Sei sulla pagina 1di 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS CONTBEIS GEORGE LACERDA GOMES

PRODUO TEXTUAL
PESQUISA DA ATIVIDADE ECONMICA

Itapetinga - Bahia 2013

GEORGE LACERDA GOMES

PRODUO TEXTUAL
PESQUISA DA ATIVIDADE ECONMICA

Trabalho apresentado disciplina

Estgio Curricular

Obrigatrio I - TCC da Universidade Norte do Paran UNOPAR. 7 Semestre

Orientador: Jos Manoel da Costa.

Itapetinga - Bahia 2013

SUMRIO

1. INTRODUO.......................................................................................................01 2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................02 2.1. JUSTIFICATIVA..................................................................................................02 2.2. HISTROCO.......................................................................................................03 2.3. INFORMAES MERCADOLGICAS..............................................................04 2.4. TRIBUTAO.....................................................................................................05 2.4.1. IMPOSTOS FEDERAIS...................................................................................05 2.4.2. IMPOSTOS ESTADUAIS.................................................................................07 2.4.3. IMPOSTOS MUNICIPAIS.................................................................................07 2.4.4. CONTRIBUIES SOCIAIS............................................................................08 2.5. LIVROS FISCAIS................................................................................................09 2.6. ENCARGOS TRABALHISTAS............................................................................11 2.7.LIVROS CONTBEIS...........................................................................................12 2.8. DEMONSTRAES CONTBEIS......................................................................12 2.9. OUTROS ASPECTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL ...................................14 3. CONSIDERAES FINAIS...................................................................................15 4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.......................................................................16

INTRODUO

O presente trabalho vem relatar a importncia de como as organizaes inseridas nesse ambiente econmico fazem para obter sua sobrevivncia, pois num mundo cada vez mais globalizado a preocupao com seus fatores de produo, buscando constantemente mecanismos, sistemas, procedimentos e formas que contribuam para aperfeioar a gesto, no sentido de que possam competir no mercado com nvel de qualidade imprescindvel a sua continuidade operacional. As empresas do Comrcio Varejista de Mveis e eletrodomsticos considerado uma das mais importantes no ciclo completo da venda de um produto, pois leva o este diretamente ao consumidor final que realmente o mais interessado desde o inicio da fabricao at o produto completo.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. JUSTIFICATIVA

Entre os consensos estabelecidos em debates que procuram entender o atual processo de globalizao, encontra-se o fato de que a inovao e o conhecimento so os principais fatores que definem a competitividade e o desenvolvimento de naes, regies, setores, empresas e at indivduos. A concorrncia est cada vez mais baseada em conhecimento e na organizao, a capacitao das empresas, em termos de produo e uso do conhecimento, tem cada vez mais um papel central na sua competitividade. Em todos os setores da economia h concorrentes preparados para oferecer um produto ou servio de qualidade, ento exige-se sempre o aprimoramento a capacitao das empresas para essa constante evoluo. Uma estratgia competitiva significa escolher um diferente arranjo de atividades para entregar um composto de valor nico, marcando uma posio estratgica. (PORTER, 1999). O Comrcio Varejista de Mveis e Eletrodomsticos um mercado que exemplifica essas mudanas, pois se encontra em constante crescimento e evoluo, desde a melhoria na matria-prima, design aprimorado, na logstica na entrega de produtos, at mesmo na facilidade de que o consumidor encontra para obter o seu mvel. Observar essa evoluo fascinante, pois a pouco tempo atrs para se conseguir um mvel a pessoa teria que encomendar com um arteso, resumindo que passou de um trabalho artesanal para um trabalho industrial, e ainda utilizando novos materiais que contribuem para a preservao da natureza, pois no mais utiliza a madeira como matria prima.
2

2.2. HISTRIA

Desde no incio dos tempos, o homem sempre buscou suprir suas necessidades bsicas com atividades de caa e pesca, logo depois dedicando-se agricultura, ao artesanato, produo de tecidos, entre tantas outras atividades. Tudo o que fazia destinava-se ao consumo prprio. Com o aperfeioamento dos meios de produo, comearam a surgir os excedentes que, em vez de descartados, viraram moeda de troca por produtos diferentes e igualmente necessrios sua sobrevivncia. Era o inicio do comrcio, uma atividade civilizada, que exige comunicao e entendimento entre as partes, valorizao de bens e gosto e satisfao pela posse dos mesmos. No demorou e surgiram as moedas e os bancos, teve incio o desenvolvimento do processo de distribuio e abastecimento das comunidades. Por volta de 1700, o abastecimento nas pequenas cidades se dava por um tipo de estabelecimento comercial, denominado Loja Geral, o general store. L, era possvel encontrar desde alimentos e roupas at implementos agrcolas. Um produto requintado ou especial exigia uma encomenda ou o deslocamento a um centro mais desenvolvido. A histria dos mveis desenvolve-se a partir do momento em que o Homem deixa de ser nmade, ou seja, desde o momento em que passa a possuir uma habitao fixa, e acompanha a sua histria poltica, social e artstica at atualidade. Ao longo do tempo, os mveis foram evoluindo ao lado das necessidades humanas, a capacidade tcnica e a sua sensibilidade esttica. Deste modo a sua caracterizao varia muito de acordo com a regio e a poca, podendo-

se fazer uma diviso por perodos ou estilos que se inserem mais ou menos dentro dos grandes movimentos da histria da arte. Os primeiros mveis foram construdos no Reino Unido, em Skara Brae, que uma povoao em pedra, datada do perodo final do neoltico 3100 a 2500 a.c.. As lajes de pedra serviam de moblia para criar prateleiras, arcas e camas. Essa foi a ideia elementar dos mveis. Muitas outras sociedades antigas tiveram seu mobilirio tomado como modelos at hoje utilizados em nossas casas, o Egito Antigo, a sociedade Romana, a Grcia Antiga.

2.3. INFORMAO MERCADOLGICA

A Empresa FORTALEZA MVEIS E ELETRODOMSTICOS trabalha com um mix de produtos voltados para atender de melhor e completa a necessidade dos clientes. Seus produtos se resumem a tv, aparelhos de som, celulares, eletrodomsticos como liquidificadores, ventiladores, batedeiras, ferro eltrico, colches, estofados, armrio para cozinha, mesa com cadeiras, guarda-roupa, cama, estante, rack, centro, aparador, etc. A sua atuao exclusivamente no Mercado Interno Brasileiro, abrangendo apenas a regio de Itapetinga no estado da Bahia e cidades circunvizinhas. Seus principais concorrentes so as empresas nacionais como a Rede de Lojas Insinuante, Ricardo Eletro, Talism Mveis, Casas Maia. E um dos maiores concorrentes para este tipo de comrcio hoje em dia o comrcio virtual que movimento milhes e que tem por atrativo aos consumidores a comodidade de no ter que sair de casa para realizar a compra e tambm receb-la e sua residncia.

Seu principal pblico alvo so os trabalhadores de classe baixa e mdia, que esto sempre buscando a melhoria do seu ambiente pessoal, indivduos que procuram constituir famlia que buscam produtos para iniciar uma nova fase em suas vidas, e tambm por se tratar de empresa que est sempre com novidades na rea de eletroeletrnica as pessoas de todas as idades so atradas. Seus principais fornecedores so fbricas de celulares, eletrodomsticos, aparelhos de udio e vdeo, mveis para casa em geral, abrangendo sala, quarto, cozinha. Por se localizar em uma regio onde tem por tradio a realizao das festas juninas onde inmeras pessoas se junta para comemorar um momento de alegria e descontrao, a empresa chama ateno do pblico com promoes que atrai no s os moradores da cidade, mas sim tambm os visitantes.

2.4. TRIBUTAO

2.4.1. IMPOSTOS FEDERAIS

IR-Imposto de Renda sobre o Lucro Lquido

IR - Imposto de Renda sobre o Lucro Lquido, como regra as empresas apuram o imposto de renda devido em perodos trimestral, encerrados em 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano. A pessoa jurdica, seja comercial ou civil o seu objeto, pagar o imposto alquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro real, apurado de conformidade com o Regulamento.

Est obrigada apurao do imposto de renda com base no lucro real devido ser empresa: * Que explorem as atividades de prestao cumulativa e contnua de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo e riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios (factoring). O imposto de renda devido, apurado trimestralmente, ser pago em quota nica, at o ltimo dia til do ms subsequente ao do encerramento do perodo de apurao. opo da pessoa jurdica, o imposto devido poder ser pago em at trs quotas mensais, iguais e sucessivas, vencveis no ltimo dia til dos trs meses subsequentes ao de encerramento do perodo de apurao a que corresponder. Nenhuma quota poder ter valor inferior a R$1.000,00 (um mil reais) e o imposto de valor inferior a R$2.000,00 (dois mil reais) ser pago em quota nica. As quotas do imposto sero acrescidas de juros equivalentes taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e Custdia - Selic, para ttulos federais, acumulada mensalmente, a partir do primeiro dia do segundo ms subseqente ao do encerramento do perodo de apurao at o ltimo dia do ms anterior ao do pagamento e de 1% (um por cento) no ms do pagamento.

2.4.2. IMPOSTOS ESTADUAIS

ICMS - Imposto de Circulao de Mercadorias e Servios

ICMS - Imposto de Circulao de Mercadorias e Servios, imposto Estadual, com alquota de 17% na Bahia, o imposto sobre a venda dever ser compensado com o imposto sobre a compra. Imposto com vencimento no dia 20 de cada ms, O ICMS, dever ter sua entrega pelo estabelecimento que efetuar reteno do ICMS do arquivo magntico com registro fiscal das operaes interestaduais efetuadas no ms anterior, mesmo que estejam com seus registros totalizadores zerados, no caso de no terem sido efetuadas operaes no perodo, inclusive daquelas no alcanadas pelo regime de substituio tributria.

2.4.3. IMPOSTOS MUNICIPAIS

Taxa de Licenciamento e Funcionamento

O Alvar de Funcionamento, documento de extrema importncia, concedido pela Prefeitura, com ele o estabelecimento estar apto a funcionar, atendendo a todas as normas e exigncias a serem respeitadas tais como: horrio de funcionamento, higiene sanitria, edificao, segurana pblica, do trabalho e do meio-ambiente.

2.4.4. CONTRIBUIES SOCIAIS

Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL Lucro Real Trimestral)

Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL Lucro Real Trimestral) - a alquota de 9% sobre o lucro lquido, pagamento pelo estabelecimento matriz da pessoa jurdica, at o ltimo dia til da quinzena subsequente quela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora dos bens ou prestadora do servio.

Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social cumulativo)

(COFINS no

Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social

(COFINS no

cumulativo) a alquota de 7,6% sobre o faturamento, porm no regime no cumulativo todas as entradas de mercadorias que tem incidncia do COFINS, este valor gera um crdito que abatido no valor calculado sobre o faturamento, encontrando assim o valor da COFINS, com pagamento pelo estabelecimento matriz da pessoa jurdica, at o ltimo dia til da quinzena subseqente quela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora dos bens ou prestadora do servio.

Programa de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PIS/PASEP no cumulativo)

Programa de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PIS/PASEP no cumulativo) a alquota de 1,65% sobre o faturamento, e assim como na COFINS, no regime no cumulativo todas as entradas de mercadorias que tem incidncia do PIS/PASEP, este valor gera um crdito que abatido no valor calculado sobre o faturamento, encontrando assim o valor do PIS/PASEP, com pagamento pelo estabelecimento matriz da pessoa jurdica, at o ltimo dia til da quinzena subseqente quela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento pessoa jurdica fornecedora dos bens ou prestadora do servio.

2.5. LIVROS FISCAIS

Os livros fiscais so os exigidos pelo fisco federal, estadual e municipal, que servem para controlar as entradas e sadas de caixa, controlar vendas, controlar os estoques. Livro Registro de Entradas obrigatrio para todas as empresas comerciais, estabelecido pelo Regulamento do ICMS de cada estado, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entradas, destacando-se os ICMS incidentes pelas compras. destinado escriturao dos documentos fiscais relativos s entradas de mercadorias ou bens e s aquisies de servios de transporte e de comunicao efetuadas a qualquer ttulo pelo

estabelecimento, quando contribuinte do ICMS. O Livro de Registro de Sadas obrigatrio para todas empresas comerciais, estabelecido no Regulamento do ICMS, que tem por objetivo registrar as notas fiscais de sadas. No Livro, escritura-se o movimento de cada dia,

dentro dos cinco dias subsequentes ao da ocorrncia do fato gerador de acordo com o Cdigo Fiscal de Operaes e Prestaes CFOP. O Livro de Registro de Inventrio obrigatrio para empresas tributadas com base no lucro real, que devero ser escriturrios ao final de cada perodo, seje ele trimestralmente ou anualmente, a falta deste livro resulta na desclassificao da escrita. O LALUR - Livro de Apurao do Lucro Real, um livro fiscal, sendo

obrigatrio somente para as empresas tributadas pelo imposto de renda na modalidade LUCRO REAL, conforme previso contida no Regulamento do Imposto de Renda. Sua funo ajustar os demonstrativos contbeis declarao do imposto de renda com adies e excluses ao lucro lquido do perodo-base, apurando-se a base de clculo do imposto de renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinao do lucro real de perodos-base futuros e que no constem da escriturao comercial. Este Livro contm 2 partes: PARTE "A" - a parte onde iro discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutveis, valores excludos, e Demonstrao do Lucro Real. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetaro o Lucro Real de perodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuzos a Compensar, Depreciao Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionrio Acumulado. a respectiva

10

2.6 ENCARGOS TRABALHISTAS

Segundo Jlio Csar Zanluca, no site Guia Trabalhista, para o clculo dos custos da mo de obra, necessrio se determinar quais as incidncias sociais (INSS, FGTS normal e FGTS/Resciso) e trabalhistas (Provises de Frias, 13 salrio e Descanso Semanal Remunerado - DSR) sobre os valores das remuneraes pagas. O aviso prvio (indenizado) no est incluso nas planilhas de clculo apresentadas, porque para se calcular o valor exato (ou estimado) necessrio saber qual o "ndice de rotatividade" da empresa. Os encargos trabalhistas que as empresas devem pagar sobre a folha de pagamento de seus funcionrios so: FGTS: 8,0% + 0,5% sobre o salrio nominal (Obs.: As MPEs pagam somente 8%); Frias: 8,3% (ou 1/12) sobre o salrio nominal; Abono de frias: 2,7% (ou 1/3 das frias) sobre o salrio nominal; Indenizao (a ser paga no caso de dispensa do funcionrio sem justa causa): 100% de um salrio nominal, 40% + 10% do saldo do FGTS; Para o INSS: 20%; Entidades (SESC, SENAC, Sebrae etc): 5,8%; Seguro de Acidentes de Trabalho: de 1% a 3%.

11

2.7. LIVROS CONTBEIS

So livros obrigatrios em conformidade com a legislao vigente para a empresa so: Livro Dirio, nesse registra todos os fatos que afetam o patrimnio, em ordem cronolgica de dia, ms e ano, podendo contar com livros auxiliares para registrar operaes especficas ou a movimentao de determinadas contas. Livro Razo, registra, tambm, todos os fatos, s que dando nfase s contas que compem o patrimnio. esse livro que permite conhecer a movimentao de dbito e crdito de cada elemento que compe o patrimnio da empresa.

2.8. DEMONSTRAES CONTBEIS

As Demonstraes Contbeis so o conjunto de informaes que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administrao de uma sociedade por aes e representa a sua prestao de contas para os scios e acionistas. Tais informaes, juntamente com outras constantes das notas explicativas s demonstraes contbeis, auxiliam os usurios a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade. Balano Patrimonial: Conforme Lei 6.404/76, artigos 176 a 182 e artigo 187 e NBC T.3, o Balano Patrimonial constitudo pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimnio Lquido. O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar

12

benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos. O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao. O Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expresso Patrimnio Lquido deve ser substituda por Passivo a Descoberto.

Demonstrao do Resultado O artigo 187 da Lei n 6.404, de 15 de Dezembro de 1976, Lei das Sociedades por Aes, instituiu a Demonstrao do Resultado do Exerccio. A Demonstrao do Resultado do Exerccio tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relao ao conjunto de operaes realizadas num determinado perodo, normalmente, de doze meses. De acordo com a legislao mencionada, as empresas devero na Demonstrao do Resultado do Exerccio discriminar: A receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; as participaes de debntures, empregados, administradores e partes

beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. Demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados, podendo ser substitudo pela demonstrao das mutaes do patrimnio lquido;

13

* No Brasil, a Lei das Sociedades por Aes aceita tanto a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, quanto a de Lucros ou Prejuzos.

2.9. OUTROS ASPECTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

As empresas que trabalham neste ramo tem por finalidade, que por ventura de todas as empresas, a obteno do lucro, mas essa viso deve ser minimizada um pouco pois a relao com os clientes deve ser de um grau de intimidade relativamente mais aproximado, pois o cliente insatisfeito afasta da organizao mais 10 outros possveis compradores, ento com esta conta simples fcil chagar a uma concluso sim de suma e primordial importncia realizar tambm uma ps venda adequada para que faa com que este cliente volte a empresa e que realize mais negcios e que tambm indique outras pessoas para visitar a empresa. Outro aspecto que no deixaria de faltar nesse tipo de organizao o trabalho realizado no Marketing que alavanca as vendas, e proporciona o aumento em sua receita.

14

3. CONSIDERAES FINAIS

Em um mundo totalmente globalizado, onde a informao e agilidade vale muito diante que em quase todo lugar h concorrentes para cada ramo de trabalho, necessrio um trabalho rduo, pois as despesas e obrigaes tero que ser cumpridas e ao mesmo tempo a organizao tem por objetivo tentar elevar ao mximo as suas receitas sem perder na qualidade do servio prestado. Vimos que existem inmeras regras que devem ser seguidas, e o trabalho difcil que a contabilidade tem para se adequar e ao mesmo tempo auxiliar o administrador a tomar decises.

15

4. REFERENCIA BOBLIOGRFICA

PORTER, Michael E. A Vantagem Competitiva das Naes in Competio: Estratgias Competitivas Essenciais. So Paulo, editora Campus, 2 edio, 1999.

COSTA, Jos Manoel da. Contabilidade Empresarial: cincias contbeis IV / Jos Manoel da Costa, Daniel Ramos Nogueira. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

RECEITA FEDERAL. Lucro Real, Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br

WIKIPDIA A ENCICLOPDIA LIVRE. Demonstraes Contbeis, Disponvel em: http://pt.wikipedia.org

PORTAL DA CONTABILIDADE, disponvel em : www.portaldacontabilidade.com.br

SEBRAE - Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas. Lucro Real, Disponvel em: http://www.sebrae.com.br

16

Potrebbero piacerti anche