Sei sulla pagina 1di 6

REAES DE SENSIBILIDADE IMEDIATA.

Rinites (sazona) Urticria Conjuntivite alrgica (edema intenso) Dermatites atpicas (eczema e escoriaes) Dermatite de contato (agente agressor externo) Picada de inseto (substncias urticantes/ venenos) Sensibilidade medicamentos ( anestsicos e antibiticos e contrastes radiolgicos iodo)
Alrgeno liga-se a IGE por receptores H1 na superfcie celular -> degranulaao -> liberaao de histamina que ser proporcional a quantidade de IGE circulante.

Como a histamina pode mediar esses efeitos? Para procedimentos com reconhecidos riscos alrgicos, recomenda-se a profilaxia com o uso de aies ii (inibe a degranulao) e anti-histamnicos (inibe o efeito da histamina liberada).

A histamina liberada poder ligar-se a trs diferentes receptores histaminrgicos : H1 no endotelio , H2 no tecido e h3 no SNC. H1 liberaao de Noradrenalina => vasodilatao H2 - diminue clcio no msculo liso vascular => vasodilatao H3 impede a liberao de adrenalina => vasodilatao Ativao do receptor H1 endotelial
A ao da histamina via endotelial acontece por meio de sua ligao aos receptores H1 acoplados na protena Gq resultando em aumento do trifosfato de inositol (IP3) e diacilglicerol (DAG). O IP3 desencadeia a liberao de Ca
2+

do meio intracelular, aumentando a concentrao citoslica de Ca


2+

2+

e ativando as vias distais. O DAG ativa


2+

a proteinocinase C, resultando em fosforilao de protenas-alvo citoslicas. A alta concentrao de Ca forma o complexo [Ca - Calmodulina] que auxilia na ativao da protena eNOS presente no endotlio, clulas e plaquetas. A eNOS facilitar que a L-Arginina seja convertida em Noradrenalina, que ativar a enzima Guanilato Ciclase que gerar um aumento na concentrao citoslica de GMPc . Este nucleotdeo ativa a Protena Quinase G (PKG) diminuindo e estabilizando assim a concentrao de Clcio presente levando aos efeitos da vasodilatao dentre outros. Uma segunda via de ao da PKG a ativao dos canais de K+, ocasionando hiperpolarizao e consequente relaxamento muscular. Ativao do Receptor H2 Vascular A ao bem parecida com a ativao dos receptores H1 protena Gq, porm envolve a ligao de histamina receptores H2 acoplados protena Gs que ativar a adenilato ciclase levando a converso do ADP em AMPc que ativar a protena quinase A (PKA) e com isso ocasionar a diminuio de Ca2+ causando um relaxamento da musculatura lisa levando a vasodilatao. No SNC a histamina se ligar receptores H3 da protena G, inibindo adrenalina ocasionando efeitos nos vasos (alfa1) e no corao (beta1). Choque Anafiltico! Resposta imediata do tipo I de Coombs. Como a PA = DC x RVP temos que: RVP: ficar reduzida pelo efeito da histamina em H1, 2 e 3.

DC: no consegue compensar a diminuio da RVP, pois a liberao de adrenalina est inibida (H3). O resultado disso o choque anafiltico que levar uma queda importante e mantida da PA por meio dos efeitos de grandes quantidades do antgeno sendo liberados e a sensibilizao das clulas liberando grande quantidade de histamina. NO e adrenalina so antagonistas por possurem efeitos fisiolgicos opostos, porm agonistas por ambas ativarem receptores. No = contrae e histamina = dilata. Medidas farmacolgicas adotadas no choque anafiltico: 1 Adrenalina - vasocontritor (alfa1) e taquicardia (beta1) 2 Atropina (vasoativo) antagonista parassimptico que inibe receptor muscarnico. 3 Soro fisiolgico (3 5%) Tem efeito osmtico levando lquido para o vaso. 4 AIES Inibe a liberao de histamina. 5 Anti-histamnico H1 inibe a ligao da histamina no receptor H1 do endotlio. 6 Anti-histamnico H2 inibe a ligao da histamina no receptor H2 na musculatura lisa. 7 Azul de Metileno inibe a guanilato ciclase que foi produzida pelo NO, inibindo a vasodilatao, dependente de NO.

Se houver uma grande liberao de histamina ela estar continuamente ligadas aos receptores h1,h2,h3 . Por que razo o paciente continuar em estado de choque anafiltico mesmo com a aplicao de adrenalina? O antgeno continuar ligado continuamente, consequentemente haver uma liberao constante de histamina, pois nesse caso j houve a exposio, o que sensibilizou as clulas de defesa, dessa forma usa-se corticoide que diminui a resposta de basfilos e mastcitos ao antgeno (ex: diprospam). Mas apenas o corticoide no resolver pois ele impede que mais histamina seja liberada, mas em contrapartida uma grande quantidade de histamina j foi liberada. Dessa forma usa-se um anti-histamnico que ir impedir a ligao da histamina nos receptores e desta forma reduzir a resposta a esse agente, ou seja, neutralizar o efeito da histamina . 1- Impedir a liberao da histamina = (corticide) 2- Impedir a ligao da histamina j liberada =(anti-histamnico) 3- Reestabelecer a PA = adrenalina. Histamina x PA (relaao PA em um determinado tempo aps liberao da histamina) Com a administrao de histamina a PA foi a quase zero. Ela sofre ao da mao-monoaminoxidase que destroe a histamina e o corpo vai se adaptando para voltar a nveis normais, porm demorado, causando hipotenso e desta forma pode ser fatal se no houver administrao de anti-histamnico e corticide. No h um controle eficaz, portanto todos os efeitos so paliativos e no garante que o paciente se reestabelea. Mecanismo de ao dos anti- histamnicos. O anti-histamnico se liga ao receptor H1 e impede a ligao ao receptor .

Primeira gerao : atua em receptor H3 SNC.

Problema (tem efeito sedativo = sono)! So antinauseantes, ao anestsica local, tratamento de dermatite atpica. Ex : polaramine Usado na conjuntivite alrgica, rinite alrgica, rinite vasomotora e urticria. Usado para tratar espirros, coceira, olhos lacrimejantes e coriza causada por alergias ou o resfriado comum. Podem potencializar efeitos sedativos de outras drogas depressoras do SNC como barbitricos, analgsicos opiides, anestsicos gerais e lcool. Grandes doses podem estimular o SNC gerando alucinaes, excitao e distrbios motores como tremores e convulses. Quando o objetivo do uso anti-alrgico a sedao considerada um efeito indesejado sendo recomendado o uso de anti-histamnicos H1 de segunda gerao!!!!! Segunda gerao:

Resposta alrgica e anti-inflamatria em reao histamina. No tem efeito sedativo pois no atravessam a barreira hematoenceflica. INDICAES: indicado no alvio dos sintomas associados aos processos congestivos das vias areas superiores, tais como: espirros, coriza, prurido nasal e ocular e obstruo nasal, comuns na rinite alrgica. ***Diminui o efeitos de drogas anti-hipertensivas!!! Pode causar perda de apetite, nuseas, vmito, diarreia ou constipao. Desconforto epigstrio, boca seca, ressecamento das vias areas, tosse e disria. Anticidos e Antagonistas H2 (Drogas que atuam no Sistema Gastrointestinal) Fatores a serem analisados: Funes do sistema digestrio e secrees gstricas no estmago; Modulaes da secreo gstrica; Principais anticidos: Antagonistas H2 e inibidores da bomba de prtons. Funes: - Clula pariental (oxntica) secreo de muco gstrico (HCl) - Secreo de pepsina pelas clulas principais (ppticas) - Clula superficial proteo para o suco gstrico no estmago. Modulaes: GASTRINA: Estimula HCl, aumenta a secreo de pepsinognio, estimula o fluxo sanguneo e a motilidade gstrica. Obs: O leite e o clcio estimulam a secreo gstrica. PROGLUMIDA: impede ligao da gastrina e com isso diminui a secreo de HCl. uma ferramenta farmacolgica e est em teste! Impede a secreo de HCl mas tambm est em uso experimental. ACETILCOLINA: liberao neuronial (nervo vago) e estimula receptores muscarnicos. A diminuio de acetilcolina, aumenta a frequncia cardaca (taquicardia). A ATROPINA inibidor da Acetilcolina porm est em desuso. HISTAMINA: liga-se no receptor H2 produzindo cido HCl (principal via). Um anti H2 como os anticidos contribui para uma diminuio de cido estomacal. **Os Antiinflamatrios podem causar gastrite por inibirem as prostaglandinas!

*PGI2 faz a produo de muco gstrico e HCO3-. *PGE2 faz a diminuio da produo de HCl. Gnese das doenas ulcerativas ppticas Principais anticidos neutralizantes: *Mg(OH)2: diarreia; *Al(OH)3: constipao; *NaHCO3: alcalinizao. **Associaes: - Vantagem: alvio mais rpido dos sintomas. - Desvantagem: Alteraes intestinais. - Mltiplas dosagens.

Ento, sem PG, aumenta a produo de HCl, reduz muco gstrico e HCO3-.

PSICOFARMACOLOGIA. **TRANSTORNOS DA ANSIEDADE (DROGAS ANSIOLTICAS) Ansiedade fisiolgica! Sinal de alerta que permite ao indivduo ficar atento a um perigo iminete e tomar as medidas necessrias para lidar com a ameaa. Origina sintomas psicolgicos e fsicos. Medo: ligado a uma situao/objeto especfico. - Preocupao: *Reduo da capacidade intelectual; *Aumento do estado de viglia; *Dificuldade para dormir; *Agitao psicomotora; *Menor concentrao; *Desgaste emocional.

Lei de Yerkes-Dodson: a relao entre anisiedade e desempenho! Classificao dos Transtornos de Ansiedade (de acordo com a CID-10). Fobia simples e social Prognstico: demora em procurar tratamento, incio precoce e comorbidade (quando 2 ou mais doenas esto etiologicamente relacionadas).

Transtorno do pnico sem agorafobia = inesperado. Transtorno do pnico com agorafobia = especfico. ***Sinais e sintomas que compe o quadro clnico de tratamento do pnico => Precisa ter no mnimo 4.

Transtorno do Pnico: Vrios ataques graves de ansiedade autonmicos devem ser ocorrido em um perodo de cerca de 1 ms em circunstncia onde no h perigo objetivo; Sem estarem confinados sob situaes conhecidas ou previsveis ou ainda com relativa liberdade de sintomas ansiosos entre os ataques (ainda que a ansiedade antecipatria seja comum). Ansiedade generalizada. a) Ansiedade excessiva, incontrolvel, mnimo de 6 meses.

b) Mnimo de 3 sintomas: Inquietao, sensao de nervos flor da pele; Facilmente fadigado; Dificuldade na concentrao branco mental; Irritabilidade constante; Tenso muscular; Perturbao do sono. c) Sofrimento. d) Exclui substncias. Tratamento do TAG: ***Inibidores Seletivos da Recapitao de Serotonina. ***Antidepressivos Tricclicos. ***Buspriona. ***Benzodiazepnicos.

CLASSIFICAO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE. Transtorno de Estresse Agudo: Ocorre aps trauma. Transtorno de Estresse ps-traumtico: Recordao aflitiva do trauma atravs de sonhos ou pensamentos (flashbacks). Padro de esquiva de estmulos relacionados ao trauma. Hiperestimulao autonmica. Tratamento: ***Benzodiazepnicos; ***Antidepressivos; ***estabilizadores do humor; ***Beta-bloqueadores que diminuem a atividade simptica; ***Clonidina. ***Psicoterapias; ***Fluoxetinas: usado no TOC tambm. Transtorno Obsessivo-compulsivo. - Pensamentos recorrentes, compulsrios. - Rituais incomuns - Causa Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade. Substrato Neural da Ansiedade: leso da amgdala, alteraes genticas e regies lmbicas. Obs: Os Benzodiazepnicos no levam ao coma, pode somente causar um leve estado de sonolncia, em contrapartida, os Barbitricos podem aliviar a ansiedade, relaxar, levar ao sono profundo, seguido de coma e at a morte! O que diferencia os Benzodiazepnicos: - Potencial limitado de sedao fatal Sedao semelhante aos anti-histamnicos de 1 gerao. - No induz anestesia geral cirrgica. *Amnsia retrgrada (Dormonid) *Cirurgias, endoscopias entre outras. - No induz depresso cardiorespiratria importante nas doses usuais. - Produzem pouca dependncia qumica e pouca interao com outras medicamentos; - Possui pouca ao fora do SNC. Transtorno do Sono Drogas Hipnticas. Sono o estado de inconscincia em que o indivduo pode ser despertado. Neurotransmissores responsveis: Serotonina, histamina e GABA. Transtornos primrios: **Dissonia: quantidade, qualidade e aparecimento do sono. *Insnia primria: menor que 1 ms.

*Hipersonia: primria: menor que 1 ms. *Narcolepsia: ataques irresistveisde sono, geralmente 2 x dia/3 meses. *Transtornos circadianos: demanda versus descompasso. **Parassonia: manifestao noturna em forma de movimentos anormais durante o sono, interrompendo-o, so exemplos o sonambulismo e o terror noturno. MEIOS BENZODIAZEPNICOS ANSIOLTICOS E HIPNTICOS. Promove entrada de Cloreto hiperpolarizando a clula, ficando mais difcil despolarizar. O paciente permanece mais calmo, pois a reserva de Cloreto dentro da clula alm de ser grande mantida por longo perodo. Em geral, iro facilitar o influxo de ons Cl- em clulas nervosas de modo hiperpolarizar essa clula. Com isto, ser mais difcil deflagar estmulos excitatrios, portanto os BDZ deprimem o SNC de forma indireta atravs de receptores GABA.

Receptor isotrpico GABAa ps-sinptico: canal regulado por ligante (pentmero). Nesses receptores ligam-se o GABA, os BDZ, lcoois e os no-esteroidais. BDZ potencializa o efeito do GABA e aumenta a conduo do cloreto ocasionando hiperpolarizao!!!!! ( um facilitadore agente potencializador!) Quanto maior o nmero de intermedirios ativos, maior ser o tempo de meia vida, dessa forma o tempo de efeito maior. Ex: Se tiver muito receptor o paciente dorme muito, se tiver pouco ele no dormir e a potncia aumenta. Efeitos Adversos dos BDZ - Tolerncia e dependncia, sedao, ataxia, ressaca e amnsia. - A associao dos BDZ com outras drogas letal! Outros efeitos Adversos Respirao: doses de hispnticos sem efeito. Necessita ter cuidado em crianas e hepatopatias. Cardiovascular: Diminuem PA e aumentam o DC. Trato Digestrio: Diminuem secreo gstrica.

Potrebbero piacerti anche