Sei sulla pagina 1di 48

O SANGUE DE JESUS SIGNIFICADO E BENEFCIOS NA VELHA E NA NOVA ALIANA

- Cumprimentos. - Anunciar Tema da Ministrao. - Textos bsicos para iniciar a Ministrao. Porque a vida da carne est no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiao pelas vossas almas; porquanto o sangue que far expiao pela alma. (Levtico 17.11) E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste no te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com gua para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas. No se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma destas coisas, compadecendo-se de ti; antes foste lanada em pleno campo, pelo nojo da tua alma, no dia em que nasceste. E, passando eu por de ti, vi-te manchada do teu sangue, e disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive. (Ezequiel 16.4-6) Enquanto comiam, Jesus tomou o po, e, abenoando-o, o partiu, e o deu aos discpulos, e disse: Tomai, comei, isto meu corpo. E, tomando o clice, e dando graas, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (ou Aliana), que derramado por muitos, para remisso dos pecados. (Mateus 26.26-28) Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se no comerdes a carne do Filho do homem, e no beberdes o seu sangue, no tereis vida em vs mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ltimo Dia. Porque a minha carne verdadeiramente comida, e o meu sangue verdadeiramente bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, tambm viver por mim. (Joo 6.53-57) Sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver que, por tradio, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. (1 Pedro, 1.18,19) - Orao (Clamor pelo Sangue de Jesus, continuar abenoando o encontro, a ministrao da aula, dar entendimento do poder, a vida, a virtude que h no sangue de Jesus, etc). Em uma ocasio, um ateu desafiou o Irmo Reinhard Bonnke em um programa de televiso, dizendo que no acreditava que houvesse poder algum no sangue do Jesus. "Faz 2000 anos que se derramou o sangue de Jesus, e se houvesse poder algum nele, como voc diz, as coisas no estariam em to lamentvel estado".

Ento lhe respondi: Senhor, tambm faz muito tempo que conhecemos o sabo e o h em todas as partes, sem embargo ainda h pessoas sujas. As pessoas no so limpas simplesmente porque existe o sabo, nem sequer quem trabalha em uma indstria de sabo. Se voc quer saber o que pode fazer o sabo, precisa apropriar-se dele e us-lo. Ento ver o efeito! Da mesma maneira acontece com o sangue de Jesus. No suficiente saber de sua existncia, cantar dele, ou preg-lo. Eu agora o desafio a voc, Senhor", disse-lhe. " Aplique o sangue de Jesus a sua prpria vida cheia de pecados, e voc se somar a as centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro que cantam e dizem: H poder, sim, sem igual poder em Jesus, quem morreu: H poder, sim, sem igual poder no sangue que ele verteu". Irmos, o ser humano tem o pssimo hbito de agir como Tom que teve que ver para crer, quando a Palavra do Senhor nos ensina que devemos crer para ver, pois ns andamos por f e no por vista. Uma coisa acreditar que algo funciona; outra entender por que funciona. Ns cristos, somos instrudos a ter sempre uma resposta quando nos perguntam a respeito de nossa f (1 Pedro 3.15). Alguns, simplesmente, acreditam nas coisas, porque assim que se cr em sua Igreja, ou uma tradio familiar. Isso no o suficiente. Devemos ter uma base bblica para tudo o que acreditamos. Conta-se a histria de um jovem marido o qual notou que a esposa cortava as pontas do pernil antes de ass-lo. Quando ele lhe perguntou o motivo, a resposta da mulher foi: assim que minha me sempre assa um pernil. Ela sempre corta as pontas . mesmo? Respondeu o marido curioso. E por que sua me corta as pontas do pernil? Bem, eu no sei disse ela. Vou ligar para ela e perguntar. Oi me. Estou preparando um pernil e gostaria de saber por que voc sempre corta as pontas do pernil. Ah, a me respondeu. por que sua av sempre fez desse modo, e eu aprendi a cozinhar com ela.

A jovem esposa decidiu ligar para a av e descobrir o motivo pelo qual ela sempre cortava as pontas do pernil. Sua av esclareceu o mistrio. Bem, quando eu era moa, eu tinha uma assadeira muito pequena. No dava para colocar o pernil inteiro dentro dela, ento, em sempre cortava as pontas! Essa histria engraada ilustra como podem ter incio tradies religiosas, as quais, ento tomam um ar de autoridade. Jesus disse que elas anulam o poder de Deus: A Autoridade da Palavra de Deus. (Marcos 7.13). Irmos recebam esta ministrao com a mente e o corao aberto, pois com a ajuda do Esprito Santo, voc ser uma pessoa diferente ao termin-la. Conforme eu for falando, escute com o corao, oua o que o Sangue est dizendo. Ento, voc comear a entender o amor insondvel que o Senhor tem por voc. Antes de demonstrar aquilo que as Escrituras nos ensinam acerca do PRECIOSO sangue

de Jesus quero trazer alguns detalhes com respeito ao sangue que so muito

interessantes. Sua vida est no sangue. A vida de toda carne est no sangue. Conforme lemos no incio da ministrao em Levtico 17.11, Deus declara: Porque a vida da carne est no sangue. A nica vida que a carne tem a que ela obtm do sangue. O Sangue uma substncia nica, viva. No como os outros fludos de nosso corpo, como as lgrimas. Essas secrees so somente compostos orgnicos, mas o sangue verdadeiramente um tecido lquido, vivo. Quando se rompe a proviso de sangue, a carne morre. Sem sangue no h vida. simples. Se ns amarrarmos um cordo um pouco apertado no dedo rapidamente ele fica roxo. Se voc deixar o elstico ali, a carne de seu dedo acabar morrendo sem a circulao do sangue. O sangue flui do corao, passa pelas artrias para os vasos capilares e volta para o corao atravs das veias, completando dois ciclos inteiros a cada 60 segundos. O ciclo sistmico flui para as extremidades do corpo em, aproximadamente, 30 segundos!

algo assombroso e milagroso. Isto significa que, se uma artria principal romper-se, voc sangrar at morrer em segundos. Quando o apstolo Paulo estava pregando para os atenienses sobre o Deus desconhecido, ele disse: (Deus) de um s (sangue) fez toda a gerao dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos j dantes ordenados e os limites da sua habitao (Atos 17.26) Todos os homens derivam da linhagem sangunea de um antepassado comum. Essa fonte nica Ado, o primeiro homem terreno. A palavra Ado, em hebraico, provm de uma palavra que significa mostrar o sangue (como na face corada); um ser humano (um indivduo ou a raa humana, a humanidade). AGORA PASSAREMOS A DEMONSTRAR O

ENSINAM ACERCA DO SANGUE

QUE AS ESCRITURAS

No

Sem Sangue (Hebreus 9:7 e 18)

Mas, no segundo, s o sumo sacerdote, uma vez por ano, no sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; (Hebreus 9.7) Pelo que tambm o primeiro no foi consagrado sem sangue; (Hebreus 9.18) meu objetivo,

Escrituras nos ensinam acerca do PODER GLORIOSO DO SANGUE DE JESUS, e das bnos maravilhosas que ele obteve para ns.

nesta ministrao, demonstrar aquilo que as

Por isso peo aos irmos

lugar sem igual que atribudo ao Sangue, desde G nesis at o Apocalipse.

que me sigam pela Bblia afora, para ver, o

Nossa pesquisa, ento, centrada no que as Escrituras nos ensinam acerca do

SANGUE:
PRIMEIRAMENTE, NO ANTIGO TESTAMENTO; EM SEGUNDO LUGAR, NO ENSINO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO MESMO; EM TERCEIRO LUGAR, NAQUILO QUE OS APSTOLOS ENSINAM; E FINALMENTE O QUE JOO NOS CONTA DELE NO APOCALIPSE.

APRENDAMOS O QUE O ANTIGO TESTAMENTO ENSINA A palavra do Senhor nos fala do primeiro homem terreno que Ado e do primeiro homem de Deus que Jesus. (1 Corntios 15.45) No

Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida e a vida era a trevas no o compreenderam. (Joo 1.1 a 5)

princpio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o

luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as

Joo est falando de Jesus, a Palavra que existiu desde o princpio, anterior criao de Ado, mas veio ao mundo como o segundo Ado. A palavra se fez carne. Deus vida (Joo 5.26). Ele soltou a centelha inicial da vida, a biolgica, que vivifica toda pessoa que nasce. A vida no comeou na lama de um pntano, com o estampido de um raio ou de raios csmicos. Deus se revela na Bblia como um ser infinito, eterno, auto-existente e como a Causa Primria de tudo o que existe. Nunca houve um momento em que Deus no existisse.

Conforme afirma Moiss: Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu s Deus (Salmos 90.2)

A luz de todas as pessoas foi acessa por Deus, e Ele fez todos os homens, de todas as naes, de uma origem comum, Ado. No existe base bblica para o racismo. Biologicamente, todas as pessoas so iguais. Nosso denominador comum o sangue. Todos aceitam o fato de que os seres humanos tm um antepassado comum. Sabemos que o DNA de todo o homem tem sua origem em Ado e Eva, porque lemos a Palavra de Deus. Como dito anteriormente em Atos 17.26 est escrito que: (Deus) de um s fez toda a gerao dos homens para habitar sobre toda a face da terra. E chamou Ado o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era a me de todos os viventes (Gnesis 3.20) E disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos cus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo rptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem sua imagem; imagem de Deus o criou; macho e fmea os criou. (Gnesis 1.26 e 27) A vida que Ado e Eva tinham foi a que Deus lhes deu. Ele os fez Sua Imagem. difcil para as pessoas religiosas compreenderem isso, mas inicialmente Ado e Eva tinham exatamente a mesma qualidade de vida e a mesma qualidade da criatura de Deus. H uma explicao melhor a respeito disso no segundo captulo de Gnesis: E formou o SENHOR Deus o homem do p da terra e soprou em seus narizes o flego da vida; e o homem foi feito alma vivente (Gnesis 2.7) O motivo do homem precisar ser redimido foi o pecado. A Bblia diz que, por causa da transgresso de Ado, todos os homens tornaram-se pecadores (1 Corntios 15.21e 22). Mas tambm afirma que, se por causa do primeiro Ado todos os homens se tornaram pecadores e morreram, por intermdio do segundo Ado Homem Jesus, todos viveremos (1 Corntios 15.45 a 47). Quais so as diferenas entre o primeiro e o segundo Ado? Mais importante ainda: quais as semelhanas entre eles? Voc j pensou na qualidade de vida que Ado e Jesus tinham em comum? Deus formou Ado do p da terra, de partculas elementares criou o seu corpo fsico. Naquele momento, era somente um corpo, inerte e sem vida. Da mesma forma, o Senhor criou tambm um corpo para Jesus. Em Hebreus 10.5, Jesus citado como dizendo profeticamente para Deus: Sacrifcio e oferta no quiseste, mas corpo me preparaste. Seu corpo foi preparado para ele.

A vida de toda carne est no sangue, no somente no corpo. Quando Ado foi primeiramente criado, ele no tinha vida. Ele era apenas p com a forma de um corpo, at que Deus soprou o flego da vida nele. A vida de Deus entrou diretamente no sangue do primeiro homem. Deus tomou Ado uma forma inanimada, muda e fria e soprou em seu nariz inerte o flego de vida. A mesma vida que Deus tinha dentro de S foi passada para as partculas de sangue de Ado. Ado, quando foi formado, no tinha vida em seu sangue. Seu fludo sanguneo estava inerte. Ento, Deus soprou em seus pulmes o flego de vida. Imediatamente, o sangue de Ado se encheu de vida. Seu corao, tocado pela centelha divina, comeou a bater. Ele pegou a substncia divina que veio do sopro de Deus e comeou a bombe-la atravs de sua circulao sangunea. Em questo de segundos, Ado estava vivo! Ado era um ser da classe de Deus. Ele andou pela terra com a vida de Deus habitando em seu sangue! (Salmos 8.4 a 8) e (1 Corntios 15, 45 a 49). A vida est no sangue.

DA VIDA A MORTE Ado tinha a vida divina pulsando em suas veias. Ele possua a natureza de Deus, a vida eterna, habitando em sua circulao sangunea. Ele tinha o amor resplandecente do Senhor fluindo atravs de seu ser. Ado tinha a virtude celestial pura e saudvel pulsando atravs de suas veias. Deus no criou Ado, ou a humanidade, para conhecer a doena ou sofrer a morte. O propsito de Deus para Ado e para todos ns era ter a mesma qualidade de vida que Ele possui. No princpio, a vida de Deus residia no sangue de Ado. O pecado de Ado foi tremendo.

fez de satans seu senhor.

Ele, deliberadamente, virou as costas para o Criador e

O primeiro homem cometeu o ato condenvel do mais alto grau de traio e vendeu

si mesmo e a humanidade para escravido do pecado.

o inverso de nascer de novo. Quando uma pessoa nasce de novo, o Esprito e a natureza de Deus, que a vida, entram nela. Ado permitiu que a natureza de satans, que a morte, entrasse nele. Quando a morte entrou, a vida saiu. Tudo o que restou foi a existncia biolgica vulnervel doena e morte fsica. Viver separado de Deus na carne no viver de verdade. Quando o pecado foi concebido, Ado foi amaldioado. Sua natureza mudou, e seu sangue foi contaminado pela iniqidade. Seu sangue estava infectado, e, por que Ado foi progenitor de toda a humanidade, seu pecado passou para

no pecaram semelhana da transgresso dele (Romanos 5.14).

todos os homens, at mesmo para aqueles que

Atravs da transgresso e queda de Ado, o pecado como princpio ou poder ativo conseguiu penetrar na raa humana. Duas conseqncias decorrem disso: (a) O pecado e a corrupo penetraram no corao e na vida de Ado;

humano, corrompendo todas as pessoas nascidas a partir de ento.

(b) Ado transmitiu o pecado ao gnero

Todos os seres humanos passaram a nascer propensos ao pecado e ao mal.

tempo da queda do homem, o pecado tem dominado a sociedade.

As pessoas no precisam ser ensinadas a pecar. Desde o

Seu problema o pecado que contaminou o sangue. As conseqncias no foram somente fsicas, mas tambm espirituais (Romanos 5.12 a 15). No princpio, Ado foi criado para viver eternamente, mas, depois da maldio do pecado ter entrado em seu sangue, ele viveu 930 anos. (Gnesis 5.5) Certamente, 900 anos parece muito tempo par ns hoje, mas, comparados com a eternidade para a qual Ado foi planejado viver, no foi coisa alguma. Algo em seu sangue o roubou da vida eterna, e isso foi a morte. Seu sangue transportava morte espiritual. A morte fsica subproduto do pecado. E somente com a providncia de Deus, ou seja, atravs do sangue de Jesus que a raa humana sobrevive. Os homens pecadores so frgeis. Eles existem, caminhando no fio de uma lmina, oscilando entre o cu e o inferno. Se no fosse a interveno de Deus, a humanidade se teria autodestrudo h muito tempo. A natureza do pecado do homem o leva em direo destruio. Existe algo no homem, inato, sinistro com esporos de morte, espreitando em seu sangue, impelindo-o a pecar. A nica esperana para qualquer um uma transfuso de sangue no contaminado e sem pecado.

tampouco ser chamado de cristo.

A religio no a cura, nem freqentar uma igreja,

O nascer de novo, ou seja a nova vida a nica resposta. A vida no c ontaminada

s est disponvel por meio de Jesus, o segundo Ado.

A humanidade est infectada pelo pecado. S existe uma cura a vacinao com o Sangue de Jesus. Deus teve de vacinar a humanidade com Sua vida e natureza. Ele enviou Sua vida do cu, no sangue de Seu Filho encarnado, de forma que ela pudesse fluir novamente na linha sangunea humana. No momento em que voc aceita Jesus, a vida dEle comea a fluir em voc o que d um novo significado a crer no Senhor de todo o seu corao. Este assunto ser tratado mais tarde, pois ainda estamos analisando o que o sangue significa no velho testamento. Como referido o pecado entrou na existncia humana quando Eva foi tentada pela serpente identificada como satans ou o diabo.

Eva e Ado desobedeceram a palavra de Deus, comeram da rvore da cincia do bem e do mal, perderam a comunho com Deus, pois sua morte moral e espiritual ocorreram imediatamente, e a morte fsica posteriormente.

comeres, certamente morrers (Gnesis 3.6).

No dia em que dela

A morte moral consistiu na morte da vida de Deus dentro deles, quando a sua natureza se tornou pecaminosa; a morte espiritual destruiu a comunho que antes tinham com Deus. Depois do pecado de Ado e Eva, toda pessoa, ao nascer, entra neste mundo com uma n natureza pecaminosa (Romanos 5.12, Joo 1.8) Essa corrupo da natureza pecaminosa abrange o desejo inato da pessoa

prprio caminho egosta, ignorando a Deus e ao pr ximo, e transmitida a todos os seres humanos.

seguir seu

Ado e Eva esconderam-se de Deus, pois tiveram conscincia da culpa do pecado. Deus ento lana maldio sobre a serpente, Eva e Ado, fez tnicas de peles de animais e os vestiu. Como Ado perdera

posto para fora do jardim e iniciou uma vida dependente de Deus em meio ao sofrimento.

a perfeita comunho com Deus, agora foi

Alm disso, satans, devido queda de Ado e Eva, passou a ter poder sobre o mundo ,

pois o Novo Testamento se referindo a ele, satans, chama-o de prncipe deste mundo (Joo 14.30) e deus deste

sculo( 2 Corntios 4.4).

satans que exerce poder sobre boa parte da atividade desde mundo. Ele governa como usurpador e seu governo temporrio e no absoluto. Satans continua agindo, mas somente segundo a vontade permissiva de Deus, at o fim da histria (Apocalipse 19.11 e 20.10).

Aqueles que no se submetem a Jesus Cristo, permanecem sob o controle de satans. Este cega os olhos deles verdade e glria do evangelho, a fim de que no sejam salvos. Contudo, Deus amou a raa humana de tal maneira que decidiu derrotar satans. Deus faz isso, reconciliando o homem e o mundo com Ele, mediante a morte do seu filho Jesus (Romanos 5.10). por isso que estamos aqui reunidos, para

mediante a intersesso e pregao do evangelho no Poder do decida crer e receba a cura, a libertao e a salvao.

neutralizar a atividade dele,

Esprito Santo (Atos 1.8) para que os irmos oua, entenda e

Lanado Ado e Eva fora do jardim, ps Deus querubins ao oriente do jardim do den e uma espada inflamada que andava ao redor para guardar o caminho da rvore da vida.

CAIM E ABEL E conheceu Ado a Eva, sua mulher e ela concebeu dois filhos, Caim que foi lavrador da terra e Abel que foi pastor de ovelhas. Passados os dias, Caim e Abel resolvem fazer uma oferta a Deus. Caim trouxe do fruto da terra Abel,

porm trouxe "das primcias do seu rebanho" .

Ou seja, Abel fez um sacrifcio matando e derramando o sangue de sua melhor ovelha

ao Senhor, sendo este o primeiro ato de culto registrado na Bblia, j que foi derramado sangue.

Caim levou apenas do fruto da terra. Deus se agradou da oferta de Abel e no na de Caim que matou seu irmo. Ficamos sabendo em Hebreus 11.4 que foi "pela f" que Abel ofereceu um sacrifcio aceitvel, e seu nome fica como incio do registro daqueles que a Bblia chama de "crentes. Foi dado a ele este testemunho: "tendo a aprovao de Deus". Sua f, e o beneplcito de Deus nele, esto estreitamente vinculadas com o sangue sacrificial.

Este testemunho, dado no prprio incio da histria humana, aproximao a Deus; nenhuma comunho com Ele pela f; nenhum desfrute do Seu favor, parte do Sangue.
NO Depois veio o

de profunda relevncia. Demonstra que no pode ha ver

pecado, mediante a destruio do mundo dos homens. Deus, porm, trouxe existncia uma nova terra a partir daquele terrvel batismo na gua.

dilvio, que foi o julgamento de Deus contra o

Nota-se, no entanto, que a nova terra tambm deve ser batizada com sangue, e o primeiro ato registrado de No, depois de ter deixado a arca, foi oferecer um holocausto a Deus. Assim como no caso de Abel, assim tambm com No num novo incio, "NO ERA SEM SANGUE". ABRAO O pecado prevaleceu mais uma vez, e Deus lanou um alicerce inteiramente novo para o estabelecimento do Seu Reino na terra. Pela chamada divina de Abrao, e pelo nascimento milagroso de Isaque, Deus empreendeu a formao de um povo para servi-Lo. Mas este propsito no foi realizado parte do derramamento do

mais solene da vida de Abrao.

sangue. Este fato fica aparente na hora

Deus j entrara num relacionamento de aliana com Abrao, e sua f j fora severamente provada, e passara no teste. Foi-lhe imputada,

justia.

ou contada, como

Mesmo assim, deve aprender que Isaque, o filho da promessa, que pertencia totalmente a Deus, pode ser verdadeiramente entregue a Deus somente pela morte. Isaque deve morrer. Para Abrao, bem como para Isaque, somente pela morte que a libertao da vida do prprio eu podia ser obtida.

Abrao deve oferecer Isaque no altar. Aquele no era um mandamento arbitrrio de Deus.

verdade divina, de que somente por meio da morte que possvel uma vida verdadeiramente consagrada a Deus.

Era a revelao de uma

Mas era impossvel para Isaque morrer e ressuscitar outra vez dentre os mortos; por causa do pecado, pois, a morte o conservaria preso. Mas veja, a sua vida foi poupada, e um carneiro foi oferecido no seu lugar. Mediante o sangue que fluiu no Monte Mori, sua vida foi poupada. Ele e o povo que descendeu dele, vivem diante de Deus "NO SEM SANGUE". Por meio daquele sangue, no entanto, foi figuradamente ressuscitado dentre os mortos. A grande lio da substituio ensinada claramente aqui. MOISS E

A PSCOA

Passam-se quatrocentos anos, e Isaque fica sendo, no Egito, o povo de Israel. Mediante sua libertao da escravido no Egito, Israel seria reconhecido como o primognito de Deus entre as naes. Aqui, tambm, "NO SEM SANGUE".

realizou no Monte Mori para uma pessoa s, que era o Pai daquela nao, agora deve ser experimentado por aquela nao.

Aquilo que O SANGUE

Mediante o espargir das vergas das portas dos israelitas com o SANGUE do cordeiro da Pscoa; pela instituio da Pscoa como uma ordenana permanente com as palavras "Quando eu vir o sangue, passarei por vs", o povo foi ensinado que a vida pode ser obtida somente pela morte de um substituto. A vida era possvel para eles somente pelo SANGUE de uma vida dada em lugar deles, e apropriada pela "asperso do sangue"

LEI COMO FUNDAMENTO DA SUA ALIANA

Cinqenta dias mais tarde, esta lio foi reforada de modo marcante. Israel chegara ao Sinai. Deus dera Sua Lei como fundamento da Sua aliana.

Aquela aliana agora deve ser estabelecida, mas conforme expressamente declarado em Hebreus

11:7, "NO SEM SANGUE". aqui o SANGUE DA ALIANA". (xodo 24).

O SANGUE sacrifcial deve ser aspergido, primeiramente no altar, e depois no Livro da Aliana, que representava a parte de Deus na Aliana, depois sobre o povo, com a declarao: "Eis

Foi naquele SANGUE que a Aliana teve seu fundamento e seu poder. mediante O SANGUE somente, que Deus e o homem podem ser trazidos para a comunho segundo a aliana. Aquilo que tinha sido prenunciado no Porto do den, no Monte Ararate, no Monte Mori, e no Egito, agora foi confirmado no sop do Sinai, de uma maneira muito solene. Sem o SANGUE no poderia haver acesso do homem pecaminoso ao Deus Santo. H, porm, uma diferena marcante entre o meio de aplicar o sangue nos primeiros casos, em comparao com o meio usado neste ltimo caso. Em Mori a vida foi redimida pelo derramamento do sangue. No Egito o sangue foi aspergido nas vergas das portas das casas; no Sinai, porm, foi aspergido sobre as

aplicao mais poderosa.

prprias pessoas. O contato era mais estreito, a me faro

Imediatamente depois de ser estabelecida a aliana, a ordem foi dada: "E

um santurio, para que eu possa habitar no meio deles"


(xodo 25: 8).

O TABERNCULO

Deviam desfrutar da plena bem-aventurana de terem o Deus da Aliana habitando entre eles. Atravs da graa dEle podem ach-Lo, e servi-Lo na Sua casa. Ele mesmo deu, com o cuidado mais minucioso, orientaes para a disposio das coisas naquela casa e para o servio ali. Note, porm, que O SANGUE era o centro e a razo de tudo isto. Aproxime-se do vestbulo do templo terrestre do Rei Celestial, e a primeira coisa visvel o ALTAR DO HOLOCAUSTO, onde a asperso do sangue continua, sem cessar, da manh at ao entardecer. Entre no Lugar Santo, e a coisa mais destacada ali o altar dourado do incenso, que tambm, juntamente com o vu, constantemente aspergido com o SANGUE.

Pergunte o que h alm do Lugar Santo, e ser informado que o SANTO DOS SANTOS, onde Deus habita. Se perguntar como Ele habita ali, e como se aproxima dEle, ser informado: "NO SEM SANGUE". O prprio trono de ouro, onde brilha a Sua glria, aspergido com O SANGUE, uma vez por ano, quando o Sumo Sacerdote entra sozinho para trazer O SANGUE, e para adorar a Deus. O ato mais sublime naquela adorao a asperso do SANGUE. Se voc inquirir mais, ser informado que sempre, e por tudo, O SANGUE a nica coisa necessria. Na ocasio da consagrao da Casa, ou dos Sacerdotes; do nascimento de uma criana; do arrependimento mais profundo por causa do pecado; da festa mais arrebatadora; sempre, e em tudo, o caminho para a comunho com Deus atravs do SANGUE somente. Isto continuou durante mil e quinhentos anos. No Sinai, no deserto, em Silo, no Templo, no Monte Mori, continuou at que nosso Senhor veio para pr fim a todas as sombras, pela introduo da substncia, e pelo estabelecimento de uma comunho com o Santo, em esprito e em verdade. O QUE NOSSO SENHOR JESUS PESSOALMENTE ENSINA ACERCA DO SANGUE Com a vinda dEle, todas as coisas velhas passaram, todas as coisas ficaram sendo novas. Veio do Pai, no Cu, e pode-nos dizer em palavras divinas o caminho para o Pai. s vezes dito que as palavras "NO SEM SANGUE" pertencem ao Antigo Testamento. Mas o que diz nosso Senhor Jesus Cristo? Note, primeiramente, que quando Joo Batista anunciou Sua vinda, falou dEle preenchendo um cargo duplo, como "O

do do mundo"; e depois como Aquele "que batiza com o Esprito Santo".

cordeiro de Deus que tira o peca-

O derramamento do SANGUE do Cordeiro de Deus teria de ocorrer

derramamento do Esprito podesse ser outorgado.

para que o

Somente depois de cumprido tudo quanto o Antigo Testamento ensinou acerca do SANGUE que a Dispensao do Esprito pode comear. O prprio Senhor Jesus Cristo declarou nitidamente que Sua morte na Cruz era o propsito para o qual veio para o mundo; que era a condio necessria da redeno e da vida que veio trazer. Declara com clareza que, em conexo com Sua morte, o

SANGUE era necessrio.

derramamento do Seu

Na Sinagoga de Cafarnaum Ele falou de Si mesmo como sendo

Vida"; da Sua carne "que daria pela vida do mundo".


Quatro vezes repetiu muito enfaticamente:

"O Po da

SANGUE, no tendes vida em vs mesmos". "Quem beber o

"Se no beberdes o seu

meu SANGUE tem a vida eterna". "O meu sangue verdadeira bebida". "Quem beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele" (Joo 6).

Nosso Senhor declarou assim o fato fundamental de que Ele mesmo, como o Filho do Pai, que veio restaurar nossa vida perdida, no pode fazer isto por qualquer outra maneira seno pela morte por ns; derramando Seu sangue por ns; e depois fazer-nos participantes do Seu poder. Nosso Senhor confirmou o ensino das Ofertas do Antigo Testamento que o homem somente pode viver atravs da morte doutro, e assim obter uma vida que, mediante a Ressurreio, se tornou eterna. Mas o prprio Cristo no pode tornar-nos participantes daquela vida eterna que Ele obteve para ns, seno mediante o derramamento do Seu sangue, e nos dando a beber dele. Fato maravilhoso! "NO SEM SANGUE", a vida eterna pode ser nossa. Igualmente notvel a declarao por nosso Senhor da mesma verdade na ltima noite da Sua vida terrestre. Antes de completar a grande obra da Sua vida, ao d-la

muitos," instituiu a Santa Ceia, dizendo: "Bebei dele todos; porque isto o MEU SANGUE, o sangue da nova alian a,
(Mateus 26:28).

"como resgate por

derramado em favor de muitos, para remisso de pecados."


Sem remisso de

"Sem derramento de sangue no h remisso dos pecados."

pecados no h vida. Mas mediante o derra mamento do SANGUE obteve uma nova vida para ns.

Por meio daquilo que chama de

conosco a Sua vida.

"beber Seu sangue", Ele compartilha culpa do pecado; e

O sangue DERRAMADO na Expiao, que nos liberta da

da morte, o castigo do pecado; o sangue que bebemos pela f, nos outorga a Sua vida.

O SANGUE que Ele derramou foi, em primeiro lugar, PARA ns, e depois dado A ns.

O ENSINO DOS APSTOLOS SOB A INSPIRAO DO ESPIRITO SANTO Depois da Sua Ressurreio e Ascenso, nosso Senhor j no conhecido pelos Apstolos

passou, e as profundas verdades espirituais expressadas pelos smbolos, so desvendadas.


Mas O SANGUE no velado. Continua ocupando um lugar de destaque.

"segundo a carne." Agora, tudo quanto era simblico

Confira primeiramente a Epstola aos Hebreus, que foi escrita deliberadamente para mostrar que o culto no Templo j ficara sem proveito, e que a inteno de Deus era que acabasse, j que Cristo viera.

Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, poder-se-ia esperar que o Esprito Santo enfatizasse a verdadeira espiritualidade do propsito de Deus, mas justamente aqui que o Sangue de Jesus referido de uma maneira que concede um novo valor frase. Lemos acerca de nosso Senhor que "pelo Seu prprio sangue, entrou no Santo dos Santos" (Hebreus 9.12). "O Sangue de Cristo... purificar a nossa conscincia" (Hebreus 9.14). "Tendo, pois, irmos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus"

(Hebreus 10.19).

"E a Jesus, o Mediador de uma nova aliana, e ao seu sangue da asperso, que fala melhor do que o de Abel Tendes chegado... a Jesus, o Mediador da Nova Aliana, e ao sangue da asperso" (Hebreus 12.24). "Tambm Jesus, para santificar o povo, pelo seu prprio sangue, sofreu fora da porta" (Hebreus 13.12). "Deus... tornou a trazer dentre os mortos a Jesus nosso Senhor ... pelo sangue da eterna aliana" (Hebreus 13.20). Com tais palavras o Esprito Santo nos ensina que o sangue realmente o poder central da nossa redeno inteira. "NO SEM SANGUE" to vlido no Novo Testamento como no Antigo. Nada seno o Sangue de Jesus, derramado na Sua morte em prol do pecado, pode cobrir o pecado do lado de Deus, ou remov-lo do nosso lado. Achamos o mesmo ensino nos escritos dos Apstolos. Paulo escreve: "sendo

justificados gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno

que h em Cristo Jesus... pela f no seu sangue" (Romanos


3:24, 25), "sendo justificados pelo seu sangue" (Romanos 5.9).

Aos Corntios declara que "o clice da bno que abenoamos a comunho do Sangue de Cristo" (1 Corntios 10.16).

Na Epstola aos Glatas emprega a palavra

mesmo significado, ao passo que em Colossenses une as duas Colossenses 1.20).

"CRUZ" para transmitir o

palavras e fala de "O Sangue da Sua Cruz" (Glatas 6.14;


Lembra aos Efsios que "temos a redeno, pelo seu sangue" e que "fomos aproximados pelo sangue de Cristo" (Efsios 1.7 e 2.13).

Pedro lembra aos seus leitores que foram "eleitos... para a obedincia e a asperso do Sangue de Jesus Cristo" (1 Pedro 1.2), e que foram remidos "pelo precioso sangue... de Cristo" ((1 Pedro 1.19). Veja como Joo assegura a seus "filhinhos" que "o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 Joo 1.7). O Filho "Aquele que veio... no somente com gua, mas com a gua e com o sangue" (1 Joo 5.6). Todos eles concordam juntamente em mencionar o sangue, e em gloriar-se nele, como sendo o poder mediante o qual a eterna redeno mediante Cristo plenamente realizada, e depois aplicada pelo Esprito Santo.

O QUE APRENDEMOS DO LIVRO DO APOCALIPSE ACERCA DA GLRIA FUTURA E DO SANGUE?

nos deu neste livro, da glria do Seu trono, e da bemainda mantm seu lugar de notvel destaque.

da mxima importncia notar que, na reve lao que Deus

aventurana daqueles que esto em derredor dele, o sangue

No trono, Joo viu

(Apocalipse 5.6).

"um Cordeiro como havido sido morto"

Quando os ancios se prostraram diante do Cordeiro, cantaram um cntico novo, dizendo: "Digno s... porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo e lngua e povo e nao e para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes; e eles reinaro sobre a terra (Apocalipse 5.8 e 9). Mais tarde, quando viu uma grande multido que ningum podia enumerar, foi informado em resposta sua pergunta sobre sua identidade: "Estes que esto vestidos de vestes brancas, quem so e de onde vieram? E eu disse-lhes: Senhor tu sabes. E ele

disse-me: Estes so os que vieram da grande tribulao, lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso esto diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que est assentado sobre o trono os cobrir com a sua sombra. Nunca mais tero fome, nunca mais tero sede; nem som nem calma alguma cair sobre eles, porque o Cordeiro que est no meio do trono os apascentar e lhes servir de guia para as fontes das guas da vida; e Deus limpar de seus olhos toda lgrima (Apocalipse 7. 13 a 17) Outra vez, quando ouviu o cntico de vitria sobre a derrota de Satans, sua mensagem era:

(Apocalipse 12.11).

"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro"

Desde o comeo at ao fim da Escritura, desde o fechar das portas do den, at abertura das portas do Sio celestial, um fio de ouro percorre a Escritura. "O SANGUE" que rene o comeo com o fim; que restaura gloriosamente aquilo que o pecado destrura. A REDENO PELO SANGUE Sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver que, por tradio, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. (1 Pedro, 1.18,19) O derramamento do Seu sangue foi o ponto culminante dos sofrimentos de nosso Senhor.

naquele sangue derramado.

A eficcia expiadora daqueles sofrimentos estava

Seus efeitos so mltiplos, porque lemos na Escritura acerca da: RECONCILIAO pelo sangue; PURIFICAO pelo sangue; SANTIFICAO pelo sangue; UNIO COM DEUS pelo sangue; VITRIA sobre Satans pelo sangue; VIDA pelo sangue.

Estas so bnos separadas, mas todas esto includas numa s frase:

A REDENO PELO SANGUE.

Somente quando o crente entende quais so estas bnos, e de que maneira podem ficar sendo dele, que experimenta o pleno poder da REDENO.

Antes de passar a considerar com pormenores estas vrias bnos, pesquisaremos, de modo mais geral, O PODER DO SANGUE DE JESUS.

I. EM QUE SE ACHA O PODER DAQUELE SANGUE? II. O QUE AQUELE PODER TEM REALIZADO?

Levtico 17:11, 14: "A vida da carne est no sangue"; e "Eu v-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiao pelas vossas almas: porquanto o sangue que far expiao. porque a alma, ou a vida, est no sangue; e porque o sangue oferecido a Deus no altar, que

tem nele poder redentor.

sangue corresponde ao valor da vida que nele h.

(a.) A alma ou a vida est no sangue, logo, o valor do

sangue habitava

E agora, quem pode calcular o valor ou o poder do sangue de Jesus? Naquele

a alma do santo Filho de Deus.

A vida eterna da Divindade foi transportada naquele sangue (Atos

20:28).

menos do que o poder eterno do prprio Deus.

O poder daquele sangue nos seus diversos efeitos nada

(b.) Mas o poder do sangue acha-se acima de tudo o mais no fato de que

oferecido a Deus no altar, para a redeno.


por causa da Pessoa Maravilhosa cujo sangue foi derramado; e por causa da maneira maravilhosa em que foi derramado, cumprindo a lei de Deus, e satisfazendo suas exigncias justas, que o sangue de Jesus tem poder to maravilhoso. E o sangue da

Expiao, e por isso tem tanta eficcia para redimir; realiza tudo para o pecador e no pecador, que necessrio para salvao. Nossa segunda pergunta : O QUE AQUELE PODER TEM REALIZADO?

(a.)

O SANGUE DE JESUS ABRIU A SEPULTURA.


Lemos em Hebreus 13:20:

trazer dentre os mortos a Jesus nosso Senhor o grande Pastor das ovelhas, PELO SANGUE DA ETERNA ALIANA."
Jesus veio terra como fiador, e carregador do pecado, da Humanidade.

"Ora, o Deus da paz, que tornou a

Foi somente mediante o derramamento do Seu sangue que Ele teve o direito, como homem, de ressuscitar, e de obter a vida eterna atravs da ressurreio. Ao assim fazer, venceu

o poder do pecado, e o reduziu nada.

Assim, tambm, a morte foi derrotada, porque seu aguilho, o pecado, fora removido, e o diabo, que tivera o poder da morte, tambm foi derrotado: agora perdeu todo o direito sobre Ele e sobre ns. Seu sangue destrura o poder da morte, do diabo e do inferno.

O sangue acabou completamente com todo o poder da morte e do inferno; seus efeitos excedem todo o pensamento humano.

(b.) O

SANGUE DE JESUS ABRIU O CU. que Cristo "pelo seu prprio sangue,

Lemos em Hebreus 9.12,

entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redeno."

No

Deus estava dentro do vu. Nenhum poder humano poderia remover aquele vu. Somente o Sumo Sacerdote podia entrar ali, mas somente com sangue, seno, com a perda da sua prpria vida.

Tabernculo do Antigo Testamento a presena manifesta de

Agora, porm, nosso Senhor aparece, no num templo material, mas, sim, no Templo verdadeiro. Como Sumo Sacerdote e representante do Seu povo, pede para Si mesmo, e para os filhos pecaminosos de Ado, o acesso presena do Santo

A RECONCILIAO PELO SANGUE "Porque

sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela reden o que h em Cristo Jesus, ao qual Deus props para propiciao pela f no seu sangue, para demonstrar a sua pacincia de Deus; para demonstrao da sua justia neste que tem f em Jesus Romanos 3:23 a 26

todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus,

justia pela remisso dos pecados dantes cometidos, sob a tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele

afastamos de Deus. O pecado trs separao do homem com seu Criador.

homem pecou e foi destitudo da glria de Deus. Nos

Mas gratuitamente o Senhor enviou seu nico filho para nos resgatar e nos reconciliar com Deus abrindo caminho para a nossa Salvao.

Na RECONCILIAO, o objetivo de Deus a remoo e a destruio do pecado.

Se antes caminhvamos para a morte, o Senhor agora remove o pecado e temos vida e vida em abundncia.
A RECONCILIAO mediante o sangue

no aparecem diante da vista de Deus. Ele j n o imputa o perfeita e eterna.

de Jesus cobriu seus pecados; j

pecado. A RECONCILIAO levou a efeito uma redeno

Seguindo esta palavra de RECONCILIAO h o convite: "Rogamos que vos reconcilieis com Deus." Quem recebe a RECONCILIAO pelo pecado, est RECONCILIADO com Deus. Sabe que todos os seus pecados so perdoados. A PURIFICAO PELO SANGUE

"Se, porm, andarmos na luz, como ele est na luz, mantemos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" - 1

Joo 1:7

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo esprito, eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificar a vossa conscincia das obras mortas, para servirdes ao Deus Vivo?

Hebreus 9.14

Um dos primeiros resultados da RECONCILIAO a PURIFICAO DO PECADO. A PURIFICAO do pecado significa a libertao da poluio do pecado

e impureza que o pecado traz para o ntimo da pessoa.

poluio do pecado, por outro lado, o senso de imund cie

Davi

ora

no

Salmo

51:

"PURIFICA-me com hissopo, e ficarei LIMPO."

"PURIFICA-me

do

meu

pedindo mais do que o perdo. Confessou que "nascera na

Davi orou,

pecado,"

iniquidade," que sua natureza era pecaminosa. Orou para que


era sua orao. Emprega a mesma palavra mais tarde, quando RIFICAO mais do que o perdo.
A PURIFICAO

fosse purificado por dentro. "PURIFICA-me do meu pecado," ora: "Cria em mim, Deus, um corao PURO." A PU-

a libertao da mancha do pecado.

A BNO INDICADA NO NOVO TESTAMENTO PELA PURIFICAO

Menciona-se frequentemente no Novo Testamento um corao limpo ou puro. Nosso Senhor disse: "Bem-aventurados

os LIMPOS de corao"

(Mateust

PURO" (1 Timteo 1.5). Fala tambm de uma "conscincia PURA."

5.8). Paulo fala do "amor que procede de corao

Lemos que o propsito do

"PURIFICAR para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso e de boas obras" (Tito 2.14).

Senhor Jesus a respeito dos Seus era

No que diz respeito a

toda impureza, tanto da carne, como do esprito" (2 Corntios


7.1).

ns mesmos, lemos: "PURIFIQUEMO-nos de

Todos estes trechos nos ensinam que a PURIFICAO e uma obra interior,operada no corao, e que subsequente ao perdo.

Pelo sangue, atravs de cujo derramamento Cristo Se entregou para a morte, e em virtude do qual entrou de novo no cu, a morte e a ressurreio de Cristo so incessantemente eficazes. Mediante este poder de Sua morte e ressurreio, as lascvias e disposies pecaminosas so mortas.

A SANTIFICAO PELO SANGUE

"Por isso foi que tambm Jesus, para santificar o povo, pelo seu prprio sangue, sofreu fora da porta" Hebreus

13:12.

Eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e asperso do sangue de Jesus Cristo; graa e paz vos sejam multiplicadas.

Santificao significa tornar santos, consagrar, separar do mundo apartar-se do pecado a fim de termos ampla comunho com Deus e servi-lo com alegria.

O Deus santo deseja ter voc inteiramente para Ele mesmo. Ningum, nada, pode continuar tendo o mnimo direito sobre voc, nem voc tem qualquer direito sobre si mesmo. Deus separou voc para SI MESMO, e, para voc sentir este fato, Ele colocou Sua marca sobre voc. Aquela marca a coisa mais maravilhosa a ser achada na terra ou no cu: O SANGUE DE JESUS. O sangue em que est a vida do Filho eterno de Deus; o sangue que no trono da graa sempre est diante da face de Deus; o sangue que lhe assegura a plena redeno do poder do pecado; aquele sangue est aspergido sobre voc, como sinal de que voc pertence a Deus.

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo." Amm.

HABITANDO

NO "SANTO DOS SANTOS" PELO SANGUE

"Tendo, pois, irmos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo vu, isto , pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero corao, em plena certeza de f, tendo os coraes purificados de m conscincia, e lavado o corpo com gua pura"

Hebreus10:19-22.

Por causa do pecado, o homem foi expulso do Paraso, para longe da presena e da comunho com Deus. Deus, na Sua misericrdia, procurava, desde o incio, restaurar a comunho rompida.

Com a morte de Jesus

realmente foi aberto, e que todo filho de Deus pode, e deve, ter ali sua habitao verdadeira.

o caminho para "O SANTO DOS SANTOS"

O QUE DEUS PREPAROU PARA NS

(a)

"O Santo dos Santos. "

aproximemo-nos."

"Tendo, pois intrepidez para entrar no santo dos santos

Trazer-nos para o "Santo dos Santos" a finalidade da obra redentora de Jesus, e aquele que no sabe o que o "Santo dos Santos" no pode desfrutar do pleno benefcio da Redeno.

O que este "Santo dos Santos?" apenas o lugar onde Deus habita: "O Santo dos Santos" a habitao do Altssimo. Isto no se refere somente ao cu, mas tambm ao lugar "Santssimo" espiritual

da presena de Deus.

Sob a Antiga Aliana, havia um Santurio material (Hebreus 9:1 e 8:2) a habitao de Deus, em que os sacerdotes habitavam na presena de Deus e serviam a Ele.

Sob a Nova Aliana h o verdadeiro Tabernculo

qualquer lugar. "O Santo dos Santos" onde Deus Se revela (Joo 4:23-25).

espiritual, no confinado a

Que privilgio glorioso entrar no "Santo dos Santos" e habitar ali; andar o dia inteiro na presena de Deus. Que bno rica derramada ali! No "Santo dos Santos" desfrutase do favor e da comunho com Deus.

(b.)

A Liberdade pelo Sangue

Santos", pertence a Deus.

admisso ao "Santo dos Santos", como o prprio "Santo dos

O prprio Deus teve a idia, e o preparou; ns temos a liberdade, a licena, o direito de entrar pelo Sangue de Jesus. O Sangue de Jesus exerce um poder to maravilhoso, que atravs dele um filho da perdio pode obter plena liberdade para entrar no Santurio divino

fostes aproximados pelo sangue de Cristo" (Efsios 2:13).

"O Santo dos Santos." "Vs, que antes estveis longe,

Pelo Seu prprio sangue

9:12). O poder do Sangue destruiu inteiramente o poder do pecado, da morte, do sepulcro e do inferno; de modo que nosso Fiador pudesse sair. O poder do Sangue abriu o c u de modo que nosso Fiador pudesse livremente entrar.

Ele entrou no "Santo dos Santos" (Hebreus

E agora tambm temos liberdade para entrar atravs do Sangue. O pecado tirou nossa liberdade de aproximar-nos de Deus e o Sangue restaura-nos perfeitamente esta liberdade.

(c.)

O Novo e Vivo Caminho

"Tendo, pois, irmos, intrepidez para entrar no "Santo dos Santos", pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo vu, isto, pela sua carne,"

o Sangue outorga nosso direito de entrada. O caminho, sendo vivo e vivificante, outorga o poder.
" A lio que devemos aprender aqui esta: o caminho de entrada para "O Santo dos Santos" atravs do VU RASGADO DA CARNE.

Foi assim com Jesus. O vu que fazia separao entre Deus e ns era a carne. O pecado tem seu poder na carne, e somente mediante a remoo do pecado que o vu pode ser removido: Quando Jesus veio na carne, poderia rasgar o vu somente por meio da morte; e, assim, para aniquilar o poder da carne e do pecado, "Ofereceu a carne, e a entregou morte." Foi isto que deu ao derramamento do Seu sangue seu valor e seu poder.

(d.)

O Grande Sacerdote.

"E tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos."

Louvado seja Deus, no temos somente a

Cristo, enquanto entramos no "Santo dos Santos"; n o somente o Sangue e o vivo caminho, como tambm o prprio Jesus, como "Grande Sacerdote sobre a Casa de Deus."

obra, como tambm a pessoa de

ELE O GRANDE SACERDOTE. A Epstola aos Hebreus nos mostrou que Ele o Melquisedeque verdadeiro, o Filho Eterno, que tem um sacerdcio eterno e imutvel, e como Sacerdote est assentado no trono. Vive ali para orar sempre, logo, "tambm pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus." Um Sacerdote grande e Todopoderoso. COMO SOMOS PREPARADOS

Aproximemo-nos.

(a.) Com

Sincero Corao.

"Aproximemo-nos, COM SINCERO CORAO." Um corao que verdadeiramente deseja abandonar tudo, para habitar no "Santo dos Santos;" abrindo mo de tudo, para possuir a Deus. Um corao que verdadeiramente abandona tudo, a fim de entregar-se autoridade e poder do Sangue. Um corao que verdadeiramente escolhe o "novo e vivo caminho", a fim de atravessar o vu com Cristo, pelo rasgar da carne. Um corao que se entrega, verdadeira e inteiramente, habitao e ao senhorio de Jesus.

(b).

Em Plena Certeza de F

Sabemos qual o lugar que a f ocupa nos tratos de Deus com o homem. "Sem f impossvel agradar a Deus." Aqui, na entrada do "Santo dos Santos", tudo depende da "plena certeza de f". Deve haver uma "plena certeza de f" de que existe um Lugar Santo onde podemos habitar e andar com Deus, e que o poder do Sangue precioso venceu o pecado de modo to perfeito que nada pode impedir nossa comunho imperturbvel com Deus; e que o caminho que Jesus santificou atravs da Sua carne um vivo caminho,

leva aqueles que nele pisam para a frente, com poder vivo

que

eterno, e que o grande Sacerdote sobre a casa de Deus pode salvar totalmente os que vm a Deus atravs dEle; que Ele, pelo Seu Esprito, opera em ns tu do quanto necessrio para a vida no "Santo dos Santos." Devemos crer nestas coisas, e mant-las firmes "em plena certeza de f." (c)

O Corao Purificado.

Aproximemo-nos, tendo "OS CORAES PURIFICADOS DE M CONSCINCIA."

O corao o centro da vida humana, e a conscincia, por sua vez, o centro do corao. Pela sua conscincia, o homem reconhece seu relacionamento com Deus, e uma m conscincia lhe diz que tudo no est bem entre Deus e ele mesmo; no meramente que comete pecado, mas, sim, que pecaminoso, e alienado de Deus. Uma boa conscincia, ou uma conscincia limpa, testifica que agradvel a Deus (Hb 11:5). Testifica no somente que seus pecados so perdoados, como tambm que seu corao sincero diante de Deus. Aquele que deseja entrar no "Santo dos Santos" deve ter seu corao purificado de m conscincia. As palavras so traduzidas: "nossos coraes aspergidos de m conscincia." a asperso do Sangue que vale. O Sangue de Cristo purificar sua conscincia para servir ao Deus vivo.

(d.) Lavado

o Corpo.

Aproximemo-nos, tendo "LAVADO O CORPO COM GUA PURA". Pertencemos a dois mundos: o visvel e o invisvel. Temos uma vida interior, oculta, que nos coloca em contato com Deus; e uma vida exterior, fsica, mediante a

qual temos relacionamento com os homens. Se esta palavra se refere ao corpo, refere-se vida inteira no corpo, com todas as suas atividades.

H para ns, tambm, uma

sangue. O batismo com gua para o arrependimento, deixando de lado o pecado: "cada um de vs seja

purificao dupla; com gua, e com

batizado...para remisso dos vossos pecados" . Ao passo que o


Sangue purifica o corao, o homem interior, o batismo a entrega do corpo, com toda a sua vida visvel, para a separao do pecado.

Destarte, "Aproximemo-nos, tendo os coraes purificados de m conscincia, e lavado o corpo com gua pura". O poder do Sangue para purificar internamente no pode ser experimentado a no ser que ns tambm

imundcie da carne. A obra divina da purificao, pela de lado o pecado, so inseparveis.

nos purifiquemos de toda a

asperso do Sangue, a obra humana da purificao, por deixar

A VIDA NO SANGUE

"Respondeu-lhes Jesus: em verdade, em verdade vos digo: Se no comerdes a carne do Filho do homem e no beberdes o seu sangue, no tendes vida em vs mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ltimo dia. Pois a minha carne verdadeira comida, e o meu sangue verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele" Jo de Cristo?" 1

6:53-56.

"Porventura o clice da bno que abenoamos no a comunho do sangue

Co 10:16.

Beber o sangue do Senhor Jesus o assunto trazido nossa duplo, assim tambm acontece com este sangue santo.

ateno nestas palavras. Assim como a gua tem um efeito

Quando a gua usada para lavar, purifica, mas se a bebemos, ficamos refrigerados e vivificados. Aquele que deseja conhecer o pleno poder do sangue de Jesus deve ser ensinado por Ele de qual a bno de beber o sangue. Todos conhecem a diferena que h entre lavar e beber. Por mais necessrio e agradvel que seja usar a gua para a limpeza, muito mais necessrio e vivificante beb-la. Sem sua purificao, no possvel viver como devemos; mas sem beb-la no podemos viver de modo algum. somente bebendo que desfrutamos do pleno benefcio do seu poder para sustentar nossa vida.

Sem beber o sangue do Filho de Deus ou seja, sem a mais cordial apropriao dele a vida eterna no pode ser obtida.

Nosso Senhor enfatizou isto de modo ainda mais destacado nas palavras que se seguem, em que mais uma vez Ele explicou qual a natureza daquela vida: "quem comer a minha carne e BEBER O MEU SANGUE tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no ltimo dia." H uma verdade profunda nesta representao, e nos d uma demonstrao muito gloriosa da maneira em que a plena bno pode ser obtida pelo sangue. Mesmo assim, certo que vosso Senhor queria dizer algo mais do que isto ao fazer uso to repetido da expresso acerca de "comer sua carne e beber seu sangue". Qual esta verdade adicional, fica claro na Sua instituio da CEIA.

PELO ESPIRITO SANTO QUE A ALMA SEDENTA SER LEVADA A BEBER DO REFRIGRIO CELESTIAL DESTA BEBIDA VIVIFICANTE. A VITRIA PELO SANGUE

"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida".

12:11

Ap

Durante milhares de anos houve um conflito tremendo pela homens, e "A semente da mulher".

posse da Humanidade, entre a Velha Serpente, que desviou os

Freqentemente parecia que o Reino de Deus viera em poder; depois, noutras ocasies, o poder do mal obtinha uma supremacia tal que a luta parecia desesperadora.

Era assim tambm na vida de nosso Senhor Jesus. Pela Sua vinda, pelas Suas palavras e obras maravilhosas, as mais gloriosas expectativas de uma redeno rpida eram despertadas. Quo terrvel foi a decepo que a morte de Jesus trouxe a todos quantos tinham crido nEle! Parecia, de fato, como se os poderes das trevas houvessem conquistado, estabelecido seu reino para sempre.

Mas, veja, Jesus ressuscitou dentre os mortos, e o que parecia ser uma vitria comprovou-se ser a terrvel derrota do prncipe das trevas! Ao levar a efeito a morte do "Senhor da Vida", Satans permitiu que Ele, o nico que podia romper e abrir as portas da morte, entrasse no Seu reino. "Por sua morte, destruiu aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo". Naquele momento sagrado em que nosso Senhor derramou Seu sangue na morte, e parecia como se Satans fosse vitorioso, o adversrio foi despojado da autoridade que at ento possura.

Lemos em Apocalipse

varo, que... arrebatado para Deus at ao seu trono... Houve peleja no cu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o

5-9: "Nasceu-lhe ( mulher), pois, um filho

drago. Tambm pelejaram o drago e seus anjos; todavia,

no prevaleceram; nem mais se achou no cu o lugar deles. E foi expulso o grande drago, a antiga serpente, que se chama

diabo e Satans, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e, com ele, os seus anjos."

Segue-se, ento, o cntico do qual o texto foi tirado:

o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, os acusa de dia, e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois,

"Agora veio a salvao,

pois foi expulso o acusador de nossos irmos, o mesmo que o venceram por causa do SANGUE DO CORDEIRO e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face cus, e vs os que neles habitais." da morte, no amaram a prpria vida. Por isso, festejai,

O aspecto que merece nossa ateno especial que, embora a vitria contra Satans e a sua expulso do cu, primeiramente sejam representadas como sendo o resultado da Ascenso de Jesus e da guerra no cu que se seguiu, mesmo assim, no cntico de triunfo que foi ouvido no cu, a vitria atribuda principalmente ao SANGUE DO CORDEIRO, este foi o poder mediante o qual a vitria foi conquistada.

No decurso do livro do Apocalipse inteiro, vemos o Cordeiro sobre o Trono. como o Cordeiro que foi morto,

SOBRE SATANS E TODA A SUA AUTORIDADE PELO SANGUE DO CORDEIRO.

que venceu aquela posio; A VITRIA

A VITRIA QUE FOI GANHA UMA VEZ POR TODAS Na representao exaltada, que dada em nosso texto, vemos que posio alta foi antigamente ocupada por Satans, o grande inimigo da raa humana. Tinha livre entrada no cu, e apareceu ali como acusador dos irmos, e como oponente de tudo quanto era feito para o bem do povo de Deus.

Sabemos como isto ensinado no Antigo Testamento. No livro de J vemos Satans vindo, com os Filhos de Deus, para apresentar-se diante do Senhor; e para obter dEle permisso para tentar Seu servo J (J 2). No livro de Zacarias (3:1 e 2) lemos que este viu "o sumo sacerdote Josu, o qual estava diante do anjo do SENHOR e Satans estava mo direita dele, para se lhe opor.

H, alm disto, a declarao de nosso Senhor, registrada em Lc 10:18:

Satans caindo do cu como um relmpago."


aproximavam dEle, disse:

"Eu via a

Mais tarde, na Sua agonia de alma, enquanto sentia de antemo os sofrimentos que se

mundo, e agora o seu prncipe ser expulso" (Joo 12:31).

"Chegou o momento de ser julgado este

Quando tinha levado a efeito a queda do homem, e tambm transferido o mundo para ele mesmo, tornando-se seu prncipe, tinha autoridade real sobre tudo quanto nele havia.

Destarte, o Filho de Deus,

contra Satans, e conquist-lo, no seu prprio terreno.

tinha de vir NA CARNE, a fim de lutar

Mas at mesmo esta vitria no foi suficiente. Cristo veio a fim de que " por sua morte, destrusse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo." O diabo tinha aquele poder da morte por causa da Lei de Deus. Aquela lei o instalara como carcereiro dos prisioneiros dela. A Escritura diz: "o aguilho da morte o pecado, e a fora do pecado a lei "

ocorrer

A vitria sobre Satans e a sua expulso, no poderiam at que as exigncias justas da lei

perfeitamente cumpridas. O pecador deve ser liberto da fora

fossem

do pecado, antes de poder ser liberto da autoridade de Satans.

Foi mediante a Sua morte, e o derramamento do Seu sangue, que o Senhor Jesus cumpriu as exigncias da lei. Incessantemente, a lei tinha declarado que "O salrio do pecado a morte"; "A alma que pecar, esta morrer." Por meio do ministrio tpico do Templo, pelos sacrifcios com o derramamento do sangue e a asperso do sangue, a Lei previra que a RECONCILIAO e a REDENO poderiam ocorrer somente mediante o derramamento de sangue. Como nosso Fiador, o Filho de Deus nasceu sob a lei. Obedeceu a ela de modo perfeito. Resistiu s tentaes de Satans no sentido de retirar-Se de debaixo da sua autoridade. Entregou-Se de livre vontade para suportar o castigo do pecado. No deu ouvidos tentao de Satans, no sentido de recusar o clice do sofrimento. Quando derramou o Seu sangue, j tinha dedicado a Sua vida inteira, at ao prprio fim, ao cumprimento da lei. Quando a lei tinha sido perfeitamente cumprida desta maneira, a autoridade do pecado e de Satans foi levado ao fim. Por isso, a morte no podia segur-Lo. "Pelo sangue da eterna aliana", Deus "tornou a trazer dentre os mortos a Jesus nosso Senhor."

Assim tambm Ele

tornar Sua RECONCILIAO eficaz para ns.

"entrou no cu pelo seu prprio sangue," para

Cntico de Vitria:

Cordeiro".

"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do

Onde o sangue santo do Cordeiro aspergido, ali habita Deus, e Satans afugentado. No cu, e na terra, e em nossos coraes, aquela palavra, como a proclamao de uma VITRIA

do Cordeiro.'

vlida: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue

GOZO CELESTIAL PELO SANGUE

"Depois destas coisas vi, e eis grande multido que ningum podia enumerar... em p diante do trono e diante do Cordeiro... e clamavam em grande voz, dizendo: "Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvao. "...So estes os que vm da grande tribulao, lavaram suas vestiduras, e as alvejaram no sangue do Cordeiro" Apocalipse

7:9-14.

Estas palavras ocorrem na bem conhecida viso da grande multido na glria celeste, que ningum podia enumerar.

Em esprito, o Apstolo os viu em p diante do trono de Deus, e do Cordeiro, vestidos de longas vestes brancas, e com palmas nas mos; e clamavam em grande voz:

nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a

"Ao

salvao." Todos os anjos responderam a este cntico ao pros trar-se sobre os seus rostos diante do trono para adorar a Deus, e para oferecer louvor e glria eternos a Ele.

Depois, um dos Ancios, indicando a grande multido, e as vestiduras que a distinguiram, fez a Joo a seguinte pergunta:

vestiduras brancas, quem so e donde vieram?"

"Estes, que se vestem de

respondeu: "Meu Senhor, tu o sabes." Ento o Ancio disse:

Joo

"So estes os que vm da grande tri bulao lavaram suas vestiduras, e as alvejaram no sangue do Cordeiro, raz o por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santurio."

Esta explicao, dada por um dos Ancios que rodeavam o trono, concernente ao estado dos redimidos na sua glria celestial, de grande valor.

Revela-nos o fato de que no somente neste mundo de pecado e lutas o sangue de Jesus a nica esperana do pecador, mas tambm que no cu, quando todo inimigo tiver sido subjugado, aquele sangue precioso ser reconhecido para sempre como sendo o fundamento da nossa salvao. E ficamos sabendo que o sangue deve exercer seu poder com Deus no cu, no somente enquanto ainda mister tratar do pecado aqui embaixo, mas, sim, durante toda a eternidade, cada um dos redimidos, para o louvor e glria do sangue, ter o sinal de como o sangue valeu por ele, e de que ele deve inteiramente a este sangue a sua salvao.

Meus companheiros na Redeno, esta vida para vocs e para mim! Que o SANGUE SEJA TODA A NOSSA GLRIA, no somente na Cruz, com suas maravilhas que inspiram reverente temor, mas tambm no Trono. Mergulhemo-nos profundamente, e cada vez mais profundamente, na fonte viva do sangue do Cordeiro. Abramos de par em par os nossos coraes, cada vez mais, para sua operao. Creiamos firmemente, e cada vez mais firmemente, na PURIFICAO incessante pela qual o prprio Grande Sacerdote Eterno aplicar aquele sangue a ns. Oremos com o desejo ardente, e cada vez mais ardente, para que nada, nada mesmo, possa existir em nosso corao que no experimente o poder do sangue. Unamo-nos alegremente, e cada vez mais alegremente, com o cntico da grande multido, que no conhece nada mais glorioso do que isto:

compraste para Deus".

"Com o teu sangue nos

Que a nossa vida na terra venha a ser o que deve ser - NOSSO AMADO SENHOR! um cntico incessante para

nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai".
Amm. FIM O QUE VOCE DEVE FAZER AGORA "A ele a glria e o domnio pelos sculos dos sculos".

"Aquele que nos ama, e pelo seu sangue

Em Joo 6:37, Jesus deixou esta promessa: "ao que vem a mim jamais o lanarei fora". Isto inclui voc, quem quer que seja e onde se encontre. Se voc repetir a seguinte orao do profundo de seu corao, Deus a ouvir e a responder, e lhe salvar agora mesmo, instantaneamente. Se voc ainda no for um filho ou uma filha de Deus, e mesmo se for e quer ser limpo de seu pecado atravs do sangue de Jesus e receb-lo como seu Salvador pessoal, convido-lhe a elevar a seguinte orao no profundo de seu corao. - Final com msica (De p orao com os Irmos): "Querido pai que est no cu. Venho diante de sua presena no nome de Jesus. Ponho diante de ti todos meus pecados, problemas e vcios. Quero que me lave agora com o sangue precioso de Jesus, o qual ele derramou no Calvrio. Quero que rompa toda atadura de pecado e todo pacto com Satans em minha vida e em minha famlia. Quero que me Marque exteriormente com seu sangue precioso. Quero ser teu, alma, corpo e esprito, agora e pela eternidade. Senhor Jesus, ponho minha f em ti e somente em ti, Voc o Filho do Deus Vivente. Acredito com todo meu corao que neste momento que confesso com minha boca: Que tu s o meu Salvador, meu Senhor e meu Deus. Agora nasci de novo e sou um filho de Deus. Acredito e o aceito, no nome de Jesus. AMEM" - Outra Orao: Pai Celeste, te amo, te louvo e te adoro. Agradeo-te por ter-me enviado o teu Filho Jesus que venceu o pecado e a morte para a minha salvao. Agradeo-te por ter-me dado o Esprito Santo, que me d fora, que me guia e me conduz plenitude da vida. Senhor Jesus Cristo, eu me prostro aos ps da tua cruz e peo-te de cobrir-me com teu preciosssimo sangue que jorrou do teu corao e das tuas santssimas chagas. Lava-me, meu Jesus, na gua viva que brota do teu Corao. Senhor Jesus, peo-te de circundar-me com a tua santa luz.

Pai Celeste, faz com que o sangue de Jesus, reflua atrs no tempo, atravs das geraes maternas e paternas, afim de que toda a minha famlia seja purificada e libertada de satans e do pecado. Prostrado diante de ti, Pai, peo-te perdo para mim mesmo, para os meus parentes, para os meus antepassados, por causa de cada invocao de poder que os colocaram contra ti ou que no tenha dado uma verdadeira honra ao nome santo de Jesus Cristo. No santo nome de Jesus, eu reclamo agora, qualquer que seja a minha propriedade fsica ou espiritual que foi colocada sobre a jurisdio de satans, para coloc-la de volta sob o Senhorio de Jesus Cristo. Pelo poder do teu Esprito Santo, revela-me Pai, cada pessoa que eu tenho necessidade de perdoar e cada rea de pecado no confessado. Revela-me, Pai, aquelas partes da minha vida que deram a satans a possibilidade de introduzir-se na minha vida. Pai, eu te dou toda falta de perdo. Eu te entrego todos os meus pecados. Entrego-te todos aqueles caminhos do qual satans se apossou na minha vida. Obrigado pelo teu perdo e pelo teu amor. Senhor Jesus, no teu santo Nome, eu aprisiono todos os espritos do ar, da gua, da terra, os que esto debaixo da terra e os do mundo infernal. Aprisiono tambm, no nome de Jesus Cristo, todos os emissrios do comando geral satnico e clamo o preciosssimo sangue de Jesus sobre o ar, sobre a atmosfera, sobre a gua, sobre a terra e sobre os seus frutos. Ordeno de andarem diretamente at Jesus, sem nenhum tipo de manifestao e sem causar danos nem a mim e nem nenhuma outra pessoa de modo que Jesus possa dispor de mim segundo a sua santa vontade. No nome santo de Jesus, eu rompo e desfao toda maldio, mau-olhado, feitiarias, encantamentos, armadilhas, mentiras, obstculos, traies, desvios, influncias espirituais, pressgios e desejos diablicos, segredos hereditrios conhecidos e desconhecidos e qualquer que seja a disfuno e doena derivadas de qualquer origem, inclusive as minhas culpas e os meus pecados. No nome de Jesus, eu esmago as transmisses de todo voto satnico, vnculo, ligao espiritual e trabalho infernal. No nome de Jesus, eu esmago e desfao todas as ligaes e os seus efeitos com astrlogos, adivinhos, clarividentes, mdiuns, curandeiros que operam com bola de cristal, leitura das mos, pranoterapeutas, movimento da Nova Era, prticas de reiki e Sei Cho, operadores do oculto e de folhas de ch, cartas e tars, operadores psquicos, cultos satnicos e espritos guias, magos, bruxas e operadores vodus. No nome de Jesus, eu desfao todos os efeitos de participao em encontros medinicos e espritas, horscopos, escritura automtica, preparaes ocultas de qualquer espcie e de qualquer forma de venerao que no oferece uma verdadeira honra e adorao a Jesus Cristo. Eis o Deus que me salva, tenho confiana e nada temo, porque minha fora e meu canto o Senhor, e ele foi o meu salvador. (Is 12,2). Amm, aleluia, amm! - Outra Orao:

Senhor Jesus, se algum mal foi feito sobre mim, sobre a minha alma, sobre o meu corpo, sobre o meu trabalho, sobre a minha famlia, com o teu poder, pela vossa misericrdia, pelo vosso divino querer, faz com que eu deste momento em diante, possa retornar em plena graa, em completa sade e em perfeita unio com o querer da Santssima Trindade. Eu vos peo, Jesus, pelos vossos mritos, pelo vosso sangue precioso derramado sobre a cruz Amm!

ASMOD: demnio do dio ALBATROS: demnio dos males da garganta e do trax AROK: demnio que faz as pessoas se tornarem loucas ALZUS: demnio das doenas nas articulaes AJROL: demnio das dores e problemas na nuca ELVAROTH: demnio das dores e problemas nos msculos ELAMDOR: demnio dos truques e enganos EMAUS: demnio das dores e problemas no tornozelo ILBAROL: demnio do nervo citico LCIFER: chefe de todos os demnios TUBEROCH: demnio das dores nos ombros ASMODEO: demnio do sexo, da impureza, da AIDS e da sfilis AFRAGOL: demnio da discrdia entre marido e mulher ALDRESS: demnio da tireide ALFAROTH: demnio das dores nas vsceras e nos intestinos ASTRAROM: demnio do sucesso e que faz se tornar rico AROTH: demnio das dores e males na coluna ALMINGO: demnio do fundo da coluna ALFAT: demnio dos problemas e dores no fgado ALMAR: demnio dos problemas e dores nos tendes ANATROS: demnio dos nervos dos ps EMOL: demnio dos problemas da garganta EMADOR: demnio da rtula ELCHEMER: demnio dos problemas da pele IMADOR: demnio dos problemas dos nervos do corpo MIVAR: demnio da tuberculose ULVAR: demnio dos problemas no tero com fibroma e da barriga UTERH: demnio dos problemas nos quadris ZAIS: demnio das infeces ZELCOL: demnio dos problemas no osso cervical ALBAMAMMAN: demnio que no faz entrar nas Igrejas ALVAR: demnio do lcool e da embriagues ULBADOR: demnio dos problemas e dores nas coxas ALMARENGO: demnio das adivinhaes AMATRON: demnio dos problemas nos brnquios

ASTAROTH: demnio dos problemas e dores nos olhos BELZEBUL: demnio da discrdia ALFAGOR: demnio que causa problemas nos rins ALKAR: demnio dos problemas das dobraduras nos joelhos AMICOL: demnio da insnia ARAVAT: demnio que causa alergias AUAN: demnio da falncia e de todas as espcies econmicas BENTLAN: demnio dos problemas no crebro BULGAR: demnio que causa a hepatite , Demnio do suicdio ELVAR: demnio que no faz estudar ELVADOS: demnio dos cistos no ovrio ELVADOS: demnio dos problemas nas panturrilhas EVAUS: demnio das obsesses ILDROK: demnio das febres aos quais no se conhece a causa ILVASTOR: demnio da carne, da fornicao LULUS: demnio dos tics e dos distrbios acompanhados com vulgaridades e blasfmias MATRUS: demnio das doenas nos filamentos do crebro NUBILAR: demnio do mal de ALZHEIMER OLMAR: demnio das doenas na caixa torcica PASSIONASS: demnio do exaurimento nervoso TENEBROS: demnio dos problemas na cabea UBADAS: demnio do mal de PARKINSON ULDERIC: demnio das doenas nas ligaduras dos nervos ULDERIG: demnio do rancor UNER: demnio dos problemas no cabelo UNGIADOR: demnio da gastrite VANTUS: demnio da malria ZEUR: demnio dos problemas e dores nos dedos ZEUS: demnio da mente e problemas mentais ARATOS: demnio que causa o desconforto ELVARIST: demnio dos problemas nas cordas vocais ALAMAGAS: demnio das lceras ANDRAPOS: demnio das doenas nos intestinos ENDIOR: demnio dos eczemas TARTANASS: demnio da homeopatia ALBADRAS: demnio das hrnias ALLAB: demnio que faz as pessoas se drogarem impedindo a sua libertao ALVADOR: demnio da lepra ANGRADAR: demnio que no faz encontrar um emprego AULTALDAN: demnio da depresso GRADALAN: demnio da esterilidade masculina e feminina

IDRATAN: demnio que causa os acidentes nas estradas e ruas IGGIAR: demnio que coloca vozes na mente das pessoas, perturbando-as CIMARASTAL: demnio que induz ao lesbianismo DRINDILLON: demnio das hemorridas IMASTOLANGORLSH: demnio que perturba o ciclo menstrual INDON: demnio da epilepsia JANADAR: demnio do olhar das pessoas maldosas LAMAFAGAR: demnio que faz as pessoas terem medo da gua, dor rios, lagos e mares MADAGASCALH: demnio das crneas MASSALANDANH: demnio que causa a menopausa precoce MATTADATTAR: demnio que invocado nas missas negras para impedir a libertao das pessoas enfeitiadas e possudas AMACCRAK: demnio da telepatia AMAMMAR: demnio do incesto ALTTAR: demnio da escritura automtica ANTICHOS: demnio da hipertenso da qual no se conhece a causa ANTROPOLINUS: demnio da doena dos anis da coluna vertebral ARABAT: demnio do condicionamento BAUDAS: demnio dos problemas do paladar ELBAROTH: demnio dos ossos dos dedos ILMON: demnio dos brnquios e dos pulmes INDRUS: demnio da oligosperma INFASTAL: demnio da doena celaca MAROBAL: demnio da mediunidade e dos mdiuns NIPPLAN: demnio do Lpus eritematoso

ULVAVVAR: demnio da pranoterapia AFFRADOR: demnio da telassemia ARMADOS: demnio da steatosi heptica ELIOS: demnio dos Ictus HURIELH: demnio de uma parte do intestino INDOOR: demnio da artrite reumtica INGAGAS: demnio da lcera gstrica ILDADON: demnio da sinusite MAUSTAFAT: demnio da obesidade MIASTON: demnio da colite ulcerosa e asprtica ODAR: demnio dos meniscos DDADAS: demnio das verrugas UGLADAS: demnio do glaucoma USACH: demnio da diabete no sangue ABABAAS: demnio da iposomia EMADUS: demnio da runa econmica LEGIONE e LEVAIER: demnio das feitiarias AURAS: demnio da paralisia UTRALIL: demnio dos litgios judicirios CUMAR: demnio da taquicardia e do infarto ELCHIOR: demnio da amigdalite, tonsilite ILCOR: demnio do tero OLMAR: demnio das trompas RATAFAGLANS: demnio das enzimas do corao RUGATTH: demnio das ndegas

ELCUR: demnio da psorase RENUS: demnio dos reumatismos ULCAR: demnio do melanoma ULFAS: demnio das ligaduras dos ovrios QUAR: demnio da bulimia nervosa, que leva as pessoas a comer sempre RIPATAL: demnio dos clculos na bexiga VIRTUL: demnio da surdez RUATH: demnio dos msculos do pescoo e das costas TINOS: demnio do herpes VIACASTROL: demnio que leva os homens ao homossexualismo ABABAAS: demnio da iposomia ABRADOL: demnio das feridas e chagas que no se consegue a cura ABRAGAL: demnio da incerteza ADRATAN: demnio que faz esquecer as coisas AGADAR: demnio da rinite AGRATTALAN: demnio da embolia AGRIL: demnio que leva as moas para o caminho da perdio e do mal ALADIN: demnio do mutismo ALBAROTH: demnio do estmago ALFABROS: demnio do cansao ALFAGATTAN: demnio que perturba as pessoas que foram consagradas por outras a satans e que querem se libertar ALFALANGHON: demnio que leva a cometer pedofilia ALLOS: demnio das deformaes sseas AULTALDAN: demnio da depresso ASTRAFALGON: demnio da impacincia

GIUGIUL: demnio da miopia IGOR: demnio que faz sempre ser deixado pelo noivo ou pela noiva GIANCAR: demnio que faz ter um terrvel medo da morte IGHOR: demnio do dio dos filhos contra as mes HILGORGH: demnio do dio das mes pelos filhos IARAN: demnio que leva as mulheres a cometerem atos impuros sozinhas BANGLOLANH: demnio da asfixia cerebral ASQUAROT: demnio da falta de clcio ALTRADAR: demnio da hrnia de disco ALMADOSS: demnio da incompreenso ANGRADAR: demnio que no faz encontrar trabalho ISTROL: demnio do enfisema pulmonar MANNADAN: demnio do divrcio MALGRADASS: demnio dos pesadelos MAURSTANGOLD: demnio do envelhecimento precoce MIAVALLGASTANH: demnio que faz perder as defesas imunitrias PALGON: demnio da solido NATRALAN: demnio que leva os jovens para a perdio NIAVAGAL: demnio dos rgos genitais masculinos, invocados para seduzirem os homens NIDARAL: demnio que impede a pessoa de confessar pecado NISTALOK: demnio que leva a cometer atos impuros durante o sono ou nos sonhos NIVATTRASANH: demnio que impede os cnjuges separados de unir-se de novo RATATANDAN: demnio da seca e da falta de gua USAFAT: demnio que faz nascer os filhos doentes UTRADIL: demnio que causa a meningite

VALSSOR: demnio que perturba as pessoas golpeadas com o mau-olhado

Potrebbero piacerti anche