Sei sulla pagina 1di 15

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

1
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

1. MATERIAIS. Os materiais so constitudos de tomos, e so estes que determinam se o material um plstico, madeira, metal ou ar... ( a estrutura geral do tomo que diferencia um material do outro). O domnio e o conhecimento das propriedades dos materiais so importantes para a indstria em geral (metalmecnica, qumica, eltrica, civil... etc), estas propriedades se referem ao comportamento do material em diversas situaes e em nveis de solicitao do normal ao critico. Quando escolhemos ou podemos dizer especificamos um material levamos em considerao vrios fatores, por exemplo: serem bonitos, baratos, prticos, leves, resistentes, durveis... etc. Inmeros fatores podem ser citados uns mais gerais outros mais restritos ao emprego dado para o material. Os produtos so feitos de materiais que conseguem atender no s, as exigncias de mercado, mas tambm s exigncias tcnicas de adequao ao uso e ao processo de fabricao. A especificao de um determinado material s pode ser feita quando se pode prever o que vai acontecer quanto solicitado por fatores do cotidiano de trabalho do material (que podem ser: aquecimento, resfriamento, dobramento, trao, toro, lixamento, corte... etc). Como tambm a possibilidade da alterao das propriedades originais de um material muitas vezes desejada at visando facilitar o trabalho com o material, no momento da fabricao, por exemplo. O comportamento em relao ao processo de fabricao e do modo como pea ser usada, devem ser previstos quando especificamos o material. Os materiais esto agrupados em duas famlias: Materiais metlicos - ferrosos e no-ferrosos. Materiais no-metlicos - naturais e sintticos.

Essa separao em grupos est diretamente relacionada s propriedades desses materiais. Na simples verificao e comparao dos materiais da tabela podemos tirar concluses sobre as propriedades dos materiais. Por exemplo: os materiais metlicos apresentam plasticidade, isto , podem ser deformados sem se quebrarem e so bons condutores de calor e de eletricidade. Essa propriedade trmica e eltrica, esta ligada mobilidade dos eltrons dos tomos de sua estrutura. Comparando agora os no metlicos verificamos que na sua maioria so maus condutores de calor e de eletricidade.

UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

2
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

MATERIAIS Metlicos No-Metlicos Ferrosos No-ferrosos Naturais Sintticos Ao Alumnio Madeira Vidro Ferro fundido Cobre Asbesto Cermica Zinco Couro Plstico Magnsio borracha Chumbo Estanho Titnio

2. PROPRIEDADES: Quando pensamos em utilizar um material pensamos em: dureza, fragilidade, resistncia, impermeabilidade, elasticidade, conduo do calor, etc. Ou seja, pensamos se as propriedades do mesmo suportam as solicitaes do trabalho a que devem ser aplicado. Pensamos em propriedades, estas podem ser: Propriedades fsicas. Propriedades qumicas.

2.1. Propriedades fsicas: o grupo de propriedades que determinam o comportamento do material no momento do processo de fabricao como tambm durante sua utilizao posterior. 2.2. Propriedades mecnicas: Conjunto de propriedades de grande importncia na indstria mecnica. Estas propriedades so aquelas que surgem quando o material est sujeito a esforos de natureza mecnica. O que avaliado a capacidade que o material tem para transmitir ou resistir aos esforos que lhe so aplicados ( levado em conta no processo de fabricao e posterior utilizao). Resistncia mecnica: a resistncia ao de determinados tipos de esforos, como a trao e a compresso. Exemplo: cabo de ao. Elasticidade: a capacidade que um material deve ter de se deformar, quando submetido a um esforo, e de retornar a forma original quando o esforo termina. Exemplo: borracha, ao para fabricao de molas.
UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

3
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

Plasticidade: a capacidade que um material, quando submetido a um esforo tem de se deformar e mantiver est quando o esforo desaparece. Obs: a plasticidade pode se apresentar no material com maleabilidade e como ductibilidade. o Maleabilidade: a propriedade que um material, por exemplo, um ao, apresenta de poder ser laminado, estampando, forjado, entortado e repuxado. o Ductibilidade: o oposto de fragilidade, so materiais que, ao sofrerem a ao de uma fora, deformam-se plasticamente sem se romperem. Exemplo: processos que necessitam conformao mecnica, como por exemplo, na prensagem, para fabricao de partes de carroceria de veculos, na laminao, para a fabricao de chapas, na extruso, para a fabricao de tubos. Dureza: a resistncia do material penetrao, deformao plstica permanente, ao desgaste mecnico. o Em geral materiais duros so tambm frgeis. o Quanto maior a dureza maior a resistncia ao desgaste.

Fragilidade: a baixa resistncia aos choques. Podemos dizer que so materiais duros, que tendem a quebrar quando sofrem choques ou batidas. Exemplo: vidro. Densidade: a medida da quantidade de matria (massa) que um material ocupa por volume. Por exemplo: tomemos 1cm3 de cortia, 1cm3 de gua e 1cm3 de chumbo.
1cm3 1cm3 1cm3

CORTIA Massa: 0,24g

AGUA Massa: 1g

CHUMBO Massa: 11,4g

Verifica-se que quantidades diferentes de matria, num mesmo volume possuem massas diferentes. Tenacidade: a resistncia a choques, pancadas, vibraes, golpes, impactos.

UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

4
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

2.3. Propriedades trmicas: Determinam o comportamento dos materiais quando so submetidos a variaes de temperatura. Est propriedade verificada no comportamento que o material pode oferecer quando em trabalho (materiais resistente a altas temperaturas ou baixas temperaturas) um material pode contrair ou dilatar com a temperatura, sua estrutura pode se alterar. O conhecimento dessas propriedades tambm esto relacionadas com a fabricao do material: o Ponto de fuso: temperatura que o material passa do estado slido para o estado liquido (dentre os matrias metlicos o ponto de fuso e muito importante para determinar sua utilizao). o Ponto de ebulio: a temperatura em que o material passa do estado liquido para o estado gasoso. Dilatao trmica: propriedade que faz com que os materiais em geral aumentem de tamanho quando a temperatura sobe. Condutividade trmica: capacidade que determinados materiais tem de conduzir o calor. 2.4. Propriedades eltricas: Condutividade eltrica: capacidade que determinados materiais tem de conduzir corrente eltrica.

Resistividade: resistncia que o material oferece passagem da corrente eltrica. Exemplo: a capa plstica que recobre o fio eltrico. 2.5. Propriedades qumicas: Estas propriedades se manifestam quando o material entra em contato com outros materiais ou com o ambiente. Elas se apresentam sob a forma de presena ou ausncia de resistncia corroso, aos cidos, s solues salinas.

UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

5
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

3. AO: 3.1. Como indicar e interpretar a norma para ao. As propriedades de um ao so determinadas pela quantidade de carbono ou de elementos de liga dentro do metal, estas propriedades deveram estar compatveis quando da escolha e utilizao do ao, (este tipo de informao e padronizada pela norma da ABNT NBR 6006). Obs: A norma NBR 6006 uma reunio das normas estabelecidas pela AISI (American Iron and Steel Institute Instituto Americano do Ferro e do Ao) e pela SAE (Society of Automotive Industry Sociedade da Indstria Automotiva). De um modo geral, os aos so classificados por meio de um nmero, de quatro ou cinco dgitos, no qual cada dgito tem a funo de informar caractersticas da composio qumica. Obs: Os 2 ltimos algarismos (os da direita) servem para indicar a porcentagem de carbono do ao, em centsimos, tanto para os aos-carbono, como para os aos especiais ou aos finos (porcentagem mdia). Assim: SAE-1060, os dois ltimos algarismos da direita, isto , o 60, est indicando que este ao tem 0,60% (60 centsimos %) de carbono. Outros exemplos: SAE 1144 - aos com 44 centsimos % de carbono. SAE 1330 - aos com 30 centsimos % de carbono. SAE 4320 - aos com 20 centsimos % de carbono. SAE 5115 - aos com 15 centsimos % de carbono.

Os dois algarismos iniciais indicam a denominao do ao, isto , se so ao-carbono, ao-mangans, ao-nquel, etc. reservando est indicao mais ao primeiro nmero, e ficando ao segundo o papel de dar uma indicao aproximada da porcentagem em que o elemento principal (o que d o nome liga) entra no ao.

UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

6
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

Tipo: Aoscarbono

Aos-liga

Designao: SAE AISI 10XX C 10XX 11XX C 11XX 12XX 14XX 15XX 13XX 13XX 23XX 23XX 25XX 25XX 31XX 31XX 33XX E 33XX 303XX 40XX 40XX 41XX 41XX 43XX 46XX 47XX 48XX 50XX 51XX 501XX 511XX 521XX 514XX 515XX 61XX 86XX 87XX 92XX 93XX 43XX 46XX 47XX 48XX 50XX 51XX E511XX E521XX 61XX 86XX 87XX 92XX 93XX XXBXX CXXLXX

Designao Aos-carbono comuns. Aos de usinagem (ou corte) fcil, com alto S (ressulfurado). Ressulfurado ou refosfatado Aos com adio de nibio, Nb 0,10%. Aos com adio de mangans, Mn 1,00 a 1,65%. Aos-mangans com 1,75% de Mn. Aos-nquel com 3,5% de Ni. Aos-nquel com 5,0% de Ni. Aos-nquel-cromo com 1,25% de Ni e 0,65% de Cr. Aos-nquel-cromo com 3,50% de Ni e 1,57% de Cr. Aos resistentes corroso e ao calor ao Ni-Cr. Aos-molibdnio com 0,25% de Mo. Aos-cromo-molibdnio com 0,50% ou 0,95% de Cr e 0,12%. 0,20% ou 0,25% de Mo. Aos-nquel-cromo-molibdnio com 1,82% de Ni, 0,50% ou 0,80% de Cr e 0,25% de Mo. Aos-nquel-molibdnio com 1,5% ou 1,82% de Ni, 0,50% ou 0,80% de Cr de 0,25% de Mo. Aos-nquel-cromo-molibdnio com 1,05% de Ni, 0,45% de Cr e 0,20% de Mo. Aos-nquel-molibdnio com 3,50% de Ni e 0,25% de Mo. Aos-cromo com 0,27%, 0,40% ou 0,50% de Cr. Aos-cromo com 0,80% a 1,05% de Cr. Aos de baixo cromo para rolamentos, com 0,50% de Cr. Aos de mdio cromo para rolamentos, com 1,20% de Cr. Aos de alto cromo para rolamentos, com 1,45% de Cr. Aos resistentes corroso e ao calor ao Cr. Aos resistentes corroso e ao calor ao Cr. Aos-cromo-vandio com 0,80% ou 0,95% de Cr e 0,10% ou 0,15% de V (mn). Aos-nquel-cromo-molibdnio com 0,55% de Ni, ou 0,65% de Cr e 0,20% de Mo. Aos-nquel-cromo-molibdnio com 0,55% de Ni, 0,50% de Cr e 0,25% de Mo. Aos-silcio-mangans com 0,65%; 0,82%; 0,85% ou 0,87% de Mn, 1,40% ou 2,00% de Si e 0%; 0,17%, 0,32% ou 0,65% de Cr. Aos-nquel-cromo-molibdnio com 3,25% de Ni, 1,20% de Cr e 0,12% de Mo. Aos de baixo teor em liga e alta resistncia. Aos-boro com 0,0005% de B mn. Aos-chumbo com 0,15% - 0,35% de Pb.

Aos com adies especiais

950 XXBXX XXLXX

UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

7
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

4. CONFORMAO MECNICA: No momento que se dobra um pedao de metal qualquer, ou um pedao de arame ou ainda um fio de cobre; ou desentorta ou bate com martelo no material, nesse momento se aplica esforos sobre o material, e se desses esforos resultam uma mudana de forma, ento ocorreu uma conformao. Conformao mecnica o nome que associamos aos vrios processos em que se tem em comum a aplicao de uma fora externa sobre a matria-prima, obrigando-a a adquirir a forma desejada por deformao plstica. O volume e a massa da matria prima se conservam nestes processos. Em um ambiente industrial, a conformao mecnica definido como acima ou seja, qualquer operao durante a qual se aplicam esforos mecnicos em metais, que resultam em uma mudana permanente em suas dimenses (alterao da geometria). Os esforos mecnicos so propiciados atravs de foras aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar de pequenas matrizes at grandes cilindros, como os utilizados na laminao. Esses processos abrangem desde a fabricao de pequenas peas como agulhas e pregos at navios onde as chapas utilizadas so obtidas por conformao mecnica. Devido ao grande nmero dos diferentes processos unitrios de conformao mecnica, desenvolvidos para aplicaes especficas, que atinge atualmente algumas centenas. Criamos categorias ou famlias de processos, e utilizamo-nos de critrios para classificar e agrupar esses processos unitrios dentro dessas famlias. Essas famlias, que compem a conformao mecnica, so divididas por processos que so: Laminao. Forjamento. Trefilao. Extruso. Estampagem. Conformao de chapas. o Embutimento; o Estiramento; o Corte; o Dobramento.

Obs: Esses processos tm em comum o fato que para se produzir pea aplica-se algum esforo sobre o material constituinte da pea, como compresso, trao, dobramento, etc. Uma outra caracterstica do processo que dependendo da temperatura e do material utilizado a conformao mecnica pode ser classificada como trabalho a frio, a morno e a quente. Cada uma dessas opes de trabalho resultara caractersticas especiais ao material e pea obtida. Obs: A composio qumica e estrutura metalrgica da matria prima, e as condies impostas pelo processo, como por exemplo, a velocidade de deformao, o tipo e o grau de

UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

8
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

deformao e a temperatura em que o material deformado, tero influncia nas caractersticas do produto final. RELEMBRANDO: Propriedades dos materiais (propriedades mecnicas). Elasticidade: a capacidade que um material tem de se deformar, se um esforo aplicado sobre ele, e de voltar forma anterior se o esforo deixar de existir. Plasticidade: e a propriedade do material de deformar ao ser submetido a um esforo e de manter essa deformao ao cessar o esforo. Essas propriedades so as que permitem a existncia de processos de conformao mecnica.

4.1. Laminao: A laminao um processo de conformao mecnica pelo qual o lingote de metal e forado a passar entre dois cilindros que giram em sentido opostos, com a mesma velocidade. Consegue-se a reduo da espessura do metal a cada passe da laminao, que como se designa cada passagem do material (metal) pelos cilindros de laminao. Ao passar entre os cilindros o material sofre deformao plstica. Como conseqncia disso ocorre uma reduo da espessura e um aumento na largura e no comprimento. Como a largura limitada pelo tamanho dos cilindros o aumento do comprimento sempre maior que o da largura. Classifica-se em dois tipos a laminao: Laminao a frio. Laminao a quente.

A escolha de um ou outro processo e principalmente feita com base no grau de resistncia do material. 4.1.1. Laminao a frio: Aplica-se a materiais de fcil conformao em temperatura ambiente tornando o processo mais econmico (em comparao com a laminao a quente). Exemplo de materiais que utilizam o processo: Cobre e alumnio e de algumas de suas ligas. Com algumas ressalvas e limitaes a laminao a frio tambm pode ser feita em metais cuja resistncia deformao e maior. Neste caso passes rpidos e brandos cuja finalidade obter maior preciso nas dimenses das chapas. Tambm em alguns casos temos a dureza e a resistncia do material melhorados (ocorre um processo denominado encruamento). Obs: quando se necessita de preciso dimensional e ductibilidade a chapa laminada a frio deve passar por um tratamento chamado recozimento.
UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

9
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

4.1.2. Laminao a quente: Este tipo de laminao aplicado quando a laminao a frio no possvel, ou seja, a conformao do material difcil a frio, tambm aplicada quando grandes redues de espessura so necessrias. A grande vantagem de uma laminao a quente no ao que quando aquecido sua estrutura cristalina apresenta a configurao CFC que, tem vantagens no processo da laminao. Independentemente da laminao, quente ou fria, esta tem como material inicial na forma de lingotes, passado pelos laminadores pode se transformar em produtos de uso imediato como trilhos, vigas, perfis, etc. Ou ainda pode se transformar em produtos intermedirios que sero beneficiados em outros processos. Exemplo: tarugos, que passaro por forjamento, extruso e trefilao. Chapas que podem ser utilizadas para estampagem, etc.

4.2. Extruso: Extruso um processo de fabricao de produtos semi-acabados, portanto, tais produtos ainda devero passar por outras operaes, como corte, estampagem, usinagem ou forjamento, antes de seu uso final. O processo de extruso consiste basicamente em forar a passagem de um bloco de metal atravs do orifcio de uma matriz. Para isso aplica-se altas presses ao material com auxilio de um mbolo. Percebe-se que materiais ditos moles fcil de imaginar o difcil admitir por exemplo com ao. Entre os metais existem aqueles que so de mais fcil conformao como o cobre e o alumnio os quais tem muitos produtos fabricados por meio de extruso. E tambm temos produtos extrudados que usam como matria prima o ao ao carbono e o ao inoxidvel. Materiais no metlicos como plstico tambm tem produtos gerados por extruso, principalmente embalagens. A extruso pode ser realizada a quente ou a frio. A escolha se baseara no tio de material, e da seco a ser obtida. Metais mais duros, como os aos utilizam-se do processo de extruso a quente. Observao: no processo de forar o material por uma passagem gerar muito atrito e uma conseqncia do atrito a elevao da temperatura. Ento se conclui que o material devera suportar ests condies (independente do processo quente ou frio a temperatura se elevara). 4.3. Trefilao:
UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

10
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

De uma forma bem simples o princpio do processo de trefilao o de puxar a matria-prima atravs de um orifcio de uma matriz. (Obs: puxar, significa que esta ocorrendo uma fora de trao). O resultado desse processo a reduo do dimetro (funo do dimetro da matriz) e o aumento do comprimento. Por esse processo, possvel obter produtos de grande comprimento contnuo, sees pequenas, boa qualidade de superfcie e excelente controle dimensional. A trefilao normalmente realizada a frio. A barra (matria-prima) que deve ser trefilada chamada de fio de mquina. Ela deve ser apontada, para facilitar a passagem pela fieira, e presa por garras de trao que vo puxar o material para que ele adquira o dimetro desejado. 4.3.1. A fieira ou trefila: uma ferramenta cilndrica que contm um furo no centro por onde passa o fio, e cujo o dimetro vai diminuindo. Assim seu perfil apresenta o formato de um funil. Barras Arames 25mm Comuns Grossos 25>>5mm Mdios 5>>1,6mm Finos 1,6>>0,7mm Especiais 0,02mm> Trefilados de diferentes formas

Tubos

Fios eltricos (cobre, alumnio) Cabos e arames de ao

4.4. Forjamento: O forjamento um processo de conformao mecnica, ou seja, mediante aplicao de esforos mecnicos que neste processo so o martelamento ou prensagem, altera-se plasticamente a forma dos materiais controlando e obtendo suas propriedades fsicas e mecnicas. Como outros processos de conformao mecnica, este tambm tem a caracterstica de uma mnima perda de material e do processo gerar timas propriedades mecnicas no produto final. O processo de forjamento do material pode ser em termos de temperatura a quente, a morno (o material aquecido para ento ser levado as mquinas) ou a frio. Estas temperaturas sero aplicadas de acordo com o tipo de material e propriedades que se deseja obter no final do forjamento. O material em si inicialmente de forma com
UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

11
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

geometria simples, e aps uma ou mais operaes de forjamento podemos obter uma forma geomtrica mais complexa.Uma pea forjada acabada geralmente no conformada em um s golpe, porque tanto a direo quanto a extenso na qual o metal pode escoar so pequenas. Devido a esse fato, para a confeco de uma nica pea so necessrias vrias matrizes com cavidades correspondentes aos formatos intermedirios que o produto vai adquirindo durante o processo de fabricao. Cabe ressaltar que os processos realizados a quente so os mais utilizados, a temperatura e superior a de recristalizao do material. importante que a pea seja aquecida uniformemente e em temperatura adequada. Esse aquecimento e feito em fornos de tamanhos e formatos variados, relacionados ao tipo de metal usado e de peas a serem produzidas e vo desde fornos de cmara simples at os fornos com controle especfico de atmosfera e temperatura. J a temperatura a frio e mais utilizada para alguns materiais no ferrosos. Conformao aps o aquecimento do material (quente / morno): Permite grandes deformaes. Menor valores de esforos. Boa preciso dimensional. timas propriedades fsica e mecnica. Conformao sem o aquecimento do material (frio): Deformao limitada. Necessita maiores esforos mecnicos. tima preciso. Boas propriedades fsicas e mecnicas. 4.1.1. Forjamento por martelamento: feito aplicando-se golpes rpidos e sucessivos no metal. Desse modo, a presso mxima acontece quando o martelo toca o metal, decrescendo rapidamente de intensidade a medida em que a energia do golpe absorvida na deformao do material. Como resultado verificamos que o martelamento produz deformao principalmente nas camadas superficiais da pea, o que d uma deformao irregular nas fibras do material. Pontas de eixo, virabrequins, disco de turbinas so exemplos de produtos forjados fabricados por martelamento. Os equipamentos utilizados so os martelos de forja que aplicam golpes rpidos e sucessivos ao metal por meio de uma massa de 200 a 3000 kg que cai livremente ou impulsionada de uma certa altura que varia entre 1 a 3,5m. 4.1.2. Forjamento por prensagem: Neste mtodo o metal fica sujeito a ao de uma fora de compresso em baixa velocidade e a presso atinge seu valor mximo pouco antes de ser retirada, de modo que as camadas mais profundas da estrutura do material so atingidas no processo de conformao. Comparando o material resultante com o mtodo do martelamento observamos que o mtodos de prensagem da uma deformao mais regular no material. Palhetas de turbinas e forjados de liga leve so produtos fabricados por prensagem.
UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

12
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

Os equipamentos utilizados so as prensas mecnicas ou hidrulicas. As prensas mecnicas, de curso limitado, so acionadas por eixos excntricos e podem aplicar cargas entre 100 e 8000 ton. Tem como caracterstica alta velocidade e uma slida estrutura de ao que fornece a robustez necessrias. As prensas hidrulicas podem ter um grande curso e so acionadas por pistes hidrulicos. Sua capacidade de carga fica entre 300 e 50000 ton. Elas so bem mais caras que as prensas mecnicas. 4.1.3. Matriz aberta ou fechada: Toda operao de forjamento precisa de uma matriz. ela que ajuda a fornecer o formato final da pea forjada. tambm atravs dela podemos classificar os processos de forjamento: Forjamento em matrizes abertas, ou forjamento livre. Forjamento em matrizes fechadas. As matrizes de forjamento so submetidas a altas tenses de compresso, altas solicitaes trmicas e, ainda, a choques mecnicos. Devido a essas condies de trabalho, necessrio que essas matrizes apresentem alta dureza, elevada tenacidade, resistncia fadiga, resistncia mecnica a quente e alta resistncia ao desgaste. O material de construo delas costuma ser blocos de aos-liga forjados e tratados termicamente. Quando as solicitaes so ainda maiores, as matrizes so fabricadas com metal duro. Matriz aberta: As matrizes tm geometria ou formatos bastante simples. Esse tipo de forjamento usado quando o nmero de peas que se deseja produzir pequeno e seu tamanho grande. o caso de eixos de navios, turbinas, virabrequins e anis de grande porte. Matriz fechada: O metal adquire o formato da cavidade esculpida na matriz e, por causa disso, h forte restrio ao escoamento do material para as laterais. Essa matriz e construda em duas metades: a metade de baixo fica presa bigorna e nela colocado o metal aquecido. A outra metade est presa as partes moveis (martelo ou prensa) que desce sobe a metade inferior, fazendo o material escoar e preencher a cavidade da matriz.

5. FUNDIO:
UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

13
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

o processo de fabricao de peas metlicas que consiste essencialmente em encher com metal lquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada. O material utilizado como matria prima vai desde o ferro at as mais variadas ligas metlicas, desde que este material apresente propriedades adequadas ao processo as quais se destacam a temperatura de fuso e a fluidez. Em termos histricos a fundio comeou a ser utilizada a aproximadamente uns 3000 a.C. Inicialmente os materiais utilizados eram o cobre depois o bronze e o ferro que teve a necessidade que se desenvolvesse processos de fabricao que atingissem a temperaturas necessrias para fundi-lo, comparado com a data do inicio das primeiras fundies de metais podemos dizer que a cincia de fundio do ferro e mais recente. O grande salto da concepo dos equipamentos dos processos de fundio foi na poca da Revoluo Industrial, neste perodo os fornos foram aperfeioados chegando nos atuais, em paralelo a mecanizao dos processos para a fundio e beneficiamento do ferro e conseqentemente do ao ocorriam. Cabe ressaltar que graas ao aperfeioamento das cermicas que se conseguiu ter os materiais necessrios como os materiais refratrios para a construo dos fornos e cadinhos. impensvel sem a fundio, o desenvolvimento de mquinas operatrizes e agrcolas ou de mquinas ferramentas. Os produtos fundidos tm a seu favor a economia da produo a partir do metal liquido, obteno de peas com formas internas ou externas complicadas bem prxima da forma final, ampla faixa de peso e dimenses, adaptao produo em serie. Em termos de industria de fundio pode-se dividir em dois grandes grupos de acordo com o tipo de produto fabricado, ou seja, as que produzem lingotes e aquelas que fabricam peas. 5.1. Classificao dos processos: Destaca-se a influncia do tipo de molde, nas propriedades fsicas do material resultante. Por exemplo, a taxa de extrao de calor atravs do molde, determina o tamanho final do gro, portanto a caracterstica de resistncia mecnica da pea. Os processos tpicos podem ser classificados em quatro grupos bsicos: Areia verde (molde descartvel). Molde permanente (molde metlico, bipartido). Injeo (molde metlico, o metal lquido entra sob presso). Cera perdida (molde e modelo so descartveis). 5.2. Seqncia de etapas normalmente seguida: 1. Confeco do modelo 2. Confeco do molde 3. Confeco dos machos 4. Fuso 6. USINAGEM:
UNISANTA

5. Vazamento 6. Desmoldagem 7. Rebarbao 8. Limpeza

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

14
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

Assim podemos dizer que usinagem todo o processo pelo qual a forma de uma pea e modificada pela remoo progressiva de cavacos ou aparas de material metlico ou nometlico. Ela permite: Acabamento de superfcie de peas fundidas ou conformadas, fornecendo melhor aspecto e dimenses com maior grau de exatido. Possibilidade de abertura de furos, roscas, rebaixos etc. Custo mais baixo porque possibilita a produo de grandes quantidades de pea. Fabricao de somente uma pea com qualquer formato a partir de um bloco de material metlico ou no-metlico.

Do ponto de vista da estrutura do material a usinagem basicamente um processo de cisalhamento, ou seja, ruptura por aplicao de presso, que ocorre na estrutura cristalina do metal. Com j foi dito usinagem uma enorme famlia de operaes, tais como: Torneamento. Aplainamento. Furao. Mandrilamento. Fresamento. Serramento. Brochamento. Roscamento. Brunimento. Lapidao. Polimento. Afiao. Limagem. Rasqueteamento.

Essas operaes so realizadas manualmente ou por uma grande variedade de mquinas-ferramenta que empregam as mais variadas ferramentas. Um exemplo de usinagem manual a operao de limar. Tornear por sua vez, s se faz com uma mquina-ferramenta denominada torno. Quer seja com ferramentas manuais como talhadeira, a serra ou a lima, quer seja com ferramentas usadas em um torno, uma fresadora ou uma furadeira, o corte dos materiais sempre executado pelo que chamamos de princpio fundamental, um dos mais antigos elementos que existe a cunha.

UNISANTA

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA

15
Princpios de Engenharia Mecnica

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica

Observe que a caracterstica mais importante da cunha o ngulo de cunha ou ngulo de gume (). Quanto menor ele for, mais facilidade a cunha ter para cortar. Assim, uma cunha mais aguda facilita a penetrao da aresta cortante no material, e produz cavacos pequenos, o que bom para o acabamento da superfcie. Por outro lado, ferramenta com ngulo muito agudo ter a resistncia de sua aresta cortante diminuda. Isso pode danific-la devido a presso feita para executar o corte. Outra coisa que temos de lembrar que qualquer material oferece certa resistncia ao corte. Essa resistncia ser tanto maior quanto maiores forem a dureza e a tenacidade do material a ser cortado. Por isso, quando se constri e se usa uma ferramenta de corte, deve-se considerar a resistncia que o material oferecer ao corte.

UNISANTA

Potrebbero piacerti anche