Sei sulla pagina 1di 5

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI N 12.648, DE 17 DE MAIO DE 2012. Altera dispositivos das Leis n 7.920, de 12 de dezembro de 1989, 8.399, de 7 de janeiro de 1992, 9.825, de 23 de agosto de 1999, 12.462, de 5 de agosto de 2011, 6.009, de 26 de dezembro de 1973, e 5.862, de 12 de dezembro o de 1972; revoga o Decreto-Lei n 1.896, de 17 de dezembro de 1981; e d outras providncias.
os

Converso da Medida Provisria n 551, de 2011

A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1 O art. 1 da Lei n 7.920, de 12 de dezembro de 1989, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 1 criado o adicional no valor de 35,9% (trinta e cinco inteiros e nove dcimos por o o cento) sobre as tarifas aeroporturias referidas no art. 3 da Lei n 6.009, de 26 de dezembro de 1973. 1 O adicional de que trata este artigo destina-se aplicao em melhoramentos, reaparelhamento, reforma, expanso e depreciao de instalaes aeroporturias. 2 O adicional de que trata este artigo no incide sobre a tarifa de conexo o o estabelecida no inciso VI do caput do art. 3 da Lei n 6.009, de 26 de dezembro de 1973. 3 Os recursos do adicional de que trata este artigo constituiro receitas do Fundo o Nacional de Aviao Civil - FNAC, institudo pela Lei n 12.462, de 5 de agosto de 2011. (NR) Art. 2 O art. 1 da Lei n 8.399, de 7 de janeiro de 1992, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 1 ......................................................................... I - 74,76% (setenta e quatro inteiros e setenta e seis centsimos por cento) a serem utilizados diretamente pelo Governo Federal, no sistema aerovirio de interesse federal; e II - 25,24% (vinte e cinco inteiros e vinte e quatro centsimos por cento) destinados aplicao nos Estados, em aeroportos e aerdromos de interesse regional ou estadual, bem como na consecuo de seus planos aerovirios. ............................................................................................. 2 A parcela de 25,24% (vinte e cinco inteiros e vinte e quatro centsimos por cento) especificada no inciso II do caput constituir o suporte financeiro do Programa Federal de Auxlio a Aeroportos a ser proposto e institudo de acordo com os planos aerovirios estaduais e estabelecido por meio de convnios celebrados entre os governos estaduais e a Secretaria de Aviao Civil da Presidncia da Repblica. ................................................................................... (NR)
o o o o o o o o o o o

Art. 3 A Lei n 9.825, de 23 de agosto de 1999, passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 1 Constitui receita prpria do Fundo Nacional de Aviao Civil - FNAC, institudo o pela Lei n 12.462, de 5 de agosto de 2011, a parcela correspondente ao aumento concedido o pela Portaria n 861/GM2, de 9 de dezembro de 1997, do Ministrio da Aeronutica, s tarifas de embarque internacional vigentes naquela data, incluindo o seu correspondente adicional o o tarifrio previsto no art. 1 da Lei n 7.920, de 12 de dezembro de 1989. Pargrafo nico. Os administradores aeroporturios adotaro as providncias necessrias para: ............................................................................................. II - promover o recolhimento dos valores ao FNAC at o 15 (dcimo quinto) dia til do ms subsequente arrecadao. III - (revogado). (NR) Art. 2 A receita a que se refere o art. 1 ser destinada ao desenvolvimento e fomento do setor de aviao civil e das infraestruturas aeroporturia e aeronutica civil. ................................................................................... (NR) Art. 4 O art. 63 da Lei n 12.462, de 5 de agosto de 2011, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 63. ....................................................................... 1 So recursos do FNAC: I - os referentes ao adicional tarifrio previsto no art. 1 da Lei n 7.920, de 12 de dezembro de 1989; II - os referidos no art. 1 da Lei n 9.825, de 23 de agosto de 1999; III - os valores devidos como contrapartida Unio em razo das outorgas de infraestrutura aeroporturia; IV - os rendimentos de suas aplicaes financeiras; e V - outros que lhe forem atribudos. 2 Os recursos do FNAC sero aplicados exclusivamente no desenvolvimento e fomento do setor de aviao civil e das infraestruturas aeroporturia e aeronutica civil. ............................................................................................. 5 Os recursos do FNAC tambm podero ser aplicados no desenvolvimento, na ampliao e na reestruturao de aeroportos concedidos, desde que tais aes no constituam obrigao do concessionrio, conforme estabelecido no contrato de concesso, nos termos das normas expedidas pela Agncia Nacional de Aviao Civil - ANAC e pela Secretaria de Aviao Civil da Presidncia da Repblica - SAC, observadas as respectivas competncias. (NR)
o o o o o o o o o o o o o

Art. 5 A Lei n 6.009, de 26 de dezembro de 1973, passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 3 ......................................................................... ............................................................................................. VI - Tarifa de Conexo - devida pela alocao de passageiro em conexo em Estao de Passageiros durante a execuo do contrato de transporte; incide sobre o proprietrio ou explorador da aeronave. (NR) Art. 7 ......................................................................... ............................................................................................. V - da Tarifa de Conexo, o proprietrio ou o explorador da aeronave que transporte: a) passageiros de aeronaves militares e de aeronaves pblicas brasileiras da administrao federal direta; b) passageiros de aeronaves em voo de retorno, por motivos de ordem tcnica ou meteorolgica ou, ainda, em caso de acidente, por ocasio do reembarque; c) passageiros com menos de 2 (dois) anos de idade; d) inspetores de aviao civil, quando no exerccio de suas funes; e) passageiros de aeronaves militares ou pblicas estrangeiras, quando em atendimento reciprocidade de tratamento; f) passageiros, quando convidados do Governo brasileiro. ................................................................................... (NR) Art. 8 A utilizao das instalaes e servios destinados a apoiar e tornar segura a navegao area, proporcionados pelo Comando da Aeronutica, est sujeita ao pagamento das seguintes tarifas de navegao area: I - Tarifa de Uso das Comunicaes e dos Auxlios Navegao Area em Rota - devida pela utilizao do conjunto de instalaes e servios relacionados ao controle dos voos em rota, de acordo com as normas especficas do Comando da Aeronutica; II - Tarifa de Uso das Comunicaes e dos Auxlios-Rdio Navegao Area em rea de Controle de Aproximao - devida pela utilizao do conjunto de instalaes e servios relacionados ao controle de aproximao, de acordo com as normas especficas do Comando da Aeronutica; III - Tarifa de Uso das Comunicaes e dos Auxlios-Rdio Navegao Area em rea de Controle de Aerdromo - devida pela utilizao do conjunto de instalaes e servios relacionados ao controle de aerdromo ou aos servios de informaes de voo de aerdromo, de acordo com as normas especficas do Comando da Aeronutica. 1 Os servios de que trata o caput podero, a critrio do Comando da Aeronutica, ser prestados por outros rgos e entidades pblicos e privados.
o o o o

2 As tarifas previstas neste artigo incidiro sobre o proprietrio ou o explorador da aeronave. 3 As tarifas previstas neste artigo sero fixadas pelo Comandante da Aeronutica, aps aprovao do Ministro de Estado da Defesa e manifestao da Agncia Nacional de Aviao Civil, para aplicao geral em todo o territrio nacional. (NR) Art. 9 O atraso no pagamento das tarifas previstas no art. 8 ensejar aplicao das o sanes previstas no art. 6 . (NR) Art. 10. Ficam isentas do pagamento das tarifas previstas no art. 8 : I - aeronaves militares e as aeronaves pblicas brasileiras da administrao federal direta; II - aeronaves em voo de experincia ou de instruo; III - aeronaves em voo de retorno por motivo de ordem tcnica ou meteorolgica; e IV - aeronaves militares e pblicas estrangeiras, quando em atendimento reciprocidade de tratamento. (NR) Art. 11. O produto de arrecadao das tarifas previstas no art. 8 constituir, em sua totalidade, receita do Fundo Aeronutico. (NR) Art. 6 O art. 2 da Lei n 5.862, de 12 de dezembro de 1972, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 2 ......................................................................... Pargrafo nico. Para cumprimento do objeto social da Infraero, fica autorizada: I - a criao de subsidirias pela Infraero; e II - a participao da Infraero e de suas subsidirias, minoritria ou majoritariamente, em outras sociedades pblicas ou privadas. (NR) Art. 7 Na aplicao de recursos do FNAC, podero ser consideradas aes que visem a reduzir o tempo de viagem area. Pargrafo nico. O tempo de viagem area a que se refere o caput tem incio com o ingresso do passageiro no stio aeroporturio de origem e termina com a sada do passageiro do stio aeroporturio de destino. Art. 8 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 9 Ficam revogados o Decreto-Lei n 1.896, de 17 de dezembro de 1981, e o inciso o o III do pargrafo nico do art. 1 da Lei n 9.825, de 23 de agosto de 1999.
o o o o o o o o o o o o o

Braslia, 17 de maio de 2012; 191o da Independncia e 124o da Repblica. DILMA Enzo Guido ROUSSEFF Peri Mantega

Martins

Miriam Wagner Bittencourt de Oliveira


Este texto no substitui o publicado no DOU de 18.5.2012

Belchior

Potrebbero piacerti anche