Sei sulla pagina 1di 20

EXAMES SUPLETIVOS DO ENSINO MDIO 1 SEMESTRE / 2011 FOLHA DE RESPOSTAS

N DE INSCRIO DO CANDIDATO DATA DE NASCIMENTO SRE ESTABELECIMENTO DE ENSINO REA DE CONHECIMENTO NOME DO CANDIDATO N DO DOCUMENTO DE IDENTIFICAO MUNICPIO

DATA DA PROVA ASSINATURA DO CANDIDATO

HORRIO

SALA

Ateno

- Confira seus dados impressos nesta folha. - Use caneta esferogrfica azul ou preta. - Marque apenas uma resposta para cada questo. - O uso de corretivo no permitido. - Esta folha de respostas no poder ser substituda.

RESPOSTAS 01: A 02: A 03: A 04: A 05: A 06: A 07: A 08: A 09: A 10: A 11: A B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D 12: A 13: A 14: A 15: A 16: A 17: A 18: A 19: A 20: A 21: A 22: A B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D 23: A 24: A 25: A 26: A 27: A 28: A 29: A 30: A 31: A 32: A 33: A B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D 34: A 35: A 36: A 37: A 38: A 39: A 40: A 41: A 42: A 43: A 44: A B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D

1681165378

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

REDAO Leia o texto abaixo. Invaso de privacidade Estamos dispostos a abrir mo da individualidade em prol da segurana? Imagino que muitos como eu esto ficando a cada dia mais preocupados com as ameaas e as invases em suas vidas privadas. Todos os dias somos obrigados a nos deixar fotografar, filmar ou permitir a reproduo de nossos documentos pessoais. So cmeras espalhadas sem nenhum critrio de regulamentao, dentro de elevadores, por exemplo, que mais servem para diverso de porteiros despreparados do que segurana propriamente dita. Essa invaso da nossa privacidade e a que se d todos os dias pela internet precisam ser discutidas pela sociedade, para descobrirmos at onde estamos dispostos a abrir mo da nossa individualidade e privacidade em prol da segurana e, principalmente, como queremos que isso se d.
MANDARINO, Raphael. Disponvel em: <http://www.cgi.br/publicacoes/artigos/artigo27.htm> Acesso em: 20 maio 2010. Adaptado.

Agora, redija um texto argumentativo, com aproximadamente 20 linhas, discutindo a questo da invaso de privacidade qual as pessoas vm sendo submetidas. No se esquea de construir argumentos plausveis que justifiquem o seu ponto de vista. Apresente um ttulo ao seu texto. Observaes: Lembre-se de que a situao de produo de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da Lngua Portuguesa. A redao dever ser realizada, primeiramente, no rascunho abaixo e, em seguida, transcrita para a Folha de Redao entregue pelo Fiscal Aplicador. Releia o seu texto antes de transcrev-lo para a Folha de Redao. A transcrio para a Folha de Redao tem que ser realizada com letra legvel, sem rasuras e caneta de tinta azul ou preta, dentro do espao delimitado para a sua escrita.

A R

U C S
1

O H N

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

A R

C S
2

N U

O H

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

LNGUA PORTUGUESA - QUESTES DE 01 A 20 Leia o texto, abaixo, para responder s questes de 01 a 05. MDIA E EDUCAO Autora: Maria da Graa Setton Editora: Contexto Pginas: 128 Com a proposta de refletir sobre o papel pedaggico e, muitas vezes, ideolgico dos meios de comunicao, a sociloga Maria da Graa Setton aborda a mdia como um espao educativo, responsvel pela produo de informaes e valores que ajudam os indivduos a organizar sua vida e suas ideias. Para a autora, as mdias podem ser entendidas como todo o aparato simblico e material relacionado produo de mercadorias de carter cultural. O livro composto por seis captulos, sendo que o primeiro, Mdias: uma nova matriz de cultura, define o eixo central de anlise de toda a discusso, enquanto os seguintes apresentam definies, autores, conceitos e perspectivas que se tornaram referncia nas investigaes sobre os impactos das mdias. Entre as escolas e os pensadores abordados esto a escola de Frankfurt, especialmente no que concerne caracterizao da cultura moderna das sociedades ocidentais, e Edgar Morin, apresentado da tica da perspectiva da integrao da cultura. O livro ainda trata dos estudos de recepo e da relao entre educao e cibercultura.
Lngua Portuguesa Conhecimento prtico, n 26, p. 64.

QUESTO 01 Considerando-se as caractersticas estruturais, temticas e o meio de circulao, conclui-se que esse texto um exemplo de A) conto. B) editorial. C) propaganda. D) resenha. QUESTO 02 O ttulo desse texto, relacionado ao seu contedo, refere-se A) importncia da mdia no meio social. B) produo cultural da atualidade. C) ao papel educativo da mdia atual. D) ao papel da educao na mdia atual. QUESTO 03 Nesse texto, a expresso Para a autora introduz uma A) crtica. B) definio. C) inferncia. D) opinio.
3

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

QUESTO 04 De acordo com esse texto, Maria da Graa Setton v a mdia de modo A) ambguo. B) descrente. C) positivo. D) questionador. QUESTO 05 No trecho O livro ainda trata..., a palavra destacada expressa uma ideia de A) acrscimo. B) explicao. C) oposio. D) tempo. Leia o texto, abaixo, para responder s questes 06 e 07. PREVISO DO TEMPO Os ndios de uma reserva distante perguntam ao novo chefe se o prximo inverno seria suave ou rigoroso. Como o jovem chefe no havia aprendido as tcnicas dos ancestrais, pediu que recolhessem lenha e, enquanto isso, foi telefonar para o Servio de Meteorologia. O inverno vai ser muito rigoroso? pergunta. Parece que sim a resposta. E o chefe manda o povo juntar mais lenha. Dali a uma semana, telefona outra vez. Tem certeza de que o inverno vai ser muito rigoroso? Certeza absoluta. O chefe diz ao povo que junte toda a lenha que encontrar. Na semana seguinte, telefona outra vez. Tem certeza? Vai ser o inverno mais rigoroso que j se viu. Por que tem tanta certeza? Porque os ndios esto recolhendo lenha feito loucos!
Disponvel em: <http://www.piadas.com.br/piadas/humor/previsao-do-tempo> Acesso em: 10 mar. 2011.

QUESTO 06 Nesse texto, a primeira pergunta feita pelo jovem chefe revela A) crtica. B) irritao. C) insistncia. D) preocupao.

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

QUESTO 07 Nesse texto, o uso da expresso feito loucos indica A) aproximao de significado. B) exagero de expresso. C) mistura de sentidos. D) utilizao de neologismos. Leia o texto, abaixo, para responder s questes de 08 a 14. Preferncia alimentar das crianas altamente influenciada pelos desenhos nas embalagens dos produtos Estudo desenvolvido na Universidade da Pensilvnia mostrou que o sabor dos alimentos nem sempre fator decisrio na hora de escolher a marca. Quem faz a melhor embalagem quem vende mais
Redao poca

Um estudo feito pela Universidade da Pensilvnia, nos Estados Unidos, descobriu que as crianas so altamente influenciveis pelos desenhos contidos nas embalagens de produtos alimentcios e tendem sempre a preferir aqueles que contenham representaes de seus personagens preferidos, no importando qual seja o sabor do alimento. Embalagens com desenhos famosos, como Shrek ou os pinguins do filme Happy Feet, fazem as crianas terem hbitos errados de alimentao. Personagens comerciais fazem com que seja mais fcil para as crianas lembrarem e identificarem os produtos. So uma identidade visual, afirma Sarah Vaala, uma das autoras da pesquisa. O problema, diz ela, que a indstria de alimentos usa isso de forma errada, colocando nas embalagens dos produtos menos saudveis e nutritivos os desenhos mais populares entre as crianas. As crianas transferem sua preferncia pelo personagem para o produto e querem compr-lo mais (que outro que at tenha um gosto melhor), disse Vaala. O que queramos saber era se essa preferncia se refletia tambm no sabor do produto; se colocando esses personagens as empresas estavam, na verdade, influenciando subconscientemente o julgamento das crianas. Para comprovar a tese, os pesquisadores convidaram 80 crianas entre quatro e seis anos para fazer um teste de sabor cego. Colocaram, em quatro embalagens, o mesmo cereal um tipo saudvel e que no costuma ser vendido em supermercados , sendo que em duas dessas embalagens lia-se flocos saudveis e, nas outras duas, flocos doces. Tambm em uma embalagem de cada suposto tipo de flocos foram desenhados personagens do filme Happy Feet. O resultado mostrou que as crianas tendiam a preferir o contedo das embalagens com os desenhos e, dentre essas duas, aquela que continha o aviso flocos saudveis. Segundo os pesquisadores, esse fato talvez seja explicado pelo fato de que, desde muito pequena, a criana ensinada que comer produtos com mais acar faz mal. [...]
Disponvel em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI216938-15257,00-PREFERENCIA+ALIMENTAR+DAS+CRIANCAS+E +ALTAMENTE+INFLUENCIADA+PELOS+DESENHOS+.htm> Acesso em: 10 mar. 2011.

QUESTO 08 No trecho ...a indstria de alimentos usa isso..., o pronome em destaque refere-se ao fato de A) as crianas terem maus hbitos de alimentao devido s embalagens. B) as crianas lembrarem mais facilmente de personagens comerciais. C) o sabor dos alimentos ser de pouca influncia real na escolha infantil. D) o estudo da Universidade mencionada ter descoberto algo lucrativo.
5

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

QUESTO 09 No trecho ...os pesquisadores convidaram 80 crianas entre quatro e seis anos para fazer um teste de sabor cego., a forma verbal em destaque expressa A) adiamento. B) ao acabada no passado. C) fato certo no futuro. D) possibilidade. QUESTO 10 Qual a frase que sintetiza o contedo desse texto? A) A aparncia dos alimentos superior ao seu sabor para as crianas. B) A alimentao infantil ruim devido m f das indstrias de alimentos. C) Os personagens comerciais so capazes de vender qualquer produto. D) Os alimentos com rtulos de informao saudvel so mais consumidos. QUESTO 11 A orao Para comprovar a tese introduz a A) causa do fato presente na orao seguinte. B) condio do fato expresso na orao seguinte. C) consequncia do fato presente na orao seguinte. D) finalidade do fato apresentado na orao seguinte. QUESTO 12 Qual o trecho que apresenta uma oposio de ideias? A) Quem faz a melhor embalagem quem vende mais. B) ...fazem as crianas terem hbitos errados de alimentao.. C) ... produtos menos saudveis e nutritivos os desenhos mais populares.... D) ... a criana ensinada que comer produtos com mais acar faz mal.. QUESTO 13 Qual o trecho em que o autor faz uso de linguagem figurada? A) ...representaes de seus personagens preferidos,.... B) So uma identidade visual. C) ...influenciando subconscientemente o julgamento das crianas. D) ...fazer um teste de sabor cego.. QUESTO 14 O principal objetivo comunicativo desse texto A) criticar o uso de embalagens com personagens famosos. B) divulgar a descoberta de uma pesquisa e comprov-la. C) estabelecer a preferncia alimentar das crianas. D) investigar as causas da m alimentao infantil.
6

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

Leia o texto, abaixo, para responder s questes de 15 a 17. Tudo vai melhorar! Numa feira de agropecuria, um fazendeiro do Mato Grosso do Sul encontrou-se com um fazendeiro do estado do Tocantins. O Fazendeiro do Mato Grosso do Sul perguntou: Cumpadre! Se o senhor no se importa deu perguntar, qual o tamanho da sua fazenda? O Fazendeiro do Tocantins respondeu: ia, cumpadre! Acho que deve di dar uns quatrocentos hectare, piquinina! E a sua? Como o fazendeiro do Mato Grosso do Sul era do tipo meio arrogante e cheio de mania de grandeza, ele foi logo esnobando o outro fazendeiro dizendo: Cumpadre! O senhor sabe que eu nunca me interessei de cont, eu s sei que eu saio de manh bem cedinho e quando meio dia eu ainda nem cheguei na metade da propriedade. Eu sei cumpadre!...Eu sei! No comeo eu tambm andava de carroa...Squenta no!... Guenta firme cumpadre! Tenho certeza que tudo vai melhorar! Edilson Rodrigues Silva
Disponvel em: <http://recantodacronica.blogspot.com/2011/01/tudo-vai-melhorar-cronicas-pequenas-e.html> Acesso em: 10 mar. 2011.

QUESTO 15 Nesse texto, a fala dos personagens se caracteriza como exemplo de linguagem A) literria. B) padro. C) popular. D) tcnica. QUESTO 16 Ao final desse texto, compreende-se que o ttulo tem um carter A) agressivo. B) depreciativo. C) irnico. D) rancoroso. QUESTO 17 No fragmento ... deve di dar uns quatrocentos hectare,..., constata-se A) uma concordncia em desacordo com a norma padro. B) uma locuo verbal em tempo inadequado ao contexto. C) um problema em relao ao uso do regionalismo. D) um desvio referente ao exagero no uso do numeral.

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

Leia o texto, abaixo, para responder s questes de 18 a 20. O Eco


(Autor Desconhecido)

Pai e filho caminhavam por uma montanha. De repente o menino cai e grita: Aaaaaaiii!!! Para a sua surpresa, escuta a voz repetir-se, em algum lugar da montanha: Aaaaaaiii!!!. Curioso, pergunta quem s? e recebe como resposta quem s? Contrariado, grita, covarde! e a resposta covarde!. Ento, olha para o pai e pergunta, aflito: O que isso? O pai sorri e fala Filho, presta ateno. E grita em direo montanha: Eu admiro-te!!! e a voz responde: Eu admiro-te!!! .De novo o homem grita: s um campeo! e a voz responde s um campeo!. O menino fica espantado. No entende. O pai explica: As pessoas chamam a isto eco, mas na verdade isso a vida. Ela nos d de volta tudo o que dizemos. Nossa vida o reflexo de nossas aes.
Disponvel em: <http://www.via6.com/topico/38684/textos-curtos-de-autores-que-gostamos> Acesso em: 10 mar. 2011.

QUESTO 18 Qual o conflito desse texto? A) O questionamento do filho ao pai. B) O grito do pai em direo montanha. C) A viso sobre a vida exposta pelo pai. D) A caminhada de pai e filho pela montanha. QUESTO 19 Nesse texto, as falas do pai tm a funo de A) abordar as relaes familiares. B) entreter os leitores. C) incentivar os questionamentos. D) transmitir um ensinamento. QUESTO 20 No fragmento Ento, olha para o pai e pergunta, aflito:..., a palavra destacada expressa ideia de A) concluso. B) finalidade. C) proporo. D) tempo.

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

Leia o texto, abaixo, para responder s questes 21 e 22. Teresa A primeira vez que vi Teresa Achei que ela tinha pernas estpidas Achei tambm que a cara parecia uma perna Quando vi Teresa de novo Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo (Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse) Da terceira vez no vi mais nada Os cus se misturaram com a terra E o esprito de Deus voltou a se mover sobre a face das guas.
Disponvel em: <http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira01.html> Acesso em: 26 mar. 2011.

QUESTO 21 Nesse poema, a ausncia de rimas e a simplicidade vocabular caracterizam o perodo de criao literria do poeta Manuel Bandeira. Esse perodo o A) Modernismo. B) Pr-modernismo. C) Realismo. D) Romantismo. QUESTO 22 Nesse poema, a forma como a mulher apresentada demonstra que o poeta A) opta por falar das diferenas. B) opta por idealizar o feminino. C) preocupa-se em falar do divino. D) prope-se a falar do que real. QUESTO 23 Leia o texto abaixo.

Disponvel em: <http:// blog.institutouniversal.com.br> Acesso em: 28 mar. 2011.

Esse texto um poema concreto, porque apresenta A) construo visual, unindo palavra e imagem. B) construo vocabular com ausncia de rimas. C) uma estrutura organizacional bastante curta. D) uma linguagem clara e bastante objetiva.
9

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

Leia o texto, abaixo, para responder s questes de 24 a 26. O cortio Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolncia de neblina as derradeiras notas da ltima guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia. [...] Da a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomerao tumultuosa de machos e fmeas. Uns, aps outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de gua que escorria da altura de uns cinco palmos. O cho inundava-se. As mulheres precisavam j prender as saias entre as coxas para no as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braos e do pescoo, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses no se preocupavam em no molhar o pelo, ao contrrio metiam a cabea bem debaixo da gua e esfregavam com fora as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mo.
AZEVEDO, Alusio. O cortio. 15 ed. So Paulo: tica, 1984. p. 24-25.

QUESTO 24 Nesse texto, a forma como o ser humano apresentado evidencia a ideologia naturalista, segundo a qual, A) o escritor apresenta um cenrio que faz parte, intimamente, das emoes e dos sentimentos dos personagens. B) o escritor apresenta uma descrio minuciosa dos personagens e de suas atitudes, com o intuito de idealiz-los. C) o autor explica os efeitos cientficos causados em uma determinada sociedade por meio de exemplificaes concretas. D) o autor apresenta seus personagens do ponto de vista instintivo, caracterizando-os com atitudes prprias de animais. QUESTO 25 O Naturalismo revela-se importante para a Literatura Brasileira pelo fato de A) apresentar uma literatura engajada, isto , voltada denncia de problemas sociais. B) apresentar uma literatura preocupada com o meio natural, descrevendo cenrios buclicos. C) descrever os traos fsicos dos seres humanos, voltando-se ao cientificismo da poca. D) descrever o ser humano, apresentando suas tipicidades como sujeito de seu prprio destino. QUESTO 26 A prosopopeia, ou personificao, uma figura de linguagem que consiste em dar caractersticas humanas a outros seres. Em qual dos fragmentos desse texto o autor faz uso desse recurso? A) Eram cinco horas da manh e o cortio acordava,.... B) Uns, aps outros, lavavam a cara, incomodamente,.... C) As mulheres precisavam j prender as saias entre as coxas.... D) ...metiam a cabea bem debaixo da gua e esfregavam com fora....
10

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

QUESTO 27 Leia o texto abaixo. No Simbolismo [...], as palavras conseguem transcender os seus significados, ao mesmo tempo em que apelam para a totalidade de nossa percepo, ou seja para todos os sentidos. Da a linguagem simblica e o uso constante de sinestesias e de aliteraes.
Disponvel em: <http://vamospoetar.wordpress.com/simbolismo/> Acesso em: 14 abr. 2011.

Considerando as informaes presentes nesse texto, qual dos poemas a seguir classificado como Simbolista? A) Tu que dormes, esprito sereno, Posto sombra dos cedros seculares, Como um levita sombra dos altares, Longe da luta e do fragor terreno. Acorda! tempo! O sol, j alto e pleno, Afugentou as larvas tumulares... Para surgir do seio desses mares, Um mundo novo espera s um aceno... (A um poeta) B) Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infncia querida Que os anos no trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! (Meus oito anos)

C) Braos nervosos, brancas opulncias, Brumais brancuras, flgidas brancuras, Alvuras castas, virginais alvuras, Lactescncias das raras lactescncias. As fascinantes, mrbidas dormncias Dos teus abraos de letais flexuras, Produzem sensaes de agres torturas, Dos desejos as mornas florescncias. (Braos)

D) Vou-me embora pra Pasrgada L sou amigo do rei L tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura. (Vou-me embora pra Pasrgada)

11

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

Leia o texto, abaixo, para responder s questes 28 e 29. MACUNAMA (Captulo I) Uma feita a Sol cobrira os trs manos duma escaminha de suor e Macunama se lembrou de tomar banho. [...] Ento Macunama enxergou numa lapa bem no meio do rio uma cova cheia dgua. E a cova era que-nem a marca dum p-gigante. Abicaram. O heri depois de muitos gritos por causa do frio da gua entrou na cova e se lavou inteirinho. Mas a gua era encantada porque aquele buraco na lapa era marca do pezo do Sum, do tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus pra indiada brasileira. Quando o heri saiu do banho estava branco louro e de olhos azuizinhos, gua lavara o pretume dele. E ningum no seria capaz mais de indicar nele um filho da tribo retinta dos Tapanhumas. Nem bem Jigu percebeu o milagre, se atirou na marca do pezo do Sum. Porm, a gua j estava muito suja da negrura do heri e por mais que Jigu esfregasse feito maluco atirando gua pra todos os lados s conseguiu ficar da cor do bronze novo. Macunama teve d e consolou: Olhe, mano Jigu, branco voc ficou no, porm pretume foi-se e antes fanhoso que sem nariz. Maanape ento que foi se lavar, mas Jigu esborrifava toda a gua encantada pra fora da cova. Tinha s um bocado l no fundo e Maanape conseguiu molhar s a palma dos ps e das mos. Por isso ficou negro bem filho da tribo dos Tapanhumas.
Disponvel em: <http://www.anjoempoetasbrasileiros.hpg.com.br/marioandrade.htm> Acesso em: 28 mar. 2011.

QUESTO 28 O narrador a entidade ficcional responsvel por contar uma histria. Nesse fragmento, constata-se que a histria contada sob o ponto de vista de um narrador que A) testemunha os fatos vividos na histria. B) sabe tudo sobre as personagens. C) estabelece um dilogo com o leitor. D) a personagem principal da histria. QUESTO 29 Qual caracterstica do Modernismo colocada em evidncia nesse texto? A) Crtica social. B) nfase no cotidiano. C) Nacionalismo. D) Regionalismo.

12

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

ARTE - QUESTES DE 30 A 33 QUESTO 30 O termo arte moderna engloba as vanguardas europeias do incio do sculo XX, como, por exemplo, Cubismo, Construtivismo, Surrealismo, Suprematismo, Neoplasticismo e Futurismo. Associe as duas colunas, relacionando os movimentos de vanguarda s suas respectivas caractersticas. 1. Cubismo. 2. Surrealismo. 3. Futurismo. 4. Construtivismo. ( ) Volumes e planos geomtricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vrios ngulos nas telas. ( ) A exaltao da mquina e da beleza da velocidade, associada ao elogio da tcnica e da cincia, torna-se emblemtica da nova atitude esttica e poltica. ( ) A pintura e a escultura so pensadas como construes, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. ( ) Trata-se de resolver a contradio vigente na poca entre sonho e realidade pela criao de uma realidade absoluta, uma suprarrealidade. A sequncia correta dessa associao, de cima para baixo, : A) 4, 1, 2, 3. B) 1, 3, 4, 2. C) 1, 4, 2, 3. D) 3, 2, 1, 4. QUESTO 31 Leia o texto abaixo. Tcnica pictrica que se orienta a partir de um mtodo preciso: trata-se de dividir as cores em seus componentes fundamentais. As inmeras pinceladas regulares de cores puras que cobrem a tela so recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se sua unidade, longe das misturas feitas na paleta. A sensao de vibrao e luminosidade decorre da mistura tica obtida pelos pequenos pontos de cor de tamanho uniforme que nunca se fundem, mas que reagem uns aos outros em funo do olhar distncia, tal como descrito por Ogden Rood em seu tratado sobre a teoria da cor, Cromtica Moderna, 1879.
Disponvel em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3642> Acesso em: 22 mar. 2011.

Nesse texto, a tcnica de pintura descrita conhecida como A) grafitismo. B) pictografia. C) pontilhismo. D) serigrafia.
13

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

QUESTO 32 Os estmulos que causam as sensaes cromticas esto divididos em dois grupos. O primeiro grupo apresenta a _______________ , substncia que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos. Enquanto, no segundo, a _______________ a radiao luminosa visvel que tem como sntese aditiva a luz branca. As palavras que completam corretamente essas lacunas so, respectivamente, A) cor-pigmento e cor-luz. B) luz branca e cor-luz. C) cor-luz e cor-pigmento. D) cor-luz e luz branca. QUESTO 33 Os processos artsticos bidimensionais so feitos em um plano, possuindo comprimento e largura. J os processos artsticos tridimensionais possuem comprimento, largura e altura. Enquanto os processos artsticos digitais no so nem bidimensionais nem tridimensionais, pois esto no plano virtual. So processos artsticos bidimensionais: A) Cinema e vdeo. B) Desenho e pintura. C) Gravura e escultura. D) Tecelagem e instalao.

14

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

EDUCAO FSICA - QUESTES DE 34 A 37 Leia o texto, abaixo, para responder s questes de 34 a 36. Dana: esporte, arte e bem-estar
Por Kleymara Kopavinick

Dana esporte? Mas no uma atividade artstica?, voc pode estar se perguntando. sim. A dana indiscutivelmente uma forma de representar a arte, mas pode tambm se encaixar como modalidade esportiva, simplesmente porque no deixa de ser uma atividade fsica. Desde que programas de televiso comearam a mostrar competies em que pessoas famosas aprendem a danar em pouco tempo para se apresentarem, as academias de dana registraram um considervel aumento no nmero de matrculas. O que a TV vem mostrando conhecido por dana esportiva, que se diferencia da dana de salo justamente pelo carter competitivo, em que juzes utilizam critrios objetivos para avaliar e dar notas, como em tantos outros esportes. Mas mesmo antes dessa popularizao, algumas pessoas j procuravam as academias interessadas em melhorar a forma fsica. Segundo profissionais da rea, o problema que como tambm inegavelmente uma forma de comunicao, de expresso da arte, a dana no tem como principal objetivo a queima de calorias ou o aumento da massa muscular. Alertam ainda que, dependendo do tipo de dana e da frequncia com que se pratica, possvel emagrecer, mas essa no deve ser uma meta. Segundo Joo Carlos Corra, formado em Educao Fsica e professor de dana h 15 anos, uma atividade fsica de moderada para baixa, que proporciona, certamente, melhoria na postura e no tnus. importante deixar claro que quem procura uma academia de dana pensando em perder peso ou ficar mais forte, provavelmente vai se frustrar. Mas claro que tambm possvel aliar boa alimentao e regularidade na prtica de dana e obter um ganho fsico, explica Joo Carlos. Na opinio do professor, para quem quer aperfeioar a forma fsica, aliar outra atividade dana uma tima combinao. Danando possvel melhorar concentrao, coordenao, postura e tonicidade muscular e com outra atividade mais puxada, trabalha-se queima de calorias, diminuio de medidas, aumento de fora e massa muscular.
Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal86/esporte_danca.aspx> Acesso em: 22 set. 2010. Adaptado.

QUESTO 34 A popularizao da dana deve-se, principalmente, A) possibilidade de se conhecerem pessoas novas. B) criao de programas de dana esportiva na televiso. C) aos benefcios para a sade mental. D) ao crescimento do nmero de academias. QUESTO 35 De acordo com esse texto, a prtica da dana traz diversos benefcios para sade, dentre eles destacam-se A) a reduo de peso e o ganho de massa muscular. B) a melhoria na postura e na tonicidade muscular. C) o aperfeioamento da forma fsica e o aumento de fora. D) o aumento da autoestima e a queima de calorias.

15

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

QUESTO 36 De acordo com esse texto, a dana de salo difere-se da dana esportiva. Considerando essa afirmativa, associe as duas colunas, relacionando as danas de salo e a dana esportiva s suas respectivas caractersticas. 1. Dana de salo. 2. Dana esportiva. ( ) Observa-se a utilizao do espao de modo a evitar a interrupo da coreografia. ( ) Utiliza tcnica e interpretao artstica para produzir performance altamente disciplinada. ( ) Refere-se a um conjunto de danas entre parceiros seguindo um padro internacional. ( ) Pertence s danas populares, tambm conhecida por dana social ou de sociedade. A sequncia correta dessa associao, de cima para baixo, : A) 1, 2, 1, 2. B) 1, 1, 2, 2. C) 2, 1, 2, 1. D) 2, 2, 1, 1. QUESTO 37 Leia o texto abaixo. Atividade fsica frequente e alimentao balanceada so dois dos componentes mais importantes da frmula para uma vida mais saudvel.
Estratgia Global / OMS, 2004.

O que uma pessoa deve fazer para incorporar no seu dia a dia a frmula indicada nesse texto? A) Retomar os exerccios sempre na entrada do vero. B) Praticar atividade fsica moderada regularmente. C) Fazer atividade fsica aps notar um ganho de peso. D) Fazer atividade fsica intensa pelo menos uma vez por semana.

16

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

INGLS - QUESTES DE 38 A 44 Questions 38 to 42: Choose the correct alternative to answer questions from 38 to 42, according to TEXT 1. TEXT 1 Making the World a Better Place There are so many things each and every one of us can do to help make the world a better place. Whether your goal is to improve the world for one person or to do your part to heal the planet as a whole, here are some lesser-known ideas that might be of interest. This page is intended to be a continually evolving work, adding new ideas on an on-going basis. If you have unique ideas you would like to see reflected on this page, please send mail to suggestions@naturalhealthcare.ca Sign a Petition Write a Letter Eat Better Donate (Used) Goods Donate Time Donate money
Available at: <http://naturalhealthcare.ca/better_world.phtml> Access on: March 3rd, 2010.

QUESTO 38 This site invites you to ________________ if you want to share different ideas on how to make the world a better place. The correct option to complete the sentence above is A) call people. B) donate time. C) send an e-mail. D) sign a petition. QUESTO 39 Look at the following fragment: here are some lesser-known ideas that might be of interest. The word might expresses A) ability. B) permission. C) possibility. D) recommendation. QUESTO 40 If you are interested in ____________, then this site is recommended for you. The correct option to complete the sentence above is A) fashion. B) mail. C) the country. D) the environment.
17

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAO ENSINO MDIO

QUESTO 41 Look at the following fragment: Whether your goal is to improve the world for one person or to do your part to heal the planet as a whole... . The word or is used to A) express certainty. B) express condition. C) introduce an alternative. D) introduce an idea. QUESTO 42 Donate (Used) Goods is a suggestion for you to make the world a better place. The word goods means A) computers. B) food. C) medicine. D) things. Questions 43 to 44: Choose the correct alternative to answer questions 43 and 44, according to TEXT 2. TEXT 2 What is a shaman? They can be found across the planet, but exactly what they do is a mystery to most people. Where did they come from? Many believe they have a common origin in northern Asia, but this too is a mystery. They have been called by many names doctor, priest, artist, visionary, master of ecstasy.
Available at: <http://www.pbs.org/wgbh/nova/shaman/shaman.html> Access on: March 3rd, 2010.

QUESTO 43 In the text above, the word this refers to A) Asia. B) mystery. C) name. D) origin. QUESTO 44 The expression across the planet means the same as A) around the world. B) on every planet. C) on other planets. D) opposite the planet.
18

Potrebbero piacerti anche