Sei sulla pagina 1di 2

Nvel Alfabtico Nvel alfabtico: ao atingir este ponto, a criana j domina o sistema de escrita, uma vez que j compreendeu

que para cada som existe uma slaba, ou conjunto de letras correspondentes. Ao reconstruir o sistema lingstico, experimentando seu funcionamento na prtica, possvel escrever tudo o que a criana deseja, sendo necessrios apenas ajustes relacionados ortografia, separao de palavras, s regras de pontuao, entre outras. Nvel conceitual alfabtico Reconhecimento pela criana dos sons das letras. A criana consegue estabelecer uma vinculao mais coerente entre leitura e escrita. A criana concentra-se na slaba para escrever. Surge a adequao do escrito ao sonoro. As unidades lingsticas (palavras, letras, slabas) so tratadas como categorias estveis (antes no tinham para a criana nenhuma relao entre si). A criana escreve do jeito que fala (presena da oralidade na escrita). A criana compreende que cada um dos caracteres da escrita (letras) corresponde a valores sonoros menores que a slaba. Leitura sem imagem e com imagem. Surgem os problemas relativos ortografia.

Objetivos no nvel alfabtico: Proporcionar aos alunos lidar com vrios tipos de fontes, aprender a ler e interpretar diferentes tipos de linguagens e diferentes portadores de textos: jornais, revistas, entrevistas, coleta de dados, objetos, gravuras, fotografias e outros. Propor atividades que levem o aluno a pensar e a desenvolver o raciocnio, o questionamento, a curiosidade e a autocrtica e a estabelecer relaes. Proporcionar aos alunos atos de leitura e escrita em situaes reais.

Desenvolver trabalhos em grupo para gerar conhecimento, cooperao, socializao, conflitos, discusso de hipteses e desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Levar os alunos a compreender a escrita como representao da fala, a perceber a constituio silbica da palavra e a constituio alfabtica da slaba, compreendendo assim a segmentao da escrita em relao fala. Dar oportunidade aos alunos de vivenciar diferentes possibilidades de grafar as letras e de realizao de manifestaes orais e escritas para a expresso de suas experincias e vivncias. Estimular a leitura de pequenos textos para buscar informaes, decodificar e interpretar. Trabalhar textos poticos e ldicos interessantes, que levem os alunos ao prazer de ler. Estimular o interesse dos alunos para o uso normativo da lngua (separao de palavras, uso de letras maisculas, ortografia e pontuao), que garante a comunicabilidade da mensagem escrita (histrias, cartas, avisos, murais, quadro de avisos, lbuns de adivinhaes, anedotas, msicas, etc). Sugestes de atividades para o trabalho com textos:

Produo de texto a partir do desenho do aluno. Sugerir a escrita de textos a partir de outros textos j conhecidos pelos alunos. Produo de textos coletivos sobre acontecimentos ou interesses dos alunos naquele momento. Atividades a partir de um texto: - reconhecimento de palavras, frases ou letras no texto;
- anlise de palavras do texto quanto ao nmero de slabas e de letras, quanto letra inicial ou final etc.;

- ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado; - remontagem do texto com fichas de frases ou palavras; - produo de um desenho para ilustrar o texto; - completar lacunas de palavras; - escolher palavras do texto e elaborar pequenas frases.

Potrebbero piacerti anche