Sei sulla pagina 1di 10

O Uso do Nome Jeov

Copyright 1999 William Gadlha

"Eu sou Iahweh, este meu nome." (Isaas 42:8 - "A Bblia de Jerusalm")

"...que apareci a Abrao, a Isaac e a Jac... mas no lhes revelei o meu nome: Jav." (xodo 6:3 - "A Bblia Mais Bela do Mundo") "Para que saibam que tu, a quem s pertence o nome de JEOV, s o Altssimo sobre toda a Terra." (Salmos 83:18 - "Almeida Revista e Corrigida")

As Testemunhas de Jeov fazem grande publicidade em torno do nomeJeov, considerando isto como um dos sinais identificadores de que elas so a nica religio verdadeira. No mesmo sentido, argumentam em favor do rtulo "Testemunhas de Jeov", adotado em 1931.

Jeov, porm, no a pronncia correta do nome divino, e isto at a prpria Sociedade Torre de Vigia j admitiu em algumas de suas publicaes. A maioria dos eruditos diz que o mais aproximado da pronncia original IAV ("Estudo Perspicaz das Escrituras", Vol. 2, pgina 493). A Sociedade prefere usar Jeovpor ser a forma mais tradicional. Mas desde quando ela argumenta em defesa da tradio contra aquilo que mais exato? Ela no rompeu diversas vezes com as tradies da cristandade quando achou que algo estava mais prximo da exatido?

o caso das palavras madeiro ou estaca que ela prefere usar ao invs de CRUZ. Por que no manteve a tradio neste caso? Porque, no entendimento dela, "estaca" era uma traduo mais exata, assim como "Iav" a pronncia mais exata do nome divino.

A Sociedade admite que, antes dela, muitos tornaram o nomeJeov conhecido (Brochura "Nome Divino", pginas 10 e 11), logo a Sociedade Torre de Vigia no tem e NUNCA teve a exclusividade do uso deste nome, que alm disso, aparece em enciclopdias, livros didticos de Histria Geral e em cnticos de vrias igrejas. (Como exemplo, veja esse cntico de 1857 ["Louvai a Jeov, Naes!"], exatamente 74 anos antes de Rutherford adotar o nome "Testemunhas e Jeov": Clique aqui para ler e ouvir esse cntico [letra abaixo da figura]). Ou este outro de 1745: Clique em "Portugus" e escolha o cntico "Jeov, S Nosso Guia").

O mero uso de um nome no o fator mais importante, do ponto de vista de Deus (Mat. 7:22, 23), e sim as aes, principalmente as aes em favor da pessoa representada pelo nome. O que conta no o uso do nome em si, mas a obedincia, a fidelidade ao portador do nome, a autoridade dele, seu poder, sua fama, sua reputao (Prov. 10:7; 22:1; Ecl. 7:1). o que ocorre em Mateus 28:19, que manda que se batize em "nome do esprito santo", e como todos sabem, o esprito santo no tem nome.

no mesmo sentido que as pessoas so batizadas "em nome do Pai". o mesmo caso de quando se diz "em nome da lei" ("Ajuda ao Entendimento da Bblia", pgina 1195).

A "Traduo do Novo Mundo" reconhece que inseriu Jeov 237 vezes nas Escrituras Gregas (Novo Testamento), e que em nenhuma das cpias mais antigas o tetragrama est presente nestas passagens. No o caso de se negar o nome de Deus ou de no revel-lo. O que se questiona o fato de no se fazer uma"traduo fiel s cpias disponveis", de se fazerem especulaes e conjecturas sobre O QUE que realmente estava escrito nos manuscritos originais. Alm disso, h sete livros das Escrituras Gregas (Filipenses, 1 Timteo, Tito, Filmon e as trs cartas de Joo) em que o nome Jeov no aparece, nem na "Traduo do Novo Mundo". Ser que a Sociedade lana alguma dvida quanto as qualificaes dos apstolos Paulo e Joo por no terem feito uso do nome divino nestes livros? Voc consegue imaginar algum livro ou revista da Sociedade em que o nome no aparea?

Um bom exemplo do uso do nomeJeov em lugar indevido nas Escrituras Gregas da "Traduo do Novo Mundo" est em Romanos 14: 8, 9. O versculo 8 parece no se harmonizar com o versculo 9. O contexto indica que ambos os versculos se referem a Jesus. Por que dizemos isso? Ora, o texto grego que serviu de base para a "Traduo do Novo Mundo" ("Traduo Interlinear do Reino das Escrituras Gregas", em ingls, publicada pela Sociedade Torre de Vigia em 1985, pgina 719) diz nessa passagem: "...pois quer vivamos, vivemos para o Senhor [Kyrios], quer morramos, morremos para o Senhor [Kyrios]. Portanto, quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor..." Aqui no se esclarece a quem se refere a palavra "Kyrios" (Senhor). Poderia ser tanto a Jeov como a Jesus, mas veja a continuao: "Pois, para este fim morreu Cristo e passou a viver novamente, para que fosse Senhor [Kyrios] tanto sobre mortos como sobre viventes." No acha que a referncia morte e a vida em ambos os versculos indica com maior probabilidade que as ocorrncias de "Kyrios" no versculo 8 aplicam-se a Jesus? Por que se referiria necessariamente a Jeov? Pura interpretao da organizao do prprio texto grego original que ela usa!

A Sociedade afirma (Brochura "Nome Divino", pgina 3) que Jesus mencionou repetidas vezes o nome Jeov em suas oraes e cita os textos de Joo 12:28, Joo 17:6, 26, Mateus 6:9. Vejamos:

Joo 12:28

"Pai, glorifica o teu nome. Saiu, portanto, uma voz do cu: 'Eu tanto o glorifiquei como o glorificarei de novo.'"

Joo 17:6,26

"Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que me deste do mundo... E eu lhes tenho dado a conhecer o teu nome e o hei de dar a conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu em unio com eles".

Mateus 6:9

"Portanto, tendes de orar do seguinte modo: 'Nosso Pai nos cus, santificado seja o teu nome'."

Como podemos observar, em NENHUM destes textos, Jesus proferiu o nome "Jeov". Se as oraes de Jesus nos devem servir de modelo por que razo o nome no mencionado por ele nestas e em outras oraes? Examinemos:

Mateus 11:25,26

"Naquela ocasio, Jesus disse, em resposta: 'Eu te louvo publicamente, Pai, Senhor do cu e da terra, por que escondeste estas coisas dos sbios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque fazer assim veio a ser o modo

aprovado por ti'."

Mateus 26:39,42

"Pai meu, se for possvel, deixa que este copo se afaste de mim. Contudo, no como eu quero, mas como tu queres." ...Novamente, pela segunda vez, afastou-se e orou, dizendo: "Pai meu, se no possvel que isto se afaste de mim sem que eu o beba, realize-se a tua vontade."

Ser que por no ter usado o nome "Jeov" em nenhuma dessas ocasies Jesus estava tentando menosprezar seu Pai? Ser que por no ter proferido o nome em todas estas oportunidades Jesus estava se negando a reconhecer que Deus tinha nome? EVIDENTEMENTE QUE NO! Em todos estes casos, Jesus glorificou, manifestou e santificou o nome de Deus, e isto significava dar a conhecer o PODER, a HONRA e o PROPSITO do portador do nome, e no simplesmente PRONUNCI-LO. Ademais, como se dirige voc, leitor, ao seu pai carnal? Pelo nome dele ou como "pai", "meu pai", "papai", etc?

A Sociedade argumenta que "o nome mpar de Deus, Jeov, serve para diferenci-lo de todos os outros deuses." ("Conhecimento Que Conduz Vida Eterna", p.24, par.6) Diz tambm que "uma grande vantagem de usar o nome do verdadeiro Deus que isso o mantm separado de todos os deuses falsos." (Brochura "O Nome Divino Que Durar Para Sempre", p. 20, sexto pargrafo)

Esta argumentao visa, mais uma vez, chamar a ateno para a religio que adota o nome "Testemunhas de Jeov," pretendendo que isto a identifique como a nica que Deus aprova.

Ter isto precedente bblico?

Bem, em 1 Corntios 8:5, Paulo reconhece:

"Pois, embora haja os que se chamem 'deuses', quer no cu, quer na terra, assim como h muitos 'deuses' e muitos 'senhores'. . . "

O apstolo admitia a existncia de outros "deuses," todos falsos evidentemente. Teve ele, porm, o mesmo pensamento da Sociedade Torre de Vigia, de usar o tetragrama ou um nome equivalente para fazer tal distino entre o nico Deus verdadeiro e os falsos deuses? Vejamos como ele o fez em 1 Corntios 8:6, continuao do texto acima citado:

". . . para ns h realmente um s Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e ns para ele."

Como vimos, Paulo no sentiu a necessidade recomendada pela Torre de Vigia.

Alm disso, no arepago de Atenas, Paulo fez seu clebre discurso a uma multido de pagos, acostumados a adorar muitos deuses e deusas, todos com nomes especficos. (Zeus, Poseidon, Vnus, Hermes). Pelo raciocnio da Sociedade, seria essa, por excelncia, uma oportunidade para se proferir o nome divino, apresentando quelas pessoas um Deus a quem elas no conheciam. De fato, elas viam a Paulo como algum que "publicava deidades estrangeiras." (Atos 17:18) O apstolo deu-lhes o testemunho das boas novas conforme relatado dos versculos 22 ao 31 do captulo 17 de Atos. Em todo o seu discurso Paulo no pronunciou o tetragrama, sob qualquer forma, uma nica vez, embora a ocasio, sob a tica da organizao, fosse bastante propcia para isso.

Por que Paulo no o fez? Porque era membro da "religio falsa"?

Porque pertencia "cristandade alienada de Deus"? Por que ser que ele deixou de seguir os conselhos que a Torre de Vigia daria 19 sculos mais tarde? Ser que Paulo no tinha a bno de Deus por ter deixado de proferir o nome divino naquela importante ocasio, entre pessoas que conheciam tanto deuses falsos, inclusive por nome?

Mesmo sem seguir as recomendaes do Corpo Governante de Brooklyn, Paulo obteve bons frutos naquela ocasio, pois "alguns homens juntaram-se a ele e se tornaram crentes, entre os quais havia tambm Dionsio, juiz do tribunal do arepago, e uma mulher de nome Dmaris, e outros alm deles." (Atos 17:34)

Vemos, portanto, que a bno de Deus nada tem a ver com o uso ou o desuso do tetragrama, em qualquer de suas pronncias. A alegao da Sociedade fica, assim, sem precedente bblico.

E, mais uma vez, querer tudo isso dizer que Deus no tem nome ou que no se pode proferir esse nome em nenhuma de suas formas? (Jeov, Iav ou Jav) De modo algum! A Bblia simplesmente nada diz a respeito, como tambm nada diz sobre o uso verbal ou escrito do nome de Deus. E ningum na terra deve ir "alm das coisas escritas" (1 Cor. 4:6), nem mesmo o Corpo Governante da Torre de Vigia.

A questo principal no se Deus tem nome, pois Ele o tem! Nem se a forma mais apropriada JEOV, JAV ou IAV; qualquer uma delas aceitvel. A questo : vlido, luz da Bblia, fazer da nfase ao uso do nome, um dos sinais identificadores do cristianismo?

Atos 15:14 diz que no primeiro sculo Deus "voltou sua ateno para as naes, a fim de tirar delas um povo para o seu nome".

Ser que este versculo queria dizer que os verdadeiros adoradores deveriam ter o nome divino como um rtulo, tal como "Testemunhas de Jeov", nome oficial escolhido por Joseph Rutherford em 1931, em pleno sculo XX, VINTE SCULOS APS a morte de Jesus e a fundao da congregao crist? Claro que no! Os cristos primitivos passaram muito bem ePROSPERARAM, levando a mensagem de salvao grande parte da terra habitada sem esta denominao oficial criada por Rutherford. Tornaram-se, DESTE MODO, "um povo para o nome de Deus", l no primeiro sculo!

O nome pelo qual os adoradores do verdadeiro Deus, seguidores de Jesus, ficaram conhecidos est em Atos 11:26:

"...e foi em Antioquia que os discpulos, POR PROVIDNCIA DIVINA, foram chamados 'CRISTOS'".

Este nome foi providenciado pelo prprio Jeov, e NO por um homem chamado Rutherford. (Livro "Proclamadores", pg. 152, par. 1) Alm de "cristos", a primitiva comunidade crist tambm foi chamada de "O Caminho". (Atos 9:2; 19:9; 22:4)

A prpria organizao tambm cresceu bastante durante mais de cinquenta anos (1879-1931) ANTES de ter adotado a denominao "Testemunhas de Jeov". E ela prpria admite que em suas primeiras dcadas deixou de usar o nome "Jeov" com a devida frequncia. Como foi este crescimento possvel sem se dar ao nome a nfase que a Sociedade hoje declara ser indispensvel? Como explicar tambm o imenso crescimento numrico de organizaes tais como as dos Adventistas do Stimo Dia, das Assemblias de Deus e dos Mrmons, que no usam "Jeov" com tanta nfase?

A congregao crist do primeiro sculo, orientada pelos apstolos, acompanhada pela ao sobrenatural do esprito santo de Deus, NO

USOU a denominao "Testemunhas de Jeov", e se tivesse usado o nome "Jeov" com tanta nfase como sugere a Sociedade Torre de Vigia, seria difcil de entender porque ele no aparece nas cpias mais antigas disponveis das Escrituras Gregas.

Chega-se concluso, portanto, de que no por levar um rtulo, uma etiqueta ou um diferencial de marketing religioso, que algum pode hoje reivindicar para si a posio de "nica religio aprovada por Deus."

Em uma de suas publicaes, ("Poder Viver Para Sempre", pgina 185, par. 6) a Sociedade Torre de Vigia pergunta: "Se falar a seus vizinhos e amide referir-se a Jeov, com que organizao acha que eles o associaro?"

Alm da resposta bvia, pode-se acrescentar o seguinte:

Eles o associaro a uma religio que ficou conhecida por marcar datas para o fim do mundo sem que este fim viesse; uma religio que por MUITAS ANOS negou a seus adeptos o direito a vacinas, que at 1980, negou-lhes o direito a um transplante de rgos; eles o associaro a uma religio cujos membros preferem morrer ou deixar seus filhos e entes queridos morrerem a receber uma transfuso de sangue integral, enquanto libera o uso de certas fraes do sangue, separadamente; eles o associaro a um grupo de pessoas que at dezembro de 1999 vendiam (consulte um dicionrio sobre o vernculo "VENDER") insistentemente livros e revistas de porta em porta (de janeiro/2000 em diante, solicitam "donativos"), e finalmente, podero associ-lo tambm religio que desassocia (expulsa) seus membros pelo nico pecado de no concordarem com os ensinos sem base bblica decretados pelo seu "Papa Coletivo", o Corpo Governante, negando-lhes um simples cumprimento, afastando-os dos vnculos de amizade, destruindo relaes de pais com filhos, irmos com irmos, transformando o amor em dio. Para muitas pessoas que conhecem

de perto essa "religio", esta a imagem (no divulgada nas revistas da Sociedade) que se tem das "Testemunhas de Jeov".

Sem dvida alguma, um grande vituprio foi trazido sobre o Deus Altssimo por parte da Sociedade Torre de Vigia. O nome divino que ela usa como um rtulo, no a livrou de cometer tantos erros, de acumular inclusive culpa de sangue pelos que morreram em resultado de suas orientaes, no a impediu de ir "alm das coisas escritas" e de fazer audaciosos acrscimos e distores Palavra de Deus. Qual ser o julgamento dela por parte do Deus cujo nome ela vituperou e desonrou pelos seus ensinos?

Potrebbero piacerti anche