Sei sulla pagina 1di 26

BIOPOLTICA SEGUNDO FOUCAULT E AGAMBEN

ANDERSON ALVES ESTEVES

RESUMO: O objeto deste artigo o conceito de biopoltica, elaborado por Michel Foucault, e trabalhado, posteriormente, por Giorgio Agamben, que o transformou em tanatopoltica. No primeiro filsofo, a biopoltica foi pensada em compasso com o poder sobre o indivduo (disciplinarizao) e sob o contexto da histria da sexualidade; no segundo, em compasso com o estado de exceo como a regra da Modernidade. Em ambos, o conceito concerne ao domnio sobre a populao. PALAVRAS-CHAVES: Biopoltica - Disciplinarizao-Tanatopoltica - Estado de Exceo ABSTRACT: The aim of this article is the conception of the Biopolitcs, written by Michel Foucault, and afterwards worked by Giorgio Agamben, who transformed it to Thanathpolitics. The previous philosopher thought about Biopolitics as the power on an individual discipline and about the history of sexuality; the latter philosopher, together with the state of exception as the rule of Modernity. Both, the conception concerns to the domination on the whole people. KEYWORDS: Biopolitics - Disciplining-Tanatopolitic -State of Exception

Mestrando em Filosofia (PUC-SP), especialista em Sociologia (FESPSP), bacharel em Filosofia (USP) e em Cincias Sociais (FSA), professor da Faculdade Interao Americana, autor de material didtico em Filosofia e de artigos cientficos.

INTRODUO

Em Vontade de saber, fazendo uma histria da sexualidade, Foucault iniciou o que se convencionou chamar de biopoltica: a sexualidade no foi vista por ele pela lgica da represso, como tradicionalmente vinha acontecendo em muitos autores. Foucault notou que, no perodo abordado por ele (a partir do sculo XVII), houve tambm perodos de afrouxamento da represso, em especial no sculo XX toleram-se relaes pr-nupciais, desqualifica-se o perverso, eliminam-se tabus acerca da sexualidade infantil. A histria da sexualidade trabalhada por Foucault segue a lgica das tcnicas este trabalho se inicia com um acompanhamento dos captulos IV e V de Vontade de saber e, em seguida, explora as primeira e ltima aulas de Em defesa da sociedade, textos fundamentais para a idia de biopoltica em Foucault e que, neste ltimo texto, a partir da idia de poder como uma relao de foras em conflito, h a desqualificao do poder de soberania sobre a vida e a morte dos indivduos. Cresce, ao mesmo tempo, as tcnicas de poder sobre o indivduo (disciplinarizao) e sobre a populao (biopoltica). Na trilogia Homo sacer, de Agamben, a interseco entre o biopoltico e o jurdico e a implicao da vida nua na esfera poltica so trabalhadas pelo autor de maneira nova, fazendo parte desta nova abordagem sobre biopoltica, tambm, um conceito de soberania que decorre do pensamento de Schmitt e a idia do estado de exceo como uma regra da Modernidade, permitindo a Agamben alcanar as idias de campo como o paradigma de governo na poltica contempornea, a permanncia do estado de exceo e a biopoltica transformando-se em tanatopoltica. Todos estes conceitos so expostos neste artigo na medida em que a exposio sobre a argumentao de Agamben realizada.

FOUCAULT Em Vontade de saber, Foucault diagnosticou um movimento na histria da sexualidade moderna que teve seu ponto de partida na represso, mas com um itinerrio que encaminhou-se, com o tempo, para o abrandamento: na Reforma e na Contra-Reforma, por exemplo, a concupiscncia foi introduzida no discurso religioso a partir de tcnicas elaboradas desde o sculo XVI. No mesmo esprito de incluso da sexualidade na esfera discursiva, o sculo XVIII trouxera uma tecnologia de sexo inteiramente nova e independente do procedimento eclesistico: a pedagogia encarregou-se das crianas, a medicina da fisiologia feminina, a economia da demografia alm do sexo tornar-se uma questo leiga, tornou-se tambm questo para o Estado. Na passagem do sculo XVIII para o sculo XIX, o sexo foi tomado como questo

da instituio mdica e de patologia, tanto que, dentro da Medicina, uma parte da mesma dedicou-se especificamente ao sexo, separando-se da Medicina geral do corpo. Trata-se de um projeto mdico e tambm de um projeto poltico: ocorre uma gesto estatal de casamentos, nascimentos e sobrevivncias:
A medicina das perverses e os programas de eugenia foram, na tecnologia do sexo, as duas grandes inovaes da segunda metade 1 do sculo XIX .

O ncleo slido das novas tecnologias do sexo foi o conjunto perversohereditariedade-degenerescncia, cuja crena era a o repouso da perverso sexual em uma hereditariedade carregada de doenas; tal crena apregoava, ainda, que havia um esgotamento da descendncia destas pessoas por conta de raquitismo e esterilidade das geraes futuras. Foi o exagero desta prtica social de tecnologia do sexo que deu ensejo ao racismo de Estado. Com a Psicanlise, mais uma tecnologia que tratou do sexo, no fim do sculo XIX, o sistema de degenerescncia foi rompido a Psicanlise libertou-se e se ops hereditariedade, ao racismo e eugenia. Seja como incluso da concupiscncia no discurso; seja como pedagogia, como medicina ou como economia; seja como teoria da degenerescncia ou como Psicanlise, a histria da sexualidade moderna no combina, segundo Foucault, com a hiptese repressiva, j que, na Modernidade, por todas as tecnologias do sexo acima expostas, houve um afrouxamento da represso. Nas palavras de Foucault:
A genealogia de todas estas tcnicas com suas mutaes, seus deslocamentos, suas continuidades e rupturas, no coincide com a hiptese de uma grande fase repressiva inaugurada durante a poca clssica e em vias de encerrar-se, lentamente, no decorrer do sculo XX. Houve, ao contrrio, inventividade perptua, produo constante de mtodos e procedimentos, com dois momentos particularmente fecundos nessa histria prolfica: por volta da metade do sculo XVI, o desenvolvimento dos processos de direo e de exame de conscincia; no incio do sculo XIX, o aparecimento das tecnologias 2 mdicas do sexo .

Em seu curso no Collge de France, Em defesa da sociedade, Foucault tambm desvinculou a idia de poder da hiptese repressiva: a idia de poder no uma deduo da economia, como ocorre tanto com a concepo jurdica como com a concepo marxista, o poder seria, na primeira, um bem que se poderia transferir ou alienar, e seria, na segunda, a manuteno das relaes de produo e do domnio da classe social que se apropriou das foras produtivas em ambas as concepes, a poltica decorre da economia, j que o modelo dessas concepes a troca e a circulao de bens, em um caso, e
1

FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. Traduo de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque, Rio de Janeiro: Edies Graal, 3 edio, 1980, p. 112. 2 Op. Cit., p. 113.

uma funcionalidade econmica, em outra. Isto , Foucault est libertando a idia de poder do enclausuramento econmico e deslocando sua pesquisa para a idia de poder como relao de fora. Mas no como uma fora repressora ou como uma guerra contnua. A refutao da fundamentao do poder na economia e na represso, libera o pensamento de Foucault de dois sistemas:
Um que seria o velho sistema que vocs encontram nos filsofos do sculo XVIII, se articula em torno do poder como direito original que se cede, constitutivo da soberania, e tendo o contrato como matriz do poder poltico. E haveria o risco de esse poder assim constitudo, quando ultrapassa a si mesmo, ou seja, quando vai alm dos prprios termos do contrato, tornar-se opresso. Poder-contrato, tendo como limite, ou melhor, como ultrapassagem do limite, a opresso. E vocs teriam o outro sistema que tentaria, pelo contrrio, analisar o poder poltico no mais de acordo com o esquema contrato-opresso, mas de acordo com o esquema guerrarepresso. E, neste momento, a represso no o que era a opresso em relao ao contrato, ou seja, um abuso, mas, ao contrrio, o simples efeito e o simples prosseguimento de uma relao de dominao. A represso nada mais seria que o emprego, no interior dessa pseudopaz solapada por uma guerra contnua, de uma relao de fora perptua. Portanto, dois esquemas de anlise do poder; o esquema jurdico, e o esquema guerra-opresso, ou dominao-represso, no qual a oposio pertinente no a do legtimo e do ilegtimo, como no esquema precedente, mas a 3 oposio entre luta e submisso .

As pesquisas de Foucault apontavam em outra direo: as histrias da sexualidade, do direito penal e do poder psiquitrico ofereceram fragmentos que expressavam a eficcia das ofensivas dispersas e descontnuas que criticavam as prticas, os discursos, as coisas e as prprias instituies estudas por Foucault, deslocando a pesquisa das teorias totalitrias (globais, envolventes) para pesquisas locais. Ademais, estas crticas locais promoveram uma reviravolta dos saberes, uma insurreio de saberes que estavam sujeitados: saberes historicamente sepultados pelos conjuntos funcionais e sistemticos de anlise foram recuperados por Foucault, saberes anteriormente desqualificados e no reconhecidos por padres de cientificidade tambm passaram a ter recepo por parte dele. Sem a tutela dos discursos englobadores, Foucault realizou, ento, uma genealogia que aclopou as crticas locais aos saberes desqualificados e que ofereceu uma sabedoria sobre as lutas e as memrias dos combates (que a cincia centralizadora no oferece) a genealogia pde fazer intervir os discursos antes desconsiderados pelos esquemas totalitrios. este o procedimento genealgico, exemplificado aqui com a periodizao da sexualidade, que ajudou Foucault a formar o conceito de biopoltica: a periodizao da sexualidade expressa, concomitantemente, a lgica das
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collge de France (1975-1976). Traduo de Maria Ermantina Galvo, So Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 24.
3

tcnicas que ela segue e a hegemonia que a burguesia construiu: para Foucault, as tecnologias do sexo maximizam a vida, atribuem longevidade a ela e tentam impedir patologias nos descendentes, distribui os prazeres e os discursos de maneira que contrariam a hiptese repressiva. A burguesia investiu consideravelmente em um instrumento que lhe oferecia sade futura, uma higiene, uma descendncia que marcava a distino de classe (no mais pelo sangue, como a aristocracia o fizera, mas pelo sexo, a partir de preceitos biolgicos, mdicos e eugnicos) a partir de substrato biolgico (autossexualizao). A burguesia no castrou a sexualidade, ela criou dispositivos que expandiram a fora infinitamente, lhe ofereceram vida e sade, garantiram a perenidade. Trata-se de um agenciamento poltico sobre a vida constituda por dispositivos de sexualidade diagnosticados por Foucault na sua analtica do poder. Aproximando-se mais ainda da idia de biopoltica, Foucault aborda as mudanas no direito de morte e o poder sobre a vida no ltimo captulo de Vontade de saber: o primeiro momento foi o privilgio que o soberano teve sobre o direito de vida e morte de seus submetidos, que o pai de famlia romano tem sobre seus filhos e escravos. O segundo momento foi o exposto pelos tericos clssicos: o direito de vida e morte foi atenuado na medida em que deixou de ser a forma principal de ao do soberano; Foucault considerou que, concomitante perda da primazia do confisco, houve a incitao, o reforo, o controle, a vigilncia, a majorao e a organizao das foras submetidas. O poder de morte apresenta-se, a partir de tal situao, como complemento e como situao-limite do poder de majorao e exerccio sobre a vida. Neste esprito, o princpio de poder matar para viver tornou-se a estratgia dos Estados nacionais e deslocou a existncia para uma questo biolgica, no para uma questo jurdica: 1) o genocdio tornou-se uma questo de poder exercido sobre a vida, a espcie, a raa, isto , dos fenmenos de toda uma populao; 2) a pena de morte foi dificultada na medida em que a gesto sobre a vida se multiplicou eficazmente. Estes dois casos mostram a importncia da idia de biopoltica em Foucault: ela expressa um contexto no qual declina o poder de causar a morte e ascende o poder de causar a vida, no qual desqualifica-se a morte e fixa o poder sobre a gesto da vida. Os sculos XVII e XVIII so os marcos identificados por Foucault em que o poder sobre a vida desenvolve-se a ponto de deslocar a questo da existncia dos termos jurdicos para termos biolgicos, fazendo do corpo do indivduo uma mquina e do corpo da espcie um alvo de interveno e controle populacional. Dois momentos, dois plos que seguem as caractersticas abaixo:
(...) Um dos plos, o primeiro a ser formado, ao que parece, centrouse no corpo como mquina: no seu adestramento, na ampliao de suas aptides, na extorso de suas foras, no crescimento paralelo

de sua utilidade e docilidade, na sua integrao em sistemas de controle eficazes e econmicos tudo isso assegurado por procedimentos de poder que caracterizam as disciplinas: antomopoltica do corpo humano. O segundo, que se formou um pouco mais tarde, por volta da metade do sculo XVIII, centrou-se no corpoespcie, no corpo transpassado pela mecnica do ser vivo e como suporte dos processos biolgicos: a proliferao, os nascimentos e a mortalidade, o nvel de sade, a durao da vida, a longevidade, com todas as condies que podem faz-los variar; tais processos so assumidos mediante toda uma srie de intervenes e controles reguladores: uma biopoltica da populao. As disciplinas do corpo e as regulaes da populao constituem dois plos em torno dos quais se desenvolveu a organizao do poder sobre a vida. A instalao durante a poca clssica, desta grande tecnologia de duas faces anatmica e biolgica, individualizante e especificante, voltada para os desempenhos do corpo e encarando os processos da vida caracteriza um poder cuja funo mais elevada j no mais 4 matar, mas investir sobre a vida, de cima para baixo .

Esta administrao dos corpos e esta gesto calculista sobre a vida, prprias era clssica, na qual as disciplinas se desenvolvem, o que Foucault chama de era do biopoder: em uma direo, o biopoder disciplina os corpos, tal como as instituies exrcito e escola fazem com os submetidos a eles; em outra direo, o biopoder regula a populao a partir da demografia, da tabulao das riquezas e da circulao, da estimativa. Em ambas as direes, no antitticas, a sexualidade um dispositivo importante para a coordenao das duas tcnicas da toda a importncia que Foucault atribui a uma histria da sexualidade. Era clssica, era do biopoder, capitalismo: fenmenos histricos que no se separam no pensamento de Foucault biopoder um elemento sem o qual o prprio desenvolvimento capitalista no abre mo na medida em que se faz mister um controle dos corpos no aparelho de produo e um ajustamento dos fenmenos populacionais aos processos econmicos. H exigncia de crescimento da produo em compasso com a utilidade e docilidade dos corpos e, assim, mtodos de majorao das foras e da vida so executados para que o desempenho econmico seja eficaz, extraindo dos corpos o mximo de tempo e de trabalho e mantendo-os sob perene vigilncia anatomia, biopoltica e capitalismo no se desarticulam5. Esta dinmica torna a vida alvo de um imprescindvel controle de saber e de poder: ela torna-se objeto de clculos explcitos e entra definitivamente para a histria no sentido de ser o destino de tcnicas polticas especficas de saber e de poder: os seres vivos so distribudos nos domnios do valor e da utilidade esta sociedades que construiu constituies, a partir do sculo XVIII, que normalizam a vida uma

4 5

FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade. Op. Cit., p. 131. (...) Esse novo tipo de poder, que j no , pois, de modo algum transcritvel nos termos de soberania, , acho eu, uma das grandes invenes da sociedade burguesa. Ele foi um dos instrumentos fundamentais da implantao do capitalismo industrial e do tipo de sociedade que lhe correlativo. Esse poder no soberano, alheio portanto forma da soberania, o poder disciplinar (FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collge de France (19751976). Traduo de Maria Ermantina Galvo, So Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 43).

sociedade, segundo Foucault, normalizadora, efeito histrico de uma tecnologia de poder centrada na vida6. Na esteira desta poca do biopoder, a sexualidade um dispositivo que recebe um veemente investimento, j que ela relaciona-se tanto sobre a disciplinarizao dos corpos como na regulao das populaes (articula disciplina e biopoltica, serve como matriz das disciplinas e como regulao da vida populacional a exploso discursiva ocorrida na era clssica no foi gratuita, como j foi tratado). Na era anterior a do biopoder, o sangue constitui um elemento pelo qual os mecanismos de poder atuam (simblica do sangue); com o biopoder, os mecanismos de poder deslocam-se para o sexo, j que dirigem-se ao corpo e vida (analtica do sexo). O cuidado que Foucault toma, tambm, o de mostrar que a simblica do sangue e a analtica do poder no se sucedem, mas se justapem: h uma obsesso com o sangue e a lei por parte da gesto da sexualidade. A segunda metade do sculo XIX produziu um racismo estatal e biologizante com polticas de povoamento, de famlia, de casamento, de educao, de hierarquizao social, de propriedade, de conduta, de sade tudo para a proteo e para depurao do sangue, para triunfar a raa, tal como o nazismo pretendeu. Para a sexualidade encontrar-se escrita no sistema da lei, a Psicanlise esforou-se para contempl-la a partir das leis da aliana, da consanginidade interdita, do Pai-soberano. Seja como obsesso com o sangue, seja como obsesso com a lei, o dispositivo de sexualidade deve ser pensado a partir das tcnicas de poder que lhe so contemporneas7.

Na ltima aula do curso Em defesa da sociedade, Foucault tambm articulou os conceitos que refutam a idia de poder como represso com a formao do conceito de biopoltica. Ademais, o curso tambm conta com a exposio da desqualificao da idia de poder soberano sobre a vida e a morte dos indivduos: cada vez mais a morte uma interveno que se torna encerrada como situao-limite, cada vez mais colocada fora das relaes de poder. Compreendendo o poder como uma relao de foras em conflito, como uma guerra8, Foucault notou que os processos histricos nos quais esta relao se insere tem a vida, a partir dos sculos XVIII e XIX, como objeto do poder, como estatizada. Ao contrrio da teoria clssica da soberania, que coloca a vida e a morte em poder do soberano, um novo direito poltico constitudo no sculo XIX, caracteriza-se muito mais em fazer viver e de deixar morrer9: o fim da vida, antes um recurso inicial e ritualizado, agora evitado a teoria clssica da soberania tornou-se inoperante para organizar a vida no contexto de uma sociedade em exploso demogrfica e industrializada. Fez-se mister outra mecnica de poder:
6 7

FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade. Op. Cit., p. 135. Op. Cit., p. 141. 8 Na aula de 21 de janeiro de Em defesa da sociedade, na qual Foucault fundamenta a poltica na guerra: esta uma relao social permanente entre sujeitos que ocupam lugares prprios e se engajam na defesa de seus interesses e no contexto histrico em que se encontram. 9 FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade, Op. Cit., p. 287.

(...) Agora que o poder cada vez menos o direito de fazer morrer e cada vez mais o direito de intervir para fazer viver, e na maneira de viver, e no como da vida, a partir do momento em que, portanto, o poder intervm sobretudo nesse nvel para aumentar a vida, para controlar seus acidentes, sua eventualidades, suas deficincias, da por diante a morte, como termo da vida, evidentemente o termo, o limite e extremidade do poder. Ela est do lado de fora, em relao ao poder: o que cai fora de seu domnio, e sobre o que o poder s ter domnio de modo geral, global, estatstico. Isso sobre o que o poder tem domnio no a morte, mortalidade. E nessa medida, normal que a morte, agora, passe para o mbito do privado e do que 10 h de mais privado .

esta nova mecnica de poder que interessa entender, ela ocorre no mbito das tcnicas de poder e no no mbito da teoria poltica. Em um nvel, h a tcnica orgnico-institucional, centrada no corpo dos indivduos, distribuindo-os, organizando-os, exercitando-os, treinando-os, tornando-os teis, docilizando-os e para que os indivduos fossem racionalizados dessa forma, so vigiados, hierarquizados, disciplinados processo que ocorre desde o final do sculo XVII. Em outro nvel, uma tecnologia de poder biolgicoestatal que se remete a uma escala no individualizante, mas espcie, multiplicidade, massa global11 e, assim, ocupa-se do nascimento, da morte, da produo, da doena do homem como espcie. Esta tecnologia prpria ao nvel da espcie foi denominada por Foucault de biopoltica: interessa a ela a natalidade, a longevidade, a reproduo, a mortalidade e, assim, as tcnicas de controle enveredam, agora, pela medio, pela estatstica, em suma, por um saber-poder sobre a vida. Biopoltica no significa fazer o mesmo que, por exemplo, fizeram os tratamentos das epidemias durante a Idade Mdia. Significa tomar a vida como um problema no quadro de uma endemia: as doenas so tratadas como algo permanente na espcie e que prejudicam a fora da populao, o tempo de trabalho, aumenta os custos econmicos um permanente risco de morte exige uma permanente mobilizao pela vida um poder contnuo, cientfico, que o poder de fazer viver12. Tal empreendimento medicalizou toda a populao, deu ensejo higiene pblica, centralizou informaes, instituiu servios de assistncia velhice, aos acidentes, s enfermidades, racionalizou a seguridade, pensou os problemas que o meio geogrfico representa populao (os problemas de viver em cidades, por exemplo). Para Foucault, o campo da interveno de poder especfico da biopoltica, assim, produziu, concomitantemente, um saber especfico para ela, alm de ter produzido tambm novidades importantes. A primeira foi a novidade de uma nova personagem entrar em cena na vida poltica: se a biopoltica toma a populao como objeto, e no apenas o indivduo, ela se torna importante poltica e cientificamente o biolgico alvo do Estado. Na esteira deste
10 11

Op. Cit., pp. 295-296. Op. Cit., p. 289. 12 Op. Cit., p. 294.

primeiro processo, um segundo tambm torna-se importante: tratam-se de fenmenos coletivos, de mbito da massa e cujo resultado poltico e econmico importam muito. Para dar conta destes fenmenos, importante tambm o modo de abord-los, isto , tornam-se importantes as tecnologia peculiares biopoltica: previses, estimativas estatsticas, medies globais para intervir em fenmenos globais; por exemplo, estimulando a natalidade e baixando a morbidade para fixar um equilbrio, manter uma mdia, estabelecer uma espcie de homestase, assegurar compensaes13. No se trata, em biopoltica, de disciplinarizao de um indivduo, mas de uma regulamentao da vida da populao: o primeiro nvel das tcnicas de poder tem um objeto e o segundo, outro. O objeto especfico desta regulamentao vida da populao, a tecnologia de poder tem como objetivo controlar os eventos que se dirigem massa da populao, deixando para o outro nvel de tecnologia o treinamento individual e concentrando-se no equilbrio global, na segurana diante dos perigos internos naquilo que concerne aos processos biolgicos das massas14. A sexualidade, neste aspecto, de suma importncia, j que alvo tanto da disciplinarizao (controle da masturbao por parte da famlia e da escola, por exemplo) como da regulamentao (interessa para a procriao). Destarte, a sexualidade encontra-se em uma encruzilhada do corpo e da populao15 cuja importncia remete-se ao organismo individual e ao fenmeno global; por isso, a medicina remete-se s conseqncias nestas duas sries a masturbao em exagero punida em uma criana, a sexualidade devassa atravessa e perturba geraes (teoria da degenerescncia). Como interessa ao orgnico e ao biolgico, a sexualidade objeto de interveno poltica por um saber-poder, a medicina, que a disciplina e a regulamenta. Isto , a sexualidade um elemento que circula entre as duas sries e, assim, Foucault considera que ela objeto de normalizao:

Op. Cit., p. 293. Foucault considera que h duas sries de tcnicas de poder, uma disciplinar, de mbito individual, e outra regulamentadora, de mbito populacional; elas se sobrepe ao invs de se antagonizarem, se articulam ao invs de se exclurem: (...) A srie corpo organismo disciplina instituies; e a srie populao processos biolgicos mecanismo regulamentadores Estado. Um conjunto orgnico institucional: a organo-disciplina da instituio, se vocs quiserem, e, de outro lado, um conjunto biolgico e estatal: a bioregulamentao pelo Estado. No quero fazer essa oposio entre Estado e instituio aturar no absoluto, porque as disciplinas sempre tendem, de fato, a ultrapassar o mbito institucional e local em que so consideradas. E, depois, elas adquirem facilmente uma dimenso estatal em certos aparelhos como a polcia, por exemplo, que e a um s tempo um aparelho de disciplina e um aparelho de Estado (o que prova que a disciplina nem sempre institucional). E, da mesma forma, essas grandes regulaes globais que proliferam ao longo do sculo XIX, ns as encontramos, claro, no nvel estatal,, mas tambm abaixo do nvel estatal, com toda uma srie de instituies subestatais, como as instituies mdicas, as caixas de auxlio, os seguros etc. Op. Cit., pp. 298-299. 15 Op. Cit., p. 300.
14

13

(...) A norma o que pode tanto se aplicar a um corpo que se quer disciplinar quanto a uma populao que se quer regulamentar. (...) A sociedade de normalizao uma sociedade em que se cruzam, conforme uma articulao ortogonal, a norma da disciplina e a norma da regulamentao. Dizer que o poder, no sculo XIX, tomou posse da vida, dizer pelo menos que o poder, no sculo XIX, incumbiu-se da vida, dizer que ele conseguiu cobrir toda a superfcie que se estende do orgnico ao biolgico, do corpo populao, mediante o jogo duplo das tecnologias de disciplina, de uma parte, e das 16 tecnologias de regulamentao, de outra .

Esta sociedade de normalizao, ento, encontra-se em um paradoxo, segundo Foucault: de um lado, a morte desqualificada e o poder de soberania recua consideravelmente, j que a biopoltica avana sem cessar, de outro, a morte quando desejada pelo poder exercida por ele apesar desta biopoltica. Para Foucault, as sociedades regulamentadoras resolveram o paradoxo pela mediao do racismo, pela estatizao dele: por ele, h o divisor de guas entre o que deve viver e o que deve morrer; a distino, qualificao e hierarquizao das raas, atribuindo vida a algumas (majorando-as) e morte a outras; matar a raa inferior para garantir a vida, a sade, a pureza da raa superior, dando segurana biolgica para esta:
(...) A morte do outro no simplesmente a minha vida, na medida em que seria minha segurana pessoal, a morte do outro, (a morte da raa ruim, da raa inferior ou do degenerado, ou do anormal) o que vai deixar a vida em geral mais sadia e mais pura. Portanto, 17 relao no militar, guerreira ou poltica, mas relao biolgica .

Pelo racismo, nota-se, a sociedade normalizadora aceita retirar a vida, apesar da biopoltica que caracteriza esta sociedade. E mais, biopoltca e racismo no se excluem neste aspecto, este a condio18 para que o Estado exera o direito de matar; afinal, em compasso com o racismo, Foucault lembra que ocorreram a colonizao e o evolucionismo. Pelo racismo, lembra tambm, populaes so expostas a uma guerra permanente: preciso eliminar o adversrio poltica e biologicamente, garantindo a prpria segurana e a regenerao de um ponto de vista biolgico articula-se o direito de morte (de uns) com a proteo vida (de outros), a funo de morte com a economia do biopoder, a eliminao e a purificao das raas. A abordagem que Foucault, neste aspecto, faz do nazismo esclarecedora para a biopoltica: trata-se de um estado que combina assassinato, racismo, disciplina e regulamentao biolgica:
(...) Poder disciplinar, biopoder: tudo isso percorreu, sustentou a muque a sociedade nazista (assuno do biolgico, da procriao, da hereditariedade; assuno tambm da doena, dos acidentes). No h sociedade a um s tempo mais disciplinar e mais

16 17

Op. Cit., p. 302. Op. Cit., p. 305. 18 Op. Cit., p. 306.

previdenciria do que a que foi implantada, ou em todo caso 19 projetada, pelos nazistas .

Ao mesmo tempo, o nazismo desencadeou o direito de morte. Mas, ao declarar a guerra e ao assassinar o inimigo, exps-se, concomitantemente, a prpria raa ao perigo da morte o risco de morte e a obedincia caracterizaram a poltica nazista de exposio da populao morte, garantindo para esta a constituio de si mesma como raa superior e a possibilidade da regenerao perante s raas inferiores. Em outros termos, o nazismo generalizou tanto a biopoltica como o direito soberano de matar.

AGAMBEN

Na introduo de Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I, Agamben situou conceitualmente o leitor dos seus textos a partir de dois momentos histricos no Ocidente: segundo ele, os gregos usavam dois termos para referirem-se vida zo como um viver comum a todos os seres humanos e bos como uma forma prpria de viver concernente a um indivduo ou a um grupo, isto , uma vida qualificada, particularizada. A vida natural, portanto, entre os gregos, enquadra-se como zo e excluda da polis: o homem da polis no aquele que limita a vida reproduo, o homem da poltica cujo sentido viver segundo o bem. O segundo momento considerado por Agamben a Idade Moderna: nela a vida natural comea a ser includa nos mecanismos de poder estatal, trazendo a zo para a esfera da poltica, expandindo a noo de poltica para biopoltica e trazendo consigo um controle disciplinar e uma srie de tecnologias de poder para docilizar os corpos das pessoas, comenta Agamben a partir da produo foucaultiana: ocorre uma crescente implicao da vida natural do homem nos mecanismos e nos clculos do poder. Outra referncia citada por Agamben para demarcar a especificidade do perodo moderno foi a obra de Hannah Arendt: ela trabalhara o modo como a vida biolgica ocupou o centro da cena poltica na Modernidade, fazendo declinar o espao pblico neste perodo. Foucault investigara o poder por duas diretrizes, segundo Agamben, sendo que a primeira constituiu-se do estudo das tcnicas polticas pelas quais o Estado assume e integra a vida natural dos indivduos, j a segunda constituiuse do estudo das tecnologias do eu nas quais a subjetivao vincula a identidade e a conscincia do indivduo ao poder de controle externo a ele.
19

Op. Cit., p. 309.

Agamben deseja encontrar uma convergncia de toque entre estes dois pontos de individualizao e totalizao:
(...) possvel, em um mbito to decisivo, contentar-se com explicaes psicolgicas, como aquela ainda que no desprovida de sugestes, que estabelece um paralelismo entre neuroses externas e neuroses internas? E diante de fenmenos como o poder miditico-espetacular, que est hoje por toda parte transformando o espao pblico, legtimo ou at mesmo possvel manter distintas 20 tecnologias subjetivas e tcnicas polticas?

Diante destas candentes questes, Agamben definiu com clareza seu objeto no livro: trata-se de investigar a interseco entre o que jurdico-institucional e o que biopoltico e no separar estes dois mbitos um do outro. Trata-se, ainda, de mostrar as implicaes da vida nua na esfera poltica como ncleo originrio do poder soberano21, de mostrar como a contribuio original do poder soberano foi o corpo biopoltico a vida nua entra na poltica a partir de uma qualificao, de uma mediao. O que torna necessrio explicar a relao entre poltica e vida nua no Ocidente, cuja caracterstica a excluso da segunda pela primeira, a politizao da vida nua, absorvendo esta na poltica e, portanto, a categorizao poltica da Modernidade reside em uma zo-bos, exclusoincluso22. Assim, Agamben marca seu ponto de distino tanto de Aristteles como de Foucault:
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Traduo de Henrique Burigo, Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002, p. 14.
21 22

20

Op. Cit., p. 14. A imagem que Agamben busca para esta situao a do homo sacer: trata-se daquele que, no direito romano arcaico, fora includo porque fora, anteriormente, excludo da sociedade de algum modo, aquele que fora condenado pelo Estado e encontrava-se exposto a ele sua vida estava exposta, era matvel, nua, mas o Estado no findava com ela. Ver Homo sacer, primeiro captulo da segunda parte de Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Agamben, no terceiro captulo da mesma parte, ainda comenta que a vida se torna sacra no seguinte sentido: a vida da pessoa posta para fora da jurisdio sem que adentre na vida divina e, assim, a violncia executada contra ela no era sacrlega; por isso, a analogia com a exceo soberana ocorre na medida em que a lei aplica-se desaplicando-se o homo sacer pertence a Deus na forma da insacrificabilidade e includo na comunidade na forma da matabilidade, aquele cuja vida se encontra nua sob o bando soberano. A analogia entre a sacratio e a exceo soberana, alis, estrutural, segundo Agamben: (...) Aquilo que capturado no bando soberano uma vida humana matvel e insacrificvel: o homo sacer. Se chamamos vida nua ou vida sacra a esta vida que constitui o contedo primeiro do poder soberano, dispomos ainda de um princpio de resposta para o quesito benjaminiano acerca da origem do dogma da sacralidade da vida. Sacra, isto , matvel e insacrificvel, originariamente a vida no bando soberano, e a produo da vida nua , neste sentido, o prstimo original da soberania. A sacralidade da vida, que se desejaria hoje fazer valer contra o poder soberano como um direito humano em todos os sentidos fundamental, exprime, ao contrrio, em sua origem, justamente a sujeio da vida a um poder de morte, a sua irreparvel exposio na relao de abandono. (Op. Cit., p. 91). Fora do mbito religioso e do mbito profano, todos so soberanos frente ao homo sacer; fora do mbito religioso e do mbito profano, todos so homines sacri frente ao soberano eis um espao poltico em sentido prprio, j que se est

(...) A tese foucaultiana dever, ento, ser corrigida ou, pelo menos, integrada, no sentido de que aquilo que caracteriza a poltica moderna no tanto a incluso da zo na polis, em si antiqssima, nem simplesmente o fato de que a vida como tal venha a ser um objeto eminente dos clculos e das previses do poder estatal; decisivo , sobretudo, o fato de que, lado a lado com o processo pelo qual a exceo se torna em todos os lugares a regra, o espao da vida nua, situado originariamente margem do ordenamento, vem progressivamente coincidir com o espao poltico, a excluso e incluso, externo e interno, bos e zo, direito e fato entram em uma zona de irredutvel 23 indistino .

Assim, as democracias modernas encontram-se em uma situao aportica na medida em que, ao colocar em jogo a liberdade e a felicidade dos homens sob a questo da vida nua, submetem esta ao seu domnio, j que bos e zo acabaram por no se discernirem, fazendo Agamben chamar a ateno do leitor, alis, para uma solidariedade entre a democracia e totalitarismo. Como Agamben explora o conceito schimittiano de soberania e o paradoxo ali existente, no qual o soberano aquele que est dentro e fora do ordenamento jurdico, aquele que decide se a constituio deve ou no ser suspensa, ele pde notar um compasso entre este paradoxo e o paradoxo da exceo, no qual o que est em jogo a suspenso da lei o monoplio de tais decises encontra-se com o soberano e, por encontrar-se, ento, fora do direito, ele inclui a partir da excluso. A exceo deliberada pelo soberano a regra da Modernidade segundo a anlise de Agamben: a vida nua incorporada no clculo poltico, tal como ocorre em um campo de concentrao. Por tal caracterstica, a soberania no pode ser entendida apenas como categoria jurdica e poltica, se a exceo a estrutura da soberania, a estrutura dela a estrutura de bando24:
(...) Chamemos bando (...) a esta potncia (...) da lei de manter-se na prpria privao, de aplicar-se desaplicando-se. A relao de em uma esfera que excede tanto as esferas do direito como do sacrifcio, abrindo uma zona de indistino que Agamben quer definir. 23 Op. Cit., p. 16. 24 Agamben ilustra a estrutura de bando da soberania com o texto Diante da Lei, de Kafka, no qual a lei se afirma na sua forma mais pura na medida em que nada prescreve o campons encontra-se totalmente entregue lei, mas esta nada lhe exige. E, para Agamben, o esquema da exceo soberana concernente na medida em que a lei aplica-se desaplicando-se. Tratase de uma lei que vigora sem significado e, assim, a figura de Kant que trazida tona por Agamben, j que a tica kantiana coloca o sujeito tico diante de uma lei que vigora sem significar. Lei e vida, ento, na literatura kafkiana e na tica kantiana, so indiscernveis e este processo semelhante ao estado de exceo. No entanto, a partir de Jean Luc Nancy que Agamben pinta com mais preciso a estrutura ontolgica do abandono: A soberania , de fato, precisamente esta lei alm da lei qual somos abandonados, ou seja o poder autopressuponente do nmos, e somente se conseguirmos pensar o ser do abandono alm de toda idia de lei (ainda que seja na forma vazia de uma vigncia sem significado), poder-se- dizer que samos do paradoxo da soberania em direo a uma poltica livre de todo o bando. Uma pura forma da lei apenas a forma vazia da relao; ,mas a forma vazia da relao no mais uma lei, e sim uma zona de indiscernibilidade entre lei e vida, ou seja, um estado de exceo (Op cit., p. 66).

exceo uma relao de bando. Aquele que foi banido no , na verdade, simplesmente posto fora da lei e indiferente a esta, mas abandonado por ela, ou seja, exposto e colocado em risco o limiar em que vida e direito, externo e interno se confundem. Dele no literalmente possvel que esteja fora ou dentro do ordenamento (...). neste sentido que o paradoxo da soberania pode assumir a forma: no existe um fora da lei. A relao originria da lei com a vida no a aplicao, mas o Abandono. A potncia insupervel do nomos, a sua originria fora de lei, que ele mantm a vida em seu bando 25 abandonando-a .

Sujeitos a um poder de morte, a vida do homo sacer entra na cidade com a dupla exceo da matabilidade e da insacrificabilidade, trata-se de uma vida sacra uma zona de indistino na qual bos e zo se constituem em compasso por esse abandono a um poder de morte que a vida (nua) humana se politiza, j que um elemento poltico originrio da soberania. O fato da soberania estar contemplada no Estado de direito em nada diminui o paradoxo da soberania, segundo Agamben: desde Pndaro, o Ocidente caracteriza-se pela composio entre violncia e justia, tornando-os indistintos o soberano o ponto de indiferena entre violncia e direito, o limiar em que a violncia transpassa em direito e o direito em violncia26. Ou, para explorar outras fontes, Agamben tambm cita Plato (Grgias 484b, 1-10) e expem a violncia aplicando-se aos justos, aplicando-se natureza e, mais uma vez, coincidindo violncia e direito. Em Hobbes, a indistino entre direito e violncia foi trabalhada pelo poder do soberano ser a violncia do mais forte aplicada sobre os demais e, dessa forma, a figura do soberano faz sobreviver o estado de natureza expandindo o paradoxo da soberania, agora, a natureza e a lei so indistintas, o homem e o lobo so iguais e, sob o estado de natureza, a condio de cada um para com o outro a de homo sacer, de vida nua, e sobre essa condio que a soberania opera com um espao autenticamente poltico. O estado de natureza , de Hobbes a Rousseau, um estado de exceo e a fundao da sociedade civil mantm, mediante a deciso soberana, a vida nua, o homo sacer homem e lobo, natureza e cultura encontram-se em uma zona de indiferena. Eis o relacionamento polticojurdico originrio, a saber, o bando: assim que vida nua e poder soberano se mantm unidos27. Com Schimitt, nota-se que o nmos da soberania aproximase tambm do estado de natureza: recorrendo a Pndaro, Schimitt observa a
25 26

Op. Cit., p. 36. Op. Cit., p. 38. 27 esta estrutura de bando que devemos aprender a reconhecer nas relaes polticas e nos espaos pblicos em que ainda vivemos. Mais ntimo que toda interioridade e mais externo que toda a estraneidade , na cidade, o banimento da vida sacra. Ela o nmos soberano que condiciona todas as outras normas, a espacializao originria que torna possvel e governa toda localizao e toda territorializao. E se, na modernidade, a vida se coloca sempre mais claramente no cento da poltica estatal (que se tornou, nos temos de Foucault, biopoltica), se, no nosso tempo, em um sentido virtualmente como homines sacri, isto somente possvel porque a relao de bando constitua desde a origem a estrutura prpria do poder soberano Op. Cit., p. 117.

superioridade do nmos do soberano frente concepo positivstica da lei e, dessa forma, aproxima o nmos do soberano e o estado de exceo:
(...) Estado de natureza e estado de exceo so apenas as duas faces de um nico processo topolgico no qual, como numa fita de Moebius ou em uma garrafa de Leyden, o que era pressuposto como externo (o estado de natureza) ressurge agora no interior (como estado de exceo), e o poder soberano justamente esta impossibilidade de discernir externo e interno, natureza e exceo, phsis e nmos. O estado de exceo, logo, no tanto uma suspenso espao-temporal, quanto uma figura topolgica complexa, em que no s a exceo e a regra, mas at mesmo o estado de natureza e o direito, o fora e o dentro transitam um pelo outro. justamente nesta zona topolgica de indistino, que deveria permanecer ocultar aos olhos da justia, que ns devemos tentar em fixar o olhar.

O fato de existir um poder constituinte e deste se relacionar com o poder constitudo tambm em nada diminui o paradoxo da soberania: de um lado, o poder constitudo est no estabelecido na ordem do Estado, de outro, o poder constituinte situa-se fora dele. Porm, recorrendo a Sieys, Agamben observa que a constituio se pressupe como poder constituinte e, por isso, exprime o paradoxo da soberania: se o poder soberano se pressupe como estado de natureza,
que assim mantido em relao de bando com o estado de direito, assim ele se divide em poder constituinte e poder constitudo e se conserva em relacionamento com ambos, situando-se em seu ponto 28 de indiferena .

Em termos aristotlicos, a relao entre poder constituinte e poder constitudo traduzida por Agamben pela relao entre potncia e ato: em relao ao ato, a potncia o precede, o condiciona e permanece nele e, ainda, continua autnoma em relao a ele, j que pode ou no passar ao ato. Assim, a relao da potncia com o ato uma relao de suspenso ela decide soberanamente sobre a realizao ou no do ato. Para Agamben, o paradigma da soberania foi exposto por Aristteles nesta doutrina do ato e da potncia:
estrutura da potncia, que se mantm em relao com o ato precisamente atravs de seu poder no ser, corresponde aquela do bando soberano, que aplica-se exceo desaplicando-se. A potncia (no seu dplice aspecto de potncia de e potncia de no) o modo atravs do qual o ser se funda soberanamente, ou seja, sem nada que o preceda e determine seno o prprio poder no ser. E soberano aquele ato que se realiza simplesmente retirando a 29 prpria potncia de no ser, deixando-se ser, doando-se a si .

Como a soberania dplice, j que, como potncia, se auto-suspende e se mantm, isto , mantm uma relao de bando consigo mesma, h uma zona de indistino entre ato e potncia puros e esta indistino que caracteriza o soberano.
28 29

Op. Cit., p. 48. Op. Cit., p. 54.

Foi Benjamin quem notou o nexo entre direito e violncia como uma premissa necessria para o estudo da soberania: a violncia ou pe o direito ou o conserva. Desta forma, preciso encontrar, tambm, uma figura que rompa com esta dialtica circular e a sada benjaminiana a idia de violncia divina: no se trata de por ou de conservar o poder, mas de dep-lo no estado de exceo, a violncia conserva e suspende o direito, existe executando-o. Isto , a violncia soberana abre uma zona de indistino entre lei e natureza, o que externo e o que interno, entre a violncia e o direito e cabe ao soberano a deciso. Assim, exceo e regra so indiscernveis, j que a violncia tanto pe como conserva o direito, isto , o depe, a violncia o meio que estabelece o direito e o fim pelo qual o direito executa-se violentamente. Neste nexo entre direito e violncia, a vida nua e a sua relao com a violncia jurdica, segundo Agamben, precisam ser explorados; afinal, o domnio do direito sobre o vivente coextensivo vida nua e encontra seus limites nela e, por outro lado, um fim da violncia jurdica remonta culpa da vida nua natural e entrega o vivente pena, purificando-o legalmente30.

Como j foi exposto, Agamben leva a reflexo sobre a biopoltica a um patamar bem diferente daquele que Foucault e Hannah Arendt alcanaram. Graas ao conceito de vida nua ou de vida sacra, Agamben pde convergir o pensamento deles e entrelaar de modo mais ntimo os mbitos da poltica e da vida; assim, a vida nua torna-se inteligvel mediante a poltica e, concomitantemente, a poltica moderna torna-se inteligvel ao se levar em conta a vida nua. Assim, Agamben citou Karl Lwith como o primeiro a definir politizao da vida a peculiaridade dos estados totalitrios e a semelhana destes com os estados democrticos: a vida aparece inscrita na ordem estatal, a nuance do processo fica por conta da primazia do privado sobre o pblico na democracia burguesa e da vida biolgica como critrio poltico por excelncia das escolhas soberanas nos estados totalitrios; porm, em ambos os casos, a biopoltica o que caracteriza as duas formas e expe a vida nua em uma zona indistinta de operao poltica, jurdica, mdica, cientfica e sacerdotal alm de biopoltca, a denominao de tanatopoltica tambm usada por Agamben, j que a deciso sobre a vida e a morte das pessoas por parte do soberano pensada a partir da simbiose destas diferentes reas. Somente por este campo da biopoltica possvel entender a poltica moderna, somente por
Para Agamben, estas questes so objeto de um frutfero debate entre Benjamin e Schmitt e tal debate o objeto do captulo 4 de Estado de exceo: (...) A discusso se d numa mesma zona de anomia que, de um lado, deve ser mantida a todo custo em relao com o direito e, de outro, deve ser tambm implacavelmente libertada dessa relao. O que est em questo na zona de anomia , pois, a relao entre violncia e direito em ltima anlise, o estatuto da violncia como cdigo da ao humana. Ao gesto de Schmitt que, a cada vez, tenta reinscrever a violncia no contexto jurdico, Benjamin responde procurando, a cada vez, assegurar a ela como violncia pura uma existncia fora do direito. AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceo: homo sacer II, 1. Traduo de Iraci D. Poleti, So Paulo: Boitempo, 2 edio, 2007, p. 92.
30

ela se entende os primeiros registros de Habeas corpus, em 1679, e se entende como a vida nua entra para o nvel de um sujeito poltico, fazendo a democracia moderna nascer da reivindicao e exposio do corpo, desta centralidade do corpo31. por isso que no se pode entender as declaraes sobre os direitos do homem independentemente da emergncia dos estados nacionais: a vida natural agora inscrita da ordem jurdico-poltica dos estados nacionais est no primeiro plano da estrutura do Estado e do prprio fundamento/legitimidade deste; afinal, a Declarao de 1789 expressa a vida nua como fonte do direito do nascimento do homem nao (nascere) os direitos se conservam, a vida nua regulamentada pela biopoltica. Ao invs de soberania rgia de origem divina, h agora a soberania nacional e a passagem de uma para a outra ocorre pelo nascimento como portador imediato da soberania32 deixa-se de ser sdito e passa-se a ser cidado, mas com a vida nua investida pelo estado desde o nascimento. Esta articulao entre nascimento e nao to importante para se entender a poltica moderna que, quando se passou por uma crise da funo das declaraes dos direitos e a articulao e o estadonao entram em crise, formou-se um movimento biopoltico que fez da vida natural o local por excelncia da deciso soberana33, a saber, o fascismo e o nazismo. Outra questo moderna inteligvel a partir dos presentes conceitos de vida nua e biopoltca a dos refugiados: a quebra da relao entre nascimento e nacionalidade gera a crise da soberania moderna, j que os refugiados rompem com o nexo nascimento-nao e deslegitimam a ao do estadonao. Ao mesmo tempo, e mais significativamente, os mesmos estados do origem a normas que permitem desnaturalizar e desnacionalizar em massa os seus prprios cidados:
(...) uma das poucas regras s quais os nazistas se ativeram constantemente no curso da soluo final, era a de que somente depois de terem sido completamente desnacionalizados (at da cidadania residual que lhes cabia aps as leis de Nuremberg), os 34 hebreus podiam ser enviados aos campos de extermnio .

Tanto o problema dos refugiados como o problema do nazismo mostram a crise do nexo nascimento-nao e a soberania nacional que da decorre a partir da declarao dos direitos: os estados discriminam no seu prprio interior uma vida nua privada de valor poltico e, tambm, no caso dos refugiados, os direitos do homem separam-se deste na medida em que a pessoa expulsa do seu estado at que seja recodificada em uma outra identidade nacional. Se os estados nacionais j encontravam-se, no sculo XX, na discriminao poltica das vidas nuas no interior dos seus domnios, eles alcanaram tambm
31 32

AGAMBEN, Giordio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Op. Cit., p. 131. Op. Cit., p. 135. 33 Op. Cit., p. 135. 34 Op. Cit., p. 139.

o patamar de declarar que algumas destas vidas eram indignas de serem vividas: citando Karl Binding e Alfred Hoche, Die Freigabe der Vernichtung lebensunweten Lebens, Agamben comenta que um homem vivente tem soberania sobre a sua existncia e, por isso, alguns se suicidam e impossvel que sejam punidos. Desta discusso, os autores derivam a necessidade de autorizao do aniquilamento das vidas que sejam indignas de serem vividas, segundo eles: trata-se daqueles com doenas incurveis e de idiotas incurveis e que, eles ou sua famlia, expressaram o desejo de morte; a partir deste desejo, uma comisso estatal composta de um mdico, um psiquiatra e um jurista teria o poder de deciso final da questo. No se trata, portanto, de homicdio, mas da fixao de um limiar alm do qual a vida cessa de ter valor jurdico, trata-se da vida nua do homo sacer Agamben considera que este limite alargou-se na histria do Ocidente e chegou, hoje, ao interior de toda vida humana e de todo cidado, deixando de ser apenas confinada a uma categoria definida e ocupando o ser biolgico de cada vivente. No nazismo, por exemplo, o programa de eutansia alargou-se para os judeus e para todos os outros indesejveis ao estado a biopoltica nazista converte-se em tanatopoltica na medida em que, ao zelar pelo corpo biolgico da nao, a deciso soberana de aniquilar a vida matvel executada. Isto , a biopoltica moderna caracteriza-se pelo estabelecimento da soberania no poder de deciso sobre o valor ou desvalor da vida como tal e, conseqentemente, o encaminhamento da mesma vida ou a morte. Ademais, ao politizar a vida biolgica de tal modo, valorizandoa/desvalorizando-a, o nazismo colocou a vida biolgica como a prpria base de sua (bio)poltica e regulando-a pela eugenia a poltica policia a vida biolgica impedindo a degenerao gentica e promovendo a sade hereditria para o Reich. Poltica e vida so imediatamente ligadas uma outra, usando uma expresso de Verschuer, Agamben mostra que a poltica tem por misso justamente dar forma vida do povo a vida , ao mesmo tempo, sujeito e objeto da poltica estatal. Levando a questo a um mbito ainda mais geral, Agamben conclui:
(...) Quando vida e poltica, divididos na origem e articulados entre si atravs da terra de ningum do estado de exceo, na qual habita a vida nua, tendem a identificar-se, ento toda a vida torna-se sacra e 35 toda a poltica torna-se exceo .

E mais: alm da vida, a morte tambm politizada: as cobaias humanas (Versuchepersonen) no incio do sculo XX, nos crceres dos EUA, e os inmeros casos sob o nazismo mostram que estas cobaias eram os excludos da comunidade poltica e, portanto, privados dos direitos condenados morte ou detentos dos campos de concentrao eram vida nua, homines sacri, matase, mas no se trata de homicdio. Mas a politizao da morte talvez seja ainda
35

Op. Cit., p. 155.

mais forte a partir da idia de alm-coma, um estado em que a dependncia da sobrevivncia tecnolgica. Porm, os aparelhos no evitavam a morte cerebral e, assim, apesar desta, o corpo tinha suas funes vegetativas em funcionamento graas ao aparelho. Isto , a morte passa por uma redefinio: a vida nua do alm-comatoso controlada tecnologicamente pelo homem, uma vida que se pode encerrar sem que se cometa o homicdio, uma politizao da vida e da morte em grau elevado e que contemplada tanto no totalitarismo quanto nas democracias modernas. Diante de tal biopoltica e tanatopoltica modernas, Agamben ento caracteriza a matriz do espao poltico em que vivemos, a saber, o campo. O campo aquele espao no qual se superou o conceito jurdico de crime: em 1896, os espanhis montaram um em Cuba; no incio do sculo XX, os ingleses aprisionaram os beres em campos; na Alemanha, uma lei prussiana de 1851 j tratava da Schutzhaft (custdia preventiva) e sob a Repblica de Weimar, em 1923, baseada na Schutzhaft, criou-se a Konzentrationslager fr Auslnder, que hospedava comunistas e judeus orientais refugiados. Os nazistas fizeram o mesmo, mas com a novidade de confundir o estado de exceo com a prpria norma, a ponto dos juristas nazistas falarem em um estado de exceo desejado. E, com o estado de exceo tornando-se regra, o campo de concentrao o espao caracterstico situao ao invs de suspenso temporal do ordenamento, ocorre uma disposio permanente e estvel fora do mesmo ordenamento. No entanto, comentando que o campo de concentrao est localizado dentro do prprio territrio nacional, Agamben mostra que este local est fora do ordenamento jurdico normal e o objeto que ele recebe capturado fora do campo de concentrao e dentro do territrio nacional, isto , ele inclui mediante a excluso, ele normaliza a exceo, torna fato e direito indiscernveis:
(...) O campo , digamos, a estrutura em que o estado de exceo, em cuja possvel deciso se baseia o poder soberano, realizado normalmente. O soberano no se limita mais a decidir sobre a exceo, como estava no esprito da constituio de Weimar, com base no reconhecimento de uma dada situao factcia (o perigo para a segurana pblica): exibindo a nu a ntima estrutura de bando que caracteriza o seu poder, ele agora produz a situao de fato como conseqncia da deciso sobre a exceo. Por isso, observando-se bem, no campo a quaestio iuris no mais absolutamente distinguvel da quaestio facti e, neste sentido, qualquer questionamento sobre a legalidade ou ilegalidade daquilo que nele sucede simplesmente desprovido de sentido. O campo um hbrido de direito e de fato, no qual os dois termos tornaram-se 36 indiscernveis .

Como direito e fato se confundem, Hannah Arendt j havia dito que no campo de concentrao tudo era possvel. O que Agamben introduz a idia de que

36

Op. Cit., p. 177.

este campo um espao biopoltico jamais visto anteriormente37, j que a vida nua est diante do poder sem nenhuma mediao e a deciso poltica soberana opera a partir da indiferenciao entre fato e direito, vida e poltica ( neste sentido que se compreende que a palavra do Fhrer era a lei) a poltica torna-se biopoltica e o homo sacer se confunde virtualmente com o cidado38. A rigor, a argumentao de Agamben para demonstrar como o campo o espao poltico peculiar Modernidade: o estado-nao que funciona a partir no nexo entre localizao (territrio), ordenamento (Estado) e regras de inscrio da vida (nascimento ou nao) encontra-se em crise e, ento, o Estado assume os cuidados da vida biolgica diretamente ser a partir do campo que regular a inscrio da vida. guisa de concluso sobre a poltica moderna, eis as palavras de Agamben:
(...) O estado de exceo que era essencialmente uma suspenso temporal do ordenamento, torna-se agora uma nova e estvel disposio espacial, na qual habita aquela vida nua que, em proporo crescente, no pode mais ser inscrita no ordenamento. O descolamento crescente entre o nascimento (a vida nua) e o Estadonao o fato novo da poltica do nosso tempo, e aquilo que chamamos de campo o seu resduo. A um ordenamento sem localizao (o estado de exceo, no qual a lei suspensa) corresponde agora uma localizao sem ordenamento (o campo, como espao permanente de exceo). O sistema poltico no ordena mais formas de vida e normas jurdicas em um espao determinado, mas contm em seu interior uma localizao deslocante que o excede, na qual toda forma de vida e toda norma podem virtualmente ser capturadas. O campo como localizao deslocante a matriz oculta da poltica em que ainda vivemos, que devemos aprender a reconhecer atravs de todas as suas metamorfoses, nas zones dattente de nossos aeroportos bem como em certas periferias de nossas cidades. Este o quarto, inseparvel elemento que veio a juntar-se, rompendo-a, velha trindade Estado39 nao (nascimento)-territrio .

O campo, de modo geral, e Auschwitz, como um dos exemplos, a norma do espao poltico contemporneo e, levando a anlise s ltimas conseqncias, , tambm, o paradigma biopoltico moderno: a vida nua, nele, exposta da forma que os muulmanos40 eram expostos em Auschwitz como objetos do que a biopoltica, como Foucault j apontara, morrer, isto ,
Como no h nada no corpo que impea a ao do soberano, no h como se pensar uma nova economia de prazer para ele e, assim, se fundar uma nova poltica alm dos dispositivos do poder existentes, argumenta Agamben contra Foucault (Op. Cit., pp. 192-193). 38 Op. Cit., p. 178. 39 Op. Cit., 182. 40 Sobre a denominao de muulmano aos que estavam expostos, resignados e sem ao contra a SS, em Auschwitz, Agamben considera que o mais provvel que o termo foi usado por se remeter, etimologicamente e pela acepo que, desde a Idade Mdia, os europeus faziam dos muulmanos , a quem se submete incondicionalmente vontade de Deus. Os muulmanos foram os que morreram em srie e que no sobreviveram para, mais tarde, testemunhar o ocorrido; so os sobreviventes que falam por eles e, estes, no so as testemunhas, portanto, que expressam a voz dos prprios muulmanos. AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo sacer III). Traduo de Selvino J. Assmann, So Paulo: Boitempo, 2008, p. 52.
37

biopoltica e tanatopoltica na medida que o racismo inerente a um estado totalitrio e biopoltico como o nazismo. Em O que resta de Auschwitz, Agamben diz:
O no-ariano transmuta-se em judeu, o judeu em deportado (...), o deportado em internado (...), at que, no campo, as cesuras biopolticas alcancem o seu limite ltimo. O limite o muulmano. (...) Compreende-se ento a funo decisiva dos campos no sistema da biopoltica nazista. Eles no so apenas o lugar da morte e do extermnio, mas tambm, e antes de qualquer outra coisa, o lugar de produo do muulmano, da ltima substncia biopoltica isolvel no continuum biolgico. Para alm disso, h somente a cmara de 41 gs .

Para Agamben, mais que deixar morrer, a especificidade da biopoltica do sculo XX a de fazer sobreviver, separando certos tipos de vida e qualificando-os como vida orgnica ou vida animal, o no-humano do humano, o muulmano da testemunha, a vida vegetativa da vida consciente, entre zo e bos separado dos outros, o muulmano, por exemplo, torna-se a substncia biopoltica absoluta.

Como j foi exposto laconicamente, a caracterstica da poltica moderna, alm de estar ambientada em um campo, a de constituir-se em um permanente estado de exceo e, ademais, tal estado de exceo tambm biopoltico. Em Estado de exceo: homo sacer II, Agamben exps estas idias e, neste artigo, seguiu-se sua argumentao para aquilo que concerne com mais proximidade ao presente objeto. Para Agamben, a situao moderna a de um permanente estado de exceo: logo que assumiu o poder, Hitler promulgou o Decreto para a proteo do povo e do Estado e este jamais foi revogado. Esta permanncia do estado de exceo o paradigma de governo dominante na poltica contempornea42, independentemente da democracia ou do absolutismo: nos dois casos h uma estrutura biopoltica de incluso do vivente em uma excluso do direito conforme os exemplos das leis ps 11 de Setembro dos EUA ratificam ao anular o estatuto jurdico do indivduo e deixando-o inominvel e inclassificvel (a military order que autoriza a indefinitive detention de cidados suspeitos e o USA Patriot Act, promulgado pelo senado, que permite manter preso o estrangeiro que seja suspeito de atividades perigosas segurana dos Estados Unidos). Nota-se a expanso do poder executivo (iniciada por conta das duas guerras mundiais) e uma reduo do legislativo ratificao de disposies promulgadas pelo executivo sob a forma de
41 42

Op. Cit., p. 90. AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceo: homo sacer II, 1. Traduo de Iraci D. Poleti, So Paulo: Boitempo, 2 edio, 2007, p. 13.

decretos com fora-de-lei43 (repblicas deixam de ser parlamentares para tornarem-se governamentais) tanto no caso do decreto de Hitler como no caso democrtico44: o estado de exceo como regra , para Agamben, uma tcnica de governo usada em ambos os casos. Em termos jurdicos, apesar de uns defenderem a incluso do estado de exceo no ordenamento e outros defenderem a excluso, Agamben considera que, na verdade, a discusso correta no esta, mas o lugar onde a incluso e a excluso se indeterminam, isto , a zona de indiferena entre o fora e o dentro. Para Agamben, a construo mais rigorosa de uma teoria do estado de exceo levando em conta as questes de mbito jurdico foi a obra de Carl Schmitt: em 1921, Schmitt apresentou o estado de exceo mediante a figura da ditadura, que pode ser de dois tipos, a saber, a ditadura comissria e a ditadura soberana. A primeira pretende defender ou restaurar a constituio vigente45. A segunda alcana a mxima crtica da exceo. J no livro de 1922, a questo se remete diretamente para o estado de exceo e para a questo da soberania: embora ocorra uma suspenso da ordem jurdica, h articulao do estado de exceo com a ordem jurdica; afinal o que se inscreve no direito algo exterior a ele. Articulao paradoxal, segundo Schmitt em Die Diktatur: na ditadura comissria a inscrio operada pela distino entre normas do direito e normas de realizao do direito, na ditadura soberana a distino entre poder constituinte e poder constitudo que opera a inscrio. J em Politische Theologie, o que opera a inscrio do estado de exceo na ordem jurdica a distino entre norma e deciso, considerando-se ambos como autnomos o soberano decide pelo estado de exceo e ancora sua deciso na ordem jurdica. Fora da ordem jurdica por decidir em suspend-la, o soberano encontra-se, concomitantemente, dentro dela j que o responsvel pela deciso em suspenso da constituio:
Estar-fora e, ao mesmo tempo, pertencer: tal a estrutura topolgica do estado de exceo, e apenas porque o soberano que decide sobre a exceo , na realidade, logicamente definido por ela em seu ser, que ele pode tambm ser definido pelo oximoro 46 xtase-pertencimento .

Outra distino feita por Schmitt foi entre norma do direito e norma de realizao do direito: na ditadura comissria o segundo momento autnomo em relao ao primeiro; na ditadura soberana a velha constituio foi suprimida e a nova , ainda, constituinte, isto , se aplica uma lei que no est em vigor. Em 1989, Derrida falou, baseando-se na Revoluo Francesa, da distino entre eficcia da lei, que leva em conta a atividade legislativa e seus efeitos
43 44

Op. Cit., p. 18. No item 1.7 de Estado de exceo, Agamben exps uma breve histria do estado de exceo na qual o dispositivo tem origem na Revoluo Francesa decretado pela Assemblia Constituinte em 1791. Tanto na democracia como na ditadura, argumenta Agamben. 45 Op. Cit., p. 53. 46 Op. Cit., p. 57.

jurdicos, e fora-de-lei, decretos que podem ser realizados pelo poder executivo e que, assim, diferem da essncia da lei na medida em que so aplicveis pelo soberano tal como se a fora-de-lei operasse sem lei. Ainda sobre a relao entre o estado de exceo e o direito, Agamben encontrou um dispositivo no Imprio Romano que trs luz relao entre ambos e permite observar o estado de exceo em sua forma paradigmtica, a saber, o iustitium:
Quando tinha notcia de alguma situao que punha em perigo a Repblica, o Senado emitia um senatus consultum ultimum por meio do qual pedia aos cnsules (ou a seus substitutos em Roma, interrex ou pr-cnsules) e, em alguns casos, tambm aos pretores e aos tribunos da plebe e, no limite, a cada cidado, que tomasse qualquer medida considerada necessria para a salvao do Estado (rem publicam defendant, operamque dent ne quid respublica detrimenti capiat). Esse senatus-consulto tinha por base um decreto que declarava o tumultus (isto , a situao de emergncia em Roma, provocada por uma guerra externa, uma insurreio ou uma guerra civil) e dava lugar, habitualmente, proclamao de um iustitium 47 (institium edicere ou indicere) .

Trata-se, portanto, de uma interrupo do direito e, conseqentemente, uma produo de um vazio jurdico; uma situao que no se limita apenas a ditaduras, como este exemplo, e tambm os exemplos modernos, expressam na ditadura ou na democracia, trata-se de uma zona de anomia caracterizada pela desativao das determinaes jurdicas e que, ao mesmo tempo, essencial ordem jurdica na medida em que assegura uma relao com ela, salvando a ordem jurdica a partir da situao de emergncia. Essa zona indefinvel , como foi dito, uma fora-de-lei sem lei. A evoluo semntica do termo iustitium de designao de estado de exceo para a designao de luto pblico pela morte de um soberano ou de um parente seu , segundo Agamben, importante para o entendimento da forma paradigmtica do estado de exceo. A partir da monografia de Augusto Fraschetti sobre Augusto, que evidenciou o significado poltico do luto pblico e mostrou o tumulto que os funerais do soberano provocavam, isto , estes tumultos eram administrados pelo iustitium e este foi assimilado quele. Com a morte do soberano, a suspenso do direito tornou-se parte integrante do ritual fnebre e, isto o importante, o estado de exceo e a anomia ligada pessoa do soberano liberta-se da subordinao ao direito. O soberano uma lei viva e, assim, est desobrigado do direito; porm, concomitantemente, como a lei coincide no prprio soberano, este continua relacionando-se com ela. Este o nexo que o estado de exceo estabelece entre um fora e um dentro da lei e, nesse sentido, constitui o arqutipo da teoria moderna da soberania48. O tumulto era controlado e o estado de exceo era transformado em luto pblico
47 48

Op. Cit., p. 67. Op. Cit., p. 107.

e este em iustitium eis a indiscernibilidade entre o nomos e a anomia do corpo do soberano, a indiscernibilidade entre estado de exceo e luto pblico. Indiscernibilidade e solidariedade entre anomia e direito. O mesmo ocorre com as festas peridicas que suspendem as hierarquias jurdicas e sociais e caracterizam-se pela permissividade temporria, tal como o carnaval uma anomia e uma tolerncia em relao a ela, uma suspenso da lei e uma conexo com ela (indiscernibilidade e solidariedade). Direito e vida se relacionam em anomia com o direito se aplicando ao caos e vida, sob o estado de exceo. Para Agamben, esta relao entre direito e vida (biopoltica) e este poder que o senado romano tem em suspender o direito, a auctoritas do senado, marcam profundamente toda a poltica ocidental. No contexto do Imprio Romano, auctoritas, no direito privado, remetia-se propriedade do auctor, quele que interfere dando validade jurdica ao ato de um sujeito que, sozinho, no goza desta possibilidade, tal como um pai autoriza o matrimnio de um filho, expressando a auctoritas do pai a partir da prpria condio que este tem de pai. No direito pblico, auctoritas designa a prerrogativa prpria ao senado que tem o poder de ratificar, por exemplo, as decises populares e de colocar o iustitium em vigncia, suspendendo, assim, a ordem jurdica:
(...) A auctoritas parece agir como uma fora que suspende a potestas onde Lea agia e a reativa onde ela no estava mais em vigor. um poder que suspende ou reativa o direito, mas no tem 49 vigncia formal como direito .

Ao mesmo tempo que se excluem, auctoritas e potestas se suplementam. Ainda no contexto do direito pblico, a auctoritas patrum promove o interregnum, isto , com a morte do monarca, o senado nomeava um interrex para garantir o exerccio do poder suspendendo a constituio (suspendendo a potestas) cabe ao interrex nomear o prprio sucessor. Na hostis iudicatio a auctoritas tambm suspende o poder: se a segurana da repblica fosse ameaada por um cidado, este era declarado pelo senado inimigo pblico e perdia seus direitos a auctoritas suspendia o estatuto do cidado em questo. Augusto, reivindicando a auctoritas como fundamento do prprio status de princeps expressa uma auctoritas principis: a auctoritas deriva, aqui, da pessoa e se constitui a partir da prpria pessoa, vivendo e desaparecendo com ela. Eis aqui, uma biopoltica:
(...) Para compreender fenmenos modernos como o Duce fascista e o Fhrer nazista, importante no esquecer sua continuidade com o princpio de auctoritas principis. (...) As qualidades de Duce e de Fhrer esto ligadas diretamente pessoa fsica e pertencem tradio biopoltica da auctoritas e no tradio jurdica da 50 potestas .

49 50

Op. Cit., p. 121. Op. Cit., p. 127.

Se a auctoritas inerente pessoa viva, h uma imanncia do direito vida o poder carismtico teorizado por Max Weber liga, por exemplo, a auctoritas pessoa do chefe poltico e, nos casos do fascismo e do nazismo, tal carisma aparece em compasso com a suspenso da ordem jurdica. Direito e vida se articulam mediante a auctoritas que faz com que um implique o outro (biopoltica). E mais: nota-se que o Ocidente tem uma tradio poltica caracterizada pela auctoritas e pela potestas sendo que o primeiro um elemento normativo e o segundo um elemento anmico: para ser aplicado, o elemento normativo precisa do anmico, embora se afirme somente se validar ou suspender a potestas o que permite a relao entre os dois elementos o estado de exceo, a partir dele os dois entram na zona de indiscernibilidade. Agamben comenta que quando os dois elementos coincidem em uma s pessoa, fazendo do estado de exceo uma regra, o sistema jurdico-poltico torna-se uma mquina letal:
(...) O estado de exceo, hoje, atingiu exatamente seu mximo desdobramento planetrio. O aspecto normativo do direito pode ser, assim, impunemente eliminado e contestado por uma violncia governamental que, ao ignorar no mbito externo o direito internacional e produzir no mbito interno um estado de exceo 51 permanente, pretende, no entanto, ainda aplicar o direito .

51

Op. Cit., p. 131.

REFERNCIAS

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Traduo de Henrique Burigo, Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002. ____. Estado de exceo: homo sacer II, 1. Traduo de Iraci D. Poleti, So Paulo: Boitempo, 2 edio, 2007. ____. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo sacer III). Traduo de Selvino J. Assmann, So Paulo: Boitempo, 2008. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: a vontade de saber. Traduo de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque, Rio de Janeiro: Edies Graal, 3 edio, 1980. ____. Em defesa da sociedade: curso no Collge de France (1975-1976). Traduo de Maria Ermantina Galvo, So Paulo: Martins Fontes, 1999. ____. Vigiar e Punir: nascimento da priso. Traduo de Raquel Ramalhete, Petrpolis: Vozes, 25 edio, 2002.

Potrebbero piacerti anche