Sei sulla pagina 1di 15

A cultura material no estudo das sociedades antigas

Departamento de Histria FFLCH/USP

Ulpiano T. Bezerra de Meneses

Embora o ttulo desta exposio (*) privilegie o campo da Histria Antiga, o problema a que se refere permeia todos os domnios da Histria . Certamente, no caso da Antiguidade, ele crucial, pela raridade e fragmentao das fontes escritas . Meu propsito aqui, porm, no montar uma apologia da cultura material, mas lanar algumas pistas para refletir sobre o alcance de um tipo de documento, as coisas fsicas, como campo de fenmenos histricos, sem o qual a compreenso de uma sociedade se v comprometida. Esta reflexo tanto mais necessria quanto se verifica, ainda, o descaso habitual dos historiadores a respeito .
Os padres usuais.

Na bibliografia recente de Histria da Grcia e de Roma, por exemplo (domnio que tomarei como referncia principal), trs posturas so marcantes.
(*) Este artigo a verso, refundida e acompanhada de notas de rodap, do texto de conferncia pronunciada no I Simpsio Nacional de Histria Antiga, realizado em agosto de 1983 na Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, e que dever aparecer nas Atas respectivas.

104 A primeira a simples marginalizao da cultura material, a supresso, no horizonte histrico, do universo fsico. Autores de mxima importncia, como Jean-Pierre Vernant, por vezes tanto ignoram a realidade fsica, que descarnam os gregos antigos, quase os transformando em zumbis, que se alimentam de puras estruturas mentais, as quais, por sua vez, do ser realidade social, sempre algo esttica . Assim, no seu estudo do mito (alis percuciente e, sob muitos aspectos, inovador e de muita densidade), ele utiliza apenas matria prima literariamente processada (1); nunca levou em considerao, por exemplo, a possibilidade de matrizes visuais para as narraes mticas . Mesmo num estudo sobre, precisamente, o "nascimento das imagens" (2), o autor reduz a vastssima problemtica das "phantasiai", aparies, aparncias, "eidola", imitao e outras categorias, s imagens mentais, com prejuzo para uma anlise ainda mais rica . A segunda postura talvez seja a mais freqente de todas . caracterizada pelo uso de aspectos da vida material, mais precisamente, da informao arqueolgica, de maneira puramente instrumental. O papel assim desempenhado pela documentao fsica seria o de controle e, nos casos mais felizes, complementao da documentao textual. Da o emprego destas fontes preponderantemente para dataes ou para a confirmao ou negao daquilo que nos chegou verbalizado: a Arqueologia do tipo "E a Bblia tinha razo". Sirvam de exemplo os competentes comentrios que A . W. Gomme, K . J . Dover e Anthony Andrewes (3) do obra de Tucdides: selecionam informao material apenas para iluminar o texto (objeto legtimo, claro, de sua prioridade), mas no a sociedade que ele documenta . Mais abrangente, S . C . Humphreys (4) faz um inventrio muito rico de questes que interessam enormemente Histria social e econmica da Grcia clssica e para as quais
ancienne. Paris, Maspro, 1974: 195-250.

Vernant, J. P., "Raisons du mythe", in: Mythe et socit en Grce

Vernant, J. P., "Naissance des images", in: Religions, histoires, raisons. Paris, Maspro, 1979: 105-137. bem verdade que, em 1983, participando de um simpsio, em Lausanne, sobre o tema sugestivamente intitulado "A cidade das imagens", Vernant reconheceu a existncia de um campo "ambicioso e novo" de investigao: os sistemas figurativos, que no se constituem como simples ilustrao do discurso oral ou escrito, nem como a pura reproduo figurada do real, mas se assentam no imaginrio social (Institut d'archologie et d' histoire ancienne-Lausanne/ Centre de recherches compares sur les socits anciennes-Paris, La cit des images. Religion et socit en Grce antique. Paris, F. Nathan/L.E.P., 1984, prefcio: 4-5). Gomme, A. W., K. J. Dover & A. Andrewes, Historical commentary to Thucydides. Oxford, Clarendon Press, 1970. Humphreys, S. C., "Archaeology and the social and economic history of classical Greece", in: Anthropology and the Greeks. Londres, Routledge and Kegan Paul, 1978: 109-130.

---- 105 ---

os arqueolgos deveriam trazer sua colaborao: sistemas de ocupao e manejo do solo, assentamentos rurais, localizao espacial de lpides epigrficas, distribuio fsica de funes urbanas, criao e horticultura no interior das cidades, ocupao de espaos "suburbanos", reconstrues e renovaes de edifcios pblicos e comerciais, movimentos de moedas, contextos de importao de manufaturas, estatsticas de uso, inventrios de objetos domsticos, sociologia de cemitrios, morfologia e fisiologia de estruturas militares, etc . Todavia, ela tambm deixa de reconhecer ao mundo material sua especificidade. Para ela, como para Gomme e seus colaboradores, o emprego da informao arqueolgica se esgota no "suplemento" s "evidncias rarefeitas das fontes literrias". Infelizmente, at mesmo historiadores to completos como Moses Finley (5) ou, fora da rea antiga, Eric Hobsbawm (6), explicitamente atribuem tal serventia investigao arqueolgica, reforando o status, que os antigos manuais de Histria lhe conferiam, de "disciplina ancilar da Histria". Finley chega mesmo a declarar que h cincunstncias em que a documentao escrita tornaria redundante a pesquisa arqueolgica, porque viria apenas corroborar informao j disponvel para o historiador . A terceira postura se pauta pelo uso "didtico" das informaes sobre o universo material. Estas se transformam, conseqentemente, em ilustrao daquilo que o texto j estabeleceu e, dessa forma, destinam-se a tornar mais fcil a deglutio do discurso do historiador da Antiguidade. Criam um clima que permitiria "vivenciar" situaes, experincias e outras realidades que os textos nos restituem de maneira apenas verbal. A predominante maioria dos manuais e grandes sries relativas Antiguidade segue este partido . Como exemplo, mencionem-se as olees "Destins du monde" (Paris, A . Colin) ou "Les grandes civilisations" (Paris, Arthaud) ou certos estudos monogrficos, s vezes de bom nvel, mas que se apresentam sob forma de albuns fotogrficos, como o trabalho de Fox sobre Alexandre Magno (7) . Uma variante, de efeitos mais positivos, mas ainda assim insatisfatrios, so os estudos que tentam buscar equivalncias entre produo literria e artstica. Como referncia, lembrem-se as obras de T . B. L. Webster sobre a Grcia arcaica e clssica e, em especial, seu estudo das convergncias da poesia e da arte helenstica (8).
Finley, M. I., "Arqueologia e Histria". in: Uso y abuso de la trad. esp., Barcelona, Grijalbo, 1977: 131-156. Hobsbawm, E. J., "An Historian's comments", in: Burnham, B. C. & J. Kingsbury, orgs., Space, hierarchy and society. Londres, BAR International Series, 59, 1979: 247-253. Fox, R. L., The search for Alexander. Londres, Allen Lane, 1980. Webster, T. B. L., Hellenistic poetry and art. Londres, Methuen, 1964.

Historia,

106
O suposto vis da documentao material.

Essas trs posturas partem de algumas poucas alegaes equivocadas sobre a natureza da documentao material ou sobre a dificuldade de seu emprego . Uma de tais alegaes que as coisas materiais constituiriam uma parcela apenas e bem reduzida dos fenmenos histricos. Em outras palavras, haveria fenmenos fundamentais do universo social (formas de organizao social e poltica, domnio mental e assim por diante), que no se expressam materialmente, de maneira imediata, nem tm sempre contrapartida na realidade material. Seria pois o universo material um segmento inexpressivo, incluindo apenas aqueles aspectos da vida social e cultural capazes de se consubstanciarem em coisas fsicas, corpreas. Os objetos no so idias, diz-se, embora possam "express-las" ou "refleti-las". Outra objeo que, alm de parcial, a documentao material seria aleatria, pois chega at ns aps triagens sucessivas e sem controle. Assim, o chamado "depsito arqueolgico" (representado principalmente pelo stio arqueolgico) seria o produto de inmeros filtros culturais e naturais . Culturais, na medida em que o stio arqueolgico composto principalmente de restos das coisas materiais: o que sobrou como resultado de certos padres de rejeito, abondono, perda causal . . . Naturais, na medida em que, sobre essa deposio, h ainda a interferncia de fatores biolgicos, clima, ao de animais e outros organismos, processos geomorfolgicos, etc . , que condicionam seu estado de conservao e, mesmo, sua sobrevida . Os especialistas acreditam que, por exemplo, do material orgnico, mesmo em condies satisfatrias de conservao, no se tem mais que um resduo de 10% do original (9). Finalmente, costuma-se dizer, tambm, que existiria um fosso intransponvel ou, pelo menos, considervel, entre stio o arqueolgico e o sistema cultural, que o produziu (10) . Nessa tica, o stio arqueolgico expresso espacial do depsito arqueolgico deveria ser entendido segundo um duplo registro, no coincidente. De um lado, tem-se a realidade emprica: aquele pedao de cho que uma unidade espacial
V. Rathje, William L. & Michael McCarthy, "Regularity and variability in contemporaneous garbage", ;'n: South, Stanley, org., Research strategies in historical archeology.. New Yrk, Academic Press, 1977: 275; v. tambm, para condies gerais de conservao, Gifford, Diane P., "Ethnoarchaeological observations of natural processes affecting cultural materiais", in: Gould, Richard A., org., Explorations in Ethnoarchaeology, Albuquerque, University of New Mexico Press, 1979: 77-101. Schiffer, M. B., "Archaeological context and systemic context", American Antiquity, 37- 1972: 156-165.

107

de concentrao de restos culturais, espcie de arquivo, mas referente, sobretudo, a outros espaos . Em contrapartida, tem-se o stio como entidade sociolgica, isto , campo de atividades e relaes . Ora, entre os dois no h, normalmente, correspondncia, salvo excees dignas de nota (entre as quais as reas funerrias). Via de regra, portanto, o que caracteriza um depsito arqueolgico, aquilo que constitui a essncia de um stio arqueolgico, o lixo, isto a presena do que foi excludo do ciclo vivo da atividade cultural. Esta excluso que transforma objetos em documentos: o objeto de seus produtores e usurios originais passa a valer, aos olhos de um "observador", apenas enquanto suporte fsico de informao. O documento se institui, assim, por referncia a um terceiro, a um sujeito externo . A situao-limite, que importa num esvaziamento total do valor de uso, contrabalanado por uma ascenso do valor de troca (vide o caso do objeto "histrico", "antiguidade") se perfaz e institucionaliza na coleo, no museu . Todas estas alegaes contm muito de enganoso, ambguo, sofismtico, mesmo. Assim, por exemplo, ressaltar o carter "parcial" dos fenmenos materiais estabelecer uma distino, carecedora de fundamentos, entre os componentes materiais e no materiais da cultura, dando a estes ltimos uma autonomia que eles no podem ter . Esta dicotomia desfigura o prprio conceito de cultura, em que esto embutidas e indissociveis a prtica e a representao: a interveno do homem sobre o real e a representao desse real e da ao humana, como integrantes do real, diferentes apenas nas funes (11) . Ora, cindir radicalmente cultura material e cultura no material ignorar a ubiqidade das coisas materiais, que penetram todos os poros da ao humana e todas as suas circunstncias. Por outro lado, preciso no confundir a natureza fsica do suporte de informao com a natureza fsica de um fenmeno. Nenhum historiador ou cientista social se depara, na primeira esquina, com uma instituio poltica, um sistema scio-cultural, um modo de produo, uma formao histrica ... Tambm nos textos, como na documentao material, se procede por inferncia e abstrao . Finalmente, no se pode desconhecer que os artefatos parcela relevante da cultura material se fornecem informao quanto sua prpria materialidade (matria prima e seu processamento, tecnologia, morfologia e funes, etc ), fornecem tambm, em grau sempre considervel, informao de natureza
(11) Discutindo problema paralelo, Maurice Godelier previne contra a total inadequao de distinguir infra-estrutura e superestrutura enquanto nveis ou instncias diferentes e no enquanto funes. As representaes mentais so parte integral das relaes sociais, desde que estas comeam a se definir e constituem uma das condies de sua definio (Godelier, M., "The ideal in the real", in: Samuel, Raphael & Gareth S. Jones, orgs., Culture, ideology and politics. Londres, Routlegde and Kegan Paul, 1982: 12-38).

108

relacional. Isto , alm dos demais nveis, sua carga de significao refere-se sempre, em ltima instncia, s formas de organizao da sociedade que os produziu e consumiu. Nesse campo, tem havido avano muito grande das disciplinas interessadas nos objetos . Assim, por exemplo, a semiologia de um Abraham Moles (12) ou de Jean Baudrillard (13) ressaltam que o verdadeiro estatuto do objeto no deriva de uma teoria das necessidades e sua satisfao, mas das prestaes sociais e sua significao. Nesta esteira, chega-se at sociologia do consumo, em que uma Mary Douglas, por exemplo, supera com enfoque antropolgico uma anlise estritamente econmica, definindo seu problema no como a apropriao de bens materiais, mas a constituio e operao de um sistema de comunicao (14) . Semelhantemente, o estudo do vesturio, por Marshal Sahlins (15) (que, todavia, s vezes corre o risco de sucumbir a um mentalismo abstrato), rompendo as barreiras da anlise morfolgica, tecnolgica e funcional, desemboca em sistemas cognitivos e operaes classificatrias . Dentro dessa perspectiva, consumir classificar e estabelecer vias de comunicao: os diversos nveis de resposta s necessidades atendidas pelo vesturio (proteo do corpo contra frio e calor, pudor, etc.) no esgotam sua significao, que ter que ser procurada na emisso de mensagens identificadoras de sexo, idade, profisso, grupos diversos, status e muito mais, localizando o usurio e seus interlocutores numa constelao de relaes dentro da sociedade para que efetivamente se organizem tais relaes . Cumpre lembrar que no basta dispor de uma organizao cognitiva do universo, de uma taxonomia precisa e adequada, de um cdigo, para ordenar a realidade; preciso que esse cdigo seja eficiente e, para tanto, so indispensveis sinais fsicos que estabeleam, nas diversas situaes concretas, a leitura do jogo de direitos e obrigaes, valores, expectativas, e assim por diante . Nas sociedades simples, absolutamente vital este balizamento propiciado pela "visibilidade" de certas coisas materiais (da as formas "estticas" = que aguam a percepo e, assim, o contacto entre o sujeito e o mundo exterior). O argumento de que a cultura material chega at ns desfigurada por sucessivas e diversificadas triagens igualmente se mantm com difi Moles, A., Thorie des objets. Paris, Eds. Universitaires, 1972. Baudrillard, J., Pour une critique de l'conomie politique du signe. Paris, Gallimard, 1972; Le systme des objets. La consommation des signes. Paris, Denbel/Gonthier, 1968. Douglas, Mary, "Goods as a system of communication", in: In the active voice. Londres, Routledge and Kegal Paul, 1982: 16-43; Douglas, M. & Baron Isherwood, The world of goods. Toward an nthropology of consumption. Harmondsworth, Penguin, 1980. Sahlins, Marshal, Cultura e razo prtica, trad. bras. Rio, Zahar, 1979.

109 culdade . Tambm os textos passam por triagens comparveis e s vezes mesmo mais radicais (16). Tome-se como referncia o caso da Grcia antiga, aparentemente to rica em documentao textual: basta lembrar que, se dela tirarmos o material epigrfico, sobra-nos pouco mais que antologias selecionadas pelos eruditos alexandrinos, que, a partir do sculo IV a. C. , coletaram e recopilaram textos antigos, naturalmente segundo seus critrios de valor e interesses, historicamente definveis . Alm disso, esta triagem se desdobra em circunstncias, s vezes fortuitas, das condies de conservao . A prpria Biblioteca de Alexandria, que se acredita ter possudo cerca de 700.000 volumes (17), atingida por incndio, legou-nos nfima parcela desse acervo. Doutra parte, questo absolutamente irrelevante saber se se dispe da "totalidade" da documentao, de meia totalidade, ou apenas 5% dela . O conhecimento cientfico no cuida de universos ntegros (noo, alis, que seria oneroso definir), mas trabalha por amostragem e abstrao. O que importa, ento, se temos elementos suficientes para compor, instaurar, definir um sistema documental, que produzido pela operao de conhecimento do historiador. Ele no existe em estado "natural": as coisas fsicas no so documentos, so, isto sim, fenmenos da natureza e a operao do historiador que cria o campo documental (o mesmo poderia ser dito dos textos, no obstante a existncia de certas categorias especficas de documentos "de nascena"). Indispensvel, pois, dispor de material para integrar um campo inteligvel e um sistema orgnico, passvel de leitura. preciso reconhecer, contudo, que uma parte das crticas feitas por aqueles que marginalizam a cultura material tem razo quanto a certos vcios dos arquelogos, sobretudo na medida em que as coisas materiais so por eles freqentemente tratadas como se fossem realidades em si, parte, reificadas . Retomando o argumento da filtragem do documento material, seria oportuno recordar que a Arqueologia desenvolveu uma srie de possibilidades no controle, por exemplo, dos processos geomorfolgicos na formao e perturbao do depsito arqueolgico e assim tambm de sua gnese cultural (18) . A chamada Etno-arqueologia (19), que procura
Sources for ancient History.
V. Gabba, Emilio, "Literature", cap. 1 de Grawford, Michael, org., Cambridge, University Press, 1983: 1-79. V. Cavallo, G., Libri, editori e pubblico nel mondo antico. Bari, Laterza, 1977. Wood, Raymond W. & Donald Lee Johnson, "A survey of disturbance processes in archaeological site formation", in: Schiffer, M. B., org., Advances in archaeological method and theory, 1. New York, Academic Press, 1978: 315-384. V. Ingersoll, D., J. E. Yellen & W. Macdonald, orgs., Experimental Archaeology. New York, Columbia University Press, 1977; Kramer, Carol, org., Ethnoarchaeology. Implications of Ethnography for Archaeology. New York, Columbia University Press, 1979; Gould, Richard A., org., 'Explorations in Ethno-

110 observar, em sociedades contemporneas, situaes que esclaream problemas arqueolgicos, elegeu o problema do lixo como uma de suas prioridades, buscando entender os padres de rejeito, formao, organizao espacial, durao e vida til de artefatos, correlaes com outros aspectos relevantes da organizao scio-econmica e questes semelhantes . Ora, no caso do texto, exceo feita ao trabalho puramente filolgico, no creio que haja controles adequados. Aquilo que muitos especialistas chamam de "o trabalho do texto", levando em conta as condies de constituio do documento, os horizontes de expectativa, a gama de leituras, etc . e a considerao da linguagem verbal como fato social, ela prpria, assim como a escrita nada disso , ao que parece, preocupao corrente ou marcada, entre os historiadores da Antiguidade . Por fim, o argumento de que h soluo de continuidade, com conseqncias irreparveis, entre objeto e documento, tambm merece ser reposto. Antes de mais nada, fique claro referir-se tal vis tambm ao documento textual, embora se manifeste mais agudamente em nosso caso . possvel, porm e necessria a operao de "desdocumentalizao", que recupera as diversas trajetrias do artefato. Na situao tpica, parte-se do estgio final, o rejeito (que pode comportar reparaes, re-uso, reciclagem), para o inicial, da aquisio da matria prima, passando-se pelo consumo, circulao, produo . Esta perspectiva requer que se d produo e ao consumo igual peso ao que dado ao produto . Dessa forma, consegue-se desfetichizar o artefato. Por esse ngulo, o problema da classificao dos artefatos no pode mais pressupor categorias universais, estticas, de tipo naturalista, transposio, para a vida scio-cultural, do que Lineu props para os organismos vivos . preciso, ao contrrio, entender a classificao como um recurso heurstico, destinado a evidenciar os pontos marcantes das diversas trajetrias do artefato. A esse respeito, aponte-se a importncia que podero ter as categorias cognitivas (20) .
O vis da documentao textual.

Invertendo a posio at agora assumida, possvel apontar, no uso da documentao textual, dificuldades a que escapa a documentao material.

Albuquerque, University of New Mexico Press, 1979; Tooker, Elisabeth, org., Ethnography by archaeologists. Washington, American Ethnological Society, 1982. (20) V. Kempton, Willet, The folk classification of ceramics. A study of cognitive prototypes. New York, Academic Press, 1981.
archaeology.

111 A primeira destas dificuldades a coincidncia, to freqentemente pressuposta, entre fato real e fato de conhecimento, na manipulao da informao verbal. Claude Lefort (21) apontou com pertinncia a falsidade desta coincidncia, que colocaria como meta ideal para o historiador a "restituio": o acontecimento encontraria seu modelo na observao exata, observao que se legitimaria na convico segundo a qual aquilo que foi possua em si sua prpria identidade. Assim, apreendido como alguma coisa dada a saber, o acontecimento pediria apenas para ser identificado. Ora, reafirma Lefort (22), o acontecimento instaurado pela operao de conhecimento (como j vimos), de maneira que uma iluso dispor, de um lado, os fatos, de outro, a teoria. No caso da documentao arquivstica, esta iluso se desdobra e agrava na medida em que se estabelece coincidncia entre fato real e relato verbal (eu diria, quase, fato verbal). No entanto, o documento escrito essencialmente representao (e, enquanto tal, naturalmente, parte da realidade a que se refere). No o equivalente verbal . Sally Humphreys (23) observa, com justeza, que as fontes textuais antigas so mais aptas a informar sobre representaes (valores, em particular), do que sobre as bases estruturais que as sustentam. Naturalmente, o documento material tambm pode ter carga representantiva (figura, imagem, iconografia), mas menor o risco de confundi-lo com o nvel verbal. Vale lembrar o esforo de Pierre Francastel, procurando situar as formas visuais entre as diversas classes de pensamento . O pensamento cartesiano no o nico modo de pensamento racional, o pensamento racional no o nico modo de pensamento: existe um pensamento plstico, como existe um pensamento matemtico. O pensamento plstico, aquele que se organiza segundo formas visuais e cria o que Francastel denomina campo figurativo (ou realidade figurativa) (24), no uma transposio grfica, pictrica, escultrica, de uma realidade verbal, mas um domnio prprio. "Diga-o com flores" uma sugesto enganosa, nesta rea, em que as palavras e as coisas devem guardar sua especificidade. A natureza mesma da documentao material previne o investigador do risco de consider-la reflexo, correspondncia, em nvel fsico, de fenmenos de outra matriz .

Lefort, Claude, As formas siliense, 1979: 257-259. lb . : 257. Humphreys, S. C., "The Anthropology and the Greeks. Londres, Francastel, P., La ralit

da Histria, trad. bras. So Paulo, Bra-

social structure of the ancient city", in: Routledge and Kegal Paul, 1978: 201. figurative. Paris: Gallimard, 1968.

112
O potencial da documentao fsica. A cultura material.

Ao contrrio, vrias vantagens fornecidas pelo documento material podem ser listadas (25) . J se mencionou sua ubiqidade, que no encontra paralelo na documentao textual. Acrescente-se sua menor permeabilidade ideolgica, as facilidades para tratamento quantitativo e comparativista, o carter preponderante de anonimato . Tal carter de anonimato, associado serialidade, repetio, faz dos artefatos excepcional veculo para estudo de um domnio para cuja importncia visceral os historiadores, nos ltimos anos, tm chamado a ateno: o quotidiano, o domnio do banal, da purificao do evento, das tendncias quase em estado "natural". Quanto a estes aspectos, a documentao escrita raramente oferece equivalncia: o banal e a recorrncia no costumam integrar as prioridades do registro escrito . Analisando as ramificaes recentes da "Escola dos Annales", Jacques Le Goff (26) notava que a Histria (na Frana), depois de se ter tornado sociolgica, est-se transformando em "etnogrfica" (diramos antropolgica), tendo como um dos eixos fortes a definio e entendimento do universo quotidiano, impossvel de recuperar e analisar sem a interveno das coisas materiais . O que foi dito at aqui j permite precisar e alargar o conceito mesmo de cultura material. Por cultura material poderamos entender aquele segmento do meio fsico que socialmente apropriado pelo homem . Por apropriao social convm pressupor que o homem intervm, modela, d forma a elementos do meio fsico, segundo propsitos e normas culturais . Essa ao, portanto, no aleatria, casual, individual, mas se alinha conforme padres, entre os quais se incluem os objetivos e projetos. Assim, o conceito pode tanto abranger artefatos, estruturas, modificaes da paisagem, como coisas animadas (uma sebe, um animal domstico), e, tambm, o prprio corpo, na medida em que ele passvel desse tipo de manipulao (deformaes, mutilaes, sinalaes) ou, ainda, os seus arranjos espaciais (um desfile militar, uma cerimnia litrgica). Para analisar, portanto, a cultura material, preciso situ-la como suporte material, fsico, imediatamente concreto, da produo e reproduo da vida social. Conforme esse enquadramento, os artefatos que
Para alguns aspectos, v. Snodgrass, Anthony, "Archaeology", cap. 3 de Crawford, M., org., Sources for ancient History. Cambridge, University Press, 1983: 137-184. Le Goff, Jacques, "L'historien et l'homme quotidien", in: Mlanges Braudel, Toulouse, vol. 2, 1973: 235-243.

113

constituem, como j foi afirmado, o principal contingente da cultura material tm que ser considerados sob duplo aspecto: como produtos e como vetores de relaes sociais . De um lado, eles so o resultado de certas formas especficas e historicamente determinveis de organizao dos homens em sociedade (e este nvel de realidade est em grande parte presente, como informao, na prpria materialidade do artefato) . De outro lado, eles canalizam e do condies a que se produzam e efetivem, em certas direes, as relaes sociais . Em conseqncia, a Arqueologia no precisa mais ser definida como a disciplina que se ocupa dos artefatos, das coisas materiais e seu contexto (isto , das manufaturas e das relaes espaciais nas quais elas se apresentam), mas poderia ser recebida no convvio das demais cincias sociais . Em outras palavras, tambm a Arqueologia estuda os sistemas scio-culturais, sua estrutura, seu funcionamento e seu comportamento ao longo do tempo, sua mudana (27). A particularidade est em que, para essas operaes, ela conta exclusiva ou preponderantemente com informao derivada dos restos materiais a cultura material. No hesito, pois, em considerar a Arqueologia como Histria da cultura material.
Experimentao e perspectivas.

Estas propostas tericas me parecem slidas e so atraentes. Devese reconhecer, todavia, que os frutos que elas geraram so ainda parcos . Nem poderia ser de outra forma, j que ainda est para ser elaborada uma verdadeira teoria da cultura material, slida e abrangente . No obstante, vale a pena examinar o esforo que vm desenvolvendo muitos arquelogos, para trabalharem como cientistas sociais. Trata-se, apenas, de uma seleo assistemtica de exemplos, que pode marcar algumas orientaes e, mais que tudo, confirmar a fertilidade dessa linha. Uma das pistas para o estudo da organizao social est nas tentativas de inferir caractersticas dos grupos domsticos, regras de residncia, etc . , a partir de alguns aspectos sensveis da cultura material, como , por exemplo, o chamado micro-estilo . James Deetz e William Longacre (28), interpretando a evoluo da cermica proto-histrica Arikara (SW americano) cuja fabricao, de natureza familiar, deve ser atribuda s mulheres percebem que o enfraquecimento das associaes de atributos decorativos podia ser explicado por mudana da
V. Bezerra de Meneses, U., "La 'New Archaeology': 1'Archeologia comme scienza sociale", Dialoghl di Archeologia, III S., 1, 1983: 11-19. Deetz, James, The dynamics of stylistic change in Arikara ceramics. Urbana: University of Illinois, 1965; Longacre, William, Archaeology as Anthropology . A case study. Tucson, The University of Arizona Press, 1970.

114 matrilocalidade e restrio da circulao das mulheres como parceiras conjugais, entre as aldeias: quanto maior a circulao (exogamia), anteriormente, tanto mais sensvel a homogeneidade e estabilidade dos micro-estilos . Michael Spence (29), analisando traos no mtricos de material osteolgico, pode detectar em Teotihuacn, no Mxico (ncleo urbano caracterizado, no seu perodo clssico, por grandes unidades habitacionais isoladas), no s residncia virilocal, como o desenvolvimento de bairros artesanais especializados no trabalho da obsidiana e sua vinculao a grupos masculinos aparentados. J James Rock (30), envolvido com a formulao de modelos explicativos da organizao dos Pueblo pr-histricos, examina as estruturas de habitao em sua dinmica (ampliaes, refaces, reciclagens, etc.), para definir os grupos domsticos e seu "ciclo de desenvolvimento". Em outro quadrante, James Hill e Joel Dunn (31) tm procurado recuperar o nvel do indivduo nos estudos de cultura material. No o caso, evidentemente, de ressaltar singularidades, muito menos de qualquer perspectiva pleo-psicolgica . Antes, desenvolvendo propostas h muito formuladas por Marcel Mauss, por exemplo (que incluam na cultura o corpo, a postura, os hbitos corporais), trata-se de analisar o artefato nas suas relaes com o corpo, como nos padres de uso, detectveis pelas marcas de desgaste. Particularmente frutuoso considerar o artefato tambm como produto de certos padres corporais, aes caracterizveis por formas de mobilizaes do corpo, em que sempre h um contedo pessoal forte. Isto permite, num conjunto de artefatos, isolar atribuies a indivduos e, da, apreender vrios aspectos relevantes da organizao tcnica e social do trabalho: decomposio da produo em unidades distintas de operao, hierarquias, nveis diferenciais de qualificao tcnica, estatstica da especializao num grupo, mecanismos de inovao ou reforo da tradio, graus de flexibilidade no uso pessoal do repertrio artesanal do grupo, socializao das invenes e assim por diante . Outro tipo de estudo que tem merecido particular ateno o que diz respeito s anlises espaciais. Com efeito, o espao um suporte fundamental para entender atividades, relaes, organizao. Dessa forma, cumpre apontar, num leque variadssimo de possibilidades, desde aqueles trabalhos que se preocupam com a proxemstica (anlise do contedo
Spence, Michael W., "Residential practices and the distribution of skeletal traits in Teotihuacan, Mexico", Man, 9 (2), 1974: 262-274. Rock, James T., "Prehistoric Pueblo organization", The Kiva, 35, 1969: 15-24. Hill, James N. & Joel Gunn, orgs., The individual in Prehistory. Studies of variability in style in prehistoric technologies. New York, Academic Press, 1977.

115

espacial da atividade humana, e em particular do comportamento cultural), at os de territrio e territorialidade, passando pelos estudos locacionais, de disperso e concentrao de assentamentos e formao de pontos, ndulos, redes, hierarquias dos sistemas de assentamento, ou, ento, a micro-anlise de reas de atividade (32). O espao, nestes casos, nunca tratado como cenrio da ao cultural, mas como ingrediente seu, fsico. A chamada Arqueologia Industrial tambm tem dado realce a esta questo, pela significaes novas e diagnsticas que o espao assume, aps a Revoluo Industrial, e que pode levar a questes interessantes . Um excelente exemplo o de B . Forestier (33), que efetua sua investigao sobre os arsenais da marinha francesa dos sculos XVIII e XIX, observando a crise do saber secreto das corporaes de ofcio e a necessidade de difuso do saber novo, proposto por uma racionalidade abstrata e universal, e exigido por uma fundamentao "tcnica", a que respondem tcnicos especializados . Ora, o primeiro nvel concreto sobre o qual se manifesta essa nova forma de saber precisamente a organizao do espao . No caso dos arsenais, no h mais um cho em que se assentem as estruturas, mas o espag que ordena as atividades, seu fluxo, a comunicao, a hierarquizao, em funo das exigncias racionais da produo e da organizao do trabalho: unidades (produo, administrao, depsito) compartimentadas, nveis topogrficos diferentes (inclusive artificiais), caminhos sob controle, etc . por isso que ele pode dizer que esse o primeiro espao emblemtico da Revoluo Industrial. Como exemplo tambm das tentativas de estudar aspectos da organizao social a partir da anlise da cultura material, vale a pena mencionar as pesquisas demogrficas. Sua importncia fica explcita quando se considera que, sem a demografia, no h escala dos fenmenos sociais . No se trata, pois, de simplesmente equacionar problemas (principalmente por intermdio da anlise de restos sseos) referentes a densidade e composio da populao, distribuio por sexo, idade, ndices de mortalidade, taxas de reposio, estatsticas vitais, enfim, mas o objetivo entender formas de organizao social. Assim, os restos alimentares podem ser convertidos, como aconteceu com sambaquis (concheiros) da Califrnia,
Para uma amostra dos enfoques, v. Hodder, I., The spatial organisation of culture. Londres, Duckworth, 19787; Hodder, I. & C. Orton, orgs., Spatial analysis in Archaeology. Cambridge, University Press, 1976; Clarke, D. L', org., Spatial Archaeology. New York: Academic Press, 1977; Findlow, F. J. & J. E. Ericson, orgs., Catchment analysis. Essays on prehistoric resource space. Los Angeles, Anthropology UCLA, 1980; Paynter, R. Models of spatid inequality. Settlement patterns in Historical Archaeology. New York, Academic Press, 1982: Forestier, B., apud Carandini, A., "Archeologia industriale", Ricerche di Storia dell'arte, 7, 1978: 5-9. 21-44.

116 nas investigaes de Maxwell, Gilbard, Treganza e outros (34), em calorias o que permite quantificar populao e, pela distribuio espacial, desvendar aspectos da alocao diferenciada de recursos. Tambm os artefatos foram usados para informao demogrfica. Na Inglaterra do sculo XI, por exemplo, J Russel (35) viu, como artefatondice, o arado de ferro, com bons resultados . Inmeros pesquisadores fizeram o mesmo com ms de pedra, na Meso-amrica e sudoeste dos Estados Unidos (36). Tambm mudanas populacionais foram diagnosticadas por Turner e Logfren (37) no estudo da variao de duas sries contemporneas de culturas proto-histricas americanas: uma constituda por tigelas (cuja funo, pela morfologia e outros caracteres, seria a distribuio do alimento em pores individuais) e que se manteve estvel na capacidade, ao longo do tempo examinado; a outra, constituda por vasos que iam ao fogo (associados, portanto, a funes de processamento do alimento) e que quase duplicaram sua capacidade original. Foi possvel, da, inferir aumento de populao e, ao mesmo tempo, seus parmetros, por unidade familiar, na quantificao do material total. Outro problema atentamente considerado o das correlaes entre rea ocupada ou rea de ahbitao e populao . Embora haja ainda muita divergncia, os trabalhos de Naroll, Cook, Heizer, Treganza e outros, j abriram pistas importantes (38). Para finalizar, recorde-se o campo mais antigo de estudos desta natureza: os contextos funerrios, terreno propcio para entender status, hierarquias, diferenciao social e econmica e questes semelhantes . Deve-se observar, porm, que os problemas so hoje vistos como muito mais complexos e que os contextos funerrios so examinados como parte de configuraes sociais totais (39).
Apud Cook, Sherburne F., Prehistoric Demography.. Reading, Addison-Westely Modular Publications, 16, 1972; v. tambm Hassan, Fekri, "Demographic Archaeology", in: Schiffer, M. B., org., Advances in archaeological method and theory, 1, New York, Academic Press, 1978: 49-105. Russell, J. C., "Late ancient and mediaeval population", American Philosophical Society, Transactions, N. S., 48, 1958: 1-52. Cook, S. F., op. cit.: 11. Turner, C. G., II & Laurel Lofgren, "Household size of prehistoric Western Pueblo indians", Southwestern Journal of Anthropology, 22, 1966: 117-132. V. Casselber ry, S. E., "Further refinement of formulae for determining population from floor area", World Archaeology, 5 (1), 1974: 117-123. V. Humphreys, S. C. & Helen King, orgs., Mortality and immortality: the anthropology and archaeology of death. New York, Academic Press, 1981; Chapman, Robert, Ian Kinnes & Klavs Randsborg, orgs., The archaeology of death. Cambridge, University Press, 1981; Pader, Ellen-Jane, Symbolism, social relations and the interpretation of mortuary remains. Londres, BAR Intertional Series, 130, 1982; Gnoli, Gherardo & Jean-Pierre Vernant, orgs., La mort, les morts dans les socits anciennes. Cambridge, University Press/Paris: Maison des Sciences de 1'Homme, 1982.

--- 117

Os exemplos expostos no do um panorama sistemtico e abrangente das questes nem mesmo dizem respeito Histria da Antiguidade, sobretudo porque neste campo a contribuio terica e metodolgica te msido praticamente inexistente . Todavia, deixam claro o potencial da cultura material na explorao de informao que ultrapassa o domnio usual da cronologia, tecnologia e organizao econmica (subsistncia) . Deixam claro, igualmente, que a cultura material constitui um cdigo prprio, a ser descriptado segundo sua natureza e no por reduo aos cdigos verbais. Demonstram, finalmente, que na integrao dos aspectos materiais e no materiais da cultura e na correlao dos padres de organizao material e de comportamento ainda h muito caminho a ser percorrido . Muitas perguntas nunca sero respondidas . Fica bvio, porm, que outras muitas no foram at hoje respondidas porque nunca foram propostas.

Potrebbero piacerti anche