Sei sulla pagina 1di 3

LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

2. ESTGIO DO PSIQUISMO PERCEPTIVO O segundo estgio do desenvolvimento do psiquismo, que se sucede ao do psiquismo sensorial elementar, pode ser chamado estgio do psiquismo perceptivo. Ele caracteriza-se pela atitude para refletir a realidade objetiva exterior, no sob a forma de sensaes elementares isoladas (provocadas por propriedades isoladas ou grupos de propriedades), mas sob a forma de reflexo das coisas. (p.43) Neste segundo estgio, o contedo no est j ligado quilo que excita a atividade, tomado no seu conjunto, mas responde s aes particulares que o provocam. (p.43) [...] o estimulo para o qual est orientada a atividade no se confunde com a ao do obstculo; eles agem independentemente um do outro para o animal. (p.44) precisamente a existncia de operaes distintas na atividade que indica que os estmulos agem sobre o animal, que at l se sucediam uns aos outros, comeam a reagrupar-se: de um lado, as propriedades que caracterizam o objeto, visado pela atividade e suas interaes, do outro lado, as propriedades dos objetos que determinam o modo da atividade, isto , a operao. (p.44) O nascimento e o desenvolvimento do psiquismo perceptivo nos animais so condicionados por mudanas anatmicas e fisiolgicas profundas. A principal dentre elas o desenvolvimento e a transformao do papel dos rgos dos sentidos que agem a distancia, em primeiro lugar da viso. (p.44) As funes motrizes dos animais corticalizam-se cada vez mais (isto passam para o crtex cerebral), de modo que o pleno desenvolvimento das operaes nos animais produz-se em relao com o desenvolvimento do crtex. (p. 46)

LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

A diferenciao das operaes que caracteriza o estgio do psiquismo d origem a uma nova forma de fixao da experincia animal, a fixao sob forma de hbitos motrizes, no sentido restrito do termo. (p.46) [...] chama-se hbito a toda a ligao que aparece na experincia individual. Mas com uma acepo to simples do tempo hbito este conceito torna-se muito vago e engloba um vasto conjunto de processos totalmente diferentes, desde modificaes nas reaes dos difusrios s aes humanas mais complexas. (p.47) A passagem do estgio do psiquismo perceptivo acarreta igualmente uma transformao qualitativa da forma sensorial da formao e de fixao. (p.48) O aparecimento e o desenvolvimento do reflexo generalizado das coisas um problema muito mais complexo sobre o qual convm determo-nos particularmente. (p.51) [...] neste estgio, a percepo est totalmente inclusa nas operaes motrizes externas do animal. A generalizao e a diferenciao, a sntese e a anlise desenrolam-se num processo nico. (p.52) CONSIDERAES Este captulo do livro trata do segundo estgio do desenvolvimento do psiquismo, sucessor ao do psiquismo sensorial elementar, podendo ser chamado de estgio do psiquismo perceptivo, este estgio caracteriza-se na reflexo da realidade objetiva exterior, e no em sensaes isoladas, e sim sob a forma de reflexo das coisas, o nascimento e o desenvolvimento do estgio do psiquismo perceptivo nos animais, se d atravs de mudanas anatmicas e fisiolgicas profundas, sendo o desenvolvimento e a transformao do papel dos rgos dos sentidos que age a distncia como o principal entre todos. Toda e qualquer experincia individual chamada de hbito, porm este conceito se torna muito vago, pois engloba um conjunto de diferentes processos, a passagem para o

LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

estgio do psiquismo perceptivo acarreta uma transformao da forma sensorial da formao e fixao. Sendo assim, neste estgio nas operaes motrizes externas do animal est incluso a percepo, e a anlise, sntese, generalizao e diferenciao desenrolam-se num processo nico.

Potrebbero piacerti anche