Sei sulla pagina 1di 12

TRATAMENTO DE DEPENDNCIA QUMICA: UMA EXPERINCIA NO CAPS VIVER * Gabrielle Pinzon Conter1 ** Vanessa de Oliveira Buttes2 *** Elizabete

Rodrigues Coelho3

RESUMO: Objetivou-se com este artigo, realizar uma breve reviso bibliogrfica sobre a dependncia qumica e seu tratamento, atividade esta que vivenciada no estgio realizado no CAPS Viver, do municpio de Guaba. Portanto, no decorrer do artigo discutido sobre as abordagens de Entrevista Motivacional, de Terapia Cognitiva Comportamental e de Preveno de Recada. Concluise, atravs da prtica de estgio, que a eficcia do tratamento concentra-se primeiramente na iniciativa do paciente em busca da mudana de comportamento e em seu protagonismo perante as abordagens e tcnicas ensinadas pelo psiclogo durante o tratamento. Palavras-chave: dependncia qumica; motivao; preveno de recada.

1 INTRODUO O presente artigo tem como foco principal, realizar uma reviso bibliogrfica sobre as abordagens utilizadas no tratamento da dependncia qumica, do CAPS Viver do municpio de Guaba, meu atual local de estgio curricular. O interesse por este assunto surgiu aps acompanhar grande parte das atividades propostas no tratamento destes pacientes. Assim, foi possvel observar a pluralidade e riqueza do tratamento, onde h a interveno tcnica interdisciplinar da equipe.

Acadmica da disciplina Estgio Curricular em nfase IA, do Curso de Psicologia da ULBRA Guaba/RS.

Psicloga, supervisora de estgio no CAPS Viver do municpio de Guaba/RS e orientadora deste trabalho.

Docente do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil e orientadora deste trabalho.

A invaso das substncias qumicas ocorreu rapidamente em muitas camadas de nossa sociedade, porm, o reconhecimento de seus malefcios e o devido investimento no tratamento foi lento. Houve a expanso por todo mundo quanto preocupao sobre o uso de drogas,
[...] entretanto, no Brasil, s na virada para o sculo XX que se percebe a problemtica das drogas como questo social, onde vrios atores, dos mais diferentes setores da sociedade, passam a se ocupar do problema. importante destacar que, at o final da dcada de 1990, no Brasil, as pessoas que sofriam transtornos mentais, decorrentes do uso de drogas, eram internadas em clnicas psiquitricas, sendo submetidas, junto aos doentes mentais, s mais diversas formas de violncia. (VIEIRA, 2010)

Para o ideal reconhecimento dos nveis de uso das substncias qumicas e suas implicaes, necessria a extino do preconceito e estigmatizao para com os usurios. Estes devem ser vistos e auxiliados, ressaltando suas diferenas ao ser formulado o plano de tratamento.
O que temos assistido a sociedade do espetculo na medida em que a mdia associa o uso de substancia psicoativa situaes de violncia de toda a ordem. Esta lgica exclui e segrega cada vez mais a pessoa que usa drogas, tornando-se tambm um empecilho quelas que necessitam de cuidado, perpetuando a no garantia dos direitos fundamentais. (SANTOS, 2010)

Embasando-se nestas colocaes, cabe aos servios de sade mental e demais grupos dirigidos aos dependentes qumicos investir na educao da sociedade em geral, sobre o funcionamento deste transtorno. J no tratamento destes pacientes, fundamental no encarar o uso da substncia como um fenmeno sem meios-termos, necessrio trabalhar sem pensamentos dicotmicos de dependncia ou abstinncia. No decorrer deste artigo, sero revistas bibliografias sobre abordagens de Entrevista Motivacional, Terapia Cognitiva Comportamental e Preveno de Recada que, quando usadas adequadamente pelo profissional, so complementares no tratamento.

3 DEPENDNCIA QUMICA E O TRATAMENTO EM GRUPO Os dependentes qumicos, quando questionados sobre o incio do uso de substncias, elegem mltiplos fatores (visto a singularidade de cada paciente), porm, a maioria destes refere baixa autoestima, eventos de vida estressantes, sintomas depressivos, ausncia da

famlia e amizade com outros dependentes qumicos como relevantes para o uso de substncias qumicas. Alm disto,
Classificam as drogas como algo negativo, desorganizador de suas vidas, acarretando o afastamento de familiares, da religio, de amigos e perda de bens materiais [...] perda de empregos, instabilidade financeira, abuso fsico e psicolgico no sentido e que alguns dos usurios chegam a um grau de depresso to forte que pensam at em suicdio. (VIEIRA, 2010)

Mesmo aps a identificao dos prejuzos causados pelo uso de substncias qumicas, os pacientes quando confrontados, na fase inicial do processo de adico, negam serem dependentes. Esta observao prtica embasa-se no que Fligie (2004) afirma e pode utilizar como alternativa a seguinte abordagem: Em uma fase inicial, na qual as pessoas esto mais relutantes e ambguas, importante o predomnio de tcnicas motivacionais e de preveno de recada, que auxiliem de maneira concreta a lidar com conflitos presentes em relao ao hbito de beber ou consumir drogas. Na atualidade, de comum entendimento que todas as substncias qumicas trazem prejuzos sade fsica, psquica e empobrecem as atividades laborais e sociais de quem as consome. Contudo, o que difere estes prejuzos so os nveis de consumo estabelecidos. Em consonncia a esta colocao, Santos (2010) refere que preciso atentar para as mltiplas formas de uso [...] e que nem todas as pessoas que usam drogas tm problemas com seu uso, pois existem diferentes nveis de consumo que podem ou no caracterizar uso problemtico. Ao acessar qualquer servio de sade mental, o paciente que apresenta queixas e demandas deve realizar ampla avaliao prvia ao incio do tratamento.

No caso do dependente qumico inclui as avaliaes psiquitrica, clinica, neurolgica, cognitiva (aspectos de ateno, concentrao, memria) e familiar. [...] importante que se possa construir um diagnstico que compreenda os eixos psiquitrico, fsico, de funcionamento social e ocupacional e em relao aos estressores, ou seja, um diagnstico multiaxial. (KNAPP, 2001)

Aps esta primeira avaliao, estruturado o tratamento para o dependente qumico atravs do plano individual. Este plano de tratamento, segundo Wright (2008), pode consistir em internao hospitalar, caso o transtorno se caracterize por uma sndrome de abstinncia potencialmente perigosa, [...] pode ser necessria a hospitalizao em um programa de desintoxicao com superviso mdica; em atendimento no CAPS Centro de Ateno Psicossocial, caso o uso de substncias possa ser tratado atravs de tcnicas psicoterpicas,

medicaes, atividades de cidadania, atividades laborais, atividades fsicas e participao contnua dos familiares (visto que o paciente mantm-se no meio familiar durante o tratamento); e em demais grupos dirigidos ao acompanhamento de dependentes qumicos. O plano teraputico individual , primeiramente, singular. Isto significa que para cada dependente qumico so estipuladas atividades especficas e enfoque de tratamento diferenciado. No CAPS Viver, h a possibilidade de encaminhamento para atividade fsica, atividade laboral, grupo educativo conduzido por enfermeira, grupo psicoterpico conduzido por psicloga, entre outras atividades oferecidas. O fato destes usurios estarem inseridos em grupos, reafirma-se no que Fligie (2004) refere neste trecho: A ao teraputica do grupo pode se processar pela possibilidade de cada um se ver e refletir nos outros e de poder reconhecer aspectos que esto negando. Ainda, sustentando as vantagens do tratamento em grupo,
Deve-se considerar que a dependncia qumica uma doena estigmatizante, cujos portadores pensam (onipotentemente) ser os nicos a vivenciarem tal situao. O grupo passa, ento, a ter a vantagem do compartilhamento de experincias, que facilitar uma melhor percepo do funcionamento da pessoa, atravs das possveis interaes ocorridas no contexto grupal. [...] Outro aspecto importante, em se tratando de dependncia, o conceito de preveno recada, em que o grupo pode assegurar um espao mantenedor no s da abstinncia, mas tambm como meio dos pacientes elaborarem suas dificuldades pessoais e relacionais frente manuteno da mesma; por intermdio do grupo e do que cada cliente experiencia, novas reflexes podero surgir na tentativa de encontrar uma resposta diferente para a transformao de sua realidade. (FLIGIE, 2004).

Contudo, necessrio cuidado ao conduzir qualquer grupo com dependentes qumicos, pois o simples relato de fatos relacionados com o uso da substncia pode fissurar o paciente ou outro componente de um grupo, por exemplo (KNAPP, 2004.) Para isto, fundamental que o grupo como um todo seja esclarecido sobre a fissura, seus tipos, seus sintomas, sua durao, seus desencadeantes, etc. Livres da fissura, os pacientes so capazes de reconhecer as consequncias prejudiciais do uso da droga e a necessidade de evit-la. Entrevista Motivacional na Dependncia Qumica Nesta abordagem, o psiclogo tem como funo primordial auxiliar o paciente, dependente qumico, na visualizao de sua situao, para que este veja e aceite a realidade o suficiente para que, independentemente de sua relutncia, possa aceitar, por sua vez, a necessidade de ajuda. Ver a prpria situao de forma clara um primeiro passo para a

mudana (MILLER, 2001). Todavia, a aceitao de um diagnstico no fator preditivo de recuperao, pois a motivao para a mudana de hbitos afetada tambm por condies externas do paciente. O autor Miller (2001) afirma que o que parece de fato predizer a mudana a aderncia efetiva da pessoa ao aconselhamento ou a um plano teraputico.
A motivao (ou a sua ausncia) no deve ser pensada como um problema de personalidade, nem como um trao que a pessoa carrega consigo quando procura o terapeuta. Pelo contrario, a motivao um estado de prontido ou de avidez para mudana, que pode oscilar de tempos em tempos ou de uma situao para outra [...] a tarefa do terapeuta ajudar a pessoa a evitar o desanimo e a desmoralizao, a continuar a contemplar a mudana, a renovar a determinao e a retomar a ao e a manuteno de esforos. (MILLER , 2001)

Segundo Silva (2012), a motivao do paciente segue um espiral nos seguintes estgios: pr-contemplao (no reconhece que tem problemas relacionados ao uso de substncias), contemplao (reconhece que tem um problema, mas no consegue mudar seu comportamento), ao (reconhece seu problema relacionado ao uso de substncias e se compromete a mudar seu comportamento atravs de estratgias eficazes) e manuteno (uma vez que conseguiu atingir a abstinncia, toma decises no sentido de manter o novo comportamento). O autor Miller (2001) tambm afirma que existe um modelo de mudana, e este modelo configura-se como uma roda, um crculo, e por isto,
reflete a realidade de que, em praticamente qualquer processo de mudana, normal que a pessoa circule o processo vrias vezes antes de alcanar uma mudana estvel. [...] circulam a roda de trs a sete vezes. [...] a roda, portanto, tambm reconhece a recada como uma coerncia ou um estgio normal da mudana. Algumas vezes, dizemos a nossos pacientes: cada deslize ou recada aproxima voc um passo da recuperao. Isso no tem como objetivo, evidentemente, ser um estimulo recada, pelo contrario, uma perspectiva realista que busca impedir que os pacientes desanimem, desmoralizem-se ou imobilizem-se quando da ocorrncia de uma recada.

O paciente que est no estgio da pr-ponderao necessita de informao e de feedback para tomar conscincia de seu problema e da possibilidade de mudana. Assim, logo que alguma conscincia do problema tenha surgido, a pessoa entra em um perodo caracterizado pela ambivalncia, ou seja, no estgio da ponderao, que um estgio normal e caracterstico da mudana. De acordo com Miller (2001), o ponderador tanto considera a mudana quanto a rejeita. Se deixado livre para falar sobre a rea-problema sem interferncia, provavelmente ficar dividido entre motivos de preocupao e justificativas para a despreocupao.

Entre os princpios gerais da Entrevista Motivacional est: desenvolver discrepncia; evitar a argumentao; acompanhar a resistncia do paciente, pois a fora pode ser usada em seu beneficio prprio, alterando as percepes novas perspectivas so oferecidas; promover a auto eficcia, pois a crena na possibilidade de mudana um motivador importante e h esperana na gama de abordagens alternativas disponveis. Como estratgia para melhorar a motivao para a mudana do dependente qumico, o psiclogo tem oportunidade de utilizar as seguintes tcnicas especficas que aumentem a probabilidade de comportamentos visando a mudana [...] Oferecer orientao; Remover barreiras; Proporcionar escolhas; Diminuir o aspecto desejvel do comportamento; Praticar a empatia; Proporcionar feedback; Esclarecer objetivos e Ajudar ativamente(MILLER, 2001). O papel do psiclogo importante neste perodo do paciente, devendo empenhar-se na manuteno da relao teraputica de confiana com o dependente qumico e na empatia durante o tratamento. H estudos que revelam que o comportamento do psiclogo durante uma nica sesso indicativo da recada, tempos depois. Miller (2001) expe que quanto mais um terapeuta houvesse confrontado o paciente, mais esse estaria bebendo um ano depois; quanto mais o terapeuta tivesse apoiado e escutado o paciente, mais ele mudava. Empatia uma habilidade especfica e que pode ser aprendida para que haja a compreenso dos significados de outra pessoa pelo uso da escuta reflexiva, quer tenha-se ou no vivncia semelhante. Anula-se, desta forma, a interpretao errnea de que empatia unicamente identificar-se com os problemas de determinado paciente e aceita-los cordialmente. Mantendo esta mesma viso, a resistncia do dependente qumico altamente influenciada pelo comportamento do psiclogo. Se o paciente perceber sua liberdade ameaada e suas escolhas limitadas, possivelmente no ir aderir ao tratamento. Em contraponto, h aderncia se a motivao intrnseca intensificada pela percepo de que a pessoa escolheu de livre vontade um modo de ao, sem influncia externa significativa nem coero.
Fazer uma mudana, entretanto, no garante que ela ser mantida. Obviamente, as experincias humanas esto repletas de boas intenes e mudanas iniciais, seguidas de pequenos (deslizes) ou grandes (recadas) passos para trs. Durante o estgio da manuteno, o desafio manter a mudana obtida pela ao anterior e evitar recada [...] se a recada ocorre, a tarefa do indivduo recomear a circular a roda em vez de ficar imobilizado nesse estgio. (MILLER, 2001)

o paciente que define o objetivo e rumo de seu tratamento, havendo como alternativas a abstinncia completa ou a reduo de danos. A Reduo de Danos busca trabalhar com a minimizao dos prejuzos provocados pelo uso da substncia qumica, e neste contexto tarefa do psiclogo auxiliar o paciente a encontrar uma estratgia de mudana que seja aceitvel, acessvel, adequada e eficaz. [...] escuta emptica [...] mais compassiva do que agressiva (MILLER, 2001). Terapia Cognitiva Comportamental na Dependncia Qumica No tratamento de dependentes qumicos, segundo Fligie (2004), a abordagem mais respeitada da Terapia Cognitiva Comportamental, que tanto aplicada individual como em grupo, apresenta maior efetividade em termos de custo e benefcio. O psiclogo que intervm atravs de tcnicas cognitiva-comportamentais, possui como pressuposto bsico que mais importante que a situao real so as cognies associadas a elas. So as avaliaes atribudas situao especfica que influenciam as emoes e os comportamentos. Alm disso, no processo teraputico, as mudanas cognitivas precedem as mudanas emocionais e comportamentais (SILVA, 2012). Frente a isto, na dependncia qumica, fundamental (e meta) que o usurio aprenda como lidar com suas fissuras, sendo estas fissuras reconhecidas por ele como um desejo muito intenso de utilizar a droga e as sensaes fisiolgicas concomitantes. Esta abordagem caracteriza-se por ser breve, estruturada, colaborativa, educativa e orientada para o presente. Objetiva proporcionar alvio sintomtico, auxiliando o paciente a modificar seus pensamentos e comportamentos. Busca, principalmente
Estabelecer uma relao de confiana e empatia; familiarizar o paciente com a terapia cognitiva atravs de explicaes didticas; falar com o paciente sobre o seu transtorno, sobre o modelo cognitivo e sobre o processo de terapia; saber das expectativas do paciente com a terapia; obter informaes complementares sobre os problemas do paciente; utilizar estas informaes para desenvolver uma lista de objetivos. (KNAPP, 2001)

Estes

objetivos

citados

acima

so

indispensveis

na

Terapia

Cognitiva

Comportamental, onde Knapp (2004) refere como indispensvel e fundamental a identificao das situaes de risco para cada paciente. A identificao pode ser feita pelo trabalho clinico: estudo detalhado de recadas anteriores, dos momentos em que apresentou fissura nas fases de abstinncia, estudo de seu dia-a-dia.

Uma das tcnicas essenciais a ser trabalhada no grupo de dependentes qumicos o Treinamento de Assertividade. Esta tcnica tem por objetivo facilitar as comunicaes para que fiquem mais claras e de simples entendimento, tanto do paciente quanto de seus familiares. Os pacientes devem expressar com clareza suas escolhas, impor limites quando julgar necessrio, definir com firmeza suas decises rotineiras e quelas que contribuiro para a mudana de seu estilo de vida vinculado a dependncia. O paciente, alm de dizer no s drogas e relacionamentos ligados a esta, deve desenvolver habilidades amplas de assertividade. Dentro do modelo cognitivo, o atendimento de um dependente qumico tem por foco manejar a fissura, examinar as crenas ligadas s substncias qumicas, desenvolver habilidades para solucionar problemas e prevenir a recada. Para trabalhar com este foco, a terapia cognitiva comportamental dispem das seguintes tcnicas bsicas de interveno, que devem ser introduzidas precocemente no tratamento:
No Questionamento Socrtico, o terapeuta guia o paciente atravs de perguntas para que ele chegue s suas prprias concluses. [...] Os Cartes de Enfrentamento so lembretes que podem ter trs tipos de contedos diferentes como respostas racionais a pensamentos automticos disfuncionais, estratgias de enfrentamento e frases que fortaleam a motivao. Estes cartes podem ser fixados no espelho do banheiro, no painel do carro, na porta da geladeira ou carregado consigo. [...] A proposta da tcnica Soluo de problemas identificar e delimitar o problema, pensar em varias solues, escolher a melhor soluo disponvel, coloca-la em prtica e avaliar a efetividade e adequao da soluo escolhida. [...] A Distrao consiste na mudana do foco e da ateno do mundo interno para o ambiente externo, pois a pessoa fissurada e ansiosa tende a concentrar sua ateno nas vrias sensaes corporais e nos pensamentos automticos concomitantes. (KNAPP, 2001) No Exame das vantagens e desvantagens o paciente estimulado a escrever as vantagens de determinada deciso ou comportamento, examin-las e, ento tomar sua deciso. O usurio de drogas, tipicamente, mantm crenas que minimizam as desvantagens do uso e maximizam suas vantagens. [...] A Identificao de Pensamentos Automticos consiste em questionar ao paciente o que voc estava pensando naquele momento, naquela situao? Que pensamento lhe passou pela cabea?.[...] Atravs da tcnica Avaliao e Questionamento de Pensamento Automtico: o terapeuta vai auxiliar o paciente a avaliar sua veracidade, utilidade e consequncia. O paciente deve avaliar, de 0 a 10, o quanto acredita em seu pensamento. [...] Agendamento e monitorizao, o paciente recebe uma grade com os sete dias da semana, divididos em intervalos de meia ou uma hora, para registrar as atividades realizadas, o grau de satisfao e de competncia percebidos em cada atividade e o estado de humor. Com a interrupo do uso de drogas previsvel o surgimento de resistncias, sabotagens, evitao passiva, alm de sentimentos de desesperana, baixa auto estima, frustrao. [...] Utilizao de Relaxamento, que abrange exerccios respiratrios e relaxamento muscular progressivo. O relaxamento pode permitir ao paciente a elaborao e confirmao de crenas de que ele est no controle e de que capaz de lidar com sua fissura. [...] Pratica de Exerccio fsico: as atividades fsicas sadias contribuem na formao de uma nova auto imagem,

confirmando crenas mais positivas do paciente a respeito de si mesmo. (KNAPP, 2004)

Segundo Knapp (2001), o dependente qumico apresenta em seu funcionamento erros tpicos de pensamento, como dicotmico, catastrofizar, desqualificar o positivo, argumentao emocional, magnificar/minimizar; filtro mental, leitura mental,

supergeneralizar, personalizar e viso em tnel. H tambm as Crenas Centrais disfuncionais, que se encaixam em dois grupos, a crena de desamparo (por exemplo, sou impotente, sou carente, sou fraco) e a crena de no ser amado (por exemplo, eu no tenho valor, no sou bom, ningum me quer). Knapp (2001), afirma que o paciente percorre o seguinte sistema muito rapidamente, quase como um arco reflexo, em seu processo de dependncia. Este sistema se inicia com uma situao estmulo, que ativa suas crenas (no momento, disfuncionais), liberando pensamentos automticos, que imediatamente produz reaes emocionais, comportamentais e fisiolgicas. Esta sequncia d passagem fissura, onde o dependente qumico faz uso de crenas permissivas (quando esto ativadas, acontece um tipo de distoro cognitiva denominada viso em tnel: o individuo d ateno e assimila preferencialmente todos os estmulos favorveis fissura e/ou uso de droga, desconsiderando todos os outros), assim o paciente toma atitudes em busca da substncia e mantem seu uso continuado e/ou recai. O psiclogo deve educar o paciente dependente qumico, a identificar familiares e amigos no usurios como apoio e recurso coadjuvante no tratamento. Estes amigos e familiares podem ser essenciais na reconstruo de vnculos afetivos e relacionamentos saudveis. Preveno de Recada na Dependncia Qumica Na abordagem de Preveno de Recada, a pessoa considerada agente de mudana. Assim, ao mesmo tempo em que evita a culpa associada como no modelo moral, evita tambm a impotncia e a perda de controle associados como no modelo da doena.
A preveno de recada se contrape aos modelos de doena e moral, admitindo que a dependncia qumica um mau hbito adquirido e passvel de mudana, com a participao do paciente. Para tanto, necessrio explorar de modo afcuo as crenas e os comportamentos que facilitam a manuteno do hbito. (SILVA, 2012)

O processo de mudana de hbitos envolve a participao ativa e a responsabilidade do dependente qumico, embora tenhamos conhecimento que os hbitos particulares de cada um foram moldados e determinados por experincias passadas de aprendizado.

10

Como mencionado anteriormente, o dependente qumico ao romper o ciclo de uso, ter muito tempo livre, tempo este que anteriormente era utilizado para obteno e consumo de substncias qumicas.
Da mesma forma, a rede social tende a ser relacionada ao uso de substncia psicoativa. Assim, ao evitar as pessoas, coisas e lugares que podem disparar o circuito de uso, um grande vazio pode tomar conta dos dias [...] Com poucas habilidades para lidar com esta situao, provvel que emoes negativas como aborrecimento, ansiedade, tristeza e frustrao surjam, e da a fissura seja ativada. (KNAPP, 2001)

Portanto, para um envolvimento mais eficaz no tratamento de dependentes qumicos, importante educar o usurio para que sozinho saiba prevenir a ocorrncia de lapsos iniciais aps ter ingressado num programa de mudana de habito e/ou evitar que qualquer lapso chegue ao ponto de uma recada total.
O uso de drogas tambm determinado, em grande parte, por expectativas e crenas adquiridas sobre as drogas como um antidoto para o estressse e a ansiedade. Os fatores de aprendizado social e de modelagem tambm exercem uma forte influencia (por exemplo, uso da droga na famlia e grupo de amigos, juntamente com a exibio ampla do uso de drogas nos anncios e meios de comunicao). (MARLATT, 1993)

O papel do psiclogo, nesta abordagem e nas outras relatadas anteriormente, ensinar o paciente a ser seu prprio operador de manuteno no processo de mudana de hbitos. Neste programa de Preveno de Recada, os objetivos so:
Antecipar e prevenir a ocorrncia de uma recada aps o inicio de uma tentativa de mudana de habito, e ajudar o individuo a recuperar-se de um deslize ou lapso antes de este transformar-se em uma plena recada. Tais procedimentos de Preveno de Recada podem ser usados no importando a orientao terica ou mtodos de interveno aplicados durante todo o tratamento. (MARLATT, 1993)

4 CONSIDERAES FINAIS Realizar esta reviso bibliogrfica sobre dependncia qumica oportunizou-me refletir um pouco mais sobre a prtica vivenciada no CAPS Viver, durante este perodo de estgio. Hoje possvel afirmar que, sobretudo no tratamento de dependncia qumica, o que configura sua eficcia ou no, o protagonismo apresentado pelo paciente. Mesmo a indicao para um tratamento exemplar, com as abordagens mais respeitadas, atravs das tcnicas mais adequadas, insuficiente/incompleto, sem a iniciativa do paciente. necessrio que ele comprometa-se consigo, com suas singularidades, suas fraquezas e seus potenciais. No so os servios de sade, os familiares, os amigos ou a

11

justia que faro a mudana no comportamento do dependente qumico, mas sim, auxiliaro para que este independente possa identificar e controlar seus pensamentos. O psiclogo deve apresentar empatia para com o dependente qumico, ter como premissa bsica que o contrario da dependncia a liberdade e no a abstinncia. A dependncia aprisiona e o tratamento deve buscar a autonomia e o protagonismo. Durante o tratamento, o psiclogo deve educar o paciente para que reconhea sua dependncia, visualize seu comportamento e pondere as melhores alternativas a serem seguidas. Com esta viso sobre a dependncia e o tratamento, o psiclogo pode fazer uso da Entrevista Motivacional como abordagem para aproximar-se do paciente e auxili-lo a ponderar sobre mudana de hbitos, utilizar as tcnicas da Terapia Cognitiva Comportamental para trabalhar com os pensamentos e crenas disfuncionais deste paciente e aps, como alternativa para manter a mudana de comportamento alcanada, educar sobre a Preveno de Recada.

5 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
FLIGLIE, Neliana Buz; Melo, Denise Getlio de; Pay, Roberta,. Dinmicas de Grupo Aplicadas no Tratamento da Dependncia Qumica: Manual Terico e Prtico. Editora ROA ROCA, 2004. KNAPP, Paulo (org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um dilogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2001. KNAPP, Paulo (org). Terapia cognitivo-comportamental na prtica psiquitrica. Porto Alegre: Artmed, 2004. MARLATT, G. Alan; GORDON, Judith R. Preveno de Recada: Estratgias de manuteno no tratamento de comportamentos adictivos; traduo Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1993. MILLER, William R.; ROLLNICK, Stephen. Entrevista motivacional: preparando as pessoas para a mudana de comportamentos adictivas; traduo Andrea Cleffi e Claudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 2001. SANTOS, Loiva Maria De Boni (org). Outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Porto Alegre: Ideograf/ Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, 2010. SILVA, Cludio Jernimo da; SERRA, Ana Maria. Terapias Cognitiva e Cognitivo-Comportamental em dependncia qumica. Rev. Bras. Psiquiatr. So Paulo, 2012 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151644462004000500009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07/06/2012. VIEIRA, Julliana Keith de S et al. Concepo sobre drogas: relatos dos usurios do CAPS-ad, de Campina Grande, PB. SMAD, Rev. Eletrnica Sade Mental lcool Drog. (Ed. port.), Ribeiro Preto, ago.2010. Disponvel em:

12

<http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180669762010000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07/06/2012. WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Monica Ramirez; THASE, Michael E. Aprendendo a terapia cognitivocomportamental: um guia; traduo Mnica Giglio Armando. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Potrebbero piacerti anche