. 19. Nesse sentido, tambm cabe lembrar, ainda que j mencionado, que o jornal Brasil Mulher, inicialmente, fora um rgo semioficial do Movimento Feminino pela Anistia.

76 77

78

Landi, O. El discurso sobre lo posible (la democracia y el realismo poltico). Buenos Aires: Cedes, 1985.

ALVAREZ, S. Politizando as relaes de gnero e engendrando a democracia. In STEPAN, A. (org.). Democratizando o Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
79

Moraes, M. L. Mulheres em movimento: o balano da dcada da mulher do ponto de vista do feminismo, das religies e da poltica. So Paulo: Nobel/Conselho Estadual da Condio Feminina 1985, p. 51, grifos no original.
80

Couto, Ronaldo Costa. Memria viva do regime militar Brasil: 1964-1985. Rio de Janeiro: Record, 1999, p. 261-263.
81 82 83 84 85

Depoimento para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit. Depoimento para a pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit. Dagnino, E. , op. cit., 1994.

A aspirao democrtica do povo. Movimento de Justia e Libertao. So Paulo, 18 de setembro de 1977. Documento disponvel na pgina eletrnica 20 Anos: Anistia no esquecimento, op. cit.
86 87

Zerbine, T. , op. cit., p. 251. Idem.

N 3, Ano 3, 2009

72

Potrebbero piacerti anche