Sei sulla pagina 1di 5

Presidncia

LEI No 6.923, DE 29 DE JUNHO DE 1981.

Subchefia para Assuntos Jurdicos

da

Repblica

Dispe sobre o Servio de Assistncia Religiosa nas Foras Armadas. O PRESIDENTE DA REPBLICA , fao saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I Da Finalidade e da Organizao Art . 1 - O Servio de Assistncia Religiosa nas Foras Armadas - SARFA ser regido pela presente Lei. Art . 2 - O Servio de Assistncia Religiosa tem por finalidade prestar assistncia Religiosa e espiritual aos militares, aos civis das organizaes militares e s suas famlias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educao moral realizadas nas Foras Armadas. Art . 3 - O Servio de Assistncia Religiosa funcionar: I - em tempo de paz: nas unidades, navios, bases, hospitais e outras organizaes militares em que, pela localizao ou situao especial, seja recomendada a assistncia religiosa; II - em tempo de guerra: junto s Foras em operaes, e na forma prescrita no inciso anterior. Art . 4 - O Servio de Assistncia Religiosa ser constitudo de Capeles Militares, selecionados entre sacerdotes, ministros religiosos ou pastores, pertencentes a qualquer religio que no atente contra a disciplina, a moral e as leis em vigor. Pargrafo nico - Em cada Fora Singular ser institudo um Quadro de Capeles Militares, observado o efetivo de que trata o art. 8 desta Lei. Art . 5 - Em cada Fora Singular o Servio de Assistncia Religiosa ter uma Chefia, diretamente subordinada ao respectivo rgo setorial de pessoal. Art . 6 -.A Chefia do servio de Assistncia Religiosa, em cada Fora Singular, ser exercida por um Capito-de-Mar-e-Guerra Capelo ou por um Coronel Capelo, nomeado pelo Ministro da respectiva Pasta. Art . 7 - As Subchefias correspondentes aos Distritos e Comandos Navais, Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Comando-em-Chefe da Esquadra, Comandos de Exrcitos e Militares de rea, e Comandos Areos Regionais sero exercidas por Oficiais Superiores Capeles. Art . 8 - O efetivo mximo de Capeles Militares da ativa por postos, para cada Fora Singular, o seguinte: I - na Marinha: - Capito-de-Mar-e-Guerra Capelo................................................ - Capito-de-Fragata Capelo......................................................... - Capito-de-Corveta Capelo......................................................... - Capito-Tenente Capelo......................................... .................... 1 3 5 8

- 1 e 2 Tenente Capelo................................................................ II - no Exrcito: - Coronel Capelo.......................................................................... - Tenente-Coronel Capelo.............................................................. - Major Capelo.......................................................................... - Capito Capelo.......................................................................... - 1 e 2 Tenente Capelo............................................................... - Coronel Capelo......................................................................... (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - Tenente-Coronel Capelo............................................................. Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - Major Capelo......................................................................... Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - Capito Capelo.......................................................................... (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - 1 e 2 Tenentes Capeles........................................................... (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) III - na Aeronutica: - Coronel Capelo....................................................................... - Tenente-Coronel Capelo............................................................. - Major Capelo.......................................................................... ... - Capito Capelo.......................................................................... - 1 e 2 Tenente Capelo............................................................ - Coronel Capelo.................................................................. (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - Tenente-Coronel Capelo.................................................... (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - Major Capelo..................................................................... (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - Capito Capelo.................................................................. (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988) - 1 e 2 Tenentes Capeles.................................................... (Redao dada pela Lei n 7.672, de 1988)

13

1 6 7 16 20 1 8 12 20 26

1 3 5 8 13 1 4 8 12 20

Pargrafo nico - O efetivo de que trata este artigo ser acrescido aos efetivos, em tempo de paz, fixados em lei especfica para a Marinha, Exrcito e Aeronutica, respectivamente. Art . 9 - O respectivo Ministro Militar baixar ato fixando os efetivos, por postos, a vigorar em cada ano, dentro dos limites previstos nesta Lei. Art . 10 - Cada Ministrio Militar atentar para que, no posto inicial de Capelo Militar, seja mantida a devida proporcionalidade entre os Capeles das diversas regies e as religies professadas na respectiva Fora. CAPTULO II Dos Capeles Militares SEO I Generalidades Art . 11 - Os Capeles Militares prestaro servios nas Foras Armadas, como oficiais da ativa e da reserva remunerada.

Pargrafo nico - A designao dos Capeles da reserva remunerada ser regulamentada pelo Poder Executivo. Art . 12 - Os Capeles Militares designados, da ativa e da reserva remunerada, tero a situao, as obrigaes, os deveres, os direitos e as prerrogativas regulados pelo Estatuto dos Militares, no que couber. Art . 13 - O acesso dos Capeles Militares aos diferentes postos, que obedecer aos princpios da Lei de Promoo de Oficiais da Ativa das Foras Armadas, ser regulamentado pelo respectivo Ministro. Art . 14 - O Capelo Militar que, por ato da autoridade eclesistica competente, for privado, ainda que temporariamente, do uso da Ordem ou do exerccio da atividade religiosa, ser agregado ao respectivo Quadro, a contar da data em que o fato chegar ao conhecimento da autoridade militar competente, e ficar adido, para o exerccio de outras atividades no-religiosas, organizao militar que lhe for designada. Pargrafo nico - Na hiptese da privao definitiva a que se refere este artigo, ou da privao temporria ultrapassar dois anos, consecutivos ou no, ser o Capelo Militar demitido ex officio, ingressando na reserva no remunerada, no mesmo posto que possua na ativa. Art . 15 - Os Capeles Militares sero transferidos para a reserva remunerada: I - ex officio, ao atingirem a idade limite de 66 (sessenta e seis) anos; Il - a pedido, desde que contem 30 (trinta) anos de servio. Art . 16 - A idade limite de permanncia na reserva remunerada, para o Capelo Militar, ser de 68 (sessenta e oito) anos. Art . 17 - Aos Capeles Militares aplicar-se-o as mesmas normas e condies de uso dos uniformes existentes para oficiais da ativa de cada Fora Singular. Pargrafo nico - Em cerimnias religiosas, os Capeles Militares devero trajar seus hbitos ou vestes eclesisticas, mesmo no interior das organizaes militares. SEO II Do Ingresso no Quadro de Capeles Militares Art . 18 Para o ingresso no Quadro de Capeles Militares ser condio o prescrito no art. 4 desta Lei, bem como: I - ser brasileiro nato; II - ser voluntrio; Ill - ter entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade; IV - ter uso de formao teolgica regular de nvel universitrio, reconhecido pela autoridade eclesistica de sua religio; V - possuir, pelo menos, 3 (trs)anos de atividades pastorais; VI - ter consentimento expresso da autoridade eclesistica da respectiva religio; VII - ser julgado apto em inspeo de sade; e VIII - receber conceito favorvel, atestado por 2 (dois) oficiais superiores da ativa das Foras Armadas.

Art . 19 - Os candidatos que satisfizerem s condies do artigo anterior sero submetidos a um estgio de instruo e de adaptao com durao de at 10 (dez) meses, durante o qual sero equiparados a GuardaMarinha ou a Aspirante-Oficial, fazendo jus somente remunerao correspondente. Pargrafo nico - O estgio de instruo e adaptao dever, obrigatoriamente, constar de: a) um perodo de instruo militar geral na Escola de Formao de Oficiais da Ativa da Fora Singular respectiva; b) um perodo como observador em uma Escola de Formao de Sargentos da Ativa, da Fora Singular; c) um perodo de adaptao em navio, corpo de tropa ou base area, no desempenho de atividade pastoral, devendo ainda colaborar nas atividades de educao moral. Art . 20 - Findo o estgio a que se refere o artigo anterior, os que forem declarados aptos por ato do Ministro da respectiva Fora sero includos no Quadro de Capeles Militares da Ativa, no posto de 2 Tenente. Art . 21 - O estgio a que se refere o art. 19 desta Lei poder ser interrompido nos seguintes casos: I - a pedido, mediante requerimento do interessado; Il - no interesse do servio; III - por incapacidade fsica comprovada em inspeo de sade; e IV - por privao do uso da Ordem ou do exerccio da atividade religiosa, pela autoridade eclesistica da religio a que pertencer o estagirio. CAPTULO III Das Disposies Finais e Transitrias Art . 22 - Os Capeles Militares com estabilidade assegurada de acordo com o art. 50 da Lei n 4.242, de 17 de julho de 1963, sero includos no Quadro de Capeles Militares da Ativa, no posto atual, e tero sua antiguidade contada desde o seu ingresso no Servio de Assistncia Religiosa nas Foras Armadas. Art . 23 - Os Capeles que atualmente servem s Foras Armadas, na qualidade de militares, podero ser aproveitados no Quadro de Capeles Militares da Ativa, desde que satisfaam s exigncias dos incisos l II e IV do art. 18 desta Lei. 1 - Os Capeles que forem aproveitados na forma deste artigo tero sua antiguidade contada desde o seu ingresso no Servio de Assistncia Religiosa nas Foras Armadas. 2 - Os Capeles que no forem aproveitados de acordo com o disposto neste artigo permanecero prestando servio respectiva Fora Armada at o trmino de seu estgio de servio, que no ser renovado. 3- Terminado o estgio de servio, os Capeles Militares de que trata o pargrafo anterior sero includos no Quadro de Capeles da Reserva No-Remunerada, com o posto de Capito-Tenente ou Capito. Art . 24 - Os atuais Capeles contratados da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, de conformidade com os arts. 4 e 16 da Lei n 5.711, de 8 de outubro de 1971, podero ser aproveitados, a critrio do respectivo Ministro Militar e desde que satisfaam s exigncias previstas nos incisos I, II e IV do art. 18 desta Lei. 1 - Os Capeles contratados que deixarem de ser aproveitados na forma deste artigo no tero seus contratos renovados ao trmino do prazo neles fixado. 2 - Expirado o prazo fixado no respectivo contrato sem que tenha sido aproveitado no Quadro de Capeles Militares da Ativa, ser o ento titular do contrato extinto includo no Quadro de Capeles Militares da Reserva No-Remunerada, com o posto de Capito-Tenente ou Capito.

Art . 25 - Os Ministros Militares, para a constituio do Quadro de Capeles Militares da Ativa, especificaro em ato: I - o nmero dos atuais Capeles Militares previstos no art. 23 desta Lei que devero ser aproveitados no Quadro a que se refere o pargrafo nico do art. 4 desta Lei; II - o nmero dos atuais Capeles Civis contratados que devero ser aproveitados no Quadro a que se refere o inciso anterior; e III - o nmero dos atuais Capeles Militares que sero includos no Quadro referido neste artigo, de conformidade com o art. 22 desta Lei. Art . 26 - Os Capeles Militares aos quais tenham sido concedidas, por mais de 5 (cinco) anos, consecutivos ou no, honras de posto superior ao seu, sero confirmados nesse posto, com todos os direitos, prerrogativas e deveres a ele inerentes. 1 - Os Capeles Militares de que trata este artigo, se ainda na ativa, sero aproveitados no Quadro de Capeles Militares da Ativa, no posto em que forem confirmados. 2 - Aplica-se o disposto no caput deste artigo aos Capeles Militares que, preenchendo as condies nele previstas, j se encontrarem na inatividade remunerada. Art . 27 - Os Ministros Militares expediro as instrues que se fizerem necessrias execuo desta

Lei.

Art . 28 - As despesas decorrentes desta Lei sero atendidas conta das dotaes constantes do Oramento Geral da Unio. Art . 29 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao. Art . 30 - Revogam-se a Lei n 5.711, de 8 de outubro de 1971, e as demais disposies em contrrio. Braslia, em 29 de junho de 1981; 160 da Independncia e 93 da Repblica. JOO FIGUEIREDO Jos Ferraz da Rocha Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 30.6.1981

Potrebbero piacerti anche