Sei sulla pagina 1di 10

Pontifcia Universidade Catlica de Gois

Agnaldo Roque Ribeiro Junior

Turma: A02
Objetivos
Realizar experimentos fazendo uso do paqumetro, aplicando os conhecimentos adquiridos no estudo da teoria de erros e medidas.

Introduo
Paqumetro, do grego paqui (espessura) e metro (medida), um instrumento utilizado para medir a distncia entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Em termos prticos, um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distncia entre dois pontos, fornecendo leituras com dcimos de milmetro. Alm do tipo universal (figura 1), o paqumetro pode ser apresentado de diversas formas especficas para cada uso: paqumetro de profundidades, paqumetro com bico mvel (para medir peas cnicas), paqumetro duplo (para medir dentes de engrenagens) e paqumetro digital (para leitura rpida e ideal para controle estatstico).

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

Orelha fixa Orelha mvel Nnio ou vernier em polegadas Nnio ou vernier em milmetros Escala fixa em polegadas Escala fixa em milmetros Haste de profundidade Cursor Bico fixo Bico mvel Encosto fixo Encosto mvel

Figura 1 - Representao estrutural de um paqumetro

O paqumetro ajustado entre dois pontos e a medio lida em sua rgua. Esse instrumento de preciso que serve para medir comprimentos, espessuras, dimetros, profundidade, entre outros, o resultado da associao de uma escala, como padro de comprimento; dois bicos de medio, como meios de transporte do mensurando, sendo um ligado escala e outro ao cursor e um nnio para a indicao entre traos, em que o nnio a parte do paqumetro cuja finalidade proporcionar uma medida com uma resoluo menor (mais precisa) do que a feita somente com a escala fixa. A leitura do nnio deve ser realizada com o paqumetro perpendicular vista do operador para evitar o "erro de paralaxe", ou seja, uma observao errada do valor na escala do instrumento, devido ao ngulo de viso. Os paqumetros distinguem-se pela faixa de indicao, pelo nnio, pelas dimenses e forma dos bicos. Entre as aplicaes usuais de paqumetros, temos a medio de um anel, de profundidade, medio externa, medio de um cilindro e do dimetro de uma pea cilndrica. A leitura da medida feita da seguinte forma: Posicione o bico mvel de forma tal que a pea a ser medida se adapte com folga entre os bicos fixo e mvel (medida externa) ou entre as orelhas (medida interna) ou entre a haste de profundidade e a escala fixa (medida de profundidade) Mova as partes mveis com o polegar atuando no impulsor at que a parte mvel (bico, orelha ou haste) encoste suavemente na pea. Leia na escala fixa o nmero de milmetros inteiros ( esquerda do zero do nnio). Leia a parte fracionria da medida observando qual trao do nnio coincide com algum trao da escala fixa e calcule o valor da frao multiplicando o nmero desse trao pela resoluo.

Materiais utilizados
a) b) c) d) e) Paqumetro (Figura 2.a) Fios de eletricidade (Figura 2.b) Porcas com parafuso (Figura 2.c) Peas de madeira (Figura 2.d) Canos hidrulicos (Figura 2.e)

Figura 2.a

Figura 2.b

Figura 2.c

Figura 2.d

Figura 2.e

Procedimentos Experimentais
1) Medir a espessura e a rea de um fio condutor Para este experimento, foi usado o paqumetro para medir o dimetro do fio condutor em quatro pontos diferentes. Com os valores obtidos, calculou-se a rea de seo reta do fio a partir da frmula . A partir dessas medidas, obteve-se o dimetro mdio e a rea de seo reta mdia. A seguir, foi calculado o desvio padro de cada grandeza. 2) Medir o dimetro interno de um cano hidrulico Para este experimento, foi usado o paqumetro para medir o dimetro interno do cano em quatro pontos diferentes. Com os valores obtidos, foi possvel calcular o dimetro mdio e o desvio padro dessa grandeza. 3) Medir as dimenses de parafusos e porcas Com o uso do paqumetro, mediu-se as dimenses a, b, c, d e e, indicadas na figura 3, dos parafusos e porcas sobre a mesa.

Figura 3
4) Desenhar em escala uma pea de madeira Atravs do paqumetro, foi possvel medir dimenses como comprimento, largura, profundidade, dimetro e separao entre os furos de uma pea de madeira que permitiram ento, fazer um desenho indicando as medidas realizadas.

Resultado
1) Medir a espessura e a rea de um fio condutor

Dimetro (mm)

rea

1,60 2,01

1,55 1,89

1,70 2,27

1,50 1,77

Dimetro mdio

rea mdia Dimetro (Dimetro mdio desvio padro) rea (rea mdia desvio padro)

1,59 1,98 1,59 0,08 1,98 0,21

2) Medir o dimetro interno de um cano hidrulico

Dimetro (mm)

Dimetro mdio Dimetro (Dimetro mdio desvio padro)

37,7 37,7 37,7 0,16

37,7

37,5

37,9

3) Medir as dimenses de parafusos e porcas

a = 14,2mm b = 26,1mm

c = 16,1mm d = 66,7mm

e = 17,2mm

4) Desenhar em escala uma pea de madeira

10,0 25,9 25,9

10,0 26,1

39,8

21,6 98,9

Comprimento: 98,9mm Largura: 39,8mm Profundidade: 21,6mm Dimetro: 25,9mm (duas menores) e 26,1mm (maior) Separao entre os furos: 10mm

Concluso
A partir desse relatrio possvel visualizar partes importantes do uso adequado das regras de arredondamentos e as incertezas referentes s medidas, alm do tratamento com medidas e com a propagao de erros, em que o experimento permitiu visualizar que as grandezas determinadas experimentalmente tm uma incerteza resultante das fontes de erro. possvel visualizar tambm o uso correto de instrumentos, tais como possveis erros resultantes da calibrao desse instrumento de medida, e a utilidade de instrumentos como o paqumetro, que permitem medir comprimentos, espessuras, dimetros, profundidade e outras .

Referncias
Web: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/paquimetro/paquimetro.htm http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema092/Documentos/APOSTILA_PARTE_II_cap_3_Paquimetro.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Paqumetro http://physika.info/physika/documents/micropaq.pdf

Imagens Figura 2.a: http://www.wdpe.com.br/laser/instrumentos.htm Fig. 2.b: http://www.eletroesters.com.br/img/produtos/fios_cabos_g10/fios_cabos.jpg Figura 2.c: http://www.mellometal.com.br/attachments/Image/Parafuso_porca.jpg Fig. 2.d: http://www.3bscientific.es/imagelibrary/U15026/U15026_01_blocos-de-madeira-para-experiencias-comfriccao.jpg Fig. 2.e: http://www.depositosaomarcos.com.br/img/products/cano-pvc-tigre-esg-100-mt-_1_600.jpg

Potrebbero piacerti anche