Sei sulla pagina 1di 2

Linguagem figurada - 6 ano - com gabarito

Imagine... Carolina diz para a amiga: Gustavo uma gato. Gustavo comenta: Carolina uma gatinha. a) O que cada um deles est querendo dizer? b) Gato e gata, ento, ganharam um novo sentido? Por qu?
1)

2) A) O vento cochichava segredos no seu ouvido. B) o menino cochichava segredos no ouvido da menina. Uma dessas duas frases apresenta uma associao inesperada, pouco comum. Identifique-a e explique o que ela tem de novo. 3) A) Seu olhar queima. B) o sol queima. a) O que h de comum entre o olhar e o sol? b) Em uma das frases, o verbo foi usado em sentido figurado, no queimar de verdade. Identifique-a, justificando sua resposta. 4) a) b) Joana tem olhos brilhantes. As estrelas brilham no cu. Compare, numa frase, os olhos de Joana com as estrelas: Usando a palavra como; Eliminando a palavra como CANO Pus o meu sonho num navio e o navio em cima do mar; - depois, abri o mar com as mos, para o meu sonho naufragar Minhas mos ainda esto molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre de meus dedos colore as areias desertas. O vento vem vindo de longe, a noite se curva de frio; debaixo da gua vai morrendo meu sonho, dentro de um navio... Chorarei quanto for preciso, para fazer com que o mar cresa, e o meu navio chegue ao fundo e o meu sonho desaparea.
GABARITO: 1) a- Cada um est querendo dizer que o outro bonito. b- Sim, deixaram de significar o animal, para expressar um elogio 2) A frase A apresenta um associao inesperada, porque cochichar ao de pessoa, vento no cochicha. 3) a- Ambos queimam. b- Em A, o verbo foi usado em sentido figurado, porque o olhar no queima de verdade, como o sol.

Depois, tudo estar perfeito; praia lisa, guas ordenadas, meus olhos secos como pedras e as minhas duas mos quebradas.
Ceclia Meireles. Viagem. In: Obra potica. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1967.

5) Pus o meu sonho num navio /e o navio em cima do mar; / - depois, abri o mar com as mos, / para o meu sonho naufragar. a) A palavra sonho no est usada no sentido comum, de imagens que acontecem enquanto dormimos. Quando estamos acordados, com o que sonhamos? b) Sonho, nesse sentido, ento, tem um significado prximo ao de uma dessas palavras: falsidade, iluso, realidade.escolha a melhor. c) O que aconteceu com o sonho do poeta? 6) a) A quarta estrofe sugere que o poeta no quer o qu? b) apie-se no texto e justifique sua resposta.
4) a- Os olhos de Joana brilham como estrelas. Ou: Os olhos de Joana so brilhantes como as estrelas. b- Os olhos de Joana so estrelas 5) a- Sonhamos com o que no temos, com as coisas que queramos poder fazer... b- Tem um significado prximo de iluso. c- O poeta afundou o prprio sonho. 6) a- A quarta estrofe sugere que o poeta no quer que o sonho volte, pois tudo est perdido mesmo. b- Ela quer que o navio chegue ao fundo e que o sonho desaparea.

Potrebbero piacerti anche