Sei sulla pagina 1di 52

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI N 12.086, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2009.
Dispe sobre os militares da Polcia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; altera as Leis nos 6.450, de 14 de outubro de 1977, 7.289, de 18 de dezembro de 1984, 7.479, de 2 de junho de 1986, 8.255, de 20 de novembro de 1991, e 10.486, de 4 de julho de 2002; revoga as Leis nos 6.302, de 15 de dezembro de 1975, 6.645, de 14 de maio de 1979, 7.491, de 13 de junho de 1986, 7.687, de 13 de dezembro de 1988, 7.851, de 23 de outubro de 1989, 8.204, de 8 de julho de 1991, 8.258, de 6 de dezembro de 1991, 9.054, de 29 de maio de 1995, e 9.237, de 22 de dezembro de 1995; revoga os dispositivos das Leis n 7.457, de 9 de abril de 1986, 9.713, de 25 de novembro de 1998, e 11.134, de 15 de julho de 2005; e d outras providncias.

Mensagem de veto.

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Esta Lei estabelece os critrios e as condies que asseguram aos policiais militares da ativa da Polcia Militar do Distrito Federal e aos Bombeiros Militares da ativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e o acesso hierarquia das Corporaes, mediante promoes, de forma seletiva, gradual e sucessiva, com base nos efetivos fixados para os Quadros que os integram. TTULO I DA POLCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 2o O efetivo da Polcia Militar do Distrito Federal de 18.673 (dezoito mil e seiscentos e setenta e trs) policiais militares distribudos em Quadros, conforme disposto no Anexo I. Pargrafo nico. No sero considerados no limite do efetivo fixado no caput: I - os policiais militares da reserva remunerada designados para o servio ativo; II - os policiais militares da reserva remunerada e os reformados, sujeitos prestao de servio por tempo certo, em carter transitrio e mediante aceitao voluntria; III - os Aspirantes-a-Oficial PM; IV - os alunos dos cursos de ingresso na Carreira policial militar; e

V - os policiais militares agregados e excedentes. Art. 3o A distribuio do pessoal ativo da Polcia Militar do Distrito Federal no Quadro de Organizao da Corporao, respeitados os quantitativos estabelecidos nesta Lei, ser feita em ato do Comandante-Geral. Art. 4o As atividades desenvolvidas pelos integrantes dos Quadros da Polcia Militar do Distrito Federal sero especificadas em ato do Governador do Distrito Federal. CAPTULO II DAS PROMOES Art. 5o Promoo ato administrativo e tem como finalidade bsica a ascenso seletiva aos postos e graduaes superiores, com base nos interstcios de cada grau hierrquico, conforme disposto no Anexo I. 1o Interstcio o tempo mnimo que cada policial militar dever cumprir no posto ou graduao. 2o Cumpridas as demais exigncias estabelecidas para a promoo, o interstcio poder ser reduzido em at 50% (cinquenta por cento), sempre que houver vagas no preenchidas por esta condio. 3o A reduo de interstcio prevista no 2 o ser efetivada mediante ato: I - do Governador do Distrito Federal, por proposta do Comandante-Geral, para as promoes de Oficiais; e II - do Comandante-Geral, por proposta do titular do rgo de gesto de pessoal, para as promoes de Praas. Art. 6o No mbito da Polcia Militar do Distrito Federal, as promoes ocorrem pelos seguintes critrios: I - antiguidade; II - merecimento; III - ato de bravura; e IV - post mortem. Art. 7o Promoo por antiguidade aquela que se baseia na precedncia hierrquica de um policial militar sobre os demais de igual grau hierrquico, dentro do mesmo Quadro, Especialidade, Qualificao ou Grupamento. Art. 8o Promoo por merecimento aquela que se baseia: I - na ordem de classificao obtida ao final dos cursos iniciais de cada Quadro; e II - no conjunto de atributos e qualidades que distingue e reala o valor do Oficial entre seus pares, avaliado no decurso da Carreira e no desempenho de cargos, funes, misses e comisses exercidas, em particular no posto que ocupe ao ser cogitado para a promoo.

Art. 9o A promoo por ato de bravura aquela que resulta de ato no comum de coragem e audcia, que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representa feito herico indispensvel ou relevante s operaes policiais militares ou sociedade, pelos resultados alcanados ou pelo exemplo positivo deles emanado. 1o A promoo de que trata este artigo, decretada por intermdio de ato especfico do Governador do Distrito Federal, dispensa as exigncias para a promoo por outros critrios estabelecidos nesta Lei. 2o Os atos de bravura que podero ensejar a promoo de que trata o caput sero analisados pelas competentes comisses de promoo, com base em processo administrativo autuado para este fim. 3o A solicitao de promoo por ato de bravura poder ser feita pelo interessado, no prazo de at 120 (cento e vinte) dias da data do fato. 4o Ser proporcionado ao policial militar promovido por ato de bravura a oportunidade de satisfazer as condies exigidas para o acesso obtido. 5o No caso de no cumprimento das condies de que trata o 4 o, ser facultado ao policial militar continuar no servio ativo, no grau hierrquico que atingiu, at a transferncia para a inatividade com os benefcios que a lei lhe assegurar. Art. 10. Promoo post mortem aquela que visa a expressar o reconhecimento ao policial militar morto no cumprimento do dever ou em consequncia disto, ou a reconhecer direito que lhe cabia, no efetivado por motivo de bito. 1o A promoo de que trata o caput ser realizada quando o policial militar falecer em uma das seguintes situaes: I - em ao de manuteno e preservao da ordem pblica, ou em ato ou consequncia de atividade militar; II - em consequncia de ferimento, doena, molstia ou enfermidade contrada em ao de manuteno e preservao da ordem pblica, ou em ato ou consequncia de atividade militar, ou que nela tenham sua causa eficiente; ou III - em acidente em servio ou em consequncia de doena, molstia ou enfermidade que nele tenham sua causa eficiente. 2o As situaes que possam ensejar a promoo de que trata o caput devero ser devidamente analisadas pelas competentes comisses de promoo, com base em processo administrativo autuado para este fim. 3o A promoo post mortem ser efetivada ao grau hierrquico imediatamente superior do Quadro, Especialidade, Qualificao ou Grupamento a que pertencia o militar. Art. 11. O policial militar tambm ser promovido post mortem ao grau hierrquico cujas condies de acesso satisfazia e pertencia a faixa dos que concorreriam promoo, nomeao ou declarao, se ao falecer possua as condies de acesso e integrava a faixa dos que concorreriam promoo pelos critrios de antiguidade ou merecimento. Art. 12. Os casos de morte por ferimento, doena, molstia ou enfermidade sero comprovados por procedimento apuratrio adequado para este fim, podendo utilizar como meios subsidirios para esclarecer a situao documentos oriundos da rea de sade.

Art. 13. A promoo por ato de bravura exclui, em caso de falecimento, a promoo post mortem que resultaria de suas consequncias. Art. 14. Promoo em ressarcimento de preterio aquela feita aps ser reconhecido ao policial militar preterido o direito promoo que lhe caberia, sendo efetivada segundo o critrio de antiguidade ou merecimento, recebendo o militar assim promovido o nmero que lhe competia na escala hierrquica, como se houvesse sido promovido na poca devida. Art. 15. Em casos extraordinrios, poder haver promoo por ressarcimento de preterio decorrente do reconhecimento do direito de promoo que caberia a militar preterido. Pargrafo nico. O policial militar ser ressarcido de preterio quando: I - tiver soluo favorvel no recurso interposto; II - cessar sua situao de desaparecido, extraviado ou desertor, desde que tal situao no tenha sido provocada por culpa ou dolo do militar; III - for considerado capaz de permanecer nas fileiras da Corporao em deciso final prolatada a partir de apurao feita por conselho de justificao, conselho de disciplina ou processo administrativo de licenciamento a que tiver sido submetido; IV - for absolvido ou impronunciado no processo a que estiver respondendo; ou V - tiver sido prejudicado por comprovado erro administrativo. Art. 16. As promoes post mortem, por ato de bravura e em ressarcimento de preterio, ocorrero a qualquer tempo, com efeitos retroativos data do fato que motivou ou preteriu a promoo. Art. 17. O Governador do Distrito Federal editar os atos de nomeao e promoo de Oficiais. 1o Os atos de nomeao para o posto inicial da Carreira e de promoo a este posto ou ao primeiro posto de Oficial Superior acarretam a expedio de carta patente, pelo Governador do Distrito Federal. 2o As promoes aos demais postos sero apostiladas carta patente expedida. Art. 18. Os atos de declarao e promoo de Praas so efetivados em ato do Comandante-Geral da Corporao. Art. 19. Nos diferentes quadros, as vagas a serem consideradas para as promoes sero provenientes de: I - promoo ao grau hierrquico superior imediato; II - agregao; III - demisso, licenciamento ou excluso do servio ativo; IV - aumento de efetivos; e V - falecimento.

Art. 20. As vagas so consideradas abertas: I - na data da publicao oficial do ato que promove, agrega, passa para a inatividade, demite, licencia ou exclui do servio ativo o policial militar, salvo se no prprio ato for estabelecida outra data; II - na data oficial do bito; ou III - como dispuser a lei, no caso de alterao de efetivo. Pargrafo nico. Sero tambm consideradas vagas abertas as que resultarem das transferncias ex officio para a reserva remunerada, j previstas, at a data da promoo, inclusive, bem como as decorrentes de quota compulsria. Art. 21. Feita a apurao de vagas a preencher, este nmero no sofrer alterao. Pargrafo nico. Cada vaga aberta em determinado posto ou graduao acarretar vagas nos graus hierrquicos inferiores, sendo esta sequncia interrompida no posto ou graduao em que houver preenchimento por excedente, ressalvado o caso de vaga aberta em decorrncia de aplicao da quota compulsria conforme disposto no Estatuto dos Policiais Militares, de que trata a Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984. Art. 22. O policial militar promovido indevidamente passar situao de excedente e, nesse caso, contar antiguidade e receber o nmero que lhe competir na escala hierrquica, quando a vaga a ser preenchida corresponder ao critrio pelo qual deveria ser promovido, desde que preencha os requisitos para a promoo. Art. 23. No preenche vaga o policial militar que, estando agregado, venha a ser promovido e continue na mesma situao. Art. 24. A promoo por merecimento ser aplicada exclusivamente para o acesso ao ltimo posto dos Quadros e Especialidades de Oficiais. Pargrafo nico. Os critrios gerais de avaliao dos Oficiais no decurso da Carreira e no exerccio de cargos, funes, misses e comisses, para atendimento ao disposto no caput, sero estabelecidos pelo Poder Executivo federal, e os critrios especficos constaro de ato do Governador do Distrito Federal. Art. 25. As promoes aos demais graus hierrquicos dos Quadros de Oficiais e Praas sero realizadas pelo critrio de antiguidade. Pargrafo nico. A antiguidade no grau hierrquico contada a partir da data do ato de promoo, nomeao, declarao ou na data especificada no prprio ato. Art. 26. O policial militar agregado, quando no desempenho de cargo policial militar ou considerado de natureza ou interesse policial militar ou da segurana pblica, concorrer promoo por quaisquer dos critrios, sem prejuzo do nmero de concorrentes regularmente estipulado. Pargrafo nico. O policial militar agregado por qualquer outro motivo no ser promovido pelo critrio de merecimento. Art. 27. O policial militar no poder constar em Quadro de Acesso quando: I - for considerado no habilitado para o acesso, em carter provisrio, mediante deciso fundamentada da respectiva comisso de promoo, por ser, presumivelmente, incapaz de satisfazer ao critrio estabelecido para o conceito moral da Corporao;

II - no possuir o interstcio exigido para seu grau hierrquico; III - no tiver concludo com aproveitamento o curso ou estgio previsto; IV - estiver submetido a conselho de justificao, conselho de disciplina ou processo administrativo de licenciamento; V - for condenado a pena privativa de liberdade, enquanto durar o seu cumprimento, inclusive no caso de suspenso condicional, no se computando o tempo acrescido pena por ocasio de sua suspenso condicional; VI - for condenado a pena de suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo, durante o prazo dessa suspenso; VII - for considerado desaparecido, extraviado ou desertor; VIII - estiver em gozo de licena para tratamento de sade de pessoa da famlia por mais de um ano contnuo; ou IX - estiver em gozo de licena para tratar de interesse particular. Pargrafo nico. O policial militar includo no inciso I ser submetido, ex officio, a conselho de justificao, conselho de disciplina ou processo administrativo de licenciamento, conforme o caso. Art. 28. Ser excludo do Quadro de Acesso o policial militar que incidir em uma das circunstncias previstas no art. 27 ou ainda: I - for includo indevidamente no referido Quadro; II - for promovido; ou III - for excludo do servio ativo. Art. 29. As promoes sero efetuadas anualmente, nos dias 22 de abril, 21 de agosto e 26 de dezembro, para as vagas abertas at o dcimo dia til do ms anterior s datas mencionadas, bem como para as decorrentes destas promoes. Pargrafo nico. Para a primeira data de promoo aps a vigncia desta Lei, a data de apurao de vagas a serem preenchidas ser estipulada em conformidade com o calendrio estabelecido pelo Comandante-Geral da Corporao. CAPTULO III DA INCLUSO Art. 30. A incluso nos postos e graduaes iniciais de cada Quadro de Oficiais e Praas da Polcia Militar do Distrito Federal est condicionada ao atendimento das exigncias legais. Pargrafo nico. Aplicam-se a todos os policiais militares, licenciados ou demitidos a pedido, as indenizaes especificadas no art. 104 da Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984. Art. 31. A ordem hierrquica de colocao dos Oficiais e Praas nos graus hierrquicos iniciais resulta da ordem de classificao em curso de formao ou habilitao, para a incluso nos seguintes Quadros:

I - Quadro de Oficiais Policiais Militares - QOPM; II - Quadro de Oficiais Policiais Militares de Sade - QOPMS; III - Quadro de Oficiais Policiais Militares Capeles - QOPMC; IV - Quadro de Oficiais Policiais Militares Administrativos - QOPMA; V - Quadro de Oficiais Policiais Militares Especialistas - QOPME; VI - Quadro de Oficiais Policiais Militares Msicos - QOPMM; VII - Quadro de Praas Policiais Militares Combatentes - QPPMC; e VIII - Quadro de Praas Policiais Militares Especialistas - QPPME. Art. 32. Para incluso nos QOPMA, QOPME e QOPMM, o policial militar dever: I - ser selecionado dentro do nmero de vagas disponveis em cada Quadro ou Especialidade, mediante aprovao em processo seletivo destinado a aferir o mrito intelectual dos candidatos; II - possuir diploma de ensino superior expedido por instituio reconhecida pelo Ministrio da Educao, observada a rea de atuao; III - possuir, no mnimo, 18 (dezoito) anos de servio policial militar, at a data da inscrio do processo seletivo; IV - possuir menos de 51 (cinquenta e um) anos de idade na data da inscrio do processo seletivo; V - possuir o Curso de Aperfeioamento de Praas ou equivalente; VI - pertencer ao QPPMC para o acesso ao QOPMA; e VII - pertencer ao QPPME para o acesso ao QOPME ou para o QOPMM, correspondentes. Pargrafo nico. A titulao ou qualificao necessria para ingresso nos Quadros e Especialidades de que trata o caput ser estabelecida em ato do Governador do Distrito Federal. Art. 33. A Praa a que se refere o art. 32 frequentar o Curso de Habilitao de Oficiais na graduao em que se encontra ou na que venha a ser promovida no decorrer do curso. Pargrafo nico. Se o candidato no concluir com aproveitamento o curso de que trata o caput, permanecer na graduao e voltar a ocupar a mesma posio anterior na escala hierrquica. Art. 34. Para a confirmao na graduao de Soldado, mediante promoo graduao de Soldado PM 1a Classe, independentemente de vagas na graduao, o Soldado PM 2a Classe dever concluir com aproveitamento o Curso de Formao de Praas e ser aprovado em estgio probatrio. Pargrafo nico. As normas reguladoras de habilitao, acesso e situao das Praas especialistas sero estabelecidas pelo Comandante-Geral da Corporao.

Art. 35. Para incluso no posto de Segundo-Tenente do QOPM, o policial militar dever concluir com aproveitamento o Curso de Formao de Oficiais, ser declarado Aspirante-aOficial e ser aprovado no estgio probatrio. Pargrafo nico. O Aspirante-a-Oficial ser promovido ao posto de Segundo-Tenente aps o cumprimento dos requisitos na graduao, na primeira data de promoo, independentemente da existncia de vagas. Art. 36. Para ingresso nos QOPMS e QOPMC no posto de Segundo-Tenente, o policial militar dever concluir com aproveitamento o Curso de Habilitao de Oficiais de Sade e Capeles, obedecida a disponibilidade de vagas no posto inicial. Pargrafo nico. Para todos os efeitos legais, o Estgio de Adaptao de Oficiais - EAO, efetivado para o QOPMS e para o QOPMC, equivale ao Curso de Habilitao de Oficiais de Sade e Capeles. Art. 37. O candidato a que se refere o art. 36 frequentar o curso inicial de Carreira como aluno, na condio de Aspirante-a-Oficial. Pargrafo nico. Se o candidato no concluir, com aproveitamento, o curso inicial de Carreira, ser licenciado ou demitido ex officio, conforme o caso, sem direito a qualquer o remunerao ou indenizao, e ter a sua situao definida pela Lei n 4.375, de 17 de agosto de 1964 - Lei do Servio Militar. CAPTULO IV DAS CONDIES PARA INGRESSO NO QUADRO DE ACESSO Art. 38. Para o ingresso no Quadro de Acesso necessrio que o policial militar satisfaa as seguintes condies de acesso: I - possuir os cursos exigidos em leis ou regulamentos, concludos com aproveitamento; II - cumprir o interstcio referente ao grau hierrquico; III - no ser considerado incapaz definitivamente para o servio ativo da Polcia Militar do Distrito Federal, em inspeo de sade realizada na Corporao; IV - atender s condies peculiares a cada posto ou graduao dos diferentes Quadros; V - alcanar o critrio estabelecido como necessrio para o conceito profissional no mbito da Corporao; e VI - atender aos critrios estabelecidos para o conceito moral da Corporao. 1o Enquadram-se no inciso I os seguintes Cursos, conforme o caso: I - Curso de Formao de Oficiais, para acesso aos postos de Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente e Capito pertencentes ao QOPM; II - Curso de Habilitao de Oficiais de Sade e Capeles, para acesso aos postos de Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente e Capito pertencentes ao QOPMS e ao QOPMC; III - Curso de Habilitao de Oficiais Administrativos, Especialistas e Msicos, para acesso aos postos de Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente e Capito pertencentes ao QOPMA, ao QOPME e ao QOPMM;

IV - Curso de Aperfeioamento de Oficiais, para acesso aos postos de Major e TenenteCoronel pertencentes ao QOPM, ao QOPMS e ao QOPMC; V - Curso de Aperfeioamento de Oficiais Administrativos, Especialistas e Msicos, para acesso ao posto de Major pertencentes ao QOPMA, ao QOPME e ao QOPMM; VI - Curso de Altos Estudos para Oficiais, para acesso ao posto de Coronel pertencentes ao QOPM e ao QOPMS; VII - Curso de Formao de Praas, para acesso s graduaes de Soldado, Cabo e Terceiro-Sargento; VIII - Curso de Aperfeioamento de Praas, para acesso s graduaes de SegundoSargento e Primeiro-Sargento; IX - Curso de Altos Estudos para Praas, para acesso graduao de Subtenente; e X - Curso de Especializao ou Habilitao, a cada perodo de 5 (cinco) anos, realizado de acordo com as condies estabelecidas pela Corporao, se oficial subalterno do Quadro de Oficiais Combatentes, Cabo ou Soldado. 2o Ato do Governador do Distrito Federal estabelecer critrios objetivos para a avaliao dos conceitos profissional e moral. 3o Na impossibilidade de o policial militar realizar o teste de aptido fsica por motivo de fora maior ou caso fortuito, ser considerado o resultado alcanado no teste imediatamente anterior. 4o A inspeo de sade a que se refere o inciso III do caput ser realizada pela junta mdica da Corporao. 5o Em casos excepcionais, inspees de sade realizadas fora das unidades da Polcia Militar do Distrito Federal podero ser convalidadas pela junta mdica da Corporao. Art. 39. Compete ao Comandante-Geral da Polcia Militar do Distrito Federal promover a incorporao dos candidatos aprovados nos concursos pblicos para os diversos quadros ou qualificaes existentes na Corporao. CAPTULO V DO QUADRO DE ACESSO Art. 40. Sero estipulados limites quantitativos de antiguidade que definiro a faixa dos policiais militares que concorrero s promoes ao grau hierrquico superior. 1o Os limites quantitativos de antiguidade so os seguintes: I 1/4 (um quarto) do previsto em cada grau hierrquico dos quadros constantes do Anexo I; e II - nos graus hierrquicos dos quadros em que o quantitativo previsto for at 10 (dez), concorrer a sua totalidade, em carter excepcional. 2 Sempre que, nas divises previstas no inciso I do 1 , resultar quociente fracionrio, ser ele tomado por inteiro e para mais.
o o

Art. 41. Quadros de Acesso so as relaes de Oficiais e Praas organizadas por postos e graduaes para as promoes por antiguidade, no Quadro de Acesso por Antiguidade, e por merecimento, no Quadro de Acesso por Merecimento. 1o O Quadro de Acesso por Antiguidade a relao dos Oficiais e Praas includos nos limites quantitativos de antiguidade habilitados ao acesso, dentro dos respectivos quadros, colocados em ordem decrescente de antiguidade na escala hierrquica. 2o O Quadro de Acesso por Merecimento a relao dos Oficiais includos nos limites quantitativos de antiguidade habilitados ao acesso, dentro dos respectivos quadros, resultante da apreciao dos mritos exigidos para a promoo. 3o Somente ser organizado Quadro de Acesso por Merecimento para as promoes ao ltimo posto dos Quadros e Especialidades de Oficiais. Art. 42. Para ser promovido pelos critrios de antiguidade ou de merecimento, indispensvel que o policial militar esteja includo no Quadro de Acesso. Art. 43. No podero constar no Quadro de Acesso por Merecimento os Oficiais que estiverem no exerccio de cargo, emprego ou funo pblica civil temporria, no eletiva, ainda que da administrao indireta, ou que estiverem disposio de rgo do governo federal, estadual ou do Distrito Federal, para exercerem funo de natureza civil. Art. 44. So requisitos para o Oficial figurar no Quadro de Acesso por Merecimento, observado o disposto nos arts. 27, 38 e 43: I - eficincia revelada no desempenho de cargos e comisses; II - potencialidade para o desempenho de cargos mais elevados; III - capacidade de liderana, iniciativa e presteza de decises; IV - resultado dos cursos regulamentares realizados; e V - realce do Oficial entre seus pares. 1o Os mritos e qualidades constantes deste artigo sero comprovados, expressamente, pelos Comandantes, Chefes ou Diretores da Organizao Policial Militar qual pertencer o Oficial ou, ainda, pelo responsvel pelo rgo ou repartio onde ele tenha exercido cargo ou comisso. 2o Os parmetros gerais de aferio de mrito e de qualidade constantes dos incisos I a V sero estabelecidos pelo Poder Executivo federal, e os especficos mediante ato do Governador do Distrito Federal. Art. 45. A promoo por merecimento ser feita com base no Quadro de Acesso por Merecimento, obedecendo ao seguinte critrio: I - para a primeira vaga, ser selecionado um entre os 3 (trs) Oficiais que ocupam as 3 (trs) primeiras classificaes no Quadro; II - para a segunda vaga, ser selecionado um Oficial entre a sobra dos concorrentes primeira vaga e mais os 3 (trs) que ocupam as 3 (trs) classificaes que vm imediatamente a seguir; e

III - para a terceira vaga, ser selecionado um Oficial entre a sobra dos concorrentes segunda vaga e mais 3 (trs) que ocupam as 3 (trs) classificaes que vm imediatamente a seguir, e assim por diante. 1o Caso os concorrentes primeira vaga venham a ser promovidos e permaneam na condio de agregados, sero indicados para concorrer a esta vaga os 3 (trs) oficiais que ocupam as 3 (trs) classificaes imediatamente a seguir, e assim por diante at o seu preenchimento. 2o O Governador do Distrito Federal, nos casos de promoo por merecimento, apreciar livremente o mrito dos Oficiais contemplados na proposta encaminhada pelo Comandante-Geral e decidir por quaisquer dos nomes. 3o O Oficial que constar do Quadro de Acesso por Merecimento em primeiro lugar em 3 (trs) datas de promoo, tendo havido promoo ao ltimo posto nas 2 (duas) datas anteriores, ser promovido por ocasio da apresentao deste terceiro Quadro ao Governador do Distrito Federal na primeira vaga apurada. CAPTULO VI DAS COMISSES DE PROMOO Art. 46. Apenas os policiais militares que satisfaam as condies de acesso e estejam compreendidos nos limites quantitativos de antiguidade definidos nesta Lei sero considerados pela Comisso de Promoo para possvel incluso no Quadro de Acesso. Art. 47. A Comisso de Promoo de Oficiais e a Comisso de Promoo de Praas, de carter permanente, so rgos de processamento das promoes, sendo constitudas por membros natos e efetivos. 1o Compem a Comisso de Promoo de Oficiais: I - o Comandante-Geral, que a presidir, o Subcomandante da Corporao, o Corregedor-Geral e o titular do rgo de direo-geral de pessoal, como membros natos; e II - 3 (trs) coronis designados pelo Comandante-Geral, pelo prazo de 1 (um) ano, admitindo-se a reconduo, como membros efetivos. 2o Compem a Comisso de Promoo de Praas: I - o Subcomandante da Corporao, que a presidir, o Corregedor Adjunto e o titular do rgo de direo-geral de pessoal, como membros natos; e II - 2 (dois) coronis designados pelo Comandante-Geral, pelo prazo de 1 (um) ano, admitindo-se a reconduo, como membros efetivos. Art. 48. As regras de funcionamento e as competncias das Comisses de Promoo sero estabelecidas pelo Poder Executivo federal. CAPTULO VII DOS RECURSOS Art. 49. O policial militar que se julgar prejudicado, por ocasio de composio de Quadro de Acesso, poder interpor recurso ao Presidente da respectiva Comisso de Promoes.

1o Para a apresentao do recurso, o policial militar ter prazo de 15 (quinze) dias corridos contados do dia da publicao oficial do Quadro de Acesso. 2o O recurso referente composio do Quadro de Acesso dever ser solucionado no prazo mximo de 15 (quinze) dias contados a partir da data de seu recebimento. Art. 50. Os Oficiais e Praas que se julgarem preteridos ou prejudicados com relao a direito de promoo podero interpor recurso ao Governador do Distrito Federal ou ao Comandante-Geral, respectivamente, como ltima instncia na esfera administrativa. Pargrafo nico. Para a apresentao do recurso, o policial militar ter prazo de 15 (quinze) dias corridos, a contar da data da publicao do ato de promoo no rgo oficial. CAPTULO VIII DAS REGRAS DE TRANSIO Art. 51. A progresso funcional do policial militar do Distrito Federal cessa com a sua transferncia para a inatividade. Art. 52. Aos Soldados e Cabos que no possuam o Curso de Formao de Praa dever ser disponibilizado curso de nivelamento para promoo graduao de TerceiroSargento, que substituir a exigncia constante do inciso VII do 1 o do art. 38. Pargrafo nico. O prazo para disponibilizao do curso de nivelamento ser de 2 (dois) anos, perodo em que, excepcionalmente, podero ocorrer promoes s graduaes de Cabo e de Terceiro-Sargento sem a obrigatoriedade da exigncia do caput, limitando-se a uma promoo para cada graduado sem o referido curso. Art. 53. No prazo mximo de 2 (dois) anos, aps a publicao desta Lei, podero ocorrer promoes s graduaes de Segundo-Sargento e de Primeiro-Sargento, sem a obrigatoriedade do Curso de Aperfeioamento de Praas, limitando-se a uma promoo para cada graduado sem o referido curso. Art. 54. No prazo mximo de 2 (dois) anos, aps a publicao desta Lei, podero ocorrer promoes graduao de Subtenente, dos Primeiros-Sargentos que possuam somente o Curso de Aperfeioamento de Praas. Art. 55. No prazo mximo de 1 (um) ano, aps a publicao desta Lei, os Capites que no possuam o Curso de Aperfeioamento de Oficiais podero ser promovidos ao posto de Major, limitando-se a uma promoo para cada Oficial sem o referido curso. Art. 56. No prazo mximo de 2 (dois) anos contados da publicao desta Lei, a exigncia prevista no inciso X do 1 o do art. 38 poder ser dispensada para as promoes aos postos de Capito e de Primeiro-Tenente do QOPM, e s graduaes de Cabo e de TerceiroSargento. Art. 57. As exigncias de que tratam os incisos I e II do art. 32 podero ser sobrestadas, mediante ato do Governador do Distrito Federal, pelo prazo mximo de 60 (sessenta) meses, contado do incio da vigncia desta Lei. Pargrafo nico. Os atuais ocupantes do QOPMA podero ser empregados em atividades operacionais, a critrio do Comandante-Geral da Corporao. Art. 58. A manuteno do efetivo dos militares da Polcia Militar do Distrito Federal ser assegurada mediante ingresso anual, gradual e sucessivo de militares nos diversos quadros ou

qualificaes, observada a existncia de recursos oramentrios e financeiros e o quantitativo proposto no Anexo I. Art. 59. Para efeitos de promoo e de percepo do adicional de Certificao Profissional, o Curso de Aperfeioamento de Sargentos equivalente ao Curso de Aperfeioamento de Praas. Art. 60. O Curso de Altos Estudos para Praas somente equivalente ao Curso de Altos Estudos para Oficiais para fins de pagamento de adicional de Certificao Profissional, conforme disposto no inciso III do art. 3o da Lei no 10.486, de 4 de julho de 2002. Art. 61. Os requisitos estabelecidos para os novos cursos institudos por esta Lei sero de exigncia obrigatria aos que ingressarem na Polcia Militar do Distrito Federal a partir de sua publicao. Art. 62. O processamento das promoes e seu cronograma sero estabelecidos mediante ato do Governador do Distrito Federal. Pargrafo nico. At que sejam editados os atos a que se referem o caput, o pargrafo nico do art. 24, o 2o do art. 38, o 2o do art. 44 e o art. 48, as promoes dos policiais militares sero feitas com base na legislao aplicvel at o dia imediatamente anterior ao da publicao desta Lei, em relao aos seguintes aspectos: I - Comisses de Promoo de Oficiais e de Praas e suas respectivas constituies, competncias e atribuies; II - limites quantitativos de antiguidade, exceto nos casos em que a previso desta Lei exceder os quantitativos previstos na legislao anterior; III - datas de calendrio, com exceo da primeira data de promoo que vier a ocorrer aps a edio desta Lei, cujo calendrio ser fixado em ato do Comandante-Geral; IV - aptido fsica; V - inspeo de sade; e VI - documentao bsica. CAPTULO IX DA ORGANIZAO Art. 63. Os arts. 1o, 9o, 11, 14, 16, 17, 19, 31, 32, 33, 40, 41, 48 e 49 da Lei n o 6.450, de 14 de outubro de 1977, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 1o A Polcia Militar do Distrito Federal, instituio permanente, fundamentada nos princpios da hierarquia e disciplina, essencial segurana pblica do Distrito Federal e ainda fora auxiliar e reserva do Exrcito nos casos de convocao ou mobilizao, organizada e mantida pela Unio nos termos do inciso XIV do art. 21 e dos 5 o e 6o do art. 144 da Constituio Federal, subordinada ao Governador do Distrito Federal, destina-se polcia ostensiva e preservao da ordem pblica no Distrito Federal. (NR) Art. 9o O Comando-Geral da Corporao compreende: I - o Comandante-Geral;

II - o Subcomandante-Geral; III - o Estado-Maior, rgo de planejamento estratgico; IV - os departamentos, rgos de direo-geral; V - as diretorias, rgos de direo setorial; VI - as comisses; e ............................................................................................. VIII - as assessorias. Pargrafo nico. Os cargos de comando, direo-geral, direo setorial e assessoramento, definidos como cargo em comisso, estabelecem a precedncia funcional na organizao e os vnculos hierrquicos. (NR) Art. 11. O cargo de Comandante-Geral da Polcia Militar do Distrito Federal ser exercido por coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, nomeado pelo Governador do Distrito Federal. (NR) Art. 14. O Estado-Maior da Corporao ser composto por at 10 (dez) sees, de acordo com a natureza dos assuntos afetos Corporao. I - (revogado); II - (revogado); III - (revogado): a) (revogado); b) (revogado); c) (revogado); d) (revogado); e) (revogado); f) (revogado). (NR) Art. 16. O Subcomandante-Geral da Corporao substitui o Comandante-Geral em seus impedimentos eventuais. (NR) Art. 17. Os cargos de Subcomandante-Geral e de Chefe do Estado-Maior da Corporao sero exercidos por Oficiais do posto de Coronel PM do Quadro de Oficiais Policiais Militares, indicados pelo Comandante-Geral e nomeados pelo Governador do Distrito Federal. .................................................................................. (NR) Seo III Dos Departamentos

Art. 19. Os departamentos, em nmero mximo de 6 (seis) e organizados sob a forma de sistema, exercero suas competncias por meio de rgos de direo setorial que lhes sejam diretamente subordinados, criados mediante ato do Poder Executivo federal. I - (revogado); II - (revogado); III - (revogado). Pargrafo nico. O nmero de rgos de direo setorial no poder exceder ao limite de 5 (cinco) por departamento. (NR) ............................................................................................ Art. 31. O Comandante-Geral da Polcia Militar do Distrito Federal poder criar, mediante aprovao do Governador do Distrito Federal, comandos de policiamento, sempre que houver necessidade de agrupar unidades de execuo, em razo da misso e objetivando a coordenao dessas unidades. (NR) Art. 32. As unidades de Polcia Militar do Distrito Federal podero ser de natureza operacional ou de apoio. Pargrafo nico. (Revogado). (NR) Art. 33. Outros tipos de unidades de Polcia Militar do Distrito Federal podero ser criados, de acordo com a legislao especfica e segundo as necessidades do Distrito Federal e evoluo da Corporao. (NR) Art. 40. Respeitado o efetivo fixado em lei, cabe ao Governador do Distrito Federal aprovar, por decreto, os Quadros de Organizao - QO, mediante proposta do Comando-Geral da Corporao. (NR) Art. 41. A organizao bsica prevista nesta Lei ser regulamentada pelo Poder Executivo federal, mediante proposta do Governador do Distrito Federal. (NR) Art. 48. A organizao, funcionamento, transformao, extino e definio de competncias de rgos da Polcia Militar do Distrito Federal, de acordo com a organizao bsica e os limites de efetivos definidos em lei, ficaro a cargo: I - do Poder Executivo federal, mediante proposta do Governador do Distrito Federal, em relao aos rgos da organizao bsica, que compreende o Comando-Geral e os rgos de direo-geral e direo setorial; e II - do Governador do Distrito Federal, mediante proposta do Comandante-Geral, em relao aos rgos de apoio e de execuo, no considerados no inciso I. (NR) Art. 49. As atribuies dos dirigentes dos rgos a que se referem os incisos I e II do art. 48 sero definidas em conformidade com o disposto nesse artigo. (NR) Art. 64. Os arts. 11, 92 e 94 da Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 11. Para matrcula nos cursos de formao dos estabelecimentos de ensino da Polcia Militar, alm das condies relativas nacionalidade, idade, aptido intelectual e psicolgica, altura, sexo, capacidade fsica, sade, idoneidade moral, obrigaes eleitorais, aprovao em testes toxicolgicos e suas obrigaes para com o servio militar, exige-se ainda a

apresentao, conforme o edital do concurso, de diploma de concluso de ensino superior, reconhecido pelos sistemas de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal. 1o A idade mnima para a matrcula a que se refere o caput deste artigo de 18 (dezoito) anos, sendo a mxima de 35 (trinta e cinco) anos, para o ingresso nos Quadros que exijam formao superior com titulao especfica, e de 30 (trinta) anos nos demais Quadros, no se aplicando os limites mximos aos policiais militares da ativa da Corporao. ................................................................................... (NR) Art. 92. ....................................................................... I - atingir as seguintes idades-limite: a) para o Quadro de Oficiais Policiais Militares: 1. 62 (sessenta e dois) anos, para o posto de Coronel; 2. 59 (cinquenta e nove) anos, para o posto de Tenente-Coronel; 3. 55 (cinquenta e cinco) anos, para os postos de Major e Capito; e 4. 51 (cinquenta e um) anos, para os postos de Oficiais Subalternos; b) para os Quadros de Policiais Militares de Sade: 1. 63 (sessenta e trs) anos, para o posto de Coronel; 2. 59 (cinquenta e nove) anos, para o posto de Tenente-Coronel; 3. 57 (cinquenta e sete) anos, para o posto de Major; e 4. 53 (cinquenta e trs) anos, para os postos de Capito e Oficiais Subalternos; c) para os Quadros de Policiais Militares Capeles: 1. 63 (sessenta e trs) anos, para o posto de Tenente-Coronel; 2. 59 (cinquenta e nove) anos, para o posto de Major; 3. 57 (cinquenta e sete) anos, para o posto de Capito; e 4. 53 (cinquenta e trs) anos, para os postos de Oficiais Subalternos; d) para os Quadros de Policiais Militares de Administrao e de Oficiais Policiais Militares Especialistas: 1. 61 (sessenta e um) anos, para o posto de Major; 2. 59 (cinquenta e nove) anos, para o posto de Capito; 3. 57 (cinquenta e sete) anos, para o posto de Primeiro-Tenente; e 4. 55 (cinquenta e cinco) anos, para os postos de Segundo-Tenente; e

e) para as Praas Policiais Militares: 1. 59 (cinquenta e nove) anos, para graduao de Subtenente; 2. 58 (cinquenta e oito) anos, para graduao de Primeiro-Sargento; 3. 57 (cinquenta e sete) anos, para graduao de Segundo-Sargento; 4. 56 (cinquenta e seis) anos, para graduao de Terceiro-Sargento; e 5. 54 (cinquenta e quatro) anos, para graduao de Cabos e Soldados. ................................................................................ (NR) Art. 94. .............................................. I - ......................................................................... a) para Oficiais - 65 (sessenta e cinco) anos; e b) para Praas - 63 (sessenta e trs) anos; .................................................................................... (NR) TTULO II DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 65. O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal fixado em 9.703 (nove mil setecentos e trs) bombeiros militares de Carreira, distribudos nos quadros, qualificaes, postos e graduaes, na forma do Anexo II. Pargrafo nico. No sero considerados nos limites do efetivo fixado no caput: I - os bombeiros militares da reserva remunerada designados para o servio ativo; II - os bombeiros militares da reserva remunerada e os reformados, sujeitos prestao de servio por tempo certo, em carter transitrio e mediante aceitao voluntria; III - os Aspirantes-a-Oficial BM; IV - os alunos dos cursos de ingresso na Carreira bombeiro militar; e V - os bombeiros militares agregados e os que, por fora de legislao precedente, permanecero sem numerao nos quadros de origem. Art. 66. Ato do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal dispor sobre a distribuio do pessoal ativo no Quadro de Organizao da Corporao, respeitados os quantitativos estabelecidos nesta Lei.

Art. 67. As atividades desenvolvidas pelos integrantes dos Quadros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal sero especificadas em ato do Governador do Distrito Federal. CAPTULO II DOS CRITRIOS DE PROMOO Art. 68. A promoo ato administrativo com a finalidade bsica de ascenso seletiva aos postos e graduaes superiores no mbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Art. 69. As promoes ocorrero pelos critrios de: I - antiguidade; II - merecimento; III - ato de bravura; e IV - post mortem. Art. 70. Promoo por antiguidade aquela que se baseia na precedncia hierrquica de um militar sobre os demais de igual grau hierrquico, dentro do mesmo Quadro. Art. 71. Promoo por merecimento aquela que se baseia: I - na ordem de classificao obtida ao final dos cursos iniciais de cada Quadro; II - na avaliao do desempenho medida pelas qualidades e atributos que distinguem e realam o valor do oficial em relao aos seus pares, nos seguintes postos: a) de Tenente-Coronel do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes QOBM/Comb, Complementar - QOBM/Compl e de Sade - QOBM/S; b) de Major do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Capeles - QOBM/Cpl; e c) de Capito dos Quadros de Oficiais Bombeiros Militares Intendentes - QOBM/Intd, Condutores e Operadores de Viaturas - QOBM/Cond, Msicos - QOBM/Ms e de Manuteno QOBM/Mnt. 1o A ordem de classificao referida no inciso I do caput dar-se- de forma crescente, a partir do primeiro colocado, considerando-se a classificao geral entre todas as turmas existentes no respectivo curso. 2o A avaliao do desempenho referida no inciso II do caput ser medida segundo o conjunto de qualidades e atributos que distinguiro o oficial no decurso de sua Carreira, exigida somente ao ser cogitado para as promoes, da seguinte forma: I - ao posto de Coronel dos QOBM/Comb, QOBM/Compl e de QOBM/S; II - ao posto de Tenente-coronel do QOBM/Cpl; e III - ao posto de Major dos QOBM/Intd, QOBM/Cond, Msicos - QOBM/Ms e de QOBM/Mnt.

Art. 72. Promoo por ato de bravura aquela que resulta de ato no comum de coragem e audcia, ainda que no cumprimento do dever, que represente feito relevante operao bombeiro militar e sociedade, pelos resultados alcanados ou pelo exemplo positivo dele emanado, podendo ocorrer a qualquer tempo, independentemente da existncia de vaga e com efeitos retroativos data da ocorrncia do aludido ato. Art. 73. Promoo post mortem aquela que visa a expressar o reconhecimento ao militar morto no cumprimento do dever ou em consequncia disso, ou a reconhecer direito que lhe cabia, no efetivado por motivo de bito, podendo ocorrer a qualquer tempo, independentemente da existncia de vaga e com efeitos retroativos data da ocorrncia do aludido ato. Pargrafo nico. A promoo post mortem no resultar em ocupao de vaga. Art. 74. Em casos extraordinrios, a qualquer tempo e independentemente da existncia de vaga, poder haver promoo por ressarcimento de preterio, decorrente do reconhecimento do direito de promoo que caberia a militar preterido. 1o O bombeiro militar ser ressarcido de preterio quando: I - tiver soluo favorvel no recurso interposto; II - cessar sua situao de desaparecido, extraviado ou desertor, desde que tal situao no tenha sido provocada por culpa ou dolo do militar; III - for considerado capaz de permanecer nas fileiras da Corporao em deciso final prolatada a partir de apurao feita por conselho de justificao, conselho de disciplina ou processo administrativo de licenciamento a que tiver sido submetido; IV - for absolvido ou impronunciado no processo a que estiver respondendo; ou V - tiver sido prejudicado por comprovado erro administrativo. 2o A promoo, motivada por ressarcimento de preterio, ser efetuada com base no critrio pleiteado pelo requerente, desde que reconhecido o seu direito, recebendo o bombeiro militar o nmero que lhe competia na escala hierrquica, como se houvesse sido promovido na poca devida. CAPTULO III DO INGRESSO Art. 75. Para o ingresso no QOBM/Comb, no posto de Segundo-Tenente, o candidato dever: I - ser selecionado dentro do nmero de vagas fixadas no Anexo III; II - concluir, com aproveitamento, o Curso de Formao de Oficiais Bombeiro Militar; III - ser declarado Aspirante-a-Oficial; e IV - ser aprovado no estgio probatrio. Art. 76. Para ingresso no QOBM/Compl, no posto de Segundo-Tenente, o candidato dever ser selecionado dentro do nmero de vagas fixadas no Anexo III e concluir, com aproveitamento, o respectivo Curso de Habilitao de Oficiais.

Art. 77. Para ingresso no QOBM/S, no posto de Segundo-Tenente, o candidato dever ser selecionado dentro do nmero de vagas fixadas no Anexo III, e concluir, com aproveitamento, o respectivo Curso de Habilitao de Oficiais. Art. 78. Para ingresso no QOBM/Cpl, no posto de Segundo-Tenente, o candidato dever ser selecionado dentro do nmero de vagas fixadas no Anexo III, e concluir, com aproveitamento, o respectivo Curso de Habilitao de Oficiais. Art. 79. Para ingresso nos QOBM/Intd, QOBM/Cond, QOBM/Ms e de QOBM/Mnt, no posto de Segundo-Tenente, a Praa obedecer s seguintes regras: I - ser selecionada dentro do nmero de vagas fixadas em edital, com base no Anexo III, para os respectivos Quadros, mediante aprovao em processo seletivo destinado a aferir o mrito intelectual dos candidatos; II - possuir diploma de curso superior obtido em instituio de ensino superior reconhecida pelos sistemas de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal; III - ter concludo, com aproveitamento, o Curso de Aperfeioamento de Praas ou equivalente; IV - possuir, no mnimo, 18 (dezoito) anos de tempo de servio na ativa, at a data de inscrio do processo seletivo; e V - concluir, com aproveitamento, o Curso Preparatrio de Oficiais. 1 As vagas a que se refere o inciso I do caput sero preenchidas mediante a transposio dos militares oriundos da: I - Qualificao Bombeiro Militar Geral Operacional - QBMG-1 para o QOBM/Intd; II - Qualificao Bombeiro Militar Geral de Condutor e Operador de Viaturas - QBMG-2 para o QOBM/Cond; III - Qualificao Bombeiro Militar Geral de Manuteno - QBMG-3 para o QOBM/Mnt; ou IV - Qualificao Bombeiro Militar Geral de Msico - QBMG-4 para o QOBM/Ms. 2o As exigncias de que tratam os incisos I, II e IV do caput sero aplicadas aps 5 (cinco) anos contados da data de publicao desta Lei. 3o No perodo de transio a que se refere o 2 o, a transposio aos Quadros de que trata o caput ser processada observando-se as disposies desta Lei e o seguinte: I - 50% (cinquenta por cento) das vagas existentes pelo critrio de antiguidade; II - 50% (cinquenta por cento) das vagas pelo critrio de merecimento, observadas as regras de promoo de que tratam os incisos I a III do 2 o do art. 71; III - o candidato dever ser Subtenente ou, quando no houver Subtenente habilitado, dever ser Primeiro-Sargento; e IV - o militar dever ter concludo, com aproveitamento, o Curso de Habilitao de Oficiais e possuir certificado emitido por instituio de ensino mdio ou equivalente autorizada ou reconhecida pelos sistemas de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;
o

4o A contar da data da publicao desta Lei, os Oficiais existentes no QOBM/Adm passam a integrar os seguintes Quadros: I - o QOBM/Intd, se militar oriundo da QBMG-1; e II - o QOBM/Cond, se militar oriundo da QBMG-2. Art. 80. Para o ingresso no Quadro Geral de Praas, na graduao de Soldado de Primeira Classe, o candidato dever concluir com aproveitamento o Curso de Formao de Praas Bombeiros Militares e ser aprovado em estgio probatrio. Art. 81. Os candidatos a que se referem os arts. 76, 77, 78 e 80, aprovados e selecionados, frequentaro o curso inicial de Carreira como aluno, na condio de Aspirante-aOficial ou de soldado de segunda classe, conforme o caso. Pargrafo nico. Se o candidato no concluir, com aproveitamento, o curso inicial de Carreira, ser licenciado ou demitido ex officio, conforme o caso, sem direito a qualquer remunerao ou indenizao, e ter a sua situao definida de acordo com a Lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964 - Lei do Servio Militar. Art. 82. O Aspirante-a-Oficial ser promovido ao posto de Segundo-Tenente aps o cumprimento dos requisitos na graduao, na primeira data de promoo que vier a ocorrer, independentemente da existncia de vaga. Art. 83. A Praa a que se refere o art. 79 frequentar o Curso Preparatrio de Oficiais ou o Curso de Habilitao de Oficiais, conforme o caso, na graduao em que se encontra ou na que venha a ser promovido no decorrer do curso. Pargrafo nico. Se o candidato no concluir, com aproveitamento, o curso de que trata o caput permanecer na graduao e voltar a ocupar a mesma posio anterior na escala hierrquica. Art. 84. A manuteno do efetivo dos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ser assegurada mediante ingresso anual, gradual e sucessivo de militares nos diversos quadros ou qualificaes, observada a existncia de recursos oramentrios e financeiros e o quantitativo proposto no Anexo III. Pargrafo nico. No ano em que o nmero de excluses do servio ativo for igual ou superior a 2 (duas) vezes a mdia dos ltimos 10 (dez) anos, em qualquer Quadro ou Qualificao, no ano subsequente haver o ingresso de 2 (duas) turmas de militares, com intervalo de 6 (seis) meses entre cada ingresso, respeitados os limites estabelecidos neste artigo. Art. 85. Compete ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal promover a incorporao dos candidatos aprovados nos concursos pblicos para os diversos Quadros ou Qualificaes existentes na Corporao. CAPTULO IV DAS CONDIES BSICAS Art. 86. So condies bsicas, imprescindveis, que habilitam o militar de Carreira promoo ao posto ou graduao superior: I - ter concludo, com aproveitamento, os seguintes cursos, conforme o caso:

a) Curso de Formao de Oficiais - CFO/BM, para acesso ao posto de Segundo-Tenente do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes; b) Curso de Formao de Praa BM - CFP/BM, para acesso graduao de Soldado de 1a Classe, Cabo e Terceiro-Sargento; c) Curso de Aperfeioamento de Oficiais - CAO/BM, para acesso ao posto de Major dos diversos Quadros de Oficiais Bombeiros Militares; d) Curso de Aperfeioamento de Praa BM - CAP/BM, para o acesso graduao de Segundo e Primeiro-Sargento; e) Curso de Altos Estudos para Oficiais - CAEO/BM, para acesso ao posto de Coronel; f) Curso de Altos Estudos para Praa BM - CAEP/BM, para acesso graduao de Subtenente; g) Curso Preparatrio de Oficiais - CPO/BM, especfico para acesso ao posto de Segundo-Tenente dos Quadros de Oficiais Bombeiros Militares de Administrao - QOBM/Adm e Especialista - QOBM/Esp; e h) Curso de Habilitao de Oficiais - CHO/BM - especfico para acesso ao posto de Segundo-Tenente dos QOBM/Compl, de QOBM/S e de QOBM/Cpl; II - possuir o interstcio exigido para o respectivo grau hierrquico, conforme disposto no Anexo IV; III - obter o aproveitamento mnimo de 70% (setenta por cento) no teste de aptido fsica da Corporao; IV - possuir o tempo de servio arregimentado previsto no Anexo IV; V - frequentar, com aproveitamento, a Instruo Geral - IG e a Instruo Especfica - IE, a serem cumpridas dentro do planejamento exclusivo para cada interstcio, conforme regulamentao do Comandante-Geral da Corporao; VI - no ser considerado incapaz definitivamente para o servio ativo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, em inspeo de sade realizada na Corporao; e VII - ter concludo, com aproveitamento, um curso de especializao ou habilitao no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal a cada perodo de 5 (cinco) anos, conforme normas estabelecidas pela Corporao, se Oficial subalterno do Quadro de Oficiais Combatentes, Cabo ou Soldado. 1 O Curso de Aperfeioamento de Oficiais, a que se refere a alnea c do inciso I do caput, poder ser desenvolvido em turmas especficas contemplando militares de um ou mais quadros, para adequao da capacitao com vistas no melhor aproveitamento dos militares nas suas futuras funes. 2o O ndice mnimo a que se refere o inciso III do caput aquele obtido pelo militar no ltimo teste de aptido fsica precedente data prevista para a promoo. 3o Na impossibilidade de o militar realizar o teste de aptido fsica dentro do perodo previsto no 2o, por motivo de fora maior ou caso fortuito, ser considerado o resultado alcanado por ele no teste imediatamente anterior.
o

4o Interstcio o tempo mnimo que cada militar dever cumprir no posto ou graduao, conforme estabelecido no Anexo IV. 5o Cumpridas as demais exigncias estabelecidas para a promoo, o interstcio poder ser reduzido em at 50% (cinquenta por cento) sempre que houver vagas no preenchidas por esta condio. 6o A reduo de interstcio prevista no 5 o ser efetivada mediante ato: I - do Governador do Distrito Federal, por proposta do Comandante-Geral, para as promoes de Oficiais; e II - do Comandante-Geral, por proposta do Diretor de Pessoal, para as promoes de Praas. 7o O tempo de servio arregimentado somente ser reduzido quando ocorrer a reduo do interstcio, prevista no 5o, e na mesma proporo, bem como no ser exigido, a contar da publicao desta Lei, para a primeira promoo do bombeiro militar. 8o As exigncias de que tratam os incisos V e VII do caput podero ser sobrestadas por at 24 (vinte e quatro) meses contados da data da publicao desta Lei. Art. 87. Ato do Governador do Distrito Federal definir os parmetros de equivalncia dos cursos: I - de aperfeioamento com cursos de especializao, de mestrado ou mestrado profissional para os Quadros de Oficiais Complementares, de Sade, de Administrao e Especialistas; e II - de altos estudos com cursos de doutorado para os Quadros de Oficiais Complementares e de Sade, desde que reconhecidos pelo Ministrio da Educao. CAPTULO V DO PROCESSAMENTO DAS PROMOES Art. 88. As promoes sero efetuadas nos seguintes dias, para o interstcio completado at as respectivas datas: I - em 22 de abril, 21 de agosto e 26 de dezembro, para promoo de Oficiais; e II - em 30 de maro, 30 de julho e 30 de novembro, para promoo das Praas. Pargrafo nico. Anualmente, o Comandante-Geral da Corporao far publicar o calendrio com as datas de encerramento das alteraes e dos demais atos necessrios ao processamento das promoes. Art. 89. At que seja expedido o ato de que tratam os 3 o e 4o do art. 94, as promoes dos bombeiros militares sero feitas com base na legislao aplicvel at o dia imediatamente anterior ao da publicao desta Lei, em relao aos seguintes aspectos: I - Comisses de Promoo de Oficiais e de Praas e suas respectivas constituies, competncias e atribuies; II - limites quantitativos de antiguidade;

III - organizao dos Quadros de Acesso; IV - condies de acesso; V - interstcios, com as seguintes excees: a) o interstcio para Terceiro-Sargento BM ser o mesmo previsto para o PrimeiroSargento BM; e b) o interstcio para Capito BM ser o mesmo previsto para o Major QOBM/Comb; VI - servio arregimentado; VII - datas de calendrio, com exceo da primeira data de promoo que vier a ocorrer aps a edio desta Lei, cujo calendrio ser fixado mediante ato do Comandante-Geral; VIII - datas de promoo; IX - aptido fsica; X - inspeo de sade; XI - cursos, com as seguintes excees: a) no ser exigido o Curso de Formao de Cabos para a promoo graduao de Cabo; b) no ser exigido o Curso de Formao de Sargentos ou equivalente para a promoo graduao de Terceiro-Sargento; e c) no ser exigido o Curso de Aperfeioamento de Sargentos para a promoo graduao de Primeiro-Sargento; XII - critrios de seleo; XIII - documentao bsica; e XIV - processamento das promoes. 1o Os limites quantitativos de antiguidade especificados no inciso II do caput para os Cabos e Soldados sero iguais aos previstos no 2 o do art. 92. 2o Os limites quantitativos de antiguidade referidos no inciso II do caput sero calculados de acordo com as seguintes regras: I - devero ser tomados por base os quantitativos de efetivo fixados no Anexo II; II - o resultado numrico final do limite quantitativo de antiguidade poder ser acrescido de at 30% (trinta por cento) quando houver vagas disponveis para serem preenchidas; e III - sero contabilizados apenas os bombeiros militares numerados nos Quadros. 3 Os militares promovidos conforme previsto na alnea b do inciso XI do caput sero compulsoriamente matriculados no primeiro Curso de Aperfeioamento de Praas a ser realizado, em conformidade com a alnea d do inciso I do caput do art. 86.
o

4o A apurao das vagas para as promoes de que trata este artigo ser realizada considerando o disposto no Anexo II. Art. 90. O rgo de direo setorial do sistema de pessoal da Corporao ser responsvel pelo processamento das promoes. Art. 91. O processamento das promoes ser iniciado com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, ao qual sero juntados, oportunamente, os documentos comprobatrios que justifiquem a composio do Quadro de Acesso. Art. 92. Apenas os bombeiros militares que satisfaam s condies de acesso e estejam compreendidos nos limites quantitativos de antiguidade sero relacionados pelas Comisses de Promoo, para estudo destinado incluso nos Quadros de Acesso. 1o Os limites quantitativos de antiguidade, referidos neste artigo, destinam-se a estabelecer, por postos e graduaes, nos Quadros e Qualificaes, as faixas dos bombeiros militares que concorrem constituio dos Quadros de Acesso. 2o Os limites quantitativos de antiguidade dos bombeiros militares que concorrero s promoes ao grau hierrquico superior sero os seguintes: I - 1/5 (um quinto) do previsto em cada grau hierrquico dos quadros constantes do Anexo II, exceto o previsto no inciso II; II - 1/3 (um tero) do previsto nos graus hierrquicos de que tratam as alneas a a c do inciso II do caput do art. 71, constantes dos quadros do Anexo II; III - em carter excepcional, nos graus hierrquicos de que trata o inciso II em que o quantitativo previsto for igual ou inferior a 10 (dez), concorrer a sua totalidade; e IV - nos demais graus hierrquicos constantes dos Quadros do Anexo II, em que o quantitativo previsto for igual ou inferior a 10 (dez), concorrer 1/3 (um tero), em carter excepcional. 3 Sempre que nas divises previstas nos incisos I, II e IV do 2 resultar quociente fracionrio, ser ele tomado por inteiro e para mais. 4o Para as promoes aos postos de que tratam os incisos I a III do 2 o do art. 71, apenas os Oficiais que cumpram as condies bsicas previstas no art. 86 sero avaliados pela Comisso de Promoo de Oficiais para composio dos Quadros de Acesso por Merecimento. Art. 93. Quadro de Acesso a relao nominal dos bombeiros militares organizados por postos ou graduaes, dentro dos respectivos Quadros e Qualificaes existentes na Corporao, colocados na seguinte ordem: I - decrescente de precedncia hierrquica, de acordo com o disposto no Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986, para as promoes por antiguidade ou por ato de bravura; II - de forma crescente, a partir do primeiro colocado do curso inicial de cada Quadro, considerando-se a classificao geral entre todas as turmas existentes no respectivo curso para promoo por merecimento, baseada na ordem de classificao obtida ao final dos respectivos cursos; e
o o

III - decrescente, segundo o resultado da soma algbrica da quantidade de votos recebidos em todos os fatores de avaliao do desempenho para a promoo por merecimento aos postos definidos, conforme dispem os incisos I a III do 2o do art. 71. Art. 94. A Comisso de Promoo de Oficiais e a Comisso de Promoo de Praas, de carter permanente, so rgos de processamento das promoes, sendo constitudas por membros natos e efetivos, tendo as seguintes competncias: I - proceder investigao sumria dos atos motivadores de promoo por ato de bravura e post mortem; II - consolidar juzo de valor, em carter provisrio, quanto ao conceito moral do bombeiro militar; III - assessorar o Comandante-Geral da Corporao na coordenao, acompanhamento e fiscalizao da gesto do processamento das promoes; IV - julgar recursos, em primeira instncia; V - encaminhar os processos de promoo ao Comandante-Geral da Corporao com pronunciamento conclusivo para os atos decorrentes; e VI - proceder avaliao do desempenho e quantificao do mrito para o processamento das promoes por merecimento aos postos definidos, conforme dispem os incisos I a III do 2o do art. 71. 1 Compem a Comisso de Promoo de Oficiais: I - o Comandante-Geral, que a presidir, o Subcomandante-Geral, o Chefe do EstadoMaior-Geral e o titular do rgo de direo-geral de pessoal, como membros natos; e II - 3 (trs) Coronis do Quadro de Oficiais Combatentes, designados pelo ComandanteGeral pelo prazo de 1 (um) ano, podendo ser reconduzidos por igual perodo, como membros efetivos. 2 Compem a Comisso de Promoo de Praas: I - o Subcomandante-Geral, que a presidir, os titulares dos rgos de direo-geral de pessoal e operacional e o Controlador como membros natos; e II - 3 (trs) oficiais superiores designados pelo Comandante-Geral, pelo prazo de 1 (um) ano, podendo ser reconduzidos por igual perodo, como membros efetivos. 3o As regras de funcionamento e as competncias das Comisses de Promoo sero estabelecidas pelo Poder Executivo federal. 4o Ato do Governador do Distrito Federal dispor sobre os critrios para avaliao do conceito moral e quantificao do mrito a que se referem os incisos II e VI do caput. 5o Para a quantificao do mrito a que se refere o inciso VI do caput dever ser utilizado como mtodo de avaliao a comparao em relao aos seus pares, 2 (dois) a 2 (dois) de cada vez, com a escolha de um entre ambos em relao ao fator observado, de forma que cada Oficial seja comparado com todos os pares que integram o Quadro de Acesso. 6o Na avaliao a que se refere o 5o, ser utilizado como pontuao o somatrio do nmero de votos recebidos pelo militar em cada um dos seguintes fatores de avaliao:
o o

I - produo: avaliao do trabalho respeitante quantidade e qualidade de servios produzidos durante o desempenho da atividade bombeiro militar, bem como a comparao da exatido, a frequncia de erros, a apresentao, a ordem e o esmero que caracterizam os servios dos avaliados; II - responsabilidade: avaliao da maneira como o militar se dedica ao trabalho e faz o servio no prazo estipulado; III - cooperao: ponderao sobre a vontade de cooperar, a atitude e o auxlio que presta aos colegas e a maneira de acatar ordens; IV - iniciativa: considerao sobre o bom senso das decises do militar na ausncia de instrues detalhadas, ou em situaes fora do comum; e V - contribuio futura: avaliao do potencial de desenvolvimento futuro, que compara o conjunto de conhecimentos, habilidades e experincias que credenciam cada avaliado a exercer o ltimo posto do seu Quadro. 7o vedada a utilizao de qualquer critrio de avaliao ou escolha no previsto em lei. Art. 95. O ato de promoo em qualquer posto, graduao, quadro e qualificao ser consubstanciado pelo: I - Governador do Distrito Federal, se a posto de Oficial; ou II - Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, se a graduao de Praa e Praa Especial Bombeiro Militar. 1o O ato de nomeao para o posto inicial da Carreira e os atos de promoo quele posto e ao primeiro de oficial superior acarretam expedio de carta-patente pelo Governador do Distrito Federal. 2o A promoo aos demais postos apostilada ltima carta-patente expedida. Art. 96. A promoo por merecimento garantida aos bombeiros militares que concluram, com aproveitamento, o curso do seu respectivo quadro ou qualificao, bem como ser o nico critrio para a progresso do oficial bombeiro militar aos postos definidos, conforme dispem os incisos I a III do 2 o do art. 71. 1o Apenas o Oficial bombeiro militar que satisfaa as condies bsicas e esteja compreendido no limite quantitativo de antiguidade fixado nesta Lei ser relacionado pela Comisso de Promoo de Oficiais, para estudo destinado incluso nos Quadros de Acesso por Merecimento. 2o Para a composio do Quadro de Acesso por Merecimento, a Comisso de Promoo de Oficiais proceder ao julgamento da avaliao de desempenho dos militares concorrentes promoo. 3o No julgamento a que se refere o 2 o, a avaliao e a quantificao do mrito sero aferidas individualmente pelos membros da Comisso de Promoo de Oficiais, somando-se, ao final, a pontuao de cada um dos avaliados. 4o Para a promoo a que se referem os incisos I a III do 2 o do art. 71, a proposta extrada do Quadro de Acesso por Merecimento, a ser submetida ao Governador do Distrito Federal para escolha do Oficial a ser promovido, ser organizada da seguinte forma:

I - os 3 (trs) Oficiais mais bem pontuados, por ordem de classificao, para a primeira vaga aberta para a respectiva data de promoo; II - aos Oficiais no promovidos na vaga existente sero acrescidos mais 2 (dois) Oficiais, na sequncia do Quadro de Acesso por Merecimento, para concorrerem a cada vaga subsequente aberta para a mesma data de promoo; III - sempre que os Oficiais concorrentes a uma vaga forem promovidos em sua totalidade, por estarem agregados, sero acrescidos 3 (trs) Oficiais, na sequncia do Quadro de Acesso por Merecimento, passando aquela vaga a ser a primeira, dando-se nova sequncia s promoes conforme redao dos incisos I e II; e IV - o Oficial que constar do Quadro de Acesso por Merecimento em primeiro lugar em 3 (trs) datas de promoo, tendo havido promoo ao ltimo posto nas 2 (duas) datas anteriores, ser promovido por ocasio da apresentao do terceiro Quadro ao Governador do Distrito Federal, na primeira vaga apurada. Art. 97. As promoes aos demais graus hierrquicos dos quadros de Oficiais e Praas, no contemplados pelos critrios por ato de bravura, post mortem e merecimento, sero realizadas pelo critrio de antiguidade. Art. 98. A promoo por bravura somente ser processada aps apurao do mrito do ato praticado em investigao sumria, determinada pelo Comandante-Geral da Corporao e procedida pelas Comisses de Promoo. 1o Na promoo por bravura, no se aplicam as exigncias para a promoo por outro critrio estabelecidas nesta Lei. 2o Na investigao sumria, as Comisses de Promoo devero analisar os reflexos da incidncia, pelo bombeiro militar, nos quesitos estabelecidos nos incisos I a X do art. 100. 3o Ser proporcionada ao bombeiro militar promovido por bravura, quando for o caso, a oportunidade de satisfazer s condies de acesso ao posto ou graduao a que foi promovido, de acordo com o disposto nesta Lei. 4o Na hiptese de o bombeiro militar no conseguir satisfazer as condies exigidas, permanecer no servio ativo, no posto ou na graduao que atingiu, at que consiga satisfaz-las, ou at sua transferncia para a reserva remunerada ou reforma, conforme as disposies do Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986, e com os benefcios que a lei lhe assegurar. Art. 99. A promoo post mortem efetivada quando o bombeiro militar falecer em uma das seguintes situaes, apuradas em investigao sumria pela Comisso de Promoo: I - em ao de manuteno da ordem pblica, ou em ato ou consequncia de atividade de bombeiro militar; II - em consequncia de ferimento, doena, molstia ou enfermidade contrada em ao de manuteno da ordem pblica ou em atividade de bombeiro militar, ou que nelas tenham sua causa eficiente; ou III - em acidente em servio, conforme definido em ato do Governador do Distrito Federal, ou em consequncia de doena, molstia ou enfermidade que nele tenham sua causa eficiente. 1o O bombeiro militar ser tambm promovido se, ao falecer, satisfazia s condies de acesso e integrava a faixa dos que concorriam promoo.

2o Os casos de morte por ferimento, doena, molstia ou enfermidade, referidos nos incisos I a III do caput, sero comprovados por documento sanitrio de origem, sendo os termos do acidente, baixa a hospital, papeletas de tratamento nas enfermarias e hospitais e os registros de baixa utilizados como meios subsidirios para esclarecer a situao. 3o A promoo que resultar de qualquer das situaes estabelecidas nos incisos I a III do caput independer daquela prevista no 1o e ser efetivada no grau imediato do Quadro ou Qualificao a que pertencia. 4o A promoo que resultar de falecimento do bombeiro militar, em consequncia de ato de bravura, exclui a promoo post mortem e ser efetivada pelo critrio de bravura no grau imediato do Quadro ou Qualificao a que pertencia. Art. 100. O bombeiro militar no poder constar de Quadro de Acesso quando no cumprir as condies bsicas previstas no art. 86, bem como incidir em um dos seguintes quesitos: I - esteja submetido a conselho de justificao, conselho de disciplina ou processo administrativo de licenciamento; II - for condenado a pena privativa de liberdade, enquanto durar o cumprimento da pena, ou do prazo referente sua suspenso condicional inclusive, no se computando o tempo acrescido pena por ocasio de sua suspenso condicional; III - estiver de licena para tratar de interesse particular; IV - for condenado pena de suspenso do exerccio do posto, da graduao, cargo ou funo, prevista no Cdigo Penal Militar, durante o prazo dessa suspenso; V - for considerado desaparecido, extraviado ou desertor; VI - estiver em gozo de licena para tratamento de sade de pessoa da famlia por prazo superior a 1 (um) ano contnuo; VII - for preso preventivamente ou em flagrante delito, enquanto a priso no for revogada; VIII - for considerado no habilitado para o acesso, em carter provisrio, a juzo das Comisses de Promoo por, presumivelmente, ser incapaz de satisfazer ao critrio estabelecido para o conceito moral de que trata o inciso II do caput do art. 94 e seu 4o; IX - venha a atingir, at a data das promoes, a idade limite para permanncia no servio ativo; ou X - seja julgado incapaz, definitivamente, para o servio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ou esteja agregado h mais de 2 (dois) anos por ter sido julgado incapaz, temporariamente, em inspeo de sade. Pargrafo nico. O bombeiro militar incurso no inciso VIII ser submetido a conselho de justificao ex officio ou a conselho de disciplina ex officio, conforme o caso. Art. 101. Ser excludo do quadro de acesso o bombeiro militar que incidir em uma das circunstncias previstas no art. 100 ou ainda: I - for nele includo indevidamente; II - for promovido; ou

III - for excludo do servio ativo. Art. 102. Nos diferentes quadros, as vagas a serem consideradas para as promoes sero provenientes de: I - promoo ao nvel hierrquico superior; II - agregao; III - demisso, licenciamento ou excluso do servio ativo; IV - falecimento; e V - aumento de efetivo. 1o As vagas so consideradas abertas: I - na data da publicao do ato que promove, agrega, passa para a inatividade ou demite, licencia ou exclui do servio ativo, salvo se, no prprio ato, for estabelecida outra data; II - na data oficial do bito; e III - como dispuser a lei, no caso de aumento de efetivo. 2o Feita a apurao das vagas a preencher, este nmero no sofrer alterao, sendo que cada vaga aberta, em determinado posto ou graduao, acarretar vagas nos graus hierrquicos inferiores e interromper-se- no posto ou graduao em que houver preenchimento por excedente, ressalvado o caso de vaga aberta em decorrncia de aplicao da quota compulsria prevista em legislao especfica. 3o Sero tambm consideradas as vagas que resultarem das transferncias ex officio para a reserva remunerada, j previstas at a data de promoo, inclusive. 4o No preenche vaga o militar que, estando agregado, venha a ser promovido e continue na mesma situao. 5o As vagas decorrentes de promoes por ressarcimento de preterio s sero consideradas se o ato que as originou for publicado antes da data prevista para a apurao das vagas a serem preenchidas. Art. 103. O bombeiro militar agregado, quando no desempenho de cargo bombeiro militar ou considerado de natureza ou interesse bombeiro militar, ou da segurana pblica, concorrer promoo por quaisquer dos critrios, sem prejuzo do nmero de concorrentes regularmente estipulados. Pargrafo nico. O bombeiro militar agregado por qualquer outro motivo no ser promovido pelo critrio de merecimento. CAPTULO VI DOS RECURSOS Art. 104. O bombeiro militar que se julgar prejudicado em consequncia de composio de Quadro de Acesso ou em seu direito de promoo poder impetrar recurso, como ltima instncia na esfera administrativa, ao:

I - Governador do Distrito Federal, se o recorrente postular patente de Oficial; ou II - Comandante-Geral da Corporao, se o recorrente postular graduao de Praa. 1o Para a apresentao do recurso, o militar ter o prazo previsto no art. 52 do Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986, a contar da data da publicao do ato no rgo oficial. 2o O recurso referente composio do Quadro de Acesso e promoo dever ser solucionado, respectivamente, no prazo mximo de 10 (dez) e 60 (sessenta) dias corridos, a partir da data de recebimento do recurso. CAPTULO VII DISPOSIES ESPECIAIS Art. 105. Para os efeitos do disposto no inciso I do art. 86, fica estabelecida a seguinte equivalncia de cursos: I - a Curso de Formao de Praa BM - CFP/BM, o Curso de Formao de Soldado BM CFSd/BM; II - a Curso de Aperfeioamento de Praa BM - CAP/BM, o Curso de Formao de Sargentos BM - CFS/BM; III - a Curso de Altos Estudos para Praa BM - CAEP/BM, o Curso de Aperfeioamento de Sargentos BM - CAS/BM; e IV - a Curso de Formao, os cursos superiores exigidos para o ingresso dos militares dos Quadros de Oficiais Bombeiros Militares Complementar - QOBM/Compl, de Sade QOBM/S e Capeles - QOBM/Cpl. Art. 106. A contar da publicao desta Lei, o interstcio exigido para as promoes por antiguidade e merecimento ser o estabelecido no Anexo IV. Art. 107. Aos Aspirantes-a-Oficial e Soldados de Segunda Classe sero aplicados os dispositivos constantes desta Lei, no que lhes for pertinente. Art. 108. Ser transferido para a reserva remunerada, ex officio, o militar dos postos definidos nos incisos I a III do 2o do art. 71 ou da ltima graduao de cada Quadro ou Qualificao, que possuir 6 (seis) anos de permanncia nesse posto ou graduao e contar, cumulativamente, com 30 (trinta) anos ou mais de servio. Art. 109. A progresso funcional do bombeiro militar de Carreira do Distrito Federal cessa com a sua transferncia para a inatividade. Art. 110. Os arts. 2o, 3o, 5o, 11, 78, 93, 95 e 121 do Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 2o O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, instituio permanente, essencial segurana pblica e s atividades de defesa civil, fundamentada nos princpios da hierarquia e disciplina, e ainda fora auxiliar e reserva do Exrcito nos casos de convocao ou mobilizao, organizada e mantida pela Unio nos termos do inciso XIV do art. 21 e dos 5 o e 6o do art. 144 da Constituio Federal, subordinada ao Governador do Distrito Federal, destinase execuo de servios de percia, preveno e combate a incndios, de busca e salvamento, e de atendimento pr-hospitalar e de prestao de socorros nos casos de

sinistros, inundaes, desabamentos, catstrofes, calamidades pblicas e outros em que seja necessria a preservao da incolumidade das pessoas e do patrimnio. (NR) Art. 3o Os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, vista da natureza e da destinao a que se refere o art. 2o, so militares do Distrito Federal e formam categoria especial denominada bombeiro militar. 1o ............................................................................... I - na ativa: a) os de carreira; b) os includos no Corpo de Bombeiros, voluntariamente, durante os prazos a que se obrigam a servir; c) os componentes da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros, convocados ou designados para o servio ativo; e d) os alunos de rgos de formao de bombeiros-militares; e II - na inatividade: a) os componentes da reserva remunerada, que estejam sujeitos prestao de servios na ativa, mediante convocao; b) os reformados quando, tendo passado por uma das situaes previstas neste artigo, estejam dispensados definitivamente da prestao de servio na ativa; c) os da reserva remunerada, sujeitos prestao de tarefa por tempo certo, em carter transitrio e mediante aceitao voluntria. .............................................................................. (NR) Art. 5o ................................................. ................................................................................................. 2o A Carreira de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal privativa de brasileiro nato ou naturalizado. (NR) Art. 11. Para matrcula nos cursos de formao dos estabelecimentos de ensino bombeiro militar, alm das condies relativas nacionalidade, idade, aptido intelectual e psicolgica, altura, sexo, capacidade fsica, sade, idoneidade moral, obrigaes eleitorais, aprovao em testes toxicolgicos e suas obrigaes para com o servio militar, exige-se ainda a apresentao, conforme o edital do concurso, de diploma de concluso de ensino superior, reconhecido pelos sistemas de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal. 1o A idade mnima para a matrcula a que se refere o caput de 18 (dezoito) anos, sendo a mxima de: I - 28 (vinte e oito) anos para o Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes e o Quadro Geral de Praas Bombeiros Militares; e II - 35 (trinta e cinco) anos para ingresso nos Quadros de Oficiais Bombeiros Militares de Sade, Complementar e Capeles.

2o Os limites mnimos de altura para matrcula a que se refere o caput so, com os ps nus e cabea descoberta, de um metro e sessenta centmetros para homens e um metro e cinquenta e cinco centmetros para mulheres. ............................................................................................. 4o Ato do Poder Executivo federal estabelecer as reas especficas de formao a serem exigidas para matrcula nos cursos de formao para a Carreira de Oficiais do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes e para os Quadros de Oficiais Bombeiros Militares de Sade, Complementares e Capeles. (NR) Art. 78. ............................................. 1o .................................................... ............................................................................................. b) aguardar transferncia para a reserva remunerada, por ter sido enquadrado em qualquer dos requisitos que a motivam; e ............................................................................. (NR) Art. 93. ................................................ I - ......................................................................... a) para o Quadro de Oficiais Combatentes: 1. 62 (sessenta e dois) anos, para o posto de Coronel; 2. 59 (cinquenta e nove) anos, para o posto de Tenente-Coronel; 3. 55 (cinquenta e cinco) anos, para os postos de Major e Capito; e 4. 51 (cinquenta e um) anos, para os postos de oficiais subalternos; b) para os demais Quadros: 1. 64 (sessenta e quatro) anos, para o posto de Coronel; 2. 60 (sessenta) anos, para o posto de Tenente-Coronel; 3. 59 (cinquenta e nove) anos, para o posto de Major; e 4. 56 (cinquenta e seis) anos, para os postos Intermedirio e Subalterno; e c) para Praas: 1. 59 (cinquenta e nove) anos, para graduao de Subtenente; 2. 58 (cinquenta e oito) anos, para graduao de Primeiro-Sargento; 3. 57 (cinquenta e sete) anos, para graduao de Segundo-Sargento; 4. 56 (cinquenta e seis) anos, para graduao de Terceiro-Sargento; e

5. 54 (cinquenta e quatro) anos, para graduao de Cabos e Soldados; .............................................................................................. IV - ultrapassar o Tenente-Coronel e o Major 6 (seis) anos de permanncia no posto, quando esse for o ltimo de seu Quadro, desde que conte 30 (trinta) anos ou mais de servio; ............................................................................... (NR) Art. 95. ............................................... I - ........................................................................ a) para oficiais: 65 (sessenta e cinco) anos; b) para Praas: 63 (sessenta e trs) anos; c) (revogado); ............................................................................... (NR) Art. 121. ................................................................... ............................................................................................ III - tempo de servio arregimentado. (NR) Art. 111. O Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei n o 7.479, de 2 de junho de 1986, passa a vigorar acrescido do seguinte dispositivo: Art. 122-A. Tempo de servio arregimentado o tempo passado pelo bombeiro militar no desempenho de funo em Organizao do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ou em funo considerada de natureza militar quando cedido ou disposio de outro rgo pblico, conforme estabelecer legislao especfica. 1o Ser considerado como tempo de servio arregimentado o tempo passado dia a dia nas Organizaes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal pelo bombeiro militar da reserva da Corporao convocado para o exerccio de funes de bombeiro militar. 2o No sero deduzidos do tempo de servio arregimentado, alm dos afastamentos previstos no art. 66, os perodos em que o bombeiro militar estiver em gozo do afastamento total a que se refere o art. 68. CAPTULO VIII DA ORGANIZAO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL Art. 112. Os arts. 2o, 8o, 10, 11, 12, 13, 22, 24, 26, 28, 29, 30 e 32 da Lei n o 8.255, de 20 de novembro de 1991, passam a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 2o ......................................................................... .............................................................................................. X - executar servios de atendimento pr-hospitalar. (NR)

Art. 8o O Comando-Geral constitudo do Comandante-Geral, alm do seguinte: I - o Subcomandante-Geral; II - o Chefe do Estado-Maior-Geral; III - os Chefes de Departamentos; IV - o Controlador; V - o Chefe de Gabinete do Comandante-Geral; VI - os Diretores; VII - o Comandante Operacional; e VIII - a Ajudncia-Geral. (NR) Art. 10. O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ser um coronel da ativa do Quadro de Oficiais BM Combatentes da prpria Corporao. .............................................................................................. 2o O provimento do cargo de Comandante-Geral ser feito mediante ato do Governador do Distrito Federal, observada a formao profissional do oficial para o exerccio do comando. (NR) Art. 11. O Estado-Maior-Geral o rgo de orientao e planejamento responsvel pela elaborao da poltica militar, pelo planejamento estratgico e pela orientao do preparo e do emprego da Corporao, visando ao cumprimento da destinao constitucional e legal. Pargrafo nico. O Estado-Maior-Geral, encarregado da elaborao das diretrizes e ordens do comando, tem por misso o estudo, o planejamento, a coordenao, a programao oramentria e financeira e o controle de todas as atividades da Corporao, por intermdio dos rgos de direo-geral e de direo setorial, de apoio e de execuo, no exerccio de suas competncias, em conformidade com as decises e diretrizes do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. (NR) Art. 12. ....................................................................... .............................................................................................. III - Sees, que no podero exceder o nmero de 10 (dez). a) (revogado); b) (revogado); c) (revogado); d) (revogado); e) (revogado); f) (revogado);

g) (revogado). 1o Cabe ao Chefe do Estado-Maior-Geral a orientao, a coordenao e a fiscalizao dos trabalhos do Estado-Maior-Geral, visando ao cumprimento das determinaes e polticas estabelecidas pelo Comandante-Geral. ........................................................................................ 3o O Chefe do Estado-Maior-Geral ser um coronel da ativa do Quadro de Oficiais BM Combatentes, indicado pelo Comandante-Geral e nomeado pelo Governador do Distrito Federal. 4o (Revogado). 5o (Revogado). (NR) Seo III Dos Departamentos e das Diretorias Art. 13. Os Departamentos, em nmero mximo de 6 (seis) e organizados sob a forma de sistema, exercero suas competncias por meio de diretorias e rgos de direo setorial que lhes sejam diretamente subordinados. I - (revogado); II - (revogado); III - (revogado); IV - (revogado); V - (revogado); VI - (revogado); VII - (revogado); VIII - (revogado). Pargrafo nico. O nmero de Diretorias no poder exceder ao limite de 5 (cinco) por Departamento. ................................................................................(NR) Seo V Da Controladoria Art. 22. A Controladoria o rgo de assessoramento direto e imediato ao Comandante-Geral quanto aos assuntos e providncias relacionados com a defesa do patrimnio pblico, auditoria, correio, ouvidoria, orientao e fiscalizao, e averiguao e anlise das atividades de administrao oramentria, financeira, patrimonial e de gesto de pessoas. (NR) .............................................................................................

Art. 24. ...................................................................... ............................................................................................. II - as Policlnicas: a) Policlnica mdica; e b) Policlnica odontolgica; e III - os Centros, em nmero mximo de 12 (doze). a) (revogado); b) (revogado); c) (revogado); d) (revogado); e) (revogado) f) (revogado); g) (revogado); h) (revogado) i) (revogado). (NR) Art. 26. As Policlnicas so rgos de apoio ao sistema de sade, incumbidas da assistncia mdica, odontolgica, farmacutica e sanitria famlia bombeiro-militar, conforme dispuser a lei. (NR) Art. 28. Os rgos de execuo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal so classificados, segundo a natureza dos servios que prestam ou as peculiaridades do emprego, em: I - Comando Operacional; II - Unidade de Preveno e Combate a Incndio; III - Unidade de Busca e Salvamento; IV - Unidade de Atendimento de Emergncia Pr-Hospitalar; V - Unidade de Proteo Ambiental; VI - Unidade de Proteo Civil; VII - Unidade de Aviao Operacional; VIII - Unidade de Multiemprego. .........................................................................................

4o Unidade de Atendimento de Emergncia Pr-Hospitalar a que tem a seu cargo, dentro de determinada rea de atuao operacional, as misses de emergncias mdicas voltadas para o atendimento pr-hospitalar e socorros de urgncia, nos casos de sinistro, inundaes, desabamentos, catstrofes e calamidades pblicas, bem como outras que se fizerem necessrias preservao da incolumidade das pessoas e do patrimnio. 5o Unidade de Proteo Ambiental a que tem a seu cargo, dentro de determinada rea operacional, o cumprimento das atividades e misses de preveno e combate a incndios florestais, conteno de produtos perigosos e demais aes de proteo ao meio ambiente. 6o Unidade de Proteo Civil a que tem a seu cargo, dentro de determinada rea de responsabilidade, a execuo de atividades de defesa civil. 7o Unidade de Aviao Operacional a que tem a seu cargo, dentro de determinada rea operacional, a execuo de misses areas e apoio a aes conexas. 8o Unidade de Multiemprego a que tem a seu cargo, dentro de determinada rea o o operacional, a execuo de 2 (duas) ou mais das misses previstas nos 2 a 7 . 9o Cada Unidade Operacional ter, em sua jurisdio, tantas subunidades subordinadas quantas forem necessrias, para o atendimento das respectivas misses. (NR) Art. 29. A estrutura dos rgos de direo, apoio e execuo de que trata esta Lei ser a mnima indispensvel, de modo a possibilitar amplo emprego da Corporao. I - (revogado); II - (revogado); III - (revogado); IV - (revogado); V - (revogado); VI - (revogado); VII - (revogado); VIII - (revogado); IX - (revogado); X - (revogado). 1o (Revogado). 2o (Revogado). 3o (Revogado). 4o (Revogado). (NR) Art. 30. ........................................................................ I - pessoal da ativa, constitudo dos seguintes Quadros:

a) Quadro de Oficiais BM Combatentes - QOBM/Comb; e b) Quadro de Oficiais BM de Sade - QOBM/S, que se divide em: 1. Quadro de Oficiais BM Mdicos - QOBM/Md; e 2. Quadro de Oficiais BM Cirurgies Dentistas - QOBM/CDent; c) Quadro de Oficiais BM Complementar - QOBM/Compl; d) Quadro de Oficiais BM de Administrao - QOBM/Adm, que se divide em: 1. Quadro de Oficiais BM Intendentes - QOBM/Intd; e 2. Quadro de Oficiais BM Condutores e Operadores de Viaturas - QOBM/Cond; e) Quadro de Oficiais BM Especialistas - QOBM/Esp, que se divide em: 1. Quadro de Oficiais BM Msicos - QOBM/Ms; e 2. Quadro de Oficiais BM de Manuteno - QOBM/Mnt; f) Quadro de Oficiais BM Capeles - QOBM/Cpl; e g) Quadro Geral de Praas BM - QGPBM; ................................................................................... (NR) Art. 32. O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ser fixado em lei especfica, mediante proposta do Governador do Distrito Federal. ................................................................................... (NR) Art. 113. Os Captulos I e II do Ttulo II da Lei no 8.255, de 20 de novembro de 1991, o o passam a vigorar acrescidos dos seguintes arts. 7 -A, 8 -A, 10-A, 10-B e 23-A: Art. 7o-A. Os cargos de comando, direo-geral, direo setorial e assessoramento, definidos como cargos em comisso, estabelecem a precedncia funcional na organizao e os vnculos hierrquicos. Art. 8o-A. O Alto Comando, rgo consultivo do Comandante-Geral, constitudo dos seguintes membros: I - Comandante-Geral, na qualidade de Presidente; II - Subcomandante-Geral, na qualidade de Vice-Presidente; III - Chefe do Estado-Maior-Geral; IV - Controlador; V - Chefe de Gabinete do Comandante-Geral; VI - Chefes de Departamento;

VII - Diretores; VIII - Comandante-Operacional; IX - Ajudante-Geral; X - os Ex-Comandantes-Gerais e Ex-Subcomandantes-Gerais da Corporao, enquanto no passarem para a inatividade. Pargrafo nico. O funcionamento do Alto Comando ser regulamentado por ato do Governador do Distrito Federal. Art. 10-A. O Subcomando-Geral o rgo de direo-geral responsvel perante o Comandante-Geral pela coordenao, fiscalizao e controle das rotinas administrativas da Corporao, acionando os rgos de direo-geral, direo setorial, de apoio e de execuo no cumprimento de suas atividades. 1o O Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ser um coronel do Quadro de Oficiais BM Combatentes da ativa da prpria Corporao, escolhido pelo Comandante-Geral e nomeado pelo Governador do Distrito Federal. 2o Quando a escolha de que trata o 1o no recair sobre o coronel mais antigo, o escolhido ter precedncia funcional sobre os demais. 3o O substituto eventual do Subcomandante-Geral ser o coronel mais antigo existente na Corporao. 4o O Subcomandante-Geral o substituto eventual do Comandante-Geral da Corporao. Art. 10-B. A organizao, funcionamento, transformao, extino e definio de competncias de rgos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, de acordo com a organizao bsica e os limites de efetivos definidos em lei, ficaro a cargo: I - do Poder Executivo federal, mediante proposta do Governador do Distrito Federal, em relao aos rgos da organizao bsica, que compreendem o Comando-Geral e os rgos de direo-geral e de direo setorial; e II - do Governador do Distrito Federal, em relao aos rgos de apoio e de execuo, no considerados no inciso I. Art. 23-A. Fica criado instituto, no Gabinete do Comandante-Geral, diretamente a ele subordinado, que ter a seu cargo: I - a responsabilidade pelo planejamento e coordenao da realizao peridica de concursos pblicos de provas ou de provas e ttulos, para seleo dos candidatos a matrcula nos cursos de formao requeridos para ingresso nas Carreiras do quadro de pessoal da Corporao; II - a organizao e a administrao de provas e testes necessrios para comprovao da habilitao s profisses relacionadas misso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; III - a promoo e a organizao de simpsios, seminrios, trabalhos e pesquisas sobre questes relacionadas s misses da Corporao; e IV - a organizao e administrao de biblioteca, de museu e de centro de documentao, nacional e internacional, sobre doutrina, tcnicas e legislao pertinentes misso dos corpos de bombeiros e questes correlatas.

Pargrafo nico. Ato do Poder Executivo federal dispor sobre a organizao, funcionamento, competncias e atribuies dos dirigentes do instituto referido neste artigo. Art. 114. Ficam os Comandantes-Gerais da Polcia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal autorizados a nomear policiais militares e bombeiros militares da reserva remunerada, referidos na alnea a do inciso II do 1o do art. 3o do Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei n o 7.289, de 18 de dezembro de 1984, e na alnea c do inciso II do 1o do art. 3o da Lei no7.479, de 2 de junho de 1986, respectivamente, at o limite fixado em ato do Governador do Distrito Federal, para a execuo de tarefa, encargo, incumbncia ou misso, em organizaes da Polcia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, pelo tempo no superior a 1 (um) ano, prorrogvel por iguais perodos at o limite de 5 (cinco) anos. 1o As nomeaes, na forma do caput, destinam-se ao atendimento das seguintes atividades, de carter voluntrio e temporrio, por absoluta necessidade do servio de: I - professores, instrutores e monitores em estabelecimento de ensino da Corporao; II - administrao, de sade, de finanas, de informtica e de cincia e tecnologia; III - apoio e em complemento a atividade operacional; e IV - realizao de servios ou atividades de natureza emergencial ou urgente. 2o O chamamento e a seleo de militar inativo para a prestao de tarefa a que se refere o caput sero feitos por intermdio do rgo de direo setorial do sistema de pessoal da Corporao, mediante processo seletivo para o exerccio do cargo, observadas as seguintes condicionantes: I - observncia dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficincia, publicidade e transparncia; II - comprovao de conhecimento ou experincia na execuo da atividade para a qual o inativo voluntrio; e III - aptido comprovada para a execuo da tarefa para a qual voluntrio, em inspeo de sade realizada na Corporao. 3o O militar da reserva remunerada do Distrito Federal, e excepcionalmente o reformado, que tenha modificada sua situao na inatividade para a prestao de tarefa por tempo certo, faz jus a adicional igual a 0,3 (trs dcimos) dos proventos que estiver percebendo. 4o O militar do Distrito Federal, reformado de acordo com as situaes previstas no inciso II do art. 94 da Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984, e no inciso II do art. 95 do Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei n o 7.479, de 2 de junho 1986, poder, observado o disposto no 2o, ser aproveitado no servio das Corporaes, exercendo as atividades descritas nos incisos I e II do 1o deste artigo, por meio de nomeao em idnticas condies conforme o previsto no caput, seus pargrafos e incisos, exceto quanto ao tempo de permanncia, que poder ser prorrogado at o limite de 30 (trinta) anos de servio. Art. 115. Os arts. 3o, 19, 23 e 26 da Lei no 10.486, de 4 de julho de 2002, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 3 ........................................................................ .............................................................................................
o

XI - ajuda de custo - direito pecunirio devido ao militar, pago adiantadamente, por ocasio de transferncia para a inatividade ou quando se afastar de sua sede em razo de servio, para custeio das despesas de locomoo e instalao, exceto as de transporte, nas movimentaes para fora de sua sede, conforme Tabela I do Anexo IV; ................................................................................... (NR) Art. 19. O militar, ao ser transferido para a inatividade remunerada, alm dos direitos previstos no inciso XI do art. 3o e nos arts. 20 e 21 desta Lei, far jus ao valor relativo ao perodo integral das frias a que tiver direito no gozadas por necessidade do servio e ao incompleto, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de efetivo servio, sendo considerada como ms integral a frao igual ou superior a 15 (quinze) dias, bem como licenas no gozadas. ................................................................................... (NR) Art. 23. ....................................................................... .............................................................................................. II - da cassao da situao de inatividade. III - (revogado). Pargrafo nico. Ser cassada a situao de inatividade do militar que houver praticado, quando em atividade falta punvel com a demisso ou excluso a bem da disciplina. (NR) Art. 26. .......................................................................... I - necessitar de internao especializada, militar ou no; ou II - necessitar de assistncia ou de cuidados em razo das doenas relacionadas no 1 o do art. 24. ................................................................................. (NR) Art. 116. A Tabela V do Anexo IV da Lei no 10.486, de 4 de julho de 2002, passa a vigorar na forma do Anexo V. Art. 117. Fica instituda a Gratificao por Risco de Vida, parcela remuneratria devida mensal e regularmente aos militares do Distrito Federal, conforme valores constantes do Anexo VI, gerando efeitos financeiros a partir das datas nele especificadas. 1o A gratificao de que trata o caput integra os proventos da inatividade e as penses. 2o (VETADO) Art. 118. Nos termos da legislao distrital, poder o Governo do Distrito Federal manter instituies de ensino de sua rede pblica de educao bsica sob a orientao e superviso do Comando da Polcia Militar do Distrito Federal e do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, com vistas no atendimento dos dependentes de militares das Corporaes e integrantes do Sistema de Segurana Pblica do Distrito Federal e da populao em geral. Art. 119. (VETADO)

Art. 120. As despesas decorrentes da aplicao desta Lei sero atendidas conta das dotaes consignadas no Fundo Constitucional do Distrito Federal, constantes do oramentogeral da Unio. Art. 121. Os Comandantes-Gerais da Polcia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal estabelecero os procedimentos para realizao ou equiparao do Curso de Altos Estudos para os Oficiais oriundos das Carreiras de Praas, que no tenham realizado o referido curso quando Praas. Art. 122. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 123. Ficam revogados: I - a Lei no 6.302, de 15 de dezembro de 1975; II - a Lei no 6.645, de 14 de maio de 1979; III - os arts. 3o, 10, 12, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29, o pargrafo nico do art. 32, os arts. 34, 35, 36, 37, 39, 42, 43, 44, 45 e 46 da Lei no 6.450, de 14 de outubro de 1977; IV - o 4o do art. 91 da Lei no 7.289, de 18 de dezembro de 1984; V - o art. 1o da Lei no 7.457, de 9 de abril de 1986, na parte em que d nova redao aos arts. 3o e 10 da Lei no 6.450, de 14 de outubro de 1977; VI - o 3o do art. 92 e a alnea c do inciso I do art. 95 do Estatuto dos Bombeiros Militares, aprovado pela Lei no 7.479, de 2 de junho de 1986; VII - a Lei no 7.491, de 13 de junho de 1986; VIII - a Lei no 7.687, de 13 de dezembro de 1988; IX - a Lei no 7.851, de 23 de outubro de 1989; X - a Lei no 8.204, de 8 de julho de 1991; XI - as alneas a a g do inciso III do art. 12 e seus 4o e 5o, os arts. 14 a 20, o pargrafo nico do art. 23, os 1o a 4o do art. 29 e o art. 35 da Lei no 8.255, de 20 de novembro de 1991; XII - a Lei no 8.258, de 6 de dezembro de 1991; XIII - a Lei no 9.054, de 29 de maio de 1995; XIV - a Lei no 9.237, de 22 de dezembro de 1995; XV - o art. 1o da Lei no 9.713, de 25 de novembro de 1998; e XVI - os arts. 2o, 3o, 9o e 10 e os Anexos II e III da Lei no 11.134, de 15 de julho de 2005. Braslia, 6 de novembro de 2009; 188o da Independncia e 121o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Tarso Genro Paulo Bernardo Silva

Este texto no substitui o publicado no DOU de 9.11.2009 ANEXO I DISTRIBUIO DO EFETIVO DA POLCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL E RESPECTIVO INTERSTCIO PARA PROMOO a) Quadro de Oficiais Policiais Militares - QOPM: GRAU HIERRQUICO Coronel PM Tenente-Coronel PM Major PM Capito PM Primeiro-Tenente PM Segundo-Tenente PM Aspirante-a-Oficial TOTAL EFETIVO 39 78 199 261 195 195 0 967 INTERSTCIO 36 meses 48 meses 48 meses 48 meses 48 meses 6 meses

b) Quadro de Oficiais Policiais Militares de Sade - QOPMS: Tabela I - Mdico GRAU HIERRQUICO Coronel PM Mdico Tenente-Coronel PM Mdico Major PM Mdico Capito PM Mdico Primeiro-Tenente PM Mdico Segundo-Tenente PM Mdico TOTAL Tabela II - Dentista GRAU HIERRQUICO Coronel PM Dentista Tenente-Coronel PM Dentista Major PM Dentista Capito PM Dentista Primeiro-Tenente PM Dentista Segundo-Tenente PM Dentista TOTAL Tabela III - Veterinrio GRAU HIERRQUICO Tenente-Coronel PM Veterinrio Major PM Veterinrio Capito PM Veterinrio Primeiro-Tenente PM Veterinrio Segundo-Tenente PM Veterinrio TOTAL EFETIVO 1 1 2 1 1 6 INTERSTCIO 48 meses 48 meses 48 meses 48 meses EFETIVO 1 4 12 20 10 15 62 INTERSTCIO 36 meses 48 meses 48 meses 48 meses 48 meses EFETIVO 2 6 16 34 17 25 100 INTERSTCIO 36 meses 48 meses 48 meses 48 meses 48 meses

c) Quadro de Oficiais Policiais Militares Capeles - QOPMC:

GRAU HIERRQUICO Tenente-Coronel PM Major PM Capito PM Primeiro-Tenente PM Segundo-Tenente PM TOTAL

EFETIVO 1 1 1 1 1 5

INTERSTCIO 36 meses 48 meses 48 meses 48 meses

d) Quadro de Oficiais Policiais Militares Administrativos - QOPMA: GRAU HIERRQUICO Major PM Capito PM Primeiro-Tenente PM Segundo-Tenente PM TOTAL EFETIVO 20 70 131 132 353 INTERSTCIO 48 meses 48 meses 48 meses

e) Quadro de Oficiais Policiais Militares Especialistas - QOPME: Tabela I - Especialista em Sade GRAU HIERRQUICO Major PM Especialista em Sade Capito PM Especialista em Sade Primeiro-Tenente PM Especialista em Sade Segundo-Tenente PM Especialista em Sade TOTAL EFETIVO 2 4 10 12 28 INTERSTCIO 48 meses 48 meses 48 meses

Tabela II - Manuteno de Motomecanizao GRAU HIERRQUICO Capito PM de Manuteno de Motomecanizao Primeiro-Tenente PM de Manuteno de Motomecanizao Segundo-Tenente PM de Manuteno de Motomecanizao TOTAL EFETIVO 2 1 2 5 INTERSTCIO 48 meses 48 meses

Tabela III - Manuteno de Armamento GRAU HIERRQUICO Capito PM de Manuteno de Armamento Primeiro-Tenente PM de Manuteno de Armamento Segundo-Tenente PM de Manuteno de Armamento TOTAL EFETIVO 1 1 1 3 INTERSTCIO 48 meses 48 meses

Tabela IV - Manuteno de Comunicaes GRAU HIERRQUICO Capito PM de Manuteno de Comunicaes Primeiro-Tenente PM de Manuteno de EFETIVO 2 1 INTERSTCIO 48 meses

Comunicaes Segundo-Tenente PM de Manuteno de Comunicaes TOTAL

1 4 Tabela V - Veterinrio

48 meses

GRAU HIERRQUICO Capito PM Assistente Veterinrio Primeiro-Tenente PM Assistente Veterinrio Segundo-Tenente PM Assistente Veterinrio TOTAL

EFETIVO 1 1 2 4

INTERSTCIO 48 meses 48 meses

f) Quadro de Oficiais Policiais Militares Msicos - QOPMM: GRAU HIERRQUICO Major PM Capito PM Primeiro-Tenente PM Segundo-Tenente PM TOTAL EFETIVO 1 3 4 4 12 INTERSTCIO 48 meses 48 meses 48 meses

g) Quadro de Praas Policiais Militares Combatentes - QPPMC: GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM Cabo PM Soldado PM TOTAL EFETIVO 560 2.156 2.168 2.748 3.354 5.564 16.550 INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses 60 meses 120 meses

h) Quadro de Praas Policiais Militares Especialistas - QPPME: Tabela I - Manuteno de Armamento - QPMP-1: GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM Cabo PM Soldado PM TOTAL EFETIVO 3 4 6 9 25 12 59 INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses 60 meses 120 meses

Tabela II - Manuteno de Motomecanizao - QPMP-3: GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM Cabo PM EFETIVO 5 5 9 32 57 INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses 60 meses

Soldado PM TOTAL

41 149 Tabela III - Msicos - QPMP-4:

120 meses

GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM Cabo PM Soldado PM TOTAL

EFETIVO 15 30 35 25 19 12 136

INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses 60 meses 120 meses

Tabela IV - Manuteno de Comunicaes - QPMP-5: GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM Cabo PM Soldado PM TOTAL EFETIVO 3 3 4 8 8 8 34 INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses 60 meses 120 meses

Tabela V - Auxiliares de Sade - QPMP-6 - Especialistas em Sade: GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM Cabo PM Soldado PM TOTAL EFETIVO 12 15 18 22 18 15 100 INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses 60 meses 120 meses

Tabela VI - Auxiliares de Sade - QPMP-6 - Assistentes Veterinrios: GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM Cabo PM Soldado PM TOTAL EFETIVO 3 5 9 10 8 10 45 INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses 60 meses 120 meses

Tabela VII - Corneteiros - QPMP-7: GRAU HIERRQUICO Subtenente PM Primeiro-Sargento PM Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM EFETIVO 3 2 2 4 INTERSTCIO 36 meses 60 meses 60 meses

Cabo PM Soldado PM TOTAL

14 24 49 Tabela VIII - Artfices - QPMP-9 (Em extino):

60 meses 120 meses

GRAU HIERRQUICO Segundo-Sargento PM Terceiro-Sargento PM TOTAL

EFETIVO 1 1 2 ANEXO II

INTERSTCIO 60 meses

DISTRIBUIO DO EFETIVO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL a) Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes - QOBM/Comb: GRAU HIERRQUICO Coronel Tenente-Coronel Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL b) Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Sade - QOBM/S: Tabela I - Quadro de Oficiais BM Mdicos - QOBM/Md: GRAU HIERRQUICO Coronel Tenente-Coronel Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL EFETIVO 1 7 44 60 50 51 213 EFETIVO 18 85 120 144 110 110 587

Tabela II - Quadro de Oficiais BM Cirurgies Dentistas - QOBM/Cdent: GRAU HIERRQUICO Coronel Tenente-Coronel Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL c) Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Complementar - QOBM/Compl: GRAU HIERRQUICO EFETIVO EFETIVO 1 4 8 14 11 12 50

Coronel Tenente-Coronel Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL d) Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Administrao - QOBM/Adm:

1 7 44 60 50 51 213

Tabela I - Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Intendentes - QOBM/Intd: GRAU HIERRQUICO Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL EFETIVO 10 45 57 64 176

Tabela II - Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Condutores e Operadores de Viaturas QOBM/Cond: GRAU HIERRQUICO Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL e) Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Especialistas - QOBM/Esp: Tabela I - Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Msicos - QOBM/Ms: GRAU HIERRQUICO Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL EFETIVO 1 3 4 5 13 EFETIVO 3 12 14 17 46

Tabela II - Quadro de Oficiais Bombeiros Militares de Manuteno - QOBM/Mnt: GRAU HIERRQUICO Major Capito Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL EFETIVO 1 4 4 5 14

Tabela III - Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Capeles - QOBM/Cpl: GRAU HIERRQUICO Tenente-Coronel Major Capito EFETIVO 1 1 1

Primeiro-Tenente Segundo-Tenente TOTAL f) Quadro Geral de Praas Bombeiros Militares: Tabela I - Qualificao Bombeiro Militar Geral Operacional - QBMG-1 GRAU HIERRQUICO Subtenente Primeiro-Sargento Segundo-Sargento Terceiro-Sargento Cabo Soldado TOTAL

1 1 5

EFETIVO 350 737 970 1.030 1.080 2.310 6.477

Tabela II - Qualificao Bombeiro Militar Geral de Condutor e Operador de Viaturas - QBMG-2 GRAU HIERRQUICO Subtenente Primeiro-Sargento Segundo-Sargento Terceiro-Sargento Cabo Soldado TOTAL EFETIVO 85 180 240 260 270 564 1.599

Tabela III - Qualificao Bombeiro Militar Geral de Manuteno - QBMG-3 GRAU HIERRQUICO Subtenente Primeiro-Sargento Segundo-Sargento Terceiro-Sargento Cabo Soldado TOTAL EFETIVO 16 27 32 35 37 60 207

Tabela IV - Qualificao Bombeiro Militar Geral de Msico - QBMG-4 GRAU HIERRQUICO Subtenente Primeiro-Sargento Segundo-Sargento Terceiro-Sargento Cabo Soldado TOTAL ANEXO III LIMITE DE INGRESSO ANUAL DE BOMBEIROS MILITARES EFETIVO 15 28 30 10 10 10 103

QUADROS Oficiais Combatentes Oficiais Mdicos Oficiais Cirurgies-Dentistas Oficiais Complementares Oficiais Intendentes Oficiais Condutores e Operacionais de Viaturas Oficiais Msicos Oficiais de Manuteno Oficiais Capeles Geral de Praas ANEXO IV

QUANTITATIVO 23 10 3 10 16 2 1 1 1 310

PRAZOS EXIGIDOS PARA PROMOO PARA OS BOMBEIROS MILITARES a) Oficiais de Carreira


PRAZOS EXIGIDOS PARA PROMOO OFICIAIS DE CARREIRA CirurgiesDentistas Condutores e Complementares Intendentes Operadores de Viaturas Manuteno Msicos Capeles

QUADRO

Combatentes

Mdicos

POSTO

Interst. TSArr. Interst. TSArr.

Interst.

TSArr. Interst.

TSArr. Interst. TSArr. Interst. TSArr. Interst. TSArr.

Interst.

TSArr. Interst. TSArr.

36 2oTenente 48 meses 36 meses 48 meses 48 meses 48 meses 48 meses 48 meses 48 meses 36 meses 36 meses 36 meses meses 1oTenente 48 meses 72 Capito meses Major 48 meses meses 24 meses 24 Ten-Cel 36 meses meses Coronel ------------36 meses meses ------------meses 48 meses 36 meses 24 36 meses meses --------48 meses 36 meses 24 36 meses meses --------------------48 meses 36 meses 24 --------------------------------36 meses 48 48 meses 72 48 meses 72 meses 48 meses 72 meses 48 meses 60 meses 36 meses 60 meses 36 meses 36 meses 48 meses 36 meses 48 meses 36 meses 36 meses 24 meses 36 meses 24 meses

36

36

36

36

48 48 meses

meses 36 meses

meses 24 meses

meses 36

meses 24

meses 48 36 meses

meses 60 60 meses 36 meses meses -------------

meses 36 meses

meses 60 48 meses meses 48

----meses

24 meses

-----

-----

-----

-----

--------

--------

-----

-----

-----

-----

-----

--------

LEGENDA: Interst. = Interstcio; TSArr = Tempo de Servio Arregimentado. b) Quadro-Geral de Praas Bombeiros Militares de Carreira GRADUAO Soldado de 2a Classe Soldado de 1a Classe Cabo 3o Sargento INTERSTCIO 6 meses 120 meses 60 meses 48 meses Tempo de Servio Arregimentado 96 meses 48 meses 30 meses

2o Sargento 1o Sargento Subtenente

48 meses 24 meses ANEXO V (Anexo IV da Lei no 10.486, de 4 de julho de 2002) TABELA V - AUXLIO-INVALIDEZ

24 meses 12 meses -

SITUAES O militar julgado incapaz definitivamente por um dos motivos constantes do art. 24 desta Lei ter direito ao auxlio-invalidez, desde que considerado total e permanentemente invlido para qualquer trabalho, devidamente constatados por junta mdica da Corporao. O militar que, por prescrio mdica, homologada por junta mdica da Corporao, necessitar de assistncia ou de cuidados em razo das doenas relacionadas no 1o do art. 24 desta Lei.

VALOR REPRESENTATIVO

FUNDAMENTO

10% DA PRPRIA REMUNERAO Arts. 2o, 3o e 26 desta Lei

10% DA PRPRIA REMUNERAO

ANEXO VI GRATIFICAO POR RISCO DE VIDA Em R$ VALOR DA GRATIFICAO POR RISCO DE VIDA EFEITOS FINANCEIROS A PARTIR DE 1 ABR 2009 250,00
o

1 AGO 2010 400,00

1o AGO 2011 550,00

1o AGO 2012 700,00

1o AGO 2013 850,00

1o AGO 2014 1.000,00

Potrebbero piacerti anche