Sei sulla pagina 1di 46

Enfermagem

Histria da

Enfermagem
Identidade, profissionalizao e smbolos

Histria da

Fernando Porto Wellington Amorim


(Organizadores)

Copyright 2010 Fernando Porto e Wellington Amorim. Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo, mesmo parcial, por qualquer processo, sem a autorizao escrita da Editora. Editora: Dirce Laplaca Viana Coordenadora editorial: Anna Yue Assistentes editoriais: Gabriela Hengles e Renata Alves Assistentes de produo grfica: Aline Gongora e Cristiane Viana Secretria editorial: Priscilla Garcia Preparao de originais: Cristiane Maruyama e Poliana Oliveira Reviso de portugus: Renata Gonalves e Renata Truyts Capa, projeto grfico e editorao eletrnica: Cristiane Viana Imagem da capa: Powerhouse Museum Collection Gift of Australian Consolidated Press under the Taxation Incentives for the Arts Scheme, 1985 As informaes e as imagens so de responsabilidade dos autores. A Editora no se responsabiliza por eventuais danos causados pelo mau uso das informaes contidas neste livro. O texto deste livro segue as novas regras do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. Impresso no Brasil Printed in Brazil

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Histria da enfermagem brasileira / Fernando Porto, Wellington Amorim, (organizadores). So Caetano do Sul, SP : Yendis Editora, 2010. Vrios autores. Vrios colaboradores. ISBN 978-85-7728-188-6 1. Enfermagem - Histria I. Porto, Fernando. II. Amorim, Wellington. CDD-610.7309 10-09577 NLM-WY 011

ndices para catlogo sistemtico: 1. Enfermagem : Histria : Cincias mdicas 610.7309

Yendis Editora Ltda. R. Major Carlos Del Prete, 510 So Caetano do Sul SP 09530000 Tel./Fax: (11) 42249400 yendis@yendis.com.br www.yendis.com.br

Organizadores

Fernando Porto
Ps-doutor pela Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo (USP). Doutor pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Enfermagem Neonatal pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Assistncia Intensiva para Clientes com Problemas pela EEAN/ UFRJ. Graduado pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac. Professor adjunto da EEAP/UNIRIO e do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO. Membro fundador dos grupos de pesquisa do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da EEAP/UNIRIO e do Ncleo de Pesquisa de Histria da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS) da EEAN/UFRJ. Vice-lder do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF) do PPGEnf da UNIRIO. Editor da revista de pesquisa Cuidado Fundamental Online. 1o vicepresidente da Academia Brasileira de Histria da Enfermagem ABRADHENF (2010-). Atuao no ensino e pesquisa em Administrao e Gerenciamento em Enfermagem, Histria da Enfermagem, Enfermagem na Sade da Mulher e da Criana.

Histria da Enfermagem

Wellington Amorim
Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor adjunto do Departamento de Enfermagem de Sade Pblica da EEAP/UNIRIO. Docente permanente do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO. Membro fundador do Ncleo de Pesquisa de Histria da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS) da EEAN/UFRJ e do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da EEAP/UNIRIO. Lder do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF) do PPGEnf da UNIRIO. Integrante do grupo de pesquisa Laboratrio de Estudos em Histria da Enfermagem (LAESHE) da Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo (USP). Coordenador do PPGEnf Mestrado e Doutorado da UNIRIO (2009-2010). Membro da Academia Brasileira de Histria da Enfermagem (ABRADHENF). Atuao em ensino e pesquisa em Poltica de Sade, Histria da Enfermagem, Histria da Enfermagem de Sade Pblica e Metodologia da Pesquisa.

VI

Autores

Andria Neves de SantAnna Menezes


Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Enfermeira do Hospital Municipal Jesus da Prefeitura do Rio de Janeiro. Membro do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) e do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO.

Bruna Medeiros Gonalves


Mestranda em Engenharia Biomdica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do Laboratrio de Pesquisa em Histria da Enfermagem (LAPHE) da EEAP/UNIRIO e ex-bolsista do Programa PIBIC-CNPq.

Claudina Lacerda da Rosa Neves


Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Enfermagem em Sade Mental e Psiquiatria pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Enfermagem e Obstetrcia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). En VII

Histria da Enfermagem

fermeira do Hospital Universitrio Gaffre e Guinle da UNIRIO. Membro do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF) do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO.

rica Toledo de Mendona


Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Modalidade Residncia em Enfermagem em Oncologia pelo Instituto Nacional de Cncer (INCA). Professora assistente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viosa (UFV). Integrante do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF) do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO. Atuao nas seguintes reas: Oncologia, Histria da Enfermagem, Polticas Pblicas de Sade, Feridas e Sade da Mulher.

Fernanda Teles Morais do Nascimento


Mestranda do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF). Membro do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) e do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO.

Lilian Fernandes Arial Ayres


Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Sade da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueiras (IFF-Fiocruz). Enfermeira do Hospital do Andara (Ministrio da Sade). Integrante do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF). Membro do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) e do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO. VIII

Autores

Luciane de Almeida Araujo


Mestre e graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Enfermagem Obsttrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do curso de graduao em Enfermagem da Universidade Estcio de S. Coordenadora de prticas do campus Taquara/R9. Possui experincia na rea de Enfermagem Obsttrica e Neonatal.

Marina do Nascimento Bessa


Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Enfermeira do Hospital dos Servidores do Estado (Ministrio da Sade). Membro do Laboratrio de Pesquisa em Histria da Enfermagem (LAPHE) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) e do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO.

Mary Ann Menezes Freire


Mestranda do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF). Membro do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) e do Programa de Ps-graduao em Enfermagem (PPGEnf) da UNIRIO.

IX

Autores Colaboradores

Almerinda Moreira
Doutora em Enfermagem pela Universidade de So Paulo (USP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Enfermagem e Obstetrcia pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Atualmente, professora associada da UNIRIO. Tem experincia na rea de Enfermagem Mdico-cirrgica com nfase em Histria da Enfermagem. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Histria da Enfermagem escolas, imprensa e histria da profisso. Membro fundadora do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da EEAP/ UNIRIO. Membro da Academia Brasileira de Histria da Enfermagem (ABRADHENF). Autora de livros de histria da enfermagem.

Joste Luzia Leite


Livre-docente e Doutora pela Federao das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (FEFIERJ/EEAP) Lei n. 5.802/1972, que instituiu a Livre-docncia e o Doutorado. Bacharel em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade Catlica de Pernambuco (UNICAP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Licenciada em Enfermagem pela FEFIERJ. Professora titular aposentada e Professora emrita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora permanente da Ps-graduao XI

Histria da Enfermagem

da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena projetos de pesquisa no CNPq, cujas linhas de pesquisa so: HIV/Aids, Modelos Assistenciais e Avaliao. Representante da rea de Enfermagem no CNPq 1998-2001. Membro de comit de avaliao da Capes na Gesto 2002-2005; 2005-2008. Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn) Associao Brasileira de Enfermagem (ABEn) em 2004-2007. Scia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC) e da Associao Brasileira de Ps-graduao em Sade Coletiva (Abrasco). Membro fundadora do Ncleo de Pesquisa de Histria da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS) e do Ncleo Gerncia, Educao, Pesquisa e Exerccio Profissional (GESPEN) da EEAN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicao no Processo de Enfermagem (GEPECOPEN) da Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo (USP). Pesquisadora IA do CNPq.

Luciana Barizon Luchesi


Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo (EERP/USP). Estagiria de doutoramento sanduche na Faculty of Nursing, University of Alberta, Edmonton Canad. Especialista em Modalidade Residncia em Urgncia e Emergncia pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especialista da EERP/USP. Professora do Departamento de Enfermagem Psiquitrica e Cincias Humanas da EERP/USP. Lder do Laboratrio de Estudos em Histria da Enfermagem (LAESHE). Integrante do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF). Membro do Laboratrio de Pesquisa de Histria da Enfermagem (LAPHE) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro da Academia Brasileira de Histria da Enfermagem (ABRADHENF).

Nalva Pereira Caldas


Doutora em Administrao de Enfermagem pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 1977). Mestre em Administrao Pblica. Especialista em Administrao de Pessoal, Organizao e Mtodos pela Escola

XII

Autores colaboradores

Brasileira de Administrao Pblica da Fundao Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo (1952). Possui experincia na rea de Enfermagem com atuao em Tisiologia, Ortopedia, Centro Cirrgico e Administrao de Servios. Professora titular aposentada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo lecionado Administrao de Enfermagem e Poltica de Sade. Suas publicaes incidem sobre temas ligados a Enfermagem de modo geral e Administrao Geral e Especfica nas reas Hospitalar e de Enfermagem.

Taka Oguisso
Doutora em Sade Pblica pela Faculdade de Sade Pblica e em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lei n. 5.802/1972, que instituiu a Livre-docncia e o Doutorado. Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atualmente faz parte da International Advisory Board Japan Journal of Nursing Science. Professora titular da Universidade de So Paulo (USP). Lder do grupo de pesquisa (Diretrio CNPq) de Histria e Legislao da Enfermagem. Presidente da Academia Brasileira de Histria da Enfermagem ABRADHENF (2010-) Tem experincia na rea de Enfermagem com nfase em tica Profissional da Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Histria da Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem, Histria da Profissionalizao da Enfermagem e tica da Enfermagem.

XIII

Sumrio
Apresentao. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Prefcio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
xvii xxi

1 2 3 5

Fernando Porto, Taka Oguisso

Anna Justina Ferreira Nery. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1

Anncios para enfermeiros(as) no alvorecer da Repblica (18891890) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21


Luciane de Almeida Araujo, Almerinda Moreira, Fernando Porto, Wellington Amorim

Os Congressos Mdicos Latino Americanos e a enfermagem (19041907) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55


Fernanda Teles Morais do Nascimento, Wellington Amorim

O Relatrio Goldmark e a enfermagem de sade pblica na capital do Brasil (1923 1927) . . . . . . . . . . . . . . 97


Mary Ann Menezes Freire, Wellington Amorim

As enfermeiras visitadoras da Cruz Vermelha Brasileira e do Departamento Nacional de Sade Pblica do incio do sculo XX . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 127
Lilian Fernandes Arial Ayres, Wellington Amorim, Fernando Porto, Luciana Barizon Luchesi

XV

Histria da Enfermagem

6 7 8

Andria Neves de SantAnna Menezes, Almerinda Moreira, Nalva Pereira Caldas, Fernando Porto

Hospital Jesus (1935 1938). . . . . . . . . . . . . . . . . . 219

O movimento religioso na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1943 1949). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249


Bruna Medeiros Gonalves, Wellington Amorim, Fernando Porto

O rito institucional e o efeito simblico do descerramento do monumento a Anna Nery . . . . . . . . . . 271


Fernando Porto, Taka Oguisso

Os efeitos do movimento estudantil na enfermagem (19551958) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 307


Marina do Nascimento Bessa, Wellington Amorim

10 11

Enfermagem sade: construindo um saber sobre polticas de sade (1977 1980). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 379
rica Toledo de Mendona, Wellington Amorim

Cuidados ao paciente portador do HIV: uma histria da prtica da enfermagem em um hospital universitrio (19831987) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 441
Claudina Lacerda da Rosa Neves, Wellington Amorim, Joste Luzia Leite

XVI

Apresentao

A coletnea que constitui o presente livro Histria da enfermagem: identidade, profissionalizao e smbolos oriunda da unio de onze produtos de pesquisa, o que exigiu investimento no atendimento dos interesses acadmicos de qualificao da produo intelectual em histria da enfermagem e sensibilidade para tornar o texto prazeroso aos leitores. Neste caso, a proposta oferecer a descoberta de uma cultura de interesse, em especial pela nossa histria, sem esquecer os traos influenciadores da enfermagem internacional no desenvolvimento da enfermagem brasileira. Tivemos acesso a um texto da professora doutora Victoria Secaff, aposentada pela Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo e integrante do grupo de pesquisa Histria e legislao da enfermagem, que, na dcada de 1970, ministrou as aulas da disciplina de Histria da Enfermagem em substituio professora Catedrtica Glete de Alcntara. Nessa ocasio, a professora doutora Victoria Secaff passou aos estudantes um manuscrito intitulado Introduo histria da enfermagem, na forma de anotaes, reproduzido a seguir.
Para os estudantes matriculados na escola de enfermagem, e que portanto escolheram enfermagem como carreira, ser enfermeiro(a) significa cursar uma escola de nvel superior e receber, ao trmino de seus estudos, um diploma que o habilite ao exerccio da profisso. A profisso apresentase como um trabalho especializado, regulamentado por lei, desempenhado mediante remunerao salarial, possuindo uma associao de classe, uma revista profissional e cdigo de

XVII

Histria da Enfermagem

tica. , pois, uma profisso que j atingiu elevado grau de desenvolvimento, reconhecida como pertencente ao grupo de profisses liberais. O objetivo desse curso mostrar que a profisso tal qual se apresenta atualmente nem sempre foi assim; que esse progresso do qual se beneficiam hoje produto de lento desenvolvimento, para o qual contriburam muitas pessoas.... Para que possam compreender esse desenvolvimento e avalilo mister olhar para o passado, examinar os fatos que ocorreram h sculos, relacionlos com outros setores da vida humana. Somente aps o estudo do passado atravs da perspectiva histrica podero encarar inteligentemente o futuro e dar sua contribuio profisso. A Medicina e a Enfermagem desenvolveram se em respostas s necessidades da vida. Arthur Castro (...) em seu livro sobre a histria da medicina indica bem (...) o progresso da medicina, ligado mais do que qualquer outra cincia s necessidades essenciais da vida e cultura de um povo. No apenas est ligado aos antigos ritos mgicos e aos credos religiosos, mas se encontra novamente associado s condies socioeconmicopolticas e intelectuais de diversos pases (...), isto , sua riqueza, misria, comrcio, legislao, guerras, filosofia, arte e literatura. Tratandose de enfermagem, como compreender, por exemplo, a enfermagem moderna, iniciada na Inglaterra, na segunda metade do sculo XIX, desligada das condies socioeconmicas desse pas naquela poca? Como possvel explicar a escassez de enfermeiros(as) no Brasil sem procurar estudar o desenvolvimento socioeconmico e educacional do nosso pas? O estudo histrico de qualquer arte ou cincia s tem sentido se ligado ao momento histricocultural em que se manifestou.

Sem a pretenso de analisar a riqueza de significados das proposies, at porque nos sentimos cmplices delas, que a viso dos estudos histricos da enfermagem, implcita na derradeira proposio, nos motivou a organizar esta obra contendo novos estudos, evidncias, inferncias e assertivas na perspectiva histrica que se apresenta aos leitores. Nesta obra foram articulados relatrios de pesquisa assim definidos: trs produtos de iniciao cientfica apoiados por bolsas PIBICCNPq e IC UNIRIO e vinculados linha de pesquisa Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil do Programa de Psgraduao em Enfermagem Mestrado e Doutorado (PPGEnf) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), validados nos espaos do Laboratrio de Pesquisa de Histria da

XVIII

Apresentao

Enfermagem (LAPHE), do Laboratrio de Abordagens Cientficas na Histria da Enfermagem (LACENF) e em eventos cientficos, com destaque para X e XI Jornada Nacional de Histria da Enfermagem, na Escola de Enfermagem Anna Nery UFRJ. Em tais eventos, duas produes receberam, respectivamente, em 2007 e 2008, o primeiro lugar do prmio A Lmpada; a terceira produo recebeu o primeiro lugar na Jornada de Iniciao da UNIRIO, em 2009. So elas: Congressos mdicos latinoamericanos e a enfermagem (19041907), Relatrio Goldmark e a enfermagem de sade pblica na capital do Brasil (19231927) e O movimento religioso na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (19431949), apresentadas nos Captulos 3, 4 e 7. Acrescentamos seis investigaes oriundas de dissertaes de mestrado, uma apoiada por bolsa da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes). Elas foram produzidas no PPGEnfUNIRIO e desenvolvidas no LACENF, em sua maioria na perspectiva da histria social, por procedimentos de anlise documental, iconogrfica e depoimentos orais, sob abordagens tericas de Pierre Bourdieu, Bruno Latour, Sergio Arouca e Maria Ceclia Puntel de Almeida, e investigaram os mais diversos temas, sendo eles: anncios em jornal, movimento estudantil, hospital, cuidados, profissionalizao e poltica de sade. Essas pesquisas foram validadas no LAPHE, e nas bancas de defesa final com participao de pesquisadores externos em histria da enfermagem e pesquisadores da rea de histria, educao e biblioteconomia. So elas: Anncios para enfermeiros(as) no alvorecer da Repblica (18891890), As enfermeiras visitadoras da Cruz Vermelha Brasileira e do Departamento Nacional de Sade Pblica do incio do sculo XX, Hospital Jesus (19351938), Os efeitos do movimento estudantil na enfermagem (19551958), Enfermagem sade: construindo um saber sobre polticas de sade (19771980) e Cuidados ao paciente portador do HIV: uma histria da prtica da enfermagem em um hospital universitrio (19831987), correspondendo aos Captulos 2, 5, 6, 9, 10 e 11. Os Captulos 1 e 8 se baseiam em duas partes do relatrio de Ps doutoramento desenvolvido no Programa de Doutorado em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP, desenvolvido no grupo de pesquisa Histria e legislao da enfermagem, que se originou, em sua parcialidade, dos estudos intitulados Anna Justina Ferreira Nery e O rito institucional e o efeito simblico do descerramento do monumento a Anna Nery. Assim, em que pese sermos avaliados por leitores informais, estudantes, professores e pesquisadores da histria da enfermagem de forma crtica o que

XIX

Histria da Enfermagem

fundamental , procuramos manter o eixo cientfico desta obra, o que a torna uma obra inacabada, pois a ampliao do nmero de ncleos, laboratrios e pesquisadores no Diretrio dos Grupos de Pesquisa do CNPq identificados pelo descritor histria da enfermagem nos d a clareza de que em breve a contribuio aqui descrita ser uma gota de descobertas nesse oceano temtico da enfermagem. Tais grupos contribuiro com novas dvidas, novos objetos, novas abordagens, fundamental para incluirmos na histria da enfermagem as histrias da enfermagem ainda excludas das aulas, dos livros e das pesquisas e dos eventos cientficos, que passaro a compor a base histricocultural e polticocientfica da arte e da cincia Enfermagem. Esperamos que, em breve, os estudantes de graduao e de psgraduao, auxiliares e tcnicos de enfermagem, enfermeiras e enfermeiros cuidem da histria da enfermagem como o fazem da sua identidade civil, pois nela est registrada sua primeira linha genealgica, o prnome, nome e sobrenome, um trao cultural, uma idade, uma fisionomia, a impresso digital e uma indicao de cidadania. Tornemonos portavozes do valor epistemolgico da histria da enfermagem para a mesma enquanto um campo de conhecimento especfico que se consolida e se fortalece como cincia em desenvolvimento.

Fernando Porto Wellington Amorim

XX

Prefcio

Quando me propuseram a tarefa to nobre e complexa de prefaciar este livro inteiramente dedicado histria da enfermagem, a primeira coisa que me veio cabea foi uma questo bsica, mas ao mesmo tempo rdua: ser que os autores sero capazes de fundamentar uma obra sobre a histria dos cuidados na qual cada uma de suas facetas, tericas, metodolgicas e temticas, venha a convergir? Ao meu ver, s seria possvel enfrentar esse desafio com expectativas de sucesso se houvesse uma atuao precisa, no modo como fizeram os autores desta obra: mediante a adoo de uma abordagem holstica do cuidado humanista desde suas origens at a atualidade. Os captulos que integram o livro constituem uma abordagem temtica e metodolgica que apresentam, a partir da diversidade, um resultado final de grande harmonia e admirvel coerncia. Na histria da enfermagem, deparamos-nos com dois grandes problemas que s podero ser superados com contribuies to valiosas quanto a deste livro. O primeiro problema em quase todos os pases est em consider-la uma disciplina sem muita utilidade, sem aplicao alm da mera erudio. No h erro maior que considerar a histria de uma profisso como disciplina meramente terica, uma vez que no existe profisso ou cincia que no deva sua identidade e seu processo de socializao mais prtica e til de todas as atividades cientficas: a histria. A medicina, o direito, a economia, a sociologia, entre outras reas do conhecimento, constituem claros exemplos da utilidade da cincia histrica como ferramenta socializadora do coletivo cientfico-profissional. O segundo problema decorre do primeiro e especialmente grave no contexto da enfermagem: a grande vinculao entre o gnero e os cuidados que manteve a enfermagem em mbitos domsticos, como os lares, ou religiosos, como as diferentes ordens que de maneira to brilhante se destacaram por

XXI

Histria da Enfermagem

seu trabalho de prestao de cuidados influenciou na lenta incorporao da enfermagem a mbitos precisamente profissionais e cientficos. A reinterpretao da enfermagem como profisso e cincia se d sob determinadas circunstncias influenciadas por fatores sociais, polticos, ideolgicos, religiosos etc. Da mesma forma que as circunstncias, os fatores so objetos de estudo ao longo dos onze captulos que de maneira to consistente compem esta obra. Como exemplo, podemos mencionar os captulos que tratam da figura de uma enfermeira emblemtica para a enfermagem brasileira: Anna Nery. Neles, paralelamente, descreve-se tambm o contexto blico a Guerra da Trplice Aliana em que ela desenvolveu seu trabalho. A relao entre a guerra e o desenvolvimento da enfermagem constitui um dos paradoxos de como algo to negativo quanto os conflitos blicos pode contribuir para revelar o que h de melhor em alguns homens e mulheres, como o caso de figuras da enfermagem como Florence Nightingale na Guerra da Crimeia, Cadvel na Primeira Guerra Mundial e a prpria Anna Nery na Trplice Aliana. Em outro captulo, podemos ver a influncia dos congressos mdicos latino-americanos realizados entre 1904 e 1907 para o desenvolvimento da enfermagem. notria a inter-relao entre grupos de mdicos e enfermeiras de diferentes pases que se influenciaram reciprocamente ao longo da histria. A criao de associaes profissionais de enfermeiros na Espanha, por exemplo, um fenmeno que no pode ser entendido sem se considerar a influncia das associaes profissionais de mdicos. A inter-relao entre a classe mdica e as enfermeiras sempre esteve repleta de contradies e, evidentemente, o poder mdico tambm colaborou para o atraso da profissionalizao da enfermagem. Por isso, relevante apontar as contribuies da influncia mdica como um motor da evoluo e do desenvolvimento do enfermeiro. Na sequncia, a obra se aprofunda em um fato crucial para a enfermagem: a influncia do relatrio Goldmark no processo de consolidao da enfermagem no contexto especfico da sade pblica e a profissionalizao da enfermagem comunitria. O relatrio Goldmark teve grande alcance em pases latino-americanos, mas tambm exerceu um grande impacto na Europa, sendo a Espanha um exemplo dessa grande influncia. Posteriormente, analisa-se a repercusso das enfermeiras da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto na gerncia do Hospital Jesus entre 1935 e 1938. Essa seo especialmente interessante, pois mostra a ligao entre o trabalho docente em um centro educativo e a funo gestora em um centro assistencial; assim, a obra chega a um tema pouco estudado na histria da enfermagem: o movimento estudantil. Desde meados do sculo XX, coincidindo com a reestruturao dos estudos de enfermagem, descreve-se a evoluo do movimento XXII

Prefcio

estudantil entre 1955 e 1958. Em outro captulo, destaca-se uma reflexo sobre a histria e a enfermagem: o saber fazer, em que se analisam as relaes entre o sistema de sade nos congressos brasileiros de enfermagem, o direito sade e o poder mdico, a extenso da cobertura assistencial e a reinterpretao e o redimensionamento da enfermagem brasileira no setor pblico. Por fim, abordado um tema bastante atual: os cuidados de enfermagem a pessoas com Aids em um hospital universitrio na dcada de 1980. No mesmo captulo, so tratados aspectos interessantes como as caractersticas histricas da Aids no Brasil, os conhecimentos emergentes que as enfermeiras iro adquirir nos cuidados a esse setor da populao e o medo cotidiano dos enfermeiros ao praticar esses cuidados. Este livro constitui uma grande contribuio para a soluo dos dois grandes conflitos histricos na enfermagem: sua falta de identidade e o tardio processo de profissionalizao. No resta seno parabenizar os autores e os editores deste estudo de que participam os mais renomados pesquisadores da histria da enfermagem brasileira e internacional e, concluindo, podemos afirmar que nos encontramos diante de uma obra de imensa importncia para a histria da enfermagem brasileira, mas tambm de grande relevncia para a histria da enfermagem internacional, dadas a enorme transcendncia dos temas tratados e a impecabilidade metodolgica com que foram abordados.

Jos Siles Gonzlez


Doutor em Histria Professor E.U.E. da Universidad de Alicante, Espanha Editor da Revista Cultura de los Cuidados Diretor da Asociacin de Historia y Antropologa de los Cuidados

XXIII

Anna Justina Ferreira Nery


Fernando Porto Taka Oguisso

Guerra da Trplice Aliana


A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na Amrica do Sul. Tambm conhecida como Guerra da Trplice Aliana na Argentina e no Uruguai e Grande Guerra no Paraguai , essa luta ocorreu no perodo de 1864 a 1870. O conflito iniciouse quando o governo imperial brasileiro, com a concordncia da Confederao Argentina, aps um ultimato, interveio militarmente no Uruguai, a fim de consolidar sua posio hegemnica na regio e impor um governo uruguaio transigente com os fortes interesses dos criadores rio grandensesdonorte daquele pas. A reao militar do Paraguai a essa interveno gerou o desencadeamento da guerra. O Paraguai, que antes da guerra atravessava uma fase marcada por grandes investimentos econmicos em reas especficas, encontravase, ento, sob a presidncia de Francisco Solano Lpez. Solano Lpez reagiu interferncia brasileira no Uruguai declarando guerra ao Brasil, j que a deposio do governo uruguaio autonomista significava a hegemonia brasileira e argentina plena sobre o rio da Prata, pondo fim autonomia nacional paraguaia, com o condicionamento da sua sada ao mar, atravs do rio Paran. 1

Histria da Enfermagem

Brasil, Argentina e Uruguai, aliados, derrotaram o Paraguai aps mais de cinco anos de lutas, durante os quais o Brasil enviou em torno de 150 mil homens guerra, e aproximadamente 50 mil no voltaram, entre militares e civis. Argentina e Uruguai sofreram perdas proporcionalmente pesadas, com a reduo de mais de 50% de suas tropas durante a guerra. J as perdas humanas sofridas pelo Paraguai so calculadas em at 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortas em decorrncia dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome. Esses nmeros so, porm, considerados excessivos, considerandose que a populao do pas na poca no chegaria possivelmente a 500 mil habitantes. Nesse cenrio atuou Anna Justina Ferreira Nery como voluntria, aps ter encaminhado uma carta ao presidente da provncia da Bahia, Manuel Pinto de Souza Dantas. A resposta do presidente foi positiva para a contratao de Anna Nery, e no caminho para o campo de batalha, no Rio Grande do Sul, obteve algumas lies sobre cuidados hospitalares com as Irms da Caridade de So Vicente de Paulo. No campo de batalha prestou cuidados aos feridos e mantevese abnegada ptria, mesmo aps a perda do filho Justiniano de Castro Rebello e do sobrinho Arthur Rodrigues Ferreira.

Figura 1.1 Anna Nery.

No retorno da Guerra do Paraguai (1870) foi homenageada por diversas autoridades civis e militares, recebendo o ttulo de Me dos Brasileiros pelos soldados brasileiros, dentre outros. Nesse sentido, muitos autores como Ber2

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

nardino Jos de Sousa (1936), Maria Leonor lvares Silva (1954), Joo Francisco de Lima (1977) e Joaquim Francisco de Mattos (1990) biografaram sua trajetria de vida com base na figura de uma mulher herona, Anna Nery. Este captulo pretende descrever analiticamente algumas representaes objetais ligadas a ela e outros dados sobre a sua trajetria de vida. Para tanto, apresentamse algumas fotografias como a residncia em Vila de Nossa Senhora do Rosrio do Porto de Cachoeira; Anna Nery com as rfs; a coroa de folhetos dourados acompanhada do lao; a pintura da homenageada, de autoria de Victor Meirelles,1 exposta na Cmara Municipal de Salvador e a discusso em torno de suas homenagens.

As representaes objetais de Anna Nery


Anna Nery morava na Bahia, na cidade de Vila de Nossa Senhora do Rosrio do Porto de Cachoeira, no edifcio n. 7 da Rua da Matriz, atualmente Rua Anna Nery, ao lado da Igreja Matriz. Atualmente, sua antiga residncia se localiza no centro da cidade de Cachoeira, e a rua se inicia direita da praa central, de onde partem as ruas principais. A casa foi construda conforme o estilo da poca, em tamanho razoavelmente grande, se cotejada com as da vizinhana (Cardoso e Miranda, 1999: 340). Tratase de uma construo de dois pavimentos de pdireito alto, em alvenaria, com portas e janelas largas e altas em madeira, e um telhado que se destaca por possuir uma eira, que tem significao para a poca: famlia de meio social elevado entre os exresidentes (Cardoso e Miranda, 1999: 340). Desse modo, o estilo da casa indica a posio social que tinha em sua cidade (ver Figura 1.2 a fotografia alusiva dcada de 1990; logo, as duas placas/letreiros na fachada necessitam ser desconsideradas).

1 Victor Meirelles de Lima era filho de Meireles de Lima e Maria da Conceio por tugueses. Ele nasceu na cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianpolis (SC), em 18 de agosto de 1832. Faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de fevereiro de 1903. Em 1847, seus pais mudaram se para o Rio de Janeiro, onde formou se na Academia Imperial de Belas Artes. Pintou vrias obras histricas no perodo de 1852 e 1900. Pintor renoma do, que experimentou as mais dspares alternncias da existncia humana: do reconhe cimento ao esquecimento. Meirelles foi ligado ao Romantismo brasileiro (na segunda metade do sculo XIX). Ademais, ele ganhou notoriedade a partir da dcada de 1870, em parceira com Pedro Amrico e Almeida Jnior.

Histria da Enfermagem

Anna Nery pertencia a uma famlia de patriotas legtimos, irm de homens de posio militar e polticosocial,2 vistas pela sociedade como indicadores de poder e prestgio. Foi educada no confinamento do lar, preparandose para o matrimnio. A idade para o casamento era prevista, socialmente, entre 16 e 23 anos. Esta era considerada a idadelimite para o matrimnio das moas, nmero prximo ao dos anos de Anna Nery, quando se casou com Isidoro Antonio Nery (Cardoso e Miranda, 1999: 341). A condio de mulher casada seguia os modelos preconizados pela Igreja e as condutas morais da poca, que tinham o interesse de promover a mulher, no sentido de desempenhar o papel de esposa e as funes de gerenciamento do lar e cuidar dos filhos e sua educao (Cardoso e Miranda, 1999: 341). Bourdieu cita que a educao feminina composta de diversos elementos que tendem a inculcar a dominao masculina. Isso se d por meio do dito e no dito, pelo confinamento dentro dos espaos e do prprio corpo como posturas submissas que se impem mulher, representando o limite at onde podem ir (Bourdieu, 2003: 38). Dessa forma, no contexto do sculo XIX, era comum que as mulheres se condicionassem, na maioria das vezes, a comportamentos e educao direcionados ao casamento, bem como ao confinamento simblico do corpo e do lar. Anna Nery casouse em 15 de maio de 1838, aos 23 anos, e enviuvou em 1844. Como outras mulheres vivas, provavelmente dependeria dos filhos ou viveria com base na remunerao deixada pelo marido, como imveis e/ou penso. Miriam Moreira Leite, em sua obra A condio feminina no Rio de Janeiro, sculo XIX, de 1993, relata as diversas condies de vida da mulher nesse sculo, em especial da viva. Ela poderia ser at a matrona da famlia, administradora dos bens herdados e dona de estabelecimento para hospedagem de pessoas que necessitavam de lugar para passar dias ou at mesmo para morar. A viuvez era, para algumas, uma vida triste coberta de saudades do falecido marido, a ponto de alguns deles, beira da morte, verbalizarem: Minha pobre mulher, que ser dela, que no pode viver s!. Ademais, muitas se dedicavam caridade, no sentido do desdobramento das atividades religiosas, como enfermeiras (Leite, 1993: 59, 104).

2 Pouco se sabe sobre a histria familiar dos pais de Anna Nery. Sobre os irmos: Ma noel Jeronymo Ferreira foi tenente coronel e comandou o 41o Batalho de Voluntrios da Ptria; Ludgerio Rodrigues Ferreira foi mdico clnico de nomeada influncia poltica; e Antonio Bencio Ferreira foi conceituado corretor em Cachoeira (Cardoso e Miranda, 1999: 340).

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

Figura 1.2 Ex residncia de Anna Nery. Foto do acervo do Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery, em Salvador (BA).

Anna Nery, como viva, no levou uma vida muito diferente. Em outras palavras, pelo que se sabe, foi como voluntria para a Guerra do Paraguai, argumentando ficar perto de seus familiares e cuidar dos feridos em combate; depois do conflito, passou a cuidar de rfs (como se pode ver na Figura 1.3) e, com residncia estabelecida no Rio de Janeiro, abre uma enfermaria, assunto que ser abordado mais adiante. A Figura 1.3 uma reproduo do retrato encontrado entre os documentos de Benjamin Constant doada Escola de Enfermagem Anna Nery, em 1981. Tratase de uma foto posada em ambiente fechado. Anna Nery encontrase rodeada de seis crianas do sexo feminino. Traja vestido longo de mangas compridas, com alguns bordados em cor escura e gola de cor clara. Na cabea ostenta uma coroa, e as rfs encontramse trajadas com roupas em cor escura, algumas de mangas compridas e outras de mangas curtas. A hexis corporal das retratadas na figura chama a ateno no sentido dos braos e das mos: algumas esto apoiadas e unidas umas s outras, o que expressa laos afetivos. Alis, as duas retratadas em primeiro plano, possivelmente as mais novas entre elas, encontramse carinhosamente reclinadas sobre o corpo de Anna Nery. Os atributos de paisagem so compostos por uma espcie de aparador que sustenta, possivelmente, uma fruteira ou travessa alta. Podese especular, primeira vista, tratarse de um fundo no residencial, provavelmente algum estdio fotogrfico comum poca. 5

Histria da Enfermagem

Figura 1.3 Anna Nery e as rfs. Centro de Documentao da Escola de Enfer magem Anna Nery/UFRJ Rio de Janeiro (RJ).

Existe a hiptese, ainda, de que a foto possa ter sido tirada no dia em que Anna Nery recebeu a coroa de folhetos dourados, no Rio de Janeiro (Figura 1.4). A especulao pautada na assertiva de Miriam Moreira Leite, que afirma que, por meio da histria da fotografia, revelavam-se os momentos marcantes da vida; apesar de ser uma prtica para poucos, era uma realidade comercial (Leite, 1993). A sociloga do Instituto Universitrio de Pesquisa do Rio de Janeiro, Maria Eliza Linhares Borges, relata que em meados do sculo XIX a fotografia passou a ser uma condio mais democrtica, saindo do monoplio dos membros da aristocracia e da alta burguesia, em virtude da comercializao das fotos. Para tanto, era comum encontrar estdios que ofereciam cenrios e artefatos para a decorao, objetivando compor a imagem a ser fotografada (Borges, 2005: 51). Inferese que os atributos de paisagem da foto em que Anna Nery e as rfs foram retratadas revelam um possvel estdio para representar certa condio social, que de fato pode no caracterizar a posio de poder e prestgio que detinham. Um dado que chama a ateno na foto, em especial, a coroa de Anna Nery. Esse ornamento foi um presente oferecido a ela na chegada da Guerra do Paraguai, ao Rio de Janeiro, em 1870, por suas conterrneas residentes na cidade.

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

Figura 1.4 Coroa de folhetos dourados. Foto do acervo do Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery, em Salvador (BA).

A ficha tcnica do artefato, encontrado no Museu de Artes da Bahia, o descreve como:


Coroa de folhetos dourados, ofertada a Anna Nery quando do seu regresso da Guerra do Paraguai, sem data. Atada por grande lao de fita acetinada, verde esmaecido, tendo nas pontas, em letras douradas, a dedicatria: herona da caridade, as baianas agradecidas. Homenagem das senhoras baianas, domiciliadas no Rio de Janeiro, naquela ocasio, cerca de 1870 (Ficha tcnica n. 33.19 Museu de Artes da Bahia, Salvador).

A coroa descrita por muitos pesquisadores como sendo de ouro cravejada de brilhantes ou de louro cravejada de brilhantes provavelmente para dar certo tom romanceado da representao objetal. Mediante a evidncia presencial do pesquisador coroa e o registro da foto, verificouse a ausncia de vestgios dos brilhantes, bem como melhor se evidencia tratarse de uma coroa de folhetos dourados de dimetro de 35 cm, ornamentada de flores e folhas. As flores, como representao objetal na histria, so reveladoras. A rosa, considerada a rainha das flores, destacase ao longo da trajetria dos feitos histricos em diversos momentos, do comemorativo ao fnebre, com significao de regenerao, piedade, pureza e outros, dependendo de sua cor (Dumas, 2006:

Histria da Enfermagem

6670). Dessa forma, as flores que ornamentam a coroa de folhetos dourados recebida por Anna Nery levam a algumas inferncias pelo contexto da poca. Eduardo Silva, na obra As camlias do Leblon e a abolio da escravatura: uma investigao de histria cultural, evidenciou a camlia como smbolo a favor da abolio dos escravos no Brasil; e Rafael Santos Silva, por meio do estudo intitulado Camlias e Revista Ilustrada: o movimento abolicionista em litografias de ngelo Agostini, mostra como aquela flor era, sutilmente, veiculada nas pginas da Revista Ilustrada no final do sculo XIX, no sentido figurado de crtica ao sistema escravagista no pas. Nesses estudos, a camlia foi o smbolo de uma das vertentes do movimento abolicionista ao se referendar a defesa da liberdade dos escravos (Silva, 2003 e Silva, 2008). Destacase, por exemplo, que a Princesa Isabel, aps a assinatura da Lei urea, recebeu buqus de camlias, consideradas por Ruy Barbosa a mais mimosas das oferendas populares. Logo, em tal contexto no possvel considerar ingenuidade o uso da simbologia das camlias (Silva, 2003: 43; Silva, 2008: 12). Para tanto, no contexto de 1870, inferese a possibilidade de que as flores que ornamentavam a coroa de Anna Nery fossem camlias, pois a homenageadaem campo de batalha teria cuidado sem distino dos feridos. Como Silva evidenciou nas pginas da Revista Ilustrada, Anna Nery, ao receber a coroa, contribua para a veiculao do movimento abolicionista, e as diversas imagens de camlia com o significado deste movimento podiam ser consideradas estratgias de visibilidade pelos interessados (Silva, 2008). Ademais, quando Anna Nery abriu uma enfermaria para atender a populao, como ser apresentado mais adiante, cuidava tambm dos negros e necessitados de forma gratuita, mas isso requer maior aprofundamento intelectual que para o momento no atende aos objetivos deste estudo. Ignez Sabino, na obra Mulheres ilustres do Brasil (1899), relata que a foto de Anna Nery com as rfs teria sido tirada em Montevidu, mas Maria Manuela Vila Nova Cardoso e Cristina Maria Loyola de Miranda discordam e defendem que a presena da coroa ostentada em sua cabea encontraria referncia na chegada de Anna Nery ao Rio de Janeiro (Cardoso e Miranda, 1999: 344). Sobre esse fato talvez caiba a explicao de que Sabino possa tla visto em Montevidu, pois a coroa foi realmente ofertada pelas conterrneas baianas no Rio de Janeiro, no retorno da Guerra do Paraguai, em 1870, quando tambm encomendaram um retrato a leo da homenageada que mais adiante ser abordado. A representao objetal da coroa de folhetos dourados arrematada por fita larga verde de gorgoro, onde se l: herona da caridade, as baianas reconhecidas (Silva, 1942: 18), que se encontra desgastada pelo tempo, conforme a Figura 1.5 apresenta. 8

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

Figura 1.5 Parte do lao que acompanha a coroa de folhetos dourados de Anna Nery. Foto do acervo do Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery, em Salva dor (BA).

Em 1933, os familiares de Anna Nery, Azarias Herclito Nery3 e seus filhos, Antonio Carlos Nery e Gilberto Xavier Nery, doaram a coroa Pinacoteca do Estado da Bahia, atual Museu de Artes da Bahia. A doao foi feita porque os herdeiros entendiam que o Estado da Bahia deveria ser o lugar de guarda da estimada lembrana de sua ancestral, que poca suas conterrneas teriam lhe ofertado no Rio de Janeiro (Silva, 1942: 19). O dia da doao, 24 de maio de 1933, foi um momento emblemtico, considerando ser prximo ao dia do passamento de Anna Nery em 20 de maio. Aps a doao, a coroa foi exposta para visitao pblica (Silva, 1942: 19). Na fotografia em que Anna Nery ostenta a coroa de folhetos dourados, ela se encontra com as rfs, filhas de soldados brasileiros mortos nos campos de batalha, mas sobre as quais pouco se sabe (Rodrigues, 2004: 7). Cardoso e Miranda, ao escreverem o artigo intitulado Anna Justina Ferreira Nery: um marco na histria da enfermagem brasileira, levantaram alguns questionamentos sobre as rfs os quais no possvel responder, mas cabe sua transcrio para que outros pesquisadores os possam desvelar:
Alguns fatos que instigam esclarecimentos ainda no desvelados: o que faziam crianas em campo de batalha? Como se deu o encontro de Anna Nery com tais rfs? (Cardoso e Miranda, 1999: 344).

Tais questionamentos coadunam com as glrias destinadas a Anna Nery no sentido de serem uma estratgia para escamotear a dura realidade em que
3 Foi o sucessor de seu pai, Pedro Antonio Nery, na guarda da coroa de folhetos dourados.

Histria da Enfermagem

outras mulheres vivas, mes e rfs se encontravam depois de encerrado o conflito. Como exemplo disso podese citar Maria Cerqueira de S. Pedro, que perdeu na guerra dois filhos4 que a sustentavam e se viu obrigada a recorrer ao auxlio destinado s famlias dos voluntrios da ptria (Rodrigues, 2004: 9). Em 1870, na passagem de Anna Nery pelo Rio de Janeiro, como j mencionado anteriormente, por ocasio da doao da coroa de folhetos dourados, dentre outros objetos,5 as conterrneas providenciaram que fosse pintado um retrato da homenageada. Victor Meirelles foi o autor do retrato em tela pintada a leo, que em 1873 foi descerrado em um rito institucional, na Cmara Municipal de Salvador (Silva, 1942: 15). Meirelles representou Anna Nery em cenrio prximo ao campo de batalha, entre os clares dos bombardeios, significando a caridade da homenageada ao cuidar de pessoas naquele contexto. A obra de Meirelles foi ricamente emoldurada e ficou pronta em 28 de setembro de 1873 para ser exposta no Pao Municipal de Salvador (Figura 1.6) (Silva, 1942: 1516). A ficha tcnica da obra localizada no Memorial da Cmara Municipal de Salvador6 a descreve como:
As dimenses: 275 x 177 cm. Retratada de p, trajada de preto. Brao direito dobrado apoiado no peito. O esquerdo estendido segura a ala de pequena bolsa. Traz no peito, do lado direito, a medalha da Campanha do Paraguai. O pintor a retratou na atmosfera enevoada de um campo de batalha. Em primeiro plano o corpo de um oficial ferido.

4 Pedro Pereira Magalhes, alferes do 31o Regimento de Cavalaria Ligeira, e Jos Pedro da Silva, sargento do Corpo de Polcia. 5 lbum de madreprola no localizado, mas descrito por Pedro Celestino da Silva como de valor subido, guarnecido de madreprola e prata, tendo a inscrio na parte superior A. J. F. N. com a dedicatria Tributo de admirao caridosa baiana por algu mas patriotas e a seguinte mensagem: Sra. D. Anna Nery As Senhoras, nesta Corte, no podiam assistir indiferente a passagem de V. Exa. por aqui no seu regresso velha heroica provncia. Entusiastas das virtudes e da caridade de V. Exa. para com os nossos concidados, que o Paraguai pugnou pela honra da nao, encarregaram nos elas de oferecer a V. Exa. este pequeno sinal do seu alto apreo, distinta considerao e afetuosa estima. Rio de Janeiro, 6 de maio de 1870 Baronesa de Muritiba, Isabel Tosta Duque Estrada, Joana Tosta da Silva Nunes, Maria Senhorinha Madureira Acioli Brito, Isabel Cndida de Leo, Laurentina Adelaide de Moura Lima, Maria Amlia Esteves Ramos, Ana Ferreira Rebouas, Eponina Ala de Lima Maia, Maria Jos de Melo Matos Vasconcelos, Laurentina Ala de Moura Lima, Adelina Ala de Lima Moura, e Cndida Rebouas Rios (Silva, 1942: 14, 15). 6 Oferta da Colnia Baiana, residente no Rio de Janeiro, Provncia da Bahia, colocada no Salo Nobre do Pao Municipal de Salvador, a 28 de setembro de 1873. Restaurada, em 1947, por Presciliano Silva; em 1997, por Studio Argolo; e em 1999, por Emlia Barreto (ficha tcnica da pintura de Victor Meirelles).

10

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

Figura 1.6 Tela pintada a leo de autoria de Victor Meirelles. Foto do acervo do futuro Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery, em Salvador (BA). Atrs, mais prximo a ela, um oficial sentado de costas. Mais atrs, outro ferido carregado por dois homens. Ao fundo, uma igreja e, direita, o acampamento. No canto superior direito, folhas de uma palmeira (ficha tcnica da pintura de Victor Meirelles).

Apesar de a ficha tcnica carecer de registros sobre o traje, destacase que o vestido, na tela, apresenta bordados e franjas de canutilhos na cor escura, traje semelhante ao da foto em que Anna Nery foi retratada junto das rfs. A bolsa que ela segura bordada, e parece ser do mesmo material do vestido, dando uma ideia de conjunto, traje e acessrio. A coroa de folhetos dourados, na tela, se confunde com o vu/leno em sua cabea, sem o destaque do dourado da representao objetal, bem como do lao com as pontas cadas sobre os ombros. A medalha7 de Campanha de 2a Classe por servios humanitrios prestados nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai, como representao objetal, foi ofertada por Dom Pedro II e parece ser ovalada, com destaque para o passador na cor amarela. Especulase que Victor Meirelles no teve acesso coroa ou ento, em sua obra, no aspirou destacar a representao objetal ostentada na cabea de Anna Nery na cor amarela. Por outro lado, tambm se pode pensar que, por no se

7 No foi possvel localizar a medalha.

11

Histria da Enfermagem

tratar de uma coroa de ouro, em metal, ele optou por no destacla a medalha com o passador de ouro visvel na tela. As representaes objetais coroa com lao e medalha articuladas so uma das formas de ratificar o herosmo da homenageada na Guerra do Paraguai e ao mesmo tempo uma estratgia de mitificao dos seus feitos, o que se entende pelas palavras de Bourdieu: no h poder simblico sem uma simbologia do poder (Bourdieu, 1998: 63).

Discusso em torno das homenagens a Anna Nery


So diversas as discusses dos pesquisadores de histria em torno das homenagens a Anna Nery, seja quanto ao ttulo de primeira enfermeira do Brasil, seja como Dama da Caridade. Nesse sentido, as homenagens a Anna Nery aps a Guerra do Paraguai podem ser entendidas como uma das estratgias de escamoteamento das perdas no conflito, bem como discutvel, mas se deixa transparecer que ela teria sido a nica mulher a ter partido para cuidar dos feridos da Guerra do Paraguai. O dicionrio Mulheres do Brasil revela que, antes de Anna Nery chegar ao local da Guerra do Paraguai, uma paulista de nome Felisbina Rosa de Anunciao Fernandes e Silva, conhecida como Felisbina Rosa, j se encontrava no conflito cuidando dos feridos em combate (Schumaher, 2000: 228). Felisbina Rosa nasceu em 1830, na cidade de So Paulo. Aos 11 anos seguiu para o Rio de Janeiro com seus pais. Casouse com Joaquim Fernandes de Andrade e Silva, mas ficou viva logo em seguida, com um filho. Mediante a ecloso da Guerra do Paraguai, seu filho foi convocado e ela decidiu partir com ele como voluntria da ptria. Felisbina Rosa foi designada a ficar no hospital instalado em Montevidu, nos primeiros meses de 1865. No ano seguinte foi transferida para o Hospital Avalos em Corrientes, destinado aos praas. Ela atendeu aos feridos da Batalha de Tuiuti e depois regressou a Corrientes, acompanhando os feridos, quando em 31 de julho de 1865 foi acometida por colapso cardaco e faleceu.8 A discusso sobre Anna Nery ser reconhecida como a primeira enfermeira brasileira existiu e ainda existe entre alguns pesquisadores. No que ela desme-

8 Seu filho permaneceu no combate e chegou patente de generalato.

12

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

rea as homenagens, mas o fato se encontra no sentido do reconhecimento de outras mulheres que tambm participaram da Guerra do Paraguai. Outra mulher, tambm pouco citada nos estudos de Histria da Enfermagem e esquecida com o passar dos tempos, foi Francisca de Sande, que cuidou dos acometidos pela febre amarela, em 1686 (Costa, 1946). Francisca de Sande, baiana, filha de portugus de certa situao financeira para a poca, no aspirou seguir a vida religiosa e casouse com Nicolau Aranha Pacheco, militar do exrcito, que faleceu em 1670. Sande ficou viva aos 32 anos e, devido ocorrncia da bicha, atualmente conhecida como febre amarela, transformou uma das residncias deixadas pelo seu esposo em enfermaria para cuidar dos acometidos por aquela patologia, falecendo em 21 de abril de 1702. poca, foi reconhecida socialmente pelos feitos, mas aps sua morte caiu no esquecimento social, sendo defendida por Afonso Costa, no jornal A Tarde, em Salvador, por um reconhecimento em que ele a intitulava como:
a enfermeira nmero um do Brasil, legtima dama da caridade que os sculos ainda agora escondem sob as lajeadas do esquecimento, quanto acontece aos feitos histricos que no trazem o cheiro e o saber das preferncias da atualidade (Costa, 1946: 18).

O reconhecimento social de Anna Nery como Dama da Caridade e a Primeira Enfermeira do Brasil pode ser entendido pelo seu habitus, oriundo de familiares militares e polticos. O habitus constitui um conjunto de conhecimentos prticos que permite ao ser humano perceber e agir, evoluir com naturalidade em certo universo social, uma espcie de segunda natureza inconsciente. uma matriz geradora, constituda historicamente, institucionalmente enraizada e socialmente varivel. Alm de ter participado de um conflito, as perdas humanas proporcionaramlhe visibilidade, acrescida da vitria do Brasil sobre o Paraguai e do fato de ter se mantida viva no perodo da guerra. A Guerra da Crimeia fez com que Florence Nightingale passasse a ser conhecida como Dama da Lmpada e a levou a fundar uma Escola de Enfermeiras. A Batalha de Solferino tornou Jean Henry Dunant conhecido como o Homem de Branco e o levou a fundar a Cruz Vermelha. Exemplos como estes nos ajudam a pensar sobre o ttulo e as homenagens recebidas por Anna Nery, apesar dos problemas que enfrentou aps a Guerra do Paraguai, quando tentou manter uma enfermaria particular para ambos os sexos, no Rio de Janeiro, como apresenta a historiadora Maria Lucia Mott em

13

Histria da Enfermagem

seu estudo intitulado Anna Nri: uma personagem muito festejada, mas pouco conhecida (2002). Nesse estudo, Mott apresenta um documento da Junta de Higiene Pblica de 22 de setembro de 1875 que relata a existncia de uma enfermaria criada na Corte, em 1871, por Anna Nery. Nesse documento datado de 29 de julho de 1875, ela solicitou a concesso de quatro loterias para auxiliar nas despesas daquela enfermaria. Os argumentos referidos para indeferir o pedido de Anna Nery foram que: a criao da enfermaria no possua autorizao junto Corte; j existiam na cidade hospitais pblicos que ofereciam servios com melhores condies e de forma gratuita aos enfermos; a enfermaria possua ndice de 14% de mortalidade, considerado alto, alm de o custeio ser provido pelos atendidos e a enfermaria no apresentar diferencial para o que j existia na cidade. No se pode afirmar que a enfermaria de Anna Nery tenha sido fechada por falta de auxlio governamental, mas acreditase que tenha passado por srias dificuldades. Como se pode observar, apesar de tantas homenagens e reconhecimento social, Anna Nery parece ter carecido de poder e prestgio suficientes para que fosse deferido o seu pedido. Dessa forma, a pesquisadora Mott prope que os estudos direcionados a Anna Nery analisemna como uma mulher brasileira. Bourdieu esclarece que as biografias, entendidas como histria de vida, so, por vezes, mal compreendidas no sentido do jogo que as envolve, pois levam a noo da trajetria de vida como uma srie de posies sucessivamente ocupadas por um mesmo agente. Ademais, tentar entender uma vida por uma srie nica, sem a evidncia de outras ligaes do biografado, tentar explicar um trajeto do metr sem levar em conta a estrutura da rede, ou seja, a matriz de relaes objetivas entre as diversas estaes (Bourdieu, 1996: 82). Desse modo, a construo biogrfica pode resultar como Bourdieu a chama de superfcie social, sendo o conjunto de posies simultaneamente ocupadas em um dado momento do tempo histrico, de forma a resultar na individualidade biolgica socialmente instituda, que age como suporte de um conjunto de atributos e atribuies que permitem certa interveno. Para tanto, se faz necessrio (des)construir o agente construdo e ter capacidade de fazlo existir como agente em diferentes campos de atuao (Bourdieu, 1996: 8283). Muitos foram os bigrafos de Anna Nery, mas algumas passagens por eles apresentadas careceram de dados/fontes sobre sua vida, pois mesmo com tantas homenagens, glrias e reconhecimento social, ela passou por dificuldades para manter a enfermaria e, qui, outras na sua trajetria de vida. Por outro lado, o tempo passou a cristalizar seus feitos na Guerra do Paraguai, o que 14

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

levou perpetuao de certos acontecimentos, a ponto de Anna Nery ser equiparada a Florence Nightingale, sobre a qual pesquisadores estrangeiros vm se debruando para evidenciar que, ela tambm, na sua trajetria de vida, foi uma pessoa de carne e osso como as demais.

Quadro 1.1 Homenagens a Anna Nery aps a Guerra do Paraguai (1870 1880) Ano 1870 1870 1870 Homenagem Diploma de Scia Honorria da Sociedade Filantrpica de Socorros, em Corrientes Diploma de Scia Instaladora da Sociedade de Beneficncia Portugue sa, em Assuno lbum guarnecido de madreprola e prata com dedicatria Tributo de admirao caridosa baiana por alguns compatriotas seguida de outra mensagem Medalha de Campanha de 2a Classe por servios humanitrios presta dos nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai Encomendado o retrato pintado a leo de Anna Nery para Victor Mei relles Coroa de folhetos dourados arrematada com lao com a inscrio herona da caridade, as baianas agradecidas Discurso em homenagem a Anna Nery em sua residncia por felicita es pela comisso nomeada pela Assembleia Legislativa da Provn cia, publicado no Dirio da Bahia, proferido pelo deputado Romero Affonso Monteiro Discurso em homenagem a Anna Nery em sua residncia, publica do no Dirio da Bahia, proferido pela esposa do Coronel Loureno Marques Ainda em 1870 outras homenagens foram realizadas por poetas, como Joo Brito, Castro Rebelo Jnior, Augusto Baltazar da Silveira, Basili no Dias e jornalistas com discursos em Assembleias e Cmaras Exposio da tela de homenagem a Anna Nery pintada por Victor Mei relles no Salo das Sesses do Pao Municipal de Salvador

1870 1870 1870 1870

1870

1870

1873

15

Histria da Enfermagem

Quadro 1.2 Algumas homenagens in memoriam a Anna Nery (1880 1979) Ano Homenagem 1880 O passamento de Anna Nery ocorreu em 20 de maio de 1880, no Rio de Janeiro, sendo seu corpo sepultado no Cemitrio So Francisco Xavier Cardoso 1880 Discurso (poemeto histrico) proferido beira do tmulo em sua ho menagem pelo Dr. Rozendo Muniz Barreto, publicado no jornal Gazeta de Notcias em 22 de junho de 1880 1880 Lpide em seu tmulo: Aqui descansam os restos mortais de Da. Anna Nery, denominada Me dos Brasileiros, pelo Exrcito, na Campa nha do Paraguai 1880 Trajetria de vida de Anna Nery publicada no jornal Gazeta de Notcias 1880 Trajetria de vida de Anna Nery publicada no Jornal do Commercio 1880 Notcia sobre o sepultamento de Anna Nery publicada no jornal Gazeta de Notcias 1880 Trajetria de vida de Anna Nery e retrato pintado mo publicados na Revista Ilustrada 1887 Rua Anna Nery, no Largo do Pedregulho, em Benfica, subrbio do Rio de Janeiro 1916 Rua Anna Nery, situada no bairro do Mooca, em So Paulo (pelo Ato Municipal n. 972) 1918 Retrato de Anna Nery no Salo Nobre do Pao Municipal de Salvador 1918 Proposta de ereo do monumento em homenagem a Anna Nery no I Congresso da Cruz Vermelha Brasileira, em So Paulo 1919 Anna Nery foi apontada Pioneira da Enfermagem no Brasil e Precur sora da Cruz Vermelha Brasileira, pela Liga das Sociedades da Cruz Vermelha Brasileira 1924 O antigo Largo da Palma, em Salvador, passou a ser denominado Anna Nery, pela Resoluo Municipal n. 650 1924 Discurso de Maria Rennotte para a ereo do monumento em home nagem a Anna Nery, em So Paulo 1925 Tela pintada a leo de Anna Nery inaugurada no Salo Nobre do Pal cio da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro 1926 Patrona da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Sa de Pblica, passando a ser denominada Escola de Enfermeiras Donna Anna Nery, no Rio de Janeiro, pelo Decreto n. 17.268 1926 Alterao do nome da Rua da Matriz para Rua Anna Nery, na cidade de Vila Nossa Senhora do Rosrio do Porto de Cachoeira, pela Resoluo n. 20 1928 Inaugurao da placa do nome da Rua Anna Nery, na cidade de Vila Nos sa Senhora do Rosrio do Porto de Cachoeira, pela Resoluo n. 20
(continua)

16

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

Quadro 1.2 Algumas homenagens in memoriam a Anna Nery (1880 1979) (continuao) Ano Homenagem 1928 Lpide no Museu da Bahia herona Donna Anna Nery, Homenagem do Museu da Bahia 27/junho/1928 1930 Denominao de Escola Anna Nery s Escolas Reunidas de Cachoeira, pela Portaria n. 446, da Diretoria Geral de Instruo Pblica 1933 Inaugurao da tela pintada a leo em homenagem a Anna Nery por Presciliano Silva, na Casa da Bahia 1933 Coroa de louros entregue Pinacoteca do Estado da Bahia, no bairro Campo Grande, em comemorao ao aniversrio do Batalho Tuiuti 1935 III Conferncia Pan americana da Cruz Vermelha: oficializao da pro posta de ereo do monumento a Anna Nery, no Rio de Janeiro, pela delegao da Cruz Vermelha Peruana Guillermo Fernandes Davila 1935 Assentamento da pedra fundamental ao monumento de Anna Nery, no Rio de Janeiro 1938 Institudo o Dia do Enfermeiro pelo Decreto n. 2.956/1938 pelo Pre sidente Getlio Vargas, em 10 de agosto de 1938, devendo todas as instituies de sade comemorar a memria de Anna Nery 1940 Criao da Semana Brasileira de Enfermagem pela diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, Las Netto dos Reys, no Rio de Janeiro. Perodo: 12 de maio (nascimento de Florence Nightingale) a 20 de maio (passamento de Anna Nery) 1943 Aeronave batizada com o nome de Anna Nery, no Rio de Janeiro 1956 Descerramento do monumento em homenagem a Anna Nery pela Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro 1971 Busto de Anna Nery no Crculo Militar de So Paulo, na Alameda Cvica Marechal Maurcio Jos Cardoso, na cidade de So Paulo 1979 Exumao dos restos mortais de Anna Nery, no Rio de Janeiro 1979 Caixa de prata para os restos mortais de Anna Nery oferecida pela Uni versidade Federal da Bahia com a inscrio: Restos mortais de Anna Nery, Me dos Brasileiros na Campanha do Paraguai Homenagem da Universidade Federal da Bahia 1979; e na placa da frente da urna: Aqui est Anna Nery vencendo as trevas da morte e a distncia dos sculos para receber de ns outros o que lhe deve a posteridade 1979 Exposio da urna no Pavilho de Aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery 1979 A urna foi transportada pela Aeronutica Bahia e posteriormente cidade de Cachoeira, na sacristia da Igreja Matriz, no centro da nave principal

17

Histria da Enfermagem

Bibliografia
BORGES, M. E. L. Histria e fotografia. Belo Horizonte: Autntica, 2005. BOURDIEU, P. A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. ______. A economia das trocas lingusticas: o que falar quer dizer. So Paulo: Edusp, 1998. ______. Razes prticas: sobre a teoria da ao. So Paulo: Papirus, 1996. CARDOSO, M. V. N.; MIRANDA, C. M. L. Anna Justina Ferreira Nery: um marco na histria da enfermagem brasileira. Revista Brasileira de Enfermagem, Braslia, v. 52, n. 3, p. 339349, jul./set. 1999. DUMAS, V. As rosas no falam (mas contam a histria). Histria Viva, So Paulo, ano 3, n. 33, p. 6670, jul. 2006. LEITE, M. M. A condio feminina no Rio de Janeiro, sculo XIX. So Paulo: Edusp, 1993. MATTOS, J. F. A Guerra do Paraguai. Braslia: Centro Grfico do Senado Federal; 1990. MOTT, L. Anna Nri: uma personagem muito festejada, mas pouco conhecida. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 163, n. 415, p. 203207, abr./jun. 2002. RODRIGUES, M. S. Mulheres sertanejas na Guerra do Paraguai. In: Encontro da ANPHLAC, 6., 2004, Maring. Anais eletrnicos... Maring: Anphlac, 2004. Disponvel em: <http://www.anphlac.org/periodicos/anais/encontro6/marcelo_rodrigues.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2010. SCHUMAHER, S. Dicionrio Mulheres do Brasil: de 1500 at a atualidade biogrfico e ilustrado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. SILVA, E. As camlias do Leblon e a abolio da escravatura: uma investigao de histria cultural. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. SILVA, M. L. A. Galleria: o livro das biografias. So Paulo: Biblos, 1954. SILVA, R. S. Camlias e Revista Ilustrada: o movimento abolicionista em litografias de ngelo Agostini. Universos da Histria, Rio de Janeiro, ano 1, v. 1, p. 718, 2008. SOUSA, B. J. Heronas baianas: Joana Anglica, Maria Quitria e Anna Nery. So Paulo: Paralelo/MEC, 1936.

Iconografia
Arquivo Estadual da Bahia Salvador (BA) SILVA, P. C. Ana Neri. Revista do Instituto Geogrfico e Histrico da Bahia, Bahia, v. 68, p. 1219, 1942. Memorial da Cmara Municipal de Salvador Salvador (BA) Ficha tcnica da tela pintada por Victor Meirelles Anna Nery.

18

Captulo1 Anna Justina Ferreira Nery

Arquivo Histrico Municipal de Salvador Salvador (BA) Cmara Municipal de Salvador. Livro de Atas. Salvador, 1873. p. 12932. Museu de Artes da Bahia Salvador (BA) Coroa de folhetos dourados pertencente a Anna Justina Ferreira Nery e ficha tcnica do artefato: coroa de folhetos dourados nmero 33: 19. Acervo do futuro Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery Salvador (BA) Foto da exresidncia de Anna Nery (Figura 1.2). Foto da coroa de folhetos dourados e do lao que acompanha o que a arremata (Figuras 1.4 e 1.5). Foto da tela pintada a leo de Anna Nery de autoria de Victor Meirelles (Figura 1.6). Acervo da Associao Brasileira de Enfermagem filial So Paulo (SP) COSTA, A. Da Bahia, a enfermeira n. 1 do Brasil transcrio do jornal A Tarde em 7 de maio de 1946. Anais de Enfermagem. So Paulo: Associao Brasileira de Enfermagem; 1946 abr.jun. p. 1820, n. 19. Centro de Documentao da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ Rio de Janei ro (RJ) Documento sem nome do jornal. Centro de Documentao da Escola de Enfermagem Anna Nery. Cx. 7, doc. 60. (Este jornal encontrase com o registro do ano de 1922, mas os fatos nele registrados, como a foto e legenda da visita ao tmulo de Anna Nery, em 1925, e a referncia inaugurao do seu retrato nas dependncias da Cruz Vermelha Brasileira, em 26 de maio de 1925, nos leva a inferir que a matria foi publicada em 1925 e no em 1922.) Foto de Anna Nery com as rfs (Figura 1.3). Recorte de jornal, sem registro do nome da imprensa escrita localizado no Centro de Documentao da Escola de Enfermagem Anna Nery. Cx. 7, doc. 64, 1925. Recorte de jornal, sem registro do nome da imprensa escrita localizado no Centro de Documentao da Escola de Enfermagem Anna Nery. Cx. 7, doc. 60, 1925.

19

Potrebbero piacerti anche