Sei sulla pagina 1di 17

PROF.

CHARLLYNSON WILSON CORDEIRO

Kineinlogos-mover/estudar; combino a anatomia; estrutura do corpo, fisiologia, funo do corpo. O primeiro a estudar Aristteles (arquimedes/Galeno/Da vinci/Galileu Galilei

Aristteles (384-322 a.C) Pai da Cinesiologia: ao dos msculos atravs da observao dos movimentos dos animais. Arquimedes(287-212 a.C) Princpios hidrostticos. Galeno(131-201 a.C) Msculos agonistas e antagonistas; introduziu os termos diartrose e sinartrose. Da Vinci(1452-1519) Primeiro a Registra dados cientficos da marcha. Borelli(1608-1679) Ossos como alavancas. Glisson(1597-1677) Irritabilidade. Von Haller(1707-1777) Contrabilidade.
2

Newton(1642-1727) Fundamentos da dinmica moderna. As 3 leis de Newton. Hunter(1728-1793) Origem e insero, o problema biarticular e disposio mecnica das fibras. Janssen em 1878, sugeriu quadros cinematogrficos para estudar o movimento humano. Braune(1831-1892) & Fischer(1861-1917) usaram tcnicas fotogrficas para estudar a marcha humana. Roux(1814-1924) Hipertrofia, atravs de trabalho intesivo. Bowditch(1814-1911) Lei do tudo ou nada. Piper(1910-1912) Eletromiografia. Adrian(1925) Atravs da eletromiografia demonstrou a atividade muscular.
3

Liso: involuntrio (paredes de vasos sanguineos e de rgos internos).

Cardaco: involuntrio, estriado (msculo do corao). Esqueltico: voluntrio, ligam-se ao esqueleto (cerca de 215 pares).
4

Todo movimento gerado pela ao de um msculo O Msculo o nico tecido do corpo humano capaz de produzir fora, o msculo a nica estrutura ativa do corpo

Fora esttica: aquela tenso que um msculo


ou grupo muscular pode exercer em uma determinada posio, contra uma resistncia fixada.

manifestao de fora, que utilizada no decorrer de uma sequncia de movimento.

Fora dinmica: apresenta uma forma de

Contrao

Contrao Isomtrica ou esttica


Contrao Isotnica ou Dinmica

Contrao isotnica positiva (Concntrica) Contrao isotnica negativa (excntrica)

Extenso

Quais os Movimentos do corpo humano?

Tipos de Contrao Muscular


ISOMTRICA OU ESTTICA - A tenso isomtrica caracterizada por um aumento da tenso da musculatura sem alterao do comprimento do msculo, onde a resistncia igual a fora aplicada. ISOTNICA OU DINMICA - A teno isotnica caracterizada pela alterao do comprimento muscular, onde a fora excede a resistncia provocando um movimento. As contraes isotnicas so divididas em : CONTRAO ISOTNICA POSITIVA ( CONCNTRICA ) caracterizada pelo encurtamento do sarcmero ( Fase positiva do movimento ); CONTRAO ISOTNICA NEGATIVA ( EXCNTRICA ) - caracterizada pelo aumento do comprimento do sarcmero ( Fase negativa do movimento ).

SKELETAL MUSCLE STRUCTURE

MIOFIBRILAS so formadas por unidades ainda menores = sarcmeros, as unidades contrteis do m.esqueltico. (miosinafilamento espesso, actina-filamento fino). A fibra muscular (50m diam., 10 cm comp.) uma clula muscular individual envolta pelo endomsio, outro tecido conectivo que envolve as fibras dentro do fascculo. Quais tipos de fibras existem?

11

CONTRACTING MUSCLE FIBER

Um msculo pode desenvolver a tenso dentro de si mesmo ou relaxar Estas aes so influenciadas por:

Forma/tamanho Nmero de fibras Tipo de Articulao Natureza de origem e inervao ngulo e local de insero, etc.

13

14

Movente ou Agonista: quando o musculo se contrai (sofre um encurtamento). Ex:bceps motor da flexo do cotovelo. Antagonista: um msculo cuja contrao tende a produzir uma ao articular exatamente oposta a ao articular de um musculo especifico, ex. Trceps na flexo do cotovelo.

15

Estabilizador/Fixador: um musculo ancora, firma ou sustenta um osso ou parte ssea a fim de que outro msculo ativo possa ter uma base firme sobre a qual tracionar, ex. Abrir porta escapula estabiliza para o biceps contrair/ flexo no solo

16

Sinergista: quando dois msculos se contraem simultaneamente, eles atuam juntos para produzir uma ao comum desejada, ex: pullover Neutralizador: um msculo que se contrai a fim de impedir, ou neutralizar, uma ao indesejvel de outro musculo em contrao.

17

Potrebbero piacerti anche