Sei sulla pagina 1di 36

LISTA DE EXERCCIOS DE QUMICA

01 ( ENEM 2004 Questo 11 ) As margarinas e os chamados cremes vegetais so produtos diferentes, comercializados em embalagens quase idnticas. O consumidor, para diferenciar um produto do outro, deve ler com ateno os dizeres do rtulo, geralmente em letras muito pequenas. As figuras que seguem representam rtulos desses dois produtos.

65% de Lipdeos
Valor energtico por poro de 10g: 59 kcal

35% de Lipdeos
Valor energtico por poro de 10g: 32 kcal. No recomendado para uso culinrio.

Uma funo dos lipdios no preparo das massas alimentcias torn-las mais macias. Uma pessoa que, por desateno, use 200 g de creme vegetal para preparar uma massa cuja receita pede 200 g de margarina, no obter a consistncia desejada, pois estar utilizando uma quantidade de lipdios que , em relao recomendada, aproximadamente (A) o triplo. (B) o dobro. (C) a metade. (D) um tero. (E) um quarto.

02 ( ENEM 2004 Questo 34 ) A necessidade de gua tem tornado cada vez mais importante a reutilizao planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de guas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potveis, o que leva a restries em sua utilizao. Assim, dentre os possveis empregos para a denominada gua de reuso, recomenda-se (A) o uso domstico, para preparo de alimentos. (B) o uso em laboratrios, para a produo de frmacos. (C) o abastecimento de reservatrios e mananciais. (D) o uso individual, para banho e higiene pessoal. (E) o uso urbano, para lavagem de ruas e reas pblicas. 03 ( ENEM 2004 Questo 40 ) O debate em torno do uso da energia nuclear para produo de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discusso desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: 1. Uma grande vantagem das usinas nucleares o fato de no contriburem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urnio, utilizado como combustvel, no queimado mas sofre fisso. 2. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser to graves que essa alternativa de gerao de eletricidade no nos permite ficar tranqilos.

A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que (A) o primeiro vlido e o segundo no , j que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares. (B) o segundo vlido e o primeiro no , pois de fato h queima de combustvel na gerao nuclear de eletricidade. (C) o segundo valido e o primeiro irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa. (D) ambos so vlidos para se compararem vantagens e riscos na opo por essa forma de gerao de energia. (E) ambos so irrelevantes, pois a opo pela energia nuclear est-se tornando uma necessidade inquestionvel.

04 ( ENEM 2004 Questo 42 ) H estudos que apontam razes econmicas e ambientais para que o gs natural possa vir a tornar-se, ao longo deste sculo, a principal fonte de energia em lugar do petrleo. Justifica-se essa previso, entre outros motivos, porque o gs natural (A) alm de muito abundante na natureza um combustvel renovvel. (B) tem novas jazidas sendo exploradas e menos poluente que o petrleo. (C) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvo mineral. (D) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior do petrleo. (E) no produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

05 ( ENEM 2004 Questo 50 ) Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de cido sulfrico (H2SO4) foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande do Sul. Para minimizar o impacto ambiental de um desastre desse tipo, preciso neutralizar a acidez resultante. Para isso pode-se, por exemplo, lanar calcrio, minrio rico em carbonato de clcio (CaCO3), na regio atingida. A equao qumica que representa a neutralizao do H2SO4 por CaCO3, com a proporo aproximada entre as massas dessas substncias : H2SO4 1 tonelada + reage com CaCO3 1 tonelada CaSO4 slido sedimentado + H2O + CO2 gs

Pode-se avaliar o esforo de mobilizao que deveria ser empreendido para enfrentar tal situao, estimando a quantidade de caminhes necessria para carregar o material neutralizante. Para transportar certo calcrio que tem 80% de CaCO3, esse nmero de caminhes, cada um com carga de 30 toneladas, seria prximo de (A) 100. (B) 200. (C) 300. (D) 400. (E) 500.

06 ( ENEM 2004 Questo 60 ) Em Na fabricao de qualquer objeto metlico, seja um parafuso, uma panela, uma jia, um carro ou um foguete, a metalurgia est presente na extrao de metais a partir dos

minrios correspondentes, na sua transformao e sua moldagem. Muitos dos processos metalrgicos atuais tm em sua base conhecimentos desenvolvidos h milhares de anos, como mostra o quadro: MILNIO ANTES DE CRISTO quinto milnio a.C. quarto milnio a.C. terceiro milnio a.C. segundo milnio a.C. primeiro milnio a.C. MTODOS DE EXTRAO E OPERAO Conhecimento do ouro e do cobre nativos Conhecimento da prata e das ligas de ouro e prata Obteno do cobre e chumbo a partir de seus minrios Tcnicas de fundio Obteno do estanho a partir do minrio Uso do bronze Introduo do fole e aumento da temperatura de queima Incio do uso do ferro Obteno do mercrio e dos amlgamas Cunhagem de moedas (J. A. VANIN, Alquimistas e Qumicos)

Podemos observar que a extrao e o uso de diferentes metais ocorreram a partir de diferentes pocas. Uma das razes para que a extrao e o uso do ferro tenham ocorrido aps a do cobre ou estanho (A) a inexistncia do uso de fogo que permitisse sua moldagem. (B) a necessidade de temperaturas mais elevadas para sua extrao e moldagem. (C) o desconhecimento de tcnicas para a extrao de metais a partir de minrios. (D) a necessidade do uso do cobre na fabricao do ferro. (E) seu emprego na cunhagem de moedas, em substituio ao ouro.

07 ( ENEM 2004 Questo 61 ) Ferramentas de ao podem sofrer corroso e enferrujar. As etapas qumicas que correspondem a esses processos podem ser representadas pelas equaes:

Uma forma de tornar mais lento esse processo de corroso e formao de ferrugem engraxar as ferramentas. Isso se justifica porque a graxa proporciona (A) lubrificao, evitando o contato entre as ferramentas. (B) impermeabilizao, diminuindo seu contato com o ar mido. (C) isolamento trmico, protegendo-as do calor ambiente. (D) galvanizao, criando superfcies metlicas imunes. (E) polimento, evitando ranhuras nas superfcies.

08 ( ENEM 2003 Questo 16 ) Os acidentes de trnsito, no Brasil, em sua maior parte so causados por erro do motorista. Em boa parte deles, o motivo o fato de dirigir aps o consumo de bebida alcolica. A ingesto de uma lata de cerveja provoca uma concentrao de aproximadamente 0,3 g/L de lcool no sangue. A tabela abaixo mostra os efeitos sobre o corpo humano provocados por bebidas alcolicas em funo de nveis de concentrao de lcool no sangue: Concentrao de lcool no sangue (g/L) 0,1 - 0,5 0,3 - 1,2 0,9 - 2,5 1,8 - 3,0 2,7 - 4,0 3,5 - 5,0

Efeitos Sem influncia aparente, ainda que com alteraes clnicas Euforia suave, sociabilidade acentuada e queda da ateno Excitao, perda de julgamento crtico, queda da sensibilidade e das reaes motoras Confuso mental e perda da coordenao motora Estupor, apatia, vmitos e desequilbrio ao andar Coma e morte possvel (Revista Pesquisa FAPESP no 57, setembro 2000)

Uma pessoa que tenha tomado trs latas de cerveja provavelmente apresenta (A) queda de ateno, de sensibilidade e das reaes motoras. (B) aparente normalidade, mas com alteraes clnicas. (C) confuso mental e falta de coordenao motora. (D) disfuno digestiva e desequilbrio ao andar. (E) estupor e risco de parada respiratria.

09 ( ENEM 2003 Questo 17 ) Aps a ingesto de bebidas alcolicas, o metabolismo do lcool e sua presena no sangue dependem de fatores como peso corporal, condies e tempo aps a ingesto. O grfico mostra a variao da concentrao de lcool no sangue de indivduos de mesmo peso que beberam trs latas de cerveja cada um, em diferentes condies: em jejum e aps o jantar. Tendo em vista que a concentrao mxima de lcool no sangue permitida pela legislao brasileira para motoristas 0,6 g/L, o indivduo que bebeu aps o jantar e o que bebeu em jejum s podero dirigir aps, aproximadamente, (A) uma hora e uma hora e meia, respectivamente. (B) trs horas e meia hora, respectivamente. (C) trs horas e quatro horas e meia, respectivamente. (D) seis horas e trs horas, respectivamente. (E) seis horas, igualmente.
(Revista Pesquisa FAPESP no 57, setembro 2000)

10 ( ENEM 2003 Questo 20 ) O botulismo, intoxicao alimentar que pode levar morte, causado

por toxinas produzidas por certas bactrias, cuja reproduo ocorre nas seguintes condies: inibida por pH inferior a 4,5 (meio cido), temperaturas prximas a 100 oC, concentraes de sal superiores a 10% e presena de nitritos e nitratos como aditivos.
A ocorrncia de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) a implementar normas para a fabricao e comercializao do produto. No rtulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informaes: I. Ingredientes: Palmito aa, sal diludo a 12% em gua, cido ctrico; II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA; III. Ecologicamente correto. As informaes do rtulo que tm relao com as medidas contra o botulismo esto contidas em: (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

11 ( ENEM 2003 Questo 21 ) Levando-se em conta os fatores que favorecem a reproduo das bactrias responsveis pelo botulismo, mencionadas no item anterior, conclui-se que as toxinas que o causam tm maior chance de ser encontradas (A) em conservas com concentrao de 2g de sal em 100 g de gua. (B) nas lingias fabricadas com nitrito e nitrato de sdio. (C) nos alimentos logo aps terem sido fervidos. (D) no suco de limo, cujo pH varia de 2,5 a 3,6. (E) no charque (carne salgada e seca ao sol).

12 ( ENEM 2003 Questo 24 ) Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, esto entre as principais causas de acidentes domsticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado gua sanitria, amonaco e sabo em p para limpar um banheiro: A mistura ferveu e comeou a sair uma fumaa asfixiante. No conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta comearam a arder de maneira insuportvel. Sa correndo procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar. O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem cientfica, da seguinte forma: (A) As substncias qumicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram. (B) Com a mistura qumica, houve produo de uma soluo aquosa asfixiante.

(C) As substncias sofreram transformaes pelo contato com o oxignio do ar. (D) Com a mistura, houve transformao qumica que produziu rapidamente gases txicos. (E) Com a mistura, houve transformao qumica, evidenciada pela dissoluo de um slido.

13 ( ENEM 2003 Questo 25 ) Entre os procedimentos recomendados para reduzir acidentes com produtos de limpeza, aquele que deixou de ser cumprido, na situao discutida na questo anterior, foi: (A) No armazene produtos em embalagens de natureza e finalidade diferentes das originais. (B) Leia atentamente os rtulos e evite fazer misturas cujos resultados sejam desconhecidos. (C) No armazene produtos de limpeza e substncias qumicas em locais prximos a alimentos. (D) Verifique, nos rtulos das embalagens originais, todas as instrues para os primeiros socorros. (E) Mantenha os produtos de limpeza em locais absolutamente seguros, fora do alcance de crianas.

14 ( ENEM 2003 Questo 34 ) Na msica "Bye, bye, Brasil", de Chico Buarque de Holanda e Roberto Menescal, os versos

"puseram uma usina no mar talvez fique ruim pra pescar"

poderiam estar se referindo usina nuclear de Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. No caso de tratar-se dessa usina, em funcionamento normal, dificuldades para a pesca nas proximidades poderiam ser causadas (A) pelo aquecimento das guas, utilizadas para refrigerao da usina, que alteraria a fauna marinha. (B) pela oxidao de equipamentos pesados e por detonaes que espantariam os peixes. (C) pelos rejeitos radioativos lanados continuamente no mar, que provocariam a morte dos peixes. (D) pela contaminao por metais pesados dos processos de enriquecimento do urnio. (E) pelo vazamento de lixo atmico colocado em tonis e lanado ao mar nas vizinhanas da usina.

15 ( ENEM 2003 Questo 38 ) Na A caixinha utilizada em embalagens como as de leite longa vida chamada de tetra brick, por ser composta de quatro camadas de diferentes materiais, incluindo alumnio e plstico, e ter a forma de um tijolo (brick, em ingls). Esse material, quando descartado, pode levar at cem anos para se decompor. Considerando os impactos ambientais, seria mais adequado (A) utilizar soda custica para amolecer as embalagens e s ento descart-las. (B) promover a coleta seletiva, de modo a reaproveitar as embalagens para outros fins. (C) aumentar a capacidade de cada embalagem, ampliando a superfcie de contato com o ar para sua decomposio. (D) constituir um aterro especfico de embalagens tetra brick, acondicionadas de forma a reduzir seu volume. (E) proibir a fabricao de leite longa vida, considerando que esse tipo de embalagem no adequado para conservar o produto.

16 ( ENEM 2003 Questo 41 ) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustveis fsseis e de biomassa, cuja energia convertida em movimento de veculos. Para esses combustveis, a transformao de energia qumica em energia mecnica acontece (A) na combusto, que gera gases quentes para mover os pistes no motor. (B) nos eixos, que transferem torque s rodas e impulsionam o veculo. (C) na ignio, quando a energia eltrica convertida em trabalho. (D) na exausto, quando gases quentes so expelidos para trs. (E) na carburao, com a difuso do combustvel no ar. 17 ( ENEM 2003 Questo 42 ) Nos ltimos anos, o gs natural (GNV: gs natural veicular) vem sendo utilizado pela frota de veculos nacional, por ser vivel economicamente e menos agressivo do ponto de vista ambiental. O quadro compara algumas caractersticas do gs natural e da gasolina em condies ambiente. Densidade (kg /m3) GNV Gasolina 0,8 738 Poder Calorfico (kJ /kg) 50.200 46.900

Apesar das vantagens no uso de GNV, sua utilizao implica algumas adaptaes tcnicas, pois, em condies ambiente, o volume de combustvel necessrio, em relao ao de gasolina, para produzir a mesma energia, seria (A) muito maior, o que requer um motor muito mais potente. (B) muito maior, o que requer que ele seja armazenado a alta presso. (C) igual, mas sua potncia ser muito menor. (D) muito menor, o que o torna o veculo menos eficiente. (E) muito menor, o que facilita sua disperso para a atmosfera.

18 ( ENEM 2003 Questo 43 ) Os gases liberados pelo esterco e por alimentos em decomposio podem conter sulfeto de hidrognio (H2S), gs com cheiro de ovo podre, que txico para muitos seres vivos. Com base em tal fato, foram feitas as seguintes afirmaes: I. Gases txicos podem ser produzidos em processos naturais; II. Deve-se evitar o uso de esterco como adubo porque polui o ar das zonas rurais; III. Esterco e alimentos em decomposio podem fazer parte no ciclo natural do enxofre (S). Est correto, apenas, o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) I e III (E) II e III

19 ( ENEM 2002 Questo 04 ) A chuva em locais no poludos levemente cida. Em locais onde os nveis de poluio so altos, os valores do pH da chuva podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, ento, a denominao de chuva cida.. Este tipo de chuva causa prejuzos nas mais diversas reas: construo civil, agricultura, monumentos histricos, entre outras. A acidez da chuva est relacionada ao pH da seguinte forma: concentrao de ons hidrognio = 10 -pH , sendo que o pH pode assumir valores entre 0 e 14.

Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP) nos meses de maro, abril e maio de 1998, um centro de pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro tm seus valores mostrados na tabela: Ms Maro Abril Abril Maio A anlise da frmula e da tabela permite afirmar que: I. da 6 para a 14 amostra ocorreu um aumento de 50% na acidez. II. a 18 amostra a menos cida dentre as expostas. III. a 8 amostra dez vezes mais cida que a 14. IV. as nicas amostras de chuvas denominadas cidas so a 6 e a 8. So corretas apenas as afirmativas (A) I e II III e IV. (B) II e IV. (C) I, II e IV. (D) I, III e IV. (E) II, Amostra 6 8
a a a a

pH 4 5 6 7

14 18

20 ( ENEM 2002 Questo 24 )

Quando definem molculas, os livros geralmente apresentam conceitos como: a menor parte da substncia capaz de guardar suas propriedades. A partir de definies desse tipo, a idia transmitida ao estudante a de que o constituinte isolado (molculas) contm os atributos do todo. como dizer que uma molcula de gua possui densidade, presso de vapor, tenso superficial, ponto de fuso, ponto de ebulio, etc. Tais propriedades pertencem ao conjunto, isto , manifestam-se nas relaes que as molculas mantm entre si.
Adaptado de OLIVEIRA, R. J. O Mito da Substncia. Qumica Nova na Escola, n. 1, 1995. O texto evidencia a chamada viso substancialista que ainda se encontra presente no ensino da Qumica. Abaixo esto relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto. I. O ouro dourado, pois seus tomos so dourados. II. Uma substncia macia no pode ser feita de molculas rgidas. III. Uma substncia pura possui pontos de ebulio e fuso constantes, em virtude das interaes entre suas molculas. IV. A expanso dos objetos com a temperatura ocorre porque os tomos se expandem. Dessas afirmativas, esto apoiadas na viso substancialista criticada pelo autor apenas (A) I e II. (B) III e IV. (C) I, II e III. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV. 21 ( ENEM 2002 Questo 40 ) Para testar o uso do algicida sulfato de cobre em tanques para criao de camares, estudou-se, em aqurio, a resistncia desses organismos a diferentes

concentraes de ons cobre (representados por Cu2+).Os grficos relacionam a mortandade de camares com a concentrao de Cu2+ e com o tempo de exposio a esses ons. Se os camares utilizados na experincia fossem introduzidos num tanque de criao contendo 20.000 L de gua tratada com sulfato de cobre, em quantidade suficiente para fornecer 50 g de ons cobre, estariam vivos, aps 24 horas, cerca de (A) 1/5. (B) 1/4. (C) 1/2. (D) 2/3. (E) 3/4.

22 ( ENEM 2001 Questo 03) Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminho que transportava cido sulfrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d'gua no poludo que deve ter sofrido, como conseqncia, I. mortandade de peixes acima da normal no local do derrame de cido e em suas proximidades. II. variao do pH em funo da distncia e da direo da corrente de gua. III. danos permanentes na qualidade de suas guas. IV. aumento momentneo da temperatura da gua no local do derrame. correto afirmar que, dessas conseqncias, apenas podem ocorrer (A) I e II. (B) II e III. (C) II e IV. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV.

23 ( ENEM 2001 Questo 07) Atualmente, sistemas de purificao de emisses poluidoras esto sendo exigidos por lei em um nmero cada vez maior de pases. O controle das emisses de dixido de enxofre gasoso, provenientes da queima de carvo que contm enxofre, pode ser feito pela reao desse gs com uma suspenso de hidrxido de clcio em gua, sendo formado um produto no poluidor do ar. A queima do enxofre e a reao do dixido de enxofre com o hidrxido de clcio, bem como as massas de algumas das substncias envolvidas nessas reaes, podem ser assim representadas: enxofre (32 g) + oxignio (32 g) dixido de enxofre (64 g) dixido de enxofre (64 g) + hidrxido de clcio (74 g) produto no poluidor Dessa forma, para absorver todo o dixido de enxofre produzido pela queima de uma tonelada de carvo (contendo 1% de enxofre), suficiente a utilizao de uma massa de hidrxido de clcio de aproximadamente: (A) 23 kg. (B) 43 kg. (C) 64 kg. (D) 74 kg. (E) 138 kg.

24 ( ENEM 2001 Questo 21) Pelas normas vigentes, o litro do lcool hidratado que abastece os veculos deve ser constitudo de 96% de lcool puro e 4% de gua (em volume). As densidades desses componentes so dadas na tabela. Substncia gua lcool Densidade (g/L) 1000 800

Um tcnico de um rgo de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem lcool hidratado fora das normas. Colheu uma amostra do produto em cada posto, mediu a densidade de cada uma, obtendo: Posto I Densidade do combustvel (g/L) 822

II III IV V

820 815 808 805

A partir desses dados, o tcnico pde concluir que estavam com o combustvel adequado somente os postos (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) III e V. (E) IV e V.

25 (ENEM 2001 Questo 23) Algumas atividades humanas interferiram significativamente no ciclo natural do enxofre, alterando as quantidades das substncias indicadas no esquema. Ainda hoje isso ocorre, apesar do grande controle por legislao. Pode-se afirmar que duas dessas interferncias so resultantes da (A) queima de combustveis em veculos pesados e da produo de metais a partir de sulfetos metlicos. (B) produo de metais a partir de xidos metlicos e da vulcanizao da borracha. (C) queima de combustveis em veculos leves e da produo de metais a partir de xidos metlicos. (D) queima de combustveis em indstria e da obteno de matrias-primas a partir da gua do mar. (E) vulcanizao da borracha e da obteno de matrias-primas a partir da gua do mar.

26 (ENEM 2001 Questo 25) Uma regio industrial lana ao ar gases como o dixido de enxofre e xidos de nitrognio, causadores da chuva cida. A figura mostra a disperso desses gases poluentes.

Considerando o ciclo da gua e a disperso dos gases, analise as seguintes possibilidades: I. As guas de escoamento superficial e de precipitao que atingem o manancial poderiam causar aumento de acidez da gua do manancial e provocar a morte de peixes. II. A precipitao na regio rural poderia causar aumento de acidez do solo e exigir procedimentos corretivos, como a calagem. III. A precipitao na regio rural, embora cida, no afetaria o ecossistema, pois a transpirao dos vegetais neutralizaria o excesso de cido. Dessas possibilidades, (A) pode ocorrer apenas a I. (B) pode ocorrer apenas a II.

(C) podem ocorrer tanto a I quanto a II. (D) podem ocorrer tanto a I quanto a III. (E) podem ocorrer tanto a II quanto a III.

27 (ENEM 2001 Questo 35) Considere os seguintes acontecimentos ocorridos no Brasil: - Gois, 1987 - Um equipamento contendo csio radioativo, utilizado em medicina nuclear, foi encontrado em um depsito de sucatas e aberto por pessoa que desconhecia o seu contedo. Resultado: mortes e conseqncias ambientais sentidas at hoje. - Distrito Federal, 1999 - Cilindros contendo cloro, gs bactericida utilizado em tratamento de gua, encontrados em um depsito de sucatas, foram abertos por pessoa que desconhecia o seu contedo. Resultado: mortes, intoxicaes e conseqncias ambientais sentidas por vrias horas. Para evitar que novos acontecimentos dessa natureza venham a ocorrer, foram feitas as seguintes propostas para a atuao do Estado: I. Proibir o uso de materiais radioativos e gases txicos. II. Controlar rigorosamente a compra, uso e destino de materiais radioativos e de recipientes contendo gases txicos. III. Instruir usurios sobre a utilizao e descarte destes materiais. IV. Realizar campanhas de esclarecimentos populao sobre os riscos da radiao e da toxicidade de determinadas substncias. Dessas propostas, so adequadas apenas (A) I e II. IV. (B) I e III. (C) II e III. (D) I, III e IV. (E) II, III e

28 ( ENEM 2000 Questo 02 ) No processo de fabricao de po, os padeiros, aps prepararem a massa utilizando fermento biolgico, separam uma poro de massa em forma de bola e a mergulham num recipiente com gua, aguardando que ela suba, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema ao lado. Quando isso acontece, a massa est pronta para ir ao forno. Um professor de Qumica explicaria esse procedimento da seguinte maneira: A bola de massa torna-se menos densa que o lquido e sobe. A alterao da densidade deve-se fermentao, processo que pode ser resumido pela equao:

C6H12O6

Glicose

2 C2H5OH

lcool comum

2 CO2 +

gs carbnico

energia

Considere as afirmaes abaixo. I. A fermentao dos carboidratos da massa de po ocorre de maneira espontnea e no depende da existncia de qualquer organismo vivo. II. Durante a fermentao, ocorre produo de gs carbnico, que se vai acumulando em cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir. III. A fermentao transforma a glicose em lcool. Como o lcool tem maior densidade do que a gua, a bola de massa sobe. Dentre as afirmativas, apenas: a) I est correta. b) II est correta. d) II e III esto corretas.

e) III est correta. c) I e II esto corretas.

29 ( ENEM 2000 Questo 03 ) Ainda hoje, muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cermica no esmaltada) para conservar gua a uma temperatura menor do que a do ambiente. Isso ocorre porque: a) o barro isola a gua do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor. b) o barro tem poder de gelar a gua pela sua composio qumica. Na reao, a gua perde calor. c) o barro poroso, permitindo que a gua passe atravs dele. Parte dessa gua evapora, tomando calor da moringa e do restante da gua, que so assim resfriadas. d) o barro poroso, permitindo que a gua se deposite na parte de fora da moringa. A gua de fora sempre est a uma temperatura maior que a de dentro. e) a moringa uma espcie de geladeira natural, liberando substncias higroscpicas que diminuem naturalmente a temperatura da gua. 30 ( ENEM 2000 Questo 10 ) A adaptao dos integrantes da seleo brasileira de futebol altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasio de um torneio, como pode ser lido no texto abaixo.

A seleo brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolvia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputar o torneio Interamrica. A adaptao dever ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em altitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatrio. (Adaptado da revista Placar, edio fev. 1995)

A adaptao da equipe foi necessria principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada das cidades brasileiras, apresenta: a) menor presso e menor concentrao de oxignio. b) maior presso e maior quantidade de oxignio. c) maior presso e maior concentrao de gs carbnico. d) menor presso e maior temperatura. e) maior presso e menor temperatura. 31 ( ENEM 2000 Questo 34 ) O grfico abaixo refere-se s variaes das concentraes de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia til, em um grande centro urbano.

(Adaptado de NOVAIS, Vera. Oznio: aliado ou inimigo. So Paulo: Scipione, 1998) As seguintes explicaes foram dadas para essas variaes: I. A concentrao de NO diminui, e a de NO2 aumenta em razo da converso de NO em NO2 . II. A concentrao de monxido de carbono no ar est ligada maior ou menor intensidade de trfego.

III. Os veculos emitem xidos de nitrognio apenas nos horrios de pico de trfego do perodo da manh. IV. Nos horrios de maior insolao, parte do oznio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera. Dessas explicaes, so plausveis somente: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

32 ( ENEM 2000 Questo 37 ) O ferro pode ser obtido a partir da hematita, minrio rico em xido de ferro, pela reao com carvo e oxignio. A tabela a seguir apresenta dados da anlise de minrio de ferro (hematita) obtido de vrias regies da Serra de Carajs. Teor de enxofre (S) / % Teor de ferro (Fe) / % Teor de slica (Si02 ) / % Minrio da regio em massa em massa em massa 1 0,019 63,5 0,97 2 0,020 68,1 0,47 3 0,003 67,6 0,61 Fonte: ABREU, S. F. Recursos minerais do Brasil, vol. 2. So Paulo: Edusp, 1973 No processo de produo do ferro, dependendo do minrio utilizado, forma-se mais ou menos SO2 , um gs que contribui para o aumento da acidez da chuva. Considerando esse impacto ambiental e a quantidade de ferro produzida, pode-se afirmar que seria mais conveniente o processamento do minrio da(s) regio(es): a) 1, apenas. b) 2, apenas. c) 3, apenas. d) 1 e 3, apenas. e) 2 e 3, apenas.

33 ( ENEM 2000 Questo 38 ) No processo de produo do ferro, a slica removida do minrio por reao com calcrio (CaCO3). Sabe-se, teoricamente (clculo estequiomtrico), que so necessrios 100 g de calcrio para reagir com 60 g de slica. Dessa forma, pode-se prever que, para a remoo de toda a slica presente em 200 toneladas do minrio na regio 1, a massa de calcrio necessria , aproximadamente, em toneladas, igual a: a) 1,9. b) 3,2. c) 5,1. d) 6,4. e) 8,0.

34 ( ENEM 2000 Questo 48 ) No Brasil, mais de 66 milhes de pessoas beneficiam-se hoje do abastecimento de gua fluoretada, medida que vem reduzindo, em cerca de 50%, a incidncia de cries. Ocorre, entretanto, que profissionais da sade muitas vezes prescrevem flor oral ou complexos vitamnicos com flor para crianas ou gestantes, levando ingesto exagerada da substncia. O mesmo ocorre com o uso abusivo de algumas marcas de gua mineral que contm flor. O excesso de flor fluorose nos dentes pode ocasionar desde efeitos estticos at defeitos estruturais graves. Foram registrados casos de fluorose tanto em cidades com gua fluoretada pelos poderes pblicos como em outras, abastecidas por lenis freticos que naturalmente contm flor. Com base nesse texto, so feitas as afirmaes abaixo. I. A fluoretao da gua importante para a manuteno do esmalte dentrio, porm no pode ser excessiva. II. Os lenis freticos citados contm compostos de flor, em concentraes superiores s existentes na gua tratada. III. As pessoas que adquiriram fluorose podem ter utilizado outras fontes de flor alm da gua de abastecimento pblico, como, por exemplo, cremes dentais e vitaminas com flor. Pode-se afirmar que, apenas: a) I correta. b) II correta.

(Adaptado da Revista da Associao Paulista de Cirurgies Dentistas APCD, vol. 53, n.1,)

c) III correta. d) I e III so corretas. e) II e III so corretas. 35 ( ENEM 2000 Questo 49 ) Determinada Estao trata cerca de 30.000 litros de gua por segundo. Para evitar riscos de fluorose, a concentrao mxima de fluoretos nessa gua no deve exceder a cerca de 1,5 miligrama por litro de gua. A quantidade mxima dessa espcie qumica que pode ser utilizada com segurana, no volume de gua tratada em uma hora, nessa Estao, : a) 1,5 kg. b) 4,5 kg. c) 96 kg. d) 124 kg. e) 162 kg.

36 ( ENEM 2000 Questo 50 ) O esquema ilustra o processo de obteno do lcool etlico a partir da cana-de-acar.

Em 1996, foram produzidos no Brasil 12 bilhes de litros de lcool. A quantidade de cana-de-acar, em toneladas, que teve de ser colhida para esse fim foi aproximadamente a) 1,7 x 108. b) 1,2 x 109. c) 1,7 x 109. d) 1,2 x 1010. e) 7,0 x 1010.

37 ( ENEM 2000 Questo 54 ) O suco extrado do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do carter cido (pH entre 0 e 7) ou bsico (pH entre 7 e 14) de diferentes solues. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da soluo, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza cida ou bsica, de acordo com a escala abaixo.

Algumas solues foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados: Material IAmonaco II Leite de magnsia III Vinagre IV Leite de vaca Cor Verde Azul Vermelha Rosa

De acordo com esses resultados, as solues I, II, III e IV tm, respectivamente, carter: a) cido / bsico / bsico / cido. b) cido / bsico / cido / bsico. c) bsico / cido / bsico / cido. d) cido / cido / bsico / bsico. e) bsico / bsico / cido / cido. 38 ( ENEM 2000 Questo 55 ) Utilizando-se o indicador citado em sucos de abacaxi e de limo, podese esperar como resultado as cores: a) rosa ou amarelo. b) vermelho ou roxo. c) verde ou vermelho. d) rosa ou vermelho. e) roxo ou azul. 39 ( ENEM 99 Questo 9 ) Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantao de girassis. Procurando informao, leu a seguinte reportagem: Solo cido no favorece plantio

Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar o cultivo do girassol. A oleaginosa deve ser plantada em solos descompactados, com pH acima de 5,2 (que indica menor acidez da terra). Conforme as recomendaes da Embrapa, o agricultor deve colocar, por hectare, 40 kg a 60 kg de nitrognio, 40 kg a 80 kg de potssio e 40 kg a 80 kg de fsforo. O pH do solo, na regio do agricultor, de 4,8. Dessa forma, o agricultor dever fazer a calagem. (Folha de S. Paulo, 25/09/1996)
Suponha que o agricultor v fazer calagem (aumento do pH do solo por adio de cal virgem CaO). De maneira simplificada, a diminuio da acidez se d pela interao da cal (CaO) com a gua presente no solo, gerando hidrxido de clcio (Ca(OH)2), que reage com os ons H+ (dos cidos), ocorrendo, ento, a formao de gua e deixando ons Ca2+ no solo. Considere as seguintes equaes: I. CaO + 2H2O Ca(OH)3 II. CaO + H2O Ca(OH)2 III. Ca(OH)2 + 2H+ Ca2+ + 2H2O IV. Ca(OH)2 + H+ CaO + H2O O processo de calagem descrito acima pode ser representado pelas equaes: (A) I e II (B) I e IV (C) II e III (D) II e IV (E) III e IV

40 ( ENEM 99 Questo 11 ) A gasolina vendida por litro, mas em sua utilizao como combustvel, a massa o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos prticos dessa variao, os tanques dos postos de gasolina so subterrneos. Se os tanques no fossem subterrneos:
I.

Voc levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustvel.

II.

III.

Abastecendo com a temperatura mais baixa, voc estaria comprando mais massa de combustvel para cada litro. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatao da gasolina estaria resolvido. I correta. II correta. III correta. I e II so corretas. II e III so corretas.

Destas consideraes, somente


(A) (B) (C) (D) (E)

41 ( ENEM 99 Questo 14 ) As informaes abaixo foram extradas do rtulo da gua mineral de determinada fonte.
GUA MINERAL NATURAL Composio qumica provvel em mg/L Sulfato de estrncio ............................. 0,04 Sulfato de clcio ................................... 2,29 Sulfato de potssio .............................. 2,16 Sulfato de sdio ................................. 65,71 Carbonato de sdio .......................... 143,68 Bicarbonato de sdio ......................... 42,20 Cloreto de sdio ................................... 4,07 Fluoreto de sdio ................................. 1,24 Vandio ................................................ 0,07 Caractersticas fsico-qumicas o pH a 25 C ................................................. 10,00 Temperatura da gua na fonte ................ 24oC Condutividade eltrica .............................4,40x10-4 ohms/cm Resduo de evaporao a 180oC ............. 288,00 mg/L CLASSIFICAO: ALCALINO-BICARBONATADA, FLUORETADA, VANDICA

Indicadores cido base so substncias que em soluo aquosa apresentam cores diferentes conforme o pH da soluo. O quadro abaixo fornece as cores que alguns indicadores apresentam temperatura de 25C
Indicador Azul de bromotimol Vermelho de metila Fenolftalena Alaranjado de metila Cores conforme o pH amarelo em pH 6,0; azul em pH 7,6 vermelho em pH 4,8; amarelo em pH 6,0 incolor em pH 8,2; vermelho em pH 10,0 vermelho em pH 3,2; amarelo em pH 4,4

Suponha que uma pessoa inescrupulosa guardou garrafas vazias dessa gua mineral, enchendo-as com gua de torneira (pH entre 6,5 e 7,5) para serem vendidas como gua mineral. Tal fraude pode ser facilmente comprovada pingando-se na gua mineral fraudada, temperatura de 25C, gotas de
(A) (B) (C) (D) (E)

azul de bromotimol ou fenolftalena. alaranjado de metila ou fenolftalena. alaranjado de metila ou azul de bromotimol. vermelho de metila ou azul de bromotimol. Vermelho de metila ou alaranjado de metila.

42 ( ENEM 99 Questo 15 ) As seguintes explicaes foram dadas para a presena do elemento vandio na gua mineral em questo:
I.

II.

III.

No seu percurso at chegar fonte, a gua passa por rochas contendo minerais de vandio, dissolvendo-os. Na perfurao dos poos que levam aos depsitos subterrneos da gua, utilizaram-se brocas constitudas de ligas cromo-vandio. Foram adicionados compostos de vandio gua mineral.

Considerando todas as informaes do rtulo, pode-se concluir que apenas a explicao I plausvel. (B) a explicao II plausvel. (C) a explicao III plausvel.
(A)

as explicaes I e II so plausveis. (E) As explicaes II e III so plausveis


(D)

43 ( ENEM 99 Questo 16 ) A gua do mar pode ser fonte de materiais utilizados pelo ser humano, como os exemplificados no esquema abaixo.
gua do mar

cloreto de sdio

cloro

soda custica

II

carbonato de sdio

hipoclorito de sdio

III

bicarbonato de sdio IV

Os materiais I, II, III e IV existem como principal constituinte ativo de produtos de uso rotineiro. A alternativa que associa corretamente gua sanitria, fermento em p e soluo fisiolgica com os materiais obtidos da gua do mar :
gua sanitria II III III II I fermento em p III I IV III IV soluo fisiolgica IV IV I I III

(A) (B) (C) (D) (E)

44 ( ENEM 99 Questo 32 ) A panela de presso permite que os alimentos sejam cozidos em gua muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedao que no deixa o vapor escapar, a no ser atravs de um orifcio central sobre o qual assenta um peso que controla a presso. Quando em uso, desenvolve-se uma presso elevada no seu interior. Para a sua operao segura, necessrio observar a limpeza do orifcio central e a existncia de uma vlvula de segurana, normalmente situada na tampa. O esquema da panela de presso e um diagrama de fase da gua so apresentados abaixo.

A vantagem do uso de panela de presso a rapidez para o cozimento de alimentos e isto se deve presso no seu interior, que igual presso externa. temperatura de seu interior, que est acima da temperatura de ebulio da gua no local. (C) quantidade de calor adicional que transferida panela. (D) quantidade de vapor que est sendo liberada pela vlvula. (E) espessura da sua parede, que maior que a das panelas comuns. 45 ( ENEM 99 Questo 33 ) Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de presso logo que se inicia a sada de vapor pela vlvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento
(A) (B) (A) (B) (C) (D) (E)

ser maior porque a panela esfria. ser menor, pois diminui a perda de gua. ser maior, pois a presso diminui. ser maior, pois a evaporao diminui. no ser alterado, pois a temperatura no varia.

46 ( ENEM 99 Questo 57 ) Em nosso planeta a quantidade de gua est estimada em 1,36 106 trilhes de toneladas. Desse total, calcula-se que cerca de 95% so de gua salgada e dos 5% restantes, quase a metade est retida nos plos e geleiras. O uso de gua do mar para obteno de gua potvel ainda no realidade em larga escala. Isso porque, entre outras razes, o custo dos processos tecnolgicos de dessalinizao muito alto. no se sabe como separar adequadamente os sais nela dissolvidos. (C) comprometeria muito a vida aqutica dos oceanos. (D) a gua do mar possui materiais irremovveis. (E) a gua salgada do mar tem temperatura de ebulio alta.
(A) (B)

47 ( ENEM 98 Questo 52 ) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrializao a poluio atmosfrica. Chamins altas lanam ao ar, entre outros materiais, o dixido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilmetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitaes cidas em regies distantes, causando vrios danos ao meio ambiente (chuva cida). Um dos danos ao meio ambiente diz respeito corroso de certos materiais. Considere as seguintes obras:
I. II. III.

monumento Itamarati - Braslia (mrmore). esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabo, contm carbonato de clcio). grades de ferro ou alumnio de edifcios.

A ao da chuva cida pode acontecer em:


(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas. (E) I, II e III.

(D) II e III, apenas.

48 ( ENEM 98 Questo 53 ) Com relao aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:
I.

as chuvas cidas poderiam causar a diminuio do pH da gua de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espcies, rompendo a cadeia alimentar. as chuvas cidas poderiam provocar acidificao do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

II.

III.

as chuvas cidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da gua destilada.

Dessas afirmativas est(o) correta(s):


(A) I, apenas.

(B) III, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) II e III, apenas. (E) I e III, apenas.

49 ( ENEM 98 Questo 62 ) A tabela a seguir registra a presso atmosfrica em diferentes altitudes, e o grfico relaciona a presso de vapor da gua em funo da temperatura

Presso de vapor da gua em mmHg

Altitude (km)

0 1 2 4 6 8 10

Presso atmosfrica (mm Hg) 760 600 480 300 170 120 100

800 700 600 500 400 300 200 100 0 0 20 40 60 80 100 120

Temperatura

Um lquido, num frasco aberto, entra em ebulio a partir do momento em que a sua presso de vapor se iguala presso atmosfrica. Assinale a opo correta, considerando a tabela, o grfico e os dados apresentados, sobre as seguintes cidades:

Natal (RN) Campos do Jordo (SP) Pico da Neblina (RR)


A temperatura de ebulio ser:
(A) maior em Campos do Jordo. (B) menor em Natal. (C) menor no Pico da Neblina.

nvel do mar. altitude 1628m. altitude 3014 m.

(D) igual em Campos do Jordo e Natal. (E) no depender da altitude.

50 ( ENEM 98 Questo 63 ) O pH informa a acidez ou a basicidade de uma soluo. A escala abaixo apresenta a natureza e o pH de algumas solues e da gua pura, a 25C.

cido

neutro

bsico

10

11

12

13

14

suco de limo

saliva

gua pura

clara de ovo

sabo

Uma soluo desconhecida estava sendo testada no laboratrio por um grupo de alunos. Esses alunos decidiram que deveriam medir o pH dessa soluo como um dos parmetros escolhidos na identificao da soluo. Os resultados obtidos esto na tabela abaixo. Aluno Carlos Gustavo Simone Valria Paulo Wagner Renata Rodrigo Augusta Eliane Valor de pH 4,5 5,5 5,0 6,0 4,5 5,0 5,0 5,5 5,0 5,5

Da soluo testada pelos alunos, o professor retirou 100ml e adicionou gua at completar 200ml de soluo diluda. O prximo grupo de alunos a medir o pH dever encontrar para o mesmo:
(A) valores inferiores a 1,0. (B) os mesmos valores. (C) valores entre 5 e 7. (D) valores entre 5 e 3. (E) sempre o valor 7.

51 e 52.( ENEM 2005- Questes 17 e 18 ) ENEM 2005: Diretores de uma grande indstria siderrgica, para evitar o desmatamento e adequar a empresa s normas de proteo ambiental, resolveram mudar o combustvel dos fornos da indstria. O carvo vegetal foi ento substitudo pelo carvo mineral. Entretanto, foram observadas alteraes ecolgicas graves em um riacho das imediaes, tais como a morte dos peixes e dos vegetais ribeirinhos. Tal fato pode ser justificado em decorrncia (A) da diminuio de resduos orgnicos na gua do riacho, reduzindo a demanda de oxignio na gua. (B) do aquecimento da gua do riacho devido ao monxido de carbono liberado na queima do carvo. (C) da formao de cido clordrico no riacho a partir de produtos da combusto na gua, diminuindo o pH. (D) do acmulo de elementos no riacho, tais como, ferro, derivados do novo combustvel utilizado. (E) da formao de cido sulfrico no riacho a partir dos xidos de enxofre liberados na combusto. Texto para as questes 17 e 18.

Na investigao forense, utiliza-se luminol, uma substncia que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo em superfcies lavadas.

proposto que, na reao do luminol (I) em meio alcalino, na presena de perxido de hidrognio (II) e de um metal de transio (Mn+), forma-se o composto 3-amino ftalato (III) que sofre uma relaxao dando origem ao produto final da reao (IV), com liberao de energia (h) e de gs nitrognio (N2). (Adaptado. Qumica Nova, 25, no 6, 2002. pp. 1003-1011.)
I II III IV

+ H2O2 + Mn+ *

___

+ h + N2

Dados: pesos moleculares: Luminol = 177 3-amino ftalato = 164 17 Na reao do luminol, est ocorrendo o fenmeno de (A) fluorescncia, quando espcies excitadas por absoro de uma radiao eletromagntica relaxam liberando luz. (B) incandescncia, um processo fsico de emisso de luz que transforma energia eltrica em energia luminosa. (C) quimiluminescncia, uma reao qumica que ocorre com liberao de energia eletromagntica na forma de luz. (D) fosforescncia, em que tomos excitados pela radiao visvel sofrem decaimento, emitindo ftons. (E) fuso nuclear a frio, atravs de reao qumica de hidrlise com liberao de energia.

18 Na anlise de uma amostra biolgica para anlise forense, utilizou-se 54 g de luminol e perxido de hidrognio em excesso, obtendo-se um rendimento final de 70%. Sendo assim, a quantidade do produto final (IV) formada na reao foi de (A) 123,9. (B) 114,8. (C) 86,0. (D) 35,0. (E) 16,2. 53.(2006.Questo 29-prova azul).229299 A poluicao ambiental tornou-se grave problema a ser enfrentado pelo mundo contemporaneo. No grafico seguinte, alguns paises estao agrupados de acordo com as respectivas emissoes medias anuais de CO2 per capita. O Estado de S. Paulo, 22/7/2004 (com adaptaes). Considerando as caracteristicas dos paises citados, bem como as emissoes medias anuais de CO2 per capita indicadas no grafico, assinale a opcao correta.

A- O indice de emissao de CO2 per capita dos paises da Uniao Europeia se equipara ao de alguns paises emergentes. B- A China lanca, em media, mais CO2 per capita na atmosfera que os EUA. C- A soma das emissoes de CO2 per capita de Brasil, India e Indonesia e maior que o total lancado pelos EUA. D- A emissao de CO2 e tanto maior quanto menos desenvolvido e o pais. E -A media de lancamento de CO2 em regioes e paises desenvolvidos e superior a 15 toneladas por pessoa no ano. 54.(ENEM 2006.Questo 31-prova azul) Com base em projecoes realizadas por especialistas, preve-se, para o fim do seculo XXI, aumento de temperatura media, no planeta, entre 1,4 oC e 5,8 oC. Como consequencia desse aquecimento, possivelmente o clima sera mais quente e mais umido bem como ocorrerao mais enchentes em algumas areas e secas cronicas em outras. O aquecimento tambem provocara o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretara o aumento do nivel dos oceanos e a inundacao de certas areas litoraneas.As mudancas climaticas previstas para o fim do seculo XXI : A- provocarao a reducao das taxas de evaporacao e de condensacao do ciclo da agua. B- poderao interferir nos processos do ciclo da agua que envolvem mudancas de estado fisico. C- promoverao o aumento da disponibilidade de alimento das especies marinhas. D- induzirao o aumento dos mananciais, o que solucionara os problemas de falta de agua no planeta. E causarao o aumento do volume de todos os cursos de agua, o que minimizara os efeitos da poluicao aquatica. 55.(ENEM 2006.Questo 32-prova azul )32 Chuva acida e o termo utilizado para designar precipitacoes com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substancias que contribuem para esse processo sao os oxidos de nitrogenio e de enxofre provenientes da queima de combustiveis fosseis e, tambem, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva acida ultrapassam fronteiras politicas regionais e nacionais. A amplitude geografica dos efeitos da chuva acida esta relacionada principalmente com: A- a circulacao atmosferica e a quantidade de fontes emissoras de oxidos de nitrogenio e de enxofre. B- a quantidade de fontes emissoras de oxidos de nitrogenio e de enxofre e a rede hidrografica. C- a topografia do local das fontes emissoras de oxidos de nitrogenio e de enxofre e o nivel dos lencois freaticos.

D- a quantidade de fontes emissoras de oxidos de nitrogenio e de enxofre e o nivel dos lencois freaticos. E- a rede hidrografica e a circulacao atmosferica. 56.(ENEM 2006.Questo34-prova azul ) 34 As florestas tropicais umidas contribuem muito para a manutencao da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosferico. Resultados de observacoes sucessivas, nas ultimas decadas, indicam que a floresta amazonica e capaz de absorver ate 300 milhoes de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle A- das chuvas acidas, que decorrem da liberacao, na atmosfera, do dioxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas. B- das inversoes termicas, causadas pelo acumulo de dioxido de carbono resultante da nao-dispersao dos poluentes para as regioes mais altas da atmosfera C- da destruicao da camada de ozonio, causada pela liberacao, na atmosfera, do dioxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. D- do efeito estufa provocado pelo acumulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustiveis fosseis, como carvao mineral e petroleo. E- da eutrofizacao das aguas, decorrente da dissolucao, nos rios, do excesso de dioxido de carbono presente na atmosfera. 57. (ENEM 2006-Questo 46-prova azul) 41 46 Em 30 anos, a alimentao piorou muito

A partir desses dados, foram feitas as afirmacoes abaixo. I- As familias brasileiras, em 30 anos, aumentaram muito o consumo de proteinas e graos, que, por seu alto valor calorico, nao sao recomendaveis. II- O aumento do consumo de alimentos muito caloricos deve ser considerado indicador de alerta para a saude, ja que a obesidade pode reduzir a expectativa de vida humana. III- Doencas cardiovasculares podem ser desencadeadas pela obesidade decorrente das novas dietas alimentares. E correto apenas o que se afirma em :

A I. B II. C III. D I e II. E II e III.

58. (ENEM 2007 .Questo 10) lcool, crescimento e pobreza O lavrador de Ribeiro Preto recebe em mdia R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 80, essetrabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia. A mecanizao da colheita o obrigou a ser mais produtivo. Ocorta-cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabalhador deve cortar a cana rente ao cho, encurvado. Usa roupas mal-ajambradas, quentes, quelhe cobrem o corpo, para que no seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola:tontura, desmaio, cibra, convulso. A fim de agentar dores e cansao, esse trabalhador toma drogas e solues de glicose, quando no farinha mesmo. Tem aumentado o nmero de mortes por exausto noscanaviais. O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhes. Gera toda a energia eltrica queconsome e ainda vende excedentes. A indstria de So Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver mquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de lcool. As pesquisas, privada e pblica, na rea agrcola (cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolvem a bioqumica e a gentica no pas. Folha de S. Paulo, 11/3/2007 (com adaptaes).

10 Confrontando-se as informaes do texto com as da charge acima, conclui-se que (A) a charge contradiz o texto ao mostrar que o Brasil possui tecnologia avanada no setor agrcola.

(B) a charge e o texto abordam, a respeito da cana-de-acar brasileira, duas realidades distintas e sem relao entre si. (C) o texto e a charge consideram a agricultura brasileira avanada, do ponto de vista tecnolgico. (D) a charge mostra o cotidiano do trabalhador, e o texto defende o fim da mecanizao da produo da canadeacar no setor sucroalcooleiro. (E) o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condies precrias de trabalho, que a charge ironiza.

59. (ENEM 2007 .Questo 12) A queima de cana aumenta a concentrao de dixido de carbono e de material particulado na atmosfera, causa alterao do clima e contribui para o aumento de doenas respiratrias. A tabela abaixo apresenta nmeros relativos a pacientes internados em um hospital no perodo da queima da cana.

Escolhendo-se aleatoriamente um paciente internado nesse hospital por problemas respiratrios causados pelas queimadas, a probabilidade de que ele seja uma criana igual a (A) 0,26, o que sugere a necessidade de implementao de medidas que reforcem a ateno ao idoso internado com problemas respiratrios. (B) 0,50, o que comprova ser de grau mdio a gravidade dos problemas respiratrios que atingem a populao nas regies das queimadas. (C) 0,63, o que mostra que nenhum aspecto relativo sade infantil pode ser negligenciado. (D) 0,67, o que indica a necessidade de campanhas de conscientizao que objetivem a eliminao das queimadas. (E) 0,75, o que sugere a necessidade de que, em reas atingidas pelos efeitos das queimadas, o atendimento hospitalar no setor de pediatria seja reforado. 60 . (ENEM 2007 .Questo 13) Ao beber uma soluo de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substncia (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B) inflamvel que, queimada pelo organismo, produz gua para manter a hidratao das clulas. (C) que eleva a taxa de acar no sangue e armazenada na clula, o que restabelece o teor de oxignio no organismo. (D) insolvel em gua, o que aumenta a reteno de lquidos pelo organismo. (E) de sabor adocicado que, utilizada na respirao celular, fornece CO2 para manter estvel a taxa de

carbono na atmosfera. 61. (ENEM 2007 .Questo 15) H diversas maneiras de o ser humano obter energia para seu prprio metabolismo utilizando energia armazenada na cana-de-acar. O esquema abaixo apresenta quatro alternativas dessa utilizao.

A partir dessas informaes, conclui-se que (A) a alternativa 1 a que envolve maior diversidade de atividades econmicas. (B) a alternativa 2 a que provoca maior emisso de gs carbnico para a atmosfera. (C) as alternativas 3 e 4 so as que requerem menor conhecimento tecnolgico. (D) todas as alternativas requerem trabalho humano para a obteno de energia. (E) todas as alternativas ilustram o consumo direto, pelo ser humano, da energia armazenada na cana.

62. (ENEM 2007 .Questo 25) A durao do efeito de alguns frmacos est relacionada sua meia-vida, tempo necessrio para que a quantidade original do frmaco no organismo se reduza metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de frmaco existente no organismo no final do intervalo igual a 50% da quantidade no incio desse intervalo.

O grfico acima representa, de forma genrica, o que acontece com a quantidade de frmaco no organismo humano ao longo do tempo.

A meia-vida do antibitico amoxicilina de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibitico for injetada s 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restar em seu organismo s 13 h 30 min ser aproximadamente de (A) 10%. (B) 15%. (C) 25%. (D) 35%. (E) 50%. 63. (ENEM 2007 .Questo 29) H cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da populao brasileira poderiam ser considerados dependentes de lcool. Esse ndice, dividido por gnero, apontava que 17,1% da populao masculina e 5,7% da populao feminina eram consumidores da bebida. Quando analisada a distribuio etria desse consumo, outro choque: a pesquisa evidenciou que 41,2% de estudantes da educao bsica da rede pblica brasileira j haviam feito uso de lcool. Dados atuais apontam que a porcentagem de dependentes de lcool subiu para 15%. Estima-se que o pas gaste 7,3% do PIB por ano para tratar de problemas relacionados ao alcoolismo, desde o tratamento de pacientes at a perda da produtividade no trabalho. A indstria do lcool no Brasil, que produz do acar ao lcool combustvel, movimenta 3,5% do PIB.

F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia Clnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40.

A partir dos dados acima, conclui-se que (A) o pas, para tratar pessoas com problemas provocados pelo alcoolismo, gasta o dobro do que movimenta para produzir bebida alcolica. (B) o aumento do nmero de brasileiros dependentes de lcool acarreta decrscimo no percentual do PIB gasto no tratamento dessas pessoas. (C) o elevado percentual de estudantes que j consumiram bebida alcolica indicativo de que o consumo do lcool problema que deve ser enfrentado pela sociedade. (D) as mulheres representam metade da populao brasileira dependente de lcool. (E) o aumento na porcentagem de brasileiros dependentes de lcool deveu-se, basicamente, ao crescimento da indstria do lcool.

Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n. 4, dez./2006 e Internet: <www.alcoolismo.com.br> (com adaptaes).

64. (ENEM 2007 .Questo 39) Lucro na adversidade Os fazendeiros da regio sudoeste de Bangladesh, um dos pases mais pobres da sia, esto tentando adaptar-se s mudanas acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsveis por boa parte da produo nacional, eles esto migrando para o cultivo do camaro. Com a subida do nvel do mar, a gua salgada penetrou nos rios e mangues da regio, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criao de crustceos, uma atividade at mais lucrativa. O lado positivo da situao termina por a. A maior parte da populao local foi prejudicada, j que os fazendeiros no precisam contratar mais mo-de-obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue

vm sendo afetadas pela nova composio da gua. Os lenis freticos da regio foram atingidos pela gua salgada. Globo Rural, jun./2007, p.18 (com adaptaes). A situao descrita acima retrata (A) o fortalecimento de atividades produtivas tradicionais em Bangladesh em decorrncia dos efeitos do aquecimento global. (B) a introduo de uma nova atividade produtiva que amplia a oferta de emprego. (C) a reestruturao de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanas nas condies ambientais da regio. (D) o dano ambiental provocado pela explorao mais intensa dos recursos naturais da regio a partir do cultivo do camaro. (E) a busca de investimentos mais rentveis para Bangladesh crescer economicamente e competir no mercado internacional de gros. 65. (ENEM 2007 .Questo 40) Nos ltimos 50 anos, as temperaturas de inverno na pennsula antrtica subiram quase 6 oC. Ao contrrio do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitao de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermevel sobre o oceano, est derretendo devido elevao de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa regio, certa espcie de pingins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve no derrete a tempo, eles pem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de gua e goram. A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas. I O aumento da temperatura global interfere no ciclo da gua na pennsula antrtica. II O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espcies tpicas de regio de clima polar. III A existncia de gua em estado slido constitui fator crucial para a manuteno da vida em alguns biomas. correto o que se afirma (A) apenas em I. (B) apenas em II. (C) apenas em I e II. (D) apenas em II e III. (E) em I, II e III.

Scientific American Brasil, ano 2, n. 21, 2004, p.80 (com adaptaes).

66. (ENEM 2007 .Questo 42) O grfico abaixo ilustra o resultado de um estudo sobre o aquecimento global. A curva mais escura e contnua representa o resultado de um clculo em que se considerou a soma de cinco fatores que influenciaram a temperatura mdia global de 1900 a 1990, conforme mostrado na legenda do grfico. A contribuio efetiva de cada um desses cinco fatores isoladamente mostrada na parte inferior do grfico.

Os dados apresentados revelam que, de 1960 a 1990, contriburam de forma efetiva e positiva para aumentar a temperatura atmosfrica: (A) aerossis, atividade solar e atividade vulcnica. (B) atividade vulcnica, oznio e gases estufa. (C) aerossis, atividade solar e gases estufa. (D) aerossis, atividade vulcnica e oznio. (E) atividade solar, gases estufa e oznio. 67. (ENEM 2007 .Questo 43)

O uso mais popular de energia solar est associado ao fornecimento de gua quente para fins domsticos. Na figura ao lado, ilustrado um aquecedor de gua constitudo de dois tanques pretos dentro de uma caixa termicamente isolada e com cobertura de vidro, os quais absorvem energia solar. A. Hinrichs e M. Kleinbach. Energia e meio ambiente. So Paulo: Thompson, 3. ed., 2004, p. 529 (com adaptaes). Nesse sistema de aquecimento, (A) os tanques, por serem de cor preta, so maus absorvedores de calor e reduzem as perdas de energia. (B) a cobertura de vidro deixa passar a energia luminosa e reduz a perda de energia trmica utilizada para o aquecimento.

(C) a gua circula devido variao de energia luminosa existente entre os pontos X e Y. (D) a camada refletiva tem como funo armazenar energia luminosa. (E) o vidro, por ser bom condutor de calor, permite que se mantenha constante a temperatura no interior da caixa.

68. (ENEM 2007 .Questo 47) Quanto mais desenvolvida uma nao, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Alm de o progresso elevar o volume de lixo, ele tambm modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televiso, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrnicos. Calcula-se que 700 milhes de aparelhos celulares j foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contm mais mercrio, chumbo, alumnio e brio. Abandonado nos lixes, esse material se deteriora e vaza. As substncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lenis freticos ou a rios prximos, espalhando-se pela gua. Anurio Gesto Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptaes). A respeito da produo de lixo e de sua relao com o ambiente, correto afirmar que

A) as substncias qumicas encontradas no lixo levam, freqentemente, ao aumento da diversidade de espcies e, portanto, ao aumento da produtividade agrcola do solo. (B) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de polticas de educao que proponham mudanas no padro de consumo. (C) a produo de lixo inversamente proporcional ao nvel de desenvolvimento econmico das sociedades. (D) o desenvolvimento sustentvel requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espcies existentes em cursos dgua, solo e vegetao. (E) o desenvolvimento tecnolgico tem elevado a criao de produtos descartveis, o que evita a gerao de lixo e resduos qumicos.

69. (ENEM 2007 .Questo 47) Todas as reaes qumicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informaes. A meta desse programa a auto-replicao de todos os componentes do sistema, incluindose a duplicao do prprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa est inscrito. Cada reproduo pode estar associada a pequenas modificaes do programa.

So indispensveis execuo do programa mencionado acima processos relacionados a metabolismo, autoreplicao e mutao, que podem ser exemplificados, respectivamente, por: (A) fotossntese, respirao e alteraes na seqncia de bases nitrogenadas do cdigo gentico. (B) duplicao do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digesto de constituintes dos alimentos. (C) excreo de compostos nitrogenados, respirao celular e digesto de constituintes dos alimentos. (D) respirao celular, duplicao do DNA e alteraes na seqncia de bases nitrogenadas do cdigo gentico. (E) fotossntese, duplicao do DNA e excreo de compostos nitrogenados.

M. O. Murphy e l. Oneill (Orgs.). O que vida? 50 anos depois especulaes sobre o futuro da biologia. So Paulo: UNESP. 1997 (com adaptaes).

70. (ENEM 2007 .Questo 58) As presses ambientais pela reduo na emisso de gs estufa, somadas ao anseio pela diminuio da dependncia do petrleo, fizeram os olhos do mundo se voltarem para os combustveis renovveis,

principalmente para o etanol. Lderes na produo e no consumo de etanol, Brasil e Estados Unidos da Amrica (EUA) produziram, juntos, cerca de 35 bilhes de litros do produto em 2006. Os EUA utilizam o milho como matria-prima para a produo desse lcool, ao passo que o Brasil utiliza a cana-de-acar. O quadro abaixo apresenta alguns ndices relativos ao processo de obteno de lcool nesses dois pases.

Se comparado com o uso do milho como matria-prima na obteno do etanol, o uso da cana-de-acar (A) mais eficiente, pois a produtividade do canavial maior que a do milharal, superando-a em mais do dobro de litros de lcool produzido por hectare. (B) mais eficiente, pois gasta-se menos energia fssil para se produzir 1 litro de lcool a partir do milho do que para produzi-lo a partir da cana. (C) igualmente eficiente, pois, nas duas situaes, as diferenas entre o preo de venda do litro do lcool e o custo de sua produo se equiparam. (D) menos eficiente, pois o balano energtico para se produzir o etanol a partir da cana menor que o balano energtico para produzi-lo a partir do milho. (E) menos eficiente, pois o custo de produo do litro de lcool a partir da cana menor que o custo de produo a partir do milho. 71. (ENEM 2007 .Questo 60) Qual das seguintes fontes de produo de energia a mais recomendvel para a diminuio dos gases causadores do aquecimento global? (A) leo diesel. (B) Gasolina. (C) Carvo mineral. (D) Gs natural. (E) Vento.

72. (ENEM 2007 .Questo 60) De acordo com a legislao brasileira, so tipos de gua engarrafada que podem ser vendidos no comrcio para o consumo humano: gua mineral: gua que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composio qumica ou propriedades fsicas ou fsico-qumicas especficas, com caractersticas que lhe conferem ao medicamentosa;

gua potvel de mesa: gua que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, poss ui caractersticas que a tornam adequada ao consumo humano; gua purificada adicionada de sais: gua produzida artificialmente por meio da adio gua potvel de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada. Com base nessas informaes, conclui-se que (A) os trs tipos de gua descritos na legislao so potveis. (B) toda gua engarrafada vendida no comrcio gua mineral. (C) gua purificada adicionada de sais um produto natural encontrado em algumas fontes especficas. (D) a gua potvel de mesa adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana. (E) a legislao brasileira reconhece que todos os tipos de gua tm ao medicamentosa.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

C E D B D B B A C C

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A D B A B A B D E D

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

C D A E A C E B C A

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

A C B A E A E D C E

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

A A C B E A E C C C

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

E C D A B A B E E E

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

A D D C C E E B D D

71 72 73

A E A

Potrebbero piacerti anche