Sei sulla pagina 1di 6

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG.

IMPETRANTE:

Nome,

qualificao,

endereo,

vem

mui

respeitosamente perante V. Exa., com fundamento nos artigos 647 e 660, 4, do Cdigo de Processo Penal e artigo 5, inciso LXVIII da Constituio da Repblica, impetrar a presente ordem de HABEAS CORPUS

PACIENTES (caso seja prprio impetrante no precisa repetir a qualificao): O Nome do (s) beneficirio (s) do HC, qualificao e endereo. Local, horrio, denominao do evento. IMPETRADOS: Comandante do 1 Batalho de Polcia Militar da Capital- (Coronel Cludia Romualdo, PRAA MAL FLORIANO PEIXOTO
,S/N - SANTA EFIGENIA - Belo Horizonte),

Comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte - (Sr.


Cleuncio Alves Ferreira, Av. Dos Andrades, 915- Centro CEP: 30.120-010-Belo Horizonte/MG),

Chefe de Polcia Civil do Estado de Minas Gerais - (Dr. Cylton


Brando da Matta, Rod Prefeito Amrico Gianetti, s/n - Venda Nova/ Complemento: Cidade Administrativa - MG 010)

DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURDICOS


Devido aos ltimos acontecimentos de mobilizao nacional que esto tomando conta do pas, cujo epicentro das reivindicaes foi o Movimento Passe Livre (MPL) em So Paulo, eu no poderia deixar de prestar sua contribuio a mobilizao nacional que muitos j apelidou de primavera brasileira, em aluso a Primavera rabe que como conhecida internacionalmente uma onda revolucionria de manifestaes e protestos que vm ocorrendo no Oriente Mdio e no Norte da frica desde 18 de dezembro de 2010. Impende destacar, ainda, que os manifestantes sempre tiveram papel de destaque nas lutas em defesa do Estado Democrtico de Direito, caminhando sempre ao lado do povo para o fortalecimento da democracia no Brasil. Podemos citar como exemplos o Processo de redemocratizao do pas que teve incio no ano 1984, quando os manifestantes no se furtaram desta mobilizao, participando de diversas manifestaes, em todos os Estados, em prol das eleies diretas. Outra mobilizao marcante e por deveras emocionante, foi quando os manifestantes foram s ruas pedir o impeachment do ex-presidente da Repblica Fernando Collor de Mello. Assim como os exemplos citados acima, em que a participao dos manifestantes tiveram uma importncia impar em um passado recente do nosso pas, chegou a hora de mais uma vez a classe se juntar as vozes que ecoam nas ruas por um pas melhor. Destacando que o movimento totalmente apartidrio. O povo no vai se acovardar diante de um momento histrico que vive o pas, onde a populao toma as ruas, renascendo a esperana e imbudos de um sentimento de patriotismo que capaz de emocionar e quebrantar coraes. Vale ressaltar, que Minas gerais o bero da liberdade no pas, terra de filhos ilustres como Tiradentes que ao lado de figuras centrais da Conjurao Mineira como Cludio Manoel da Costa e tantos outros, protagonizaram um dos mais importantes movimentos sociais da Histria do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opresso do governo portugus no perodo colonial, mais especificamente no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro. Devemos

lembrar tambm dos Emboabas que bravamente lutaram pelo direito de explorao das recm-descobertas jazidas de ouro aqui nas alterosas. Claro que os tempos de hoje so outros, no h em que se falar em revolta ou luta armada, hoje o povo mineiro protesta nas ruas, tomado pelos mesmos sentimentos de liberdade de outrora, o povo quer ser ouvido e por isso no h melhor lugar para se fazer ouvir do que ir para as ruas manifestar de forma pacfica e ordeira, afinal, a imensa maioria que participam das manifestaes so jovens, tal qual no movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impeachment do Presidente do Brasil Fernando Collor de Melo e sua retirada do posto. Movimento este que contou com milhares de jovens em todo o pas e foi denominado de "caras-pintadas" referindo-se principal forma de expresso, smbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto. Os jovens de hoje, a exemplo dos jovens de outrora, manifestam por um pas melhor. No obstante o clima pacfico das manifestaes, salvo rarssimas excees em que vndalos aproveitadores promovem arruaas, as foras policiais tem agido com violncia para reprimir alguns manifestantes pacficos, colocando em perigo a integridade fsica dos demais participantes, numa tentativa de obstaculizar um direito constitucional de manifestar-se publicamente. No h como se permitir agresses por parte das foras policiais do Estado, em decorrncia da prtica de um direito constitucional, o povo mineiro sempre imbudo do sentimento de liberdade repudia e no tolera ato de violncia policial contra manifestantes pacficos, no exerccio de seus direitos constitucionais. Houve por parte do Governo do Estado uma tentativa de cerceamento do direito dos mineiros em promover manifestaes em vias e logradouros pblicos em qualquer parte do territrio estadual, restringindo assim substancialmente o contedo do direito fundamental de livre manifestao do pensamento (CRFB/88, art. 5, IV) e de reunio (CRFB/88, art. 5, XVI). Todavia o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar na Reclamao Constitucional (Rcl.15.887 MG), proposta pelo SINDICATO NICO DOS TRABALHADORES EM EDUCAO DE MINAS GERAIS - SINDUTE/MG, liberando assim o direito do povo mineiro de fazer manifestaes nas ruas e vias pblicas no Estado. Nesse julgado, nos balizamentos feitos pela Corte na ADI n 1.969-4/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski. Ademais, assevera que:

o acrdo paradigma assentou que as limitaes ao direito de reunio somente poderiam ser veiculadas por lei em sentido formal, e desde que observado o ncleo intangvel do aludido direito fundamental, o que in casu no teria ocorrido. Afirma, ainda, que a deciso judicial nega vigncia ao direito de reunio e de manifestao de pensamento, restabelecendo os ideais autoritrios do regime militar.

Na Reclamao Constitucional supracitada, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, com o brilhantismo que lhe peculiar, destacou a importncia dos movimentos sociais, conforme abaixo:

inegvel, entretanto, a virtude cvica de movimentos sociais espontneos que conclamem a participao ativa dos cidados na vida pblica, de sorte a estimular a reflexo acerca de temas caros ordem jurdica, poltica e econmica nacional. A democracia, longe de exercitar-se apenas e to somente nas urnas, durante os pleitos eleitorais, pode e deve ser vivida contnua e ativamente pelo povo, por meio do debate, da crtica e da manifestao em torno de objetivos comuns

Em outro trecho da Reclamao Constitucional n 15.887 (MG), o Min. Fux destaca a fora do movimento, como se segue:

No caso sub examine, a insatisfao popular com as questes centrais da vida pblica, inicialmente veiculada apenas em redes sociais na internet e que, por isso, j permeava o debate pblico em um espao no qual no podia ser notada fisicamente , tomou corpo e se transmudou em passeatas propositalmente realizadas em locais de grande significao e especial simbolismo, onde essas vozes, antes ocultas, podem ser percebidas com clareza pelos seus alvos, merc de contriburem para a edificao de um ambiente patritico de reflexo sobre os rumos da nao. Alm disso, fato pblico e notrio a anuncia dos poderes constitudos ao movimento popular observado nas ruas, de manifestaes em prol da democracia, da probidade e do bom emprego dos recursos pblicos. A imprensa escrita e falada d notcia das declaraes de autoridades governamentais exaltando e chancelando o carter legtimo e democrtico de tais protestos, desde que sem vandalismo e depredao do patrimnio pblico e privado.

Por ltimo, o Ministro Fux ressalta a conduta violenta de alguns manifestantes, com maestria e lucidez prolata:

Ademais, ressoa absolutamente contraditrio protestar contra a malversao de recursos pblicos por meio da depredao de prdios e bens custeados e mantidos por toda a sociedade. Esse tipo de conduta no deve ser tolerada, seja pelo seu carter violento, seja porque no capaz de transmitir qualquer tipo de mensagem til ao debate democrtico.

Concordamos plenamente com o Ministro, nas manifestaes no tem espao para baderneiros, arruaceiros e saqueadores, este tipo de gente tem que prestar contas com a justia e suportar os rigores da lei. Somos totalmente a favor de manifestaes pacficas e ordeiras, tudo conforme rege a Lei e a Constituio. Diante do exposto, o (s) Paciente (s) clamam pelo direito de se manifestarem de forma pacfica e ordeira, sem o risco de terem suas integridades fsicas violadas durante a manifestao, pelas foras policiais. Por isso rogam e este r. juzo, que conceda o Salvo-Conduto. Por ltimo fao lembrar a frase estampada em nossa bandeira mineira, que diz "LIBERTAS QU SERA TAMEN", escrita em tipo latim Laurab, que em portugus significa "Liberdade ainda que tardia" e por essa liberdade, pacfica, que os Pacientes suplicam pela CONCESSO DA ORDEM. PEDIDOS E REQUERIMENTOS Por todas estas razes, confiante neste r. juzo pede: 1) Que seja deferido o writ e Salvo-Conduto para que ocorra a manifestao de (Nome paciente), no dia, hora e local de incio referidos na inicial, na Praa Sete de Setembro, centro, Belo Horizonte/MG), com passeatas pelas principais ruas e avenidas da cidade, de maneira ordeira e pacfica, como reclama a sociedade, cabendo, por bvio, s autoridades competentes prevenir e reprimir a prtica de ilcitos penais.

2) Que seja encaminhada a notificao sobre a deciso proferida aos Pacientes.

Nestes termos, Pede e espera deferimento.

Belo Horizonte, xx de junho de 2013.

___________________________________________ Nome do Impetrante

Potrebbero piacerti anche