Sei sulla pagina 1di 3

Buscar no InfoMotor.com.

br

Categorias

Matrias Tcnicas - EAD

Lubrificantes Automotivos
Postado em: 03/2009

Mais Matrias
Retentor de leo lubrificante nas Vlvulas do Cabeote
30/03/2009

Os lubrificantes so elementos fundamentais para o bom funcionamento do motor. Todo motor est montado com um conjunto mecnico que trabalha com vrias peas mveis em contato umas com as outras gerando o atrito e conseqentemente o calor e o desgaste destes componentes. Para evitar ou minimizar estes efeitos necessrio a ao dos lubrificantes. Os lubrificantes automotivos so substncias que se interpem entre superfcies de contato em movimento, formando uma camada na superfcie dos materiais, como se fosse uma fina pelcula, que evita ou minimiza o contato entre as superfcies e o conseqente desgaste e a gerao de calor gerada pelo atrito.

Manuteno do Sistema de Lubrificao Para os Tuchos Hidrulicos


30/03/2009

A Importncia da Viscosidade de um Lubrificante Para o Motor


30/03/2009

Funcionamento do Sistema de Lubrificao


30/03/2009

Nossos Parceiros
Os lubrificantes automotivos, em geral, so um conjunto sofisticado formado por leos bsicos refinados e aditivos de alto desempenho produzidos e testados sob as mais diferentes condies e aplicaes. Os lubrificantes esto divididos em dois tipos, os leos e graxas. leos; Minerais- petrleo ou derivado de petrleo. Graxos vegetal, extrados de plantas com mamona, soja, oliva, girassol ente outros, ou animal.

Compostos mistura de leo graxo com leo mineral. Tecnologia sinttica- mistura balanceada de leos sintticos e minerais. Sintticos- desenvolvidos em laboratrios com desenvolvimento tcnico maior e adio de alguns aditivos sintetizados em laboratrio como poliglicol, polialfaolefina e diesters.

Graxas; So lubrificantes pastosos com alta viscosidade, formulados a partir de uma mistura de sabo metlico, leos e aditivos. Um grande nmero de usurios dos automveis d pouca importncia aos lubrificantes por desconhecer suas funes. Se os lubrificantes tivessem apenas a funo de lubrificar j seria um grande fator em dar ateno, pois as peas sem a pelcula de leo tm sua vida til reduzida e o desempenho do motor alterado.

Os lubrificantes ainda realizam as funes de colaborar com o resfriamento do motor, junto com o sistema de arrefecimento, mantendo a temperatura normal de funcionamento do motor, em torno dos 100C. O leo lubrificante circula por dentro de galerias, colhendo o calor, at chegar novamente no crter onde o leo troca o calor com o meio externo e volta com temperatura mais baixa para dentro do motor. Cabem ao leo, tambm, as funes de preveno contra a corroso interna do motor, provocada pela ao de contaminantes no leo derivados de reaes com temperatura, ar e combustvel de baixa qualidade. A de manter o motor limpo por dentro com a ao de aditivos prprios, detergentes e dispersantes que evitam o acmulo de sujeira. Promover a rpida lubrificao do motor na partida a frio uma das principais funes do leo, j que, o motor quando parado recolhe todo o leo no crter e as peas esto secas sem lubrificao. Contando que o motor leva de 8 a 12 segundos para lubrificar as peas temos o motor trabalhando algumas rotaes a seco, ento, o leo deve ser de tal viscosidade, indicada pelo fabricante, para reduzir ao mnimo o efeito de desgaste dos componentes mveis do motor. O leo ainda realiza a funo de vedar o sistema de combusto junto com os anis quando lubrifica a parede interna do cilindro, os anis deslizam na parede do cilindro e leo trata de vedar a centesimal folga entre o anel e cilindro.

Como reconhecer o lubrificante ideal para cada carro? A escolha do lubrificante deve ser feito analisando: composio, viscosidade, desempenho do lubrificante. Cada fabricante de leo adiciona diferentes aditivos aos leos bsicos que compem os lubrificantes. So estes aditivos, que tm como funo principal aumentar o desempenho dos leos lubrificantes leos para usos diferentes possuem aditivos e formulas diferentes. O aditivo exerce sua funo ao mesmo tempo em que consumido pelo seu uso interno no motor de combusto. No recomendvel acrescentar aditivo no leo usado mais sim substitu-lo. Os lubrificantes saem de fbrica de acordo c om formulaes testadas e aprovadas pelas montadoras. Portanto j so aditivadas. Qualquer alterao na formulao e composio no necessria e pode provocar situaes de risco. As montadoras no recomendam uso de aditivos em leos de motor. O que viscosidade? a resistncia de um lquido ao escoamento, exemplo; gua- baixa viscosidade Mel- alta viscosidade leo monoviscoso- apresenta maior variao na viscosidade com as mudanas de temperatura. Ex: SAE 90

leo multiviscoso- apresenta viscosidade adequada, que permite boa lubrificao mesmo com ampla variao de temperaturas. Ex: SAE 15w50 sl. Texto: Gionei da Rocha Imagem: Alan W. Spring Compartilhar

Comentrios(4)

Abrir comentarios

InfoMotor.com.br Todos os Direitoes Reservados 2009 - 2013 Entre em contato conosco: contato@infomotor.com.br

Potrebbero piacerti anche