Sei sulla pagina 1di 18

Determinao da constante de velocidade e tempo de meia vida da reao de decomposio do perxido de hidrognio

1- Introduo:
Apesar da termodinmica permitir prever se um processo pode ocorrer espontaneamente e permitir prever sua composio no equilbrio, ela no permite dizer nada sobre a velocidade com que o processo ocorre, assim, uma reao termodinamicamente favorvel pode ser to lenta a ponto de no apresentar alteraes perceptveis durante o tempo de vida de um ser humano. Um exemplo clssico a estabilidade das formas alotrpicas do carbono, o grafite e o diamante: A variao de energia livre na converso diamante grafite de -2,9 kJ/mol a 25C, de modo que a converso do diamante em grafite favorvel em condies ambientes, mas essa reao envolve a quebra de ligaes covalentes entre os tomos de carbono na estrutura rgida do diamante e converso de uma estrutura tetradrica tridimensional em uma estrutura plana. A reao de fato to difcil que, dentro da nossa expectativa de vida, realmente podemos afirmar que os diamantes so eternos, apesar da termodinmica demonstrar que sua converso em grafite favorvel. Portanto, para avaliar se uma reao pode ser executada necessrio conhecer a cintica do processo. Assim como a velocidade escalar mdia definida como a derivada da posio em relao ao tempo, a velocidade de uma reao qumica definida atravs das derivadas das concentraes de reagentes e produtos. Considere uma reao do tipo: RP onde R um reagente e P um produto, portanto, a concentrao de R deve diminuir durante o decorrer da reao enquanto a concentrao de P deve aumentar, portanto, a derivada da concentrao de R com o tempo, d[R]/dt, deve ser negativa enquanto a a derivada da concentrao de P, d[P]/dt, deve ser positiva. Se para cada mol de R 1

consumido forma-se 1 mol de P, ento as duas derivadas possuem o mesmo mdulo, porm sinais opostos, e a velocidade da reao definida como:

Para uma reao qumica geral aA + bB cC + dD se a velocidade da reao fosse definida simplesmente como a derivada da concentrao de um reagente ou produto, a definio seria ambgua. Supondo que os coeficientes estequiomtricos fossem a=1, b=2, c=1 e d=3, para cada mol de A consumido seriam consumidos 2 mols de B, assim, a derivada da concentrao de B em relao ao tempo o dobro da derivada de A, da mesma forma, para cada mol de C formado so formados 3 mols de D, assim, a derivada da concentrao de D o triplo da derivada de C. Para evitar ambiguidades na definio da velocidade, ela definida como a derivada da concentrao de qualquer produto envolvido na reao dividida pelo seu respectivo coeficiente estequiomtrico ou o oposto da derivada da concentrao de qualquer reagente dividida pelo respectivo coeficiente:

A velocidade de uma reao pode ser expressa em funo das concentraes dos reagentes atravs da Lei de Velocidade da reao, que tem a forma geral: v = k.[A]m.[B]n onde [A] e [B] so as concentraes dos reagentes A e B, k constante de velocidade da reao, o expoente m a ordem da reao em relao ao reagente A e n a ordem da reao em relao ao reagente B. m e n so geralmente nmeros inteiros e positivos e no possuem necessariamente relaes com os coeficientes estequiomtricos a e b da equao qumica, devendo ser determinados experimentalmente ou atravs do mecanismo da reao, se esse for conhecido. em alguns casos, m e n podem ainda ser nmeros fracionrios como 1/2 e 3/2 ou mesmo negativos e tais fatos devem ser explicados ao se propor um mecanismo para a reao, entretanto, no discutiremos nessa pgina sobre mecanismos de reaes, estudaremos a seguir os casos mais simples 2

de leis de velocidade e em seguida ser apresentada uma metologia numrica que permite o estudo de qualquer tipo de lei de velocidade. A ordem global da reao, ou simplesmente ordem da reao, definida como a soma das ordens em cada um dos reagentes na lei de velocidade, para a reao genrica da Equao 3, a ordem da reao m + n A lei de velocidade possibilita calcular a velocidade de uma reao em funo da concentrao dos reagentes, porm muitas vezes uma informao mais relevante do que a velocidade propriamente dita a conhecer o concentrao dos reagentes e produtos em funo do tempo de reao, permitindo prever quanto tempo ser necessrio at que uma reao se complete. Essa informao fornecida pela integrao da Lei de Velocidade. Mostraremos a resoluo analtica apenas para os casos mais simples. Consideraremos inicialmente uma reao AB que seja de primeira ordem em relao ao reagente A. A lei de velocidade para essa reao pode ser expressa como:

Essa uma equao diferencial separvel e pode ser reescrita na forma:

Integrando a concentrao [A] entre a concentrao inicial C0 e a concentrao C no instante t, obtm-se:

Que pode ser rearranjada usando que ln(a/b) = ln(a) ln(b) fornecendo:

Como ln(C0) uma constante, o grfico de ln(C) contra o tempo t fornecer uma reta se a reao for de primeira ordem e o coeficiente angular da reta o oposto da constante de velocidade k. Se a mesma reao ocorrer por um mecanismo de segunda ordem, a lei de velocidade passa a ser dada por:

Reordenando e integrando de 0 a t, obtm-se:

Como 1/C0 uma constante, o grfico de 1/C contra o tempo para uma reao de segunda ordem deve fornecer uma reta de coeficiente angular k.

O tratamento realizado anteriormente considera a reao em um nico sentido: A B, entretanto, muitas reaes qumicas cessam antes dos reagentes terem sido completamente consumidos, atingindo um estado de equilbrio onde a reao A B ocorre com a mesma velocidade da reao inversa B A, de modo que a composio do sistema permanea constante uma vez atingido o equilbrio A <=> B. A menos que a reao em um sentido seja muito mais favorvel do que a reao reversa, ou seja, apresentar uma variao de energia livre muito negativa de tal modo que pode-se considerar que a reao ocorre de modo completo, assim que se formam as primeiras quantidades de produto B, tm-se incio a reao reversa B A, veremos agora como isso pode interferir na velocidade da reao. Supondo que tanto a reao direta quanto a inversa possuam leis de velocidade de primeira ordem e que o sistema contenha inicialmente apenas o reagente A. No tempo t=0, a nica reao possvel A B e a velocidade dada simplesmente por: v = vdir = kdir.[A] Onde kdir a constante de velocidade da reao A B. Quando B comea a se formar, tem incio a reao B A, que possui Lei de Velocidade v inv = kinv.[B] e deve retardar a

formao de B, de modo que a velocidade real da reao seja dada pela diferena entre as velocidades das reaes direta e inversa: v = -d[A]/dt = d[B]/dt = vdir vinv v = -d[A]/dt = kdir.[A] kinv[B] Entretanto, como no havia B presente no sistema, a concentrao de B em um instante de tempo t igual a concentrao de A que reagiu (considerando claro que no haja variao de volume ao decorrer da reao): [B] = [A]0 [A] onde [A]0 a concentrao inicial de A e [A] a concentrao de A no instante t. Substituindo na expresso da velocidade: v = -d[A]/dt = kdir.[A] kinv([A]0 [A]) Essa equao diferencial pode ser agora integrada e resolvida como fizemos anteriormente, mas isso no ser feito aqui, na prxima sesso mostraremos como a equao obtida pode ser extendida a um caso geral e usaremos uma metodologia numrica para calcular as concentraes de produtos e reagentes em funo do tempo. Antes, porm, cabe mais um comentrio sobre reaes reversveis: Quando o sistema atinge o equilbrio, as reaes inversa e direta ocorrem na mesma velocidade, de modo que no haja alterao na composio do sistema, ou seja, a reao global cessa. Igualando as Leis de velocidade para as reaes direta e inversa, obtm-se: kdir.[A]eq = kinv[B]eq onde o subscrito eq usado para indicar que A e B esto presentes nas respectivas concentraes de equibrio. Rearranjando a equao acima:

O termo do lado esquerdo no nada mais do que a prpria constante de equilbrio da reao, Keq:

Na cintica qumica, as velocidades com que os reagentes so consumidos e com que os produtos so formados podem ser representadas por meio de grficos. Por exemplo, considere uma reao genrica simples, em que todo o reagente convertido no produto: Observe primeiro o reagente A, que tem no instante inicial sua concentrao ou quantidade mxima e, no decorrer do tempo, vai diminuindo at se tornar igual a zero, ou seja, at todo ele ser transformado no produto e a reao cessar. Isso mostrado por meio do grfico abaixo, em que a concentrao da substncia em questo indicada pelo uso de colchetes. Normalmente essa concentrao dada em mol/L ou molaridade:

O contrrio ocorre com o produto B, que inicia com a concentrao zero e, medida que vai sendo formado, sua concentrao aumenta at atingir o ponto mximo, quando a reao cessa e o reagente totalmente consumido:

A velocidade das reaes qumicas depende de uma srie de fatores: a concentrao das substncias reagentes, a temperatura, a presso, a luz, a presena de catalisadores, superfcie de contato. Esses fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reao qumica. Concentrao de reagentes: Quanto maior a concentrao dos reagentes, mais rpida ser a reao qumica. Essa propriedade est relacionada com o nmero de colises entre as partculas. Exemplo: uma amostra de palha de ao reage mais rapidamente com cido clordrico concentrado do que com cido clordrico diludo. Temperatura: De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reao. Podemos acelerar uma reao lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada. Exemplo: se cozinharmos um alimento em panela de presso ele cozinhar bem mais rpido, devido elevao de temperatura em relao s panelas comuns. Presso: O aumento de presso externa diminui o volume interno (para gases) e conseqentemente aumenta a concentrao dos reagentes (deixa-os mais prximos) e isso aumenta a velocidade. Luz: Certas reaes, as chamadas reaes fotoqumicas, podem ser favorecidas e aceleradas pela incidncia de luz. Trata-se de uma reao de fotlise, ou seja, da decomposio de uma substncia pela ao da luz. Podemos retardar a velocidade de uma reao diminuindo a quantidade de luz. Exemplo: A fotossntese, que o processo 7

pelo qual as plantas convertem a energia solar em energia qumica, uma reao fotoqumica. Catalisadores: So substncias capazes de acelerar uma reao. Exemplo: alguns produtos de limpeza contm enzimas para facilitar na remoo de sujeiras. Essas enzimas facilitam a quebra das molculas de substncias responsveis pelas manchas nos tecidos. Superfcie de contato: Quanto maior a superfcie de contato dos reagentes, maior ser a velocidade da reao. Exemplo: os anticidos efervescentes quando triturados se dissolvem mais rpido em gua do que em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfcie de contato fica maior para reagir com a gua. Natureza dos reagentes: Reaes que ocorrem entre ons geralmente ocorrem mais rapidamente do que as que envolvem molculas.

Catlise
A catlise a mudana de velocidade de uma reao qumica devido adio de uma substncia (catalisador) que praticamente no se transforma ao final da reao. Os aditivos que reduzem a velocidade das reaes se chamam inibidores. Os catalisadores agem provocando um novo caminho reacional, no qual tem uma menor energia de ativao. Existem dois tipos de catlise: homognea, na qual o catalisador se dissolve no meio em que ocorre a reao, e neste caso forma um reativo intermedirio, que se rompe; e heterognea, em que se produz a adsoro dos reagentes na superfcie do catalisador; a catlise heterognea frequentemente bloqueada por impurezas denominadas "venenos". Catalisador toda e qualquer substncia que acelera uma reao, diminuindo a energia de ativao, diminuindo a energia do complexo ativado, sem ser consumido, durante o Por processo. Um catalisador normalmente promove so um caminho inertes (mecanismo) molecular diferente para a reao. exemplo, hidrognio e oxignio gasosos virtualmente temperatura ambiente, mas reagem rapidamente quando expostos platina, que por sua vez, o catalisador da reao. Catalisadores sintticos comerciais so extremamente importantes. Aproximadamente um tero de todo material do produto nacional bruto dos Estados 8

Unidos da Amrica envolve um processo cataltico em alguma etapa entre a matriaprima e os produtos acabados. Como um catalisador torna possvel a obteno de um produto final por um caminho diferente (por exemplo, uma barreira de energia mais barata), ele pode afetar tanto o rendimento quanto a seletividade. O catalisador pode diminuir a energia de ativao, aumentando assim a velocidade da reao. Catalisadores tm amplo emprego na indstria, por exemplo no processo de fabricao de cidos (como cido sulfrico e cido ntrico), hidrogenao de leos e de derivados do petrleo. Todos os organismos vivos dependem de catalisadores complexos chamados enzimas que regulam as reaes bioqumicas. Ao contrrio do que se possa imaginar, a temperatura no funciona como catalisador, apesar de, o aumento desta acelerar a reao. Porm, entende-se por catalisador, aquele composto que acelera a reao qumica diminuindo a energia de ativao da mesma, o que no ocorre com a elevao da temperatura, que propicia um aumento da energia do meio reacional e no uma diminuio da energia de ativao.

Na catlise homognea:

Os reagentes e o catalisador encontram-se na mesma fase, geralmente lquida; Acelera o processo de reao; A reao evolui atravs de espcies intermdios com menor energia deativao; A reao tem mais do que um passo; Os metais de transio esto normalmente envolvidos.

Na catalise heterognea:

O catalisador e os reagentes/produtos encontram-se em fases diferentes; Acontece em lugares ativos da superfcie do catalisador; Os gases so adsorvidos na superfcie do catalisador, formando ligaes fracas com os tomos metlicos do catalisador.

Perxido de Hidrognio
O perxido de hidrognio decompe-se produzindo gua (no estado lquido) e oxignio (no estado gasoso), liberando calor, de acordo com a seguinte equao qumica: H2O2(aq) H2O(l) + 1/2O2(g) muito comum encontrar a concentrao de H 2O2 expressa em termos de uma certa quantidade de volumes. Esta quantidade refere-se ao volume de O 2 que gerado considerando sua decomposio completa, de acordo com a equao acima. Por exemplo, a decomposio completa de 1 mL de uma soluo de H 2O2 nominalmente referida como 10 volumes (ou 3% m/v), produzir 10 mL de O 2(g). Da mesma forma que 1 mL de uma soluo de H2O2nominalmente referida como 20 volumes (ou 6% m/v), produzir 20 mL de O2(g). A velocidade de decomposio do H2O2 depende de vrios fatores tais como temperatura, concentrao do perxido, presena de luz, pH e tambm da presena de catalisadores ou estabilizantes. Como geralmente o processo muito lento (da ordem de 0,05% por ano), estudos cinticos envolvendo sua decomposio necessitam, fundamentalmente, do uso de catalisadores para tornarem-se possveis. Estes catalisadores podem ser de natureza homognea ou heterognea. Tal como foi estudado em experimento anterior em uma catlise homognea o catalisador e os reagentes esto presentes na mesma fase. Por outro lado, em uma catlise heterognea catalisador e reagentes estaro presentes em fases diferentes. Um catalisador heterogneo fornece uma superfcie sobre a qual asmolculas podem reagir mais facilmente. A catlise heterognea inicia-se com a adsoro de uma molcula reagente sobre a superfcie do catalisador. A reao torna-se mais rpida, pois a adsoro de molculas reagentes sobre a superfcie de um catalisador enfraquece suas ligaes (das molculas), diminuindo, portanto, a energia de ativao para o processo. Esta adsoro poder ser qumica (quimissoro) ou fsica (fisissoro).Uma adsoro qumica difere-se de uma adsoro fsica pela fora com que as molculas reagentes esto adsorvidas sobre a superfcie do catalisador.Enquanto, para uma adsoro qumica as molculas esto mais fortemente adsorvidas, para uma adsoro fsica as foras que predominam so mais fracas e do tipo van der Waals. Tal evidncia comprovada 10

considerando-se que durante a quimissoro a quantidade de calor desprendida consideravelmente maior do que a fisissoro.

Objetivos
Anlise de diferentes tipos de catalisadores na decomposio de perxido de hidrognio. Estudo da influncia de diferentes catalisadores na reao de decomposio de perxido de hidrognio por meio da determinao da constante de velocidade da reao e o tempo de meia-vida.

3 - Parte experimental:
Materiais utilizados: 1 pipeta volumtrica de 10 mL 1 pipeta volumtrica de 25 mL 4 bqueres de 50 mL 1 balo volumtrico de 100 mL 1 balo de fundo redondo de 250 mL 1 bureta de 100 mL H2O2 34% (m/m) PbO PbO2 MnO2

11

3.1 - Procedimento experimental:


Foi montado um esquema para a realizao do experimento de acordo com a figura abaixo.

Bureta

Frasco nivelador 3 2 1 Balo Manta de aquecimento Figura 1 Ilustrao do reator utilizado para determinar a velocidade de reao da decomposio do H2O2. O Reator da Figura 1 preenchido com soluo aquosa do catalisador de modo a deixar um espao entre a superfcie da soluo e a tampa inferior a 2 cm, e colocado no banho termostatizado numa temperatura fixa. O frasco nivelador e a bureta so preenchidos com gua at que o nvel na bureta atinja a marca superior. Aps espera de 30 minutos de termostatizao, introduz-se no reator quantidade determinada de H 2O2 34 % em massa fechando o frasco em seguida com a rolha de borracha e agitando cuidadosamente. Neste momento temos o inicio da reao t0 onde pode ser feita a primeira leitura de volume na bureta, tomando a precauo de igualar os volumes do frasco nivelador e a bureta e o cronmetro disparado. Toda medio de volume posterior tem que ser feito com este procedimento. Depois de terminada a reao (volume constante) o reator introduzido na manta de aquecimento e aquecido fervura at completa decomposio do perxido restante. A reao considerada completa se o nvel de gs parar de variar. Durante este procedimento o frasco nivelador deve ser mantido na posio mais alta possvel. Depois da completa decomposio o reator 12 4

resfriado temperatura do banho e mantido durante 25-30 minutos, quando se mede o nvel da bureta nivelado com o frasco nivelador (V no t). Experimento 1) Influncia da natureza do catalisador na reao de decomposio de H2O2 Foi diludo 10 ml de H2O2 34% (m/m) em 100 ml de gua destilada. Posteriormente foi pesado 0,125 g de dixido de chumbo e adicionou-se 5 ml de gua destilada e transferiu-se para um balo de fundo redondo de 250 ml. Rapidamente adicionado o peroxido de hidrognio no balo e vedado em um sistema que esta conectado para captao do oxignio liberado durante a reaa, o que possibilita a medida de seu volume. Foram realizadas medidas de 15 em 15 s do volume de gs liberado e que em pressionou a agua para cima do frasco. Aps a estabilizao do volume, o sistema foi aquecido para que ocorre a decomposio de todo o perxido. Depois de 3 minutos o balo foi resfriado foi medido o volume final de oxignio correspondente ao V. Posteriormente, foi realizado o mesmo processo para o xido de chumbo, e dixido de mangans, entretanto para este ultimo foi utilizado a massa de 0,038 g de catalisador e o tempo medido de 2 em 2 segundos. Experimento 2) Influncia da concentrao de H2O2 na velocidade da reao Foi escolhido o catalisador que apresentou melhor eficincia na decomposio e repetiu-se os passos anteriores com este catalisador fixando a massa e variou-se a quantidade de peroxido de hidrognio para 1,5 ml. Experimento 3) Influncia da massa de catalisador na velocidade da reao Posteriormente repetiu-se o procedimento utilizando o catalisador mais eficiente, variando-se a massa do mesmo para o dobro da inicial, e manteve 3 ml de peroxido de hidrognio.

13

Grfico 4: Catalisador MnO2 com 1,5 ml de perxido de hidrognio Para o catalisador MnO2 (massa de 0,038 g) e 1,5 mL de H 2O2, tem-se que a constante de velocidade (k) 0,00814 s-1 e que o tempo meia vida 85,13 s. Foi possvel se verificar que a mudana na concentrao do Perxido de Hidrognio 30% (m/m), atravs da mudana do volume utilizado, provocou mudanas na constante de velocidade e no tempo de meia vida da reao. A constante de velocidade diminuiu e por consequncia, o tempo de meia-vida aumentou em relao ao obtido na Parte 1 mais do que o dobro. Este fato explicado de acordo com os conceitos de cintica que para reaes qumicas onde a concentrao do reagente menor ou seja mais diluda a velocidade torna-se menor devido a a menor quantidade de molculas na soluo e, consequentemente, menor possibilidade de colises, que favorecem as reaes qumicas de uma maneira geral, conforme foi verificado.

Parte 3:
Dados utilizando MnO2 (massa de 0,076 g) e 3,0 mL de H2O2
t (s) V(mL) V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL ln (V-V)

2,0 4,0

26,6 28,6

3,0155 35 2,9123

14

6,0 8,0 10, 0 12, 0 14, 0 16, 0 18, 0 20, 0 22, 0 24, 0 26, 0 28, 0 30, 0 32, 0 34, 0 36, 0 38, 0 40, 0 42, 0 44, 0 46, 0 48, 0 50, 0 52, 0 54, 0 56, 0

30,0 31,0 32,0 32,4 33,0 33,6 35,0 36,0 36,6 37,4 38,2 39,4 40,0 41,0 41,4 42,0 42,2 42,6 43,0 43,2 44,0 44,0 44,2 44,4 44,6 44,6

V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL V = 47,0 mL

51 2,8332 13 2,7725 89 2,7080 5 2,6810 22 2,6390 57 2,5952 55 2,4849 07 2,3978 95 2,3418 06 2,2617 63 2,1747 52 2,0281 48 1,9459 1 1,7917 59 1,7227 67 1,6094 38 1,5686 16 1,4816 05 1,3862 94 1,3350 01 1,0986 12 1,0986 12 1,0296 19 0,9555 11 0,8754 69 0,8754 69

15

58, 0

44,6

V = 47,0 mL

0,8754 69

Plotando-se o grfico:

Grfico 5: Catalisador MnO2 ( 0,076g) com peroxido de hidrognio 3ml. Para o catalisador MnO2 (massa de 0,076 g) e 3,0 mL de H 2O2, tem-se que a constante de velocidade (k) 0,0142 s-1 e que o tempo meia vida 48,81s. De acordo com os dados obtidos pela regresso linear da reta verificou-se que ao dobrar a massa do catalisador a velocidade da reao sofreu uma queda em relaes as condies iniciais, entretanto, a meia vida aumentou j que esta inversamente proporcional a constante da reao. A tabela abaixo resume os dados obtidos em cada casa para o catalisador dixido de mangans.
Constante de velocidade da reao K = 0,0238 s-1 K = 0,00814 s-1 K = 0,0142 s-1 Tempo de meia-vida

Condio inicial Variao na concentrao do perxido para 1,5 mL Variao na massa de catalisador

29,11 s 85,13 s
48,81 s

Tabela1: Valores das constantes de reao do dixido de mangans. De acordo com os dados obtidos o melhor catalisador foi o dixido de mangans por apresentar a maior constante de reao e o menor tempo de meia vida

16

consequentemente, sendo assim o mais efetivo na decomposio do peroxido de hidrognio. Os erros do experimento podem sem atribudos aos operadores que por ser uma reao onde se processa de forma rpida, o tempo marcado e a quantidade de oxignio gerado no podem ter sido medidas de forma correta. Alm disso durante a mistura dos reagentes o tampo que fecha o balo deve ser fechado de forma rpida para que no ocorra vazamento do gs aumento o erro no calculo.

5 Concluso:
A partir do experimento foi possvel calcular atravs da linearizao dos grficos a constante K de velocidade de todas as reaes, sendo que o melhor catalisador empregado foi o dixido de mangans nas condies de 0,0038g e 3,0 ml de peroxido. Alm disso observou-se que quando diminuiu a quantidade de peroxido o valor da constante decresceu pelo fato dos choques efetivos serem menores j nesta quantidade possui uma poro menor de molculas. Quando se aumentou a concentrao de catalisador houve queda na constante e esse fato pode ser explicado pela quantidade de choques no efetivos uma vez que o prprio catalisador atrapalha o caminho da reao. Os erros obtidos podem ser atribudos a manipulao dos equipamentos j que esta reao se processa de forma rpida sendo assim difcil de anotar o tempo e a quantidade de oxignio formada durante a reao. Portanto o objetivo do experimento foi alcanado, as constantes de reao foram calculadas ,e consequentemente o tempo de meia vida para os trs tipo de catalizador, alm disso foi possvel observar as diferenas quando houve alterao de fatores determinantes da velocidade da reao como concentrao de catalisador, concentrao de reagente, e aumento da temperatura.

6- Referncias Bibliogrficas:
Atkins, P. e Paula, J. Fsico-Qumica. 7a edio, Cap. 5, LTC, Rio de Janeiro, 1999. V. 3. p. 32-38. Roteiro da pratica fornecido pelo professor: Determinao da constante de velocidade e tempo de meia vida da reao de decomposio do perxido de hidrognio. Insituto de Quimica; Universidade Federal de Uberlandia. 17

Perxido de hidrognio: importncia e determinao. [S.L.]. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000300015Acessado em 01-10-2012

18

Potrebbero piacerti anche