Sei sulla pagina 1di 5

Instituto de Comunicao e Artes

GUIMARES, Bruna Lopes

Rdio Al BH

Belo Horizonte 1 sem./2013

Este texto se trata sobre a rdio BH FM, em especial o programa veiculado que se chama AL BH. A referida rdio possui mais de 30 anos de histria. (online1) O Al BH composto pelos locutores Flvio Machado, Cssia Cristina, Tieta Presley e transmitido de 06h00 as 10h00 da manh. O produto miditico feito por msicas, h participao de ouvintes e informaes sobre o trnsito em tempo real. Tambm participa do programa um personagem beb chamado Chupetinha. Esse personagem a escada para que os locutores faam piadas a respeito dos artistas. Alm disso, h algumas promoes durante o programa apresentado. O programa todo basicamente msicas, respostas dos ouvintes sobre o tema relacionado do dia, o trnsito e o bate papo entre os locutores. O publico alvo so jovens e adultos de 17 a 35 anos. O que vem ao caso em especifico so as perguntas que os locutores apresentam que so sempre relacionadas a um casal de homens e mulheres. Com isso os ouvintes escutam a pergunta no qual um tema especifico cada dia e acabam querendo ligar para a rdio para responder de acordo com o que pensa. Os locutores tambm respondem de acordo com o que os ouvintes falam. Segue uma das perguntas utilizadas como tema no programa: O que voc faria se encontrasse sua esposa na cama com seu melhor amigo? Como o programa transmitido durante a manh supe-se que este tipo de pergunta para jovens j no to indicado, pois pode influencia-lo em alguma coisa. O produto miditico acaba sendo inadequado para o horrio que transmitido, pois suas perguntas no traz conhecimento para ningum. E por ser transmitido na parte da manh, pode-se ser mais vivel perguntas mais para conhecimento de todos.

Com o tema escolhido pela rdio, os locutores comentam e falam o que eles pensam sobre temas que abordam o mundo particular das pessoas a fim de aconselhar os ouvintes. Mas esse conselho pode ser influenciador tanto para o bem ou para o mal. Sendo assim este produto miditico tem uma influncia muito grande no meio de
1

http://bhfm.globoradio.globo.com/home/HOME.htm Acesso: 10/05/2013

comunicao, h pessoas que ainda no o escutam, porm ainda existem muitas pessoas que o escuta, por exemplo: indo trabalhar, fazendo faxina na casa, fazendo comida ou qualquer outra coisa. Com base no panorama apresentado, levantam-se os seguintes questionamentos: As perguntas do programa podem influenciar os jovens ao escut-las? Para este horrio e este tipo de perguntas seria apropriado? O programa AL BH est trazendo algum benefcio, para a sociedade com este tipo de perguntas? Aps escutar a rdio pela manha no dia 13/05/2013, pode-se perceber que h influencia por parte das respostas dos ouvintes. O tema do dia era: se seu namorado quisesse chamar uma amiga sua para participar do sexo, voc deixaria?. Vrios ouvintes participaram. Uma mulher respondeu que deixaria somente se depois ele chamasse um amigo dele. Discusses como estas apesar de aparentar interessar aos ouvintes, no possuem funo para a sociedade, no acrescentar nada na vida da sociedade. Mas isso pode fazer com algum que pensei ao contrario pense igual a quem responder. O mais engraado que os locutores acham graa para as respostas absurdas dos ouvintes e isto da mais motivao para quem est escutando fazer o mesmo ou at mesmo agir e pensar da mesma maneira, acabando fazendo alguma besteira por ter sido influenciado no que escutou pela rdio mais cedo. O Al BH tem um pblico muito grande e com isso pode-se fazer mais perguntar para a melhoria da sociedade, do mundo, coisa no qual a sociedade pode falar o que pensa para melhorar, dando assim a influncia para quem ouve de um lado positivo.

Foi realizada uma pesquisa Qualitativa com 10 pessoas que escutam e j participaram do programa AL BH durante a manh. Foram feitas perguntas como, por exemplo: Se as pessoas acham o horrio do programa AL BH apropriado. Ao ouvir o programa Al BH, voc acha que possvel ser influenciado pelas respostas dos ouvintes? Como. Por fim o intuito da entrevista era obter um conhecimento do que as pessoas pensavam em relao s perguntas do programa. Uma das hipteses foi que se o programa Al BH pode se influenciar quem o ouve. Aps realizar uma pesquisa qualitativa, pode-se citar uma das respostas que foi dita

muito interessante, no qual a pergunta era o seguinte: Ao ouvir o programa Al BH, voc acha que possvel ser influenciado pelas respostas dos ouvintes? Como? Aps realizar uma pesquisa qualitativa, pode-se perceber que 90% das pessoas que foram pesquisadas disseram que pode sim ser influenciado ao ouvir o Al BH. E ainda dentro dos 90% das pessoas disseram que este tipo de pergunta no apropriado para este horrio. E os 10% disseram que no h como ser influenciado apenas escutando o programa, que isto depende muita da cabea de quem ouve o rdio. Foi respondido o seguinte: Acho que pode sim ser influenciado, eu mesma j escutei o programa e depois de uma resposta de uma ouvinte fiz o mesmo com o meu namorado. No foi certo o que eu fiz, mas por ter escutado o programa acabei achando que poderia dar certo, j que com a ouvinte deu. Outra pergunta interessante foi em relao ao horrio, se as pessoas que escutavam o rdio achavam que as perguntas eram apropriadas para o horrio que estava sendo exibido. Metades disseram que este horrio no esta adequado. J outras disseram que este horrio est timo e s atingi quem tem a cabea fraca. Sendo assim, ao ler esta resposta pode-se verificar que o programa Al BH pode sim influenciar quem o ouve e que suas perguntas sempre voltadas para o relacionamento entre homens e mulheres no apropriado para o horrio que est sendo exibido. Com isso este programa no to adequado para o horrio da manh. Pode-se citar uma das respostas de quem foi entrevistado, que no concorda que pode ser influenciado ao ouvir o programa Al BH. Claro que ningum influenciado ao ouvir um rdio, mas isso tambm depende da cabea e personalidade da cada indivduo. Ao ler esta respostas, pode-se dizer que cada pessoa pensa de uma maneira diferente, por isso no pode-se generalizar que todos so influenciado pela Al BH ou que ningum influenciado. Com isso pode-se concluir que a maioria dos entrevistados disseram que pode-se ser influenciado ao ouvir o programa Al BH. E que os 10% das pessoas no concordam que pode-se ser influenciado. Devido a isto pode-se verificar que cada indivduo tem sua prpria opinio.

Logo pode-se perceber que as perguntas do AL BH no trazem nenhum benefcio cultural ou qualquer tipo de benefcio para a sociedade.

REFERNCIA

1- http://bhfm.globoradio.globo.com/home/HOME.htm Acesso: 10/05/2013

Potrebbero piacerti anche