Sei sulla pagina 1di 4

Enfermagem

Ps-graduao 2013
Mdulo A: Enfermagem do Trabalho Prof . Esp . Alessandro Formenton

desafio profissional
1. Enunciado
Este Desafio Profissional baseia-se no estudo da atividade laboral dos profissionais de Enfermagem. A introduo ao problema apresentada no Quadro 1:

As condies laborais vivenciadas por muitos trabalhadores da equipe de enfermagem, particularmente em ambiente hospitalar, tm lhes ocasionado problemas de sade, provocando prejuzos pessoais, sociais e econmicos, afetando diretamente os custos da produo, com queda na rentabilidade e custos ao Estado devido a incapacidades laborais temporrias e com aposentadorias precoces. Existe uma forte relao entre as caractersticas do hospital, ambiente de trabalho dos enfermeiros e a qualidade dos cuidados prestados. O ambiente de trabalho dos enfermeiros foi caracterizado por cinco fatores: suporte de desenvolvimento profissional, quadro de pessoal adequado, competncia de enfermagem, gesto de apoio e trabalho em equipe. A maioria dos enfermeiros participantes no tem planos para mudana de carreira, consideram um ambiente favorvel para o trabalho. (WUNSCH FILHO, 2004).

2. Introduo:

Para resolver este Desafio Profissional voc dever ler o caso proposto e buscar mais informaes a

respeito do trabalho de profissionais de enfermagem, o caso dever ser analisado com base nas disciplinas: Epidemiologia, Toxicologia, Aspectos Psicolgicos e de Qualidade de Vida do Trabalhador. Aps se inteirar da proposta deste desafio, uma boa estratgia para comear a resolv-lo retomar as leituras fundamentais, prestando ateno aos pontos que possam ser teis para a execuo da tarefa. Depois desta explicao inicial, veja a apresentao da tarefa.

3. Objetivos:

Gerais Possibilitar que o aluno identifique as aplicaes prticas dos contedos de Toxicologia, Epidemiologia, Aspectos Psicolgicos e de Qualidade de Vida do Trabalhador. Especficos Demonstrar a importncia da informao para compreenso dos cenrios e interveno em sade ocupacional. Fomentar o aprendizado da avaliao de risco sade do trabalhador. Possibilitar que o estudante compreenda a importncia das aes de promoo e preveno da sade do trabalhador. Oferecer ao estudante a possibilidade de criar uma relao entre os conceitos aprendidos nas disciplinas do mdulo e suas aplicaes prticas.

4. Proposio da Tarefa:
Considerando as informaes contidas no enunciado, este Desafio Profissional deve ser desenvolvido em trs etapas: 1 Etapa: Voc deve buscar fontes de informao que lhe permitam compreender as implicaes do trabalho de enfermagem em diversos contextos sobre a sade do trabalhador. Procure se informar das especificidades e suas consequncias.

2 Etapa: Baseado nas informaes pesquisadas e nos contedos das aulas, identifique quais so as implicaes mais frequentes para essa exposio ocupacional. Procure identificar situaes que podem levar ao desenvolvimento de doenas relacionadas ao trabalho de enfermagem. 3 Etapa: Verifique e descreva se existem complicaes e agravos que podem ser observados sobre a ptica da Toxicologia, Epidemiologia, Aspectos Psicolgicos e de Qualidade de vida do Trabalhador. Compare, organize, trabalhe os dados e apresente-os em um relatrio (Plano de Trabalho), que deve possuir as seguintes partes: Introduo (descrio temtica). Delimitao do problema (escolha uma patologia ou grupo de patologias). Discusso (realize comentrio crtico). Plano de Atividades (como minimizar ou resolver o problema). Referncias Bibliogrficas.

5. Formatao da resoluo do DP
A resoluo do DP deve ser apresentada em arquivo nico, em Word redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento 1,5, contendo de 3 a 5 pginas de texto.

6. Avaliao
Componente Os Critrio Genrico pressupostos Critrio Especfico Peso

te- Os pressupostos tericos que 20

ricos da leitura funda- devem ter sido apreendidos Utilizao dos referenciais da lei- mental foram realmente pelo aluno so baseados nas 1 tura fundamental utilizados a fim do cum- leituras fundamentais das primento do desafio de trs disciplinas estudadas e profissional? no caso proposto? O modo de abordagem do caso ou do proble- O levantamento de outras Mtodo de abordagem do caso 2 ou do problema colocado (Marcas de autoria) ma revela criatividade situaes onde a gesto de do aluno na resoluo? projetos, tratamento de riscos H sinais de autoria no e mapeamento de processo modo de interveno do forma utilizadas? O aluno realuno no caso em ques- vela domnio dos conceitos? to? 20

As etapas foram baseadas A execuo da tarefa se nas teorias abordadas em 3 Execuo da tarefa deu de modo eficiente? aula? A anlise dos resultaH desvios de objetivos? dos foi desenvolvida de maneira correta? O formato de apresentao do resultado da tarefa corresponde ao 4 O produto final do DP (formato exigido no enunciado? de apresentao) O produto final da tarefa adequado como forma de apresentao do resultado final? O desafio foi vencido? O relatrio final identifica as 5 Desafio A tarefa foi completada? prticas aprendidas em aula Os objetivos foram al- que poderiam ser adotadas canados? Total ltimo dia para entrega do Desafio Profissional: 23 de Junho de 2013, ao final da disciplina Toxicologia , no link Entrega do Desafio Profissional. pelo aluno. 100 20 O relatrio contempla todas as etapas do DP? O resultado final respondeu ao desafio apresentado? 20 20

7 . Referncias
YASSI, A; KHOKHAR, J; TATE, R; COOPER, J; SNOW, C; VALLENTINE, S. The epidemiology of back injuries in nurses at a large Canadian tertiary care hospital: implications for prevention. J Occup Med 1995; 45(4):215-20 XELEGATI, R.; ROBAZZI, M.L.C.C. Riscos qumicos a que esto submetidos trabalhadores de enfermagem: uma reviso da literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeiro Preto, v.11, n.3, p.350356, 2003. WUNSCH FILHO, Victor. Perfil epidemiolgico dos trabalhadores. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.103-117, abr./jun. 2004.

Potrebbero piacerti anche