Sei sulla pagina 1di 5

BC-0306 Transformaes nos Seres Vivos e Ambiente

Profa. Cibele Biondo

Estudo dirigido Prova 2


Aula 8: Crescimento e dinmica populacional 1. Que fatores modificam o tamanho de uma populao? 2. Quais so os modelos de crescimento populacional e quais so seus principais pressupostos? 3. O que estrutura etria e razo sexual e como elas influenciam as taxas de crescimento populacional? 4. O que so tabelas de vida de corte e tabelas de vida esttica? 5. Explique como as flutuaes populacionais podem ocorrer em ciclos regulares. 6. Quais so os dois tipos de processos que contribuem para a dinmica das metapopulaes? Aula 9: Interaes interespecficas introduo e competio 1. Explique e exemplifique as interaes interespecficas comensalismo e amensalismo. 2. O que competio? 3. Quais foram as principais concluses do estudo de Tansley que podem ser estendidas para outras situaes competitivas? 4. O que o princpio da excluso competitiva? D exemplos. 5. Em que situao as espcies podem coexistir? 6. O que competio de explorao e competio de interferncia? D exemplos. 7. O que alelopatia? D exemplo. 8. Explique e exemplifique o conceito de deslocamento de carter.

Aula 10: Interaes interespecficas predao e mutualismo 1. O que interao consumidor-recurso e qual sua principal importncia? 2. Como so classificadas as interaes consumidor-recurso? Exemplifique. 3. Explique a teoria do forrageamento timo e suas principais crticas. 4. Explique os conceitos de colorao crptica e colorao de advertncia. 5. Explique e exemplifique mimetismo batesiano e mimetismo mlleriano. 6. Quais so os mecanismos de defesa das plantas para evitarem que sejam consumidas? 7. Quais so as estratgias dos parasitas para lidar com o sistema imune do hospedeiro? D exemplos. 8. Explique sucintamente o que causa os ciclos de flutuao conjunta das populaes de presas e de seus predadores, conforme observado por pesquisadores para herbvoros e seus predadores na floresta boreal e tundra canadenses. 9. Quais so as limitaes do modelo proposto por Lotka e Volterra para explicar as flutuaes conjuntas de presas e predadores? 10. O que mutualismo e como pode ser classificado? D exemplos. 11. Quais so as conservao? implicaes dos mutualismos dispersivos para a

Aula 11: Comunidades: estrutura e sucesso ecolgica 1. Explique os conceitos holstico e individualista de comunidade relacionando-os com os conceitos de comunidade aberta e fechada? 2. Explique quais so os parmetros utilizados para descrever uma comunidade. 3. Explique como a riqueza de espcies pode influenciar a estrutura da teia alimentar e vice-versa. 4. Defina o conceito de consumidores chave.

5. Por qu a estabilidade das comunidades tende a aumentar com a complexidade de suas teias alimentares? 6. O que so cascatas trficas e como se d o controle bottom up e top down? 7. O que sucesso ecolgica? 8. Explique sucintamente os estgios de sucesso ecolgica, levando em considerao a variabilidade das condies ambientais e a complexidade estrutural e funcional do ecossistema. 9. Qual a principal diferena entre sucesso primria e sucesso secundria? 10. O que so espcies pioneiras e tardias e quais so suas caractersticas principais? 11. Explique e exemplifique quais so os mecanismos que governam a sucesso. 12. Explique porque o clmax na verdade um estado dinmico e no o ponto final da sucesso.

Aula 12 e 13: Ecossistema: fluxo de energia e ciclos biogeoqumicos 1. Explique sucintamente o modelo universal de fluxo de energia nos ecossistemas proposto por Odum (1953). 2. O que produo primria? 3. Explique o efeito da luz, gua, temperatura e nutrientes na produtividade primria. 4. Nos ecossistemas terrestres, qual a regio de maior produtividade primria? Por qu? E nos ecossistemas aquticos? 5. O que energia egestada? 6. O que a produo secundria? 7. Por que, de um modo geral, a eficincia de assimilao maior nos carnvoros do que nos herbvoros? 8. Por que a eficincia de produo secundria no ambiente terrestre maior no sistema decompositor do que no sistema de matria viva? 9. Qual a principal diferena entre o fluxo de energia e o de nutrientes no ecossistema?

10. Explique sucintamente o modelo geral dos ciclos biogeoqumicos, considerando os compartimentos dos processos biolgicos (com seus compartimentos orgnicos e inorgnicos) e dos processos geolgicos. 11. Explique sucintamente as etapas do ciclo hidrolgico. 12. Discuta o papel da vegetao no ciclo hidrolgico. 13. Explique os principais processos do ciclo do carbono. 14. Discuta quais os passos do ciclo do carbono esto relacionados com o aquecimento global. 15. Explique os principais processos do ciclo do nitrognio. 16. Explique os principais processos do ciclo do fsforo. 17. Explique os principais processos do ciclo do enxofre. 18. Quais padres so comuns a todos os ciclos?

Aula 14: Ecologia da paisagem 1. O que paisagem? 2. Quais so os processos envolvidos na formao da paisagem? 3. Explique os conceitos de manchas de habitat e matriz? 4. Quais so os cinco efeitos produzidos pela fragmentao? 5. Explique o conceito de conectividade e seus componentes. 6. Quais so os efeitos negativos das estradas para a vegetao? E para fauna? 7. Que medidas podem ser tomadas para minimizar os efeitos negativos das estradas para a fauna? 8. Explique os trs passos para o planejamento de estradas ecologicamente sensveis. 9. Por que a abordagem da ecologia da paisagem importante para estudos ambientais e para a conservao?

Aula 15: Biodiversidade e conservao 1. Quais so os componentes da biodiversidade? 2. O que extino de espcies e quais so seus tipos? 3. Explique as principais causas do declnio populacional das espcies. 4. Por que devemos conservar a biodiversidade? 5. Explique os conceitos de preservao e conservao. 6. Qual so os papis da Biologia da Conservao? 7. Explique os conceitos de espcie chave, espcie engenheira de ecossistema, espcie guarda-chuva, espcies bandeiras, espcies endmicas. 8. Explique os conceitos de conservao in situ e ex situ, levando em considerao seus objetivos? 9. O que uma populao mnima vivel? 10. Quais so as sugestes para a implantao de reservas em habitats homogneos e heterogneos? 11. Quais so os objetivos da Reserva da Biosfera?

Aula 16: Desenvolvimento sustentvel 1. O que desenvolvimento sustentvel? 2. Quais so os componentes do desenvolvimento sustentvel? 3. Quais so as ameaas sustentabilidade causadas pelo crescimento exponencial da populao humana? 4. O que pegada ecolgica? 5. Quais so as possveis solues para agir de forma sustentvel? D exemplos.

Potrebbero piacerti anche