Sei sulla pagina 1di 19

TRAUMATISMOS E LESES ARTICULARES

RESUMO A articulao pode ser traumatizada por mecanismo direto ou indireto. Nas duas situaes as leses podem ser de gravidade variada, que vai desde um dano leve at uma condio grave com rotura completa de ligamento ou com fratura intra-articular. A semiologia vai depender da intensidade do trauma, do tempo de leso e da articulao acometida. s vezes, a fratura pequena e no visualizada na radiografia simples e outras radiografias em incidncias diferentes ou tomografia computadorizada devem ser solicitadas para demonstr-la. O quadro geral de um traumatismo articular de uma junta dolorosa, com limitao funcional, em atitude antlgica e pode, no sentido geral, ser classificado como: a)- entorse (simples, moderada, grave); b)- leso meniscal; c)- fraturas intraarticulares e, d)- luxaes.

Dicionrio:
Traumatismo no idioma Portugus traumatismo (trau-ma-tis-mo) s. m. Medicina Conjunto das perturbaes do organismo resultante de uma causa externa (ferimentos, choque). Fig. Forte abalo fsico ou moral. Sinnimos de traumatismo: contusoequimosepisaduratrauma Leso no idioma Portugus leso (le-so) s. f. Ato ou efeito de lesar. Dano, prejuzo, ofensa. Medicina Perturbao causada ao tecido de um rgo, como ferida, contuso, inflamao, tumor etc.:estado agravado por leses internas. Dir. Prejuzo causado a uma parte em contrato oneroso.

INTRODUO
A Articulao A articulao representa uma especializao da regio de contato entre dois ossos e, basicamente, existe para permitir o movimento, embora algumas articulaes como as do crnio sejam estruturadas justamente para impedir a movimentao. As principais articulaes dos membros so do tipo diartroses (ou sinoviais) que tem estrutura bsica representada pela cartilagem articular que reveste as extremidades sseas e se assenta em um osso compactado chamado subcondral. Esta cartilagem altamente especializada de modo a permitir o movimento com o mnimo de atrito e desgaste; renovvel por meio da diviso celular, porm tem capacidade de regenerao muito limitada. As extremidades sseas so unidas pela cpsula articular que delimita a cavidade articular. A cpsula revestida internamente pela membrana sinovial que secreta o lquido sinovial, cuja funo principal nutrir a cartilagem articular que desprovida de vasos. Esta nutrio realizada por embebio e tambm por um sistema de bombeamento realizado pela movimentao. O lquido sinovial atua, ainda, como lubrificante e, em situaes patolgicas, pode ter sua quantidade aumentada, formando o derrame articular. Alm do movimento, a articulao necessita de estabilidade que conseguida ativamente pela ao muscular e, passivamente, pela cpsula articular, ossos e ligamentos. Estes ltimos podem estar incorporados cpsula ou se apresentar como estruturas individualizadas, podendo ser extra ou intra-articulares (exemplo: ligamentos cruzados do joelho). Componentes bsicos de uma articulao do tipo sinovial: cartilagem articular (azul escuro), membrana sinovial (vinho), cpsula articular (cinza) e espao articular (preto)

Algumas articulaes apresentam meniscos no interior cuja funo principal aumentar a estabilidade, redistribuir a carga e contribuir para a nutrio da cartilagem articular.

TRAUMATISMOS E LESES ARTICULARES


A articulao pode ser traumatizada por mecanismo direto ou indireto. Na primeira situao, h impacto sobre a regio levando contuso articular. A segunda condio mais frequente e ocorre por toro aplicada regio articular, resultando uma entorse. Nas duas situaes as leses podem ser de gravidade variada, que vai desde um dano leve at uma condio grave com rotura completa de ligamento ou com fratura intra-articular. Quando a articulao agredida instala-se uma reao local caracterizada por inflamao da membrana sinovial (sinovite) que secreta lquido sinovial e que se acumula dentro da junta (derrame articular), distendendo a cpsula e provocando dor. Este processo pode demorar algumas horas para se instalar completamente. A semiologia vai depender da intensidade do trauma, do tempo de leso e da articulao acometida. Se esta for superficial como o joelho, tornozelo, cotovelo ou punho, o derrame articular pode ser facilmente percebido palpao. Lembre-se de que, s vezes, um grave traumatismo articular no se acompanha de derrame porque h leso da cpsula e o lquido secretado esvazia-se pela rotura. O quadro geral de um traumatismo articular de uma junta dolorosa, com limitao funcional, em atitude antlgica e pode, no sentido geral, ser classificado como: a)- entorse (simples, moderada, grave); b)- leso meniscal; c)- fraturas intra-articulares e, d)- luxaes.

ENTORSES:
ENTORSE DO TORNOZELO: A Entorse esta classificada em: simples, moderada e grave. Entorse simples: Ocorre mais frequentemente no joelho e tornozelo e, como o nome sugere, no h leso importante envolvida, constituindo-se, basicamente, de uma inflamao (sinovite) ps traumtica. Caracteristicamente, aquele indivduo que no esporte ou no trabalho torce o tornozelo ou o joelho. Sintomas: No momento no tem muita dor. Algumas horas mais tarde, ele acometido por dor provocada pelo processo inflamatrio e derrame articular que se instalou neste perodo, com distenso articular. No h instabilidade articular. Diagnstico: A radiografia solicitada para descartar fratura associada. Tratamento: A entorse simples tratada com repouso relativo. Na fase aguda (primeiras 48 horas) aplica-se gelo em torno de toda a articulao (10-15 minutos, trs ou mais vezes ao dia), pode-se enfaixar ou usar contenes elsticas como joelheira e tornozeleira. Anti-inflamatrios no hormonais podem ser prescritos, mas no so indispensveis. Como regra geral, aplica-se RICE: r = rest; I = ice; C = compression; E = elevation Entorse Moderada: Corresponde a uma situao de mdia gravidade. Sintomas: Anatomopatologicamente h esgaramento da cpsula e estiramento de ligamentos, de modo que pode existir pequena instabilidade na articulao. Ocorre com igual frequncia no joelho e tornozelo. Diagnstico: Sempre se deve pesquisar com ateno a integridade dos ligamentos. Vale o mesmo raciocnio j exposto na semiologia e conduta dos derrames articulares . Tratamento: Tambm, fundamenta-se nos mesmos princpios da entorse leve (RICE), somente que, como a dor e os sinais locais so mais intensos, deve-se ser mais rigoroso nas prescries de repouso relativo e demais medidas teraputicas. Pode-se indicar muletas para alvio da carga. Sempre deve ser prescrito um tensor elstico. Se o paciente no tem condies econmicas para adquirir uma tornozeleira ou joelheira ela pode ser substituda pelo enfaixamento, embora este apresente a desvantagem de diminuir a eficincia do gelo. 4

Entorse grave: Na entorse grave, frequentemente, h rotura de um ou mais ligamentos, de modo que fundamental uma boa semiologia da articulao com a finalidade de diagnosticar as instabilidades. Com certa frequncia, as leses ligamentares tem tratamento cirrgico na fase aguda e no podem passar despercebidas. Sintomas: Neste tipo de entorse o paciente no consegue andar ou o faz com muita dificuldade. Os sinais locais so muitos exuberantes. Pode haver equimose periarticular e, geralmente, h grande derrame, sendo necessrio, no joelho, puno articular para se realizar a semiologia adequada e esvaziar o lquido sinovial que francamente hemorrgico. A palpao sobre a regio dos ligamentos dolorosa. Diagnstico: A artroscopia pode ser realizada para completar diagnstico e para reparar as leses intra-articulares (principalmente no caso do joelho). Tratamento: O tratamento da entorse grave no pode ser apenas sintomtico, porm dirigido ao reparo cirrgico das leses. Este raciocnio particularmente vlido para o joelho com leses ligamentares agudas. No tornozelo a sutura dos ligamentos est indicada apenas em pessoas jovens e com atividade esportiva importante. Caso contrrio, tratado com imobilizao em tala gessada por uma semana e, depois, rtese imobilizadora ou gesso de marcha por mais trs semanas. No joelho, a indicao de cirurgia mais complexa e deve ser realizada pelo especialista, sempre na fase aguda do traumatismo (primeiros 10 dias). Quando no se pode concluir adequadamente sobre o grau de instabilidade ou leses ligamentares no primeiro atendimento do paciente, pode-se imobilizar o joelho por alguns dias at que haja regresso da reao dolorosa e, depois, reexaminar para a concluso definitiva. Casos duvidosos podem ser esclarecidos com ressonncia nuclear.

SIMPLES

MODERADA

GRAVE

Simples: pouco edema, consegue andar, s vezes piora mais tarde, apenas esgaramento do ligamento talofibular anterior, outros ligamentos ntegros. Moderada: edema maior, equimose, deambular difcil, mas possvel, rotura do ligamento talofibular anterior e leso mais leve do calcneo fibular. Grave: grande edema e equimose, impossvel deambular, ligamentos talofibular anterior e calcaneofibular, instabilidade. 5 rotura dos

Qualquer entorse complicada , portanto, um trabalho para o mdico, cabendo ao massagista apenas o tratamento de entorses banais e leves que so os que acometem com mais frequncia.

TRATAMENTO HIDROTERAPUTICO: Hidroterapia:


o tratamento pela gua sob suas diversas formas e a temperaturas variveis. A gua um dos meios de cura, um veculo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificaes que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatrio, produzindo efeitos sobre regularizao do calor corporal. As reaes da aplicao da gua so portanto, trs: nervosa; circulatria e trmica. gua fria: A gua fria excita fortemente a sensibilidade perifrica, e a excitao experimentada levada, por via centrpeta, at os centros corticais, produzindo diversos reflexos, dos quais para ns os mais interessantes ocorrem na periferia, nos vasos superficiais e nos rgos subjacentes, na pele. O sistema nervoso sensitivo, excitado na totalidade das suas ramificaes perifricas, estimulado e melhorado, nas suas funes, produzindo, no indivduo, uma sensao de bem estar, e a pessoa se sente reanimada, alegre disposta para o trabalho. O sistema nervoso recupera o seu tom. Por isso se pode dizer que a gua fria um tnico para o sistema nervoso. A aplicao de gua fria ao corpo ao mesmo tempo tnica e sedativa, regulariza as funes nervosas e indicada na luxao. gua quente: H fortes indicaes de que os asiticos comearam e difundiram a prtica em aproximadamente 2400 aC. O ofuro um tipo de banheira feita no Japo para o usurio tomar banho com temperatura da gua entre os 36 e 40C. Seu maior benefcio a limpeza de pele e descontrao muscular. No Brasil o clima predominante (tropical) no permite temperaturas to elevadas, deve-se realizar hidroterapia em torno de 30 C - 32 C, para que haja um relaxamento do msculo e aumento de flexibilidade sem lesionar a pele com queimaduras. O banho quente seguido de gua fria (contraste) est associado efeitos vasculares e condicionamentos da hemodinmica, segundo os naturopatas.

A Hidroterapia e a Fisioterapia: A Fisioterapia utiliza diferentes combinaes de exerccios na gua quente e fria, tornando a utilizao da gua, tanto em piscinas quanto em banheiras teraputicas, um dos recursos mais famosos e utilizados por profissionais fisioterapeutas pelas suas propriedades fsicas, alm de proporcionar prazer ao paciente. Este processo dos banhos alternados produz uma verdadeira ginastica dos vasos sanguineos o que trs de cada vez a sua dilatao e contrao; um excelente meio para lutar contra a espcie de paralisia que os atinge e solicitaos a evacuar o mais rpido possvel as infiltraes edematosas. No mais o alivio obtido pela pessoa machucada imediato.

MASSAGEM DE UMA ENTORSE:


Faz-se um deslizamento suave, porm prolongado da regio do tornozelo, insistindo nas regies subjacentes (ante p) e superiores (brao e perna) pelos quais se estende a inchao. Se as livrarmos do edema, facilitaremos a absoro posterior da infiltrao estabelecida no calcanhar. S depois de 3 ou 4 dias, quando a inchao diminuir por efeito do repouso e de banhos que a massagem deve ser praticada.

ENFAIXAMENTO:
Depois de uma sesso de massagem, para evitar que o p se canse com estes movimentos imprevistos, e mais tarde, para que se ande sem inconvenientes, bom enfaixar o p, o tornozelo e uma parte da perna. 1.Comear a enrolar a bandagem pelo centro da planta do p, colocando a extremidade inferior da bandagem na base dos artelhos (dedos). Mantendo tenso leve, enrolar a bandagem uma volta e meia ao redor do p.

2.Prender a bandagem com o polegar da mo livre e comear a enrolar em volta do calcanhar, esticando a bandagem at que o retngulo selecionado tome a forma quadrada e, em seguida, dar uma volta ao redor do calcanhar, sobre a parte frontal do tornozelo e debaixo do arco do p, para cobrir o espao livre. 3.Continuar esticando a bandagem at que o retngulo selecionado tome a forma quadrada. Circundar o tornozelo e continuar subindo em forma de espiral pela perna, sobrepondo a bandagem sobre a volta anterior em cerca de 50% de sua largura, usando a linha central contnua da bandagem como guia.

4.Ao atingir a rea imediatamente abaixo do joelho, corte qualquer excesso de bandagem e prenda a ponta com fita adesiva.

A MARCHA:
Marcha a sequncia dinmica de eventos que permite que o indivduo se desloque, mantendo a posio bpede. uma atividade complexa, resultado de aes reflexas e voluntrias. A marcha normal cclica, com fases alternandose com o apoio e balanceio do membro inferior. A fase de apoio inicia-se com o toque do calcanhar, segue-se o apoio completo do p, impulso (apoio no antep) e desprendimento. Em seguida, o p deixa o solo e inicia a fase de balanceio. Sem o apoio, entra em fase de acelerao, desacelerao para, novamente ir ao solo com o toque do calcanhar. Enquanto um p se apoia, o outro est elevado . H, associadamente, balano do tronco, e movimentos pendulares alternados dos membros superiores, tambm realizando acelerao e desacelerao. O membro superior de um lado acompanha o membro inferior do lado oposto. H muitos tipos de marcha alterada: A marcha antlgica quando a fase de apoio do lado doloroso est encurtada e, geralmente, acompanhada de um esboo de saltitar na tentativa de aliviar o peso e encurtar a fase de apoio. Na marcha por insuficincia do glteo mdio o tronco inclina-se excessivamente para o lado do apoio. Quando a insuficincia bilateral o tronco balana para um lado e para o outro, denominando-se marcha anserina. Esta marcha tpica de muitas miopatias, da luxao congnita do quadril e da coxa vara. Marcha talonante quando o toque do calcanhar feito com muita intensidade, produzindo um som tpico, como se a pessoa estivesse andando de salto alto. Ocorre em neuropatias que afetam a sensibilidade profunda e percepo vibratria. Na marcha espstica o indivduo anda como se fosse um rob, com dificuldade de alternncia de movimentos e com movimentao grosseira. Na marcha atetoica h exagero de movimentao, com arremesso casual dos membros, tronco e cabea em vrias direes. Na marcha por insuficincia de quadrceps a pessoa coloca a mo no joelho para bloque-lo, durante o apoio. CICLO DA MARCHA

APOIO

BALANO

Sequncia da marcha. A fase de apoio corresponde a 60% do ciclo e a fase de balano, ao restante 9

Aps a aplicao da massagem, pode-se permitir que o paciente ande imediatamente, sendo a melhor maneira de lutar contra a rigidez articular, que pode persistir mesmo depois da cura, porm andar o exerccio que mais cansa a articulao do tornozelo, a qual suporta o peso de todo o corpo. Alm disso, em p que o sangue tem mais dificuldade de subir para o corao e, por conseguinte, andar s favorece a persistncia do edema. melhor impor o repouso com perna elevada, mesmo quando se trata de uma leve toro; a cura ser muito mais rpida. Depois das sesses de massagem podemos e devemos executar uma extensa mobilizao de toda a articulao sendo completada por exerccios ativos, executados pelo paciente; flexo, extenso e rotao do p em todos os sentidos. Assim a fora e a tonicidade dos msculos se recuperam progressivamente, ao mesmo tempo em que a elasticidade mantida, e o paciente voltar a andar com facilidade, quando puder.

10

ENTORSE DO JOELHO E DERRAME DA SINVIA:


ENTORSE DE JOELHO: A entorse do joelho provocada por excessiva distenso das estruturas que garantem a estabilidade da articulao ligamentos, por exemplo , originada por movimentos bruscos ou traumatismos. O trauma mais comum que causa a leso a toro com trauma na face externa do joelho, levando ao estiramento do ligamento colateral medial (LCM), localizado na face interna do joelho. Este ligamento geralmente cicatriza sem necessidade de interveno cirrgica. Outras leses comumente associadas entorse do joelho so a do menisco medial e a do ligamento cruzado anterior (LCA). LESO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR O ligamento cruzado anterior (LCA), uma estrutura localizada no centro da articulao do joelho frente de um outro importante ligamento, o ligamento cruzado posterior. Ambos tem a importante funo de manter a estabilidade da articulao . O LCA tem aproximadamente 04 cm de comprimento, constitudo por duas bandas, que mantm a estabilidade do joelho em flexo e extenso, estas bandas so constitudas por fibras de colgeno e tm sua origem no fmur (local onde frequentemente ocorrem as leses) e sua insero na tbia . A leso do LCA ocorre geralmente por um entorse do joelho com o p fixo no solo, podendo tambm ocorrer aps trauma (menos comum). SINTOMAS: -Dor importante no momento do entorse com possvel estalido na articulao; -Edema e derrame articular, devido ruptura do ligamento, podendo ocorrer sangramento dentro da articulao; -Limitao da movimentao do joelho, ocorre na fase inicial devido ao derrame articular; -Sensao de falseio ou de algo que desencaixa no joelho, devido a instabilidade ocasionada pela leso; -Insegurana/incapacidade para descer escadas ou ladeiras;

11

DIAGNSTICO: O diagnstico feito pelo ortopedista atravs de manobras para testar a estabilidade do joelho, podendo ser auxiliado ( critrio do mdico) por exames de imagem como Radiografias e Ressonncia Nuclear Magntica.

TRATAMENTO: O tratamento da leso do ligamento cruzado anterior cirrgico na grande maioria dos casos, salvo raras excees como por exemplo em pacientes sedentrios com idade avanada e sem limitao importante nas atividades dirias (descer escadas, ladeiras,...). A cirurgia consiste na reconstruo do ligamento, realizada por vdeo (artroscopia), sendo utilizados tendes do prprio joelho como enxerto para substituir o ligamento lesado. TRATAMENTO COM MASSAGEM: As Sequelas prolongadas, sero facilmente evitadas pela massagem e mobilizao precoce; este tratamento s tem vantagens e nenhum inconveniente, quando se trata de traumatismo fechado. Apenas em casos de feridas profundas e de artrites infecciosas ele contra indicado formalmente. DERRAME DA SINVIA: No joelho o derrame articular tem semiologia mais rica e pode ser classificado como: a- pequena quantidade. No provoca muita dor, leva claudicao discreta, no causa aumento significativo do volume da articulao e, tipicamente, provoca retificao da concavidade normal da face interna do joelho. O lquido intra-articular no chega a ser palpvel, mas pode ser mobilizado dentro da articulao. Para tanto, com o indivduo comodamente deitado e relaxado, com uma das mos, o examinador comprime a regio suprapatelar e, com a outra, faz leve compresso da face interna do joelho, prximo da patela. Com isto, esta regio se esvazia e surge a concavidade normal. Em seguida, comprimese a face oposta do joelho, mobilizando-se o derrame que se acumula novamente na regio medial. Desta forma, o derrame, embora pequeno, pode ser diagnosticado. b- mdia quantidade. Provoca dor moderada, maior claudicao e maior aumento de volume. O derrame articular pode ser palpvel e surge o choque patelar. Para se pesquis-lo posiciona-se o paciente com j descrito. 12

Com uma das mos faz-se compresso na regio suprapatelar e, com a outra, aplicam-se pequenos golpes sobre a patela. Quando o sinal positivo sente-se o impacto da patela contra o fmur (choque patelar positivo). c- grande quantidade. Provoca grande dor e grande incapacidade funcional. O joelho apresenta-se com grande aumento de volume, est em atitude antlgica de semiflexo e facilmente palpa-se o lquido intra-articular. Frequentemente, a distenso articular provoca salincia do contorno do fundo de saco suprapatelar. Geralmente, impossvel examinar adequadamente o joelho devido dor. Para alivi-la deve-se fazer esvaziamento do derrame articular por meio da puno articular. A puno articular, de maneira geral, est indicada nas seguintes situaes: 1- Colheita de lquido para exame de suas caractersticas macroscpicas, microscpicas, testes laboratoriais especficos ou cultura para microorganismos. 2- Esvaziamento articular para alvio da dor e permitir exame adequado da articulao. A puno articular um ato mdico e deve ser realizada com todo o cuidado de assepsia e antissepsia (antissptico, luvas e campos esterilizados). No joelho os locais de puno mais frequentemente usados so no ngulo spero-lateral e superomedial da patela, sobre o espao articular que facilmente palpvel, pois est aumentado pelo derrame articular. No tornozelo usa-se um ponto situado entre os tendes do msculo tibial anterior e extensor longo do hlux, sobre a interlinha articular. Usa-se agulha de grande calibre (n 12), fazendo, antes um boto anestsico nas partes moles. As punes devem ser realizadas com normas de assepsia e antissepsia, pois no so raros os casos de artrite sptica por contaminao. Derrames articulares de mdia e pequena quantidade so formados por lquido sinovial de aspecto macroscpico lmpido ou levemente hemorrgico. O lquido dos grandes derrames frequentemente hemorrgico devido ao sangramento de estruturas lesadas. Quando ele francamente hemorrgico (hemartrose) e se instala rapidamente, deve-se suspeitar de leso interna importante como rotura de ligamentos ou meniscos. Se h gotculas de gordura sobrenadando o lquido hemorrgico isto indicativo de fratura intraarticular, pois a gordura provm da medula ssea e s atinge a articulao quando h comunicao entre os dois stios. s vezes, a fratura pequena e no visualizada na radiografia simples e outras radiografias em incidncias diferentes ou tomografia computadorizada devem ser solicitadas para demonstr-la.

13

LUXAES DOS MENISCOS SEMILUNARES:


Uma luxao o deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma articulao. Sucede quando uma fora atua diretamente ou indiretamente numa articulao empurrando o osso para uma posio anormal. Os meniscos do joelho podem ser lesados quando se faz uma toro da junta com o membro apoiado. O menisco medial mais frequentemente lesado e, neste caso, o joelho torcido externamente e forado em valgo. O menisco lateral lesado com o trauma em sentido oposto: toro interna e varo. Em ambas as situaes o menisco migra para a parte mais central da articulao sendo esmagado entre o cndilo femoral e a tbia antes que haja tempo de recuar sua posio normal. Dificilmente faz-se diagnstico de leso meniscal na fase aguda do trauma, a menos que seja feita artroscopia ou ressonncia magntica. No primeiro atendimento pode-se suspeitar da leso pelas caractersticas do trauma, e o paciente deve ser notificado desta possibilidade. Do ponto de vista clnico, predomina o quadro de uma entorse grave que deve ser tratada conforme j exposto. H associao frequente de leso meniscal e de ligamentos do joelho. Esta possibilidade deve sempre ser indicada. Em uma fase tardia, se houver leso do menisco, haver histria de dores no joelho quando feito o apoio do membro forando a toro da junta, acompanhadas de entorses e derrames articulares repetidos. Com o tempo, o paciente apresenta episdios de falseio da articulao e, algumas vezes, o joelho "trava", o que significa bloqueio da extenso. H algumas manobras semiolgicas para pesquisar rotura de menisco, porm, frequentemente, elas so inconclusivas, de modo que, ainda, a histria clnica o elemento mais importante e a ressonncia nuclear diagnstica. A leso mais tpica do menisco a ala de balde que corresponde a uma rotura longitudinal apenas da poro central do menisco. Quando o joelho fica bloqueado esta ala coloca-se medialmente, de modo que o contato entre o cndilo femoral e a tbia se faz atravs da rotura, provocando o bloqueio mecnico dos ltimos graus da extenso. Um joelho travado pode ser desbloqueado por meio de manobras adequadas. O tratamento definitivo da leso do menisco cirrgico, por via artroscpica, quando se faz a resseo apenas da poro lesada.

14

A localizao da leso tm sua importncia relacionada ao fato do menisco ser uma estrutura com vascularizao varivel, sendo dividido (conforme o esquema) em 03 zonas:

ZONA VERMELHA: de localizao mais perifrica e mais vascularizada, portanto com maior ndice de cicatrizao; ZONA VERMELHA/BRANCA : de localizao intermediria e com vascularizao varivel; ZONA BRANCA : localizada no 1/3 central e com vascularizao pobre. Os tipos de leso, variam quanto sua estabilidade e so divididos em : -leso vertical; -leso radial; -leso horizontal (com ou sem flap); -leso complexa (inclui leso em ala de balde). TRATAMENTO COM MASSAGEM: A massagem consistir em moldar pacientemente todos os ligamentos e tendes musculares situados na regio do joelho, e terminar sempre por um deslocamento bem prolongado, executado com a polpa dos polegares ou dos outros dedos sobre a linha intra-articular, no ponto correspondente ao menisco em causa. Deve-se massagear tambm o quadrceps, a barriga da perna e todos os outros msculos do membro inferior. Fazendo movimentos de flexo e extenso na posio sentada, no inicio sem resistncia e depois contra resistncia e com flexo e extenso na posio vertical. De quinze dias a um ms, aps o tratamento, importante fortificar com praticas esportivas, praticando um esporte que trabalhe o joelho sem que ele tenha que suportar o peso do corpo. Ex: ciclismo, natao.

15

Bibliografia:
Grande Enciclopdia Mdica Abril Cultural Editor e Diretor: VITOR CIVITA. Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto TEXTO BSCIO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA PARA O ACADMICO. Apostila de Graduao de: JOS B. VOLPON 2011. Revista de Medicina Desportiva In Forma Maio de 2010 | Rev Medic Desp in forma, 1 (3), pp.10-12, 2010 Derrame Articular do Joellho Autor:Dr Henrique Jones | Ortopedia / Medicina Desportiva | Dir. Servio de Ortopedia do Hospital da Fora Area - Mdico Ortopedista da Federao Portuguesa de Futebol www.acupunturacuritiba.pro.br

Referncia de sites relacionados: www.revistadesportiva.pt www.eisten.br/hospital/ortopedia www.patologiasdojoelho.com www.wikipedia.org

16

PROGRAMA ESCOLA DA FAMLIA GUARATINGUET SP/DATA: 14/04/2012

SUMRIO
Resumo.......................................................................................1 Dicionrio.....................................................................................1 Introduo....................................................................................2 Traumatismos e leses articulares....................................................3 Entorses: Entorse do tornozelo...................................................4 e 5 Tratamento hidroteraputico............................................................6 Massagem em uma entorse.............................................................7 Enfaixamento................................................................................8 A marcha................................................................................9 e 10 Entorse do joelho e derrame da sinvia................................11, 12 e 13 Luxaes dos meniscos semilunares..........................................14 e 15 Bibliografia...................................................................................16

MARTA TIEKO TAKEI VERA LUCIA DA SILVA VITELBO

TRAUMATISMOS E LESES ARTICULARES

Trabalho redigido e apresentado ao professor Jos Antunes Coelho Filho do curso de Massoterapia

PROGRAMA ESCOLA DA FAMLIA E.E. ``FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA``

TRAUMATISMOS E LESES ARTICULARES

MARTA TIEKO TAKEI VERA LUCIA DA SILVA VITELBO

GUARATINGUET-SP ABRIL - 2012

Potrebbero piacerti anche