Sei sulla pagina 1di 15

Unidade V Intercorrncias mais Comuns na Infncia

Distrbios Respiratrios
As doenas do sistema respiratrio so a principal causa de morte em crianas at cinco anos de idade, sobretudo se esto desnutridas ou com outras doenas infecciosas, como, por exemplo, o sarampo. A pneumonia bacteriana a principal doena do sistema respiratrio que pode levar morte, acentuadamente nas crianas at um ano de idade. Sinais indicativos de sofrimento respiratrio: tiragem intercostais e subcostais. Sinais de extrema gravidade e que exigem interveno imediata: gemidos,

palidez cutnea acentuada, letargia, dificuldade de sugar ou alimentar-se, convulses, estridor em repouso, crises de apnia, cianose em lngua, unhas e regio peri-oral. Conduta: Atentar para os sinais vitais (FR e Tax), observar presena de secrees em vias areas (catarro) e tosse. Tratamento: Antibioticoterapia e/ou oxigenoterapia.

NOTA: 1. Tiragem intercostais e subcostais - uma respirao difcil, perceptvel pela entrada do trax ou da barriga da criana entre as costelas (intercostais) ou abaixo delas (subcostais). 2. Freqncia Respiratria Normal

Criana at 2 meses 60 ipm; Criana at 1 ano 50 ipm; Criana at 4 anos 40 ipm. 3. Secreo de vias areas amarelada ou esverdeada a secreo possivelmente est contaminada por bactrias. 4. Hipertermia sinal de infeco ou uma reao do organismo agentes etiolgicos (que causam doenas); 5. Estridor - respirao ruidosa, som rouco e grosseiro nas vias areas altas).

A asma problema do sistema respiratrio que, depois das pneumonias, mais acomete as crianas.

Caracteriza-se clinicamente pela presena de bronco-espasmo e na ausculta a existncia de sibilos (rudo fino e agudo ao final da inspirao que caracteriza uma obstruo ao fluxo de ar). A criana poder apresentar um quadro importante de sofrimento respiratrio em funo de uma crise. Tratamento: Uso de broncodilatador (via de escolha principal a inalatria atravs de nebulizao).

Diarria e Desidratao
A diarria definida como aumento no nmero de evacuaes ou uma diminuio na consistncia das fezes como importante manifestao clnica de alteraes no transporte hdrico e eletroltico pelo trato alimentar (Whaley e Wong).

A diarria uma doena freqente, principalmente quando: no h saneamento bsico, no h condies adequadas para um boa higiene pessoal e quando a criana alimentada por mamadeira. Na regio Nordeste, a diarria representa 30 % do total de mortes no primeiro ano de vida. Tratamento: alimentao adequada e reidratao oral ou venosa. A desidratao acontece quando a perda de lquido e eletrlitos est acima da capacidade de reposio do indivduo. Sinais: olhos encovados, fontanela deprimida (em criana de at 18 meses), saliva espessa ou ausente, lngua seca, ausncia de lgrimas e de brilho no olhar, turgor cutneo diminudo, diurese diminuda e de cor escura. Esses sinais podem agravar-se,

podendo levar a criana ao bito por choque hipovolmico. Sinais de agravamento da desidratao: anria, letargia, pulso fino e rpido, taquipnia e posteriormente bradicardia. Tratamento: terapia da reidratao oral (TRO) atravs da reposio de sais e glicose ou reidratao venosa.

Desnutrio protico-calrica
Chamamos de desnutrio o processo de atraso no crescimento e desenvolvimento infantil por carncia alimentar. Classificao: - Kwashiokor (ausncia ou carncia de protenas). Acontece muito comumente quando a criana desmamada. Sinais: a criana apresenta-se enfraquecida, abdome

globoso, pele spera, cabelos igualmente secos, speros e opacos. - Marasmo (ingesto insuficiente de protenas e calorias - nutrientes). comum em famlias nas quais os adultos se alimentam antes das crianas, em pocas de carncia de alimentos (por exemplo: seca). Sinais: A criana apresenta-se irritada, retrada, letrgica, com a pele flcida e enrugada, com aparncia de velha. Tratamento: correo da carncia alimentar.

Anemia Ferropriva (por deficincia de ferro)


A anemia significa reduo do nmero de hemcias ou de hemoglobinas circulantes. Os valores normais do hematcrito durante a infncia devem oscilar entre

35 e 50% e a hemoglobina entre 13 e 16g/dl. Na infncia o volume de sangue est em franco processo de expanso em funo do crescimento corporal, o que aumenta muito a necessidade de ferro, como elemento fundamental na formao das hemcias. Causas mais comuns: prematuridade, m absoro de nutrientes, sangramento crnico, infeces e ingesto insuficiente de ferro. Tratamento: Utilizao do suprimento medicamentoso de ferro.

Candidase Oral (Sapinho)

Infeco causada pelo fungo Cndida albicans. Caracteriza-se pela presena de placas brancas e aderentes na lngua, palato e parte interna das bochechas. Formas de contgio:

Durante o parto devido a infeco vaginal materna; Contato (falta de higienizao das mos); Uso de bicos artificiais (chupeta, chucas, mamadeira e outros). Tratamento: Aplicao tpica de 1 ml de nistatina soluo sobre as superfcies da cavidade oral 4 x dia por 7 dias; Higiene oral com gua filtrada aps a alimentao antes de aplicar a medicao; Higienizao adequada das mos; No utilizar bicos artificiais.

Escabiose (Sarna)
Infestao pelo caro Sarcoptes scabiei na epiderme. Manifestaes clnicas: Intenso prurido; fmea

Leses lineares, cinza-acastanhadas e filiformes; Erupes cutneas Lactentes erupo eczematosa (*) e identificao confusa; Crianas < 2 anos em ps e tornozelos; Crianas > 2 anos mos e punhos. (*) Eczema - estado inflamatrio cutneo, acompanhado de eritema, ppulas, vesculas, pstulas, descamao e crostas. Tratamento: Aplicao de escabicida sobre a pele (do pescoo para baixo) conforme orientao do Laboratrio Fabricante; Tempo permanncia - 4 h (lactente) e 6 h (crianas maiores).

Precaues de contato (no mnimo 24 h aps o incio da terapia medicamentosa ou at seu trmino 5 d); Tratamento de todos os membros da famlia ao mesmo tempo; As roupas devem ser lavadas com gua muito quente. NOTA: Aps o tratamento o prurido pode permanecer por 2 ou 3 semanas mesmo aps a morte dos caros.

Pediculose do Couro Cabeludo (Piolho)

Infestao pelo parasita Pediculus humanus capitis, comum principalmente em crianas em idade escolar. Formas de transmisso:

De pessoa para pessoa atravs de objetos pessoais (pentes, chapus, bons, gravatas, casacos e outros). Tratamento: Uso de pediculicida (conforme orientao do Laboratrio Fabricante); No compartilhar objetos pessoais; Precaues de contato (at 24 h aps o incio do tratamento efetivo).

Impetigo

uma infestao cutnea superficial produzida pelo Staphylococcus aureus. caracterizado pela erupo de leses vesiculares bolhosas na pele previamente normal. As leses variam em tamanho. A ruptura pode ocorrer em 1 a 2 dias, deixando uma

superfcie desnutrida, vermelha, mida, com muito poucas crostas. Tratamento: Precaues de contato (no mnimo 24 h aps o incio da terapia medicamentosa ou enquanto existir leses); Amostra das leses para cultura; Antibioticoterapia (tpica e sistmica).

Glomerulonefrite Aguda
As glomerulonefrites ou glomerulopatias so afeces que acometem o glomrulo, estrutura microscpica do rim formada por um emaranhado de capilares e que a principal estrutura renal responsvel pela filtrao do sangue. caracteriza-se por ter um incio brusco e manifestaes
A glomerulonefrite aguda

evidentes, embora muitas vezes tenha a tendncia para se curar espontaneamente ao fim de pouco tempo. Regra geral, a doena uma complicao de uma infeco por estreptococos j curada, como amigdalite, faringite, escarlatina, etc. Sinais e sintomas: - hematria (perda de glbulos vermelhos atravs da urina); - perda de protenas; - queda da filtrao glomerular; - diminuio do volume de urina; - reteno de sdio; - hipertenso arterial; - edema facial, inclusive dilatao das plpebras (mais intenso de manh, ao levantar-se, e com tendncia para diminuir a medida que passa o dia).

Nota: A recuperao costuma ser total, ao fim de cerca de trs semanas, a exceo da hematria, que pode persistir durante vrios meses. No entanto, nos casos mais graves, a alterao da filtrao glomerular pode ser to intensa que origina um quadro de insuficincia renal aguda. Tratamento: - repouso; - reduo da ingesto de gua e sal (para evitar a reteno de lquidos); - administrao de diurticos (para evitar a reteno de lquidos); - antibioterapia (para tratar o foco infeccioso causador da doena).

Potrebbero piacerti anche