Sei sulla pagina 1di 3

REDAO COMPILATRIA GOMES FILHO, Joo. Gestalt do objeto.

Leis da Gestalt
p. 29 Unidade as unidades so percebidas por meio da verificao de relaes (formais, dimensionais, cromticas, etc) que se estabelecem entre si na configurao do objeto como um todo ou em partes desse objeto. Uma ou mais unidades formais so percebidas dentro de um todo por meio de pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas e outros atributos isolados ou combinados entre si. p. 30 Segregao (...) pode-se separar uma ou mais unidades, dependendo da desigualdade dos estmulos produzidos pelo campo visual em funo das foras de um ou mais tipos de contrastes. A segregao de elementos visuais pode ser feita por diversos meios: pontos, linhas, planos, volumes, cores, sombras, brilhos, texturas, relevos e outros. p.31 Unificao a unificao da forma consiste na igualdade ou semelhana dos estmulos produzidos pelo campo visual. A unificao se verifica quando os princpios de harmonia e equilbrio visual e, sobretudo, a coerncia do estilo formal das partes ou do todo esto presentes em um objeto ou numa composio. p. 32 Fechamento (...) obtm-se a sensao de fechamento visual da forma pela continuidade em uma ordem estrutural definida, ou seja, por meio de agrupamentos de elementos de maneira a constituir uma figura total mais fechada ou mais completa. p. 33 Continuidade a tendncia dos elementos de acompanharem uns aos outros, de maneira tal que permitam a continuidade de um movimento para uma direo j estabelecida, por meio de unidades formais como pontos, linhas, planos, volumes, cores, texturas, brilhos, degrads e outros.

a continuidade com fluidez visual concorre, quase sempre, no sentido de se alcanar a melhor forma possvel do objeto, a forma mais estvel estruturalmente, em termos perceptivos. Nesse caso, a Gestalt, a qualifica utilizando o adjetivo de boa continuidade ou boa continuao. p. 34 Proximidade elementos ticos, prximos uns dos outros, tendem a ser vistos juntos e, po r conseguinte, a constiturem um todo ou unidade dentro do todo. em condies iguais os estmulos mais prximos de si, seja de forma, cor, tamanho, textura, brilho, peso, direo e localizao, tero maior tendncia a ser agrupados e a constiturem unidades. p. 35 Semelhana a igualdade de forma e de cor desperta tambm a tendncia de se construir unidades, isto , de estabelecer agrupamentos de partes semelhantes. p. 36 Pregnncia da forma as foras de organizao da forma tendem a se dirigir tanto quanto o permitam as condies dadas, no sentido de harmonia e do equilbrio visual. Qualquer padro de estmulos tende a ser visto de tal nodo que a estrutura resultante to simples quanto o permitam as condies dadas.

Conceituao da forma Propriedades


p. 42 Forma Ponto qualquer ponto tem uma grande fora de atrao sobre o olho. Seja de existncia natural ou quando produzido para alcanar algum propsito no contexto de uma estrutura visvel.

Categorias conceituais
p. 51 Harmonia a harmonia diz respeito disposio formal bem organizada e proporcional no todo ou entre as partes do todo. Na harmonia plena, predominam os fatores de equilbrio, de ordem e de regularidade visvel inscritos em um objeto ou numa composio, possibilitando, geralmente, uma leitura simples e clara. , em sntese, o resultado de uma perfeita articulao visual na

integrao e coerncia formal das unidades ou pares daquilo que apresentado, daquilo que visto. p. 52 Harmonia ordem a harmonia por ordem acontece quando se produz concordncia e uniformidades entre as unidades que compe as partes do objeto ou o prprio objeto como um conjunto. p. 53 Harmonia regularidade A obteno de harmonia por regularidade consiste em favorecer a uniformidade de elementos no desenvolvimento de uma ordem tal que no se permitam desvios, desalinhamentos, despropores e, na qual, o objeto ou composies alcance um estado absolutamente nivelado em termos de equilbrio visual. O padro de conjunto do objeto permanece inalterado. p. 57 Equilbrio em uma composio equilibrada, todos os fatores como configurao, direo e localizao determinam-se mutuamente de tal modo que nenhuma alterao parece possvel, e o todo assume o carter de necessidades em todas as partes. p. 58 Equilbrio peso e direo peso e direo so propriedades que exercem influencia particular sobre o equilbrio. O peso sempre um efeito dinmico. O peso sofre influencia da localizao. Uma posio forte no esquema estrutural pode sustentar mais peso do que uma localizada fora do centro ou afastada dos eixos das linhas vertical ou horizontal centrais. p. 60 Equilbrio assimetria Para se obter um resultado adequado com o fator assimtrico, requer -se o ajuste de muitas foras que, quando conseguido, valoriza extraordinariamente o objeto ou a composio do ponto de vista plstico ou de instigao e excitao psicolgica. p.

Potrebbero piacerti anche