Sei sulla pagina 1di 9

Empreendedorismo

Plano de negcios - produtos e servios

Objetivo da Aula
Apresentar como os produtos ou servios devem ser abordados no plano de negcios. Estudar tambm quais so as fases de desenvolvimento dos produtos: lanamento, crescimento, maturidade e declnio. Refletir sobre as principais questes referentes a produtos ou servios a serem abordadas no plano de negcios.

Produtos e servios
A criao de novos produtos ou novos servios o que torna o empreendedorismo uma grande fora para manter em funcionamento o mercado. Fazer com que o produto ou o servio seja plenamente entendido por meio do plano de negcios um desafio que o empreendedor ter de vencer. Afinal, sabemos que a competio, decorrente da inovao tecnolgica e da mudana de mercados um fator dominante em um nmero cada vez maior de mercados de produtos industriais e de servios. Empresas e pases tm intensificado seus esforos na busca de novas trajetrias tecnolgicas. Para a conquista de novos mercados necessrio que o empreendedor trabalhe para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade. Para Dornelas (2008), o produto ou servio que o novo empreendimento ir oferecer uma tarefa muito complexa, pois nessa etapa do plano de negcios dever estabelecer as estratgias para aplicao do novo produto ou servio no mercado. Nessa ap-

Aula 13 pg 121

Empreendedorismo

resentao, o empreendedor dever ter foco nas qualidades do produto ou servio, como por exemplo, explicar quais os diferenciais de mercado, quais as melhores condies de trabalho, entre outros detalhes. Uma parte importante conhecer se a sua capacidade instalada est devidamente dimensionada para que no primeiro ano de vida no ocorra ociosidade ou desperdcio de recursos (humanos, materiais e financeiros). No plano de negcios, voc deve colocar o tamanho das instalaes, a quantidade de funcionrios e o volume de atendimentos que eles podero fazer, dentre outras variveis que achar necessrio.

Apresentao do produto ou servio


Aqui, importante indicar os produtos/servios a serem fabricados/prestados, seus principais aspectos funcionais, usos principais e secundrios. Enfim, deve-se questionar e responder a todos os aspectos dos produtos que determinam a sua necessidade e uso pelo mercado consumidor. O plano de produtos/servios pode ser melhor demonstrado se o empreendedor colocar uma fotografia, um desenho ou mesmo disponibilizar um prottipo para o leitor. Para fundamentar ainda mais o trabalho de convencimento, poder apresentar os resultados de testes e relatrios sobre o desenvolvimento dos materiais e servios executados. Seguem, a seguir, algumas questes a serem respondidas no plano de produtos/ servios. Qual produto/servio ser oferecido? Resposta: Colocar nome e aplicabilidade do item. Qual a aparncia do produto? Resposta: Detalhar o mximo possvel, pois nem sempre o leitor ou investidor ter como visualizar o que est na cabea do empreendedor e se possvel colocar (como citado acima) uma foto, desenho ou prottipo. Quais as caractersticas nicas dos produtos/servios? Resposta: Colocar a singularidade do seu negcio. Buscar ter pelo menos uma nica diferena em relao ao que o mercado normalmente apresenta.

Aula 13 pg. 122

Empreendedorismo

Quais os riscos de obsolescncia dos produtos/servios? Resposta: Dizer aqui qual o tempo de vida til do seu produto/servio, ou seja, quanto tempo o mercado ainda ir necessitar da sua empresa. Como o produto/servio poder ser avaliado ou certificado pelos rgos competentes? Resposta: Analisar quais leis devem ser atendidas pelos seus produtos/servios e providenciar os testes e certificaes para adicionar no plano de negcios. Pode-se, na atualidade, colocar mais questionamentos sobre a empresa e o meio ambiente, a empresa e a comunidade e tambm outros questionamentos que o empreendedor julgar necessrio para o seu empreendimento.

Ciclo de vida do produto


importante que o empreendedor conhea o ciclo de vida do seu produto/servio, que comea no lanamento e caminha para o crescimento, maturidade e declnio. A seguir, segue as quatro etapas do ciclo de vida do produto.

Volume de Vendas

Lanamento Crescimento Maturidade Declnio

Tempo

Fonte: DORNELAS, 2005. p 137.

Lanamento Essa primeira etapa mais difcil em razo das despesas iniciais de produo ou preparao da equipe de servios serem maiores e da fixao de marca no mercado ser muito maior no incio do projeto. Crescimento quando o aumento das vendas maior e atinge o objetivo

Aula 13 pg 123

Empreendedorismo

do plano de negcios e o empreendedor obtm lucro. Tambm ocorre um aumento da demanda.

Maturidade Nessa fase as vendas se estabilizam e o crescimento se torna menor. Em consequncia desse fator, ocorre a necessidade de diminuio dos preos e o empreendedor sente que o negcio somente cresce de acordo com o crescimento de mercado. Declnio o momento decisivo em que o empreendedor deve pensar sobre a inovao dos produtos/servios ou sobre a possibilidade de retirar o produto/servio do mercado. De acordo com Dolabela (1999), necessrio conhecer em que fase se encontra seu produto. Se o empreendedor conhecer a fase do produto/servio, poder tomar medidas para que a fase de crescimento seja a maior possvel e para que o produto no chegue fase de declnio.

Acesse o ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE para praticar seus exerccios.

Aula 13 pg. 124

Empreendedorismo

Referncias
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao esprito empreendedor. So Paulo: Saraiva 2005. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo - transformando idias em negcios. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. PINCHOT, Gifford. Intra-empreendedorismo na prtica: um guia de inovao nos negcios. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2004. CAVALCANTI, Marly. Gesto Estratgica de Negcios. So Paulo: Pioneira, 2001. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. So Paulo: Cultura, 1999.

Aula 13 pg 125

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Potrebbero piacerti anche